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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) Empty Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

    Mensagem por Alex S.B.R. Qua 7 Set - 22:59:35

    Boa noite nação opaleira!!!


    Criei este tópico para somar mais experiência a todos os entusiastas e colaboradores. Estava com problemas no meu alternador, um arno de 55ah. Há tempos que ele vem dando problemas quase que todos os anos, a última vez que fiquei na rua em 2010, foi o regulador de tensão. Esse ano começou a não carregar mais a bateria. Toda semana tinha que carregar a bateria no carregador e depois de um dia usar o carro...
    Comecei a procurar soluções para diagnosticar o problema. Fiz alguns diagnóstico e vi que o regulador estava ruim de novo. Queria aproveitar e trocar os rolamento do alternador, pois o ruído produzido por eles era insuportável. Como trabalho e estudo, não tinha tempo pra arrumar o alternador em casa. Liguei para um amigo eletricista, e me assustei com o orçamento, pois as peças sairiam por quase duas vezes o valor real delas e mais a mão de obra simbólica de R$ 50,00!!! Foi então que pesquisei alguns tópicos no clube, para ver alguma luz no fim do túnel... vi o tópico do amigo Luis_555, sobre a instalação do alternador de astra de 120Ah e achei legal. Mas, como aqui na minha cidade não achei este a um preço bom, resolvi apelar para o alternador do Tempra, de 90Ah, o que não chega a ser tão ruim, em comparação ao meu antigo. Comprei o alternador e compartilho com vcs aqui a experiencia com algumas fotos, lembrando que tive a ajuda do nosso amigo knd, que deu uma boa mão... fica aí os agradecimentos!!!

    e mãos a obra!!!


    Aqui eu já tinha tirado do lugar o velho, e, como fui orientado a trocar a bitola dos fios, tentei descascar o chicote em algumas partes, e pra minha surpresa, sabe lá deus quantas mãos de eletricistas passaram por aqui, gambiarras nos fios de cores diferentes e muitas emendas!!!Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030001is



    pensei que seria um fio verde do início ao fim...Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030002e

    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030003

    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030009

    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030010


    ...eis a minha surpresa!!!Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030011t


    daqui em diante ele se divide, creio que seja original essa parte..Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030014m


    aqui o novo está no lugar, aparentemente, plug-and-play...Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030018


    mas aqui começa a surgir alguns imprevistos... detalhe do alternador "pegando" no coletor de admissãoInstalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030019


    aqui ele vai ficar por enquanto sem parafuso, até eu bolar algum meio de fixar essa parte.Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030021



    neste detalhe, a parte traseira, sem a capa metálica que estava instalada, tive que tirar, pois não entrava direitoInstalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030022



    aqui, quase nos finalmentes, detalhe especial para a "ferramentaria"Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030024n



    aqui está pronto. Lembrando que tive que trocar a polia e o defletor pelo do alternador originalInstalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030025



    detalhe do suporte tensor, que foi limado um pouco, para poder aumentar o furo, pra passar um parafuso 10mm...Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030026



    aqui o detalhe do parafuso e porca 12mm, com arruela lisa de um lado e outra de pressão do outroInstalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030029


    detalhe para o tamanho do cabo de aterramento que passa sobre o alternadorInstalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030040



    finalizadoInstalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030041n


    O resultado foi muito bom, pois o outro carregava 12v e não passava disso. Com este, sem abrir pra revisar nem nada, carrega a média de 13,2V, com picos de 13,5V, com todos os consumidores ligados... valeu muito a pena o investimento por enquanto...

    mais: redimensionei toda a fiação que sai da bateria tbm, tudo estava mto velho e resolvi dar um up. Assim que tirar as fotos eu postarei aqui!!!!

    por enquanto é isso

    abs!!!
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    Mensagem por victor estevao Qui 8 Set - 0:24:10

    Show de bola brother!!! Mais uma alternativa para melhorar nossas reliquias!!!
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    Mensagem por AndersonJF Qui 8 Set - 9:28:41

