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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Empty Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)

    Mensagem por Jean Michel Colet Sáb 12 Abr - 4:35:19

    Amigos Opaleiros é com muita satisfação que trago a vocês está curiosidade.

    Desde o começo de meu estudo no meu TCC que precisei calcular CFM de carburador e de injeção.

    Sendo assim, corri muito atrás deste dificultoso trabalho até poder estar encontrando os valores, via " unha" ou seja caneta e papel.

    Os dados que irão seguir na tabela abaixo foram tirados e confirmados através de um software chamado " Engine Analyzer Pro" .

    O CFM calculado para os carburador usa como base a maneira de como a Holley calcula os carburadores dela, deste modo acredito eu que seja muito respeitoso esses valores.

    Isso ocorre também para os modelos de injeção, como um modelo por trás visando a base de calculo.

    Segue a tabela abaixo:

    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Jqni9YI

    Agora vejamos que a evolução do crescimento de CFM é exponencial como mostra o gráfico ..

    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   ClDGl2l

    Para algumas curiosidades nossas vamos calcular CFM de carburadores conhecidos por nós..

    Brosol 3E - 1 de 30 + 1 de 34 = 159 CFM

    Solex H 40 = 1 de 40 = 148 CFM

    Solex H 34 = 1 de 34 + 1 de 34 = 186 CFM

    DFV 446 = 1 de 36 + 1 de 36 = 218 CFM

    Motorcraft Bijet " Landau" ou IDF 40 = 1 de 40 + 1 de 40 = 296 CFM

    IDF 44 = 1 de 44 + 1 de 44 = 392 CFM

    OBS : CASO EQUIPE DE MODERAÇÃO ACHAR CONVENIENTE, TORNEM O TÓPICO FIXO !!  
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    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Empty Re: Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)

    Mensagem por Ghost Sáb 12 Abr - 9:19:43

    Show de bola!


    _________________
    Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

    Vendidos:
    Positivo Positivo Positivo Positivo
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    Mensagem por Elizeus151 Sáb 12 Abr - 9:24:34

    Parabéns Michel Colet pela sua atitude de cooperação e disposição em dividir seus conhecimentos e estudo com todos do fórum; eu apoio que tornem fixo o tópico.......valeu.
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    Mensagem por cabesanto77 Sáb 12 Abr - 10:23:54

    Jean show de bola....

    Só me tira uma duvida minha borboleta é de 65mm... pelos seus calculos quanto seria o cfm a 100% de abertura....
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    Mensagem por Jean Michel Colet Sáb 12 Abr - 10:51:40

    cabesanto77 escreveu:Jean show de bola....

    Só me tira uma duvida minha borboleta é de 65mm... pelos seus calculos quanto seria o cfm a 100% de abertura....

    Exatamente, esses valores é em fluxo máximo !

    Vou montar uma tabela de valores maiores somente para injeção variando de 50 - 85 mm

    Abraços e agradeço o apoio !
    endrigo
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    Mensagem por endrigo Sáb 12 Abr - 11:02:34

    jean...onde entra o venturi nestes calculos no final ele só serve pra dar 'velocidade' no fluxo de ar e pulverizar a mistura?

    pra facilitar o exemplo... coloco um H40 e um venturi de 25..fica pelos 25 ou pelos 40 ?

    Jean Michel Colet
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    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Empty Re: Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)

    Mensagem por Jean Michel Colet Sáb 12 Abr - 11:44:47

    endrigo escreveu:jean...onde entra o venturi nestes calculos no final ele só serve pra dar 'velocidade' no fluxo de ar e pulverizar a mistura?

    pra facilitar o exemplo... coloco um H40 e um venturi de 25..fica pelos 25 ou pelos 40 ?


    Ele atua simplesmente para ocorrer uma diferença de pressão de antes e pós venturi ...

    Deste modo ele altera a velocidade do fluido seguindo o principia da equação de continuidade.

    Equação = A1*V1 = A2*V2

    A1 = Área antes do venturi ou a área da borboleta

    V1 = Velocidade na área 1

    A2 = Área do venturi

    V2 = Velocidade saindo do venture caindo na borboleta.

    Área de um circulo = (Diâmetro x Diâmetro) /4 *3,14

    Adote velocidade de 100 m/s de entrada e calcule a de saída para você ver ...
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    Mensagem por wellington_aq Sáb 12 Abr - 11:46:03

    Parabéns Jean! Belo trabalho!

