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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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    Exame da bomba de combustível Empty Exame da bomba de combustível

    Mensagem por Müller Qui 24 Jan - 15:17:01

    Como ainda não tem nenhum tópico. resolvi estrear!!!!! rsrs Vamos lá!!!!

    Qdo um carro pára de funcionar de repente, mas o sistema de ignição e o nível de combustível estão em ordem, é provável q a origem do problema esteja na bomba de combustível. Nesse caso, os sintomas mais comuns são as falhas do motor, a não atinge a velocidade máxima ou não acelera adequadamente.

    As bombas mecânicas, em geral, só apresentam problemas qdo a quilometragem do carro já está mto alta. O sistema é mto simples e resistente: a bomba é acionada pelo virabrequim, q, por meio de um ressalto extra, se liga ao balancim da bomba, fazendo-o se mover pra cima e pra baixo. O bombeamento do combustível é feito por um diafragma de borracha. O movimento constante desse elemento pode ocasionar minúsculos furos por onde ocorrem vazamentos e faz com mq o combustível vaze para o cárter e dilua o óleo. Na bomba há duas válvulas q fazem o combustível circular num único sentido. Se qualquer uma delas quebrar, a pressão da bomba cairá. É raro as válvulas quebrarem, mas elas emperram com facilidade devido a particulas de sujeira, o q impede uma vedação adequada.

    Para retirar a bomab, desconecte a mangueira q vem do tanque e a q vai para o carburador. Utilizando-se de uma chave 13mm, desparafuse os dois parafusos q prendem a bomba ao bloco do motor. A localização dos parafusos é um pouko complicada, mas dá pra soltá-los com jeitinho!!!! Puxe-a para fora do motor e raspe a junta velha.

    Pra recolocar a bomba, use junta nova revestida com ma leve camada de massa vedante. Cuidado com a colocação do balancim no vira; a colocação incorreta provocará sérios danos qdo for dada a partida.

    Exame da bomba:

    1. Tape o tubo de saída e empurre o balancim pra cima. Se aválvula de entrada estiver boa, você moverá o balancim com facilidade e o diafragma permanecerá inalterado.

    Exame da bomba de combustível Bombajr7

    2. Tape o tubo de entrada w mova o balancim. Se a válvula de saída funcionar, haverá certa resistência, mas o diafragma não deve se deslocar.

    Exame da bomba de combustível Pic00002mi1

    3. Tape os dois tubos e mova o balancim. Se o diafragma estiver normal, você sentirá alguma resistência.

    Exame da bomba de combustível Pic00003er3

    4. Por fim, vede o pekeno orifício na parte debaixo da bomba e mova o balancim. Se o retentor entre o orifício e o diafragma estiver intacto, haverá resistência.

    Exame da bomba de combustível Pic00004ai3

    Se a bomba não passar em algum desses testes, troque-a!!!!!


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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por Jean Bida Qui 24 Jan - 15:34:25

    Boa Muller!Depois que coloquei 250-S e 446 persistia uma falha em alta, o mecanico deu tres palpites: Cabos de vela amarelos do ML,bobina Accel usada do ML, e bomba troquei tudo em casa e de uma vez e o carro alisou em qualquer RPM, pena que assim não fuquei ciente do que ocasionava a falha ,mas 90% que era a bomba.


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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por Müller Qui 24 Jan - 15:54:28

    É, o meu tbem qdo comprei tava dando uma falta miserável em alta!!! Fiz carburação, troquei rotor, velas, cabos, bobina e a falta continuava!!! Como eu não descobria o q era, deixei pra lá, só não,acelerava mto!! De repente começou a falhar na lenta tbem......já pensei q o motor tava indo pro saco!!! rsrs Foi qdo eu desloquei o carro e vi uma poça no chão!! Falei: Pronto, era só o q faltava, vazando água tbem..........Só q a poça secou mto rápido e achei estranho!!! Qdo voltei pro carro tava lá outra poça!!! Abri o capô e tentei ver de onde tava vazando akele líquido!! Mas logo q abri o capô subiu akele cheiro de álcool e deu pra ver q tava minando da bomba, justamente desse orifício!!!! Troquei a bomba, coloquei cabos de 10mm, as velas, rotor, tampa do distribuidor e bobina são novos e nunca mais deu problema!! Aí aproveitei tbem pra instalar o manômetro de pressão do combustível!!! hehehe


