Aqueles universais custam quase R$400 e já vi de outros carros bem mais baratos. Qual colocar? Muda a rosca das mangueiras?
Grato!
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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
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Pois é, original não acho, somente do 6 cilindros, que é maior e nunca em perfeito estado, algumas aletas amassadas e nunca se sabe se tem solda já.Rubão6cc escreveu:Está complicado achar o original? Certo certo era bom o original que é projetado pro sistema em questão..essas coisas de ar condicionado não é muito bom ficar adaptando sob pena de redução no rendimento original.
AndreG escreveu:Pois é, original não acho, somente do 6 cilindros, que é maior e nunca em perfeito estado, algumas aletas amassadas e nunca se sabe se tem solda já.Rubão6cc escreveu:Está complicado achar o original? Certo certo era bom o original que é projetado pro sistema em questão..essas coisas de ar condicionado não é muito bom ficar adaptando sob pena de redução no rendimento original.
Por isso minha duvida se alguem ja foi feliz com algum condensador que não o original do 4cil.
Abs!
As vezes só de ser mais novo o rendimento pode ser melhor, considerando que as evaporadoras ate chinesas gelam mais que os originais de epoca.Rubão6cc escreveu:AndreG escreveu:
Pois é, original não acho, somente do 6 cilindros, que é maior e nunca em perfeito estado, algumas aletas amassadas e nunca se sabe se tem solda já.
Por isso minha duvida se alguem ja foi feliz com algum condensador que não o original do 4cil.
Abs!
Um pessoal por aí diz que dá certo adaptar o condensador do Gol, agora não sei informar como fica em termos de rendimento.
Acho que terei que me render então aos universais. A ventoinha recomendada é a de 12pol., correto?leonardo opaleiro escreveu:Por relatos de mecânicos de ar, o correto é usar um universal novo devido ao fato do gás ter sido mudado, peças que eram utilizadas com o gás antigo perdem parte da vida útil e não rendem como peças modernas...
AndreG escreveu:Acho que terei que me render então aos universais. A ventoinha recomendada é a de 12pol., correto?leonardo opaleiro escreveu:Por relatos de mecânicos de ar, o correto é usar um universal novo devido ao fato do gás ter sido mudado, peças que eram utilizadas com o gás antigo perdem parte da vida útil e não rendem como peças modernas...
Esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-794783653-kit-condensador-ar-condicionado-adaptacoes-c-eletroventilad-_JM
Excelentes dicas, com certeza vou seguir cada uma.Douglas Vaciliev escreveu:Boa tarde
Instalei no meu opala 79 ar condicionado, e usei o universal com ventoinha de 8 pol" que segundo o profissional de ar que colocou gás para mim é mais moderno, os canos não são redondos e sim retangulares sendo mais eficiente na troca de calor onde de líquido quente se transforma gás quente.
Ficou bom e recomendo, na saída do ar no painel mede-se 8º graus de temperatura segundo ele nunca viu um opala medir menos de 10.
Não gela de doer que nem os carros novos, mas a temperatura fica muito agradável.
Dicas:
- Compre o termostato universal também,
- Se a polia do virabrequin não for dupla já troque também porque se ligar o compressor direto na polia dupla da bomba dagua, vai dar sobrecarga na polia do vira consequentemente ela vai ficar queimando e patinando.
- Outra dica de quantos amperes é o seu alternador? O meu era 75 carregava 13,5 depois de instalar ar ele não deu conta. Com o ar ligado, luz e som na lenta caia para 11,8 devido a lenta do opala ser baixa e acelerando carregava 12,5. Tive que por um do astra 120a. na lenta com tudo ligado 12,8 acelerando bem pouquinho já sobe para 14.
São problemas por quais passei e que hoje estão solucionados. Espero ter ajudado de alguma forma.
Douglas Vaciliev escreveu:Respondendo:
Ventoinha de 8" até agora deu conta, ao ligar o ar não dá 5 segundos nota-se o canos que chega no evaporizador já congelando quase, não gela igual os carros novos pelo fato do evaporizador do opala ser pequeno. Eu comprei no mercado livre consensador na cor preta com a ventoinha já.
