Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Opala SS4-1974
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes EmptyHoje à(s) 9:14:07 por Call

» código do motor
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes EmptyHoje à(s) 9:12:04 por Call

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes EmptyOntem à(s) 13:28:10 por lucas krause

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes EmptyOntem à(s) 11:29:24 por Paulo Corso

» Instalação de rádio
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes EmptyQua 24 Abr - 23:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes EmptyTer 23 Abr - 16:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes EmptySeg 22 Abr - 23:09:52 por Marcos Marcos

» Esquema Chave de seta / buzina opala 72
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes EmptySeg 22 Abr - 18:12:22 por RHCESPECIAL1974

» Preparação para um Diferencial novo Dana 44.3
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes EmptySeg 22 Abr - 16:44:36 por ernani paulo damasceno

Quem está conectado?

177 usuários online :: 3 registrados, 0 invisíveis e 174 visitantes :: 1 motor de busca

Call, Luís Sasse, Rubão6cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 22:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 9:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_left - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_right 
tabarbosa (16850)
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_left - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_right 
Rubão6cc (15338)
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_left - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_right 
BANDIT (13573)
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_left - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_right 
Xann (10394)
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_left - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_left - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_right 
j ricardo (9376)
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_left - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_right 
Jean Bida (9320)
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_left - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_left - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
 - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_left - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Bar_right 

+62
DaniloS
Jatyr Luiz
Rosscv
Jean Michel Colet
Alex Delmo
ricardo347
bruno silverstar83
Leo676
Cupe1979_Potatow
junior4407
LucasGGomes
OPAUTIC
pipotelles
Diegoj
juniordant
Falves
Sr.Bianchi
opala_jim
N474N
andersonopala
Helton Carlos
thitch
Glaucio Missioneiro
skuzam
binhocaravan78
James souza dantas
Douglas Menezes
Eduardo518
romulo crema
jeferson carlos ternauski
Thiago Rocha
Lumbra
Rodrigo300
Galarda6cc
felipe gonzales
cassiocaravan76
torimopaleiro
thallisguimaraes
Juan Carlos
Victor4100
comodoro8quatro
Alex Udo
tabarbosa
Jean Bida
Luis Meneghette
thekill
wyllerson punk
Castelhano
VICTOR-73-6CC-
doido 76
j ricardo
nicolas opaleiro
Anderson Luiz
BANDIT
VENDOPALA
Paulo Corso
gilrichardbr
André Vortec
Marcelo Crid
andersonmartins
sergio luis
Licinio jr
66 participantes

    Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Licinio jr
    Licinio jr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 424
    Localização : Goiânia
    Data de inscrição : 22/10/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Licinio jr Qua 21 Set - 14:58:16

    Pessoal, vejo sempre tópicos criados por iniciantes, perguntando sempre as mesmas dúvidas que todos nós já tivemos um dia, sobre qual a melhor receita de preparação para tirar 350 hp e fazer 10 km/l, ou ,posso colocar um comando 370° graus na meu carro e usa ele pra levar minha filha no balé ? Para diminuir o sofrimento dessas pobres almas errantes, que ainda vão sofrer muito na mão de mexanicos, venho dar aqui a minha contribuição, com um pouco do que aprendi sobre motores aspirados em alguns anos de estudo, sofrimento e dinheiro gasto com esses motores.

    1° Mandamento: TAXA É O MELHOR VENENO. Vou repetir, taxa é o melhor veneno. Isso não quer dizer que quanto mais melhor, e sim que você precisa ter a taxa adequada para o seu combustível. Em linas gerais: gasolina - de 9 a 10:1, alcool - de 13 a 14:1, metanol de 14,5 a 16:1. Como você calcula taxa ? se vire, estude, aqui no site tem muita coisa. Como atingir essas taxas ? através de rebaixo de cabeçote, rebaixo de bloco, uso de o-ring ou uso de pistões com dome. A melhor opção sempre é o pistão, mas o custo é maior. Pesquise, ponha o cerebro pra funcionar e faça sua escolha.

    2° Mandamento: COMANDO É O CORAÇÃO DO 6cc. A primeira peça a ser comprada é o comando de válvulas, isso porque é ele quem determina todo o funcionamento do motor e todas as outras peças dependo do tipo de comando que você escolher. Na escolha do comando, menos é mais, ou seja, na dúvida fique com o comando de menor duração, mas não seja modesto, seja realista, escolha o comando de acordo com a preparação que você vai fazer e com a grana que você tem. Comandos maiores exigem mais preparação, mais dinheiro investido em peças, e mais conhecimento do preparador. Por tudo isso, resista à tentação de colocar comandos gigantes, eu sei que é difícil, é como resistir a uma gostosa pelada na sua frente, mas resista, você não vai se arrepender. Como uma dica, temos o seguinte: carros de rua - até 280° com lobe de no mínimo 108°; carros de uso misto - de 280° a 290° com lobe mínimo de 106°; carros de pista - o céu é o limite. Na realidade o ideal é escolher o comando pela duração @ 0,050" mas como esse é um tópico pra iniciantes, não vou entrar nesse mérito. O uso de programas como desktop Dyno também ajuda muito na escolha, mas tem que saber usar, senão é pior. O uso de tuchos novos é obrigatório. Dê preferência a comando/tuchos mecânicos.

    3° Mandamento: MENOS É MAIS QUANDO SE TRATA DE ALIMENTAÇÃO. Não estou falando de dieta, mas poderia ser. Aqui mais uma vez você deve resistir a tentação de usar carburadores muito grandes, pois caso contrário seu carro ficará lerdo, beberrão e ainda vai virar motivo de piada dos amigos, porque um cara com um 446 bem acertada, vai dar benga em você que esta com uma quadrijet 700cfm. Aí como você perdeu desse cara você vai e coloca uma tripla de weber 48 e perde de novo, aí a galera vai dizer, "Ih ferrou agora não cabe mais weber, o que você vai fazer ????" O motor do opala é minúsculo comparado com os motores americanos, por isso eles usam quadrijets grandes, não se iluda. Em linhas gerais: carros de rua - carburadores originais corpo duplo, weber 40 ou quadrijet 390 a 450 cfm; uso misto: weber 40 a 44 ou quadrijet até 600cfm mecânico; pista: todo mundo já sabe, tripla de weber. A injeção eletrônica aceita corpos de borboleta um pouco maiores porque ela não precisa carburar pois os bicos já fazem isso.

    4° Mandamento: DIGA NÃO AO DIMENSIONADO DE PADARIA. Um dimensionado de prateleira custa R$ 400,00 um de marca de renome custa R$ 800,00, mas será um dinheiro muito bem gasto, acredite. Deixe de comer alguns dias, com isso você emagrece e junta o dinheiro para comprar um escape do Dudu, German ou Soffiato. Mas Licínio, é só um monte de canos dobrados. Eu sei, eu sei meu jovem donzelo, mas saber o tamanho do cano a ser usado, a bitola, onde soldar e como dobrar o cano é uma arte, que gera preciosos cavalos. Para rua - 41 x 2"; uso misto - 41 ou 44 x 2 1/4" ou 2 1/2"; pista 44 x 2 1/2".

    5° Mandamento: NÃO MEXA EM CAIXA DE MARIMBONDO NEM EM DUTO DE CABEÇOTE O cabeçote do opala é estrangulado, eu sei, mas se você entregar ele na mão de um Zé Ruela qualquer ou mesmo do seu preparador, a chance de ele ficar pior que o original é de 90%. Então vamos combinar o seguinte, ou você faz ele com alguem especializado em cabeçote, se possível com bancada de fluxo e laudo, ou então é melhor deixar ele original sem nenhuma alteração nos dutos. Dutos abertos são notadamente piores que os fechados. Em alguns casos tem que se acrescentar material em um duto, ao invés de retirar como é o caso dos lump ports. aLGUNS NOMES SÃO: Iost Ridel, Proheads, Paula Faria e TAG.

