Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Opala não pega na chave
Hoje à(s) 12:00:16 por adpachec

» Chaves originais do Opala 78
Hoje à(s) 11:48:03 por JoséPaulo

» Novo membro no site Opaleiros do Paraná!
Hoje à(s) 11:37:29 por JoséPaulo

» Encarando o 88
Hoje à(s) 11:01:39 por marcao fb

» Farol de milha CIBIE
Hoje à(s) 10:45:24 por JoséPaulo

» Opala 78. Sonho realizado
Hoje à(s) 10:41:21 por JoséPaulo

» Golpe. Opala 1970
Hoje à(s) 10:25:55 por JoséPaulo

» Modulo de ignição chicote.
Hoje à(s) 9:47:12 por reimon

» Brasil, um país de palhaços
Hoje à(s) 8:49:53 por opala4cc

Quem está conectado

53 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 49 Visitantes :: 2 Motores de busca

CARLOS EDUARDO LEAL, Müller, Rafael Augusto, reimon


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7860)
 
100 (7771)
 

Exame da bomba de combustível

Compartilhe

Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3050
Idade : 33
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Exame da bomba de combustível

Mensagem por Müller em Qui 24 Jan - 15:17:01

Como ainda não tem nenhum tópico. resolvi estrear!!!!! rsrs Vamos lá!!!!

Qdo um carro pára de funcionar de repente, mas o sistema de ignição e o nível de combustível estão em ordem, é provável q a origem do problema esteja na bomba de combustível. Nesse caso, os sintomas mais comuns são as falhas do motor, a não atinge a velocidade máxima ou não acelera adequadamente.

As bombas mecânicas, em geral, só apresentam problemas qdo a quilometragem do carro já está mto alta. O sistema é mto simples e resistente: a bomba é acionada pelo virabrequim, q, por meio de um ressalto extra, se liga ao balancim da bomba, fazendo-o se mover pra cima e pra baixo. O bombeamento do combustível é feito por um diafragma de borracha. O movimento constante desse elemento pode ocasionar minúsculos furos por onde ocorrem vazamentos e faz com mq o combustível vaze para o cárter e dilua o óleo. Na bomba há duas válvulas q fazem o combustível circular num único sentido. Se qualquer uma delas quebrar, a pressão da bomba cairá. É raro as válvulas quebrarem, mas elas emperram com facilidade devido a particulas de sujeira, o q impede uma vedação adequada.

Para retirar a bomab, desconecte a mangueira q vem do tanque e a q vai para o carburador. Utilizando-se de uma chave 13mm, desparafuse os dois parafusos q prendem a bomba ao bloco do motor. A localização dos parafusos é um pouko complicada, mas dá pra soltá-los com jeitinho!!!! Puxe-a para fora do motor e raspe a junta velha.

Pra recolocar a bomba, use junta nova revestida com ma leve camada de massa vedante. Cuidado com a colocação do balancim no vira; a colocação incorreta provocará sérios danos qdo for dada a partida.

Exame da bomba:

1. Tape o tubo de saída e empurre o balancim pra cima. Se aválvula de entrada estiver boa, você moverá o balancim com facilidade e o diafragma permanecerá inalterado.



2. Tape o tubo de entrada w mova o balancim. Se a válvula de saída funcionar, haverá certa resistência, mas o diafragma não deve se deslocar.



3. Tape os dois tubos e mova o balancim. Se o diafragma estiver normal, você sentirá alguma resistência.



4. Por fim, vede o pekeno orifício na parte debaixo da bomba e mova o balancim. Se o retentor entre o orifício e o diafragma estiver intacto, haverá resistência.



Se a bomba não passar em algum desses testes, troque-a!!!!!


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.


Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 42
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Jean Bida em Qui 24 Jan - 15:34:25

Boa Muller!Depois que coloquei 250-S e 446 persistia uma falha em alta, o mecanico deu tres palpites: Cabos de vela amarelos do ML,bobina Accel usada do ML, e bomba troquei tudo em casa e de uma vez e o carro alisou em qualquer RPM, pena que assim não fuquei ciente do que ocasionava a falha ,mas 90% que era a bomba.


