Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA EmptyHoje à(s) 19:36:25 por Rubão6cc

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA EmptyHoje à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA EmptyOntem à(s) 15:39:52 por Tonho_RS

» farol alto não liga
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA EmptyOntem à(s) 15:28:42 por Tonho_RS

» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA EmptyOntem à(s) 11:49:15 por Pagung

» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA EmptyOntem à(s) 8:49:03 por Paulo Corso

» Seção COMÉDIA
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA EmptySeg 29 Abr - 21:28:04 por opala4cc

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA EmptySeg 29 Abr - 7:39:44 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA EmptySáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens

Quem está conectado?

108 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 108 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

Os membros mais ativos do mês

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_leftesquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Baresquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_right 
tabarbosa (16850)
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_leftesquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Baresquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_right 
Rubão6cc (15346)
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_leftesquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Baresquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_right 
BANDIT (13573)
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_leftesquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Baresquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_right 
Xann (10394)
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_leftesquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Baresquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_leftesquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Baresquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_right 
j ricardo (9376)
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_leftesquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Baresquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_right 
Jean Bida (9320)
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_leftesquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Baresquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_leftesquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Baresquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_leftesquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Baresquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Bar_right 

+5
faccinaSS4
opala4cc
carlos henrique da silva
Dhiego Michel
helder
9 participantes

    ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    helder
    helder
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1139
    Localização : minas gerais
    Modelo do carro : FASTBACK COUPE 74
    Cilindros : 6ZAO
    Data de inscrição : 04/07/2011

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por helder Sex 13 Jan - 9:25:47

    opa!
    senhoras e senhores,necessito da ajuda de vcs,entendidos,para terminar esse esquema que ta me enchendo o saco!rsrrs.
    falta um pouco,mas um pouquinho só de conhecimento de funcionamento do motor,pra terminar.e interpretaçao para com esse rele,que pra mim nao é o original do carro.mas funcionava nele antes.antes de eu retirar qualquer e todo fio que existe no carro,pois me atinei de fazer a eletrica toda do zero em casa!
    segue aí a encrenca,me ajudem a completar esse literal quebra cabeça!esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Esquemalimpador2
    helder
    helder
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1139
    Localização : minas gerais
    Modelo do carro : FASTBACK COUPE 74
    Cilindros : 6ZAO
    Data de inscrição : 04/07/2011

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por helder Sáb 14 Jan - 4:34:27

    Question
    Dhiego Michel
    Dhiego Michel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 768
    Idade : 37
    Localização : Curitiba - PR
    Modelo do carro : OPALA Comodoro 86"
    Cilindros : 6cil - 250 pol³ - 4.100cc
    Data de inscrição : 26/07/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por Dhiego Michel Sáb 14 Jan - 8:41:44

    TENSO!
    helder
    helder
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1139
    Localização : minas gerais
    Modelo do carro : FASTBACK COUPE 74
    Cilindros : 6ZAO
    Data de inscrição : 04/07/2011

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por helder Sáb 14 Jan - 11:14:08

    é incrivel o excassez de eletricista neste forum!
    na mecanica e preparaçao todos se arriscam a dar um palpite mas eletrica...
    e como o amigo disse,TENSO!
    helder
    helder
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1139
    Localização : minas gerais
    Modelo do carro : FASTBACK COUPE 74
    Cilindros : 6ZAO
    Data de inscrição : 04/07/2011

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por helder Seg 16 Jan - 16:52:58

    Sad
    carlos henrique da silva
    carlos henrique da silva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 40
    Localização : ribeirao preto sp
    Data de inscrição : 19/12/2008

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por carlos henrique da silva Qua 18 Jan - 6:08:43

    procure o esquema completo , se nao me engano tem no opala.com, fica dificil de saber do jeito ue vc colocou, pois os cabos coloridos a cor e a funçao do cabo, entao muda de ano e modelo. mas com o esquema original da pra saber , pelo ano do carro da foto tem temporizador e o motor tem 2 velocidades. o rele e apenas o multiplicador da corrente , possui 2 contatos abertos mais bobina e auxiliar. que pode ser para o temporizador.
    helder
    helder
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1139
    Localização : minas gerais
    Modelo do carro : FASTBACK COUPE 74
    Cilindros : 6ZAO
    Data de inscrição : 04/07/2011