    6° Mandamento: MEXA EM CASA DE MARIMBONDO Mas Licínio você disse pra eu não mexer em caixa de marimbondo ... Eu sei, eu sei, apague esse seu fogo no rabo e espere eu terminar. Não é que eu estou me contradizendo, mas não dá pra deixar o cabeçote virgem se você quer realmente um carro mais forte. Você pode deixar os dutos originais como rege o 5° mandamento, mas por fora do cabeçote, em algum momento você vai ter que mexer. O primeiro item são molas mais forte, com elas você consegue evitar a flutuação de válvulas e aproveita todo o potencial do seu novo comando. O ideal são as duplas com damper (isky 6005), mas tem que usinar as torres e deixar as molas com a altura correta. O segundo item são os balanceiros roletados, com eles você ganha um pouco de potência e impede que as hastes das válvulas sejam desgatadas. Por último as válvulas maiores, sendo que as de admissão são mais importantes que as de escape. Deixei esse item por último, porque já envolve mexer nos dutos do cabeçote e portanto, contraria o 5° mandamento, então pense bem antes de fazer.

    7° Mandamento: PARE DE FUMAR, FAÇA EXERCÍCIOS TODOS OS DIAS E PENSE NA SAÚDE DO SEU MOTOR Pare de pensar só em potência e pense na longevidade do seu motor. Itens como polia damper de qualidade (Powertech), balanceamento de vira/volante/polia/platô, parafuso ARP nas bielas, peças de qualidade inquestionável são o que vão ajudar no seu sossego. Prefira ter pouca coisa boa do que muita coisa ruim. Nada melhor do que montar um motor e rodar 4 anos sem mexer.

    8° Mandamento: O MELHOR INVESTIMENTO É LOTE EM AVENIDA E UM BOM PREPARADOR Acho que esse até poderia ser o primeiro mandamento tamanha a importância dele. Um bom preparador é TUDO, TUDO, TUDO. Só começe a fazer seu motor se tiver dinheiro pra pagar um ótimo preparador. Visite a oficina dele, veja a organização, a limpeza, conheça os carros que ele já preparou, converse com os donos, sinta a seriedade dele. Saia fora daquele estrelinha que acha que você tem que beber cerveja com ele pra poder montar seu motor. O cara tem que ser profissional. Não dá pra citar todos os bons preparadores, até porque pode ter um carinha lá naquela cidadezinha do interior que manja muito e ninguem conhece, mas aqui vão os mais renomados: Benato, Segantini, Vilson - Julieta, Allen, Nivaldo, Maurício Racing e Flash.

    9° Mandamento: NÃO DÊ OUVIDO AOS SAPOS Não fique aporrinhando o seu preparador com coisas que seus amigos falaram ou que você viu no orkut, tipo: o opala do fulano anda de comado 250s e tem 350 hp na gasolina, ou, meu amigo falou que DFV é melhor que weber. Não seja um mala. Se você escolheu bem o seu preparador, vá dormir enquanto ele trabalha. Se escolheu mau, troque de preparador agora. Não importa se você perdeu dinheiro, saia dele antes que você perca mais. Se tiver que dar palpite, que seja com informações embasadas em livros, sites sérios ou conversa com pessoas de conhecimento sólido. Hoje em dia com o excesso de informação via internet a cabeça das pessoas vira um caos e a maior parte das informações é lorota. Tem que saber filtrar.

    10° Mandamento: TODO MUNDO TE DISSE PRA NÃO MEXER COM CARRO VELHO, VOCÊ NÃO OUVIU, ENTÃO AGORA NÃO DESISTA NO CAMINHO É verdade, sua mulher esta P......... porque você comprou essa porcaria e que o cabelo dela vive fedendo gasolina, sua familia já falou que o que você gastou com esse carro dava pra comprar um gol zero, os amigos ficam dizendo que cada acelerada vai um litro e o seu primo já cansou de guinchar o seu opala. Depois de aguentar tudo isso você vai desistir na metade ??? Nem fudendo. Mas Licínio eu não aguento mais, já gastei tudo que tinha... Não interessa, até pra vender o carro por algum dinheiro decente, ele vai ter que estar rodando bem, então vamos em frente. Se precisar pare o projeto por um tempo, ou em caso de falência, diminua a preparação e venda alguma peças, mas vamos em frente. Frequento foruns de preparação há muitos anos, estou nesse meio há bastante tempo e o que eu mais vejo são projetos parados, carros vendidos pela metade, motores que nunca andaram e só vivem quebrando. Saiba fazer as coisa. Quando você vai construir uma casa, você primeiro projeta e depois executa. Essa é uma das partes mais importante da preparação, O PROJETO. No meu motor atual, estou projetando e comprando peças há mais de um ano. Isso porque vamos aprendendo durante o caminho, conhecendo pessoas, e mudando de idéia. Mudar uma peça na fase de projeto é facil, é só riscar no papel, mas quando ela já esta dentro do motor, é quase um parto. Se por acaso você estiver com o carro pronto e ocorrer uma quebra feia, não chute tudo pro alto, não venda o carro. Faça o seguinte, guarde ele na garagem esqueça dele por um tempo, vá se divertir ou vá trabalhar e ganhar mais dinheiro pra colocar no carro, mas não desista. Em geral, alguns meses depois você estará doido pra mexer nele de novo. Isso se você for um louco, fanático e apaixonado como os frequentadores desse forum.
    Um abraços a todos.
    Licínio Jr.

    Valmirfilho, Cleo2772, ANTONIO FLAVIO DA SILVA e GustavoPretzel gostam desta mensagem

    sergio luis
    sergio luis
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 150
    Localização : aracaju/se
    Data de inscrição : 26/09/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por sergio luis Qua 21 Set - 15:14:28

    Texto bem legal e humorado..., parabéns!!!
    andersonmartins
    andersonmartins
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 163
    Idade : 46
    Localização : joinville
    Modelo do carro : comodoro 89 4portas alcool azul drava
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 25/03/2011

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por andersonmartins Qua 21 Set - 15:22:53

    a minha mulher levou um susto com a gargalhada que eu dei quando li "NÃO MEXA EM CAIXA DE MARIMBONDO NEM EM DUTO DE CABEÇOTE" po foi ilario ainda to rindo mal consigo digitar,de tanta lagrima no olho.

    MUITO BOM O TEXTO SERIA BOM SE COMO REGRA PRA SE CADASTRAR NO FORUM O CAMARADA TIVESSE QUE LER ESSE TOPICO
    Marcelo Crid
    Marcelo Crid
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2235
    Idade : 42
    Localização : Nova Esperança - Pr
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1979
    Six Silver
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 12/03/2008

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Marcelo Crid Qua 21 Set - 15:31:57

    Mto bom o topico, ja sabia algumas coisas do q vc disse, não sou um iniciante, mais sempre é bom aprende mais, qd eu for preparar o meu motor, vo lembra dos seus mandamentos...parabéns pelo topico...abraços
    André Vortec
    André Vortec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 764
    Localização : Goias
    Modelo do carro : Opala Comodoro 80/81 (ex)
    Cilindros : V6
    Data de inscrição : 04/03/2011

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por André Vortec Qua 21 Set - 15:34:37

    Hhehehe ficou show mesmo!! OKK
    gilrichardbr
    gilrichardbr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 853
    Idade : 50
    Localização : Araraquara-SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4.1/S - (Diplomatizado)
    92/92 - Prata Niquel
    Cambio Clarck 2205-B - 5 Marchas
    Gasolina
    Cilindros : 6 Canecos!
    Parte de cima completa do ômega
    (Injeção, comando, módulo, etc...)