    Mais uma vez ajudando a galera com seus conhecimentos.

    Com certeza sua tabela serve de grande ajuda para todos nós.

    Mais um voto pro FIXO!  OKK 
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    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Empty Re: Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 12 Abr - 11:57:31

    Muito bom Jean..trazendo novidades pro fórum..

     injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   122938


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    Mensagem por j ricardo Sáb 12 Abr - 12:08:01

    Boa, jean!

    se eu pudesse, eu fixava o topico...


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    Mensagem por Daniel74 Sáb 12 Abr - 16:26:49

    ISSO QUE ELEVA O NÍVEL DO FÓRUM.

     injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   122938   OKK 
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    Mensagem por grechejr Sáb 12 Abr - 16:33:56

    Muito bom Jean! Já procurei muito este tipo de informação e não achava nada conclusivo.

    Eu ia te perguntar como eu poderia montar a tabela no Excel e continuar pra diâmetros maiores, mas ok, vou te aguardar.

    Agora, eu posso somar CFM? Tipo, 4 de 120 CFM dá 480 CFM?

    Abraço
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    Mensagem por Jean Michel Colet Sáb 12 Abr - 21:04:29

    grechejr escreveu:Muito bom Jean! Já procurei muito este tipo de informação e não achava nada conclusivo.

    Eu ia te perguntar como eu poderia montar a tabela no Excel e continuar pra diâmetros maiores, mas ok, vou te aguardar.

    Agora, eu posso somar CFM? Tipo, 4 de 120 CFM dá 480 CFM?

    Abraço

    Sim é assim mesmo... caso a pessoa monte 3 Solex 40 como ela faria? Somaria o CFM de 3 borboletas de 40mm.

    Isso seria 148 + 148 + 148 = 444 CFM

    Mais tenha certeza que não irá funcionar como uma quadrijet 450 CFM por que ventures diferentes e tempos diferentes de abertura... a não ser que seja mecânica , mais mesmo assim, não será idêntico.
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    Mensagem por grechejr Sáb 12 Abr - 21:13:21

    Jean, valeu pela explicação.
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    Mensagem por bruno silverstar83 Sáb 12 Abr - 21:24:19

    Tá de parabens jean


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    Mensagem por frederico santos Sáb 12 Abr - 21:35:07

    Parabéns pela iniciativa brother!!!seria legal torna-lo um tópico fixo..
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    Mensagem por Jean Michel Colet Sáb 12 Abr - 21:59:53

    Atualizando o tópico com TBI´s maiores !!

    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   0d0oMOK

    Agora partindo para TBI´s de corpos grandes mesmo !!

    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   EFmoHGu
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    Mensagem por Jean Michel Colet Sáb 12 Abr - 22:00:46

    frederico santos escreveu:Parabéns pela iniciativa brother!!!seria legal torna-lo um tópico fixo..

    Olá o tópico já foi fixado !!!  cheers cheers 
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    Mensagem por Jean Michel Colet Sáb 12 Abr - 22:01:54

    Daniel74 escreveu:ISSO QUE ELEVA O NÍVEL DO FÓRUM.

     injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   122938   OKK 

    Obrigado !!
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    Mensagem por MatheusDiplo87 Sáb 12 Abr - 22:31:01

    Jean Michel Colet escreveu:

    Equação = A1*V1 = A2*V2

    A1 = Área antes do venturi ou a área da borboleta

    V1 = Velocidade na área 1

    A2 = Área  do venturi

    V2 = Velocidade saindo do venture caindo na borboleta.

    Área de um circulo = (Diâmetro x Diâmetro) /4 *3,14

    Adote velocidade de 100 m/s de entrada e calcule a de saída para você ver ...

    Então quer dizer que com essa equação eu consigo calcular a CFM de qualquer carburador ou TBI? Show de bola, tava procurando isso esses dias e não achava nada. Parabéns pelo seu trabalho e sua dedicação amigo!!
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    Mensagem por Jean Michel Colet Sáb 12 Abr - 23:37:38

    MatheusDiplo87 escreveu:
    Jean Michel Colet escreveu:

    Equação = A1*V1 = A2*V2

    A1 = Área antes do venturi ou a área da borboleta

    V1 = Velocidade na área 1

    A2 = Área  do venturi

    V2 = Velocidade saindo do venture caindo na borboleta.

