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Problema trambulador

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Glaucio Missioneiro
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Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 13 Ago - 8:12:23

Pessoal, como todo opaleiro inexperiente, eu "consegui" encavalar o cãmbio 4 marchas varetado, pra minha sorte, foi em 1ª marcha, daí consegui ir com ele, bem devagarinho, e nas descidas, pisava na embreagem.

Um amigo meu que tem uma caravan resolveu, provisoriamente, botando desengripante ali pra baixo da alavanca, e me disse pra trocar as buchas do trambulador.

Minha dúvida: trocar apenas as buchas ou uma tal de cúpula, que me disseram em uma auto peças? detalhe, apenas 20 reais essa cúpula + 15 das buchas.

André Vortec
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Re: Problema trambulador

Mensagem por André Vortec em Seg 13 Ago - 8:22:37

Amigo, troque logo o trambulador inteiro.. eu lembro paguei R$ 40,00!

martinelli
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Re: Problema trambulador

Mensagem por martinelli em Seg 13 Ago - 8:30:05

Opaa...

depende, qual ano é o opala?

se for trambulador paralelo funciona, mas nao presta.

Precisei trocar o trambulador de um opala 72, coloquei 2 paralelo nao ficou bom, comprei um original (R$ 500,00) acabaram-se meus problemas.

abraços

Glaucio Missioneiro
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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 13 Ago - 9:39:36

martinelli escreveu:Opaa...

depende, qual ano é o opala?

se for trambulador paralelo funciona, mas nao presta.

Precisei trocar o trambulador de um opala 72, coloquei 2 paralelo nao ficou bom, comprei um original (R$ 500,00) acabaram-se meus problemas.

abraços

opala STD 78, será que vale a pena pegar num desmanche?

o que me encucou, é que a alavanca tá muito folgada, parece ter algo bem errado ali. Mesmo assim, fiz uma pequena viagem, 67 km, sem nenhum problema. Detalhe, não usei a ré, kkkk

martinelli
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Re: Problema trambulador

Mensagem por martinelli em Seg 13 Ago - 9:52:48

Bom, se voce encontrar um no desmanche em bom estado, sem folga, e tudo mais, acredito que seja um bom negócio, até melhor que colocar um paralelo novo..


Glaucio Missioneiro
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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 13 Ago - 10:35:29

martinelli escreveu:Bom, se voce encontrar um no desmanche em bom estado, sem folga, e tudo mais, acredito que seja um bom negócio, até melhor que colocar um paralelo novo..


OK.

Mas quanto tempo dura em média um paralelo novo?

lembrando que vou andar pouco com o carro, no máximo uma vez por semana, e olhe lá. De repente valeria a pena pagar mais barato né....

Saczk
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Re: Problema trambulador

Mensagem por Saczk em Seg 13 Ago - 10:40:34

Ola
Ja passei por isso, trambulador paralelo não é bom negocio, quando usei desses não durou muito não, compensa pagar um pouco mais para não ter problemas futuros.
Outra coisa que fiz, foi substituir aqueles grampinhos por parafusos com porcas, até hoje não tive mas problemas com trambulador.

Glaucio Missioneiro
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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 13 Ago - 10:54:57

Saczk escreveu:Ola
Ja passei por isso, trambulador paralelo não é bom negocio, quando usei desses não durou muito não, compensa pagar um pouco mais para não ter problemas futuros.
Outra coisa que fiz, foi substituir aqueles grampinhos por parafusos com porcas, até hoje não tive mas problemas com trambulador.

cara, eu olhei por cima e por baixo, não tem grampo nenhum, de repente já foi trocado, como no seu.

o meu medo é de que eu pegue um trambulador no desmanche e ele não dure muito também.....

Saczk
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Re: Problema trambulador

Mensagem por Saczk em Seg 13 Ago - 10:59:27

Os grampos que me referi, são os que prendem os cabos, embaixo.

André Vortec
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Re: Problema trambulador

Mensagem por André Vortec em Seg 13 Ago - 11:02:21

Já tem 2 anos que uso trambulador paralelo.. até agora nada de problema..