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por helder Qua 18 Jan - 6:45:28

    carlos henrique da silva escreveu:procure o esquema completo , se nao me engano tem no opala.com, fica dificil de saber do jeito ue vc colocou, pois os cabos coloridos a cor e a funçao do cabo, entao muda de ano e modelo. mas com o esquema original da pra saber , pelo ano do carro da foto tem temporizador e o motor tem 2 velocidades. o rele e apenas o multiplicador da corrente , possui 2 contatos abertos mais bobina e auxiliar. que pode ser para o temporizador.
    me da uma luz ae entao amigo,como funciona esse troço de multiplicador de corrente?
    o motor é sim de 2 velocidade,e o rele é sim do jeito que vc disse
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Qui 19 Jan - 14:25:08

    Meu caro:
    Uma vez destrinchei esse circuito do limpador de parabrisas do opala, no caso do opala 92. O que eu me lembro é que o conector do motor tem 4 fios, no opala 92: o marrom é pós chave, que sai do motor do limpador e quando chega no chicote, se transforma em branco. O zul que sai do motor do limpador, chega no chicote e continua de cor azul, é do estágio temporizado, ou seja, vai para o relé do limpador do parabrisas, pois quando você seleciona o estágio temporizado, ele só energiza quando os limpadores se movem. Os outros dois fios amarelos que saem do motor e continuam amarelos no chicote, devem estar relacionados à velocidade 1 e 2, pois se enrgizam quando estas são acionadas. Tem ainda o fio marrom que sai do motor e termina em um terminal tipo olhal, que é aterrado na carroceria.
    Sobre o relé que você mencionou, acho que o diagrama em anexo vai esclarecer melhor o que você precisa. Sempre lembrando que o relé do circuito do limpador do parabrisas é apenas um TEMPORIZADOR e nada mais. Para ajudar melhor você, seria necessário eu ter um carro do mesmo ano ou então ir até aí com um multímetro, pois as informações relativas aos diagramas elétricos do opala são o segredo mais bem guardado pela GM até hoje quando se trata de opala. Não sei porquê... E para piorar, a GM adorava mudar as cores dos fios de ano para ano!
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Diagramaeletrico
    helder
    helder
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1139
    Localização : minas gerais
    Modelo do carro : FASTBACK COUPE 74
    Cilindros : 6ZAO
    Data de inscrição : 04/07/2011

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por helder Qui 19 Jan - 15:56:35

    valeu mano,ja é uma luz..
    vou estudar e comparar com que eu tenho
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Dom 5 Fev - 22:11:48

    helder escreveu:valeu mano,ja é uma luz..
    vou estudar e comparar com que eu tenho

    Uma segunda opção, caso deseje um "plano B". Leia até o fim o anúncio deste vendedor do mercadolivre:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-215237182-rele-inteligente-limpador-carros-sem-temporizador-gol-_JM
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Dom 5 Fev - 22:23:26

    Infelizmente, a solução pronta para seu caso já não é mais fabricada comercialmente:

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Digitalizar0198
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Temporizador+005
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Digitalizar0197
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Temporizador+008
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Temporizador+009
    faccinaSS4
    faccinaSS4
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5874
    Idade : 36
    Localização : balneario camboriu
    Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
    Cilindros : 4 + 2
    Data de inscrição : 30/05/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por faccinaSS4 Seg 6 Fev - 8:42:18

    opala4cc escreveu:Infelizmente, a solução pronta para seu caso já não é mais fabricada comercialmente:

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Digitalizar0198
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Temporizador+005
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Digitalizar0197
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Temporizador+008
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Temporizador+009


    Me diga uma coisa, isso não é um dimmer como aqueles que controlam intensidade de luz?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Seg 6 Fev - 14:02:14

    faccinaSS4 escreveu:
    opala4cc escreveu:Infelizmente, a solução pronta para seu caso já não é mais fabricada comercialmente:

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Digitalizar0198
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Temporizador+005
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Digitalizar0197
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Temporizador+008
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Temporizador+009


    Me diga uma coisa, isso não é um dimmer como aqueles que controlam intensidade de luz?

    Sim e não. Dimmer é para controlar a intensidade de uma lâmpada. Isto é um potenciômetro, provavelmente um resistor variável. À medida em que a resistência vai variando pelo giro do botão, o relé interno aumenta o tempo entre as passadas do limpador. Mas é um potenciômetro com algo mais para esta aplicação específica, mesmo porque um dimmer não tem aquele monte de contatos elétricos na parte traseira do botão. Aquilo ali tem um relé embutido, um potênciometro e algo mais...


    Última edição por opala4cc em Seg 1 Jan - 20:07:03, editado 2 vez(es)
    faccinaSS4
    faccinaSS4
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5874
    Idade : 36
    Localização : balneario camboriu
    Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
    Cilindros : 4 + 2
    Data de inscrição : 30/05/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por faccinaSS4 Seg 6 Fev - 14:21:12

    isso provevelmente deve esistir com algum outro nome! eu gostei da ideia! o meu limpador só tem uma velocidade: running to the devil...