    Área de um circulo = (Diâmetro x Diâmetro) /4 *3,14

    Adote velocidade de 100 m/s de entrada e calcule a de saída para você ver ...

    Então quer dizer que com essa equação eu consigo calcular a CFM de qualquer carburador ou TBI? Show de bola, tava procurando isso esses dias e não achava nada. Parabéns pelo seu trabalho e sua dedicação amigo!!

    Não isso somente é o começo do calculo, onde você acha velocidade pós venturi, unica informação que ele mostra.
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    Mensagem por grechejr Sáb 12 Abr - 23:39:18

    Shocked quero ser engenheiro!
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    Mensagem por Jean Michel Colet Sáb 12 Abr - 23:41:35

    Volto a dizer venturi não altera CFM de carburador nenhum , altera a velocidade do fluxo somente!

    Se duvidar poder perguntar ao ivo, ele também confirmará isso a vocês....

    Venturi´s são utilizados para acerto em carros diversos... para acertar o torque do motor e determinada faixa de RPM.

    Exemplo é a weber tanto que funciona desde fusca até o motor do opala????

    Por que os venturi´s mudam ....  Question Question Question 
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    Mensagem por MatheusDiplo87 Dom 13 Abr - 9:08:18

    Jean, então como faço pra calcular a CFM de algum carburador ? Qual a fórmula secreta ? Giclê influencia ou não ? A velocidade de fluxo é relativamente proporcional ao torque ? E a potência ? Tenho muitas dúvidas em relação à isso, se puder ajudar agradeço e muito rs

    Abraço!
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    Mensagem por Jean Michel Colet Dom 13 Abr - 9:21:59

    MatheusDiplo87 escreveu:Jean, então como faço pra calcular a CFM de algum carburador ? Qual a fórmula secreta ? Giclê influencia ou não ? A velocidade de fluxo é relativamente proporcional ao torque ? E a potência ? Tenho muitas dúvidas em relação à isso, se puder ajudar agradeço e muito rs

    Abraço!

    Leia aqui e começa a ter embasamento teórico para o calculo.

    http://www.efunda.com/formulae/fluids/venturi_flowmeter.cfm#calc

    CFM é unidade de vazão assim como Litros /segundo ou m³/s ou m³/h.

    Gicle é um controlador de vazão de combustível, não influencia no CFM.

    Influencia é diâmetro de borboletas!!!

    Pensando bem sistematicamente temperatura e umidade mudam o CFM pois varias a densidade do ar.

    Sim a densidade do ar é um fator primordial para o calculo, sendo que ele é o fluido estudado.
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    Mensagem por MatheusDiplo87 Dom 13 Abr - 9:42:14

    Entendi, valeu Jean!!  injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   56741 

    Vou dar uma estudada sobre isso.
    endrigo
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    Mensagem por endrigo Dom 13 Abr - 10:28:55

    jean,
    este tópico ta me ajudando a esclarecer uma dúvida xarope que tinha e não conseguia entender.
    Como um venturi menor podia fazer carburador enriquecer mais a mistura se o a quantidade de ar admitido é a mesma?
    Levando em conta uma giclagem igual por exemplo, mudando só o venturi.
    Na minha idéia venturi maior era igual a um pouco mais de ar e consequentemente mais combustivel.. mas na verdade o que muda é a tal diferença de velocidade do fluxo ou diferença de pressão, esta sim é que faz o carburador 'mandar' mais combustivel , com a mesma quantidade de ar admitido.
    Se eu entendi errado me corrija.

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    Mensagem por Jean Michel Colet Dom 13 Abr - 11:28:58

    endrigo escreveu:jean,
    este tópico ta me ajudando a esclarecer uma dúvida xarope que tinha e não conseguia entender.
    Como um venturi menor podia fazer carburador enriquecer mais a mistura se o a quantidade de ar admitido é a mesma?
    Levando em conta uma giclagem igual por exemplo, mudando só o venturi.
    Na minha idéia venturi maior era igual a um pouco mais de ar e consequentemente mais combustivel.. mas na verdade o que muda é a tal diferença de velocidade do fluxo ou diferença de pressão, esta sim é que faz o carburador 'mandar' mais combustivel , com a mesma quantidade de ar admitido.
    Se eu entendi errado me corrija.

    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Ta0jf9

    Vou fazer tu pensar ...