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!

Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3050
Idade : 33
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Müller em Qui 24 Jan - 15:54:28

É, o meu tbem qdo comprei tava dando uma falta miserável em alta!!! Fiz carburação, troquei rotor, velas, cabos, bobina e a falta continuava!!! Como eu não descobria o q era, deixei pra lá, só não,acelerava mto!! De repente começou a falhar na lenta tbem......já pensei q o motor tava indo pro saco!!! rsrs Foi qdo eu desloquei o carro e vi uma poça no chão!! Falei: Pronto, era só o q faltava, vazando água tbem..........Só q a poça secou mto rápido e achei estranho!!! Qdo voltei pro carro tava lá outra poça!!! Abri o capô e tentei ver de onde tava vazando akele líquido!! Mas logo q abri o capô subiu akele cheiro de álcool e deu pra ver q tava minando da bomba, justamente desse orifício!!!! Troquei a bomba, coloquei cabos de 10mm, as velas, rotor, tampa do distribuidor e bobina são novos e nunca mais deu problema!! Aí aproveitei tbem pra instalar o manômetro de pressão do combustível!!! hehehe


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.


Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 42
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Jean Bida em Qui 24 Jan - 16:33:23

Aquele orifício serve pra isso mesmo, pro combustível não alagar o carter, né? Uma vez com meu Maverick, não sabia nada nada de mecânica sai daqui fui pra Curitiba no feirão,já na ida eu notei que o carro consumiu demais,sai do feirão um cheiro de gasolina do inferno, parei num posto,na lenta saia muita gasolina deste orifício, eu cabação que só, tirei um parafuso soberba da soleira e tampei o "furo" sai do posto, ai ficou um horror de andar, falhando, sábado Curitiba fecha tudo,me joguei pra estrada, eu nem imaginava que a gasolina estava toda indo pro carter, até que do nada olhei no retrosvisor uma nuvem de fumaça, mas nuvem mesmo, muita fumaça, quase chorei , o motor era zerado, cromadinho, limpinho, falei pra minha esposa quase chorando: Meu Deus Fundiu o Motor!!! Junho na Serra , frio congelante, liguei pro pai que mandou um guincho,no outro dia já com dicas troquei sozinho em casa(mesmo sendo oreia)bomba, óleo e filtro e zero novamente.Fiquei tão decepcionado(já estava por que Maverick 4 é uma triteza, não é como Opala 4), rolei ele na Elba.Se fosse hoje chegaria em casa normal, sem tampar o "furo", na manha e ainda tentaria coletar o comustível..O Lance da fumaça foi que ao tampar o furo a gasolina foi toda para o carter ao ponto que o mesmo inundou e a mistura óleo/gasolina chegou no nível da bomba que já não tinha mais pra onde mandar combustível,então foi óleo com gasolina pro carburador, exatamente como fazem nos carros de exibição pra fazer nuvem de fumaça usando um injetor de partida a frio.Quem tem Opala. Maverick,etc tem que ter um pouco de noção, não ter medo de fazer sozinho como sujere esta sessão, dá pra evitar prejuízos e situaçoes contrangedoras.


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!

Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3050
Idade : 33
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Müller em Qui 24 Jan - 16:42:21

Olha, eu não sei exatamente se esse orifício tem essa função ou se é uma espécie de respiro!!! Mas pelo teu relato, tá mais q na cara q é pra isso mesmo, no caso da bomba dar algum defeito, ela jogar o combustível pra fora ao invés de acumulá-lo dentro do motor ou da própria bomba!!!!

É andando de Opala e se virando!!!! kkkkkkkkkkkk


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.


Eduardo SSa
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 8678
Idade : 39
Localização : Arapongas/Pr
Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100

Cilindros : 16 Cilindros
Data de inscrição : 26/12/2007

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Eduardo SSa em Dom 27 Jan - 10:36:44

Blz Müller via agora que vc estreou o espaço aqui também, Show OKK


_________________

_____________________
Opala Branco Coupé SS79 / Diplo Azul Coupé 88
Diplomata 88 Azul 4.100 Sedan
"Opala mais que um carro um estilo de vida"
Edu SSa
www.opaleirosdoparana.com

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2952
Idade : 37
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Paulo Corso em Sex 8 Fev - 8:03:47

o muller tem razão, aquele orifício é pra isso mesmo, caso a bomba apresente algum defeito, invés de jogar o alcool/gasolina pra dentro do motor, ele joga pra fora!!!!

