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Qual proporção de fluído usar no radiador????

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Isael
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Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Isael em Qui 31 Jul - 15:41:45

E aí pessoal...não encontrei nada falando sobre isso, então vamos lá

Como falei em alguns tópicos, tô montando o 250 Álcool todo novinho
e já usava o radiador moderno com ventoinha elétrica
Mas, usava o fluido incorreto para o sistema de cobre do opala
usava o Bardahl laranja, q ferrou tudo!!!!  Evil or Very Mad 

blz, lí no manual do opala 88 (ano da minha mecânica)
q o sistema de arrefecimento tem 12L (total)
e q é recomendado usar:
água potável + fluído azul (etileno glicol) + óleo solúvel "C"

MAS, quantos litros devo usar de fluído azul???
o óleo solúvel eu sei q vou diluir na água, mas quanto ao fluído não sei...

e tô querendo mudar o sistema para selado,
no caso, a tampa do radiador continua sendo a mesma? com válvula?
ou coloca aquela sem válvula tipo do Corsel?

Sr.Bianchi
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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Sr.Bianchi em Qui 31 Jul - 16:25:32

Pelo que eu sei, esse óleo solúvel tem função apenas de anti-corrosivo. Porém isso já está contido num aditivo a base de etilenoglicol.

O ideal é usar uma proporção de 40% de aditivo.
Não adianta colocar 1L como muitos mecânicos e até auto peças indicam.
No meu sistema selado do opala havia colocado 3 l, pra economizar... ajuda.., mas não adianta, não é o ideal. É pouco. O ideal seria de 4 a 5.

Colocando pouco, você até previne a corrosão, porém, se subir a temperatura, o liquido refrigerante fica a mercê de entrar em estado de ebulição e consequentemente aumento de pressão no sistema, que pode até gerar vazamentos.

Pra usar o sistema selado, precisa de tampa sem válvula. Já aconselho a comprar uma de qualidade razoável (se existir...) e colocar na parte de trás dela mais uma camada de borracha. Pois muitas vezes a borrachinha que vem nela não da conta de selar as imperfeições do bocal do radiador.

Kako
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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Kako em Qui 31 Jul - 16:48:27

Exato, 40% de aditivo no mínimo...

Isael
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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Isael em Sex 1 Ago - 6:54:11

Putz...matou a pau hein!!!!!       
é isso q eu precisava saber...
então, eu pensei mesmo q o etileno glicol daria conta da oxidação sem precisar do óleo "C"...
daí, com a tampa sem válvula, como eu faço a montagem?

Vê se é assim:
completo o radiador com a mistura normalmente até a tampa
coloco a tampa sem válvula
blz?

e o reservatório de expansão? devo encher a mangueira até a tampa do radiador?
o reservatório tem um "pescador", sei q ele deve ficar dentro da mistura
ou seja, tem q ter água desde o pescador até o radiador???

Sr.Bianchi
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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Sr.Bianchi em Sex 1 Ago - 7:28:34

Isael, vou tentar descrever como fiz no meu, que a princípio, funciona hehe.

Pena eu não estar com o carro aqui, se não tirava mais fotos. Segue essa pra tentar ajudar:

[img][/img]

Aqui é o seguinte:
Essa mangueira superior, mais fina, é o retorno. Ela conecta ali em cima do reservatório e no bico logo abaixo do bocal do radiador. Esse é o mesmo bico que ele tem original, só levei num amigo que mexe com radiadores pra ele "descolar ele (bocal e bico)" e deixar ele virado para trás, apontando para o reservatório.

A alimentação, é o de baixo, mangueira mais grossa. Ela é conectada nessa ponta ali bem embaixo do reservatório e, na outra ponta, a uma peça igual a essa, nesse caninho mais fino.:
[img][/img]

Esse cano tipo T, é colocado naquela mangueira de baixo do radiador, a qual liga a bomba d'gua ao radiador. Você só vai cortar essa mangueira e colocar esse tubo metalico no meio dela.