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Seg 6 Fev - 14:38:58

    faccinaSS4 escreveu:isso provevelmente deve esistir com algum outro nome! eu gostei da ideia! o meu limpador só tem uma velocidade: running to the devil...


    Também gostei. Tenho vontade de instalar isso no meu opala. O estágio temporizado da alavanca poderia ter sua frequência de acionamento regulável de três passagens por miinuto até 22 passagens por minuto, bastando girar o botão potenciômetro. Os outros dois estágios da alavanca permaneceriam intocados, sendo a velô 1 e a velô 2. Seria como uma "melhoria" do estágio temporizado original do carro. Show de bola, não?
    faccinaSS4
    faccinaSS4
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5874
    Idade : 36
    Localização : balneario camboriu
    Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
    Cilindros : 4 + 2
    Data de inscrição : 30/05/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por faccinaSS4 Seg 6 Fev - 14:50:53

    muito bom mesmo!
    o meu já não esta funcionando nas alavancas e sim em um botão adaptado no painel, que por sinal, só funciona na velo maxima.
    vou falar com o eletricista se rola uma adaptação de um dimmer/potenciometro pra regular essa m**ravilha!
    helder
    helder
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1139
    Localização : minas gerais
    Modelo do carro : FASTBACK COUPE 74
    Cilindros : 6ZAO
    Data de inscrição : 04/07/2011

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por helder Qui 9 Fev - 4:45:23

    eu consegui instalar,jaja mostro o que eu fiz
    faccinaSS4
    faccinaSS4
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5874
    Idade : 36
    Localização : balneario camboriu
    Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
    Cilindros : 4 + 2
    Data de inscrição : 30/05/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por faccinaSS4 Qui 9 Fev - 7:17:24

    to curioso!!!!
    bounce
    faccinaSS4
    faccinaSS4
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5874
    Idade : 36
    Localização : balneario camboriu
    Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
    Cilindros : 4 + 2
    Data de inscrição : 30/05/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por faccinaSS4 Qui 16 Fev - 18:19:54

    então, eu tava procurando na net e encontrei alguns potenciometros assim, para guitarra.guitarra


    esra que ela não daria certo, lidago depois do rele?
    helder
    helder
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1139
    Localização : minas gerais
    Modelo do carro : FASTBACK COUPE 74
    Cilindros : 6ZAO
    Data de inscrição : 04/07/2011

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por helder Sex 17 Fev - 4:48:01

    cade fotos???
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Ter 17 Jul - 0:44:43

    Olha só: desvendado o mistério do temporizador eletrônico antigo que postei fotos.
    Dêem uma olhada no link:
    http://www.clubedagraxa.com.br/blog/instalacao-de-temporizador-para-o-limpador-de-parabrisas-no-troller-tutorial/

    Os carros da década de 70 para os quais o temporizador eletrônico que postei fotos era destinado, não tinham relé temporizador. Então, o cara que inventou o tal produto colocou anexado ao botão que ele vendia para por no painel, um relé com o circuito integrado da ATMEL. O botão nada mais era do que um potenciômetro. Claro que ia um resistor no meio-de-campo, mas tudo ficava encoberto pela caixinha anexada ao botão da foto.
    Se não me engano, o rele temporizador do opala é idêntico ao do troller. Por isso, quem quiser regular a temporização do seu limpador de parabrisas, basta seguir o tutorial do link que postei.
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por thiago.santiago Seg 23 Set - 23:16:46

    Alguem tem os reles do opala 91, numero 29 e 31 ambos do temporizador do vidro eletrico traseiro e dianteiro, pois o meu veio sem e esta com um fio fazendo ponte para funcionar.

    helder escreveu: Sad
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Ter 24 Set - 0:20:26

    thiago.santiago escreveu:Alguem tem os reles do opala 91, numero 29 e 31 ambos do temporizador do vidro eletrico traseiro e dianteiro, pois o meu veio sem e esta com um fio fazendo ponte para funcionar.

    helder escreveu: Sad
    A Aspen Volta Redonda (em Barra Mansa no RJ, (24)3336-6800) consta que tem uma unidade do rele temporizador do limpador do vidro, mas o preço é obsceno (R$301,00). A loja "Grande São Paulo" consta que tem 2 unidades (preço desconhecido, (11) 2067-2601).

    Já o relé temporizador do desembaçador do vigia, a "Grande São Paulo" consta que tem 3 unidades (preço desconhecido). Na "Calibra" (Sao Paulo-SP) (11)3666-5622 consta que tem uma unidade, com o preço obsceno de R$185,17.