    Muito bom, boa alternativa.....
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    Mensagem por heavypala Qui 8 Set - 9:53:31

    O serviço ficou realmente otimo, tive a oportunidade de seguir essa adaptação pessoalmente.
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    Mensagem por André Vortec Qui 8 Set - 10:20:44

    Belo topico amigo!! vai ter grande serventia pra mim, pretendo comprar um alternador desse!!
    Abraço!
    Alex S.B.R.
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    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) Empty Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

    Mensagem por Alex S.B.R. Dom 11 Set - 0:46:49

    Boa noite nação!!!

    continuando as adaptações, posto mais fotos... tive que retirar novamente o alternador para trocar a correia por uma nova... achei apenas uma, 10mm mais longa, então tive que adaptar o esticador para não pegar na hélice do alternador. Como prometido, tem as fotos do cabeamento novo, espessura 25mm² para nova bateria de 75Ah.

    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100054
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100058
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100055
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100052



    Aqui está a adaptação: limei toda a área onde o suporte fica em contato com alternador, pois haveria interferência na hélice ao funcionar...Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100066
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100070t
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100074
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100067
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100071
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100075
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100080
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100085
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100097
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100078
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100082r
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9100098
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    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) Empty Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

    Mensagem por opala4cc Qua 18 Jan - 17:12:10

    Caro Alex S.B.R.:

    É uma pena que estive ausente do forum por quase 2 anos. Eu poderia ter-lhe dado uma dica que lhe daria muito menos trabalho. Muita gente diz "coloca o alternador do tempra", "coloca o alternador do Santana, de 90A, é plug-and-play" ou "coloca do carro 'tal', porque coloquei no meu opala e sobra espaço no cofre"...
    A verdade é que eles são os proprietários de opala 6 cilindros, que podem colocar praticamente qualquer alternador no cofre do opala sem precisar de nenhuma adaptação. O empecílio é meramente a ligação elétrica, que pode exigir mais conhecimentos do que o normal. Entretanto, quem tem opala 4 cilindros com direção hidráulica - como eu e tal como você - não tem muita alternativa. Se você colocou o alternador do tempra da marca Magneti Marelli (nem todos alternadores de tempra são deste fabricante) fique sabendo que este alternador foi a fonte de problemas elétricos de muitos tempras, provocando queimas frequentes de pequenos componentes eletrônicos naquele carro, que era cheio deste tipo de parafernália. A fonte desta informação é o professor de elétrica automotiva do ITEC. Como o opala não tem toda aquela viadagem eletrônica, não sei se os problemas se transferem para o opala.
    O que descobri até hoje: os alternadores que dão menos adaptações e por isso são mais plug-and-play para os 4 cilindros com direção hidráulica são os alternadores do daewoo espero (85A) e o alternador do Omega 4.1 (140A).
    ALTERNADOR DO DAEWOO ESPERO: tem conexão do tipo plugue, sendo necessário ligar o fio "lamp" do opala nos DOIS terminais centrais do plugue (que tem 4 terminais) e o negativo pode ser ligado no parafuso que ajusta o tensionamento da correia. É necessário aumentar a ranhura do braço esticador da correia e trocar a polia. Muito chato de fazer! Evite essa bronca...