Utilizei um reservatório de AP (Óhhh blasfêmia..!) É baratinho. Mas se puder pegar um de boa qualidade, tipo original, é melhor. O suporte eu tive que fazer, mas se conseguir que alguém de um ferro-velho consiga um original, corte fora do cofre do carro, melhor.

Você vai colocar a tampa sem válvula no radiador. Depois completa de água o sistema pelo bocal do reservatório. Só que em sistema selado, é necessário a sangria. Não pode haver ar no sistema, com risco de superaquecimento. Então, você completa o que dá e para sangrar, no meu, eu utilizo o ponto mais alto do sistema, ou seja, o sensor de temperatura da água, mas como no opala, o ponto mais alto será o retorno do radiador (aquele pitinho que descolei e reposicionei) você desengata a mangueira de lá e vai completado com água no reservatório...vai botando água até que pelo retorno saia apenas água, sem nada de ar, bolha de ar. Pronto! Fecha a tampa do reservatório, funciona o carro, deixe começar a correr a água, acionar a ventoinha e inspecione por vazamentos.

Qualquer coisa que puder ajudar, to por aí...

Isael
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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Isael em Sex 1 Ago - 11:32:58

Entendí Sr.Bianchi...só q a minha situação é um pouco diferente...

Vou usar aquele reservatório de opala moderno, q tem 2 entradas na tampa e um pescador dentro
por onde a água entra ou sai com o aquecimento
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-576077928-reservatorio-com-suporte-radiador-opala-6-cilindros-7592-_JM

O meu já tem esse "T", só q eu uso a saída dele para o aquecimento do coletor de admissão
o meu é álcool...

Realmente, se usar o reservatório de AP/Celta e outros populares dá certinho
mas, eu queria usar aquele do opala mesmo, é essa a minha dúvida, de como encher o sistema?

Sr.Bianchi
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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Sr.Bianchi em Sex 1 Ago - 12:42:15

Mas esse reservatório do anuncio é o que vem em qualquer Opala, D20 etc. Não é pra sistema selado. O meu tinha esse reservatório também.
Tanto é que ele fica lá embaixo...é só para quando a água quando aquecida em vez de evaporar, é jogada e armazenada nesse reservatório. Mas não é um sistema selado, onde a áqua de fato circula constantemente pelo reservatório e não pode ter ar no sistema.
É importante que num sistema selado, de modo a evitar a entrada de ar, o reservatório seja colocado na posição mais alta possível. Por isso eu montei ele lá atrás.

Talvez pudesse colocar a de água para o aquecimento naquele pescoço, logo antes da válvula termostática. Fura, faz rosca e coloca um bico ali e aí usa o T para a alimentação do sistema de arrefecimento.

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 1 Ago - 12:45:30

Belo texto SR.Bianchi,um jeito que eu faço pra sangrar e ir colocando agua/aditivo na capa da termostática.E quanto ao adtivo,eu costumo usar 2 garrafas de aditivo,tem problema seu colocar 4 ou 5 garrafas?Digo em questão ao selos do motor


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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por frederico santos em Sex 1 Ago - 17:20:05

Belo texto Sr Bianchi!!!

Sr.Bianchi
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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Sr.Bianchi em Sab 2 Ago - 8:34:28

bruno silverstar83 escreveu:Belo texto SR.Bianchi,um jeito que eu faço pra sangrar e ir colocando agua/aditivo na capa da termostática.E quanto ao adtivo,eu costumo usar 2 garrafas de aditivo,tem problema seu colocar 4 ou 5 garrafas?Digo em questão ao selos do motor

frederico santos escreveu:Belo texto Sr Bianchi!!!

Que nada...que bom que deu pra entender a breve explicação, Frederico e Bruno.

Bruno, o pessoal fala bastante que em carro que nunca foi usado aditivo é bom nem colocar. Não acredito que terá problemas por "aumentar a dose" de aditivo. Se você já usa e não deu nada...

Agora depende o que se tem por "bom", né? heheh.

