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19 participantes
medidas do encolhedor de molas dianteira
Sedimar- Opaleiro
- Número de Mensagens : 113
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Modelo do carro : diplomata 88
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Data de inscrição : 23/02/2014
- Mensagem nº1
medidas do encolhedor de molas dianteira
alguem tem o encolhedor de molas para me passar as medidas
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº2
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Tambem queria saber as medidas
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Opala muito mais que um carro,uma paixão.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Gabriel NS Avelar- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1386
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Comodoro 88
Caravan 79
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Data de inscrição : 13/02/2014
- Mensagem nº3
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Gostaria de saber o que é esse encolhedor...
Preciso rebaixar a Caravan
Preciso rebaixar a Caravan
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
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Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº4
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
O encolhedor é uma ferramenta para retirar a mola com mais segurança,ela vai no lugar do amortecedor
e como tem rosca da pra ir rosqueando até a mola ficar sem curso e poder ser retirada
e como tem rosca da pra ir rosqueando até a mola ficar sem curso e poder ser retirada
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Eduh2800- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1294
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Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
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- Mensagem nº5
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
tenho um e ta no porta malas do carango , amanho posto as medidas dele se ainda terem interesse
Gabriel NS Avelar- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1386
Idade : 25
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Comodoro 88
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- Mensagem nº6
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Pedro Opala90- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Sedimar escreveu:alguem tem o encolhedor de molas para me passar as medidas
Opala nao precisa dessa ferramenta pra retirar ou colocar as molas.
Sedimar- Opaleiro
- Número de Mensagens : 113
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Modelo do carro : diplomata 88
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Data de inscrição : 23/02/2014
- Mensagem nº8
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
esperando as medidas obrigado
Eduh2800- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1294
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Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
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- Mensagem nº9
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
A noite irei postar medidas com fotos do encolhedor.... pois hoje estou num corre fazendo manutenção em nossos caminhões que só vai me sobrar tempo depois das 17hrs...
Eduh2800- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1294
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Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
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- Mensagem nº10
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Retirei as medidas, a noite irei postar com fotos para ninguém se perder, pq vai ate que bastante medidas nele , desculpe a demora , to cheio de afazeres
^Marcos^- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2522
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Data de inscrição : 16/06/2008
- Mensagem nº11
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
bruno silverstar83 escreveu:O encolhedor é uma ferramenta para retirar a mola com mais segurança,ela vai no lugar do amortecedor
e como tem rosca da pra ir rosqueando até a mola ficar sem curso e poder ser retirada
Conheço este tenis sujo ai.
bruno silverstar83- Opaleiro
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Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº12
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
^Marcos^ escreveu:
Conheço este tenis sujo ai.
kkkkkkkk
Eu procurei uma imagem do encolhedor e achei a sua
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
nicolas opaleiro- Opaleiro
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- Mensagem nº13
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Pedro Opala90 escreveu:Sedimar escreveu:alguem tem o encolhedor de molas para me passar as medidas
Opala nao precisa dessa ferramenta pra retirar ou colocar as molas.
rafaelopalaleiro- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Na vdd nem precisa mesmo eu coloquei as molas originais 6cc com 2 Macacos e sem encolhedor de molas.
vou fazer um desses pra mim por que se escapar aquela mola da uns 3 dias de UTI.;..
vou fazer um desses pra mim por que se escapar aquela mola da uns 3 dias de UTI.;..
Sedimar- Opaleiro
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Modelo do carro : diplomata 88
Cilindros : 4cc bruto
Data de inscrição : 23/02/2014
- Mensagem nº15
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
esperando as medidas obrigado
sheilos- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
eu tbm quero as medidas!!! obrigado!!!
nicolas opaleiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2698
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Modelo do carro : Caravan Comodoro "cassandra" 1980
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Data de inscrição : 12/12/2008
- Mensagem nº17
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Se escapar a mola, não são 3 dias de UTI não... vc morre mesmo... ou no minimo, vai ficar sem uns dentes e uns ossos do rosto quebrados... Fora que o carro pode cair do macaco na hora que estiver encolhendo a mola.. ai ja viu...
Sedimar- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
sem ferramenta sem chance d mexer certeza que da cagada
Eduh2800- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
apagando
Última edição por Eduh2800 em Ter 24 Jun - 20:32:58, editado 1 vez(es)
Eduh2800- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
nao deu, vou apagar e fazer outro aqui....