    Acho melhor você apelar para o mercado paralelo ou mercadolivre:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-499896937-rel-temporizador-do-limpador-de-parabrisas-camperopala-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501765372-rele-temporizador-desembacador-tras-opala-caravan-chevette-_JM
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=3464
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=3517
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=3867
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=3782

    É só escolher a marca.
    Especificamente nos links da nafil, eu tenho quase certeza de que são esses os relés que servem no opala. Mas recomendo que você visite o site dos fabricantes e consulte o catálogo de aplicações (marília, DNI, etc...).

    Boa Sorte
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por thiago.santiago Qua 25 Set - 19:32:40

    Opala4cc, obrigado pelas dicas, a duvida dos reles da nafil é que nao sei os contatos do original para saber a sequencis, so sei que onde vai os 2 reles que lhe perguntei sem eles nao funciona os vidros, por isso fizeram uma ponte formato U para funcionar. Entao acho que colocando estes 2 reles resolveria a cambiarra
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Qua 25 Set - 21:04:40

    thiago.santiago escreveu:Opala4cc,  obrigado pelas dicas, a duvida dos reles da nafil é que nao sei os contatos do original para saber a sequencis, so sei que onde vai os 2 reles que lhe perguntei sem eles nao funciona os vidros, por isso fizeram uma ponte formato U para funcionar. Entao acho que colocando estes 2 reles resolveria a cambiarra
    De nada. Mas não entendi sua dúvida. Os relés da nafil (mercado paralelo) tem a mesma pinagem dos originais. Ademais, cada pino tem uma numeração. O que não pode ficar é essa ponte gambiarra que fizeram no seu carro. É risco de incêndio.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Qua 25 Set - 21:17:48

    Complementando o tópico, aqui vão uns diagramas de como montar um temporizador no circuito do limpador de parabrisas de veículos que não tinham a fase temporizada. São três versões. A versão final tem o layout para placa de circuito impresso, para aqueles que dominam a técnica de fabricação caseira de placas de circuito impresso.
    ATENÇÃO: NÃO SERÁ PROVIDO SUPORTE TÉCNICO COM RELAÇÃO AOS CIRCUITOS, pois eles não foram criados por mim. Peço a compreensão de todos. Peguei a informação há algum tempo em algum fórum (que já não me lembro mais) e os créditos vão para o criador do circuito. Todos os textos entre aspas foram copiados da postagem original.

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA <a href=esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA U6oc  " />
    Figura 1: primeira versão

    Na figura 1: "Você teria que interromper o fio que vai da alavanca do limpador para o relé e ligar nos pontos que consta no esquema. Repare no diodo que tem que ser ligado nos polos da bobina do relé.
    Projetei para funcionar da seguinte forma:
    Com a chave rotatória na posição que está no esquema, o CI está resetado e sua saida está baixa, fazendo com que o relé fique constantemente acionado e, portanto, o limpador funciona continuamente.
    Com a chave na posição para que pegue apenas o resistor R1, o limpador é acionado a cada 5 segundos.
    Nas posições seguintes, o limpador é acionado a cada 6,6 segundos, 8 segundos e 9,6 segundos.
    Estes tempos são aproximados, pois, depende da tolerância dos componentes.
    Qualquer dúvida ou sugestão de modificação dos tempos de acesso, etc... fique a vontade em falar.
    Dá para incrementar, colocando um LED que acenda na hora que o limpador é acionado, produza um bip, etc..."


    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA <a href=esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Jq18  " />
    Figura 2: segunda versão

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA <a href=esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA R7k  " />
    Figura 3: terceira versão

    Figura 3: "Neste caso, para que não fosse necessário usar uma chave para quando quiséssemos que o limpador ficasse ligado continuamente (sem temporização), pensei em usar um potenciômetro duplo (R3 e R5).
    No esquema a seguir, R3 controla o intervalo de tempo entre as limpadas, variando entre cerca de 5 e 20 segundos. Como R5 é acionado pelo mesmo eixo de R3, quando ele estiver próximo de seu valor
    mínimo de resistência, Q1 conduzirá, resetando o CI, o que faz com que o relé fique permanentemente acionado e, portanto, o limpador fica ligado continuamente."


    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA <a href=esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA 66yj  " />
    figura 4: layout da placa de circuito impresso da terceira versão (parte de cima).

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA <a href=esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Qrej  " />
    figura 5: layout da placa de circuito impresso da terceira versão (parte de baixo).