RUBENS38PP
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 6
Localização : SÃO BERNARDO DO CAMPO
Data de inscrição : 26/08/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por RUBENS38PP em Ter 26 Ago - 6:10:25

OLA AMIGOS TENHO UM 6CC 92 E ELE SEMPRE DA FALTA QUANDO ESTICO AS MARCHAS SERA QUE É A BOMBA???

Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3050
Idade : 33
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Müller em Ter 26 Ago - 20:03:41

RUBENS38PP escreveu:OLA AMIGOS TENHO UM 6CC 92 E ELE SEMPRE DA FALTA QUANDO ESTICO AS MARCHAS SERA QUE É A BOMBA???

Bom, se vc desconfia da bomba, faça o seguinte: desconecte a mangueira de combustivel do carburador e peça pra alguém dar a partida no carro apenas por um instante!!! Se sair um jato forte de combustível, descarte a hipótese de ser a bomba!!!

Abraço!!!


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.


fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por fabio_waltrick em Sex 9 Jan - 0:21:11

e nocaso de colcoar uma eletrica...seria inutilizada a mecanica? e para faze-lo no opala?

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Idade : 30
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc
Data de inscrição : 20/02/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por felipew em Sex 9 Jan - 17:34:12

fábio, se bem me lembro eu acho que tem algo a respeito de por a elétrica no tópico do SS 74 branco que o 100 postou. lá tem até fotos do suporte para colocar a bomba.

Parece q a mais barata e boa é a do monza/kadett q vai externa ao tanque (E F I , monoponto) e normalmete se retira a bomba mecânica, mas se quizer dá pra deixar um "T" com as duas, mas acho desnecessário pois a elétrica tem mais vazao.

Vou ver se acho o link

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Idade : 30
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc
Data de inscrição : 20/02/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por felipew em Sex 9 Jan - 17:44:53

rapaz, foi dificil mas achei

http://www.opaleirosdoparana.com/galeria-de-fotos-imagens-f6/ss-74-novo-video-17-12-pag-12-t734-80.htm

Tem que dar uma lida em outra páginas pra pegar mais detalhes.

***O 100, desculpa me apropriar de suas idéias aê eheheh

Opaleirosc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 42
Idade : 33
Localização : Blumenau
Modelo do carro : Diplomata SE 91/91
Cilindros : 4.100
Data de inscrição : 08/05/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Opaleirosc em Ter 28 Abr - 17:12:04

Olá pessoal, aproveitando esse tópico sobre a bomba de combustível, queria colocar um problema que aconteceu comigo, troquei a bomba do meu faz 2 anos por causa de vazamento, agora volto a ter o mesmo problema, a bomba vazando...tenho gnv no carro, mas nunca deixei de andar na gasolina, sempre deixei o carburador com gigles maiores para dar uma andadinha a mais, afinal tinha o gnv e a gasolina para uso esporádico, inclusive em novembro com todo ocorrido aqui em Blumenau, ficamos mais de 2 semanas sem gnv o que me levou a oficina para colocar os gigles originais. Alguém já passou por isso?
Abraço.

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Xann em Ter 28 Abr - 17:30:09

Opaleirosc, eu nunca usei GNV e nem sei como funciona, mas pensando sobre teu problema, se a gasosa for cortada antes da bomba pelo sitema do GNV, o diafragma da bomba resseca por funcionar seco muito tempo e acaba cortando. Até um carburador que costuma ficar muito tempo seco, tipo o cara que anda muito pouco no carro, pode acontecer dos diafragmas, ou pistão injetor, no caso dos DFVs, ressecarem. Já se a gasosa é cortada depois da bomba, acho que a bomba estoura por excesso de pressão mesmo.