Eduh2800- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Bom, ta ai o esquema das medidas... Lembrando que as Roscas são medidas internamente e são rosca QUADRADA meu é igual este ai ´só que tem um pezinho no base inferior e o suporte superior é redondo....
a imagem deste encolhedor eu peguei no forum neste link : http://www.opaleirosdoparana.com/t33046-ajuda-com-encolhedor-de-molas
sheilos- Opaleiro
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- Mensagem nº22
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
ohhh valeu d+ Eduh2800!!!! obrigado!!!
bruno silverstar83- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Valeu Eduh2800,vai ajudar bastante
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Sedimar- Opaleiro
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- Mensagem nº24
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
valeu Eduh2800 vai me ajudar bastante
flavio oliveira- Opaleiro
- Número de Mensagens : 34
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Localização : Palmas
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- Mensagem nº25
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Aê Galera!
Vocês tem certeza de que a rosca interna do parafuso é de 18mm????
Eu fui comprar uma barra roscada e pedi uma de 18mm e o cara me mostrou um monstro de barra roscada que não tinha nem cabimento de ser compatível com a ferramenta original.
Vocês tem certeza de que a rosca interna do parafuso é de 18mm????
Eu fui comprar uma barra roscada e pedi uma de 18mm e o cara me mostrou um monstro de barra roscada que não tinha nem cabimento de ser compatível com a ferramenta original.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
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- Mensagem nº26
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Sedimar escreveu:alguem tem o encolhedor de molas para me passar as medidas
Ressuscitando o tópico, seguem as medidas da ferramenta encolhedora de molas. Desenhei umas cotas ultra-toscas, bem relaxadas mesmo. Já o Samba do Crioulo Doido de medidas em polegadas e milímetros não é culpa minha. Usei as medidas que deram exatas na ferramenta de medição. Ora foi a escala de milímetros, ora foi a escala de polegadas. Todas as roscas são de filete de perfil quadrado, pois são parafusos de potência. Não sei o passo das roscas, pois não tenho gabarito para medir.
Se faltou alguma medida, favor mencionar.
Correção: na foto acima, onde se lê "17mm", o correto é "17cm".
Última edição por opala4cc em Seg 24 Dez - 21:58:23, editado 1 vez(es)
gilmareu- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
eu vi um tutorial aqui do Ivo Filho muito show para tirar as molas, usando este encolhedor.
Infelizmente eu não tenho destes, vou tentar usar aquele padrão mesmo, mas acho que não dá para encarar uma montagem sem um encolhedor não.
Infelizmente eu não tenho destes, vou tentar usar aquele padrão mesmo, mas acho que não dá para encarar uma montagem sem um encolhedor não.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº28
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
gilmareu escreveu:eu vi um tutorial aqui do Ivo Filho muito show para tirar as molas, usando este encolhedor.
Infelizmente eu não tenho destes, vou tentar usar aquele padrão mesmo, mas acho que não dá para encarar uma montagem sem um encolhedor não.
Eu não tenho notícias de alguém que tenha tido sucesso com o encolhedor convencional na dianteira do opala.
gilmareu- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
opala4cc escreveu:gilmareu escreveu:eu vi um tutorial aqui do Ivo Filho muito show para tirar as molas, usando este encolhedor.
Infelizmente eu não tenho destes, vou tentar usar aquele padrão mesmo, mas acho que não dá para encarar uma montagem sem um encolhedor não.
Eu não tenho notícias de alguém que tenha tido sucesso com o encolhedor convencional na dianteira do opala.
Aí lascou ! Tava planejamento de tirar o amortecedor e colocar o encolhedor por dentro, porque por fora tem aquela torre que não dá espaço.
Para tirar, minhas molas estão cansadas, elas até sairiam, mas penso nos riscos como também instalar as novas que estão com pressão total...
abner rodrigues de souza- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Eduh2800 escreveu:
Bom, ta ai o esquema das medidas... Lembrando que as Roscas são medidas internamente e são rosca QUADRADA meu é igual este ai ´só que tem um pezinho no base inferior e o suporte superior é redondo....
a imagem deste encolhedor eu peguei no forum neste link : http://www.opaleirosdoparana.com/t33046-ajuda-com-encolhedor-de-molas
Cara, tutorial rico em detalhes, aprendi mais uma
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº31
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
gilmareu escreveu:opala4cc escreveu:
Eu não tenho notícias de alguém que tenha tido sucesso com o encolhedor convencional na dianteira do opala.