    Data de inscrição : 08/11/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por gilrichardbr Qua 21 Set - 15:57:38

    Parabéns pelo tópico Licinio!

    Sou leigo demais pra saber se vc tem razão exatamente em TUDO que escreveu, mas adorei o jeito que se expressa.
    É claro, objetivo e divertido. Apesar de ser um texto extenso, quem começa a ler não quer parar!

    Como não tenho interesse em preparação (ainda), a parte que mais gostei foi essa, pois serve para todos:
    10° Mandamento: TODO MUNDO TE DISSE PRA NÃO MEXER COM CARRO VELHO, VOCÊ NÃO OUVIU, ENTÃO AGORA NÃO DESISTA NO CAMINHO É verdade, sua mulher esta P......... porque você comprou essa porcaria e que o cabelo dela vive fedendo gasolina, sua familia já falou que o que você gastou com esse carro dava pra comprar um gol zero, os amigos ficam dizendo que cada acelerada vai um litro e o seu primo já cansou de guinchar o seu opala. Depois de aguentar tudo isso você vai desistir na metade ??? Nem fudendo...

    Muito legal!!! OKK Esse tópico vai bombar, com certeza!
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3572
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Paulo Corso Qua 21 Set - 16:45:06

    Parabéns pelo texto, bem embasado com um toque de humor. Como o Anderson disse, ler isso devia ser lei pra quem tem vontade de apimentar o motor. Tem vezes que chega a cansar de ler tanta bobeira que dizem sobre preparação.


    _________________
     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    VENDOPALA
    VENDOPALA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1027
    Idade : 39
    Localização : Litoral Paulista
    Modelo do carro : Diplomata 1988 2.5
    Cilindros : 4cil 2500cc
    Data de inscrição : 18/03/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por VENDOPALA Qua 21 Set - 16:57:29

    Excelente!!!
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por BANDIT Qua 21 Set - 17:56:44

    Todo motor deve ser estudado...planeja antes de se montar .....ele nasce no papel.....

    Vc. te que saber combina o tipo de pistão , pra saber o comando , a taxa que vai usar.....

    não adinat vc. querer tudo do bom e do melhor.....que as x não vai ter o resultado esperado....

    em preparção vc. não pode fugir de triade :

    peças de qualidade .....montagem correta .....acerto .....



    Parbéns pelo texto ...tirando isso:
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por BANDIT Qua 21 Set - 18:39:47

    ° Mandamento: MENOS É MAIS QUANDO SE TRATA DE ALIMENTAÇÃO. Não estou falando de dieta, mas poderia ser. Aqui mais uma vez você deve resistir a tentação de usar carburadores muito grandes, pois caso contrário seu carro ficará lerdo, beberrão e ainda vai virar motivo de piada dos amigos, porque um cara com um 446 bem acertada, vai dar benga em você que esta com uma quadrijet 700cfm. Aí como você perdeu desse cara você vai e coloca uma tripla de weber 48 e perde de novo, aí a galera vai dizer, "Ih ferrou agora não cabe mais weber, o que você vai fazer ????" O motor do opala é minúsculo comparado com os motores americanos, por isso eles usam quadrijets grandes, não se iluda. Em linhas gerais: carros de rua - carburadores originais corpo duplo, weber 40 ou quadrijet 390 a 450 cfm; uso misto: weber 40 a 44 ou quadrijet até 600cfm mecânico; pista: todo mundo já sabe, tripla de weber. A injeção eletrônica aceita corpos de borboleta um pouco maiores porque ela não precisa carburar pois os bicos já fazem isso.


    Cara em 1° lugar não adinta dar receita ,dicas...se nem vc,. conhecer oque tem na mão, um motor 6cc......

    Acho eu que eu vou falar a ultima vez depois, nunca +.......porque já ta dando no meu saco.....

    Vc alegar que motor de opala é minusculo......Porque são os 4.1 litrinhos originais.....

    a sua afirmação clara de quem não conhece motor 6cc......e se não conhece de que adianta opinar....

    Eu estava guardando esse meu comentário .....se alguém postase algo parecido....mas por enquanto ninguém postou .....eu iria refazer um texto sobre Holley ......pois eu já havia feito um mas exclui......na verdade eu exclui 8 textos achando que não valeria apenas postar....o relato sobre cabeçote que eu postei no tópico da " comédia ( 150HP)" é um pedaço de um dos doc que eu iria colocar ai.....tem outros pedaços por ai...

    Pra afirmar com tanta convicção sobre o minusculo motor do opala..... vc. deve ter uma vida bem integrada com esse motor...talvez parecida com a minha.....montando 2 motors 6cc de uma vez começamdo as 16:00H fechando as 08;00 h.

    Ou virando a noite em cima de um motor desse .....dorminado na bancada ....exatamente do lado do motor acordando 04:30H passando café no bule aquecido pelo maçarico .....no " foquinho" bule de ferro né!!!!.... pra 05:00H da manhã ligar pra esquentar e acertar 3 opalas e 2 dodge de terra .....pra 09:00H estarem na pista

    Mas bem vamos discutir o minusculo motor .....

    Ao contrário doque a mairia acredita motores em linha tem aspiração superior ao motores em V8 ( fato que vc. quase não tem dor de cabeça pra acertar uma Holley 700cfm em um opala.....como tem mmmmuita dor de cabeça de acertar uma Holley 700cfm em Maverick até no Dodge !!!) veja Auto Power....

    Tanto que o motor e Supra ainda hoje é um dos motores + potentes pra carro de rua 6cc em linha (PREPARADO )!!!!.. é só vc. vê quanto rebde um gol turbinado.....

    Mas se isso não for suficiente eu já disse isso uma 7 x aqui ....Creio eu que a 7 anos atraz os americanos montaram um motora Ecotec GM 2.2 pra saber o quanto renderia no máximo (motor pra arrancada ) diminuiram sua cilindrada pra 2.0 e socaram turbo ...rendeu 1500HP.... ( os nossos gol hoje estão em +/-900HP) ....pra vc. entender um GM 350 pra render o mesmo equivalente teria que render no mínimo 3500HP ....proporcional cilindrada n° de pistão .....

    Ou seja comprovado motor em linha rende + que motor em V

    Outro fato são os cabeçotes de opala dutos siameses ..... que pode ser entendido extamente assim .....um duto gigante.....digno dos bons cabeçotesd de aluminio....num espaço pequeno.....ou como vc. chama minusculo.....

    Por essas 2 caracteristicas que um motor Gm 250 absorve perfeitamente um Holley 700cfm.....

    Pra falar a verdade em pista absorve uma holley 950 cfm ....

    Apesaar que eu já vu um moapla de SP preto com uma Holley Elimineitor 1200CFM .....os opalas de tripla viravam 12,500 a pista aquele virava 12,800 os 402m. cara 1200cfm affraid montado " seco" direto no coletor !!!!

    Eu uso 750cfm em um 4.1 original.....SIM !!!! tem os lances os macetes a técnica pra se montar ....mas se vc. tiver bom senso vai perceber

    Quando eu afirmo....ou melhor" dou muro em ponta de faca" ....é pela minha vida tipo....expêriencias ...e te digo que só a troca de carburação já é + doque suficiente pra rua .....com um comandinho 250/S

    AHHH! e vc. sobre a adora e querida webber 446 .....pra montar com comando ela é um carburador pequeno sim .....

    então pra montar com comando vc. tem que deixar ela " gorda " de baixa pra que ela consiga alimentar na alta .....

    se vc. deixar ela ideal falta na alta .....

    e um motor " gordo" sobe de giro + lento que um motor ideal ou digamos magro !!!!