    Qual venturi deixa o carro melhor de baixa por exemplo em uma weber 40, de 28 mm ou 30 mm ?
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    Mensagem por grechejr Dom 13 Abr - 14:47:29

    Endrigo pra ilustrar esta questão segue esta imagem onde saimos do perfil convergente para o divergente e assim podemos ver o que acontece com a Pressão e com a Velocidade.
    Lembrando que estamos falando de velocidade subsonica que é a velocidade do ar no carburador ou borboleta, nesse exemplo o pico é pouco mais de 500km/h.
    FONTE: http://www.fem.unicamp.br/~phoenics/EM974/PROJETOS/PROJETOS%202%20SEM-11/TURMA%20A/G10%20OK/Escoamento%20Compressivel%20Subsonico%20e%20Supersonico%20em%20Bocais%20C-D.pdf

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    Mensagem por endrigo Dom 13 Abr - 15:13:02

    bom esse teu exemplo ..vamos lá... só vou dar uma mudadinha pra um corpo simples H40 (metade desse webber que vc citou ) Eu tenho um H40 a alcool que tava exatamente com um venturi de 30 ...a lenta tava perfeita , dava um buraco na aceleração e depois de uns 1500rpm até 4500rpm andava e dava umas tropeçadas, mesmo mantendo o pé firme...o sintoma era de falta de combustivel. O ponteiro da temperatura ia ao meio exatamente. Coloquei um venturi de 28 a lenta continuou a mesma , mas o buraco na aceleração sumiu ( ainda tem uma caquinha de nada) e a aceleração ficou mais suave e sem o sintoma de falta ( não tropeça) e a temperatura fica pouco abaixo do meio.

    Conclusão prática... mantendo a mesma giclagem o venturi serve para ou empobrecer a mistura ou enriquecer, agora acertar a medida correta só com hallmeter ou com uma pratica e sensibilidade muito grande.

    respondendo a tua pergunta :em baixa ? quanto de baixa ?gasolina ou alcool? não sei se o cara nota grandes diferenças (28 ou 30) até uns 1500rpm.. eu iria de 28 pra alcool e 30 pra gasolina ..o dificil mesmo é acertar pra todos os regimes de rotação/carga, tem a ver com consumo etc etc. A medida do CFM é um entre tantas variaveis consideradas.






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    Mensagem por grechejr Dom 13 Abr - 19:46:15

    No teu exemplo do H40 eu suponho o seguinte: Com 30 em baixo RPM não dava uma boa emulsão do ar/comb justamente por falta de velocidade no fluxo, pois o giro baixo puxava digamos "pouco". Após determinado RPM ia porque aumentava-se justamente a velocidade ali para um mínimo aceitável. A lenta perfeita existia porque na lenta vc geralmente não esta usando o motor para tracionar, então mantinha-se condições de fluxo e assim ficava.

    Reduziu pra 28 ai justamente, aumentou a velocidade do fluxo, inclusive na lenta que manteu-se estável, mas logo de cara já estava melhor a emulsificação e assim o motor saia de lenta já com um comportamento melhor.

    Poxa, este tópico esta muito bom mesmo, me ajudou a compreender melhor a aplicação do venturi inclusive.
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    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Empty Re: Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)

    Mensagem por Jean Michel Colet Dom 13 Abr - 20:12:57

    grechejr escreveu:No teu exemplo do H40 eu suponho o seguinte: Com 30 em baixo RPM não dava uma boa emulsão do ar/comb justamente por falta de velocidade no fluxo, pois o giro baixo puxava digamos "pouco". Após determinado RPM ia porque aumentava-se justamente a velocidade ali para um mínimo aceitável. A lenta perfeita existia porque na lenta vc geralmente não esta usando o motor para tracionar, então mantinha-se condições de fluxo e assim ficava.

    Reduziu pra 28 ai justamente, aumentou a velocidade do fluxo, inclusive na lenta que manteu-se estável, mas logo de cara já estava melhor a emulsificação e assim o motor saia de lenta já com um comportamento melhor.

    Poxa, este tópico esta muito bom mesmo, me ajudou a compreender melhor a aplicação do venturi inclusive.