Aí lascou ! Tava planejamento de tirar o amortecedor e colocar o encolhedor por dentro, porque por fora tem aquela torre que não dá espaço.
Para tirar, minhas molas estão cansadas, elas até sairiam, mas penso nos riscos como também instalar as novas que estão com pressão total...
Acho que não vai tirar com segurança nem as molas cansadas.
gilmareu- Opaleiro
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- Mensagem nº32
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
opala4cc escreveu:gilmareu escreveu:
Aí lascou ! Tava planejamento de tirar o amortecedor e colocar o encolhedor por dentro, porque por fora tem aquela torre que não dá espaço.
Para tirar, minhas molas estão cansadas, elas até sairiam, mas penso nos riscos como também instalar as novas que estão com pressão total...
Acho que não vai tirar com segurança nem as molas cansadas.
Vdd, estou procurando para comprar, porém não estou encontrando na internet.
O mais próximo que achei foi este
https://www.ferramentaskennedy.com.br/5576/123135-raven-encolhedor-de-molas-da-suspensao-dianteira-do-corcel
Rgosilva- Opaleiro
- Número de Mensagens : 115
Idade : 41
Localização : Sao Paulo/SP
Modelo do carro : Caravan Comodoro a álcool, "16"
e agora, Opala Comodoro 78
Cilindros : 2.5 + 4.1 = 10 canecos!
Data de inscrição : 23/08/2017
- Mensagem nº33
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Gilmareu, dá uma olhada na dutra maquinas (vi no seu perfil q voce é de são paulo)
Lá eles tem o famigerado encolhedor de molas do opala.
Comprei o meu ano passado lá. Nem acreditei quando achei, e foi por acaso.
Lá eles tem o famigerado encolhedor de molas do opala.
Comprei o meu ano passado lá. Nem acreditei quando achei, e foi por acaso.
eleandro kalckmann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1043
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Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
Cilindros : 6 CIL
Data de inscrição : 06/10/2014
- Mensagem nº34
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
da pra fazer com uma barra roscada comum....mas é meio que descartavel...usa-se poucas vezes e ja começa a querer espanar.....muito perigoso ....se for para emergencias e apenas uma vez compença pelo preço.....
tem que ser mais grossa possivel que passe pelo buraco do amortecedor.
usar duas porcas cada lado soldada uma na outra e com bastante graxa na rosca....
tem que ser mais grossa possivel que passe pelo buraco do amortecedor.
usar duas porcas cada lado soldada uma na outra e com bastante graxa na rosca....
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº35
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Eu sempre usei barra roscada de 1/2" que é o maior diâmetro que passa no buraco do amortecedor na torre.
O comprimento da barra é uns 30% maior que o amortecedor esticado.
Duas arruelas e duas porcas em cima, deixar uns fios de rosca sobrando.
Uma barra "U" na parte inferior e com um furo de "1/2" no centro.
A barra "U" é para se assentar na parte inferior da bandeja no vão do amortecedor.
Um macaco para erguer o carro e outro para apoiar no pivô inferior.
Solto a bandeja inferior na conexão do agregado.
Vou afrouxando as porcas inferiores na barra "U" e ao mesmo tempo abaixando o macaco do pivô inferior.
O segundo macaco é precaução.
Até que em um momento a mola cede.
Para recolocar é o procedimento ao inverso.
O ruim e recolocar o parafuso da bandeja, mas eu fiz um chanfro na ponta assim ele se auto centraliza.
O comprimento da barra é uns 30% maior que o amortecedor esticado.
Duas arruelas e duas porcas em cima, deixar uns fios de rosca sobrando.
Uma barra "U" na parte inferior e com um furo de "1/2" no centro.
A barra "U" é para se assentar na parte inferior da bandeja no vão do amortecedor.
Um macaco para erguer o carro e outro para apoiar no pivô inferior.
Solto a bandeja inferior na conexão do agregado.
Vou afrouxando as porcas inferiores na barra "U" e ao mesmo tempo abaixando o macaco do pivô inferior.
O segundo macaco é precaução.
Até que em um momento a mola cede.
Para recolocar é o procedimento ao inverso.