André Vortec
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Re: Problema trambulador

Mensagem por André Vortec em Seg 13 Ago - 11:03:23

Poxa, pagar 500 reais num trambula original, realmente vai ficar bom, vai durar pra caramba mas 500 reais é um cambio 5M aqui na minha city..

martinelli
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Re: Problema trambulador

Mensagem por martinelli em Seg 13 Ago - 12:01:05

Concordo, 500 conto num trambulador é muito msm, o dia que comprei achei q era pesadelo,uhaahuhahuahua.. mas pra mim foi a unica solução.

Um trambulador paralelo no caso do nosso amigo Glaucio, que vai andar uma vez por semana resolve...

Mas se encontrar um original por um bom preço, ainda é melhor..

abraçoss

mauriciodonizetifernandes
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Re: Problema trambulador

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Seg 13 Ago - 12:28:05



ACABEI DE VER NO MERCADO LIVRE 90,00 CONTO,NO MEU ESTÁ UM PARALELO
A MAIS DE UM ANO,NÃO TENHO PROBLEMA ALGUM COM ELE,QUANDO FOU COLOCA-LO TEM QUE ENCHE-LO DE GRAXA SE NÃO NEM O ORIGINAL GUENTA,POR QUE TEM MUITO CONTATO E SE ESTIVER SECO HÁ DESGASTE PREMATURO.

Glaucio Missioneiro
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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 13 Ago - 12:48:08

valeu pessoal

por hora vou colocar um paralelo mesmo, até pela facilidade em encontrar nas auto peças.

Qual seria uma marca boa? E pro amigo que falou na graxa, tem que ser a grafitada ou pode ser a comum mesmo?

Glaucio Missioneiro
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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 13 Ago - 12:58:53

eu, por enquanto, vou carregando um tubo de desengripante......

mauriciodonizetifernandes
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Re: Problema trambulador

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Seg 13 Ago - 13:34:11

GRAXA GRAFITADA É BOM,AGORA MARCA É DIFICIL DE DIZER,TEM AUNIVERSAL
SEMAPEL,JAT OU COLOQUE UM GM,NA FAIXA DE 300,Á 400 NOVO

Glaucio Missioneiro
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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 13 Ago - 13:44:02

mauriciodonizetifernandes escreveu:GRAXA GRAFITADA É BOM,AGORA MARCA É DIFICIL DE DIZER,TEM AUNIVERSAL
SEMAPEL,JAT OU COLOQUE UM GM,NA FAIXA DE 300,Á 400 NOVO

e existe GM novo ainda?

essa marca que falou ai, não seria Sampel?

branco 75
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Re: Problema trambulador

Mensagem por branco 75 em Seg 13 Ago - 14:47:16

porra alguem pagou 500 num trambulador original? comprei um do meu mecanico q tinha uma caixa 4m varetada parada. eles trocaram trambulador achando q resolveriam mas acabaram trocando a caixa completa. comprei o trambulador praticamente sem uso por 70 reais. a galera esta esfaqueando. as peças viraram artigo de luxo, raridade.. q foda.

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 13 Ago - 14:55:04

branco 75 escreveu:porra alguem pagou 500 num trambulador original? comprei um do meu mecanico q tinha uma caixa 4m varetada parada. eles trocaram trambulador achando q resolveriam mas acabaram trocando a caixa completa. comprei o trambulador praticamente sem uso por 70 reais. a galera esta esfaqueando. as peças viraram artigo de luxo, raridade.. q foda.

complicado mesmo, amigo....

eu vou ir andando assim, por enquanto, nem usar a ré (pra não arriscar), e caso encavale de novo, daí parto pra alguma solução.

um amigo meu disse para apenas desmontar o meu trambulador, tirar as varetas também, lixar e limpar tudo, engraxar bem e montar, ele tem um 250s, disse que sempre fez isso e nunca deu problemas

martinelli
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Re: Problema trambulador

Mensagem por martinelli em Seg 13 Ago - 16:01:15

Pois é Branco.....comprei por 500 mango... na época foi a única peça que encontrei, Original GM na caixa....na minha região não tinha nem em desmanche, os que tinham estavam muito detonados, os paralelos nao guentavam....ai tive que comprar...paciencia..mas o carro ficou perfeito nas trocas de marcha.

abraços

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 13 Ago - 16:03:11

um amigo meu disse para apenas desmontar o meu trambulador, tirar as varetas também, lixar e limpar tudo, engraxar bem e montar, ele tem um 250s, disse que sempre fez isso e nunca deu problemas.

será que vale a pena o trampo?