    ALTERNADOR DO OMEGA 4.1: É só remover o alternador original de 65A e colocar o do omega, que tem os mesmos tipos de ligação do alternador do opala, de 65A. Um fio é o BAT, o outro, com terminal macho, é o LAMP e o negativo você põe no parafuso de ajuste do tensionamento da correia do alternador. Ele não pega no coletor de admissão, não é necessário modificar o suporte do esticador da correia e nem mesmo trocar a correia. Só precisa trocar a polia, que é igual a do alternador do DAEWOO (poli-V), aproveitando a polia do alternador de 65A do opala. Enfim, não é necessário limar, lixar, soldar, raspar, nem nada.
    Sobre o aumento da bitola dos fios, não é necessário fazer se a fiação não estiver envelhecida. Se não estiver com resistência excessiva, não há problema. Veja: o alternador é de 140 ampéres, mas ele não suprirá 140 ampéres porque o carro não necessita de tudo isso. O alternador apenas PODE SUPRIR ATÉ 140 AMPÉRES. Se o carro demandava 60A, digamos, vai continuar demandando isso. A troca se justifica na hipótese que citei anteriormente ou entao se você pretende instalar novos dispositivos elétricos no carro, com grande demanda de CORRENTE.
    Por fim, mais uma dica: quando trocar reguladores de voltagem, pontes retificadoras, trio-diodos ou outros componentes de alternadores, jamais compre da marca GAUSS. Opte por IKRO, VALEO, etc... Gauss é lixo. Você compra e pode ter a sorte de funcionar e mais sorte ainda de durar. Palavra de auto-elétricos da minha cidade.
    Abraço!
    Alex S.B.R.
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    Mensagem por Alex S.B.R. Dom 22 Jan - 12:27:26

    amigo opala 4,

    foi uma pena vc não ter entrado em contato mais cedo hehehe...

    mas assim, não vejo este alternador como mal. Futuramente, terei de desmontar ele pra revisar... comprei ele assim do ferro velho. Não dura tempo. Mas preciso revisar o outro original primeiramente, deixa-lo zerado e daí passar pra este. Isso leva algum tempo. Não manjo mto de elétrica, mas quero matar no peito e fazer!!! Quanto aos fios, optei pela segurança, pois deveria testar todo o chicote e ver se não estava com problemas, foi mais fácil dimensionar.

    mas mesmo assim cara, agradeço pela resposta, é sempre bom trocarmos idéias...

    abç.
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    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Dom 22 Jan - 13:31:34

    O melhor alternador que tive no meu OPALA foi o do santana... de 90ha,foi COMPLETAMENTE plug-and-play,E nunca deu problema... mas sabem como é né... um dia quiseram me comprar ele...
    Hoje eu uso um arno,de 55 ha,NÃO USO ventoinha elétrica,nem tenho som no carro mais...
    É COMPLETAMENTE desnecessário alternadores gigantes em carros que tem poucos sistemas elétricos,e alternador,quanto mais SIMPLES melhor...
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    Mensagem por Alex S.B.R. Dom 22 Jan - 13:33:46

    Não sei como será daqui pra frente, talvez coloque som nele, caso faça isso, estarei preparado então!
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    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Dom 22 Jan - 14:01:37

    EXATAMENTE!!!
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    Mensagem por opala4cc Dom 22 Jan - 22:46:43

    VICTOR-73-6CC- escreveu:O melhor alternador que tive no meu OPALA foi o do santana... de 90ha,foi COMPLETAMENTE plug-and-play,E nunca deu problema... mas sabem como é né... um dia quiseram me comprar ele...
    Hoje eu uso um arno,de 55 ha,NÃO USO ventoinha elétrica,nem tenho som no carro mais...
    É COMPLETAMENTE desnecessário alternadores gigantes em carros que tem poucos sistemas elétricos,e alternador,quanto mais SIMPLES melhor...

