Criei este tópico para somar mais experiência a todos os entusiastas e colaboradores. Estava com problemas no meu alternador, um arno de 55ah. Há tempos que ele vem dando problemas quase que todos os anos, a última vez que fiquei na rua em 2010, foi o regulador de tensão. Esse ano começou a não carregar mais a bateria. Toda semana tinha que carregar a bateria no carregador e depois de um dia usar o carro...
Comecei a procurar soluções para diagnosticar o problema. Fiz alguns diagnóstico e vi que o regulador estava ruim de novo. Queria aproveitar e trocar os rolamento do alternador, pois o ruído produzido por eles era insuportável. Como trabalho e estudo, não tinha tempo pra arrumar o alternador em casa. Liguei para um amigo eletricista, e me assustei com o orçamento, pois as peças sairiam por quase duas vezes o valor real delas e mais a mão de obra simbólica de R$ 50,00!!! Foi então que pesquisei alguns tópicos no clube, para ver alguma luz no fim do túnel... vi o tópico do amigo Luis_555, sobre a instalação do alternador de astra de 120Ah e achei legal. Mas, como aqui na minha cidade não achei este a um preço bom, resolvi apelar para o alternador do Tempra, de 90Ah, o que não chega a ser tão ruim, em comparação ao meu antigo. Comprei o alternador e compartilho com vcs aqui a experiencia com algumas fotos, lembrando que tive a ajuda do nosso amigo knd, que deu uma boa mão... fica aí os agradecimentos!!!
e mãos a obra!!!
Aqui eu já tinha tirado do lugar o velho, e, como fui orientado a trocar a bitola dos fios, tentei descascar o chicote em algumas partes, e pra minha surpresa, sabe lá deus quantas mãos de eletricistas passaram por aqui, gambiarras nos fios de cores diferentes e muitas emendas!!!
pensei que seria um fio verde do início ao fim...
...eis a minha surpresa!!!
daqui em diante ele se divide, creio que seja original essa parte..
aqui o novo está no lugar, aparentemente, plug-and-play...
mas aqui começa a surgir alguns imprevistos... detalhe do alternador "pegando" no coletor de admissão
aqui ele vai ficar por enquanto sem parafuso, até eu bolar algum meio de fixar essa parte.
neste detalhe, a parte traseira, sem a capa metálica que estava instalada, tive que tirar, pois não entrava direito
aqui, quase nos finalmentes, detalhe especial para a "ferramentaria"
aqui está pronto. Lembrando que tive que trocar a polia e o defletor pelo do alternador original
detalhe do suporte tensor, que foi limado um pouco, para poder aumentar o furo, pra passar um parafuso 10mm...
aqui o detalhe do parafuso e porca 12mm, com arruela lisa de um lado e outra de pressão do outro
detalhe para o tamanho do cabo de aterramento que passa sobre o alternador
finalizado
O resultado foi muito bom, pois o outro carregava 12v e não passava disso. Com este, sem abrir pra revisar nem nada, carrega a média de 13,2V, com picos de 13,5V, com todos os consumidores ligados... valeu muito a pena o investimento por enquanto...
mais: redimensionei toda a fiação que sai da bateria tbm, tudo estava mto velho e resolvi dar um up. Assim que tirar as fotos eu postarei aqui!!!!
por enquanto é isso
abs!!!
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