    Coisa que uma Holley não acontece né..... porque vc. tem 2 carburadores de 350cfm .....Sim ela estagiada abre 1° estágio depois o 2° estágio com motor já bem " embalado"

    Ou seja vc, deixa ela normal digamos magra.....(isso da´uma subida de giro bem rápida , diferente do motor gordo).....e na metade pra alta entra em ação o 2° estágio.....que alimenta bem na alta ....

    Nossa ,que coisa chata né Embarassed

    Cleo2772 gosta desta mensagem

    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3572
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Paulo Corso Qua 21 Set - 18:44:30

    Acima disso tem-se que lembrar pra que vc vai usar o opalão??? Ja li aqui no fórum um cara que foi na onda dos outros colocou comandão e outras coisas, não dava pra dar um rolê com a namorada no opalão.


    _________________
     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por BANDIT Qua 21 Set - 18:56:23

    Mas comando não tem nada haver com a simples troca por outra carburação e coletor...... Embarassed Embarassed
    Anderson Luiz
    Anderson Luiz
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 237
    Idade : 35
    Localização : Curitiba - Paraná
    Modelo do carro : Caravan 1980
    Galaxie 1978 LTD
    Cilindros : 6 Cil motor 250-S
    V8 302
    Data de inscrição : 16/12/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Anderson Luiz Qua 21 Set - 19:01:45

    Parabéns, muito show de bolaaaaaaaaaaaaa Razz
    nicolas opaleiro
    nicolas opaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2698
    Idade : 29
    Localização : Santo andré
    Modelo do carro : Caravan Comodoro "cassandra" 1980
    Cilindros : 4.. Por alguns meses...
    Data de inscrição : 12/12/2008

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por nicolas opaleiro Qua 21 Set - 19:08:26

    a algum tempo atraz eu achava que se tivesse um 6 cil com comandão e uma weber 40 eu ia ter um canhão !
    hoje em dia mudei muito a minha opnião depois de ver e ler bastante sobre esse assunto..
    hoje em dia eu montando um 6 cil com comandinha de omega + quadrijet + 6x2 + dif. 2:73 terei um belo carro pra dar umas voltas e tb pra dar umas esticadas nos momentos de stress...
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por j ricardo Qua 21 Set - 19:13:19

    Bem, o tópico é para iniciantes... pra mim está perfeito!


    pra quem tem maior noção e tecnica, tem umas coisar pra apurar... mas a principio não vejo nenhuma mentira aí...

    e isso é só os "mandamentos", ou seja a introdução ao inicio do principio para uma preparação...

    parabéns pelo tópico, Licínio!

    Licinio jr
    Licinio jr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 424
    Localização : Goiânia
    Data de inscrição : 22/10/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Licinio jr Qua 21 Set - 20:10:28

    Pessoal que bom que vocês gostaram. Quando alguem começa a mexer com carro preparado, aquilo é pra ele se divertir, relaxar, um hobby, só que na maioria das vezes o negócio vira um pesadelo. Se o iniciante ler esse tópico antes, pode diminuir o sofrimento dele um pouquinho.
    doido 76
    doido 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1278
    Idade : 36
    Localização : favela dos opaloes
    Modelo do carro : 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/11/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por doido 76 Qua 21 Set - 20:17:42

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.............................




    licinio .......


    vamos tirar um racha entao ....... 2 motores originail ..... carros iguaizinhos ........ eu de holley 650 mecania e vc de 446 ..... kkkkkkkk
    doido 76
    doido 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1278
    Idade : 36
    Localização : favela dos opaloes
    Modelo do carro : 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/11/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por doido 76 Qua 21 Set - 20:18:44

    quadrijet.... é tao ruim q americano nem usa muito.....
    Licinio jr
    Licinio jr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 424
    Localização : Goiânia
    Data de inscrição : 22/10/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Licinio jr Qua 21 Set - 22:14:13

    Bandit e Doido, acho que vocês não leram o tópico direito ou não entenderam. Eu não disse que quadrijet é ruim, tanto é que citei os modelos que indico. O que o tópico mostra é que não devemos exagerar no tamanho. Tanto gosto de quadrijets, que já usei muito no meu carro. Seguem abaixo algumas fotos do meu antigo motor. Pela data da foto, 2006, dá pra ver que eu já andava de quadrijet há um bom tempo atrás.Depois usei tripla de weber e agora estou injetando. Os tamanhos de quadrijet que eu indiquei são as sugestões da própria Holley para o nosso 250, acho que eles entendem um pouquinho, já que fabricam carburadores há mais de 100 anos. Alguem vai discutir com eles ? Continuo achando que os 250 são pequenos, já que lá nos USA eles tem motores acima de 1000 polegadas como os Sonny. Não quero me entrar em discussões técnicas pois esse não é o intuito do tópico. De qualquer maneira, vocês dois precisam relaxar um pouco, parece que estão meio estressados. Abraço.

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Img0093bw.th

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Img0101ye.th




    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Qua 21 Set - 22:34:11

    Cara esse tópico já me foi ítil hoje!!!!estou começando o meu fortinho e tava meio fodah...é é a primeira vez que eu leio ele,pensando bem,vou imprimir,fazer um quadrinho,e pindurar no meu ferro velho,cada vez que eu tiver uma dúvida,ou me desesperar com problemas com meu opalão,vou lá e dou uma olhada nele,assim dou risada e tiro dúvidas!!! hehehehe que beleza de tópico hein LICÍNIO não sei se digo obrigado ou parabéns... FALOU OKK
    Castelhano
    Castelhano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 262
    Idade : 49
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala 78, 4p.
    Astra GSI 2003
    Cilindros : 4 cil.Ignição Eletrônica,Coletor 4x2. Aguardando pra montar o 6CC!
    Data de inscrição : 08/08/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Castelhano Qui 22 Set - 12:49:20

    Texto ESPETACULAR, praticamente uma crônica!!! PQP,me matei de rir  - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes 260807  - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes 260807  - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes 260807 , a patroa vai gostar!

    "10° Mandamento: TODO MUNDO TE DISSE PRA NÃO MEXER COM CARRO VELHO, VOCÊ NÃO OUVIU, ENTÃO AGORA NÃO DESISTA NO CAMINHO É verdade, sua mulher esta P......... porque você comprou essa porcaria e que o cabelo dela vive fedendo gasolina, sua familia já falou que o que você gastou com esse carro dava pra comprar um gol zero, os amigos ficam dizendo que cada acelerada vai um litro e o seu primo já cansou de guinchar o seu opala. Depois de aguentar tudo isso você vai desistir na metade ??? Nem fudendo. Mas Licínio eu não aguento mais, já gastei tudo que tinha... Não interessa, até pra vender o carro por algum dinheiro decente, ele vai ter que estar rodando bem, então vamos em frente."
    Parabéns Licínio!
    Vlw
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por wyllerson punk Qui 22 Set - 13:31:02

    bão. mas o prblema é o q acontece comigo, tipo o licinio diz e o bandit ta meio contra. e o bandit e o cara q me da uma luz quando eu preciso. mas o cara q vende peça pra mim é totalmente contra o q eu converso com o preparador.tem q estudar
    thekill
    thekill
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3
    Idade : 38
    Localização : blumenau/sc
    Modelo do carro : Ainda não possuo gm ( alem de um prisma )
    Data de inscrição : 15/09/2011

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por thekill Qui 22 Set - 13:55:22

    Ótimo texto...