    Concordo em gênero, número e grau! Mas se você ler o que escrevi anteriormente, verá que o colega que postou a adaptação abrindo este tópico tem, como eu, um opala 4 cilindros com direção hidráulica. Para você que tem o 6 cilindros, a gama de alternadores que "vestem" plug-and-play é enorme. Agora, cá entre nós, vou contar um segredo: olha aí em baixo a foto da parte de dentro do alternador de 140A do omega e veja a simplicidade! Sequer tem trio-diodo (externo). O do opala tem. O estator e o rotor são praticamente idênticos ao do opala de 65A (mas não constam na foto). Já o regulador de voltagem e a ponte retificadora podem ser vistas e permitem constatar a similaridade com o alternador do opala. Como exemplo, tem gente que coloca alternadores de 100A e 120A de corsas, vectras, blazers, etc... que são bem mais xaropes de abrir. Tanto é que nestes últimos, a ponte retificadora precisa ser dessoldada para que seja possível abrir o alternador para trocar rolamentos (o regulador de voltagem é externo, atrás da capa de plástico preto na traseira do alternador) e olha que nem mencionei que ALGUNS tem um plugue com vários terminais, tornando uma dor-de-cabeça para o dono do carro fazer a adaptação das conexões elétricas. Ainda nos alternadores de vectras, corsas, etc, os anéis deslizantes são ridiculamente pequenos e fininhos, indicando que o rotor fica inutilizado por desgaste dos aneis deslizantes bem antes dos rotores de alternadores de opalas e omegas. A desvantagem do alternador do omega é que a ponte retificadora custa 3X o preço da do opala 65A e o regulador de voltagem custa 2X mais caro, ainda em comparação com o alternador de 65A do opala. Claro que o estator deve custar bem mais caro também, mas este não se troca quase nunca. A única vantagem que vejo nos alternadores de 100 ou 120A dos vectras, omegas, blazers, etc, é que eles têm a carcaça aberta com ranhuras grandes, que permitem ótima ventilação interna.
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) Alternadordoomega_
    Figura 1: O alternador de 140A do omega, por dentro, aonde se vê o regulador de voltagem, a ponte retificadora, o porta-escovas, o condensador e as escovas.
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    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) Empty Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Seg 23 Jan - 20:19:15

    VERDADE...ESSA EU NÃO SABIA...
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    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) Empty Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

    Mensagem por Warley Sáb 15 Set - 9:33:04

    Pessoal obrigado pelas dicas, o meu ta começando a fazer barulho. Tenho o Opala há uns 9 anos e ja revisei o alter. umas 3 x. com esse alternador do Omega será que ele aguentaria uns 5 anos???? ando mais final de semana. Obrigado Opaleiros.
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    Mensagem por Chuck-Norris Sáb 15 Set - 9:50:54

    O Meu esta com Alternador de Santana , acho que é de 90ah também. E a bateria nao ta durando 1 dia , pra nao descarregar tenho que despluga-la , e quando acelero muito forte o alternador começa a assoviar , um barulho muito chato e alto , parece um turbo.
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    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) Empty Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

    Mensagem por opala4cc Qua 27 Nov - 13:06:37

    Warley escreveu:Pessoal obrigado pelas dicas, o meu ta começando a fazer barulho. Tenho o Opala há uns 9 anos e ja revisei o alter. umas 3 x. com esse alternador do Omega será que ele aguentaria uns 5 anos???? ando mais final de semana. Obrigado Opaleiros.
    Se depender da demanda elétrica, ele aguenta MUITO MAIS do que 5 anos. Mas não use componentes da Gauss. Na verdade, diversos fatores influenciam no tempo entre intervenções no alternador: se você tensionar demais a correia, vai comprometer a vida útil dos rolamentos. Se você não alinhar corretamente as polias, idem. Se você pegou um alternador com enrolamentos já bastante enegrecidos, terá baixo rendimento. A quantidade de sujeira impedindo a boa ventilação interna também pode reduzir a vida de componentes do alternador. Quanto mais próxima da capacidade máxima do alternador for a demanda elétrica do carro, mais desgaste no alternador. E por aí vai. É difícil prever quanto tempo vai durar.
    Apenas dei uma dica de um alternador simples, de alta capacidade, saído de fábrica originalmente em carro nacional e que é plug-and-play no opala 4 cil e 6 cil, independente de ter DH. Não conheço alternador que supere esse do omega nestes quesitos. Mas até pode existir... sei lá.

    Ah, o alternador do omega 3.0 tem a mesma carcaça do 4.1. A diferença externa é a ventoinha. Internamente, ainda não vi um alternador desses. Em princípio, você poderia comprar o alternador do omega 3.0, que tem capacidade de 130A e usufruir das vantagens do plug-and-play.