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Re: Problema trambulador

Mensagem por branco 75 em Seg 13 Ago - 17:14:53

sim talvez eu pagaria hoje 500 pila se n fosse esse "achado" na oficina do cara. p ficar bom só pondo outro GM original.

Glaucio, n sei q quanto tempo vc tem opala, mas as vezes a gente encavala por mancada nossa. experimenta fazer a troca da re p primeira mais devagar, fazendo o curso todo e sentindo q passou pelo neutro. o meu só encavala se fizer rapido e vacilar...

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Re: Problema trambulador

Mensagem por branco 75 em Seg 13 Ago - 17:17:11

Glaucio Missioneiro escreveu:um amigo meu disse para apenas desmontar o meu trambulador, tirar as varetas também, lixar e limpar tudo, engraxar bem e montar, ele tem um 250s, disse que sempre fez isso e nunca deu problemas.

será que vale a pena o trampo?

po, vale a pena, melhora bastante. e se as chapas internas estiverem desgastadas vale a pena mandar fazer em um torno. acho melhor q pagar preço de ouro num trambulador..sei la. mas vale a pena fazer esse trampo!

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Re: Problema trambulador

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Seg 13 Ago - 18:33:37


1° retire a manopla da alavanca (rosca) e o console (3 parafusos).
2° retire o guarda-pó e o aro que o prende no assoalho.

Você já deve ver o seu trambulador, os 2 parafusos da alavanca e a mola, aliás dá pra ver o chão pelo buraco.

3° retire a mola de retorno e os 2 parafusos que prendem a alavanca

Hora de se sujar um pouco:

4° embaixo do carro, retire as 3 varetas das marchas (2 parafusos, 2 porcas e uma cupilha)

5° retire os 2 parafusos que seguram o trambula na caixa, um vc tira de dentro do carro, o outro por baixo

Lembrete: Eu não tirei o meu trambulador, por sorte tenho o paralelo aqui guardado e vou demonstrar a montagem/desmontagem nele ok ?

Este é o bicho:

Lembre-se da posição das linguetas e das chapas, para não se perdem na montagem
Provavelmente, o seu terá um peça de plástico que fixa a alavanca seletora, o meu não tem, não perca ela como eu fiz hhehehe

INICIANDO A DESMONTAGEM

6° coloque um calço para vc tirar esse cilindro aew não sei o nome da criança. No meu caso para calçar usei um taco de jogar bétis





7° bata no cilindro com alguma peça de mesmo diâmetro, com cuidado para não danificar

Puxe pra cima a alavanca seletora que vai sair tudo

No meu caso, eu tirei também essa espécie de "tampa" da carcaça do trambula, ela é fixada por pressão entre as 3 saliências. Foi difícil tirar, pedi ajuda para outra pessoa. Para tirar um fiz uma alavanca com um alicate e pedi para a outra pessoa puxar pra fora






LIMPEZA

Tendo tirado tudo, limpe bem com gasolina e deixe secar ao sol.
Antes de montar as peças, passe graxa em TODAS as peças do trambula, somente na carcaça não precisa, pelo menos do lado de fora. No meu caso eu usei graxa branca, mas creio que não tenha diferença pra outro tipo de graxa. Essa parte é muito importante, pois ajuda na facilidade na troca de marchas.