    Lista de componentes da terceira versão:
    "1 Circuito integrado LM555N = R$ 2,00
    1 Transistor BC548 = R$ 0,50
    1 Transistor BC558 = R$ 0,50
    1 Diodo 1N4004 = R$ 0,50
    1 Resistor de 30k x 1/8W = R$ 0,10
    1 Resistor de 3k3 x 1/8W = R$ 0,10
    3 Resistores de 1k x 1/8W = R$ 0,30
    1 Resistor de 10k x 1/8W = R$ 0,10
    1 Resistor de 15k x 1/8W = R$ 0,10
    1 Potenciômetro Duplo de 100k com knob = R$ 4,00
    1 Capacitor de Poliester de 100nF = R$ 0,20
    1 Capacitor Eletrolítico de 220uF x 16v = R$ 0,20
    1 Relé Automotivo de 12v = R$ 8,00
    1 Placa Universal furada do modelo da foto = R$ 8,00
    Caixa Plástica = R$ 10,00
    3 mts de fio = R$ 3,00 "

    Obs. do postador neste fórum: os preços acima citados podem estar defasados.


    Última edição por opala4cc em Sex 27 Set - 1:43:31, editado 1 vez(es)
    willianscmotta
    willianscmotta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 736
    Localização : Vitória-ES
    Modelo do carro : GM Opala Diplomata 86/86 - Álcool
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/06/2013

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por willianscmotta Qua 25 Set - 22:57:09

    Galera, o meu motor do limpador parou de funcionar de novo! Quando comprei o carro ele não funcionava, era a chave do limpador que estava estragada e acabou danificando o motor, então comprei um motor usado e uma chave do limpador nova (que me custou preciosos R$ 100,00). Alguém sabe de algum outro motor que posso utilizar? O meu Opala é de 2 velocidades no limpador.


    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA 562542 
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Sex 27 Set - 11:37:01

    willianscmotta escreveu:Galera, o meu motor do limpador parou de funcionar de novo! Quando comprei o carro ele não funcionava, era a chave do limpador que estava estragada e acabou danificando o motor, então comprei um motor usado e uma chave do limpador nova (que me custou preciosos R$ 100,00). Alguém sabe de algum outro motor que posso utilizar? O meu Opala é de 2 velocidades no limpador.


    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA 562542 
    Não conheço motor de limpador de parabrisas de outro veículo que tenha a mesma furação do motor do limpador do opala. Também não conheço quem tenha feito alguma adaptação (muito menos que seja barata e eficaz). Por isso, recomendo que você compre outro motor de limpador (usado, já que não existem mais os novos) e, antes de instalar no carro, faça o desmonte, limpeza, lubrificação e remontagem. Atenção para a esfera na ponta do eixo do motor, que dá a regulagem. Não apertar demais para não ficar travando o motor - com consequente superaquecimento - e nem deixar frouxa - provocando ruídos e desgaste excessivo.
    Se optasse pelo limpador de outro veículo, provavelmente teria de furar a lataria do carro, o que (na minha opinião) pode trazer outros dissabores no futuro.
    willianscmotta
    willianscmotta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 736
    Localização : Vitória-ES
    Modelo do carro : GM Opala Diplomata 86/86 - Álcool
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/06/2013

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por willianscmotta Sex 27 Set - 13:41:52

    opala4cc escreveu:
    willianscmotta escreveu:Galera, o meu motor do limpador parou de funcionar de novo! Quando comprei o carro ele não funcionava, era a chave do limpador que estava estragada e acabou danificando o motor, então comprei um motor usado e uma chave do limpador nova (que me custou preciosos R$ 100,00). Alguém sabe de algum outro motor que posso utilizar? O meu Opala é de 2 velocidades no limpador.


    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA 562542 
    Não conheço motor de limpador de parabrisas de outro veículo que tenha a mesma furação do motor do limpador do opala. Também não conheço quem tenha feito alguma adaptação (muito menos que seja barata e eficaz). Por isso, recomendo que você compre outro motor de limpador (usado, já que não existem mais os novos) e, antes de instalar no carro, faça o desmonte, limpeza, lubrificação e remontagem. Atenção para a esfera na ponta do eixo do motor, que dá a regulagem. Não apertar demais para não ficar travando o motor - com consequente superaquecimento -  e nem deixar frouxa - provocando ruídos e desgaste excessivo.
    Se optasse pelo limpador de outro veículo, provavelmente teria de furar a lataria do carro, o que (na minha opinião) pode trazer outros dissabores no futuro.
    Amigão, não vai acreditar no que eu encontrei! Em uma Auto Center de minha confiança encontrei um motor do limpador do Opala original GM, com numeração GM e tudo, pela bagatela de R$ 400,00 apenas!

    É claro que eu irei pegar o meu motor e mandar pra uma elétrica pra recondicionar, refazer o bobinado, trocar as escovas e pintura da carcaça, irá sair menos da metade do preço! rsrss...