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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por Jean Bida Qui 24 Jan - 16:33:23

    Aquele orifício serve pra isso mesmo, pro combustível não alagar o carter, né? Uma vez com meu Maverick, não sabia nada nada de mecânica sai daqui fui pra Curitiba no feirão,já na ida eu notei que o carro consumiu demais,sai do feirão um cheiro de gasolina do inferno, parei num posto,na lenta saia muita gasolina deste orifício, eu cabação que só, tirei um parafuso soberba da soleira e tampei o "furo" sai do posto, ai ficou um horror de andar, falhando, sábado Curitiba fecha tudo,me joguei pra estrada, eu nem imaginava que a gasolina estava toda indo pro carter, até que do nada olhei no retrosvisor uma nuvem de fumaça, mas nuvem mesmo, muita fumaça, quase chorei , o motor era zerado, cromadinho, limpinho, falei pra minha esposa quase chorando: Meu Deus Fundiu o Motor!!! Junho na Serra , frio congelante, liguei pro pai que mandou um guincho,no outro dia já com dicas troquei sozinho em casa(mesmo sendo oreia)bomba, óleo e filtro e zero novamente.Fiquei tão decepcionado(já estava por que Maverick 4 é uma triteza, não é como Opala 4), rolei ele na Elba.Se fosse hoje chegaria em casa normal, sem tampar o "furo", na manha e ainda tentaria coletar o comustível..O Lance da fumaça foi que ao tampar o furo a gasolina foi toda para o carter ao ponto que o mesmo inundou e a mistura óleo/gasolina chegou no nível da bomba que já não tinha mais pra onde mandar combustível,então foi óleo com gasolina pro carburador, exatamente como fazem nos carros de exibição pra fazer nuvem de fumaça usando um injetor de partida a frio.Quem tem Opala. Maverick,etc tem que ter um pouco de noção, não ter medo de fazer sozinho como sujere esta sessão, dá pra evitar prejuízos e situaçoes contrangedoras.


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    Mensagem por Müller Qui 24 Jan - 16:42:21

    Olha, eu não sei exatamente se esse orifício tem essa função ou se é uma espécie de respiro!!! Mas pelo teu relato, tá mais q na cara q é pra isso mesmo, no caso da bomba dar algum defeito, ela jogar o combustível pra fora ao invés de acumulá-lo dentro do motor ou da própria bomba!!!!

    É andando de Opala e se virando!!!! kkkkkkkkkkkk


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    Mensagem por Eduardo SSa Dom 27 Jan - 10:36:44

    Blz Müller via agora que vc estreou o espaço aqui também, Show OKK


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    Mensagem por Paulo Corso Sex 8 Fev - 8:03:47

    o muller tem razão, aquele orifício é pra isso mesmo, caso a bomba apresente algum defeito, invés de jogar o alcool/gasolina pra dentro do motor, ele joga pra fora!!!!
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    Mensagem por RUBENS38PP Ter 26 Ago - 6:10:25

    OLA AMIGOS TENHO UM 6CC 92 E ELE SEMPRE DA FALTA QUANDO ESTICO AS MARCHAS SERA QUE É A BOMBA???
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    Mensagem por Müller Ter 26 Ago - 20:03:41

    RUBENS38PP escreveu:OLA AMIGOS TENHO UM 6CC 92 E ELE SEMPRE DA FALTA QUANDO ESTICO AS MARCHAS SERA QUE É A BOMBA???