Detalhe: você vai se sujar meu veio, isso é inevitável. Não atenda o telefone nem coçe a orelha hhehhe

INICIANDO A MONTAGEM
Com tudo devidamente engraxado, começe a montagem

LEMBRE-SE QUE NAS FOTOS DA MINHA MONTAGEM EU NÃO PASSEI GRAXA MAS NA SUA PASSE SEM DÓ !!

8° Observe a posição da aba que ficava a mola de retorno, ela será sua referência na hora da montagem. Ela fica sempre virada para o lado do passageiro, considerando sua posição quando fixada na caixa.

9° com o calço embaixo, coloque o cilindro no lugar, deixando espaço para colocar as peças


10° PRIMERA PEÇA: CHAPA 1 (FINA)
Observe a posição da parte com essa pequena saliência. Essa chapa tem que ser colocada de maneira que fique alinhada com a fenda que prende a "tampa" da carcaça e o "recorte" na carcaça.


11°SEGUNDA PEÇA: LINGUETA DE 3ª E 4ª MARCHAS
é aquela que faz uma curva pra fora







12° TERÇEIRA PEÇA: CHAPA 2 (GROSSA)
Observe o lado reto e o lado meio diagonal, lado reto alinha-se com a fenda da carcaça.








13° QUARTA PEÇA: LINGUETA DE 1ª E 2ª MARCHAS
Observe que ela fica jogada pra frente, considerando sua poisção no carro. Algumas fotos de trambuladores montados vai ajudar e muito na montagem.



14° QUINTA PEÇA: LINGUETA DE MARCHA RÉ
Observe sua posição, fica pra trás, considerando sempre sua posição montada no carro






15° SEXTA PEÇA: ALAVANCA SELETORA
Com cuidado pra não sair nenhuma peça do alinhamento, empurre o cilindro um pouco pra trás e coloque a seletora.


16°recoloque a "tampa" da carcaça, se precisar, com ajuda de outra pessoa.

17° agora, alinhe tudo através do recorte que tem na carcaça, uma broca ou uma chave allen ou qualquer coisa que atravesse de forma um pouco justa pelo buraco.

Pode montar no carro assim mesmo.

Se precisar, regule as varetas, essa parte eu não sei muito bem, mas pelo que sei, não pode ficar muito justa




Remonte tudo novamente, não se esqueça de retirar a peça que voçê passou pelo recorte do trambula para alinhar.

feito por opala 76,muito bem feito,por isto acho que ajudará no seu caso.


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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 14 Ago - 7:47:41

Glaucio Missioneiro escreveu:um amigo meu disse para apenas desmontar o meu trambulador, tirar as varetas também, lixar e limpar tudo, engraxar bem e montar, ele tem um 250s, disse que sempre fez isso e nunca deu problemas.

será que vale a pena o trampo?

branco 75, eu tenho o opala a exatamente......uma semana!

o que aconteceu é que na quinta passada fui colocar uma bateria nova nele, lá em casa mesmo, e não conseguia encontrar o neutro, daí de tanto mexer na alavanca acabou encavalando a 1ª, por sorte, se fosse a ré eu tava lascado....

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 14 Ago - 7:53:52

mauriciodonizetifernandes

muito obrigado mesmo!

na próxima vez que trancar, vou fazer isso.

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 14 Ago - 7:56:21

branco 75 escreveu:sim talvez eu pagaria hoje 500 pila se n fosse esse "achado" na oficina do cara. p ficar bom só pondo outro GM original.

Glaucio, n sei q quanto tempo vc tem opala, mas as vezes a gente encavala por mancada nossa. experimenta fazer a troca da re p primeira mais devagar, fazendo o curso todo e sentindo q passou pelo neutro. o meu só encavala se fizer rapido e vacilar...

é que eu estava acostumado com o cambio do gol, que a alavanca é bem mais curta, e bem justo.

por sorte uma amigo me ajudou e já me deu uma "aula" de troca de marchas, hehe

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 14 Set - 14:17:52

Galera, venho desenterrar o tópico para compartilhar minha alegria!

Eu mesmo saquei o trambulador fora, mandei numa oficina, lá eles desmontaram e refizeram as peças que faltavam.