    Olha que coisa mais bonita, muito bem definido , e gostei por ter gostado do tópico !
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    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Empty Re: Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)

    Mensagem por endrigo Dom 13 Abr - 22:56:25

    grechejr escreveu:No teu exemplo do H40 eu suponho o seguinte: Com 30 em baixo RPM não dava uma boa emulsão do ar/comb justamente por falta de velocidade no fluxo, pois o giro baixo puxava digamos "pouco". Após determinado RPM ia porque aumentava-se justamente a velocidade ali para um mínimo aceitável. A lenta perfeita existia porque na lenta vc geralmente não esta usando o motor para tracionar, então mantinha-se condições de fluxo e assim ficava.

    Reduziu pra 28 ai justamente, aumentou a velocidade do fluxo, inclusive na lenta que manteu-se estável, mas logo de cara já estava melhor a emulsificação e assim o motor saia de lenta já com um comportamento melhor.

    Poxa, este tópico esta muito bom mesmo, me ajudou a compreender melhor a aplicação do venturi inclusive.

    Isso mesmo... a primeira ideia que vem a mente é aumentar o gicle da alta nessa situação , mas dai pensei melhor e fiquei comparando carburadores iguais , seus venturis, diferenças de giclagem pra alcool ou gasolina, etc..mas o primeiro passo é esse mesmo ter uma tabela como essa que o jean disponibilizou pra servir de norte pra aplicaçåo desejada...as regras da física são as mesmas pra carro de tiozinho ou pro preparado.

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    Mensagem por cabesanto77 Seg 14 Abr - 7:59:03

    Jean Michel Colet escreveu:
    grechejr escreveu:No teu exemplo do H40 eu suponho o seguinte: Com 30 em baixo RPM não dava uma boa emulsão do ar/comb justamente por falta de velocidade no fluxo, pois o giro baixo puxava digamos "pouco". Após determinado RPM ia porque aumentava-se justamente a velocidade ali para um mínimo aceitável. A lenta perfeita existia porque na lenta vc geralmente não esta usando o motor para tracionar, então mantinha-se condições de fluxo e assim ficava.

    Reduziu pra 28 ai justamente, aumentou a velocidade do fluxo, inclusive na lenta que manteu-se estável, mas logo de cara já estava melhor a emulsificação e assim o motor saia de lenta já com um comportamento melhor.

    Poxa, este tópico esta muito bom mesmo, me ajudou a compreender melhor a aplicação do venturi inclusive.

    Olha que coisa mais bonita, muito bem definido , e gostei por ter gostado do tópico !

    isto sim é um Tópico... muito bom Mestre Jean....

    O Venturi também se aplica a Injeção Eletrônica ???

    Por exemplo o meu 151S tem uma borboleta de 65mm (ainda no aguardo da tabele de 50-85mm....rsrsrsrsr) os bicos próximo as válvula.. um venturi mudaria alguma coisa tipo uma mistura melhor...???
    grechejr
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    Mensagem por grechejr Seg 14 Abr - 15:07:04

    Cabesanto77, sem querer atrapalhar a resposta da sua pergunta, isso me fez lembrar o seguinte.
    No meu motor Zetec 16V eu fiz 4 borboletas de 38mm individuais.
    Pelo que entendo o ideal é ter um perfil de venturi bem onde o combustível é injetado. Isso faz o princípio de aumentar a velocidade e melhorar a mistura.
    Por isso que muitas vezes os cabeçotes arrombados não servem pra andar na rua.
    Ai entra até mesmo o Lump Port, que faz existir este perfil, ou deveria pelo menos.
    cabesanto77
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    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Empty Re: Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)

    Mensagem por cabesanto77 Seg 14 Abr - 15:15:54

    grechejr escreveu:Cabesanto77, sem querer atrapalhar a resposta da sua pergunta, isso me fez lembrar o seguinte.
    No meu motor Zetec 16V eu fiz 4 borboletas de 38mm individuais.
    Pelo que entendo o ideal é ter um perfil de venturi bem onde o combustível é injetado. Isso faz o princípio de aumentar a velocidade e melhorar a mistura.
    Por isso que muitas vezes os cabeçotes arrombados não servem pra andar na rua.
    Ai entra até mesmo o Lump Port, que faz existir este perfil, ou deveria pelo menos.

    Que isso Grechjr... num atrapalha não... só ajuda rsrsrs...

    Então eu perguntei justamente porque a TBI fica lá atrás no coletor, o coletor é dividido e o cabeçote é trabalhado, os bicos são na ponta do coletor quase nos dutos do cabeçote....
    Ai não consegui encaixar o gráfico acima na minha configuração, uma vez que no carburador o que passa no venturi já é a mistura...
    No meu , exemplificando, não conseguiria passar a mistura somente o ar....