    A unica coisa que fiz 100% certa e a mais importante é o preparador... escolhi pra mim e pra amigos 1 dos melhores de ctba pra fazer meu fusquinha e ele simplesmente trabalha enquanto durmo...

    mas cai no erro de querer motor maior mudando comando e pistão... hjehehe a brincadeira é muito mais embaixo e hoje em dia eu entendo o porque...

    essas dicas são sensacionais ! parabens pelo topico...
    Luis Meneghette
    Luis Meneghette
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 255
    Idade : 41
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Opala Coupe 73
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/10/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Luis Meneghette Qui 22 Set - 15:19:30

    Licinio, parabens! Excelente tópico, poderia muito bem ficar fixo em preparacao.
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Jean Bida Qui 22 Set - 15:59:08

    Licinio jr escreveu:Pessoal que bom que vocês gostaram. Quando alguem começa a mexer com carro preparado, aquilo é pra ele se divertir, relaxar, um hobby, só que na maioria das vezes o negócio vira um pesadelo. Se o iniciante ler esse tópico antes, pode diminuir o sofrimento dele um pouquinho.
    É o que sempre defendi, cada grau de comando a mais, cada número a mais de gicle...vão aumentando os gastos e as expectativas...Aumenta muito juntamente as chances de desânimo,dae aparece no ML carros que nítidamente foi investido uma grana, sendo vendidos por falta de garagem ou por que estão construindo/comprando casa, em alguns casos sim, mas em muitos são carros de quem desanimou.Fiz pouca coisa no meu Diplo(vendido), tá descrito na minha assinatura o que fiz,tive junto com ele uma Comodoro 4.1 alcool(vendida junto quase), extremamente original,com escape saindo pela lateral(Original),H34 virgem, motor e carro com 146 mkm...que empurrava demais o 2,73...a ponto de que numa puxada nervosa acho que antes da terceira marcha deixaria o Diplo pra trás, depois ele buscava pelo 250-S e tuchos mec....Mas com ela nunca entendi o que escrevem aqui sobre o 2,73 ser lerdo de saída, o carro original de tudo! era o capeta, já tive e andei em vários 6 cil.Foi o carro da minha vida, chorei mesmo ao vender, não chorei pelo Diplomata talvez por isto,um desanimo inrrustido de saber nas internas que ele quase não dava conta da Comodoro,e acertom de ponto, válvulas,etc... dos dois era o mesmo: eu. fora que tinha 446(que coloquei zera, da caixa!), e 446 já deve ter feito muito cara vender o carro por desanimo, gastei muito nele, mas prazer extremo a Comodoro me dava a cada saída, a cada madrugada,um carro que eu só gastava com alcool e água pra lavar sempre. Tópicos como este e o da Caravan de 150 cv em que o Banditt apavorou total, me dão vontade de parar a reforma do barraco, vender o Celta e sair atrás de um 6 cil originalzão e alcool,mais além é certo que terei outro 6 cil já que V8 nem vou idealizar que é muita grana pra mim, mas depois do Tópico da Carvan 150 cv e deste,cabeçote já não mando fazer mais, pagar 2 conto pra fazer num etiqueta(confiável???) não pago, então apenas limpo em casa como fiz uma vez e fiquei uma semana com os olhos de chapado de conhama e ardendo muito,mas apenas limpei tudo,lixei com lixa grossa até a 600, depois dos tutoriais do Banditt acho que já vou conseguir equalizar camaras.Uma 40, comando hidráulico http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-195095979-comando-isky-iskenderian-hidraulico-270-opala-250s-diplomata-_JM (não quero mais tuchos mecanicos depois da Comodoro)e só felicidade!!!Muito bom suas informaçoes e texto Licínio! study OKK  - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes 255810


    _________________
    [img] - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!  - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes 851505
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por tabarbosa Qui 22 Set - 16:49:30

    muito bem!

    PS: ainda bem que tirou o filtro olho de mosca...
    Licinio jr
    Licinio jr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 424
    Localização : Goiânia
    Data de inscrição : 22/10/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Licinio jr Qui 22 Set - 17:13:58

    Tabarbosa, no primeiro backfire que a Holley deu, cuspiu fogo no filtro olho de mosca e só sobrou a grade, porque o filtro derreteu. Aquilo é uma merda.
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por wyllerson punk Qui 22 Set - 17:21:17

    mas minha weber tambem cuspia fogo direto. dava pra ver porque meu capo era aberto pra ventilaçao
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por tabarbosa Qui 22 Set - 18:07:41

    Licinio jr escreveu:Tabarbosa, no primeiro backfire que a Holley deu, cuspiu fogo no filtro olho de mosca e só sobrou a grade, porque o filtro derreteu. Aquilo é uma merda.


    hehehehe... imagino a cena...
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por BANDIT Qui 22 Set - 19:55:10

    Licinio jr escreveu:Bandit e Doido, acho que vocês não leram o tópico direito ou não entenderam. Eu não disse que quadrijet é ruim, tanto é que citei os modelos que indico. O que o tópico mostra é que não devemos exagerar no tamanho. Tanto gosto de quadrijets, que já usei muito no meu carro. Seguem abaixo algumas fotos do meu antigo motor. Pela data da foto, 2006, dá pra ver que eu já andava de quadrijet há um bom tempo atrás.Depois usei tripla de weber e agora estou injetando. Os tamanhos de quadrijet que eu indiquei são as sugestões da própria Holley para o nosso 250, acho que eles entendem um pouquinho, já que fabricam carburadores há mais de 100 anos. Alguem vai discutir com eles ? Continuo achando que os 250 são pequenos, já que lá nos USA eles tem motores acima de 1000 polegadas como os Sonny. Não quero me entrar em discussões técnicas pois esse não é o intuito do tópico. De qualquer maneira, vocês dois precisam relaxar um pouco, parece que estão meio estressados. Abraço.

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Img0093bw.th

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Img0101ye.th







    O problema amiguinho como vc. mesmo diz, indica...quando se indica é porque já usou e tem conhecimento....

    1° que seu carburador é errado pro 6cc.....pois é uma Holley (creio eu 450cfm Á VACUO ) só ai ...ja matou o motor....vai melhor que um dfv.... mas um webber 44 (bem AFUINADA !!!!! ) mata essa carburação.....e 2° que vc. montou como no V8...apesar de vc. ter um 6cc em linha .... então SIM !!! sua impressão é ruim sobre esse carburador .....pois falha de baixa ...e falta na alta né Question

    Sobre a tabela da holley....é a mesma coisa do meu amigo Taba ....querendo colocar rodas americanos de 6pol no opala dele....são só 6pol e não entra.....

    Se vc. ler acima....eu disse o porque que o motor 6cc aceita uma holley 7000cfm....e fica perefeito com uam 650cfm MACÂNICA !!!

    a tabelinha da Holley é feita pra motor V8.....não pra 6cc em linha ....

    a tabelinha leva em conta cabeçote com dutos individuais.....não dutão que nem o opala....

    a tabelinha é feita pra Gasolina .....não nosso lixo erronêamente chamado de gasolina....que de gasolina é oque menos tem.....tem álcool ,mijo solvente....

    e por ultimo a tabelinha.....sempre leva em consideração....equilibrio...com ecônomia ...e desempenho.....

    Pra vc. entender a sua ex Holley 450 ...são tipo 2carburadores de 220cfm....é praticamente 1 DFv.....e outra ela não vai puxar 100% do 2° estágio....e o desempenho do 1° não é nada exepcional...não é mesmo Question ... se vc. tivesse usado uma carburação Motorgraft daria " quase " o mesmo efeito a um custo beeem menor....

    tanto que a sua tripla humilava aquela quadri né !!!!!

    e só pra considerar cuidado em recomendar quadrijets pequenas....como vc. mesmo diz os USA estão cheios de V8 Grandes estão proque exite quadrijtes pequenas ??? motores da década de 50?!! mas quem prepara aquilo !!!

    muitas dessa quedrijetes pequenas são usadas pra motores enormes tipo Hemi...440...454...460.....só que não 1...e sim 3 são usadas "Six pac " mas six pac de quadrijets e não de bijet....como os mopar usavam !!!! então elas não são feitas pra funcionar sozinhas e sim em grupo...