Daí montei tudo de novo e agora está perfeito, engata todas as marchas e não encavala mais.

Obrigado aí pelas dicas.

martinelli
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Re: Problema trambulador

Mensagem por martinelli em Sex 14 Set - 14:47:04

Parabéns

ai sim, agora senti firmeza...otima solução

hehehehe..abraço

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 14 Set - 14:49:23

martinelli escreveu:Parabéns

ai sim, agora senti firmeza...otima solução

hehehehe..abraço

tô feliz que nem ganso novo em taipa de açude!

rodrigolcaraujo
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Re: Problema trambulador

Mensagem por rodrigolcaraujo em Sex 14 Set - 16:23:06

mauriciodonizetifernandes escreveu:
1° retire a manopla da alavanca (rosca) e o console (3 parafusos).
2° retire o guarda-pó e o aro que o prende no assoalho.

Você já deve ver o seu trambulador, os 2 parafusos da alavanca e a mola, aliás dá pra ver o chão pelo buraco.

3° retire a mola de retorno e os 2 parafusos que prendem a alavanca

Hora de se sujar um pouco:

4° embaixo do carro, retire as 3 varetas das marchas (2 parafusos, 2 porcas e uma cupilha)

5° retire os 2 parafusos que seguram o trambula na caixa, um vc tira de dentro do carro, o outro por baixo

Lembrete: Eu não tirei o meu trambulador, por sorte tenho o paralelo aqui guardado e vou demonstrar a montagem/desmontagem nele ok ?

Este é o bicho:

Lembre-se da posição das linguetas e das chapas, para não se perdem na montagem
Provavelmente, o seu terá um peça de plástico que fixa a alavanca seletora, o meu não tem, não perca ela como eu fiz hhehehe

INICIANDO A DESMONTAGEM

6° coloque um calço para vc tirar esse cilindro aew não sei o nome da criança. No meu caso para calçar usei um taco de jogar bétis





7° bata no cilindro com alguma peça de mesmo diâmetro, com cuidado para não danificar

Puxe pra cima a alavanca seletora que vai sair tudo

No meu caso, eu tirei também essa espécie de "tampa" da carcaça do trambula, ela é fixada por pressão entre as 3 saliências. Foi difícil tirar, pedi ajuda para outra pessoa. Para tirar um fiz uma alavanca com um alicate e pedi para a outra pessoa puxar pra fora






LIMPEZA

Tendo tirado tudo, limpe bem com gasolina e deixe secar ao sol.
Antes de montar as peças, passe graxa em TODAS as peças do trambula, somente na carcaça não precisa, pelo menos do lado de fora. No meu caso eu usei graxa branca, mas creio que não tenha diferença pra outro tipo de graxa. Essa parte é muito importante, pois ajuda na facilidade na troca de marchas.



Detalhe: você vai se sujar meu veio, isso é inevitável. Não atenda o telefone nem coçe a orelha hhehhe

INICIANDO A MONTAGEM
Com tudo devidamente engraxado, começe a montagem

LEMBRE-SE QUE NAS FOTOS DA MINHA MONTAGEM EU NÃO PASSEI GRAXA MAS NA SUA PASSE SEM DÓ !!

8° Observe a posição da aba que ficava a mola de retorno, ela será sua referência na hora da montagem. Ela fica sempre virada para o lado do passageiro, considerando sua posição quando fixada na caixa.

9° com o calço embaixo, coloque o cilindro no lugar, deixando espaço para colocar as peças


10° PRIMERA PEÇA: CHAPA 1 (FINA)
Observe a posição da parte com essa pequena saliência. Essa chapa tem que ser colocada de maneira que fique alinhada com a fenda que prende a "tampa" da carcaça e o "recorte" na carcaça.


11°SEGUNDA PEÇA: LINGUETA DE 3ª E 4ª MARCHAS
é aquela que faz uma curva pra fora







12° TERÇEIRA PEÇA: CHAPA 2 (GROSSA)
Observe o lado reto e o lado meio diagonal, lado reto alinha-se com a fenda da carcaça.