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

allanfrz
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1876
Idade : 33
Localização : São Caetano do Sul, SP
Modelo do carro : Caravan 79
Cilindros : 151
Data de inscrição : 14/01/2009

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por allanfrz em Ter 28 Abr - 19:07:15

Para testar a eficiência da bomba de combustível faça o seguinte:
Vazão: com o motor a 1000 rpm a bomba deverá despejar pelo menos 0,5 litro de combustível em 50 segundos (tire o tibo q liga no carburador e faça o teste)
Pressão: Instale um manômetro na saída da bomba e acelere até 1000rpm (ainda deve haver gasolina no carburador). A pressão deve estar entre 3,5 e 5,5 lb/pol2.

Fonte: Manual de serviço Opala

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Idade : 30
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc
Data de inscrição : 20/02/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por felipew em Ter 28 Abr - 19:57:56

instale o desborbulhador antes da valvula, assim a bomba trabalha mais livre

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Xann em Ter 28 Abr - 22:23:17

felipew escreveu:instale o desborbulhador antes da valvula, assim a bomba trabalha mais livre

Isso, se a valvula for depois da bomba, é só "tocar" um desborbulhador, boa idéia Felipe OKK


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

Opaleirosc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 42
Idade : 33
Localização : Blumenau
Modelo do carro : Diplomata SE 91/91
Cilindros : 4.100
Data de inscrição : 08/05/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Opaleirosc em Qui 30 Abr - 15:55:48

O meu carro é um 91, ja vem com desborbulhador original, a valvula que corta a gasolina esta entre ele e o carburador, ou seja depois, então deveria funcionar...conclusão, estou levando pouca sorte com bomba...rsrsrs
Obrigado mesmo assim.

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Idade : 30
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc
Data de inscrição : 20/02/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por felipew em Qui 30 Abr - 17:12:33

se a bomba for a tal "recondicionada" geralmente não dura muito mesmo.
vale a pena desembolsar uns 70tão e colocar nova e de boa marca (Brosol p. ex.) (as recond. custam a metade +- mas nunca duram o que custam)

as recondicionadas são usadas e quando estragam não apenas o carro pára, mas pode entrar bastante combustivel no carter e vc perder o seu motor.....


OBS isso é o que eu vejo acontever pessoalmente, não sou profissional da área hehehe

Opaleirosc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 42
Idade : 33
Localização : Blumenau
Modelo do carro : Diplomata SE 91/91
Cilindros : 4.100
Data de inscrição : 08/05/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Opaleirosc em Qui 30 Abr - 18:46:32

Bem, é isso que me deixa chateado, coloquei nova e original na época, nem lembro mais o preço, mas agora esta R$ 94,00 nova.
O jeito é comprar mesmo...
Valeu

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Idade : 30
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc
Data de inscrição : 20/02/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por felipew em Sex 1 Maio - 19:02:54

que estranho...
parece que as originais duram anos e anos, mas quando a gente troca estraga rapidinho. Eu desconfio que como é produto fora de linha as fabricantes não tem o mesmo controle da qualidade das peças...

Um exemplo é uma belina que temos em casa, ela tem 305000 km, já foi feito o motor até, mas a bombinha é original e tá lá, sem defeitos... Por precaução eu instalei retorno, assim trabalha livre, mas foi só precaução mesmo, e pra não ter risco de o carbura não suportar pressao e afogar...

O jeito é trocar né velho, fazer o que

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Xann em Sab 2 Maio - 16:46:08

Putz, aí é falta de sorte mesmo Sad


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

andre-zambon
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 785
Idade : 28
Localização : Venda Nova do Imigrante
Modelo do carro : Comodoro 79
Cilindros : 4trinho
Data de inscrição : 29/12/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por andre-zambon em Ter 27 Out - 12:46:53

Desculpa reavivar o tópico mas tenho uma dúvida, lá no início do tópico o amigo diz que se colocar o balancim de forma errada no vira pode ocasionar danos. Como sei qual é a forma correta? Tenho que observar o que? Tem alguma marcação?
Abraços.

Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3050
Idade : 33
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Müller em Ter 27 Out - 13:30:07

andre-zambon escreveu:Desculpa reavivar o tópico mas tenho uma dúvida, lá no início do tópico o amigo diz que se colocar o balancim de forma errada no vira pode ocasionar danos. Como sei qual é a forma correta? Tenho que observar o que? Tem alguma marcação?
Abraços.

