Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

87 usuários online :: 8 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 79 Visitantes :: 2 Motores de busca

Felipe/S, gimenez, joaoc, opala4cc, rafaelopalaleiro, Sergio Rocha, Shadow90, yuri79


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7862)
 
100 (7771)
 

Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Compartilhe

Alex S.B.R.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Localização : Cascavel - PR
Modelo do carro : Comodoro 1988
Cilindros : 4
Data de inscrição : 09/07/2010

Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por Alex S.B.R. em Qua 7 Set - 22:59:35

Boa noite nação opaleira!!!


Criei este tópico para somar mais experiência a todos os entusiastas e colaboradores. Estava com problemas no meu alternador, um arno de 55ah. Há tempos que ele vem dando problemas quase que todos os anos, a última vez que fiquei na rua em 2010, foi o regulador de tensão. Esse ano começou a não carregar mais a bateria. Toda semana tinha que carregar a bateria no carregador e depois de um dia usar o carro...
Comecei a procurar soluções para diagnosticar o problema. Fiz alguns diagnóstico e vi que o regulador estava ruim de novo. Queria aproveitar e trocar os rolamento do alternador, pois o ruído produzido por eles era insuportável. Como trabalho e estudo, não tinha tempo pra arrumar o alternador em casa. Liguei para um amigo eletricista, e me assustei com o orçamento, pois as peças sairiam por quase duas vezes o valor real delas e mais a mão de obra simbólica de R$ 50,00!!! Foi então que pesquisei alguns tópicos no clube, para ver alguma luz no fim do túnel... vi o tópico do amigo Luis_555, sobre a instalação do alternador de astra de 120Ah e achei legal. Mas, como aqui na minha cidade não achei este a um preço bom, resolvi apelar para o alternador do Tempra, de 90Ah, o que não chega a ser tão ruim, em comparação ao meu antigo. Comprei o alternador e compartilho com vcs aqui a experiencia com algumas fotos, lembrando que tive a ajuda do nosso amigo knd, que deu uma boa mão... fica aí os agradecimentos!!!

e mãos a obra!!!


Aqui eu já tinha tirado do lugar o velho, e, como fui orientado a trocar a bitola dos fios, tentei descascar o chicote em algumas partes, e pra minha surpresa, sabe lá deus quantas mãos de eletricistas passaram por aqui, gambiarras nos fios de cores diferentes e muitas emendas!!!



pensei que seria um fio verde do início ao fim...








...eis a minha surpresa!!!


daqui em diante ele se divide, creio que seja original essa parte..


aqui o novo está no lugar, aparentemente, plug-and-play...


mas aqui começa a surgir alguns imprevistos... detalhe do alternador "pegando" no coletor de admissão


aqui ele vai ficar por enquanto sem parafuso, até eu bolar algum meio de fixar essa parte.



neste detalhe, a parte traseira, sem a capa metálica que estava instalada, tive que tirar, pois não entrava direito



aqui, quase nos finalmentes, detalhe especial para a "ferramentaria"



aqui está pronto. Lembrando que tive que trocar a polia e o defletor pelo do alternador original



detalhe do suporte tensor, que foi limado um pouco, para poder aumentar o furo, pra passar um parafuso 10mm...



aqui o detalhe do parafuso e porca 12mm, com arruela lisa de um lado e outra de pressão do outro


detalhe para o tamanho do cabo de aterramento que passa sobre o alternador



finalizado


O resultado foi muito bom, pois o outro carregava 12v e não passava disso. Com este, sem abrir pra revisar nem nada, carrega a média de 13,2V, com picos de 13,5V, com todos os consumidores ligados... valeu muito a pena o investimento por enquanto...

mais: redimensionei toda a fiação que sai da bateria tbm, tudo estava mto velho e resolvi dar um up. Assim que tirar as fotos eu postarei aqui!!!!

por enquanto é isso

abs!!!

victor estevao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 72
Idade : 24
Localização : RIO GRANDE DO SUL
Modelo do carro : Opala comodoro 1982
Cilindros : 4 CIL ALCOOL
Data de inscrição : 19/06/2011

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por victor estevao em Qui 8 Set - 0:24:10

Show de bola brother!!! Mais uma alternativa para melhorar nossas reliquias!!!