Porque se o sistema tiver muito ruim, tiver muita ferrugem, o aditivo pode acabar sim ajudando a "limpar" e nessa limpeza, pode ocorrer de remover sujeira, ferrugem e expor problemas de vazamento nos selos, colmeia de radiador...
Mas aí que está...o sistema já está comprometido. Então na minha opinião, é melhor colocar o aditivo ou até um limpa radiador e ver no que dá. Andar um pouco e, se surgir vazamentos...já resolve aproveita e resolve o problema. No meu eu fiz isso. Limpei o radiador antes de montar, foi conferido os selos e coloquei aditivo. 0 de problemas. Não surgiu nenhum vazamento.
Melhor do que ficar na estrada uma hora dessas por superaquecimento, vazamentos ou ter problemas mais sério. Já vi casos onde a falta de aditivo e cuidado com o sistema de arrefecimento causaram tanta corrosão que chegou a comer toda a junta do cabeçote e obviamente começa a passar água por tudo que lugar... Numa dessas, ferra com o motor fácil.



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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Isael em Sab 2 Ago - 9:42:44

Ah...valew Sr.Bianchi
pensei q aquele reservatório funcionasse como sistema selado
mas como vc explicou, ele está mais baixo q a saída...aí não rola né!!!!

Ah, vou passar pro esquema do seu aí...o de AP dá certo né, sabe se tem um q seja um pouco menor
o meu é o 78 e tem a bateria próxima da parede corta-fogo...
e já tem um nipple embaixo da termostática, se não me engano, a água quente sai de baixo da termostática,
passa dentro do coletor e entra no "T" na mangueira pra retornar ao bloco...

caso for eu coloco mais um "T"...sei lá

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 2 Ago - 14:03:18

valeu Sr Bianchi,então da pra ver no radiador que tá limpo,mas não sei por dentro do motor,vou amentar a dose pra ver


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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por adpachec em Sab 2 Ago - 16:24:10

Sr.Bianchi escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Belo texto SR.Bianchi,um jeito que eu faço pra sangrar e ir colocando agua/aditivo na capa da termostática.E quanto ao adtivo,eu costumo usar 2 garrafas de aditivo,tem problema seu colocar 4 ou 5 garrafas?Digo em questão ao selos do motor

frederico santos escreveu:Belo texto Sr Bianchi!!!

Que nada...que bom que deu pra entender a breve explicação, Frederico e Bruno.

Bruno, o pessoal fala bastante que em carro que nunca foi usado aditivo é bom nem colocar. Não acredito que terá problemas por "aumentar a dose" de aditivo. Se você já usa e não deu nada...

Agora depende o que se tem por "bom", né? heheh.

Porque se o sistema tiver muito ruim, tiver muita ferrugem, o aditivo pode acabar sim ajudando a "limpar" e nessa limpeza, pode ocorrer de remover sujeira, ferrugem e expor problemas de vazamento nos selos, colmeia de radiador...
Mas aí que está...o sistema já está comprometido. Então na minha opinião, é melhor colocar o aditivo ou até um limpa radiador e ver no que dá. Andar um pouco e, se surgir vazamentos...já resolve aproveita e resolve o problema. No meu eu fiz isso. Limpei o radiador antes de montar, foi conferido os selos e coloquei aditivo. 0 de problemas. Não surgiu nenhum vazamento.
Melhor do que ficar na estrada uma hora dessas por superaquecimento, vazamentos ou ter problemas mais sério. Já vi casos onde a falta de aditivo e cuidado com o sistema de arrefecimento causaram tanta corrosão que chegou a comer toda a junta do cabeçote e obviamente começa a passar água por tudo que lugar... Numa dessas, ferra com o motor fácil.


 

Realmente Sr. Biachi, já perdi 02 radiadores assim, compro o carro, e vou colocando aditivo em um radiador que só tinha visto água.
A sujeira vai soltando, ou abre um buraco ou entope o radiador, perdi um porque entupiu e estourou e o outro vazou quando abriu um monte furinhos.
O que estourou tive que encostar e fazer ligação direta na ventoinha.
Uma mangueira estourou em viagem e uma outra ficou dura de tanta sujeira (a que vai para o ar quente).