    Mais: para quem quiser comprar novo e evitar os riscos de comprar um usado:

    http://dokcar.lojavirtualfc.com.br/prod,IDLoja,4208,IDProduto,1745367,alternadores-omega-4-1--140

    deixando claro que não conheço a loja e nunca comprei lá.
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    Mensagem por Warley Qua 23 Abr - 12:13:27

    opala4cc escreveu:
    Warley escreveu:Pessoal obrigado pelas dicas, o meu ta começando a fazer barulho. Tenho o Opala há uns 9 anos e ja revisei o alter. umas 3 x. com esse alternador do Omega será que ele aguentaria uns 5 anos???? ando mais final de semana. Obrigado Opaleiros.
    Se depender da demanda elétrica, ele aguenta MUITO MAIS do que 5 anos. Mas não use componentes da Gauss. Na verdade, diversos fatores influenciam no tempo entre intervenções no alternador: se você tensionar demais a correia, vai comprometer a vida útil dos rolamentos. Se você não alinhar corretamente as polias, idem. Se você pegou um alternador com enrolamentos já bastante enegrecidos, terá baixo rendimento. A quantidade de sujeira impedindo a boa ventilação interna também pode reduzir a vida de componentes do alternador. Quanto mais próxima da capacidade máxima do alternador for a demanda elétrica do carro, mais desgaste no alternador. E por aí vai. É difícil prever quanto tempo vai durar.
    Apenas dei uma dica de um alternador simples, de alta capacidade, saído de fábrica originalmente em carro nacional e que é plug-and-play no opala 4 cil e 6 cil, independente de ter DH. Não conheço alternador que supere esse do omega nestes quesitos. Mas até pode existir... sei lá.

    Ah, o alternador do omega 3.0 tem a mesma carcaça do 4.1. A diferença externa é a ventoinha. Internamente, ainda não vi um alternador desses. Em princípio, você poderia comprar o alternador do omega 3.0, que tem capacidade de 130A e usufruir das vantagens do plug-and-play.

    Mais: para quem quiser comprar novo e evitar os riscos de comprar um usado:

    http://dokcar.lojavirtualfc.com.br/prod,IDLoja,4208,IDProduto,1745367,alternadores-omega-4-1--140

    deixando claro que não conheço a loja e nunca comprei lá.

    Olá amigo Opaleiro, desde já agradeço sua resposta. Eu troquei o meu alternador antigo e peguei outro do opala mesmo, fiz a instalação próximo a data que postei aqui da outra vez e até agora está rodando sem problemas. Aproveitei para fazer uma boa revisão na parte elétrica do carro e descobri que um interruptor do ar condicionado que fica na parede do anti chamas estava em custo.
    Até hoje está normal e sem problemas mas o próximo passo será substituir o alternador e seguirei os seus conselhos. abraço e sucesso.
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    Mensagem por opala4cc Qua 23 Abr - 12:58:10

    Warley escreveu:
    opala4cc escreveu:
    Se depender da demanda elétrica, ele aguenta MUITO MAIS do que 5 anos. Mas não use componentes da Gauss. Na verdade, diversos fatores influenciam no tempo entre intervenções no alternador: se você tensionar demais a correia, vai comprometer a vida útil dos rolamentos. Se você não alinhar corretamente as polias, idem. Se você pegou um alternador com enrolamentos já bastante enegrecidos, terá baixo rendimento. A quantidade de sujeira impedindo a boa ventilação interna também pode reduzir a vida de componentes do alternador. Quanto mais próxima da capacidade máxima do alternador for a demanda elétrica do carro, mais desgaste no alternador. E por aí vai. É difícil prever quanto tempo vai durar.
    Apenas dei uma dica de um alternador simples, de alta capacidade, saído de fábrica originalmente em carro nacional e que é plug-and-play no opala 4 cil e 6 cil, independente de ter DH. Não conheço alternador que supere esse do omega nestes quesitos. Mas até pode existir... sei lá.