AndersonJF
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3091
Idade : 40
Localização : Juiz de Fora - MG
Data de inscrição : 30/09/2010

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por AndersonJF em Qui 8 Set - 9:28:41

Muito bom, boa alternativa.....

heavypala
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 24
Idade : 26
Localização : Cascavel
Modelo do carro : Caravan
Cilindros : 4
Data de inscrição : 26/01/2008

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por heavypala em Qui 8 Set - 9:53:31

O serviço ficou realmente otimo, tive a oportunidade de seguir essa adaptação pessoalmente.

André Vortec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 762
Localização : Goias
Modelo do carro : Opala Comodoro 80/81 (ex)
Cilindros : V6
Data de inscrição : 04/03/2011

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por André Vortec em Qui 8 Set - 10:20:44

Belo topico amigo!! vai ter grande serventia pra mim, pretendo comprar um alternador desse!!
Abraço!

Alex S.B.R.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Localização : Cascavel - PR
Modelo do carro : Comodoro 1988
Cilindros : 4
Data de inscrição : 09/07/2010

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por Alex S.B.R. em Dom 11 Set - 0:46:49

Boa noite nação!!!

continuando as adaptações, posto mais fotos... tive que retirar novamente o alternador para trocar a correia por uma nova... achei apenas uma, 10mm mais longa, então tive que adaptar o esticador para não pegar na hélice do alternador. Como prometido, tem as fotos do cabeamento novo, espessura 25mm² para nova bateria de 75Ah.








Aqui está a adaptação: limei toda a área onde o suporte fica em contato com alternador, pois haveria interferência na hélice ao funcionar...












opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2134
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por opala4cc em Qua 18 Jan - 17:12:10

Caro Alex S.B.R.:

É uma pena que estive ausente do forum por quase 2 anos. Eu poderia ter-lhe dado uma dica que lhe daria muito menos trabalho. Muita gente diz "coloca o alternador do tempra", "coloca o alternador do Santana, de 90A, é plug-and-play" ou "coloca do carro 'tal', porque coloquei no meu opala e sobra espaço no cofre"...
A verdade é que eles são os proprietários de opala 6 cilindros, que podem colocar praticamente qualquer alternador no cofre do opala sem precisar de nenhuma adaptação. O empecílio é meramente a ligação elétrica, que pode exigir mais conhecimentos do que o normal. Entretanto, quem tem opala 4 cilindros com direção hidráulica - como eu e tal como você - não tem muita alternativa. Se você colocou o alternador do tempra da marca Magneti Marelli (nem todos alternadores de tempra são deste fabricante) fique sabendo que este alternador foi a fonte de problemas elétricos de muitos tempras, provocando queimas frequentes de pequenos componentes eletrônicos naquele carro, que era cheio deste tipo de parafernália. A fonte desta informação é o professor de elétrica automotiva do ITEC. Como o opala não tem toda aquela viadagem eletrônica, não sei se os problemas se transferem para o opala.
O que descobri até hoje: os alternadores que dão menos adaptações e por isso são mais plug-and-play para os 4 cilindros com direção hidráulica são os alternadores do daewoo espero (85A) e o alternador do Omega 4.1 (140A).
ALTERNADOR DO DAEWOO ESPERO: tem conexão do tipo plugue, sendo necessário ligar o fio "lamp" do opala nos DOIS terminais centrais do plugue (que tem 4 terminais) e o negativo pode ser ligado no parafuso que ajusta o tensionamento da correia. É necessário aumentar a ranhura do braço esticador da correia e trocar a polia. Muito chato de fazer! Evite essa bronca...