Aqui tem uma tabela:

http://www.radcamp.com.br/tabela.htm

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Rubão6cc em Sab 2 Ago - 16:37:33

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por IVAN4100 em Sab 2 Ago - 17:49:47

Pessoal, uma dúvida:

sobre o que o pessoal diz acerca do uso de aditivo em radiador que só tinha água antes:

o meu opala veio só com água quando o comprei. Desde então, tenho usado apenas o aditivo para temperatura. O carro está ótimo. Não tive problemas.

Mas eu uso DOIS LITROS DE ADITIVO CONCENTRADO, e o resto da capacidade do sistema de arrefecimento, completado com água.

Estou muito satisfeito com o resultado. A temperatura não sobe mais que o normal, e a ventoinha sempre é acionada na mesma temperatura.
Eu comprei o carro em julho de 2013. Somente em junho de 2014 eu troquei os selos do motor. Dois deles estavam bem enferrujados (dois menores).

A minha pergunta é a seguinte:
Seria bom colocar um pouco de óleo solúvel na água do radiador também, para ficar com a seguinte mistura: ÁGUA+ADITIVO PARA TEMPERATURA (o azul)+ ÓLEO SOLÚVEL?

Pergunto isso pois no rótulo do aditivo que uso diz que ele ajuda a lubrificar os componentes do sistema de arrefecimento. E, por isso, não sei se seria necessário colocar algo mais.

Sr.Bianchi
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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Sr.Bianchi em Sab 2 Ago - 20:28:22

IVAN4100 escreveu:Pessoal, uma dúvida:

sobre o que o pessoal diz acerca do uso de aditivo em radiador que só tinha água antes:

o meu opala veio só com água quando o comprei. Desde então, tenho usado apenas o aditivo para temperatura. O carro está ótimo. Não tive problemas.

Mas eu uso DOIS LITROS DE ADITIVO CONCENTRADO, e o resto da capacidade do sistema de arrefecimento, completado com água.

Estou muito satisfeito com o resultado. A temperatura não sobe mais que o normal, e a ventoinha sempre é acionada na mesma temperatura.
Eu comprei o carro em julho de 2013. Somente em junho de 2014 eu troquei os selos do motor. Dois deles estavam bem enferrujados (dois menores).

A minha pergunta é a seguinte:
Seria bom colocar um pouco de óleo solúvel na água do radiador também, para ficar com a seguinte mistura: ÁGUA+ADITIVO PARA TEMPERATURA (o azul)+ ÓLEO SOLÚVEL?

Pergunto isso pois no rótulo do aditivo que uso diz que ele ajuda a lubrificar os componentes do sistema de arrefecimento. E, por isso, não sei se seria necessário colocar algo mais.

Mas é como falávamos lá no início, o próprio aditivo, se não for daqueles vagabundos (água com corante de "R$ derreal"), tem propriedades de inibir a ferrugem. Esse óleo solúvel, se existe ainda, não sei nem onde encontra hahaha.

Mas tem que ficar atento com o aditivo. Deve ser a base de etilenoglicol, de preferencia aprovado nos testes do inmetro. Ele tem função de aumentar o ponto de ebulição para algo em torno de 150-170°. Geralmente os que prestam são meio oleosos quando você toca nele.

Existem os a base de polímero e os orgânicos, mas no caso do opala, melhor manter o inorgânico (verde/azul). Tem vendedor "oreiudo" que não sabe e toca o que tiver mais perto na prateleira.

Sr.Bianchi
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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Sr.Bianchi em Sab 2 Ago - 20:32:14

Isael escreveu:Ah...valew Sr.Bianchi
pensei q aquele reservatório funcionasse como sistema selado
mas como vc explicou, ele está mais baixo q a saída...aí não rola né!!!!

Ah, vou passar pro esquema do seu aí...o de AP dá certo né, sabe se tem um q seja um pouco menor
o meu é o 78 e tem a bateria próxima da parede corta-fogo...