O ruim e recolocar o parafuso da bandeja, mas eu fiz um chanfro na ponta assim ele se auto centraliza.
francisco6>8- Opaleiro
- Número de Mensagens : 211
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Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 83 Cupê
Monza SL/E 86/87
Gol CL 93
Cilindros : 4
Data de inscrição : 01/11/2015
- Mensagem nº36
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
opala4cc escreveu:Sedimar escreveu:alguem tem o encolhedor de molas para me passar as medidas
Ressuscitando o tópico, seguem as medidas da ferramenta encolhedora de molas. Desenhei umas cotas ultra-toscas, bem relaxadas mesmo. Já o Samba do Crioulo Doido de medidas em polegadas e milímetros não é culpa minha. Usei as medidas que deram exatas na ferramenta de medição. Ora foi a escala de milímetros, ora foi a escala de polegadas. Todas as roscas são de filete de perfil quadrado, pois são parafusos de potência. Não sei o passo das roscas, pois não tenho gabarito para medir.
Se faltou alguma medida, favor mencionar.
O opala4cc, aonde você comprou esse encolhedor? De que marca é? Será que dá pra fabricar um desses? Eu pensei em fazer um com uma simples barra roscada e arruelas de encosto, fora as porcas autotravantes. Será que é perigoso dessa forma?
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº37
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
gilmareu escreveu:opala4cc escreveu:
Acho que não vai tirar com segurança nem as molas cansadas.
Vdd, estou procurando para comprar, porém não estou encontrando na internet.
O mais próximo que achei foi este
https://www.ferramentaskennedy.com.br/5576/123135-raven-encolhedor-de-molas-da-suspensao-dianteira-do-corcel
De fato, o encolhedor de molas do opala sumiu até do mercadolivre, que tinha uns meio caseiros para venda.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº38
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
francisco6>8 escreveu:opala4cc escreveu:
Ressuscitando o tópico, seguem as medidas da ferramenta encolhedora de molas. Desenhei umas cotas ultra-toscas, bem relaxadas mesmo. Já o Samba do Crioulo Doido de medidas em polegadas e milímetros não é culpa minha. Usei as medidas que deram exatas na ferramenta de medição. Ora foi a escala de milímetros, ora foi a escala de polegadas. Todas as roscas são de filete de perfil quadrado, pois são parafusos de potência. Não sei o passo das roscas, pois não tenho gabarito para medir.
Se faltou alguma medida, favor mencionar.
O opala4cc, aonde você comprou esse encolhedor? De que marca é? Será que dá pra fabricar um desses? Eu pensei em fazer um com uma simples barra roscada e arruelas de encosto, fora as porcas autotravantes. Será que é perigoso dessa forma?
Eu comprei faz muitos anos, quando recém saíra de fabricação. Encontrei jogado no fundo do estoque de uma autopeças de Gravataí, com uma camada de poeira de uns 15 anos. A marca é Raven.
Dá para fabricar, mas recomendo que compre um fuso de filete de rosca QUADRADA, que é um parafuso de potência. As roscas com filetes quadrados é que são os apropriados para elevação (ou para suportar) grandes cargas. A barra com filete de rosca quadrada não deve ser muito difícil de encontrar, mas não sei dizer se encontra fácil uma porca para este tipo de rosca.
Talvez seja uma boa ideia comprar o encolhedor de molas do corcel e fabricar as peças restantes para compor o kit para o opala.
francisco6>8- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
opala4cc escreveu:Eu comprei faz muitos anos, quando recém saíra de fabricação. Encontrei jogado no fundo do estoque de uma autopeças de Gravataí, com uma camada de poeira de uns 15 anos. A marca é Raven.
Dá para fabricar, mas recomendo que compre um fuso de filete de rosca QUADRADA, que é um parafuso de potência. As roscas com filetes quadrados é que são os apropriados para elevação (ou para suportar) grandes cargas. A barra com filete de rosca quadrada não deve ser muito difícil de encontrar, mas não sei dizer se encontra fácil uma porca para este tipo de rosca.
Talvez seja uma boa ideia comprar o encolhedor de molas do corcel e fabricar as peças restantes para compor o kit para o opala.