Não tem mto segredo. Vc tem q colocar a bomba primeiro encostando a parte de baixo dela no bloco e depois a de cima. Desse jeito vc garante com q o balancim fike por cima do eixo comando e o ressalto do mesmo o (o balancim) acione corretamente. No Opala, se não me engano, não tem como errar pq, se o balancim fikar por baixo do eixo, vc não vai conseguir parafusá-lo ao bloco.


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.


Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3050
Idade : 33
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Müller em Ter 27 Out - 13:31:44

Aproveitando e corrigindo o texto lá em cima...............no Opala, a bomba é acionada por um ressalto no comando e não no vira.


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.


andre-zambon
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 785
Idade : 28
Localização : Venda Nova do Imigrante
Modelo do carro : Comodoro 79
Cilindros : 4trinho
Data de inscrição : 29/12/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por andre-zambon em Ter 27 Out - 13:45:24

Müller escreveu:
andre-zambon escreveu:Desculpa reavivar o tópico mas tenho uma dúvida, lá no início do tópico o amigo diz que se colocar o balancim de forma errada no vira pode ocasionar danos. Como sei qual é a forma correta? Tenho que observar o que? Tem alguma marcação?
Abraços.

Não tem mto segredo. Vc tem q colocar a bomba primeiro encostando a parte de baixo dela no bloco e depois a de cima. Desse jeito vc garante com q o balancim fike por cima do eixo comando e o ressalto do mesmo o (o balancim) acione corretamente. No Opala, se não me engano, não tem como errar pq, se o balancim fikar por baixo do eixo, vc não vai conseguir parafusá-lo ao bloco.
Muito obrigado! Dúvida tirada.
Abraços!

diego.b.roa
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 981
Localização : conselheiro-lafaiete-MG
Modelo do carro : GM-Caravan 1975
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 05/01/2010

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por diego.b.roa em Dom 31 Jan - 16:31:51

parece q eu estou com um problema parecido com meu opala,mais acho q o problema ta com o carburador,ta saiudo fumaça,o oleo pareçe q ta com um leve cheiro de gasolina,e quando da um esbarrada no acelerado ele da uma engasgadinha mais depois fica com a aceleraçao limpa...to achando essa impotesa pq ja aconteceu com minha variant o motor dela ta zero ,a bomba tbm,e algumas vezes sai uma fumaçada impressionante e havia gasolina no oleo ,revisei carburador + nao teve geito ,so milhoro quando troquei o carburador pronto milhoro ,nao sai fumaça e oleo ta limpo........o carburador do opala foi tirado limpo e trocado junta ,,,,,depedendo do q o mecanico fala,vou leva o carburador num especialista aki,pra limpa-lo regula etc......
iai oq vc acham q pode ser ?

Alan-6
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 16
Localização : Maua-SP
Data de inscrição : 16/03/2010

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Alan-6 em Ter 30 Mar - 21:43:45

MInha bomba ficou sem uso por 1 ano, pois eu estava usando bomba eletrica.
Aí retirei a eletrica e fui utilizar ela. Começou vazar embaixo.
Tirei ela e fiz os testes. Ta sem força nenhuma. Vou comprar outra mesmo, é mais barato comprar uma original nova de uma vez do q ficar na mão e dependendo do lugar pagar mais de 50 reais de guincho pra ir pra casa.

Eduardo SSa
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 8678
Idade : 39
Localização : Arapongas/Pr
Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100

Cilindros : 16 Cilindros
Data de inscrição : 26/12/2007

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Eduardo SSa em Ter 11 Maio - 8:59:27

O meu esta morrendo do nada andando. deve ser bomba, pois está tudo ok, o que acham?


