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Como era o acabamento interno do porta malas do Opala 76?

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DanielSS76
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Como era o acabamento interno do porta malas do Opala 76?

Mensagem por DanielSS76 em Qua 12 Mar - 17:30:57

Salve

Tenho visto muitas fotos na internet de restaurações em que o pessoal deixa a parte interna do porta malas com acabamento liso, igual a carroceria.

Meu chapeador insiste que o acabamento original da época era o emborrachamento tanto da parte interna do porta malas, quanto do assoalho interno e toda a parte de baixo do carro, incluindo os paralamas e caixas de roda...

O que vcs acham que fica melhor: emborrachado com bate pedra ou liso igual a carroceria?

Desde logo meu muito obrigado.

opala4cc
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Re: Como era o acabamento interno do porta malas do Opala 76?

Mensagem por opala4cc em Qui 13 Mar - 0:53:45

Daniel Bernardes escreveu:Salve

Tenho visto muitas fotos na internet de restaurações em que o pessoal deixa a parte interna do porta malas com acabamento liso, igual a carroceria.

Meu chapeador insiste que o acabamento original da época era o emborrachamento tanto da parte interna do porta malas, quanto do assoalho interno e toda a parte de baixo do carro, incluindo os paralamas e caixas de roda...

O que vcs acham que fica melhor: emborrachado com bate pedra ou liso igual a carroceria?

Desde logo meu muito obrigado.

Daniel:

Embaixo do carro, a melhor opção é o emborrachamento. Provê melhor isolamento térmico, acústico e proteção contra ferrugem. Entretanto, o emborrachamento que se usa/usava na parte debaixo do assoalho do carro é um underseal pulverizado, cujo resultado final fica com aspecto texturizado. Talvez seja isto que seu chapeador chama de "bate-pedra". Já na parte interna do porta-malas, até onde me lembro, só havia emborrachamento (e era liso) na chapa do assoalho ao lado do tanque de combustível e na parte mais distante do porta-malas, na região aonde ficam os tampões que dão acesso ao topo dos amortecedores traseiros. De resto, o porta-malas ficava com a chapa pintada apenas. Se você quer fazer uma upgrade, uma boa idéia seria emborrachar a bacia aonde se aloja o estepe, por dentro do porta-malas. Em minha opinião, o emborrachamento total do porta malas ficaria muito feio. E, no futuro, se você quiser vender o carro, sempre vai ter quem desconfie da qualidade do serviço prévio feito debaixo do emborrachamento.
Para melhor entendimento, seguem algumas fotos de porta-malas originais aonde é possível ver as placas de emborrachamento liso originais. Eu tracei uma linha vermelha em cima do contorno da placa de borracha. Compare as fotos "figura1" com a "figura1a", "figura2" com "figura2a" e "figura3" com "figura3a":

[img][/img]
Figura1

[img][/img]
figura1a

[img][/img]
figura2

[img][/img]
figura2a

[img][/img]
Figura3

[img][/img]
figura3a

[img][/img]
Figura4: o tapete original e fuleiro do porta-malas

No habitáculo, que eu me lembre, o assoalho tinha algumas placas de borracha lisa e por cima placas de feltro grosso (que pode ser encontrado na Plasticos Azenha).
Segue uma imagem com a localização das placas de isolamento: algumas são de borracha lisa, outras são um papelão grosso (nas laterais do porta-malas) e outras de feltro grosso:

[img][/img]

DanielSS76
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Re: Como era o acabamento interno do porta malas do Opala 76?

Mensagem por DanielSS76 em Qui 13 Mar - 11:07:13

Obrigado pelas informações amigo.

Talvez eu não tenha me expressado bem, mas o que ele quer fazer é isso que vc falou, aplicar o emborrachamento à base d'água com pistola, no assoalho do porta malas, nas caixas de roda e no painel traseiro pela parte interna do porta malas, não nas chapas laterais do porta malas.

Minha dúvida é se fica estranho ou fora do original o emborrachamento das caixas de roda pelo lado interno do porta malas e também do painel traseiro pelo lado de dentro do porta malas?

Pelo que vi nas fotos que postou, me parece que o painel traseiro não leva emborrachamento pela parte de dentro do porta malas.

Fiquei em dúvida sobre as caixas de roda? Levam ou não emborrachamento?