    Por isso a pergunta...

    Mas no seu Zetec você colocou o venturi ???

    grechejr
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    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Empty Re: Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)

    Mensagem por grechejr Seg 14 Abr - 15:58:36

    Amigos, como a conversa tá ótima, eu vou detalhar o que eu fiz no meu Escort Zetec. Eu participo de 3 foruns do carro, o Ford HP, o Zetec Clube (finado) e ou Escort Clube. Em nenhum dele eu detalhei nada parecido com isso, porque as conversas não chegaram neste nível.
    Vou tentar explicar aqui pra dar ideia aos amigos da sequência do fluxo de ar e da importância.

    Lembrando que um perfil convergente é assim: > entra maior e vai afunilando. Aqui diminui a pressão e aumenta a velocidade.
    Já o perfil divergente é assim: < entra menor e vai expandindo, aqui perde velocidade e aumenta a pressão.

    Vamos lá:

    IMAGEM 1
    Nesta aparece a caixa do filtro de ar / Sensor MAF (medidor fluxo ar) / Mangueira em curva que estava faltando e usei garrafa com fita - Tubulação de 75mm
    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   K9n4m

    IMAGEM 2
    Agora vemos a primeira das "brincadeiras" com os perfis convergente X divergente. Aqui temos um divergente que sai de 75mm e vai para 100mm, teoricamente diminui a velocidade e aumenta a pressão. Efeito benéfico dessa etapa: Pressurisa o Manifold de ar. Na caixa de ar tem o sensor de temperatura do ar fixado.
    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Xle9nr

    IMAGEM 3
    Aqui a vista das etapas anteriores, o Manifold e seu formato convergente, entra 100mm e afina de acordo com o cálculo que fiz na época.  Efeito benéfico dessa etapa: Acelera o fluxo que entrou, garantido uma melhor distribuição de ar dentro desta caixa, porque no caso geralmente o cilindro 3 e 4 teriam maior fluxo por ser a entrada, assim otimiza e equaliza um pouco melhor.
    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   34dps0j

    IMAGEM 4
    Vista do Manifold antes de soldar, dá pra ver o perfil de corneta nas 4 bocas, mais uma vez convergente. Medida das bocas 63mm. Efeito benéfico dessa etapa: Acelera o fluxo.
    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   348onc2

    IMAGEM 5
    As curvas em silicone. Ai dá pra ver a grande e as 4 pequenas que sairam do manifold para as borboletas. Entrada de 63mm e saída de 51mm. Perfil convergente. Efeito benéfico dessa etapa: Acelera o fluxo.

    IMAGEM 6 e 7
    Todo o sistema somente lado a lado pra visualização.
    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Rt1e14
    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   2q3uob7

    IMAGEM 8 e 9
    Vista dos TBI antes de cortar as partes de fora, solda e demais processos.
    Novamente vemos bem nítido o perfil convergente em direção da borboleta. Efeito benéfico dessa etapa: Acelera o fluxo.
    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Fa60w2
    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   16953wx

    IMAGEM 10, 11 e 12
    Não tenho foto da parte de trás, mas aqui vai o bico injetor, após a borboleta o perfil é justamente divergente, aqui pega toda aquela alta velocidade anterior pra arrastar e misturar o combustível no ar, porém já começa a necessidade de mudar o tipo de fluxo pra entrar no cilindro. Não adianta ter alta velocidade, aqui precisa aumentar a pressão, pra conseguir empurra e socar mistura pra dentro do cilindro, garantindo melhor enchimento e mais potência.
    Já na placa onde elas vão soldadas eu continuei o perfil divergente, abri a medida em relação ao cabeçote
    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Qqtmj4
    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   20ab1qr
    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   1om2ab

    Dai pra frente acabaram as fotos, mas o perfil divergente permaneceu acontecendo, é só imagina que da entrada do cabeçote até chegar nas válvulas o diverngente continua, sai de um buraco pequeno e vai aumentando, assim diminuindo a velocidade e aumentando a pressão.

    A moral de toda a história ai foi o seguinte, antes da borboleta e ponto de injeção de combustível foi feito de tudo para aumentar sempre a velocidade do ar. bem no ponto de venturi, que é a junção do convergente com o divergente ( >o< ) temos a injeção de combustível. Dai pra frente todo o esquema inverte e mantem-se divergente, visando aumentar a pressão.