O preço do encolhedor do corcel, no ML, não é menor que 600 reais. Sem condições. Vou procurar a barra e as porcas na mesma medida desse seu encolhedor aí. Valeu!
gilmareu- Opaleiro
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- Mensagem nº40
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Vi o vídeo do Flavio Oliveira, ele construiu um encolhedor com as medidas, achei que ficou bem seguro e pratico, vou comprar uma barra roscada e as devidas arruelas. Este encolhedor de molas é um duende verde dos olhos cinzas, rs
Só achei que ele tirou muitas peças, igualzinho ao Opala na Veia, por isso eu vou tentar fazer igual ao tutorial do Ivo Filho, tirando basicamente a bandeja inferior, as bieletas, o tirante e o amortecedor.
Tanto Flavio quanto ONV tiraram pinça, manga de eixo, e não soltaram a bandeja inferior toda.
A diferença é que o cara do ONV tirou sem encolhedor e ainda zuou o amigo dele, mandando ele enfiar o pé na bandeja para sacar a mola, rs
Já o do Ivo me pareceu um modo mais fácil, e para mim faz mais sentido, porque já quero aproveitar e trocar a bucha inferior da bandeja também.
Só achei que ele tirou muitas peças, igualzinho ao Opala na Veia, por isso eu vou tentar fazer igual ao tutorial do Ivo Filho, tirando basicamente a bandeja inferior, as bieletas, o tirante e o amortecedor.
Tanto Flavio quanto ONV tiraram pinça, manga de eixo, e não soltaram a bandeja inferior toda.
A diferença é que o cara do ONV tirou sem encolhedor e ainda zuou o amigo dele, mandando ele enfiar o pé na bandeja para sacar a mola, rs
Já o do Ivo me pareceu um modo mais fácil, e para mim faz mais sentido, porque já quero aproveitar e trocar a bucha inferior da bandeja também.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº41
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
gilmareu escreveu:Vi o vídeo do Flavio Oliveira, ele construiu um encolhedor com as medidas, achei que ficou bem seguro e pratico, vou comprar uma barra roscada e as devidas arruelas. Este encolhedor de molas é um duende verde dos olhos cinzas, rs
Só achei que ele tirou muitas peças, igualzinho ao Opala na Veia, por isso eu vou tentar fazer igual ao tutorial do Ivo Filho, tirando basicamente a bandeja inferior, as bieletas, o tirante e o amortecedor.
Tanto Flavio quanto ONV tiraram pinça, manga de eixo, e não soltaram a bandeja inferior toda.
A diferença é que o cara do ONV tirou sem encolhedor e ainda zuou o amigo dele, mandando ele enfiar o pé na bandeja para sacar a mola, rs
Já o do Ivo me pareceu um modo mais fácil, e para mim faz mais sentido, porque já quero aproveitar e trocar a bucha inferior da bandeja também.
A troca da bucha do braço de suspensão vai exigir, no mínimo, uma morsa de bancada. Melhor ainda se tiver prensa.
thallisguimaraes- Moderador
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- Mensagem nº42
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Muito bom as medidas, vai ajudar muita gente.
_________________
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eleandro kalckmann- Opaleiro
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- Mensagem nº43
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
eu tenho um caseiro que fiz a algum tempo atras,ficou perfeito para trabalhar e nao custou caro....
fiz com uma barra roscada ,comprei 1mt ,pois nao vendem menos que isso aqui na minha city...
itens que eu usei para fazer ;;;
* 1 barra roscada 1/2 polegada
* 2 porcas de 1/2´´
* 1 porca 1/2 de pressao
* 1 pino de pistao de caminhao(sucata que eu peguei em uma retifica que passa a barrapor dentro)
* 1 roela larga
* 1 rolamento e 2 capa de rolamento de compressor de ar condicionado
abaixo fotos;;;
fiz com uma barra roscada ,comprei 1mt ,pois nao vendem menos que isso aqui na minha city...
itens que eu usei para fazer ;;;
* 1 barra roscada 1/2 polegada
* 2 porcas de 1/2´´
* 1 porca 1/2 de pressao
* 1 pino de pistao de caminhao(sucata que eu peguei em uma retifica que passa a barrapor dentro)
* 1 roela larga
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abaixo fotos;;;
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº44
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
thallisguimaraes escreveu:Muito bom as medidas, vai ajudar muita gente.
OpaleiroJlle- Opaleiro
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- Mensagem nº45
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Bom.. eu fiz um encolhedor também, usei uma barra roscada 1/2 de 60cm, 4 porcas, algumas arruelas, um rolamento que achei na rua e uma chapa de aço véia..