    Ah, o alternador do omega 3.0 tem a mesma carcaça do 4.1. A diferença externa é a ventoinha. Internamente, ainda não vi um alternador desses. Em princípio, você poderia comprar o alternador do omega 3.0, que tem capacidade de 130A e usufruir das vantagens do plug-and-play.

    Mais: para quem quiser comprar novo e evitar os riscos de comprar um usado:

    http://dokcar.lojavirtualfc.com.br/prod,IDLoja,4208,IDProduto,1745367,alternadores-omega-4-1--140

    deixando claro que não conheço a loja e nunca comprei lá.

    Olá amigo Opaleiro, desde já agradeço sua resposta. Eu troquei o meu alternador antigo e peguei outro do opala mesmo, fiz a instalação próximo a data que postei aqui da outra vez e até agora está rodando sem problemas. Aproveitei para fazer uma boa revisão na parte elétrica do carro e descobri que um interruptor do ar condicionado que fica na parede do anti chamas estava em custo.
    Até hoje está normal e sem problemas mas o próximo passo será substituir o alternador e seguirei os seus conselhos. abraço e sucesso.

    Que bom que você resolveu o problema. Se o seu opala não tem ar condicionado, teoricamente você realmente não precisa de um alternador com mais do que os 65A original do opala. Mas existe a premissa de que o alternador esteja 100% funcional. O que é raro nesses alternadores que já estão com muito uso e nas peças do mercado paralelo. O alternador 65A que esteja 100% funcional precisa fornecer os cerca de 900W prometidos (já com o motor quente).
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    Mensagem por onivaldo.gm Qua 23 Abr - 14:15:12

    voce colocou apenas 1 parafuso no suporte do alterador ?
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    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) Empty Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

    Mensagem por Warley Qua 23 Abr - 21:57:06

    opala4cc escreveu:
    Warley escreveu:

    Olá amigo Opaleiro, desde já agradeço sua resposta. Eu troquei o meu alternador antigo e peguei outro do opala mesmo, fiz a instalação próximo a data que postei aqui da outra vez e até agora está rodando sem problemas. Aproveitei para fazer uma boa revisão na parte elétrica do carro e descobri que um interruptor do ar condicionado que fica na parede do anti chamas estava em custo.
    Até hoje está normal e sem problemas mas o próximo passo será substituir o alternador e seguirei os seus conselhos. abraço e sucesso.

    Que bom que você resolveu o problema. Se o seu opala não tem ar condicionado, teoricamente você realmente não precisa de um alternador com mais do que os 65A original do opala.  Mas existe a premissa de que o alternador esteja 100% funcional. O que é raro nesses alternadores que já estão com muito uso e nas peças do mercado paralelo. O alternador 65A que esteja 100% funcional precisa fornecer os cerca de 900W prometidos (já com o motor quente).


    A peça que estraga sempre nele é o tri diodo, e como vc disse, acabamos usando peças paralelas ( por não encontrar original ) o que acaba não ajudando. Como já fiz a revisão no alternador ano passado, vou esperar ano que vem quando der o defeito de novo kkkkk.  Vou resolver o problema trocando pelo alternador do Omega. cheers cheers
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    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) Empty Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

    Mensagem por gilmareu Sáb 30 Ago - 21:17:48

    Alex S.B.R. escreveu:Boa noite nação opaleira!!!