Pior que não me vem nenhum a cabeça agora...fui na loja e nem pensei muito...manda um do AP aí bruxão ahahah. Ele até é pequeno, mas é meio largo. Ah...tem os do AP mais novos...esses são aqueles redondinhos. São bem pequenos.

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por IVAN4100 em Sab 2 Ago - 20:42:07

Sr.Bianchi escreveu:
IVAN4100 escreveu:Pessoal, uma dúvida:

sobre o que o pessoal diz acerca do uso de aditivo em radiador que só tinha água antes:

o meu opala veio só com água quando o comprei. Desde então, tenho usado apenas o aditivo para temperatura. O carro está ótimo. Não tive problemas.

Mas eu uso DOIS LITROS DE ADITIVO CONCENTRADO, e o resto da capacidade do sistema de arrefecimento, completado com água.

Estou muito satisfeito com o resultado. A temperatura não sobe mais que o normal, e a ventoinha sempre é acionada na mesma temperatura.
Eu comprei o carro em julho de 2013. Somente em junho de 2014 eu troquei os selos do motor. Dois deles estavam bem enferrujados (dois menores).

A minha pergunta é a seguinte:
Seria bom colocar um pouco de óleo solúvel na água do radiador também, para ficar com a seguinte mistura: ÁGUA+ADITIVO PARA TEMPERATURA (o azul)+ ÓLEO SOLÚVEL?

Pergunto isso pois no rótulo do aditivo que uso diz que ele ajuda a lubrificar os componentes do sistema de arrefecimento. E, por isso, não sei se seria necessário colocar algo mais.

Mas é como falávamos lá no início, o próprio aditivo, se não for daqueles vagabundos (água com corante de "R$ derreal"), tem propriedades de inibir a ferrugem. Esse óleo solúvel, se existe ainda, não sei nem onde encontra hahaha.

Mas tem que ficar atento com o aditivo. Deve ser a base de etilenoglicol, de preferencia aprovado nos testes do inmetro. Ele tem função de aumentar o ponto de ebulição para algo em torno de 150-170°. Geralmente os que prestam são meio oleosos quando você toca nele.

Existem os a base de polímero e os orgânicos, mas no caso do opala, melhor manter o inorgânico (verde/azul). Tem vendedor "oreiudo" que não sabe e toca o que tiver mais perto na prateleira.

Eu presto bastante atenção ao comprar o aditivo. Só compro o de etilenoglicol mesmo. e só marca boa.

Precisa ficar esperto mesmo com vendedores. Alguns nem sabem a diferença entre os aditivos, muito menos qual o melhor para o seu carro.

Isael
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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Isael em Sab 2 Ago - 20:47:40

Opa...blz
tava dando uma olhada e ví dois tipos de fluído mas, não sei quanto a cor
um é o etileno glicol, q suspeito q seja o azul
o outro é o monoetileno glicol, não sei a cor
mas esse segundo é aquele q ataca o cobre do radiador???

marcao fb
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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por marcao fb em Sab 2 Ago - 20:49:39

posso usar puro se quiser? só aditivo sem diluir com agua?

adpachec
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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por adpachec em Dom 3 Ago - 11:50:22

Aditivo para radiador. Qual usar!!!
 

Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.

A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.

Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:

Óleo solúvel
Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
Durabilidade: N/A;
Custo: Baixíssimo;
Cor: Branco (leitoso);
Proporção: 10%.

Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
Custo: Baixo;
Cor: Verde;
Proporção: 10% até 20%.

Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%.

Orgânico (com etilenoglicol)
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
Custo: Alto;
Cor: Vermelho/Laranja;
Proporção: 40% até 60%.

Observações importantes:
Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
Jamais mistures aditivos com composição diferente.
Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.