13° QUARTA PEÇA: LINGUETA DE 1ª E 2ª MARCHAS
Observe que ela fica jogada pra frente, considerando sua poisção no carro. Algumas fotos de trambuladores montados vai ajudar e muito na montagem.



14° QUINTA PEÇA: LINGUETA DE MARCHA RÉ
Observe sua posição, fica pra trás, considerando sempre sua posição montada no carro






15° SEXTA PEÇA: ALAVANCA SELETORA
Com cuidado pra não sair nenhuma peça do alinhamento, empurre o cilindro um pouco pra trás e coloque a seletora.


16°recoloque a "tampa" da carcaça, se precisar, com ajuda de outra pessoa.

17° agora, alinhe tudo através do recorte que tem na carcaça, uma broca ou uma chave allen ou qualquer coisa que atravesse de forma um pouco justa pelo buraco.

Pode montar no carro assim mesmo.

Se precisar, regule as varetas, essa parte eu não sei muito bem, mas pelo que sei, não pode ficar muito justa




Remonte tudo novamente, não se esqueça de retirar a peça que voçê passou pelo recorte do trambula para alinhar.

feito por opala 76,muito bem feito,por isto acho que ajudará no seu caso.


Poxa! Bacana demais Mauricio!
A minha tá travadona lá na garagem! Vou tentar fazer isso logo logo!

Abraço

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 14 Set - 16:24:59

mauriciodonizetifernandes

obrigado pelo tuto, usei ele em partes, só não desmontei o trambulador em casa, deixei pra um torneiro mecânico que faz isso direto.

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 17 Set - 10:16:46

Pessoal, tenho que ficar rido logo, porque alegria de pobre dura pouco.

Resolvi parcialmente meu problema,

agora pelo menos não encavala as marchas, porém, acho que o cara montou algo errado no trambulador, pois tá bem ruim de passar de 2ª pra 3ª e vice versa. Tem que dar uma puchada na alavanca, pra cima, dar tipo um tranquinho, senão fica só em 1ª e 2ª ou 3ª e 4ª, coisa bem chata.

Bom, foi algo provisório, gastei 50,00 nesse serviço, um trambulador paralelo sai 125,00, e eu não tinha os 75,00 a mais.

No momento tá bom, pelo menos dá pra rodar tranquilo com o carro, sem aquele medo de encavalar.....

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Re: Problema trambulador

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Seg 17 Set - 10:26:02

pode ser que ficou invertido alguma das chapas.
meu carro eu tive que gastar um pneu novinho até descobrir que o
"especialista"tinha montado o braço da direção de ponta cabeça,e lá
se foi um pneu,uma bucha,e meu saco por que o carro jogava pros lados quem nem cavalo chucro.

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 17 Set - 10:28:49

pois é maurício, tu acha que devo tirar o trambulador e levar de volta pro cara?

ou ir lá com o carro mesmo?

detalhe, ele não é mecânico, é torneiro mecânico, faz retíficas de todo tipo, soldas, recuperação de peças, enfim, de um tudo....


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Re: Problema trambulador

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Seg 17 Set - 10:31:14

o ideal seria levar a peça e o video de como montar,pode ser que faltou um espassador,por isto de ficar duro.
se ele não é mecanico pode ser que ocorreu isto.

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 17 Set - 10:33:23

ai que tá!

não ficou duro, tá super leve, simplesmente a alavanca seletora não puxa a lingueta de 3ª e 4ª sem dar o tranquinho

se eu levar o vídeo é capaz de ele se ofender, e ainda por cima ele é cliente do escritório onde trabalho.

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Re: Problema trambulador

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Seg 17 Set - 11:27:46

desmonte você mesmo,é simples é como brincar de quebra cabeça,

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Re: Problema trambulador

Mensagem por ophala76 em Seg 8 Out - 16:30:25

A Chapa Grossa



Fica entre a lingueta de 1ª e 2ª e a ré !!!!