    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA 562542 
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Sex 27 Set - 14:20:35

    willianscmotta escreveu:
    opala4cc escreveu:Não conheço motor de limpador de parabrisas de outro veículo que tenha a mesma furação do motor do limpador do opala. Também não conheço quem tenha feito alguma adaptação (muito menos que seja barata e eficaz). Por isso, recomendo que você compre outro motor de limpador (usado, já que não existem mais os novos) e, antes de instalar no carro, faça o desmonte, limpeza, lubrificação e remontagem. Atenção para a esfera na ponta do eixo do motor, que dá a regulagem. Não apertar demais para não ficar travando o motor - com consequente superaquecimento -  e nem deixar frouxa - provocando ruídos e desgaste excessivo.
    Se optasse pelo limpador de outro veículo, provavelmente teria de furar a lataria do carro, o que (na minha opinião) pode trazer outros dissabores no futuro.
    Amigão, não vai acreditar no que eu encontrei! Em uma Auto Center de minha confiança encontrei um motor do limpador do Opala original GM, com numeração GM e tudo, pela bagatela de R$ 400,00 apenas!

    É claro que eu irei pegar o meu motor e mandar pra uma elétrica pra recondicionar, refazer o bobinado, trocar as escovas e pintura da carcaça, irá sair menos da metade do preço! rsrss...


    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA 562542 
    É, existir à venda por R$400,00 é o mesmo que não existir. Se fosse de um FORD Fusion, chevrolet cruze, azeera, etc..., até poderia custar os 400 (ou mais). É apenas a minha opinião. Sei que muitos vão discordar. Mas se você ficou indignado com o preço, pergunte para o dono da autopeças quanto ele pagou pelo motor e faça a conta do lucro: você vai sentir vontade de tacar fogo na loja do cara.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Sex 27 Set - 14:37:52

    willianscmotta escreveu:
    opala4cc escreveu:Não conheço motor de limpador de parabrisas de outro veículo que tenha a mesma furação do motor do limpador do opala. Também não conheço quem tenha feito alguma adaptação (muito menos que seja barata e eficaz). Por isso, recomendo que você compre outro motor de limpador (usado, já que não existem mais os novos) e, antes de instalar no carro, faça o desmonte, limpeza, lubrificação e remontagem. Atenção para a esfera na ponta do eixo do motor, que dá a regulagem. Não apertar demais para não ficar travando o motor - com consequente superaquecimento -  e nem deixar frouxa - provocando ruídos e desgaste excessivo.
    Se optasse pelo limpador de outro veículo, provavelmente teria de furar a lataria do carro, o que (na minha opinião) pode trazer outros dissabores no futuro.
    Amigão, não vai acreditar no que eu encontrei! Em uma Auto Center de minha confiança encontrei um motor do limpador do Opala original GM, com numeração GM e tudo, pela bagatela de R$ 400,00 apenas!

    É claro que eu irei pegar o meu motor e mandar pra uma elétrica pra recondicionar, refazer o bobinado, trocar as escovas e pintura da carcaça, irá sair menos da metade do preço! rsrss...


    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA 562542 
    Dá uma olhada:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-506363133-motor-limpador-opala-arno-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511901812-maquina-do-limpador-do-opala--_JM

    E os caras não conseguem vender (ou pelo menos demora um bocado).
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por thiago.santiago Sex 27 Set - 19:17:10

    opala 4cc,

    voce teria por acaso os codigos dos reles originais pois o vendedor do mercadolivre me pediu essa informação para ver se teria os dois.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Sex 27 Set - 21:14:57

    thiago.santiago escreveu:opala 4cc,

    voce teria por acaso os codigos dos reles originais pois o vendedor do mercadolivre me pediu essa informação para ver se teria os dois.
    Thiago:

    Pelo que entendi, você quer o relé temporizador do VIGIA (aquele vidro que tem filetes desembaçadores) e o relé temporizador dos levantadores elétricos dos vidros, não? Caso positivo, então:


    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA <a href=esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Yzh9 " />
    código GM: 52280684   relé temporizador do levantador elétrico dos vidros


    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA <a href=esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA M1gu  " />
    código GM: 52266202 relé temporizador do desembaçador do vidro traseiro (vigia)

    Trocando em miúdos, os relés são esses:

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA <a href=esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Uhu2  " />

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA <a href=esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Pz89  " />

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA <a href=esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Vffk  " />

    Mas você não precisa comprar no anúncio do mercagado livre. Na nafil tem bem mais barato:
    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=12826
    (relé temporizador do desembaçador do vigia, apesar da descrição no anúncio estar incorreta.)