ALTERNADOR DO OMEGA 4.1: É só remover o alternador original de 65A e colocar o do omega, que tem os mesmos tipos de ligação do alternador do opala, de 65A. Um fio é o BAT, o outro, com terminal macho, é o LAMP e o negativo você põe no parafuso de ajuste do tensionamento da correia do alternador. Ele não pega no coletor de admissão, não é necessário modificar o suporte do esticador da correia e nem mesmo trocar a correia. Só precisa trocar a polia, que é igual a do alternador do DAEWOO (poli-V), aproveitando a polia do alternador de 65A do opala. Enfim, não é necessário limar, lixar, soldar, raspar, nem nada.
Sobre o aumento da bitola dos fios, não é necessário fazer se a fiação não estiver envelhecida. Se não estiver com resistência excessiva, não há problema. Veja: o alternador é de 140 ampéres, mas ele não suprirá 140 ampéres porque o carro não necessita de tudo isso. O alternador apenas PODE SUPRIR ATÉ 140 AMPÉRES. Se o carro demandava 60A, digamos, vai continuar demandando isso. A troca se justifica na hipótese que citei anteriormente ou entao se você pretende instalar novos dispositivos elétricos no carro, com grande demanda de CORRENTE.
Por fim, mais uma dica: quando trocar reguladores de voltagem, pontes retificadoras, trio-diodos ou outros componentes de alternadores, jamais compre da marca GAUSS. Opte por IKRO, VALEO, etc... Gauss é lixo. Você compra e pode ter a sorte de funcionar e mais sorte ainda de durar. Palavra de auto-elétricos da minha cidade.
Abraço!

Alex S.B.R.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Localização : Cascavel - PR
Modelo do carro : Comodoro 1988
Cilindros : 4
Data de inscrição : 09/07/2010

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por Alex S.B.R. em Dom 22 Jan - 12:27:26

amigo opala 4,

foi uma pena vc não ter entrado em contato mais cedo hehehe...

mas assim, não vejo este alternador como mal. Futuramente, terei de desmontar ele pra revisar... comprei ele assim do ferro velho. Não dura tempo. Mas preciso revisar o outro original primeiramente, deixa-lo zerado e daí passar pra este. Isso leva algum tempo. Não manjo mto de elétrica, mas quero matar no peito e fazer!!! Quanto aos fios, optei pela segurança, pois deveria testar todo o chicote e ver se não estava com problemas, foi mais fácil dimensionar.

mas mesmo assim cara, agradeço pela resposta, é sempre bom trocarmos idéias...

abç.

VICTOR-73-6CC-
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1390
Idade : 31
Localização : CARAMBEÍ-PR
Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
CARAVAN 1986 COMODORO
Cilindros : 6 boconas no OPALA
4 boconas na CARAVELA
Data de inscrição : 13/08/2011

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por VICTOR-73-6CC- em Dom 22 Jan - 13:31:34

O melhor alternador que tive no meu OPALA foi o do santana... de 90ha,foi COMPLETAMENTE plug-and-play,E nunca deu problema... mas sabem como é né... um dia quiseram me comprar ele...
Hoje eu uso um arno,de 55 ha,NÃO USO ventoinha elétrica,nem tenho som no carro mais...
É COMPLETAMENTE desnecessário alternadores gigantes em carros que tem poucos sistemas elétricos,e alternador,quanto mais SIMPLES melhor...

Alex S.B.R.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Localização : Cascavel - PR
Modelo do carro : Comodoro 1988
Cilindros : 4
Data de inscrição : 09/07/2010

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por Alex S.B.R. em Dom 22 Jan - 13:33:46

Não sei como será daqui pra frente, talvez coloque som nele, caso faça isso, estarei preparado então!

VICTOR-73-6CC-
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1390
Idade : 31
Localização : CARAMBEÍ-PR
Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
CARAVAN 1986 COMODORO
Cilindros : 6 boconas no OPALA
4 boconas na CARAVELA
Data de inscrição : 13/08/2011

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por VICTOR-73-6CC- em Dom 22 Jan - 14:01:37

EXATAMENTE!!!

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2134
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por opala4cc em Dom 22 Jan - 22:46:43

VICTOR-73-6CC- escreveu:O melhor alternador que tive no meu OPALA foi o do santana... de 90ha,foi COMPLETAMENTE plug-and-play,E nunca deu problema... mas sabem como é né... um dia quiseram me comprar ele...
Hoje eu uso um arno,de 55 ha,NÃO USO ventoinha elétrica,nem tenho som no carro mais...
É COMPLETAMENTE desnecessário alternadores gigantes em carros que tem poucos sistemas elétricos,e alternador,quanto mais SIMPLES melhor...