Fiz um furo no meio da chapa de aço para usar embaixo, e usei o rolamento para que fique mais leve de girar..
Testei hoje e ficou ótimo, tirei as molas sem dificuldades
Fiz um furo no meio da chapa de aço para usar embaixo, e usei o rolamento para que fique mais leve de girar..
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opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº46
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
OpaleiroJlle escreveu:Bom.. eu fiz um encolhedor também, usei uma barra roscada 1/2 de 60cm, 4 porcas, algumas arruelas, um rolamento que achei na rua e uma chapa de aço véia..
Fiz um furo no meio da chapa de aço para usar embaixo, e usei o rolamento para que fique mais leve de girar..
Testei hoje e ficou ótimo, tirei as molas sem dificuldades
Procurem sempre lubrificar levemente e previamente a rosca do fuso do encolhedor. Isso ajuda a problongar a vida útil dele.
gilmareu- Opaleiro
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- Mensagem nº47
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
eu comprei a barra roscada de 5/8, pelo que vi no tutorial do Youtube do Flávio Oliveira, ele usou de meia (disse no vídeo +-13mm) e falou que sobrava uns 3mm ainda, vamos ver se vai dar certo.
Também peguei nas "riquezas" do meu pai, um cubo de roda com rolamento (naõ sei de que carro) e umas arruelas e porcas bacanas de se usar.
Estou querendo fazer na vaga do meu apto à noite.
Senão no sábado no quintal do meu velho.
Também peguei nas "riquezas" do meu pai, um cubo de roda com rolamento (naõ sei de que carro) e umas arruelas e porcas bacanas de se usar.
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opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº48
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
gilmareu escreveu:eu comprei a barra roscada de 5/8, pelo que vi no tutorial do Youtube do Flávio Oliveira, ele usou de meia (disse no vídeo +-13mm) e falou que sobrava uns 3mm ainda, vamos ver se vai dar certo.
Também peguei nas "riquezas" do meu pai, um cubo de roda com rolamento (naõ sei de que carro) e umas arruelas e porcas bacanas de se usar.
Estou querendo fazer na vaga do meu apto à noite.
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Em condomínio é complicado. Normalmente as convenções de condomínio não permitem consertos de carros nas garagens, mesmo que nas vagas dos próprios condôminos.
gilmareu- Opaleiro
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- Mensagem nº49
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
opala4cc escreveu:gilmareu escreveu:eu comprei a barra roscada de 5/8, pelo que vi no tutorial do Youtube do Flávio Oliveira, ele usou de meia (disse no vídeo +-13mm) e falou que sobrava uns 3mm ainda, vamos ver se vai dar certo.
Também peguei nas "riquezas" do meu pai, um cubo de roda com rolamento (naõ sei de que carro) e umas arruelas e porcas bacanas de se usar.
Estou querendo fazer na vaga do meu apto à noite.
Senão no sábado no quintal do meu velho.
Em condomínio é complicado. Normalmente as convenções de condomínio não permitem consertos de carros nas garagens, mesmo que nas vagas dos próprios condôminos.
Teve um vizinho que encasquetou já, é que eu tenho certo espaço, uma vez que a vaga do lado não é ocupada.
quanto ao cara que me denunciei, eu acabei dando o troco no cara, ele trouxe uma Mercedes 95 do avô dele e guardou numa vaga de apto vago e denunciei ele, aí o bicho abaixou a bola.
Quero um dia morar numa casa de novo!!!!
Mesmo assim o ideal era eu fazer um lado a noite, depois do trampo e terminar sem deixar vestígios para o dia seguinte.
Aí fazer o outro lado e terminar tb, sem deixar carro no cavalete que daí os caras fotografam e manda para a administradora
gilmareu- Opaleiro
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- Mensagem nº50
Re: medidas do encolhedor de molas dianteira
Bom dia Opaleiros, deixei meu vizinho em paz e fiz em outro local, achei muito arriscado fazer no apto e levar um prejuízo de uma mola voando ou algo dando errado.
Aí vão algumas considerações:
1) Depois vou postar as fotos da minha ferramenta, mas basicamente ela é uma barra roscada de 5/8 com porca e arruela em cima e embaixo, fora isso eu improvisei com algumas sucatas do meu pai.
Peguei um cubo de roda de não sei qual carro para fazer de arruela embaixo, dentro do cubo calcei com um rolamento antes da porca para facilitar o encolhimento.