    Oque vc. ganha com umconjuto de 3 carburadores pequenos ao inves de um gigante de + mil cfm......uma subida de giro muuuito + rapida ....

    Ps : em toda minha vida levei 2 back fire de Holley....levei un 15 de motorgraft.....e não sei dizer quantos de DFv......



    O problem é que vc. recomnda deixar o DFv ...que é justamente oque extrangula o motor....

    se vc. trocar a mini progressiva do ap por uma df...o ap em 2°marcha canta + pneu que com a mini arrancando forte isso em 1° marcha

    Ou seja os carburadores sempre vem menor que o que o motor consegue aspirar....

    só a troca da Df pela motorcraft já da outra vida ao 6cc.....um 4.1 parece um 250/S acelerando com motorcraft....

    E com a Holley não é diferente !!!!!

    a melhor preparação pro 6cc pra rua...e pra dar pau em muuuito carro cusatndo 20X o valor de um opala é motor 250/S com holley cabeçotinho valvulas do c-10 molas Engle (de fuscão) escape 6x2 de parteleira..ou omega .....vc. não pecisa de + nada pra andar na rua....pistão 4pol vai ficar muito melhor .....

    um motorzinho assim já não tem onde acelerar tudo

    praticamente original lenta de 600 rpm.....e muito duravél.....
    Alex Udo
    Alex Udo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 258
    Idade : 54
    Localização : Itapecerica da Serra - SP
    Modelo do carro : Standart 1976
    Diplomata 1988




    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/01/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty preparação

    Mensagem por Alex Udo Qui 22 Set - 22:39:59

    Bandit tudo blz?

    Se possível me dê uma dica, acho que posso usar este tópico sem atrapalhar o assunto esta indo nesta linha...

    ...estou querendo montar um motor mais bravo para rua, gasolina, cabeçote preparado pelo Jeferson, dutos polidos, valvulas maiores, W40IDF, coletor Engine,tuchos mecanicos,ignição e cabos MSD, comando ISKY um 525A 268º ou 525B 278º com lob de 112º, quero um carro liso sem ficar socando o ter que ficar acelerando em baixa para limpar.

    Abs.

    comodoro8quatro
    comodoro8quatro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 432
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Comodoro Automatic 1984 2p
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/11/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por comodoro8quatro Qui 22 Set - 23:41:50

    que vontade de montar um gol com duas dfv só pra ver como fica Twisted Evil
    Victor4100
    Victor4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 909
    Idade : 35
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 (Zerado)
    Opala SS 1979 (a reformar)
    Opala STD 1976 (a restaurar)
    Cilindros : 6cc, 6cc futuro, 4cc
    Data de inscrição : 02/07/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Victor4100 Sex 23 Set - 12:36:30

    Uma aula este tópico!!!  - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes 122938
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por BANDIT Sáb 24 Set - 18:26:34

    Alex Udo escreveu:Bandit tudo blz?

    Se possível me dê uma dica, acho que posso usar este tópico sem atrapalhar o assunto esta indo nesta linha...

    ...estou querendo montar um motor mais bravo para rua, gasolina, cabeçote preparado pelo Jeferson, dutos polidos, valvulas maiores, W40IDF, coletor Engine,tuchos mecanicos,ignição e cabos MSD, comando ISKY um 525A 268º ou 525B 278º com lob de 112º, quero um carro liso sem ficar socando o ter que ficar acelerando em baixa para limpar.

    Abs.




    O ficar soqueando é relativo a montagem...ao acerto final.....eu já andei com vário 595-A , 310° x 320° e não tenho nada doque reclamar....inclusive motor idêntico ao Stock....com DFV ....e outo melhorado com Webber 44.....o único lado negatico é o rastro de álcool que fica quando o carro fica muito tempo parado ou andando bem devagar......Eu não recomendo pra ninguém usar comandos grandes....mas eu uso e gosto !

    O problema é oque vc. diz quer um motor totalmente liso.....O seu " novo" comando 525-A 268° (special order ) com 112 de lob.....vc está praticamente fabricando um comando 250/S com a marca Isky....pro alto investimento eu acho que não compensa .....pois Special Order é + caro...se vc. conseguir trazer" na mala " esse comando sai na faixa de R$600.oo pila....Um comando GM ORIGINAL na caixa GM não genérico....dúvido que encontre nessa faixa NOVO .....Se encontrasse + barato com certeza valeria apenas compra um 250/S ao inés de fazer esse seu ....a diferença maior do "seu Isky " pro 250/S é maior levante que o seu vai ter .... na faixa ai +/- de 10 de levante .... o 250/S é +/-6 de levante ......isso muda a resposta do motor sim.....

    Eu sugeria 1° procura um 250/S original na caixa GM se não encontrar 2° usar o de ômega ...original na caixa .....3° comprar um comando Comp Cam que se não me engano tem 268° com 110de lob ou 112.....(tem que ver o cátalo) comando de linha ! e é + barato que Isky .....

    A diferença entre o Isky e o Comp e o levante, principalmente ....tipo assim :

    Os comando Isky são a " nata " da tecnologia do final da década de 70....isso mesmo...não se assuste !!! mas são bons ....durante esses digamos 30 anos são praticamnte os mesmos sem alteração ou aprimoramento !!!! Por isso dos levante tão grande ....em alguns casos + de 11 de levante ....

    Os comandos Comp Cam são de uma concepção + modernos da década de 90 ..... outra forma de engenharia possuem levante + baixos.....

    Não se pode dizer que um é melhor que outro ...e sim o qual está empregado corretamente no seu projeto !!!!!

    A maior difrença deles são o levante os Isky com o levante maior a potência é + obtusa....é mais restria a faixa de utilização ......o Comp Cam por ter menos levante é + amplo a entrega da potência ....digamos + suave .....

    (((PS: isso é a idéia 1000 vezes resumida ....se for discutir isso vai dar 10 págianas, e não vai se chegar a lugar alguma aqui.....)))

    Ao invés de eu digitar um livro eu fiz um gráfico...sim eu sei que é feio e ruim ( não sei mexer nessa porcaria !!!) mas vai te ajudar a entender melhor oque eu expus.

    Comando ISKY :

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Grficoisky

    Comando Comp Cam :

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Semttulovv

    Repido não existe o melhor comando + sim o que melhor está emprega no seu projeto .....



    Muito se diz sobre comando e sobre duração eu fiz um gráfico ( beeeem pior e bem + feio que os de cima !!!) ilustrando um comando Isky 298° x 298° (595-A ) .....

    É só pra se ter uma idéia ....que um comandão de 298° de duração total.....empregado num motor em medição a 0.050 esse comando na real é um comando 248° .....esse valor é quando digamos a carro começa a" ter força " então as vezes se fala que tal carro tem um dito comandaço de + de 300° só que a área util de atuação é bem menor.... isso sem mencionar ação de balançero no caso do comando 248 ° folga de molas....no final esse 248 vira um naniquinho....

    Gráfico comando Isky 298°

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Duraocomandogrfico

    PS : oque vc. discute aqui são somente idéia.....o projeto verdadeiro e original do seu motor tem e deve ser discutido com o seu PREPARADOR !!!

    e deixar ele fazer do jeito dele....porque em preparação "N" maneiras de se fazer a mesma coisa .....e as vezas com mesmo resultado final

    Só pra concluir sobre a sua carburação eu nunca indiquei e nunca indico Webber 40 a não ser que seja 3.....Uma carburação Motorcraft (40) vai te dar o mesmo resultado que uma webber 40....tendo em vista de como o pessoal usa Webber aqui....( que não são afinadas) são só montadas e reguladas....geralmete com canetas grandes....então o desempenho vai ser igual a de uma Motorgraft.....Eu montaria com uma 44 ....mas vai de discutir com seu preparador .....