Concordo em gênero, número e grau! Mas se você ler o que escrevi anteriormente, verá que o colega que postou a adaptação abrindo este tópico tem, como eu, um opala 4 cilindros com direção hidráulica. Para você que tem o 6 cilindros, a gama de alternadores que "vestem" plug-and-play é enorme. Agora, cá entre nós, vou contar um segredo: olha aí em baixo a foto da parte de dentro do alternador de 140A do omega e veja a simplicidade! Sequer tem trio-diodo (externo). O do opala tem. O estator e o rotor são praticamente idênticos ao do opala de 65A (mas não constam na foto). Já o regulador de voltagem e a ponte retificadora podem ser vistas e permitem constatar a similaridade com o alternador do opala. Como exemplo, tem gente que coloca alternadores de 100A e 120A de corsas, vectras, blazers, etc... que são bem mais xaropes de abrir. Tanto é que nestes últimos, a ponte retificadora precisa ser dessoldada para que seja possível abrir o alternador para trocar rolamentos (o regulador de voltagem é externo, atrás da capa de plástico preto na traseira do alternador) e olha que nem mencionei que ALGUNS tem um plugue com vários terminais, tornando uma dor-de-cabeça para o dono do carro fazer a adaptação das conexões elétricas. Ainda nos alternadores de vectras, corsas, etc, os anéis deslizantes são ridiculamente pequenos e fininhos, indicando que o rotor fica inutilizado por desgaste dos aneis deslizantes bem antes dos rotores de alternadores de opalas e omegas. A desvantagem do alternador do omega é que a ponte retificadora custa 3X o preço da do opala 65A e o regulador de voltagem custa 2X mais caro, ainda em comparação com o alternador de 65A do opala. Claro que o estator deve custar bem mais caro também, mas este não se troca quase nunca. A única vantagem que vejo nos alternadores de 100 ou 120A dos vectras, omegas, blazers, etc, é que eles têm a carcaça aberta com ranhuras grandes, que permitem ótima ventilação interna.

Figura 1: O alternador de 140A do omega, por dentro, aonde se vê o regulador de voltagem, a ponte retificadora, o porta-escovas, o condensador e as escovas.

VICTOR-73-6CC-
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1390
Idade : 31
Localização : CARAMBEÍ-PR
Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
CARAVAN 1986 COMODORO
Cilindros : 6 boconas no OPALA
4 boconas na CARAVELA
Data de inscrição : 13/08/2011

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por VICTOR-73-6CC- em Seg 23 Jan - 20:19:15

VERDADE...ESSA EU NÃO SABIA...

Warley
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 38
Localização : Juiz de Fora - MG
Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 SE Gasolina
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 07/09/2012

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por Warley em Sab 15 Set - 9:33:04

Pessoal obrigado pelas dicas, o meu ta começando a fazer barulho. Tenho o Opala há uns 9 anos e ja revisei o alter. umas 3 x. com esse alternador do Omega será que ele aguentaria uns 5 anos???? ando mais final de semana. Obrigado Opaleiros.

Chuck-Norris
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 75
Localização : Litoral - São Paulo
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989 4.1/S (Caracterizado 92)
Cilindros : 6 Cilindros
Data de inscrição : 01/08/2012

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por Chuck-Norris em Sab 15 Set - 9:50:54

O Meu esta com Alternador de Santana , acho que é de 90ah também. E a bateria nao ta durando 1 dia , pra nao descarregar tenho que despluga-la , e quando acelero muito forte o alternador começa a assoviar , um barulho muito chato e alto , parece um turbo.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2134
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por opala4cc em Qua 27 Nov - 13:06:37