    Bom, se vc desconfia da bomba, faça o seguinte: desconecte a mangueira de combustivel do carburador e peça pra alguém dar a partida no carro apenas por um instante!!! Se sair um jato forte de combustível, descarte a hipótese de ser a bomba!!!

    Abraço!!!


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    Mensagem por fabio_waltrick Sex 9 Jan - 0:21:11

    e nocaso de colcoar uma eletrica...seria inutilizada a mecanica? e para faze-lo no opala?
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    Mensagem por felipew Sex 9 Jan - 17:34:12

    fábio, se bem me lembro eu acho que tem algo a respeito de por a elétrica no tópico do SS 74 branco que o 100 postou. lá tem até fotos do suporte para colocar a bomba.

    Parece q a mais barata e boa é a do monza/kadett q vai externa ao tanque (E F I , monoponto) e normalmete se retira a bomba mecânica, mas se quizer dá pra deixar um "T" com as duas, mas acho desnecessário pois a elétrica tem mais vazao.

    Vou ver se acho o link
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    Mensagem por felipew Sex 9 Jan - 17:44:53

    rapaz, foi dificil mas achei

    http://www.opaleirosdoparana.com/galeria-de-fotos-imagens-f6/ss-74-novo-video-17-12-pag-12-t734-80.htm

    Tem que dar uma lida em outra páginas pra pegar mais detalhes.

    ***O 100, desculpa me apropriar de suas idéias aê eheheh
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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por Opaleirosc Ter 28 Abr - 17:12:04

    Olá pessoal, aproveitando esse tópico sobre a bomba de combustível, queria colocar um problema que aconteceu comigo, troquei a bomba do meu faz 2 anos por causa de vazamento, agora volto a ter o mesmo problema, a bomba vazando...tenho gnv no carro, mas nunca deixei de andar na gasolina, sempre deixei o carburador com gigles maiores para dar uma andadinha a mais, afinal tinha o gnv e a gasolina para uso esporádico, inclusive em novembro com todo ocorrido aqui em Blumenau, ficamos mais de 2 semanas sem gnv o que me levou a oficina para colocar os gigles originais. Alguém já passou por isso?
    Abraço.
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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por Xann Ter 28 Abr - 17:30:09

    Opaleirosc, eu nunca usei GNV e nem sei como funciona, mas pensando sobre teu problema, se a gasosa for cortada antes da bomba pelo sitema do GNV, o diafragma da bomba resseca por funcionar seco muito tempo e acaba cortando. Até um carburador que costuma ficar muito tempo seco, tipo o cara que anda muito pouco no carro, pode acontecer dos diafragmas, ou pistão injetor, no caso dos DFVs, ressecarem. Já se a gasosa é cortada depois da bomba, acho que a bomba estoura por excesso de pressão mesmo.


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    Mensagem por allanfrz Ter 28 Abr - 19:07:15

    Para testar a eficiência da bomba de combustível faça o seguinte:
    Vazão: com o motor a 1000 rpm a bomba deverá despejar pelo menos 0,5 litro de combustível em 50 segundos (tire o tibo q liga no carburador e faça o teste)
    Pressão: Instale um manômetro na saída da bomba e acelere até 1000rpm (ainda deve haver gasolina no carburador). A pressão deve estar entre 3,5 e 5,5 lb/pol2.

    Fonte: Manual de serviço Opala
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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por felipew Ter 28 Abr - 19:57:56

    instale o desborbulhador antes da valvula, assim a bomba trabalha mais livre
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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por Xann Ter 28 Abr - 22:23:17

    felipew escreveu:instale o desborbulhador antes da valvula, assim a bomba trabalha mais livre

    Isso, se a valvula for depois da bomba, é só "tocar" um desborbulhador, boa idéia Felipe OKK


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    Mensagem por Opaleirosc Qui 30 Abr - 15:55:48