    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=15526
    (relé temporizador do levantador dos vidros elétricos)

    Comprando os dois em uma só tacada, vai economizar no custo de envio.
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por thiago.santiago Sex 27 Set - 22:03:08

    opala4cc, olhe a foto e veja o de numero 29 e 31, são estes
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Wcmd

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Sáb 28 Set - 0:56:33

    thiago.santiago escreveu:opala4cc, olhe a foto e veja o de numero 29 e 31, são estes
    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Wcmd

    Meu caro:

    Não use a numeração de relés "29" e "31" da foto. A pessoa que numerou estes componentes da caixa de fusíveis o fez "à bangú". Utilize, então, algo oriundo da literatura técnica como o catálogo eletrônico de peças ou o catálogo impresso do opala, como na foto abaixo, caso contrário, correrá o risco de receber a informação errada. A não ser, é claro, que você poste desde o início a foto que originou a numeração que você usou.

    [img]esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Swho [/img]

    Os relés que você quer são o do temporizador do limpador do parabrisas e o relé temporizador do levantador elétrico do vidro.

    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=15526
    (relé temporizador do levantador dos vidros elétricos)

    O outro relé que temporiza o limpador do lavador do vidro, esqueça. É só para caravans. Nos opalas 92 esse slot fica vazio.
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por thiago.santiago Sáb 28 Set - 7:33:21

    O meu é 91, entao nao teria estes dois reles 9 e 15?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Sáb 28 Set - 9:45:50

    thiago.santiago escreveu:O meu é 91, entao nao teria estes dois reles 9 e 15?
    O seu não tem o relé 9
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por thiago.santiago Sáb 28 Set - 11:42:54

    5 seria 52.280.684 que eu deveria arrumar? seria o que tem na nafil
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Sáb 28 Set - 14:18:28

    thiago.santiago escreveu:5 seria 52.280.684 que eu deveria arrumar? seria o que tem na nafil

    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=15526
    (relé temporizador do levantador dos vidros elétricos)
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por thiago.santiago Dom 29 Set - 10:37:00

    opala4cc, esse livro ai que postou a foto, vc teria ele todo digitalizado para me mandar por email? caso sim email tmsantiago@hotmail.com

    Pois algumas coisas desse carro foram mexidas e eu gosto de tudo certinho sem gatilhos.

    Pouca coisa mexida, mas quero tudo funcionando sem gambiarras.


    Agradeço a ajuda.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Dom 29 Set - 20:58:58

    thiago.santiago escreveu:opala4cc, esse livro ai que postou a foto, vc teria ele todo digitalizado para me mandar por email? caso sim email tmsantiago@hotmail.com

    Pois algumas coisas desse carro foram mexidas e eu gosto de tudo certinho sem gatilhos.

    Pouca coisa mexida, mas quero tudo funcionando sem gambiarras.


    Agradeço a ajuda.

    Eu não tenho, pois não é meu. Foi por isso que tirei foto.
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por thiago.santiago Dom 29 Set - 21:53:27

    beleza,

    ja comprei o rele, agora ´e so esperar chegar
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Seg 30 Set - 1:07:35

    thiago.santiago escreveu:beleza,

    ja comprei o rele, agora ´e so esperar chegar
    Aqui vai alguns um link do mercagadolivre com o tal livro à venda:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510099129-catalogo-pecas-opala-original-gm-_JM
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por thiago.santiago Sáb 5 Out - 12:19:18

    po te agradeço pela ajuda nos reles.

    Hoje chegou os reles final 684 e 202, vi que o 202 é do desembaçador trazeiro, que ja tinha e o 684 do vidro fez com que com a chave desligada eu pudesse acionar os vidros.

    Seria isso mesmo ne?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Sáb 5 Out - 14:41:54

    thiago.santiago escreveu:po te agradeço pela ajuda nos reles.

    Hoje chegou os reles final 684 e 202, vi que o 202 é do desembaçador trazeiro, que ja tinha e o 684 do vidro fez com que com a chave desligada eu pudesse acionar os vidros.

    Seria isso mesmo ne?
    Sim, exatamente isso.

    De nada.

    abs,
    Leandro
    willianscmotta
    willianscmotta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 736
    Localização : Vitória-ES
    Modelo do carro : GM Opala Diplomata 86/86 - Álcool
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/06/2013

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por willianscmotta Dom 19 Jan - 12:14:19