Warley escreveu:Pessoal obrigado pelas dicas, o meu ta começando a fazer barulho. Tenho o Opala há uns 9 anos e ja revisei o alter. umas 3 x. com esse alternador do Omega será que ele aguentaria uns 5 anos???? ando mais final de semana. Obrigado Opaleiros.
Se depender da demanda elétrica, ele aguenta MUITO MAIS do que 5 anos. Mas não use componentes da Gauss. Na verdade, diversos fatores influenciam no tempo entre intervenções no alternador: se você tensionar demais a correia, vai comprometer a vida útil dos rolamentos. Se você não alinhar corretamente as polias, idem. Se você pegou um alternador com enrolamentos já bastante enegrecidos, terá baixo rendimento. A quantidade de sujeira impedindo a boa ventilação interna também pode reduzir a vida de componentes do alternador. Quanto mais próxima da capacidade máxima do alternador for a demanda elétrica do carro, mais desgaste no alternador. E por aí vai. É difícil prever quanto tempo vai durar.
Apenas dei uma dica de um alternador simples, de alta capacidade, saído de fábrica originalmente em carro nacional e que é plug-and-play no opala 4 cil e 6 cil, independente de ter DH. Não conheço alternador que supere esse do omega nestes quesitos. Mas até pode existir... sei lá.

Ah, o alternador do omega 3.0 tem a mesma carcaça do 4.1. A diferença externa é a ventoinha. Internamente, ainda não vi um alternador desses. Em princípio, você poderia comprar o alternador do omega 3.0, que tem capacidade de 130A e usufruir das vantagens do plug-and-play.

Mais: para quem quiser comprar novo e evitar os riscos de comprar um usado:

http://dokcar.lojavirtualfc.com.br/prod,IDLoja,4208,IDProduto,1745367,alternadores-omega-4-1--140

deixando claro que não conheço a loja e nunca comprei lá.

Warley
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 38
Localização : Juiz de Fora - MG
Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 SE Gasolina
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 07/09/2012

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por Warley em Qua 23 Abr - 12:13:27

opala4cc escreveu:
Warley escreveu:Pessoal obrigado pelas dicas, o meu ta começando a fazer barulho. Tenho o Opala há uns 9 anos e ja revisei o alter. umas 3 x. com esse alternador do Omega será que ele aguentaria uns 5 anos???? ando mais final de semana. Obrigado Opaleiros.
Se depender da demanda elétrica, ele aguenta MUITO MAIS do que 5 anos. Mas não use componentes da Gauss. Na verdade, diversos fatores influenciam no tempo entre intervenções no alternador: se você tensionar demais a correia, vai comprometer a vida útil dos rolamentos. Se você não alinhar corretamente as polias, idem. Se você pegou um alternador com enrolamentos já bastante enegrecidos, terá baixo rendimento. A quantidade de sujeira impedindo a boa ventilação interna também pode reduzir a vida de componentes do alternador. Quanto mais próxima da capacidade máxima do alternador for a demanda elétrica do carro, mais desgaste no alternador. E por aí vai. É difícil prever quanto tempo vai durar.
Apenas dei uma dica de um alternador simples, de alta capacidade, saído de fábrica originalmente em carro nacional e que é plug-and-play no opala 4 cil e 6 cil, independente de ter DH. Não conheço alternador que supere esse do omega nestes quesitos. Mas até pode existir... sei lá.

Ah, o alternador do omega 3.0 tem a mesma carcaça do 4.1. A diferença externa é a ventoinha. Internamente, ainda não vi um alternador desses. Em princípio, você poderia comprar o alternador do omega 3.0, que tem capacidade de 130A e usufruir das vantagens do plug-and-play.

Mais: para quem quiser comprar novo e evitar os riscos de comprar um usado:

http://dokcar.lojavirtualfc.com.br/prod,IDLoja,4208,IDProduto,1745367,alternadores-omega-4-1--140

deixando claro que não conheço a loja e nunca comprei lá.