Agradeço sugestões e comentários?

opala4cc
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Re: Como era o acabamento interno do porta malas do Opala 76?

Mensagem por opala4cc em Qui 13 Mar - 14:07:12

Daniel Bernardes escreveu:Obrigado pelas informações amigo.

Talvez eu não tenha me expressado bem, mas o que ele quer fazer é isso que vc falou, aplicar o emborrachamento à base d'água com pistola, no assoalho do porta malas, nas caixas de roda e no painel traseiro pela parte interna do porta malas, não nas chapas laterais do porta malas.

Minha dúvida é se fica estranho ou fora do original o emborrachamento das caixas de roda pelo lado interno do porta malas e também do painel traseiro pelo lado de dentro do porta malas?

Pelo que vi nas fotos que postou, me parece que o painel traseiro não leva emborrachamento pela parte de dentro do porta malas.

Fiquei em dúvida sobre as caixas de roda? Levam ou não emborrachamento?

Agradeço sugestões e comentários?

Eu já vi o emborrachamento das caixas de roda pelo lado interno do porta malas e também do painel traseiro pelo lado de dentro do porta malas. Achei MUITO feio, principalmente porque foi aplicado tinta da carroceria por cima do emborrachamento. Não há a menor dúvida de que fica mais protegido contra ferrugem, mas fica fora do original. Os únicos lugares do porta-malas que levam emborrachamento são os que indiquei e o emborrachamento é liso (não pulverizado).
Na minha opinião, o único emborrachamento que vale a pena fazer dentro do porta-malas que seja fora do original, é dentro da bacia do estepe, que é um lugar que tradicionalmente apodrece.
As caixas de roda NÃO levam emborrachamento por dentro do porta-malas. Talvez valesse a pena esse emborrachamento se o opala fosse dos mais modernos (85 em diante) versão não-básica, onde a forração do porta-malas encobre praticamente toda a área do porta-malas escondendo o emborrachamento.
Se for pela vantagem do isolamento acústico no porta-malas, você pode mandar fazer uma forração de carpete ao estilo dos opalas mais modernos. Mas daí foge do original e não é tecnicamente uma restauração, mas uma upgrade.

DanielSS76
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Re: Como era o acabamento interno do porta malas do Opala 76?

Mensagem por DanielSS76 em Qui 13 Mar - 14:12:24

Valeu pelas dicas.

Grande abraço.

opala4cc
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Re: Como era o acabamento interno do porta malas do Opala 76?

Mensagem por opala4cc em Qui 13 Mar - 16:55:40

Daniel Bernardes escreveu:Valeu pelas dicas.

Grande abraço.

Daniel:

Eu tenho algumas curiosidades: como você pretende lidar com o detran com relação à troca de motor de 4 cilindros para 6 cilindros? Eu pergunto porque dizem que o detran daqui é o mais chato que tem. E já faz um tempinho que proibiram a mudança de motor quando a diferença de potência excede 10%. É claro que despachantes são ninjas nessa seara, mas mesmo assim a troca mesmo que documentada pode trazer problemas no futuro.
Outra coisa: vai colocar o 6 cilindros de opala mesmo ou o injetado de omega ou silverado? Ou ainda o 6 cilindros do opala com injeção alternativa (performance)? Eu pergunto porque com a quantidade absurda de álcool que colocam na gasolina, os carburadores que estão por aí estão mais furados que queijo suíço. Essa é a hora de decidir, pois eu não sei até que ponto você pretende manter a originalidade, o que pode interferir nos planos de uma futura placa preta no carro.

Leandro

DanielSS76
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Re: Como era o acabamento interno do porta malas do Opala 76?

Mensagem por DanielSS76 em Sex 14 Mar - 9:10:12

Olá opala4cc

Não tenho planos de placa preta para esse carro. Estou trocando a cor original por outra e também a motorização...

Vou passar o motor para um L6 de Opala mesmo. De início, nada de injeção eletrônica, prefiro o estilo Old School, hehehe.

Com relação à troca junto ao Detran, tenho mantido contato direto com o pessoal e obtive várias informações.