_________________

_____________________
Opala Branco Coupé SS79 / Diplo Azul Coupé 88
Diplomata 88 Azul 4.100 Sedan
"Opala mais que um carro um estilo de vida"
Edu SSa
www.opaleirosdoparana.com

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Xann em Qua 12 Maio - 10:52:52

Edú, se for a bomba, ele vai morrendo aos pouco de acordo vai acabando a gasosa da cuba, e depois demora um pouco pegar até jogar novamente a gasosa no carbura, se morre de repente e vc dá partida pega facinho de novo não vai ser a bomba, pode ser algum mal contato na parte elétrica. O meu dava umas "morridas" assim do nada, aí eu dava na chave e pegava normal, foi até o Jean que me deu a idéia de coferir o aperto dos fios da ignição e aquele vai sai da caixinha e vai para dentro do carro, e foi "batata", os fios estavam frouxos e nunca mais deu problema OKK


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

Eduardo SSa
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 8678
Idade : 39
Localização : Arapongas/Pr
Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100

Cilindros : 16 Cilindros
Data de inscrição : 26/12/2007

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Eduardo SSa em Qua 12 Maio - 15:46:40

Então Xann eu estou achando que é bomba sim, pois é como disse depois para pegar é triste.
Já me aconteceu umas 3 vezes, morre acelerando, depois bate na chave e nada, deixo quieto um tempo e vou dando partida, derrepente pega e vem na boa.
Pelos sintomas acho que trata-se mesmo da bomba, vou fazer o teste dela assim que pegar o carro depois posto aqui.
Quanto a elétrica não posso descartar também, tem alguns mals contatos hehehehe


_________________

_____________________
Opala Branco Coupé SS79 / Diplo Azul Coupé 88
Diplomata 88 Azul 4.100 Sedan
"Opala mais que um carro um estilo de vida"
Edu SSa
www.opaleirosdoparana.com

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2952
Idade : 37
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Paulo Corso em Qua 12 Maio - 16:13:18

Edu veja se não ta vazando na bomba por aquele furinho embaixo da mesma. A do diplo aconteceu isso agora no carnaval lá na praia (Baln. Camburiu). No 3º dia lá, começou a sair um cheiro forte de gasolina, achei que era excesso no 446, fomos conferir e vimos que tava esguichando por esse furinho. Sorte minha que meu cunhado tava lá e saimos pra cotar a bomba, acabei pagando 60,00 numa original Brosol.


_________________

Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

SevenFifty
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1241
Idade : 30
Localização : Guaratinguetá-SP
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)
Data de inscrição : 06/09/2010

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por SevenFifty em Seg 25 Out - 20:59:15

Desenterrando mais um tópico...

Aproveitando o assunto, vocês sabem me dizer qual a diferença entre as bombas de combustível de código 245400 (1969 a 1984) e 245711 (1985 a 1992)?

Pergunto porque comprei uma 245711 e minha mecânica é 1981. Há alguma diferença funcional entre elas? Melhor devolver e trocar?

WaGo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 69
Idade : 29
Localização : São Caetano do Sul, SP
Modelo do carro : Opala 1979

Cilindros : 4
Data de inscrição : 18/06/2010

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por WaGo em Seg 10 Jan - 20:54:03

hmmm...
tenho sentido meu Opala meio xoxinho.
quando dou um pisão, ele dá uma afrouxada, quase um engasgo, ai ele arrepia...

isso é normal?

abraços

Knut
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 443
Localização : Maringa / Castro
Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
Cilindros : 4 Cil
Data de inscrição : 19/01/2011

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Knut em Sex 18 Fev - 16:36:11

olha fiz tds os esquema q o muller falo
enta resultado
amtes d tudo o balamcim tem alguma folga
o meu da uns 6 milimetro ate le chega onde da aperto
c eu fize primeiro paaso ele trava
no segundo ele aperta um pouko e sai ar no outro caninho
na terceira o balamcim meche

mas com td isso o balamcim e fikiço no lugar ou
tem um jogo?

desculpa pelo livro q escrevi
heheehehhehe

thiagorammisten
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 306
Idade : 28
Localização : tobias berreto (SE)
Modelo do carro : opala coupe super luxo 79
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 06/10/2010

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por thiagorammisten em Ter 3 Dez - 21:40:24

boa noite revivendo o tópico ;; e o seguinte o meu opala esta dando um problemas do tipo assim para ligar ele tem q ficar com o pe no acelerador e assim q pega e sobe o giro ele desliga do nada e tbm n esta ficando na lenta será q e a bomba de combustível alguém pode mim ajudar com alguma solução .. há o carburador foi revisado tem poucos dias e e tudo novo .. no distribuidor tbm e tudo novo ,

thiagorammisten
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 306
Idade : 28
Localização : tobias berreto (SE)
Modelo do carro : opala coupe super luxo 79
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 06/10/2010

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por thiagorammisten em Qua 4 Dez - 10:42:14

?

