Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

64 usuários online :: 8 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 56 Visitantes :: 2 Motores de busca

antiqueira79, Black, Copelpecas, joaoc, onivaldo.gm, pacato, Shadow90, Vitor4.1i


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7883)
 
100 (7771)
 

CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Compartilhe

Tiago Azevedo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 718
Idade : 28
Localização : Caxias do Sul
Modelo do carro : Caravan Diplomata 86 Alcool + 446 + 6x2 GERMAN Racing + ponto (por enquanto)
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2011

CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por Tiago Azevedo em Ter 22 Nov - 10:09:37

E aih amigos. Bem, tive no encontro do Clube do Opala da Caxias do Sul que ocorreu no último sábado (sou integrante do clube) e conversando com um cara que a anos frequenta o clube ele me falou de um cara de um ferro-velho que tinha uma caixa Clark 5 marchas, as não sabia se era de Opala. Então um amigo meu foi lá ver a caixa e o cara tinha duas, mas ele estranhou porque ela não tinha plaqueta e também não me falou nada sobre cor da capa-seca (que seria avermelhada). Ele só viu que tinha um código.
GM-1 94614850.
Alguém sabe me dizer de que modelo se trata?

oumgue
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 2758
Modelo do carro : Opala SS 1978
Cilindros : 6
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por oumgue em Ter 22 Nov - 10:38:27

5m 4c

http://opalasc.aforumfree.com/t243-identificacao-caixa-de-marchas-me-ajudem

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-183451882-cmbio-cinco-marchas-opala-ou-caravan-_JM

Tiago Azevedo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 718
Idade : 28
Localização : Caxias do Sul
Modelo do carro : Caravan Diplomata 86 Alcool + 446 + 6x2 GERMAN Racing + ponto (por enquanto)
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2011

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por Tiago Azevedo em Ter 22 Nov - 11:37:31

oumgue escreveu:5m 4c

http://opalasc.aforumfree.com/t243-identificacao-caixa-de-marchas-me-ajudem

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-183451882-cmbio-cinco-marchas-opala-ou-caravan-_JM

jah aproveitando a resposta o que vc acha usar essa caixa no lugar da minha original 4 marchas? quais as vantagens e desvantagens?

oumgue
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 2758
Modelo do carro : Opala SS 1978
Cilindros : 6
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por oumgue em Ter 22 Nov - 12:01:00

caravan 86 verde tropical escreveu:
oumgue escreveu:5m 4c

http://opalasc.aforumfree.com/t243-identificacao-caixa-de-marchas-me-ajudem

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-183451882-cmbio-cinco-marchas-opala-ou-caravan-_JM

jah aproveitando a resposta o que vc acha usar essa caixa no lugar da minha original 4 marchas? quais as vantagens e desvantagens?

Um assunto já abordado aqui no fórum é a fusão dessa caixa com a sua...

http://www.opaleirosdoparana.com/t7625-fusao-caixa-4m-com-5m-para-l6

5m do 4c no 6c só se for pra andar na boa, e mesmo assim corre o risco de não suportar o torque.

Tiago Azevedo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 718
Idade : 28
Localização : Caxias do Sul
Modelo do carro : Caravan Diplomata 86 Alcool + 446 + 6x2 GERMAN Racing + ponto (por enquanto)
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2011

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por Tiago Azevedo em Ter 22 Nov - 12:24:39

eh eu to lendo o dia inteiro sobre isso. um amigo meu que eh opaleiro e tem uma metalúrgica tava pensando em fazer uma 4ª marcha mais longa. a 5ª do 92 eh 0.85 se não me angano e ele queria faze a nossa 4ª com 0.75. pelos calculos o carro a 120km/h iria girar 1990 rpm. mais no fim do ano nós vamos fazer isso, daih eu vou postar aki. ele jah fez ateh um trambulador sequencial. soh pra frente e pra traz e funciona direitinho, mas na caixa varetada por enquanto. mas valeu a dica

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por BANDIT em Ter 22 Nov - 15:10:15

Olha cara o calculo pra se fazer uma simples reles.....insignificante enfrenagem de cambio....é punk viu....

E outra o pessoal das antigas usava cambio de engrenagem de dentes retos...justamente porque eram feitas no torno....de ótimo material...mas dentes retos.....(as helecodiais são + resistentes.....tendo o mesmo material ) .....o barulho que vc. escuta dela "cantando" é a engrenagem se "moendo" ...eles aguentavam +potência + não tinham durabilidade .....