Olá amigo Opaleiro, desde já agradeço sua resposta. Eu troquei o meu alternador antigo e peguei outro do opala mesmo, fiz a instalação próximo a data que postei aqui da outra vez e até agora está rodando sem problemas. Aproveitei para fazer uma boa revisão na parte elétrica do carro e descobri que um interruptor do ar condicionado que fica na parede do anti chamas estava em custo.
Até hoje está normal e sem problemas mas o próximo passo será substituir o alternador e seguirei os seus conselhos. abraço e sucesso.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2134
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por opala4cc em Qua 23 Abr - 12:58:10

Warley escreveu:
opala4cc escreveu:
Se depender da demanda elétrica, ele aguenta MUITO MAIS do que 5 anos. Mas não use componentes da Gauss. Na verdade, diversos fatores influenciam no tempo entre intervenções no alternador: se você tensionar demais a correia, vai comprometer a vida útil dos rolamentos. Se você não alinhar corretamente as polias, idem. Se você pegou um alternador com enrolamentos já bastante enegrecidos, terá baixo rendimento. A quantidade de sujeira impedindo a boa ventilação interna também pode reduzir a vida de componentes do alternador. Quanto mais próxima da capacidade máxima do alternador for a demanda elétrica do carro, mais desgaste no alternador. E por aí vai. É difícil prever quanto tempo vai durar.
Apenas dei uma dica de um alternador simples, de alta capacidade, saído de fábrica originalmente em carro nacional e que é plug-and-play no opala 4 cil e 6 cil, independente de ter DH. Não conheço alternador que supere esse do omega nestes quesitos. Mas até pode existir... sei lá.

Ah, o alternador do omega 3.0 tem a mesma carcaça do 4.1. A diferença externa é a ventoinha. Internamente, ainda não vi um alternador desses. Em princípio, você poderia comprar o alternador do omega 3.0, que tem capacidade de 130A e usufruir das vantagens do plug-and-play.

Mais: para quem quiser comprar novo e evitar os riscos de comprar um usado:

http://dokcar.lojavirtualfc.com.br/prod,IDLoja,4208,IDProduto,1745367,alternadores-omega-4-1--140

deixando claro que não conheço a loja e nunca comprei lá.

Olá amigo Opaleiro, desde já agradeço sua resposta. Eu troquei o meu alternador antigo e peguei outro do opala mesmo, fiz a instalação próximo a data que postei aqui da outra vez e até agora está rodando sem problemas. Aproveitei para fazer uma boa revisão na parte elétrica do carro e descobri que um interruptor do ar condicionado que fica na parede do anti chamas estava em custo.
Até hoje está normal e sem problemas mas o próximo passo será substituir o alternador e seguirei os seus conselhos. abraço e sucesso.

Que bom que você resolveu o problema. Se o seu opala não tem ar condicionado, teoricamente você realmente não precisa de um alternador com mais do que os 65A original do opala. Mas existe a premissa de que o alternador esteja 100% funcional. O que é raro nesses alternadores que já estão com muito uso e nas peças do mercado paralelo. O alternador 65A que esteja 100% funcional precisa fornecer os cerca de 900W prometidos (já com o motor quente).

onivaldo.gm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 509
Idade : 50
Localização : Campinas
Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
Cilindros : 6Cil 4100cc
Data de inscrição : 03/08/2012

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por onivaldo.gm em Qua 23 Abr - 14:15:12

voce colocou apenas 1 parafuso no suporte do alterador ?

Warley
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 38
Localização : Juiz de Fora - MG
Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 SE Gasolina
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 07/09/2012

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por Warley em Qua 23 Abr - 21:57:06

opala4cc escreveu:
Warley escreveu:

Olá amigo Opaleiro, desde já agradeço sua resposta. Eu troquei o meu alternador antigo e peguei outro do opala mesmo, fiz a instalação próximo a data que postei aqui da outra vez e até agora está rodando sem problemas. Aproveitei para fazer uma boa revisão na parte elétrica do carro e descobri que um interruptor do ar condicionado que fica na parede do anti chamas estava em custo.
Até hoje está normal e sem problemas mas o próximo passo será substituir o alternador e seguirei os seus conselhos. abraço e sucesso.