    Criei este tópico para somar mais experiência a todos os entusiastas e colaboradores. Estava com problemas no meu alternador, um arno de 55ah. Há tempos que ele vem dando problemas quase que todos os anos, a última vez que fiquei na rua em 2010, foi o regulador de tensão. Esse ano começou a não carregar mais a bateria. Toda semana tinha que carregar a bateria no carregador e depois de um dia usar o carro...
    Comecei a procurar soluções para diagnosticar o problema. Fiz alguns diagnóstico e vi que o regulador estava ruim de novo. Queria aproveitar e trocar os rolamento do alternador, pois o ruído produzido por eles era insuportável. Como trabalho e estudo, não tinha tempo pra arrumar o alternador em casa. Liguei para um amigo eletricista, e me assustei com o orçamento, pois as peças sairiam por quase duas vezes o valor real delas e mais a mão de obra simbólica de R$ 50,00!!! Foi então que pesquisei alguns tópicos no clube, para ver alguma luz no fim do túnel... vi o tópico do amigo Luis_555, sobre a instalação do alternador de astra de 120Ah e achei legal. Mas, como aqui na minha cidade não achei este a um preço bom, resolvi apelar para o alternador do Tempra, de 90Ah, o que não chega a ser tão ruim, em comparação ao meu antigo. Comprei o alternador e compartilho com vcs aqui a experiencia com algumas fotos, lembrando que tive a ajuda do nosso amigo knd, que deu uma boa mão... fica aí os agradecimentos!!!

    e mãos a obra!!!


    Aqui eu já tinha tirado do lugar o velho, e, como fui orientado a trocar a bitola dos fios, tentei descascar o chicote em algumas partes, e pra minha surpresa, sabe lá deus quantas mãos de eletricistas passaram por aqui, gambiarras nos fios de cores diferentes e muitas emendas!!!Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030001is



    pensei que seria um fio verde do início ao fim...Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030002e

    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030003

    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030009

    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030010


    ...eis a minha surpresa!!!Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030011t


    daqui em diante ele se divide, creio que seja original essa parte..Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030014m


    aqui o novo está no lugar, aparentemente, plug-and-play...Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030018


    mas aqui começa a surgir alguns imprevistos... detalhe do alternador "pegando" no coletor de admissãoInstalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030019


    aqui ele vai ficar por enquanto sem parafuso, até eu bolar algum meio de fixar essa parte.Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030021



    neste detalhe, a parte traseira, sem a capa metálica que estava instalada, tive que tirar, pois não entrava direitoInstalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030022



    aqui, quase nos finalmentes, detalhe especial para a "ferramentaria"Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030024n



    aqui está pronto. Lembrando que tive que trocar a polia e o defletor pelo do alternador originalInstalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030025



    detalhe do suporte tensor, que foi limado um pouco, para poder aumentar o furo, pra passar um parafuso 10mm...Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030026



    aqui o detalhe do parafuso e porca 12mm, com arruela lisa de um lado e outra de pressão do outroInstalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030029


    detalhe para o tamanho do cabo de aterramento que passa sobre o alternadorInstalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030040



    finalizadoInstalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) P9030041n


    O resultado foi muito bom, pois o outro carregava 12v e não passava disso. Com este, sem abrir pra revisar nem nada, carrega a média de 13,2V, com picos de 13,5V, com todos os consumidores ligados... valeu muito a pena o investimento por enquanto...  

    mais: redimensionei toda a fiação que sai da bateria tbm, tudo estava mto velho e resolvi dar um up. Assim que tirar as fotos eu postarei aqui!!!!

    por enquanto é isso

    abs!!!

    Amigo, desculpe ressuscitar o tópico, as fotos não abriram, mas mesmo assim eu comprei um alternador de tempra e adaptei com as suas dicas. Mas deu uma merda... ele tá morto, não carrega nada, uma coisa que eu fiquei encucado é que você falou que tem um aterramento neste alternador e no meu caso eu não. Como não pude abrir as fotos, gostaria de saber onde fica a entrada para o aterramento?


    Abs!
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    Mensagem por opala4cc Qui 4 Set - 14:15:50

    opala4cc escreveu:
    VICTOR-73-6CC- escreveu:O melhor alternador que tive no meu OPALA foi o do santana... de 90ha,foi COMPLETAMENTE plug-and-play,E nunca deu problema... mas sabem como é né... um dia quiseram me comprar ele...
    Hoje eu uso um arno,de 55 ha,NÃO USO ventoinha elétrica,nem tenho som no carro mais...
    É COMPLETAMENTE desnecessário alternadores gigantes em carros que tem poucos sistemas elétricos,e alternador,quanto mais SIMPLES melhor...