E sobre relação funciona assim (no opala ) as 3 primeiras marchas são divisiveis ...a 4° de relação 1;00:1 pra 1;00:1....siginifica oque oque o motor produz sae na roda....já a 5° é multiplicativa....

Então vc. andando sair de uma relação normal de 3° e colocar uma 4° extra-lona 0.75 ...o motor via apanhar....se não tiver embalado....vai volatar pra 3° ...e mesmo embaladão .....o giro via despengar nessa 4° extra-longa....

São coisas pra se pensar study

Tiago Azevedo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 718
Idade : 28
Localização : Caxias do Sul
Modelo do carro : Caravan Diplomata 86 Alcool + 446 + 6x2 GERMAN Racing + ponto (por enquanto)
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2011

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por Tiago Azevedo em Ter 22 Nov - 15:46:31

BANDIT escreveu:Olha cara o calculo pra se fazer uma simples reles.....insignificante enfrenagem de cambio....é punk viu....

E outra o pessoal das antigas usava cambio de engrenagem de dentes retos...justamente porque eram feitas no torno....de ótimo material...mas dentes retos.....(as helecodiais são + resistentes.....tendo o mesmo material ) .....o barulho que vc. escuta dela "cantando" é a engrenagem se "moendo" ...eles aguentavam +potência + não tinham durabilidade .....

E sobre relação funciona assim (no opala ) as 3 primeiras marchas são divisiveis ...a 4° de relação 1;00:1 pra 1;00:1....siginifica oque oque o motor produz sae na roda....já a 5° é multiplicativa....

Então vc. andando sair de uma relação normal de 3° e colocar uma 4° extra-lona 0.75 ...o motor via apanhar....se não tiver embalado....vai volatar pra 3° ...e mesmo embaladão .....o giro via despengar nessa 4° extra-longa....

São coisas pra se pensar study


mas o que vc acha da ideia?? visando um carro forte, de uns 200cv, feito pra andar bem na estrada, sem uso em borrachões. no máximo arrancadas queimando um pneu, mas não por muito tempo e sem trocar marchas dando de bandido.

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por Ivo Filho em Ter 22 Nov - 17:31:00

caravan 86 verde tropical escreveu:
BANDIT escreveu:Olha cara o calculo pra se fazer uma simples reles.....insignificante enfrenagem de cambio....é punk viu....

E outra o pessoal das antigas usava cambio de engrenagem de dentes retos...justamente porque eram feitas no torno....de ótimo material...mas dentes retos.....(as helecodiais são + resistentes.....tendo o mesmo material ) .....o barulho que vc. escuta dela "cantando" é a engrenagem se "moendo" ...eles aguentavam +potência + não tinham durabilidade .....

E sobre relação funciona assim (no opala ) as 3 primeiras marchas são divisiveis ...a 4° de relação 1;00:1 pra 1;00:1....siginifica oque oque o motor produz sae na roda....já a 5° é multiplicativa....

Então vc. andando sair de uma relação normal de 3° e colocar uma 4° extra-lona 0.75 ...o motor via apanhar....se não tiver embalado....vai volatar pra 3° ...e mesmo embaladão .....o giro via despengar nessa 4° extra-longa....

São coisas pra se pensar study


mas o que vc acha da ideia?? visando um carro forte, de uns 200cv, feito pra andar bem na estrada, sem uso em borrachões. no máximo arrancadas queimando um pneu, mas não por muito tempo e sem trocar marchas dando de bandido.

na decada de 70 a GM lancou a caixa omega que era um misto do cambio tres marchas com a 4 marcha overdrive ou multiplicadora como o bandit falou.
Essa caisa é extremamente rara justamente por nao ter feito muito sucesso entre os donos de opala da epoca que achavam um incomodo ter de baixar a 4 na subida.
Na verdade nessa caixa a terceira é 1:1 e aquarta esta no lugar da primeira do tres marchas...não vou tentar explciar isso, mas é uma caixa complicada.

Outra coisa que tbm acabou com esse cambio omega é a falta de conhecimento dos mexanicos nao so da epoca mas ate hoje, pois se montar o trambulador varetado como dos 4 marchas normais, o cambio inverte a 1 com a 4 e isso deixou muito mecanico doido!!!!

para identificar esse cambio que é original GM, na bola da alavanca tem um pontinho vermelho em baixo relevo....