2) Estava com 3 barras roscadas, pq comprei um metro na casa de parafuso e meu pai tinha uma sobrando. A de 50cm deu na estica e usei ela porque não subi suficientemente o carro para enfiá-la por baixo, ela ficou alguns dedos maior que o amortecedor e deu para o gasto. Mas aconselho a usar de 60cm se puder levantar o cavalete na 2a ou terceira regulagem dele, eu fiz na primeira.
3) o pino do pivô não soltou e como meu pivô era novo, não quis mexer com ele com medo de danificar, aí eu dei um trampo a mais, soltei o pivÔ de cima que é parafusado e tirei a pinça do freio para não me atrapalhar. Deu certo também, a bandeja desceu com a manga de eixo.
4) Em alguns vídeos eu vi que as pessoas não soltavam o parafuso da bucha inferior, eu tentei fazer assim, mas não tinha 100% de controle para assentar a mola na bandeja, conforme ia subindo a bandeja ela ia desencaixando, preferi então soltar o parafuso inferior da bucha da bandeja e a mola encaixou como manteiga, porque a bandeja subia mais reta para o lugar dela.
5) Na hora de colocar a mola, apesar dos rolamentos e coisas e tal, eu fui subindo a bandeja no macaco hidráulico e um calço de madeira de uns 15cm por 20cm e rosqueava a porca do encolhedor com a mão até chegar no ponto certo de encaixar a bandeja inferior, as bieletas e estabilizadoras. O encolhedor era meu backup se o macaco falhasse, basicamente só isso que foi a função dele, por isso não sofreu stress na rosca, mas se sofresse, tinha o rolamento pequeno que aliviaria.
Gostei muito do trampo, mas sou meio lento, fiz apenas um lado e gastei umas 4 horas. Sábado que vem eu vou fazer o outro lado, mas creio que consigo baixar o tempo para umas 2h. Não fiz os dois que estou meio ruim da coluna, não quis forçar, apesar de não ser um trampo tão pesado.
Aí vão algumas considerações:
1) Depois vou postar as fotos da minha ferramenta, mas basicamente ela é uma barra roscada de 5/8 com porca e arruela em cima e embaixo, fora isso eu improvisei com algumas sucatas do meu pai.
Peguei um cubo de roda de não sei qual carro para fazer de arruela embaixo, dentro do cubo calcei com um rolamento antes da porca para facilitar o encolhimento.
2) Estava com 3 barras roscadas, pq comprei um metro na casa de parafuso e meu pai tinha uma sobrando. A de 50cm deu na estica e usei ela porque não subi suficientemente o carro para enfiá-la por baixo, ela ficou alguns dedos maior que o amortecedor e deu para o gasto. Mas aconselho a usar de 60cm se puder levantar o cavalete na 2a ou terceira regulagem dele, eu fiz na primeira.
3) o pino do pivô não soltou e como meu pivô era novo, não quis mexer com ele com medo de danificar, aí eu dei um trampo a mais, soltei o pivÔ de cima que é parafusado e tirei a pinça do freio para não me atrapalhar. Deu certo também, a bandeja desceu com a manga de eixo.
4) Em alguns vídeos eu vi que as pessoas não soltavam o parafuso da bucha inferior, eu tentei fazer assim, mas não tinha 100% de controle para assentar a mola na bandeja, conforme ia subindo a bandeja ela ia desencaixando, preferi então soltar o parafuso inferior da bucha da bandeja e a mola encaixou como manteiga, porque a bandeja subia mais reta para o lugar dela.
5) Na hora de colocar a mola, apesar dos rolamentos e coisas e tal, eu fui subindo a bandeja no macaco hidráulico e um calço de madeira de uns 15cm por 20cm e rosqueava a porca do encolhedor com a mão até chegar no ponto certo de encaixar a bandeja inferior, as bieletas e estabilizadoras. O encolhedor era meu backup se o macaco falhasse, basicamente só isso que foi a função dele, por isso não sofreu stress na rosca, mas se sofresse, tinha o rolamento pequeno que aliviaria.
Gostei muito do trampo, mas sou meio lento, fiz apenas um lado e gastei umas 4 horas. Sábado que vem eu vou fazer o outro lado, mas creio que consigo baixar o tempo para umas 2h. Não fiz os dois que estou meio ruim da coluna, não quis forçar, apesar de não ser um trampo tão pesado.
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