Quem tiver mais informações, fique a vontade.
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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Rubão6cc em Dom 3 Ago - 12:11:25

Aproveitando o tópico, tenho um desses em casa:


post image


Tenho muitas dúvidas sobre esses fluidos, se é bom colocar ou não, pois já ouvi comentários de que pode ser nocivo em certos casos, por isso tenho um pouco de receio de usar. O sistema de arrefecimento do meu Opala é todo novo, feito há cerca de um ano e meio, radiador novo, mangueiras e bomba d'água novas....posso usar tranquilamente esse fluido que tenho aqui ou alguém recomenda outro? Se sim por favor poste uma foto do produto e a quantidade que devo usar pois ainda estou confuso à respeito. Analisei a lista de aditivos passada pelo Adpachec e nenhum casou com o que tenho aqui. Atrás consta somente "Composição: água, inibidores de corrosão e corante"

Obs: tenho interesse em usar o aditivo pra preservar o radiador da corrosão visto que a água tá sempre enferrujada, mas o carro não tem problema de superaquecimento.


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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por adpachec em Dom 3 Ago - 17:18:57

Rubão:
A única coisa que achei sobre ele é que ele é só um anti corrosivo.

FLUIDO PARA RADIADOR
Fluido anticorrosivo, pronto para uso.
COR
INCOLOR
INDICAÇÃO
Pode ser usado em qualquer tipo de radiador, selado ou convencional, protegendo eficazmente o bloco e as ligas metálicas em geral. O fluido vem pronto para uso
BENEFÍCIOS
BARDAHL FLUIDO PARA RADIADO contém elevada concentração de aditivos inibidores de corrosão que protegem todo o sistema de arrefecimento, evitando a corrosão dos metais.
MODO DE USAR
Adicionar o produto conforme a capacidade do sistema. Nunca ultrapassar o nível máximo. Não adicionar água, o produto já vem pronto para uso.


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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Murilo R em Dom 3 Ago - 18:05:16

eu uso 3cc de oleo soluvel por litro dgua esses aditivos ferram os selos do motor alem de ser caro nao acho muito bom é mesma coisa de por kisuco no radiador

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Rubão6cc em Dom 3 Ago - 19:20:10

adpachec escreveu:Rubão:
A única coisa que achei sobre ele é que ele é só um anti corrosivo.

FLUIDO PARA RADIADOR
Fluido anticorrosivo, pronto para uso.
COR
INCOLOR
INDICAÇÃO
Pode ser usado em qualquer tipo de radiador, selado ou convencional, protegendo eficazmente o bloco e as ligas metálicas em geral. O fluido vem pronto para uso
BENEFÍCIOS
BARDAHL FLUIDO PARA RADIADO contém elevada concentração de aditivos inibidores de corrosão que protegem todo o sistema de arrefecimento, evitando a corrosão dos metais.
MODO DE USAR
Adicionar o produto conforme a capacidade do sistema. Nunca ultrapassar o nível máximo. Não adicionar água, o produto já vem pronto para uso.


Valeu Adpachec...acho q deve ser bom, é Bardhal inclusive...o jeito é ir usando e ver o resultado..


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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por rafa_pr em Seg 4 Ago - 6:56:46

Mas esse rosa já é diluído Rubão, aí vc teria que comprar 12 litros dele pra colocar direto no sistema! Esse aí não adianta colocar só 3 ou 4 litros.

Sobre a proporção que o amigo perguntou na primeira mensagem do tópico, o próprio manual do Opala 88 na parte onde recomenda a utilização do etilenoglicol azul + 30ml de óleo solúvel tipo C, diz que a proporção deve ser de 4,4 litros de etilenoglicol azul para o 6 cilindros, cujo sistema possui um total de 12 litros. Isso dá uns 36% de proporção! OKK 

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Isael em Seg 4 Ago - 7:56:58

adpachec escreveu:Aditivo para radiador. Qual usar!!!
 
Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.

A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.

Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:

Óleo solúvel
Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
Durabilidade: N/A;
Custo: Baixíssimo;
Cor: Branco (leitoso);
Proporção: 10%.

Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
Custo: Baixo;
Cor: Verde;
Proporção: 10% até 20%.

Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%.

Orgânico (com etilenoglicol)
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
Custo: Alto;
Cor: Vermelho/Laranja;
Proporção: 40% até 60%.