    O meu carro é um 91, ja vem com desborbulhador original, a valvula que corta a gasolina esta entre ele e o carburador, ou seja depois, então deveria funcionar...conclusão, estou levando pouca sorte com bomba...rsrsrs
    Obrigado mesmo assim.
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    Mensagem por felipew Qui 30 Abr - 17:12:33

    se a bomba for a tal "recondicionada" geralmente não dura muito mesmo.
    vale a pena desembolsar uns 70tão e colocar nova e de boa marca (Brosol p. ex.) (as recond. custam a metade +- mas nunca duram o que custam)

    as recondicionadas são usadas e quando estragam não apenas o carro pára, mas pode entrar bastante combustivel no carter e vc perder o seu motor.....


    OBS isso é o que eu vejo acontever pessoalmente, não sou profissional da área hehehe
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    Mensagem por Opaleirosc Qui 30 Abr - 18:46:32

    Bem, é isso que me deixa chateado, coloquei nova e original na época, nem lembro mais o preço, mas agora esta R$ 94,00 nova.
    O jeito é comprar mesmo...
    Valeu
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    Mensagem por felipew Sex 1 maio - 19:02:54

    que estranho...
    parece que as originais duram anos e anos, mas quando a gente troca estraga rapidinho. Eu desconfio que como é produto fora de linha as fabricantes não tem o mesmo controle da qualidade das peças...

    Um exemplo é uma belina que temos em casa, ela tem 305000 km, já foi feito o motor até, mas a bombinha é original e tá lá, sem defeitos... Por precaução eu instalei retorno, assim trabalha livre, mas foi só precaução mesmo, e pra não ter risco de o carbura não suportar pressao e afogar...

    O jeito é trocar né velho, fazer o que
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    Mensagem por Xann Sáb 2 maio - 16:46:08

    Putz, aí é falta de sorte mesmo Sad


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    Mensagem por andre-zambon Ter 27 Out - 12:46:53

    Desculpa reavivar o tópico mas tenho uma dúvida, lá no início do tópico o amigo diz que se colocar o balancim de forma errada no vira pode ocasionar danos. Como sei qual é a forma correta? Tenho que observar o que? Tem alguma marcação?
    Abraços.
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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por Müller Ter 27 Out - 13:30:07

    andre-zambon escreveu:Desculpa reavivar o tópico mas tenho uma dúvida, lá no início do tópico o amigo diz que se colocar o balancim de forma errada no vira pode ocasionar danos. Como sei qual é a forma correta? Tenho que observar o que? Tem alguma marcação?
    Abraços.

    Não tem mto segredo. Vc tem q colocar a bomba primeiro encostando a parte de baixo dela no bloco e depois a de cima. Desse jeito vc garante com q o balancim fike por cima do eixo comando e o ressalto do mesmo o (o balancim) acione corretamente. No Opala, se não me engano, não tem como errar pq, se o balancim fikar por baixo do eixo, vc não vai conseguir parafusá-lo ao bloco.


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    Mensagem por Müller Ter 27 Out - 13:31:44

    Aproveitando e corrigindo o texto lá em cima...............no Opala, a bomba é acionada por um ressalto no comando e não no vira.


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    Mensagem por andre-zambon Ter 27 Out - 13:45:24

    Müller escreveu:
    andre-zambon escreveu:Desculpa reavivar o tópico mas tenho uma dúvida, lá no início do tópico o amigo diz que se colocar o balancim de forma errada no vira pode ocasionar danos. Como sei qual é a forma correta? Tenho que observar o que? Tem alguma marcação?
    Abraços.