Tenta achar um desse ai....

quanto a fazer uma marcha, o problema nao é fazer a engrenagem do eixo arvore secundario que no caso do oapala e de um monte de carros a 4 é no eixo piloto e nao no cambio em si, mas o problema é fazer o eixo primário que é bruto, cheio de tratamento.
Para vc ter uma ideia, ano passado eu estava fechando um cambio e deixei o eixo primario cair no chao de um altura de 50cm e quebrou 3 dentes de tao duro que é...entao fazer engrenagem de cambio.....á coisa para pró....O Sapinho faz, mas um cambio desses tem vida curta e o preço la em cima.


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

Tiago Azevedo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 718
Idade : 28
Localização : Caxias do Sul
Modelo do carro : Caravan Diplomata 86 Alcool + 446 + 6x2 GERMAN Racing + ponto (por enquanto)
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2011

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por Tiago Azevedo em Ter 22 Nov - 17:55:29

ah pois eh! eh o que nós estamos estudando o material tbm. o pai desse meu amigo em questão eh engenheiro e nós vamos tentar. para ver o que dah

Tiago Azevedo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 718
Idade : 28
Localização : Caxias do Sul
Modelo do carro : Caravan Diplomata 86 Alcool + 446 + 6x2 GERMAN Racing + ponto (por enquanto)
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2011

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por Tiago Azevedo em Ter 22 Nov - 20:54:49

soh me tirem mais uma duvidazinha.
a caixa 2205B (5m do 4cil), que dizem ser mais longa que a 4m original do 6cil, tem uma boa resistencia perante a mesma??

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por Ivo Filho em Qua 23 Nov - 14:34:48

cara, 2205B so saiu em opala 92 6 cil a gasolina. É resitente, mas quando quebra, junto ela quebra o bolso do dono do carro.

o principio de funcionamento dos cambios clark e eaton sao semelhante e todos tem 4m 1:1 com exceção do clarck/omega (nao é cambio de omega é o nome do cambio mesmo) que a 3 era 1:1 e a 4 era over drive.


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

Tiago Azevedo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 718
Idade : 28
Localização : Caxias do Sul
Modelo do carro : Caravan Diplomata 86 Alcool + 446 + 6x2 GERMAN Racing + ponto (por enquanto)
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2011

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por Tiago Azevedo em Qua 23 Nov - 14:54:39

olha o amigo meu vai fazer assim. vai enviar para verificar que dureza tem o material das engrenagens e tudo mais e vai fazer a 3ª com 1,30 e a 4ª com 0.75 e veremos como vai ficar. ele vai fazer primeiro em uma caixa varetada, que eh mais barata.

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9352
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por j ricardo em Qua 23 Nov - 17:29:26

caravan 86 verde tropical escreveu:olha o amigo meu vai fazer assim. vai enviar para verificar que dureza tem o material das engrenagens e tudo mais e vai fazer a 3ª com 1,30 e a 4ª com 0.75 e veremos como vai ficar. ele vai fazer primeiro em uma caixa varetada, que eh mais barata.

vai odiar...

se o buraco de rotação da segunda marcha (1,68) para a terceira (1:1) do cambio tres marchas já é uma bosta, imagine esse buracão que está planejando....


nicolas opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2698
Idade : 22
Localização : Santo andré
Modelo do carro : Caravan Comodoro "cassandra" 1980
Cilindros : 4.. Por alguns meses...
Data de inscrição : 12/12/2008

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por nicolas opaleiro em Qua 23 Nov - 17:31:36

qual cambio vinha nos 92 a alcool 6 cil ??
era o 4 marchas dos anos anteriores ??

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9352
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por j ricardo em Qua 23 Nov - 17:32:10

e olha que a queda de rotação da segunda para terceira do tres marchas é de 40%

e a que voce está planejando é de 42%.... numa relação mais longa ainda...

vai vir com a terceira cheia.. 4500, vai jogar a quarta, o motor vai dar cabeçada de tanto buraco...

meu conselho: esquece isso!

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9352
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por j ricardo em Qua 23 Nov - 17:32:29

nicolas opaleiro escreveu:qual cambio vinha nos 92 a alcool 6 cil ??
era o 4 marchas dos anos anteriores ??

sim!