    Putz! O limpador de para-brisa do meu Diplomata funciona as vezes somente, quando eu ligo o motor pra jogar água o limpador mexe tb, só que para em qualquer lugar, então teno que ficar dando "toquinhos" na alavanca pra mexer de pouco em pouco até ficar na posição de descanso, e se eu girar a alavanca pra mexer o limpador ele começa a mexer e pára do nada, o pior é que nem rezando ele volta a funcionar...daí umas duas ou três horas depois quando tento acioná-lo ele mexe e então é a mesma ladainha pra voltar pra posição de descanso, será que isso é problema apenas com temporização? Pois o motor nem barulho faz, de tão silencioso que é!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Dom 19 Jan - 15:43:17

    willianscmotta escreveu:Putz! O limpador de para-brisa do meu Diplomata funciona as vezes somente, quando eu ligo o motor pra jogar água o limpador mexe tb, só que para em qualquer lugar, então teno que ficar dando "toquinhos" na  alavanca pra mexer de pouco em pouco até ficar na posição de descanso, e se eu girar a alavanca pra mexer o limpador ele começa a mexer e pára do nada, o pior é que nem rezando ele volta a funcionar...daí umas duas ou três horas depois quando tento acioná-lo ele mexe e então é a mesma ladainha pra voltar pra posição de descanso, será que isso é problema apenas com temporização? Pois o motor nem barulho faz, de tão silencioso que é!

    Este problema é só com o estágio temporizado ou em todas as velocidades?
    willianscmotta
    willianscmotta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 736
    Localização : Vitória-ES
    Modelo do carro : GM Opala Diplomata 86/86 - Álcool
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/06/2013

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por willianscmotta Dom 19 Jan - 16:10:29

    opala4cc escreveu:
    willianscmotta escreveu:Putz! O limpador de para-brisa do meu Diplomata funciona as vezes somente, quando eu ligo o motor pra jogar água o limpador mexe tb, só que para em qualquer lugar, então teno que ficar dando "toquinhos" na  alavanca pra mexer de pouco em pouco até ficar na posição de descanso, e se eu girar a alavanca pra mexer o limpador ele começa a mexer e pára do nada, o pior é que nem rezando ele volta a funcionar...daí umas duas ou três horas depois quando tento acioná-lo ele mexe e então é a mesma ladainha pra voltar pra posição de descanso, será que isso é problema apenas com temporização? Pois o motor nem barulho faz, de tão silencioso que é!

    Este problema é só com o estágio temporizado ou em todas as velocidades?

    Acontece em qualquer velocidade, começa a funcionar e depois para em qualquer posiçao!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por opala4cc Dom 19 Jan - 21:41:34

    willianscmotta escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Este problema é só com o estágio temporizado ou em todas as velocidades?

    Acontece em qualquer velocidade, começa a funcionar e depois para em qualquer posiçao!

    Eu ainda não tinha visto este tipo de anomalia. Prefiro não ficar chutando qualquer coisa. Talvez algum colega daqui do fórum já tenha se deparado com esse problema e logo se manifesta com a solução. Espere coisa de uma semana. Após isso, se ninguém aparecer com a solução, eu começaria comprando outro relé temporizador e colocaria ele para ver se sana o problema. Se não sanar, vai ter de examinar o motor do limpador. Comece removendo a capinha plástica preta com o símbolo "A" de arno. Se houver azinabre nos contatos da placa (as vezes entra água ali) passe um wd-40 e teste de novo. Limpe também o conector de alimentação do motor do limpador com o wd-40, inspecionando se os terminais deste conector estão com bom contato macho-fêmea.
    Falves
    Falves
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 600
    Idade : 38
    Localização : Francisco Morato - SP
    Modelo do carro : Chevrolet Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
    Citroën C4 Lounge S THP Flex 17/18 Branco Banquise
    Cilindros : 6 cil
    4 cil THP
    Data de inscrição : 22/03/2014

    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por Falves Ter 11 Nov - 19:35:09

    Amigos, boa noite! Preciso de uma grande ajuda de vocês. Observei que este é o tópico ideal.
    Meu Diplomata 1991 está apresentando os seguintes problemas: Ao ativar a posição "temporizador", o fusível de 25 A queima na hora. Ao remover o relé, e repor o fusível queimado, o limpador funciona normalmente nas velocidades 1 e 2, além do lavador do para-brisa. Eu fiz o teste desligando o conector do motor do limpador, porém ao repor o fusível queimado e conectando o relé, o defeito persiste, ou seja, o fusível queima. Percebo que segundos antes do fusível queimar, as luzes internas caem muito de intensidade, e o conta-giros do painel oscila até 2.000 RPM. O relé já repus por outro original GM que achei, porém o defeito persiste. Detalhe: O defeito só ocorre na posição "temporizador" e desde que meu opala me pertence, nunca as palhetas se moveram ao acionar o esguicho, coisa que todos os Opalas modernos fazem. Alguém faz ideia do que ocorre com meu carro?

    Conteúdo patrocinado


    esquema - ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA Empty Re: ESQUEMA DO LIMPADOR COM TEMPORIZADOR AJUDA

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 1 maio - 20:47:05