    Não tem mto segredo. Vc tem q colocar a bomba primeiro encostando a parte de baixo dela no bloco e depois a de cima. Desse jeito vc garante com q o balancim fike por cima do eixo comando e o ressalto do mesmo o (o balancim) acione corretamente. No Opala, se não me engano, não tem como errar pq, se o balancim fikar por baixo do eixo, vc não vai conseguir parafusá-lo ao bloco.
    Muito obrigado! Dúvida tirada.
    Abraços!
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    Mensagem por diego.b.roa Dom 31 Jan - 16:31:51

    parece q eu estou com um problema parecido com meu opala,mais acho q o problema ta com o carburador,ta saiudo fumaça,o oleo pareçe q ta com um leve cheiro de gasolina,e quando da um esbarrada no acelerado ele da uma engasgadinha mais depois fica com a aceleraçao limpa...to achando essa impotesa pq ja aconteceu com minha variant o motor dela ta zero ,a bomba tbm,e algumas vezes sai uma fumaçada impressionante e havia gasolina no oleo ,revisei carburador + nao teve geito ,so milhoro quando troquei o carburador pronto milhoro ,nao sai fumaça e oleo ta limpo........o carburador do opala foi tirado limpo e trocado junta ,,,,,depedendo do q o mecanico fala,vou leva o carburador num especialista aki,pra limpa-lo regula etc......
    iai oq vc acham q pode ser ?
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    Mensagem por Alan-6 Ter 30 Mar - 21:43:45

    MInha bomba ficou sem uso por 1 ano, pois eu estava usando bomba eletrica.
    Aí retirei a eletrica e fui utilizar ela. Começou vazar embaixo.
    Tirei ela e fiz os testes. Ta sem força nenhuma. Vou comprar outra mesmo, é mais barato comprar uma original nova de uma vez do q ficar na mão e dependendo do lugar pagar mais de 50 reais de guincho pra ir pra casa.
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    Mensagem por Eduardo SSa Ter 11 maio - 8:59:27

    O meu esta morrendo do nada andando. deve ser bomba, pois está tudo ok, o que acham?


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    Mensagem por Xann Qua 12 maio - 10:52:52

    Edú, se for a bomba, ele vai morrendo aos pouco de acordo vai acabando a gasosa da cuba, e depois demora um pouco pegar até jogar novamente a gasosa no carbura, se morre de repente e vc dá partida pega facinho de novo não vai ser a bomba, pode ser algum mal contato na parte elétrica. O meu dava umas "morridas" assim do nada, aí eu dava na chave e pegava normal, foi até o Jean que me deu a idéia de coferir o aperto dos fios da ignição e aquele vai sai da caixinha e vai para dentro do carro, e foi "batata", os fios estavam frouxos e nunca mais deu problema OKK


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    Mensagem por Eduardo SSa Qua 12 maio - 15:46:40

    Então Xann eu estou achando que é bomba sim, pois é como disse depois para pegar é triste.
    Já me aconteceu umas 3 vezes, morre acelerando, depois bate na chave e nada, deixo quieto um tempo e vou dando partida, derrepente pega e vem na boa.
    Pelos sintomas acho que trata-se mesmo da bomba, vou fazer o teste dela assim que pegar o carro depois posto aqui.
    Quanto a elétrica não posso descartar também, tem alguns mals contatos hehehehe


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    Mensagem por Paulo Corso Qua 12 maio - 16:13:18

    Edu veja se não ta vazando na bomba por aquele furinho embaixo da mesma. A do diplo aconteceu isso agora no carnaval lá na praia (Baln. Camburiu). No 3º dia lá, começou a sair um cheiro forte de gasolina, achei que era excesso no 446, fomos conferir e vimos que tava esguichando por esse furinho. Sorte minha que meu cunhado tava lá e saimos pra cotar a bomba, acabei pagando 60,00 numa original Brosol.


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    Mensagem por SevenFifty Seg 25 Out - 20:59:15

    Desenterrando mais um tópico...

    Aproveitando o assunto, vocês sabem me dizer qual a diferença entre as bombas de combustível de código 245400 (1969 a 1984) e 245711 (1985 a 1992)?