Tiago Azevedo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 718
Idade : 28
Localização : Caxias do Sul
Modelo do carro : Caravan Diplomata 86 Alcool + 446 + 6x2 GERMAN Racing + ponto (por enquanto)
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2011

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por Tiago Azevedo em Qua 23 Nov - 20:59:35

j ricardo escreveu:e olha que a queda de rotação da segunda para terceira do tres marchas é de 40%

e a que voce está planejando é de 42%.... numa relação mais longa ainda...

vai vir com a terceira cheia.. 4500, vai jogar a quarta, o motor vai dar cabeçada de tanto buraco...

meu conselho: esquece isso!

mas aih eh que tah. nós estamos estudando as relações pra ficar menor esse buraco e em diferentes condições de pilotagem

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por BANDIT em Qui 24 Nov - 6:31:48

caravan 86 verde tropical escreveu:
j ricardo escreveu:e olha que a queda de rotação da segunda para terceira do tres marchas é de 40%

e a que voce está planejando é de 42%.... numa relação mais longa ainda...

vai vir com a terceira cheia.. 4500, vai jogar a quarta, o motor vai dar cabeçada de tanto buraco...

meu conselho: esquece isso!

mas aih eh que tah. nós estamos estudando as relações pra ficar menor esse buraco e em diferentes condições de pilotagem



ta + dai vc. se a caixa ficar longa ..der buraco....vc. vai encurtar o diferencial.Question Question ...pra a caixa ficar normal..Exclamation ...dai a 1° e 2° vai ficar bem curta ....

Amigo vc. não pode pensar só em relação de caixa....ou diferencial.....

vc. tem que pensar em relação final......oque está saindo na roda.....

que é uma soma de :

giro do motor ....relação do cambio...relação do diferencial.....tamanho do aro e pmeu .....

que fazer um teste bem barato .....pra ver como é andar extra-longo......

coloque rodas 18....a relação final via lá pra nuvens ....



Eu já disse tenho um opala com relação 3;54:1...com rodas 18...pneu 245/40ZR-18...( pneu de audi A-6)

o carro parece ser 3;08:1......vc. anda de boa anda rápido de baixo giro.....não parece ser relação 4cc

Vc. ainda melhora a estabilidade .....e tira aquele balanço encomodo de opalas originalissimos em curva .....o carro não fica duro ((comparando ao originalissimo ))

Tiago Azevedo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 718
Idade : 28
Localização : Caxias do Sul
Modelo do carro : Caravan Diplomata 86 Alcool + 446 + 6x2 GERMAN Racing + ponto (por enquanto)
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2011

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por Tiago Azevedo em Qui 24 Nov - 10:48:40

entaum eu vo cata umas roda 15 e os pneu original do 92 pra ve como fica. mas olha, nós estamos a procura de uma configuração que diminua os ruídos a uma velocidade de 100km/h e que fique tranquilo na descida de um morro, por exemplo.

Thunderforce
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1
Localização : Caxias do Sul - RS
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 6 Cilindros
Data de inscrição : 15/01/2012

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por Thunderforce em Dom 15 Jan - 17:37:38

Olá no começo do tópico foi dito o numero da caixa GM-1 94614850 isso eu vi na caixa quando eu fui ve-la no ferro velho e ela era 5m mesmo. Mas hj com a minha caixa fora eu notei q o numero é exatamente o mesmo GM-1 94614850 e ela é uma caixa de 4m com ré pra frente e aí existem numeros iguais pra caixas diferentes??

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9352
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por j ricardo em Dom 15 Jan - 18:52:16

Thunderforce escreveu:Olá no começo do tópico foi dito o numero da caixa GM-1 94614850 isso eu vi na caixa quando eu fui ve-la no ferro velho e ela era 5m mesmo. Mas hj com a minha caixa fora eu notei q o numero é exatamente o mesmo GM-1 94614850 e ela é uma caixa de 4m com ré pra frente e aí existem numeros iguais pra caixas diferentes??

numero da carcaça da caixa.. é a mesma carcaça para os 4 marchas ré pra frente do 6cil, e 5 marchas dos 4cil...

não adianta esses numeros que vem nas peças GM só confundem mais as pessoas...

Conteúdo patrocinado

Re: CAIXA 5 MARCHAS SEM PLAQUETA

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:39:31


    Data/hora atual: Sex 9 Dez - 6:39:31