Que bom que você resolveu o problema. Se o seu opala não tem ar condicionado, teoricamente você realmente não precisa de um alternador com mais do que os 65A original do opala.  Mas existe a premissa de que o alternador esteja 100% funcional. O que é raro nesses alternadores que já estão com muito uso e nas peças do mercado paralelo. O alternador 65A que esteja 100% funcional precisa fornecer os cerca de 900W prometidos (já com o motor quente).


A peça que estraga sempre nele é o tri diodo, e como vc disse, acabamos usando peças paralelas ( por não encontrar original ) o que acaba não ajudando. Como já fiz a revisão no alternador ano passado, vou esperar ano que vem quando der o defeito de novo kkkkk.  Vou resolver o problema trocando pelo alternador do Omega. cheers cheers

gilmareu
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 43
Localização : Sao Paulo SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto até os dentes
Cilindros : 4.1, 6 cil
Data de inscrição : 10/06/2012

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por gilmareu em Sab 30 Ago - 21:17:48

Alex S.B.R. escreveu:Boa noite nação opaleira!!!


Criei este tópico para somar mais experiência a todos os entusiastas e colaboradores. Estava com problemas no meu alternador, um arno de 55ah. Há tempos que ele vem dando problemas quase que todos os anos, a última vez que fiquei na rua em 2010, foi o regulador de tensão. Esse ano começou a não carregar mais a bateria. Toda semana tinha que carregar a bateria no carregador e depois de um dia usar o carro...
Comecei a procurar soluções para diagnosticar o problema. Fiz alguns diagnóstico e vi que o regulador estava ruim de novo. Queria aproveitar e trocar os rolamento do alternador, pois o ruído produzido por eles era insuportável. Como trabalho e estudo, não tinha tempo pra arrumar o alternador em casa. Liguei para um amigo eletricista, e me assustei com o orçamento, pois as peças sairiam por quase duas vezes o valor real delas e mais a mão de obra simbólica de R$ 50,00!!! Foi então que pesquisei alguns tópicos no clube, para ver alguma luz no fim do túnel... vi o tópico do amigo Luis_555, sobre a instalação do alternador de astra de 120Ah e achei legal. Mas, como aqui na minha cidade não achei este a um preço bom, resolvi apelar para o alternador do Tempra, de 90Ah, o que não chega a ser tão ruim, em comparação ao meu antigo. Comprei o alternador e compartilho com vcs aqui a experiencia com algumas fotos, lembrando que tive a ajuda do nosso amigo knd, que deu uma boa mão... fica aí os agradecimentos!!!

e mãos a obra!!!


Aqui eu já tinha tirado do lugar o velho, e, como fui orientado a trocar a bitola dos fios, tentei descascar o chicote em algumas partes, e pra minha surpresa, sabe lá deus quantas mãos de eletricistas passaram por aqui, gambiarras nos fios de cores diferentes e muitas emendas!!!



pensei que seria um fio verde do início ao fim...








...eis a minha surpresa!!!


daqui em diante ele se divide, creio que seja original essa parte..


aqui o novo está no lugar, aparentemente, plug-and-play...


mas aqui começa a surgir alguns imprevistos... detalhe do alternador "pegando" no coletor de admissão


aqui ele vai ficar por enquanto sem parafuso, até eu bolar algum meio de fixar essa parte.



neste detalhe, a parte traseira, sem a capa metálica que estava instalada, tive que tirar, pois não entrava direito



aqui, quase nos finalmentes, detalhe especial para a "ferramentaria"



aqui está pronto. Lembrando que tive que trocar a polia e o defletor pelo do alternador original



detalhe do suporte tensor, que foi limado um pouco, para poder aumentar o furo, pra passar um parafuso 10mm...



aqui o detalhe do parafuso e porca 12mm, com arruela lisa de um lado e outra de pressão do outro


detalhe para o tamanho do cabo de aterramento que passa sobre o alternador



finalizado


O resultado foi muito bom, pois o outro carregava 12v e não passava disso. Com este, sem abrir pra revisar nem nada, carrega a média de 13,2V, com picos de 13,5V, com todos os consumidores ligados... valeu muito a pena o investimento por enquanto...  

mais: redimensionei toda a fiação que sai da bateria tbm, tudo estava mto velho e resolvi dar um up. Assim que tirar as fotos eu postarei aqui!!!!

por enquanto é isso

abs!!!