    Pergunto porque comprei uma 245711 e minha mecânica é 1981. Há alguma diferença funcional entre elas? Melhor devolver e trocar?
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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por WaGo Seg 10 Jan - 20:54:03

    hmmm...
    tenho sentido meu Opala meio xoxinho.
    quando dou um pisão, ele dá uma afrouxada, quase um engasgo, ai ele arrepia...

    isso é normal?

    abraços
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    Mensagem por Knut Sex 18 Fev - 16:36:11

    olha fiz tds os esquema q o muller falo
    enta resultado
    amtes d tudo o balamcim tem alguma folga
    o meu da uns 6 milimetro ate le chega onde da aperto
    c eu fize primeiro paaso ele trava
    no segundo ele aperta um pouko e sai ar no outro caninho
    na terceira o balamcim meche

    mas com td isso o balamcim e fikiço no lugar ou
    tem um jogo?

    desculpa pelo livro q escrevi
    heheehehhehe
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    Mensagem por thiagorammisten Ter 3 Dez - 21:40:24

    boa noite revivendo o tópico ;; e o seguinte o meu opala esta dando um problemas do tipo assim para ligar ele tem q ficar com o pe no acelerador e assim q pega e sobe o giro ele desliga do nada e tbm n esta ficando na lenta será q e a bomba de combustível alguém pode mim ajudar com alguma solução .. há o carburador foi revisado tem poucos dias e e tudo novo .. no distribuidor tbm e tudo novo ,
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    Mensagem por thiagorammisten Qua 4 Dez - 10:42:14

    ?
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    Mensagem por Eduardo SSa Qui 5 Dez - 12:25:02

    Faz o teste da bomba ué hehehe


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    Mensagem por thiagorammisten Qui 5 Dez - 14:19:33

    problema resolvido ... tbm eu troquei tudo primeiro troquei a bomba de combustível e as mangueiras . dai dei a partida e nada tirei o carburador e vir o problema tinha areia nos gicles tanto no di baixo quanto nos da entrada de ar .. sendo q so tinha uma semana q eu tinha feito a linpesa DE CARBURADOR .. da assim q eu desmontei o carburador e limpei ele e coloque pegou de primeira . eu tbm troquei o filtro de combustível hehehe agora e so alegria pelo menos eu só gastei 76,00 reais
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    Mensagem por Eduardo SSa Qui 5 Dez - 16:01:14

    Essa é a parte boa hehehe OKK 


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    Mensagem por thiagorammisten Qui 5 Dez - 16:23:44

    pois e amo o meu opalão q eu conseguir com muito sacrifício ..... ...
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    Mensagem por evercapelli Sex 14 Fev - 14:28:58

    Müller escreveu:Como ainda não tem nenhum tópico. resolvi estrear!!!!! rsrs Vamos lá!!!!

    Qdo um carro pára de funcionar de repente, mas o sistema de ignição e o nível de combustível estão em ordem, é provável q a origem do problema esteja na bomba de combustível. Nesse caso, os sintomas mais comuns são as falhas do motor, a não atinge a velocidade máxima ou não acelera adequadamente.

    As bombas mecânicas, em geral, só apresentam problemas qdo a quilometragem do carro já está mto alta. O sistema é mto simples e resistente: a bomba é acionada pelo virabrequim, q, por meio de um ressalto extra, se liga ao balancim da bomba, fazendo-o se mover pra cima e pra baixo. O bombeamento do combustível é feito por um diafragma de borracha. O movimento constante desse elemento pode ocasionar minúsculos furos por onde ocorrem vazamentos  e faz com mq o combustível vaze para o cárter e dilua o óleo. Na bomba há duas válvulas q fazem o combustível circular num único sentido. Se qualquer uma delas quebrar, a pressão da bomba cairá. É raro as válvulas quebrarem, mas elas emperram com facilidade devido a particulas de sujeira, o q impede uma vedação adequada.

    Para retirar a bomab, desconecte a mangueira q vem do tanque e a q vai para o carburador. Utilizando-se de uma chave 13mm, desparafuse os dois parafusos q prendem a bomba ao bloco do motor. A localização dos parafusos é um pouko complicada, mas dá pra soltá-los com jeitinho!!!! Puxe-a para fora do motor e raspe a junta velha.