    Agora a parte triste, no fim de dezembro quando eu estava fazendo isso, tive que mudar de casa pq estou desempregado, agora em apartamento não tive tempo de terminar. Precisei do carro, montei como estava.
    Se alguém tiver contato na área de mecânico de aeronaves aqui em São Paulo, puder me dar um força, fico grato.
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    Mensagem por grechejr Seg 14 Abr - 16:01:14

    Kkkkkk acho que dei uma ideia do meu esquema....
    No mundo ideal do Opala, seria bom consegurir ter o esquema de venturi bem na cara do cabeçote, entre o coletor e o cabeçote.

    Será que rolaria pegar uma placa de alumínio e tentar fazer o venturi nela e colocar lá? É um caso pra pensar....
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    Mensagem por rafinhajuliao Seg 14 Abr - 16:39:10

    parabens Jean, mais uma vez ajudando a galera
    abraço
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    Mensagem por Jean Michel Colet Seg 14 Abr - 21:47:42

    cabesanto77 escreveu:
    isto sim é um Tópico... muito bom Mestre Jean....

    O Venturi também se aplica a Injeção Eletrônica ???

    Por exemplo o meu 151S tem uma borboleta de 65mm (ainda no aguardo da tabele de 50-85mm....rsrsrsrsr) os bicos próximo as válvula.. um venturi mudaria alguma coisa tipo uma mistura melhor...???

    A tabela está acima, sua borboleta tem 535 CFM ....

    No seu caso não ... pois o combustível está lá no cabeçote praticamente....

    Mais eu faria o teste que o grecherj disse ...Somente por curiosidade ...
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    Mensagem por eduardo luiz Seg 14 Abr - 23:52:42

    ola fico só olhando os tópicos e tentando aprender algo pois tenho uma caravan mas não tenho $ e tempo para colocar em pratica e compartilhar com os amigos Crying or Very sad  mas quis tirar algumas duvidas pela qualidade  técnica  tópico.

    gostaria de saber se com esses mesmo cálculos ou esse mesmo programa eu conseguiria calcular teoricamente todo o sistema de alimentação incluindo cabeçote?e se eu que não sou engenheiro conseguiria colocar em pratica esses cálculos?

    dês de já agradeço.

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    Mensagem por Jean Michel Colet Ter 15 Abr - 0:18:58

    eduardo luiz escreveu:ola fico só olhando os tópicos e tentando aprender algo pois tenho uma caravan mas não tenho $ e tempo para colocar em pratica e compartilhar com os amigos Crying or Very sad  mas quis tirar algumas duvidas pela qualidade  técnica  tópico.

    gostaria de saber se com esses mesmo cálculos ou esse mesmo programa eu conseguiria calcular teoricamente todo o sistema de alimentação incluindo cabeçote?e se eu que não sou engenheiro conseguiria colocar em pratica esses cálculos?

    dês de já agradeço.


    Eduardo Luiz , você precisa entender de mecânica de fluidos e fenômenos de trasportes ou ter um bom conhecimento de computação ...

    Mais nada que tu não possa estudar e aprender ..

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    Mensagem por eduardo luiz Ter 15 Abr - 0:51:41

    grato pela atenção. pesquiso muito na net e vou estudar mais sobre mecânica de fluidos e fenômeno de transporte porque o que eu sei e básico mas quero aprofundar para poder eu mesmo calcular as otimizações que pretendo fazer na minha caravan como diz o ditado o que se aprende não ocupa espaço e se algum amigo tiver mais alguns links pra indicar seria muito bom porque essa questão de cfm sempre gera muitas duvidas no fórum e sera muito bom aprender o que tem por traz desta unidade de medida que e tao importante para nossos veículos.
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    Mensagem por Sossa Ter 15 Abr - 9:11:21

    Show de bola Jean!!

    Realmente um material difícil de encontrar, por mais que seja teórico, porém com embasamento renomado Holley, acredito que na realidade não fuja muito dos dados obtidos!

    Agora que o assunto esta bom, digamos que eu tenha um cabeçote com uma media dos dutos de 150 cfm, e usaria corpos individuais, teria que usar um corpo de borboleta próximo do valor do cabeçote, ou usar uma margem um pouco maior?