Amigo, desculpe ressuscitar o tópico, as fotos não abriram, mas mesmo assim eu comprei um alternador de tempra e adaptei com as suas dicas. Mas deu uma merda... ele tá morto, não carrega nada, uma coisa que eu fiquei encucado é que você falou que tem um aterramento neste alternador e no meu caso eu não. Como não pude abrir as fotos, gostaria de saber onde fica a entrada para o aterramento?


Abs!

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2134
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por opala4cc em Qui 4 Set - 14:15:50

opala4cc escreveu:
VICTOR-73-6CC- escreveu:O melhor alternador que tive no meu OPALA foi o do santana... de 90ha,foi COMPLETAMENTE plug-and-play,E nunca deu problema... mas sabem como é né... um dia quiseram me comprar ele...
Hoje eu uso um arno,de 55 ha,NÃO USO ventoinha elétrica,nem tenho som no carro mais...
É COMPLETAMENTE desnecessário alternadores gigantes em carros que tem poucos sistemas elétricos,e alternador,quanto mais SIMPLES melhor...

Concordo em gênero, número e grau! Mas se você ler o que escrevi anteriormente, verá que o colega que postou a adaptação abrindo este tópico tem, como eu, um opala 4 cilindros com direção hidráulica. Para você que tem o 6 cilindros, a gama de alternadores que "vestem" plug-and-play é enorme. Agora, cá entre nós, vou contar um segredo: olha aí em baixo a foto da parte de dentro do alternador de 140A do omega e veja a simplicidade! Sequer tem trio-diodo (externo). O do opala tem. O estator e o rotor são praticamente idênticos ao do opala de 65A (mas não constam na foto). Já o regulador de voltagem e a ponte retificadora podem ser vistas e permitem constatar a similaridade com o alternador do opala. Como exemplo, tem gente que coloca alternadores de 100A e 120A de corsas, vectras, blazers, etc... que são bem mais xaropes de abrir. Tanto é que nestes últimos, a ponte retificadora precisa ser dessoldada para que seja possível abrir o alternador para trocar rolamentos (o regulador de voltagem é externo, atrás da capa de plástico preto na traseira do alternador) e olha que nem mencionei que ALGUNS tem um plugue com vários terminais, tornando uma dor-de-cabeça para o dono do carro fazer a adaptação das conexões elétricas. Ainda nos alternadores de vectras, corsas, etc, os anéis deslizantes são ridiculamente pequenos e fininhos, indicando que o rotor fica inutilizado por desgaste dos aneis deslizantes bem antes dos rotores de alternadores de opalas e omegas. A desvantagem do alternador do omega é que a ponte retificadora custa 3X o preço da do opala 65A e o regulador de voltagem custa 2X mais caro, ainda em comparação com o alternador de 65A do opala. Claro que o estator deve custar bem mais caro também, mas este não se troca quase nunca. A única vantagem que vejo nos alternadores de 100 ou 120A dos vectras, omegas, blazers, etc, é que eles têm a carcaça aberta com ranhuras grandes, que permitem ótima ventilação interna.

Figura 1: O alternador de 140A do omega, por dentro, aonde se vê o regulador de voltagem, a ponte retificadora, o porta-escovas, o condensador e as escovas.



Estou "me coçando" de curiosidade de ver esse alternador por dentro:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-583641893-alternador-opala-4cc6cc-c10-chevette-100a-novo--_JM
Queria saber que tipo/modelo de componentes foram utilizados! Afinal, mais importante do que ter os 100A é ter peças de reposição com facilidade, achando-as na maioria das autopeças das cidades em que moramos.
Mais: se usaram peças de outros veículos nacionais, teoricamente é possível fazer um alternador idêntico, gastando bem menos.

Conteúdo patrocinado

Re: Instalando o alternador do tempra 90A na Caravan (com fotos)

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:28:54


    Data/hora atual: Dom 4 Dez - 19:28:53