    Pra recolocar a bomba, use junta nova revestida com ma leve camada de massa vedante. Cuidado com a colocação do balancim no vira; a colocação incorreta provocará sérios danos qdo for dada a partida.

    Exame da bomba:

    1. Tape o tubo de saída e empurre o balancim pra cima. Se aválvula de entrada estiver boa, você moverá o balancim com facilidade e o diafragma permanecerá inalterado.

    Exame da bomba de combustível Bombajr7

    2. Tape o tubo de entrada w mova o balancim. Se a válvula de saída funcionar, haverá certa resistência, mas o diafragma não deve se deslocar.

    Exame da bomba de combustível Pic00002mi1

    3. Tape os dois tubos e mova o balancim. Se o diafragma estiver normal, você sentirá alguma resistência.

    Exame da bomba de combustível Pic00003er3

    4. Por fim, vede o pekeno orifício na parte debaixo da bomba e mova o balancim. Se o retentor entre o orifício e o diafragma estiver intacto, haverá resistência.

    Exame da bomba de combustível Pic00004ai3

    Se a bomba não passar em algum desses testes, troque-a!!!!!
    amigo fiz o teste aki na minha mais fica dificil saber qual a resistencia k vc fala,achei estranho k se tampar a entrada vc aperta e sente ela vazando pressao!! e em baixo da dando uma meladinha!! vo trocar essa bomba achei aki brosol por 73!
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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por sheep.83 Sex 24 Abr - 22:07:43

    Boa noite, galera, ao invés de abrir um novo tópico, vi esse, mas ainda não esclareci as dúvidas, sou novato, meu opala chegou hoje, um 77, coupe.

    Daí a tormenta começou quando fui buscar (veio de cegonha), pois o cara disse q não tava funcionando, pensei, deve ser a bateria, mas não, o cara tinha conseguido quebrar a ignição, o carro nem ligava, nem destravava, tive trocar...depois de muita luta deu certo.

    Daí levei pra casa, mas 10 min dps qndo fui ligá-lo pra dar uma volta, nda de ligar...achei q fosse combustível, coloquei uns dez litros e nda...até que veio um mecânico e disse q era gasolina o problema, deu um tranco nele e deu certo...Achei q tinha resolvido, mas assim que desliguei ele, qndo fui ligar a mesma coisa, n pegou...outro tranco..e assim foi até eu descobrir q a bomba de combustível tva praticamente jorrando tudo, daí o questionamento..

    Essa falha pra ligar se deu nisso? A bomba e tal, pois não afogou o motor, nem nda...agora ele tá ligando normal, mas a bomba fica jorrando...troco o filtro de combustível tbm??

    Abração, obrigado desde já.
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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por Caravan88 Qui 10 Dez - 8:55:29

    Sheep, estou com problema de falha também e já que a bomba não é tão cara e parece ser um serviço simples vou trocar.

    E também tive a mesma dúvida sobre o filtro, como também é barato vou trocar também.
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    Exame da bomba de combustível Empty Mangueiras do tanque

    Mensagem por Luã Sex 19 Fev - 11:58:43

    Alguem pode me explicar onde é a de retorno a que vai para a bomba la na frente?e essa peça azul ai o que é?olhei embaixo do meu nao tem nada disso so um mangueira embaixo e outra lá em cima mas sem nenhum filtro.abç

    [img]Exame da bomba de combustível 2u480sj[/img]
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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por alca182 Sex 23 Jun - 7:22:26

    Sei que o tópico é antigo, mas espero que alguém possa me ajudar.

    Recentemente estava na rua e o carro morreu do nada (tanque de combustível está cheio, abasteci o carro naquele mesmo dia), não funcionava de jeito algum..
    A Mangueira que sai da bomba de combustível para o carburador, como é de silicone, vi que não estava puxando combustível (gasolina) para o carburador.. Resultado, guincho até em casa.