    Webber é a tal da situação são carburadores de pista....uma 44 na rua faz um aregaço tremendo principalmente em aceleração...(violenta !!!!) e alimenta de alta muito bem....não tem que ser " gorda " de baixa ( dependendo do caso!!!! não é regra!!!!) só que o tal do problema ela manda muito se vc. trabalhar sempre rotação com ela ....beleza né!!!!....pra diminuir velocidade vc. vai reduzindo no cambio.....pro motor sempre estar com giro !!!é beleza pura Swoww de bola perfeito !!! agora vc. da uma puxada ....tem movimento na frente dá um ponto morto....o carro vai diminuindo só no freio....na hora que vc. coloca marcha....e acelera....ela já da´uma engasgada.....porque sobrou combustivél que não foi usado...já deu uma enxarcada lá pra dentro....isso é normal isso é Webber....

    Por isso o pessoal adora ideuzar a webber 40 ....porque esse efeito se sente menos ...mas existe !!!! só que o desempenho de uma 40 é de um Motorgraft .....oque faz andar mesmo é uma 44.....só que como são carburadores de pista ....... - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes 218127
    doido 76
    doido 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1278
    Idade : 36
    Localização : favela dos opaloes
    Modelo do carro : 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/11/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por doido 76 Sáb 24 Set - 20:08:03

    bandit.......... vc tem muita paciencia em digitar.....


    rserws....... entao ....... fazer um comando isky 268° com, 112 de lob?????/ ué ...... o do omega ...... é mesma configuraçao....... porem nao sei quanto de levante tem o comando do omega..... nem sei quanto de levante vai se adequar ao projeto do motor do alex udo .... motor de carro é uma coisa imensa ...... com o mesmo comando se consegue uns 100 carros diferentes ..... mudando peças internas do motor como cabeçote , balanceiros roller , pistoes com dome e etc...... e principalmente ""acerto""

    mas...... na minha humilde opniao...... um comando original gm de omega com uma holley ou quick fuel 700 cfm e um 6x2 bem feito com um cabeçote 1,90 adm e 1,60 de escap com uma bancada de fluxo bem feito um cabeçote sem rebaixar nada mas com uns pistoes com dome grande tirando uns 12 de taxa com umas velas iridium e um acerto ""muito bem feito"" como será q vai ficar?????? será q vai ficar liso e forte????


    Última edição por doido 76 em Sáb 24 Set - 20:21:24, editado 2 vez(es)
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por j ricardo Sáb 24 Set - 20:16:35

    112 de separação de lobe... ( que a gente chama erradamente de lobe center..)
    o levante é 6mm... tanto no comando do omega quanto do opala... ( se eu não me engano só da silverado é 5,5mm)

    ow! mas a explicação do bandit foi espetacular, hein?
    doido 76
    doido 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1278
    Idade : 36
    Localização : favela dos opaloes
    Modelo do carro : 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/11/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por doido 76 Sáb 24 Set - 20:19:12

    errei ...... já pensou 112mm de levante ........ kkkkkkk 112 de lob pow
    vou arrumar......
    Juan Carlos
    Juan Carlos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 85
    Idade : 35
    Localização : Recife-PE
    Data de inscrição : 11/06/2011

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Juan Carlos Sáb 24 Set - 20:25:59

    Sábios mandamentos,gostei de de todos,em especial o n° 10!!!

    É triste ver tantos caras q já tiveram Opala e desistiram dele por burrice...nadaram,nadaram e morreram na praia... No

    Muito bom texto,tem pitadas de humor,sarcasmo e rico em sabedoria!!! OKK
    Alex Udo
    Alex Udo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 258
    Idade : 54
    Localização : Itapecerica da Serra - SP
    Modelo do carro : Standart 1976
    Diplomata 1988




    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/01/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Alex Udo Sáb 24 Set - 20:31:09

    BANDIT escreveu:
    Alex Udo escreveu:Bandit tudo blz?

    Se possível me dê uma dica, acho que posso usar este tópico sem atrapalhar o assunto esta indo nesta linha...

    ...estou querendo montar um motor mais bravo para rua, gasolina, cabeçote preparado pelo Jeferson, dutos polidos, valvulas maiores, W40IDF, coletor Engine,tuchos mecanicos,ignição e cabos MSD, comando ISKY um 525A 268º ou 525B 278º com lob de 112º, quero um carro liso sem ficar socando o ter que ficar acelerando em baixa para limpar.

    Abs.




    O ficar soqueando é relativo a montagem...ao acerto final.....eu já andei com vário 595-A , 310° x 320° e não tenho nada doque reclamar....inclusive motor idêntico ao Stock....com DFV ....e outo melhorado com Webber 44.....o único lado negatico é o rastro de álcool que fica quando o carro fica muito tempo parado ou andando bem devagar......Eu não recomendo pra ninguém usar comandos grandes....mas eu uso e gosto !

    O problema é oque vc. diz quer um motor totalmente liso.....O seu " novo" comando 525-A 268° (special order ) com 112 de lob.....vc está praticamente fabricando um comando 250/S com a marca Isky....pro alto investimento eu acho que não compensa .....pois Special Order é + caro...se vc. conseguir trazer" na mala " esse comando sai na faixa de R$600.oo pila....Um comando GM ORIGINAL na caixa GM não genérico....dúvido que encontre nessa faixa NOVO .....Se encontrasse + barato com certeza valeria apenas compra um 250/S ao inés de fazer esse seu ....a diferença maior do "seu Isky " pro 250/S é maior levante que o seu vai ter .... na faixa ai +/- de 10 de levante .... o 250/S é +/-6 de levante ......isso muda a resposta do motor sim.....

    Eu sugeria 1° procura um 250/S original na caixa GM se não encontrar 2° usar o de ômega ...original na caixa .....3° comprar um comando Comp Cam que se não me engano tem 268° com 110de lob ou 112.....(tem que ver o cátalo) comando de linha ! e é + barato que Isky .....

    A diferença entre o Isky e o Comp e o levante, principalmente ....tipo assim :

    Os comando Isky são a " nata " da tecnologia do final da década de 70....isso mesmo...não se assuste !!! mas são bons ....durante esses digamos 30 anos são praticamnte os mesmos sem alteração ou aprimoramento !!!! Por isso dos levante tão grande ....em alguns casos + de 11 de levante ....

    Os comandos Comp Cam são de uma concepção + modernos da década de 90 ..... outra forma de engenharia possuem levante + baixos.....

    Não se pode dizer que um é melhor que outro ...e sim o qual está empregado corretamente no seu projeto !!!!!

    A maior difrença deles são o levante os Isky com o levante maior a potência é + obtusa....é mais restria a faixa de utilização ......o Comp Cam por ter menos levante é + amplo a entrega da potência ....digamos + suave .....

    (((PS: isso é a idéia 1000 vezes resumida ....se for discutir isso vai dar 10 págianas, e não vai se chegar a lugar alguma aqui.....)))

    Ao invés de eu digitar um livro eu fiz um gráfico...sim eu sei que é feio e ruim ( não sei mexer nessa porcaria !!!) mas vai te ajudar a entender melhor oque eu expus.

    Comando ISKY :

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Grficoisky

    Comando Comp Cam :

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Semttulovv

    Repido não existe o melhor comando + sim o que melhor está emprega no seu projeto .....