PORTANTO FICA:

1° CHAPA FINA
2º TERCEIRA/QUARTA
3º PRIMEIRA/SEGUNDA
4º CHAPA GROSSA
5º RÉ

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 9 Out - 7:32:34

ophala76,

descobri o problema do meu trambulador, o torneiro montou a chapa grossa invertida, tá assim: chapa fina - 3ª/4ª- 1ª/2ª - Ré - chapa grossa.

já tenho serviço pra sábado.

valeu ai pela dica.

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Re: Problema trambulador

Mensagem por ophala76 em Ter 9 Out - 16:20:10

Poiseh, ainda bem que alguém viu o meu erro, apesar do post sem um pouco antigo, acho que ainda dá pra consertar.

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 9 Out - 16:22:10

cara, pior é que o erro do torneiro não foi o mesmo que o teu, kkkkk

mas já valeu bastante pra mim, agora perdi o medo desse troço.

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Re: Problema trambulador

Mensagem por andersonopala em Ter 9 Out - 20:15:25

Éssa é a vantagem da cx. de 4 marchas quando encavala...Vc mesmo conserta...Trambulador EXTERNO...

A minha encavalou próximo à minha casa na semana passada...O carro 'travou' não ia nem p/ frente e nem p/ trás... Com muito custo consegui engatar a ré...

Detalhe: cx. de 5 marchas...Trambulador INTERNO... Aí não deu outra...Tive que levar o carro p/ o mecânico 'descer' a cx...

Acredito que alguma coisa deva ter 'soltado' ou até mesmo 'quebrado' dentro dela...Más eu estava andando de boa...Sem forçar...

Nunca aconteceu...E olha que tenho essa cx. adaptada no meu opala já há 8 anos...

Bom...Acho que tbêm já estava na hora de dar uma 'geral' nela... Rolling Eyes Rrrsss!!

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Qua 10 Out - 7:28:39

pois é Anderson, essas "coisinhas novas" sempre nos dão surpresas,
eu até, logo que comprei o carro, já tava pensando em mudar o cãmbio para o 5 marchas ou 4 marchas ré pra frente, pois li na internet que esses não encavalam.

mas alguns amigos que tem opala/caravan já me convenceram a não fazer isso, pois o clec-clec é super forte, difícil de quebrar.

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Jefferson Maia em Qua 10 Out - 9:51:21

Glaucio por favor nao se ofenda,joga fora essa caixa inteira e compra uma moderna,,, trampulador e fria,,,,só vai te coloca em maus lençóis,,,,

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Qua 10 Out - 9:53:42

tem que fazer alguma adaptação? ou é "plug-and-play"?

só uma questão, porque será que a maioria que anda de 6 caneco forte usa o clec-clec?

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Re: Problema trambulador

Mensagem por andersonopala em Qua 10 Out - 10:09:46

Pois é... Foi isso que eu postei acima... Já vai fazer 8(OITO) anos que tenho essa cx. adaptada no meu opala...

E é a 1º vez que ela encavalou...Nunca aconteceu...Acho que já estava 'passando' da hora de uma revisão nela...

Nem reclamo não... Pelo tanto que ela já rodou no carro... Ando de boa... Más de vez em quando rola umas fritadas... What a Face Hehehehe!!

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Re: Problema trambulador

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Qua 10 Out - 10:12:40

mas é só trocar uma pela outra? não tem que ajustar mais nada?

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caixa clec clec

Mensagem por Jefferson Maia em Qua 10 Out - 10:19:28

sim,,, so tira uma e coloca outra,,,, talvez oque mude e o suporte da caixa ou o bumerang,,,, mais desconheço 6cc forte com clec-clec,, hoje em dia oque mais se usa e caixa de dodge 3m ,,, e dana,,,,,,, abraçoo espero ter ajudado,,,,

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Re: Problema trambulador

Mensagem por andersonopala em Qua 10 Out - 10:21:13

Glaucio Missioneiro escreveu:mas é só trocar uma pela outra? não tem que ajustar mais nada?

Não é bem assim não... Tbêm não entendo muito... Más no caso da cx. de 5 marchas... Parece que tem que abrir mais no túnel...

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Re: Problema trambulador

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