    Blz, aí troquei a bomba de combustível, pois como já era muito antiga, resolvi não arriscar e comprei uma nova. Porém continua sem funcionar.


    As minhas dúvidas são as seguintes:
    - Antes desse problema acontecer, o combustível que era enviado ao carburador, ia com muitas bolhas de ar, isso é sintoma de que alguma mangueira está bem ruim, com algum furo, correto?
    - A gasolina está chegando até a bomba de combustível, mas ela não consegue puxar, isso pode ocorrer devido a algum entupimento no filtro/linha de combustível?
    - Tenho alguns metros dessa mangueira de silicone (5mm interno e 9 externo), vale a pena trocar toda a linha de combustível por esse modelo ou não é recomendável?
    - Há dois filtros de combustível após a saída do tanque, e nenhum outro após a bomba de combustível, vale a pena colocar mais algum filtro em outra localização?


    Desde já, agradeço ao Müller por criar esse tópico com todas as explicações, caso alguém possua as imagens, por gentileza me enviem por e-mail: luiz.dsg@gmail.com
    E por último, não menor importante, a todos os amigos que postaram suas dicas e conhecimentos.


    Obrigado!
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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por tiguassa Sáb 24 Jun - 11:07:04

    SevenFifty escreveu:Desenterrando mais um tópico...

    Aproveitando o assunto, vocês sabem me dizer qual a diferença entre as bombas de combustível de código 245400 (1969 a 1984) e 245711 (1985 a 1992)?

    Pergunto porque comprei uma 245711 e minha mecânica é 1981. Há alguma diferença funcional entre elas? Melhor devolver e trocar?
    Acabei de comprar uma 245711 e meu opala é 79 4cc. A princípio a unica diferença é a bitola da saída da bomba e a forma como é conectada. Na 245400, a conexão de saída é feita sem mangueira, ou seja, desde a bomba até o carburador o combustível vai por um cano de metal. Na bomba "mais moderna" esse percurso é feito por mangueiras.
    A minha bomba vou trocar porque estou desconfiado que a "válvula" de alívio interna não está funcionando corretamente e talvez por isso a cuba do carburador está dando excesso de combustível ( a válvula da boia não está conseguindo segurar a pressão da bomba.
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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por Paulo Corso Seg 26 Jun - 10:04:56

    Alca, por baixo do carro vai um tubo de nylon, é um mangueira mais dura, na conexão com a bóia vai um pedaço de mangueira borracha, e na junção com a bomba outra mangueira de borracha, tem muita gente substituído essas mangueiras lonadas por mangueira de injeção, pois tanto as lonadas como as de silicone não aguentam nosso combustível adulterado e ressecam rapidinho.


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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por alca182 Ter 27 Jun - 7:04:51

    Paulo Corso escreveu:Alca, por baixo do carro vai um tubo de nylon, é um mangueira mais dura, na conexão com a bóia vai um pedaço de mangueira borracha, e na junção com a bomba outra mangueira de borracha, tem muita gente substituído essas mangueiras lonadas por mangueira de injeção, pois tanto as lonadas como as de silicone não aguentam nosso combustível adulterado e ressecam rapidinho.
    Então, vou trocar todas a linha de combustível, vi o pessoal falando em utilizar a de Tecalon.. Mas não sei sobre essas junções qual utilizar..
    Tenho essa de silicone, mas acredito que o diâmetro seja muito pequeno (5mm), será que trará algum problema caso eu utilize ela?
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    Exame da bomba de combustível Empty Re: Exame da bomba de combustível

    Mensagem por Elizeus151 Ter 27 Jun - 17:34:52

    Tiguassa antes de trocar a bomba ...instale um desborbolhador que tem tres vias uma entrada do combustível da bomba outro que alimenta a cuba do carburador e outro retorno para o tanque....vai te trazer benefícios e mesmo que vc ainda venha trocar a bomba ele continua sendo útil....

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