Primeiro, não é proibida a alteração de motor, sim a alteração que implique em aumento de potência superior a 10% (o número de cilindros não importa nesse caso, só a potência que o motor foi cadastrado). Menos de 10% pode. Em qualquer dos casos (para mais ou para menos) precisa fazer INMETRO.

O pulo do gato é vc conseguir um motor apto à substituição, isto é, cadastrado em outro veículo com potência não superior a 10% do que está cadastrado no seu e livre de qualquer restrição.

Assim, se o seu motor 4cc estiver cadastrado com 80cv, vc pode substituí-lo por um 6cc de até 88cv ou menos. Por isso que o motor precisa estar cadastrado em outro veículo. Precisa de nota fiscal informando a placa do veículo que foi tirado e a potência. Também serve uma declaração do antigo proprietário registrada em cartório, informando a placa do veículo em que foi tirado e a potência que estava cadastrado nesse veículo.

Dica nunca confie no vendedor. Peça o nº do motor e a placa do veículo do qual ele foi tirado, vá até um CRVA e confirme a potência, a procedência e se é livre de restrição.

Conseguir reunir todas estas características não é fácil. Mas depois de conseguir é fazer INMETRO e já era.

Não entendi quando vc disse que posso ter problemas futuros, pois farei tudo dentro da legalidade... não vejo como ter problema futuro.

PS: não pretendo usar despachante, pretendo fazer eu mesmo.

Grande abraço e espero ter ajudado.

opala4cc
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Re: Como era o acabamento interno do porta malas do Opala 76?

Mensagem por opala4cc em Sex 14 Mar - 12:05:59

Daniel Bernardes escreveu:Olá opala4cc

Não tenho planos de placa preta para esse carro. Estou trocando a cor original por outra e também a motorização...

Vou passar o motor para um L6 de Opala mesmo. De início, nada de injeção eletrônica, prefiro o estilo Old School, hehehe.

Com relação à troca junto ao Detran, tenho mantido contato direto com o pessoal e obtive várias informações.

Primeiro, não é proibida a alteração de motor, sim a alteração que implique em aumento de potência superior a 10% (o número de cilindros não importa nesse caso, só a potência que o motor foi cadastrado). Menos de 10% pode. Em qualquer dos casos (para mais ou para menos) precisa fazer INMETRO.

O pulo do gato é vc conseguir um motor apto à substituição, isto é, cadastrado em outro veículo com potência não superior a 10% do que está cadastrado no seu e livre de qualquer restrição.

Assim, se o seu motor 4cc estiver cadastrado com 80cv, vc pode substituí-lo por um 6cc de até 88cv ou menos. Por isso que o motor precisa estar cadastrado em outro veículo. Precisa de nota fiscal informando a placa do veículo que foi tirado e a potência. Também serve uma declaração do antigo proprietário registrada em cartório, informando a placa do veículo em que foi tirado e a potência que estava cadastrado nesse veículo.

Dica nunca confie no vendedor. Peça o nº do motor e a placa do veículo do qual ele foi tirado, vá até um CRVA e confirme a potência, a procedência e se é livre de restrição.

Conseguir reunir todas estas características não é fácil. Mas depois de conseguir é fazer INMETRO e já era.

Não entendi quando vc disse que posso ter problemas futuros, pois farei tudo dentro da legalidade... não vejo como ter problema futuro.

PS: não pretendo usar despachante, pretendo fazer eu mesmo.

Grande abraço e espero ter ajudado.

Daniel:

Os problemas futuros a que me referia residem exatamente no fato de confiar no vendedor. Mas vi que você tomou as devidas precauções. O que poderia acontecer é o cara comprar o motor com declaração do antigo dono/vendedor e chegar no CRVA e descobrir que o cara mentiu ou estava desinformado sobre a potência do motor cadastrada na base de dados do Bestran. Daí, se o vendedor for picareta, não vai querer desfazer o negócio.
Eu também prefiro a originalidade, mas hoje já penso em abrir mão do carburador e injetar o 4 cilindros. É claro que são casos diferentes: seu opala, na condição de 6 cilindros, provavelmente usava um carburador DFV de corpo duplo mas sem dispositivos auxiliares de vácuo ou compensação de marcha lenta. O meu usa um carburador de corpo duplo e duplo estágio, com bomba de aceleração, eletro-válvula de marcha-lenta, dispositivos pneumáticos no afogador, no compensador de marcha-lenta, etc... sendo um carburador BEM MAIS caro e cheio de traquitanas. Por isso, a reposição de peças do carburador do meu opala é bem mais onerosa. O que estão pedindo pelo carburador Broxol 3E em bom estado quase se equipara em preço ao projeto de injeção eletrônica monoponto de baixo custo que tem aqui no forum.