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    Mensagem por cabesanto77 Ter 15 Abr - 10:17:21

    Jean Michel Colet escreveu:
    cabesanto77 escreveu:
    isto sim é um Tópico... muito bom Mestre Jean....

    O Venturi também se aplica a Injeção Eletrônica ???

    Por exemplo o meu 151S tem uma borboleta de 65mm (ainda no aguardo da tabele de 50-85mm....rsrsrsrsr) os bicos próximo as válvula.. um venturi mudaria alguma coisa tipo uma mistura melhor...???

    A tabela está acima, sua borboleta tem 535 CFM ....

    No seu caso não ... pois o combustível está lá no cabeçote praticamente....

    Mais eu faria o teste que o grecherj disse ...Somente por curiosidade ..


    Então....

    Eu tinha um projeto de fazer um coletor diferente para o meu opala, aí achei um torneiro mecânico que faz umas TBI tipo guilhotina para AP aspirado foto abaixo:
    injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   <a href=injeção - Tabela de CFM por borboleta unitária ( Carburador ou Injeção)   Tbi_1" />

    O trabalho deste cara é perfeito, ele usa micro rolamentos nestas TBI, eu vi ao vivo.

    Bom, ai engavetei o projeto pois estava sem tempo e queria curtir meu Opala..... quando vi este tópico com estas informações, e o projeto do grechejr fiquei empolgado em reviver o prototipo....

    O que você sugere Mestre Jean ???

    Segue um vídeo também... tudo isso é para AP mas quero desenvolver para Opala;
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    Mensagem por Jean Michel Colet Ter 15 Abr - 13:51:29

    eduardo luiz escreveu:grato pela atenção. pesquiso muito na net e vou estudar mais sobre mecânica de fluidos e fenômeno de transporte porque o que eu sei e básico mas quero aprofundar para poder eu mesmo calcular as otimizações que pretendo fazer na minha caravan como diz o ditado o que se aprende não ocupa espaço e se algum amigo tiver mais alguns links pra indicar seria muito bom porque essa questão de cfm sempre gera muitas duvidas no fórum e sera muito  bom aprender o que tem por traz desta unidade de medida que e tao importante para nossos veículos.


    Para entender um pouco de CFM recomendo este link:

    http://mecanicaautomobilisticaantiga.blogspot.com.br/2013/07/cfm-de-alguns-carburadores-e-definicao.html

    Os outros serão livros, e no momento não lembro o nome de todos com todas as letras, pois são estranhos.

    Vou dar aula agora e a noite eu passo aqui deixando a bibliografia!!

    Abraços!
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    Mensagem por Jean Michel Colet Ter 15 Abr - 13:57:45

    Para leitura sobre carburador segue este link:

    http://mecanicaautomobilisticaantiga.blogspot.com.br/2013/07/carburador-voce-sabe-o-que-e-e-sua.html
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    Mensagem por grechejr Ter 15 Abr - 16:20:18

    Existe possibilidade de economizar e usar os borboletas do tipo que usei.
    No Ebay dos EUA são bem baratas. Vale a pena, mesmo pagando impostos.
    Eu pelo que já vi de de borboletas individuais feitas aqui não achei tão boa assim a qualidade, a vantagem é que elas são feitas com um visual bonito.
    Já essa que vc colocou o vídeo é bem bonita.
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    Mensagem por endrigo Ter 15 Abr - 16:42:02

    Jean, teria como disponibilizar se vc tiver algum material o calculo que se faz pra determinar a real necessidade de "CFM" de cada motor por aplicação x rotação , quero dizer se o motor é pra rua ou pra pista como calcular ? tem algum material na net ,mas há calculos e formulas diferentes uma da outra...
    tem uma que circula por aí que diz o seguinte

    CFM = (CID)*(RPM/3456)*VE
    CFM = volume de admissão em pés cúbicos por minuto
    CID = volume em polegadas ex. 151 pra 4cc e 250 6cc
    RPM = rotações por minuto no virabrequim
    VE = eficiência volumétrica do motor
    VE é aproximadamente 0,78 para motores originais, 0,85 para motores de alto desempenho para uso urbano e até 0,97 para motores de pista (uso inviável em perímetro urbano ou estradas).

    será que isso é real?
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    Mensagem por grechejr Ter 15 Abr - 18:33:17

    Tem um que dá uma ideia....
    http://www.mopacautosupply.com/fuelcalculators/fuelcalculators.htm

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