    Muito se diz sobre comando e sobre duração eu fiz um gráfico ( beeeem pior e bem + feio que os de cima !!!) ilustrando um comando Isky 298° x 298° (595-A ) .....

    É só pra se ter uma idéia ....que um comandão de 298° de duração total.....empregado num motor em medição a 0.050 esse comando na real é um comando 248° .....esse valor é quando digamos a carro começa a" ter força " então as vezes se fala que tal carro tem um dito comandaço de + de 300° só que a área util de atuação é bem menor.... isso sem mencionar ação de balançero no caso do comando 248 ° folga de molas....no final esse 248 vira um naniquinho....

    Gráfico comando Isky 298°

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Duraocomandogrfico

    PS : oque vc. discute aqui são somente idéia.....o projeto verdadeiro e original do seu motor tem e deve ser discutido com o seu PREPARADOR !!!

    e deixar ele fazer do jeito dele....porque em preparação "N" maneiras de se fazer a mesma coisa .....e as vezas com mesmo resultado final

    Só pra concluir sobre a sua carburação eu nunca indiquei e nunca indico Webber 40 a não ser que seja 3.....Uma carburação Motorcraft (40) vai te dar o mesmo resultado que uma webber 40....tendo em vista de como o pessoal usa Webber aqui....( que não são afinadas) são só montadas e reguladas....geralmete com canetas grandes....então o desempenho vai ser igual a de uma Motorgraft.....Eu montaria com uma 44 ....mas vai de discutir com seu preparador .....

    Webber é a tal da situação são carburadores de pista....uma 44 na rua faz um aregaço tremendo principalmente em aceleração...(violenta !!!!) e alimenta de alta muito bem....não tem que ser " gorda " de baixa ( dependendo do caso!!!! não é regra!!!!) só que o tal do problema ela manda muito se vc. trabalhar sempre rotação com ela ....beleza né!!!!....pra diminuir velocidade vc. vai reduzindo no cambio.....pro motor sempre estar com giro !!!é beleza pura Swoww de bola perfeito !!! agora vc. da uma puxada ....tem movimento na frente dá um ponto morto....o carro vai diminuindo só no freio....na hora que vc. coloca marcha....e acelera....ela já da´uma engasgada.....porque sobrou combustivél que não foi usado...já deu uma enxarcada lá pra dentro....isso é normal isso é Webber....

    Por isso o pessoal adora ideuzar a webber 40 ....porque esse efeito se sente menos ...mas existe !!!! só que o desempenho de uma 40 é de um Motorgraft .....oque faz andar mesmo é uma 44.....só que como são carburadores de pista ....... - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes 218127

    Bandit obrigado pela aula  - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes 122938 , tenho na mão os dois comandos 525A e 525B ambos especiais com lod de 112º, paguei U$ 200,00 em cada trouxe na mala.

    Com o 525B nesta configuração deve ficar tão liso quando o 525A? O preparador sou eu mesmo rsrsrs, estou aprendendo na raça e com ajuda de colegas como vc que entendem muito, o carbura já esta na mão e é uma W40, o que posso fazer para afinar e não só regular como vc destacou acima?

    Abs.
    comodoro8quatro
    comodoro8quatro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 432
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Comodoro Automatic 1984 2p
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/11/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por comodoro8quatro Sáb 24 Set - 20:34:16

    como funciona a relaçao de lob pra turbo ou aspirado? confused
    o 525b como fica pra turbo?
    doido 76
    doido 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1278
    Idade : 36
    Localização : favela dos opaloes
    Modelo do carro : 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/11/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por doido 76 Sáb 24 Set - 20:35:07

    o numero 10 é uma coisa a ser bem entendida por muito iniciantes.....
    doido 76
    doido 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1278
    Idade : 36
    Localização : favela dos opaloes
    Modelo do carro : 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/11/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por doido 76 Sáb 24 Set - 20:36:46

    comodoro8quatro escreveu:como funciona a relaçao de lob pra turbo ou aspirado? confused
    o 525b como fica pra turbo?
    o meu é turbo de 525-b....
    comodoro8quatro
    comodoro8quatro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 432
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Comodoro Automatic 1984 2p
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/11/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por comodoro8quatro Sáb 24 Set - 20:37:58

    doido 76 escreveu:
    comodoro8quatro escreveu:como funciona a relaçao de lob pra turbo ou aspirado? confused
    o 525b como fica pra turbo?
    o meu é turbo de 525-b....

    qual lob? 109
    doido 76
    doido 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1278
    Idade : 36
    Localização : favela dos opaloes
    Modelo do carro : 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/11/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por doido 76 Sáb 24 Set - 20:39:35

    isso 109 de separaçao de lob center......
    comodoro8quatro
    comodoro8quatro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 432
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Comodoro Automatic 1984 2p
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/11/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por comodoro8quatro Sáb 24 Set - 20:41:36

    e como fica a subida de giro?? me falaram que demora demais pra limpar, que depois que limpa ja entra a turbina, ai fica impossivel de botar no chao...
    doido 76
    doido 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1278
    Idade : 36
    Localização : favela dos opaloes
    Modelo do carro : 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/11/2009

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por doido 76 Sáb 24 Set - 20:43:46

    aff............ carro tem muitas coisas q variam ... e se minha caiuxa quente da turbina for grande e minha turbina encher com 4,500 rpm e o comando limpar com 2mil???
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por j ricardo Sáb 24 Set - 20:48:22

    ja andei num 6cil turbo com o isky 290°(o que agora é meu) ...

    demora mais a pegada da turbina? há! a fase aspirada do motor subia tão rápido que nem se notava lag... muuuuuuuito legal...
    comodoro8quatro
    comodoro8quatro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 432
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Comodoro Automatic 1984 2p
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/11/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por comodoro8quatro Sáb 24 Set - 20:49:41

    entendo, a turbina influencia,alias tudo influencia!dexa eu refazer a pergunta, na fase aspirada muda alguma coisa em comparaçao com um aspirado ou nao?e depois que a turbina começa a soprar como fica?


    Última edição por comodoro8quatro em Sáb 24 Set - 20:59:35, editado 1 vez(es)
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por j ricardo Sáb 24 Set - 20:59:11

    comodoro8quatro escreveu:entendo, a turbina influencia,alias tudo influencia!dexa eu refazer a pergunta, na fase aspirada muda alguma coisa ou nao?e depois que a turbina começa a soprar como fica?

    teoria: quanto menor o lobe, mais longe da rotação de marcha lenta vem o torque, como o torque vai lá pra cima, então o motor gira mais e por consequencia, vem mais potencia...

    com o lobe maior, o torque desce, pra perto da rotação de lenta... a pressão nos cilindros aumenta em baixas rotações, melhorando a pegada do motor...

    no carro turbo, isso tambem acontece... com a pressão nos cilindros aumentando em baixas rotações, a turbina acorda mais cedo... e na parte que o comando "perderia em alta" por falta de pressão nos cilindros, a turbina provém essa pressão.. fazendo o motor girar mais,e gerando mais torque em alta também...

    mas para carro com motor grande como o 6cil, o torque não é problema para um motor turbo, em baixa terá volume e pressão nos cilndros para acordar a turbina... e assim não se faz sentir tanto o lag da turbina.. ou seja, mesmo com comando de lobe baixo, ainda tem torque pra empurrar o carro com gosto antes da turbina acordar...

    ou seja teoricamente, o lobe baixo prejudica a turbina, mas a dinamica de um motor forte de baixa compensa isso em parte...
    comodoro8quatro
    comodoro8quatro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 432
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Comodoro Automatic 1984 2p
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/11/2010

     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por comodoro8quatro Sáb 24 Set - 21:07:37

    lol!

    Conteúdo patrocinado


     - Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes Empty Re: Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 9:14:20