Abraço.

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Re: Como era o acabamento interno do porta malas do Opala 76?

Mensagem por DanielSS76 em Sex 14 Mar - 12:13:02

Então, minha idéia é iniciar com DFVaza 446, mesmo. Futuramente farei um up grade para uma webber 40 ou 44.

Como disse, prefiro o estilo old school, até porque esse carro é um carro que marcou uma época e não será o meu carro do dia a dia.

Se eu injetasse, falmente cairia na mão de mecânico sempre que precisasse ajustar a injeção. Com o carburador eu consigo me virar bem, hehehe.

Vamos nos falando.

Vi que tu é de Porto Alegre... moras aonde? Se quiser, pode passar por MP.

Meus contatos estão na assinatura.

opala4cc
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Re: Como era o acabamento interno do porta malas do Opala 76?

Mensagem por opala4cc em Sex 14 Mar - 14:07:57

Daniel Bernardes escreveu:Então, minha idéia é iniciar com DFVaza 446, mesmo. Futuramente farei um up grade para uma webber 40 ou 44.

Como disse, prefiro o estilo old school, até porque esse carro é um carro que marcou uma época e não será o meu carro do dia a dia.

Se eu injetasse, falmente cairia na mão de mecânico sempre que precisasse ajustar a injeção. Com o carburador eu consigo me virar bem, hehehe.

Vamos nos falando.

Vi que tu é de Porto Alegre... moras aonde? Se quiser, pode passar por MP.

Meus contatos estão na assinatura.

Mas a injeção não precisa de ajustes. Mesmo aquelas injeções programáveis, uma vez acertados os parâmetros, é só alegria, pois o carro não desregula. Quem coloca estas centrais ajustáveis, fica mexendo toda hora porque é aficcionado e sempre acha que vai melhorar ainda mais (e às vezes piora). Acho que você vai cair na mão do mecânico se mantiver o carro carburado. Aliás, quem é mestre em ajuste de carburador aqui em Porto Alegre é a mecânica Sabiá, lá perto do terminal triângulo da Assis Brasil. Mas se pretende manter o carburador, já pensou em colocar um turbo no carro? Dá um bom brinquedo. Fácil instalar, é reversível (fácil desinstalar caso não goste), dá para regular, não tira a originalidade externa do carro... O problema é a mesma lenga sobre Detran: alguns dizem que não pode legalizar, outros dizem que dá, e blá-blá-blá... Já o problema de colocar uma webber, é que o consumo será sempre alto, mesmo andando de boa. Além do custo de aquisição da webber ser alto, elas são meio difíceis de achar. O turbo, você tem relativo controle sobre o consumo, pois depende do modo de andar e ainda é possível ajustar a rpm de acionamento e a pressão que você quer no dispositivo.
Sim, sou de Porto Alegre. Moro no bairro teresópolis, no morro da APAMECOR. Houve um tempo que frequentei os encontros de carros antigos do largo da Epatur e da Câmara de Vereadores (entre 2001 a 2009), mas a falta de local seguro para estacionar e uma certa desorganização (na Câmara de Vereadores) me fizeram largar de mão as idas aos eventos.
Vou acompanhar a restauração desse teu opalão SS!
Vamos manter o contato!
Abraços

DanielSS76
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Re: Como era o acabamento interno do porta malas do Opala 76?

Mensagem por DanielSS76 em Sex 14 Mar - 14:39:01

Obrigado pelas dicas, mas acho que acabamos desvirtuando o tópico que tratava do acabamento original do porta malas, hehehe

Se não for pedir demais, poderíamos seguir falando sobre o motor, carburação, injeção lá no meu tópico sobre a restauração do SS 76? É que este assunto (motorização) está mais ligado ao projeto e à restauração do que ao porta malas, hehehe...

Agradeço pela compreensão.

Grande abraço

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Re: Como era o acabamento interno do porta malas do Opala 76?

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