Ah...é esse mesmo, tinha esquecido do seu tópico!!!!
eu sempre colocava o Bardahl Radcool vermelho/laranja
q sempre ferrou meu radiador!!! Evil or Very Mad 
Agora só vou de azul, alguém recomenda algum???
Ví no mercado livre um azul da Urba (q é uma boa marca de bomba d'água)
será q é bom??? ou tem algum AC Delco azul???

rafa_pr escreveu:Mas esse rosa já é diluído Rubão, aí vc teria que comprar 12 litros dele pra colocar direto no sistema! Esse aí não adianta colocar só 3 ou 4 litros.

Sobre a proporção que o amigo perguntou na primeira mensagem do tópico, o próprio manual do Opala 88 na parte onde recomenda a utilização do etilenoglicol azul + 30ml de óleo solúvel tipo C, diz que a proporção deve ser de 4,4 litros de etilenoglicol azul para o 6 cilindros, cujo sistema possui um total de 12 litros. Isso dá uns 36% de proporção!  

Ae Rafa...valew
realmente não tinha visto esses 4,4L no manual
mas agora to sussa  OKK

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Rubão6cc em Seg 4 Ago - 10:31:10

rafa_pr escreveu:Mas esse rosa já é diluído Rubão, aí vc teria que comprar 12 litros dele pra colocar direto no sistema! Esse aí não adianta colocar só 3 ou 4 litros.
 

Valeu Rafa! Então é fraquinho...então não vale muito a pena..


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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Kako em Seg 4 Ago - 16:01:22

Pra quem ainda não viu:


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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Isael em Ter 5 Ago - 18:12:59

legal..bom o vídeo
pena q eu ainda não vou muito com a cara da radiex
onde vou só ouço falar mal!!!!

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por rafa_pr em Ter 5 Ago - 21:51:15

Eu comprei Petronas (o mesmo que a Fiat vende como Paraflu) inorgânico, parece bom. É a base de etilenoglicol e custou R$ 21 o litro!

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 5 Ago - 22:16:19

Eu uso o delphi líquido rosa/vermelho


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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por RAFAELFRUTAL em Sex 5 Ago - 13:56:42

Galera, meu opala é 92, ele tem o reservatório de expansão certo. A água esta clarinha com tonalidade rosa, devido ao fluido. Ontem tirei toda água do reservatório de expansão e coloquei somente fluido. A minha duvida é, fiz da maneira certa? o fluido vai se misturar com todo sistema?

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por marcusvb em Sex 5 Ago - 14:13:39

rapaz eu uso óleo de corte (ou óleo solúvel como preferir chamar) usado em tornos e fresa com água para resfriar a ferramenta.
melhor coisa que existe, meu motor está intacto por dentro abri e sem um laranja de ferrugem, até a tampa que vivia com borra de ferrugem limpou depois disso

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por vicomodoro em Sex 5 Ago - 14:41:24

Também só uso óleo solúvel. Um pouco mais da quantidade recomendada. Já faz uns 10 anos ou mais no mesmo carro. Nunca tive problema. Nem a tampa enferruja como disse o colega anteriormente.
É como o opala. é bom eficiente e tem um custo de reposição baixo.

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por Goettens em Sex 5 Ago - 18:29:42

No Monza uso água desmineralizada (popularmente conhecida como água da chuva) e aditivo concentrado com etilenoglicol, aproximadamente 50%-50%. Acredito que o mesmo possa ser aplicado ao Opala. Pode-se usar apenas aditivo se este for diluído, por já possuir água na composição.

Já esse óleo solúvel não precisa ser misturado com água também? E uma dúvida que tenho, o Opala por ter bloco e cabeçote de ferro, pode sofrer de corrosão galvânica?

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

Mensagem por vicomodoro em Sab 6 Ago - 14:23:23

No carro a diluição do óleo solúvel é recomendado 10%.
Óleo de base mineral solúvel em água. Utilizado para refrigeração em usinagem. Uso por ter achado bem eficiente para evitar ferrugem e formação de cracas no radiador e motor. Em uma época era recomendado pelo fabricante do carro. Quanto a corrosão galvanica não sei informar.

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Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

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