Eduardo SSa
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 8678
Idade : 39
Localização : Arapongas/Pr
Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100

Cilindros : 16 Cilindros
Data de inscrição : 26/12/2007

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Eduardo SSa em Qui 5 Dez - 12:25:02

Faz o teste da bomba ué hehehe


_________________

_____________________
Opala Branco Coupé SS79 / Diplo Azul Coupé 88
Diplomata 88 Azul 4.100 Sedan
"Opala mais que um carro um estilo de vida"
Edu SSa
www.opaleirosdoparana.com

thiagorammisten
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 306
Idade : 28
Localização : tobias berreto (SE)
Modelo do carro : opala coupe super luxo 79
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 06/10/2010

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por thiagorammisten em Qui 5 Dez - 14:19:33

problema resolvido ... tbm eu troquei tudo primeiro troquei a bomba de combustível e as mangueiras . dai dei a partida e nada tirei o carburador e vir o problema tinha areia nos gicles tanto no di baixo quanto nos da entrada de ar .. sendo q so tinha uma semana q eu tinha feito a linpesa DE CARBURADOR .. da assim q eu desmontei o carburador e limpei ele e coloque pegou de primeira . eu tbm troquei o filtro de combustível hehehe agora e so alegria pelo menos eu só gastei 76,00 reais

Eduardo SSa
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 8678
Idade : 39
Localização : Arapongas/Pr
Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100

Cilindros : 16 Cilindros
Data de inscrição : 26/12/2007

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Eduardo SSa em Qui 5 Dez - 16:01:14

Essa é a parte boa hehehe OKK 


_________________

_____________________
Opala Branco Coupé SS79 / Diplo Azul Coupé 88
Diplomata 88 Azul 4.100 Sedan
"Opala mais que um carro um estilo de vida"
Edu SSa
www.opaleirosdoparana.com

thiagorammisten
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 306
Idade : 28
Localização : tobias berreto (SE)
Modelo do carro : opala coupe super luxo 79
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 06/10/2010

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por thiagorammisten em Qui 5 Dez - 16:23:44

pois e amo o meu opalão q eu conseguir com muito sacrifício ..... ...

evercapelli
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 64
Localização : santos sp
Modelo do carro : caravan comodoro 92
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 23/12/2013

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por evercapelli em Sex 14 Fev - 14:28:58

Müller escreveu:Como ainda não tem nenhum tópico. resolvi estrear!!!!! rsrs Vamos lá!!!!

Qdo um carro pára de funcionar de repente, mas o sistema de ignição e o nível de combustível estão em ordem, é provável q a origem do problema esteja na bomba de combustível. Nesse caso, os sintomas mais comuns são as falhas do motor, a não atinge a velocidade máxima ou não acelera adequadamente.

As bombas mecânicas, em geral, só apresentam problemas qdo a quilometragem do carro já está mto alta. O sistema é mto simples e resistente: a bomba é acionada pelo virabrequim, q, por meio de um ressalto extra, se liga ao balancim da bomba, fazendo-o se mover pra cima e pra baixo. O bombeamento do combustível é feito por um diafragma de borracha. O movimento constante desse elemento pode ocasionar minúsculos furos por onde ocorrem vazamentos  e faz com mq o combustível vaze para o cárter e dilua o óleo. Na bomba há duas válvulas q fazem o combustível circular num único sentido. Se qualquer uma delas quebrar, a pressão da bomba cairá. É raro as válvulas quebrarem, mas elas emperram com facilidade devido a particulas de sujeira, o q impede uma vedação adequada.