    Concordo em gênero, número e grau! Mas se você ler o que escrevi anteriormente, verá que o colega que postou a adaptação abrindo este tópico tem, como eu, um opala 4 cilindros com direção hidráulica. Para você que tem o 6 cilindros, a gama de alternadores que "vestem" plug-and-play é enorme. Agora, cá entre nós, vou contar um segredo: olha aí em baixo a foto da parte de dentro do alternador de 140A do omega e veja a simplicidade! Sequer tem trio-diodo (externo). O do opala tem. O estator e o rotor são praticamente idênticos ao do opala de 65A (mas não constam na foto). Já o regulador de voltagem e a ponte retificadora podem ser vistas e permitem constatar a similaridade com o alternador do opala. Como exemplo, tem gente que coloca alternadores de 100A e 120A de corsas, vectras, blazers, etc... que são bem mais xaropes de abrir. Tanto é que nestes últimos, a ponte retificadora precisa ser dessoldada para que seja possível abrir o alternador para trocar rolamentos (o regulador de voltagem é externo, atrás da capa de plástico preto na traseira do alternador) e olha que nem mencionei que ALGUNS tem um plugue com vários terminais, tornando uma dor-de-cabeça para o dono do carro fazer a adaptação das conexões elétricas. Ainda nos alternadores de vectras, corsas, etc, os anéis deslizantes são ridiculamente pequenos e fininhos, indicando que o rotor fica inutilizado por desgaste dos aneis deslizantes bem antes dos rotores de alternadores de opalas e omegas. A desvantagem do alternador do omega é que a ponte retificadora custa 3X o preço da do opala 65A e o regulador de voltagem custa 2X mais caro, ainda em comparação com o alternador de 65A do opala. Claro que o estator deve custar bem mais caro também, mas este não se troca quase nunca. A única vantagem que vejo nos alternadores de 100 ou 120A dos vectras, omegas, blazers, etc, é que eles têm a carcaça aberta com ranhuras grandes, que permitem ótima ventilação interna.
    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) Alternadordoomega_
    Figura 1: O alternador de 140A do omega, por dentro, aonde se vê o regulador de voltagem, a ponte retificadora, o porta-escovas, o condensador e as escovas.



    Estou "me coçando" de curiosidade de ver esse alternador por dentro:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-583641893-alternador-opala-4cc6cc-c10-chevette-100a-novo--_JM
    Queria saber que tipo/modelo de componentes foram utilizados! Afinal, mais importante do que ter os 100A é ter peças de reposição com facilidade, achando-as na maioria das autopeças das cidades em que moramos.
    Mais: se usaram peças de outros veículos nacionais, teoricamente é possível fazer um alternador idêntico, gastando bem menos.
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    Mensagem por Tiago365 Sex 10 Mar - 19:54:27

    Não consigo visualizar as imagens... =(
    Alguém manda pra mim pelo email? Obrigado
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    Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos) Empty Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

    Mensagem por opala4cc Sex 10 Mar - 23:41:00

    Tiago365 escreveu:Não consigo visualizar as imagens... =(
    Alguém manda pra mim pelo email? Obrigado
    tiago.tuti@hotmail.com

    Não é só você. As imagens realmente foram pro saco.
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    Mensagem por willian fóquinha Sáb 11 Mar - 13:05:58

    Sad
    opala4cc escreveu:
    Tiago365 escreveu:Não consigo visualizar as imagens... =(
    Alguém manda pra mim pelo email? Obrigado
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    Não é só você. As imagens realmente foram pro saco.

    Sad
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    Mensagem por Tiago365 Dom 23 Abr - 20:45:07

    Obrigado pela atenção pessoal.. =/

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