Para retirar a bomab, desconecte a mangueira q vem do tanque e a q vai para o carburador. Utilizando-se de uma chave 13mm, desparafuse os dois parafusos q prendem a bomba ao bloco do motor. A localização dos parafusos é um pouko complicada, mas dá pra soltá-los com jeitinho!!!! Puxe-a para fora do motor e raspe a junta velha.

Pra recolocar a bomba, use junta nova revestida com ma leve camada de massa vedante. Cuidado com a colocação do balancim no vira; a colocação incorreta provocará sérios danos qdo for dada a partida.

Exame da bomba:

1. Tape o tubo de saída e empurre o balancim pra cima. Se aválvula de entrada estiver boa, você moverá o balancim com facilidade e o diafragma permanecerá inalterado.



2. Tape o tubo de entrada w mova o balancim. Se a válvula de saída funcionar, haverá certa resistência, mas o diafragma não deve se deslocar.



3. Tape os dois tubos e mova o balancim. Se o diafragma estiver normal, você sentirá alguma resistência.



4. Por fim, vede o pekeno orifício na parte debaixo da bomba e mova o balancim. Se o retentor entre o orifício e o diafragma estiver intacto, haverá resistência.



Se a bomba não passar em algum desses testes, troque-a!!!!!
amigo fiz o teste aki na minha mais fica dificil saber qual a resistencia k vc fala,achei estranho k se tampar a entrada vc aperta e sente ela vazando pressao!! e em baixo da dando uma meladinha!! vo trocar essa bomba achei aki brosol por 73!

sheep.83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 84
Localização : Rio Branco-AC
Modelo do carro : Opala de luxo, 1977, coupe.
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/08/2008

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por sheep.83 em Sex 24 Abr - 22:07:43

Boa noite, galera, ao invés de abrir um novo tópico, vi esse, mas ainda não esclareci as dúvidas, sou novato, meu opala chegou hoje, um 77, coupe.

Daí a tormenta começou quando fui buscar (veio de cegonha), pois o cara disse q não tava funcionando, pensei, deve ser a bateria, mas não, o cara tinha conseguido quebrar a ignição, o carro nem ligava, nem destravava, tive trocar...depois de muita luta deu certo.

Daí levei pra casa, mas 10 min dps qndo fui ligá-lo pra dar uma volta, nda de ligar...achei q fosse combustível, coloquei uns dez litros e nda...até que veio um mecânico e disse q era gasolina o problema, deu um tranco nele e deu certo...Achei q tinha resolvido, mas assim que desliguei ele, qndo fui ligar a mesma coisa, n pegou...outro tranco..e assim foi até eu descobrir q a bomba de combustível tva praticamente jorrando tudo, daí o questionamento..

Essa falha pra ligar se deu nisso? A bomba e tal, pois não afogou o motor, nem nda...agora ele tá ligando normal, mas a bomba fica jorrando...troco o filtro de combustível tbm??

Abração, obrigado desde já.

Caravan88
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 566
Idade : 32
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala De Luxo 1971 (VENDIDO)

Caravan Comodoro SL/E 1988 (VENDIDA)

DIPLOMATA 1989/1990 (VENDIDO)

Opala de Luxo 74 (VENDIDO)


Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/06/2010

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Caravan88 em Qui 10 Dez - 8:55:29

Sheep, estou com problema de falha também e já que a bomba não é tão cara e parece ser um serviço simples vou trocar.

E também tive a mesma dúvida sobre o filtro, como também é barato vou trocar também.

Luã
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6
Idade : 27
Localização : itaguai-RJ
Modelo do carro : 80/81 Opala cupê
Cilindros : 4cc 2.5l 98cv
Data de inscrição : 17/02/2016

Mangueiras do tanque

Mensagem por Luã em Sex 19 Fev - 11:58:43

Alguem pode me explicar onde é a de retorno a que vai para a bomba la na frente?e essa peça azul ai o que é?olhei embaixo do meu nao tem nada disso so um mangueira embaixo e outra lá em cima mas sem nenhum filtro.abç

[img][/img]

Conteúdo patrocinado

Re: Exame da bomba de combustível

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:43:26


    Data/hora atual: Sab 3 Dez - 12:43:26