Para por alternador do astra será necessário aumentar o suporte no alternado que vai parafusado no cabeçote cerca de uns 5 a 7cm pelo fato do alternador ser maior ele pega na admissão.
Eu tenho planos de fazer um post com fotos da instalação porque foi uma adpatação que ficou muito boa, porém só de pensar do jeito que é pára enviar fotos aqui me dá preguiça.
Sobre o corta fogo, eu utilizei o evaporizador do diplomata que vai dentro do capô. Foi necessário comprar o suporte da bateria e mudar ela pra frente, ai recortar a lataria (um quadrado cerca de 12cm x 12cm) que é por onde sai o vento e fixar. La dentro utilizei o duto do ar original dos diplomatas e não o "gela saco" que seria original do opala deste ano, porém tive que fazer adaptações para fazer o ar circular de uma melhor forma dentro do carro usando a saida de ar do painel do audi A3.
AndreG escreveu:Douglas Vaciliev escreveu:Respondendo:
Ventoinha de 8" até agora deu conta, ao ligar o ar não dá 5 segundos nota-se o canos que chega no evaporizador já congelando quase, não gela igual os carros novos pelo fato do evaporizador do opala ser pequeno. Eu comprei no mercado livre consensador na cor preta com a ventoinha já.
Para por alternador do astra será necessário aumentar o suporte no alternado que vai parafusado no cabeçote cerca de uns 5 a 7cm pelo fato do alternador ser maior ele pega na admissão.
Eu tenho planos de fazer um post com fotos da instalação porque foi uma adpatação que ficou muito boa, porém só de pensar do jeito que é pára enviar fotos aqui me dá preguiça.
Sobre o corta fogo, eu utilizei o evaporizador do diplomata que vai dentro do capô. Foi necessário comprar o suporte da bateria e mudar ela pra frente, ai recortar a lataria (um quadrado cerca de 12cm x 12cm) que é por onde sai o vento e fixar. La dentro utilizei o duto do ar original dos diplomatas e não o "gela saco" que seria original do opala deste ano, porém tive que fazer adaptações para fazer o ar circular de uma melhor forma dentro do carro usando a saida de ar do painel do audi A3.
Ahhh, então você nao usou o tal do gela-saco.
O meu tá com coletor dimensionado, então acho que nao vai precisar alongar, alongar que voce diz é refazer a chapa ou so deslizar no trilho do esticador?
Vou amanhã levar o carro pra conversar com o profissional que supostamente vai fazer o serviço, to com medo é do valor...
Valeu!
Eu tinha lido esse topico já, há um tempo quando ainda tava pesquisando. Alias, o unico lugar onde achei inforações mais concretas sobre AC no opala foi aqui no forum.Rubão6cc escreveu:André, aqui tem algumas dicas importantes sobre AC:
http://www.opaleirosdoparana.com/t41165-ar-condicionado-dossie-completo
AndreG escreveu:Eu tinha lido esse topico já, há um tempo quando ainda tava pesquisando. Alias, o unico lugar onde achei inforações mais concretas sobre AC no opala foi aqui no forum.Rubão6cc escreveu:André, aqui tem algumas dicas importantes sobre AC:
http://www.opaleirosdoparana.com/t41165-ar-condicionado-dossie-completo
Uma coisa me preocupou agora, o compressor que comprei é de um 89, o gas novo é compativel com compressor antigo?
E o termostato que voce citou, ele serve para que exatamente?
Abs!
Vou mandar o compressor pra revisão enquanto vou comprando o restante do material.Rubão6cc escreveu:AndreG escreveu:
Eu tinha lido esse topico já, há um tempo quando ainda tava pesquisando. Alias, o unico lugar onde achei inforações mais concretas sobre AC no opala foi aqui no forum.
Uma coisa me preocupou agora, o compressor que comprei é de um 89, o gas novo é compativel com compressor antigo?
E o termostato que voce citou, ele serve para que exatamente?
Abs!
Sim serve, porém deve ser feita uma manutenção pra que o compressor possa receber o gás novo.
O termostato serve pra controlar a intensidade do ar frio.
AndreG escreveu:Vou mandar o compressor pra revisão enquanto vou comprando o restante do material.Rubão6cc escreveu:
Sim serve, porém deve ser feita uma manutenção pra que o compressor possa receber o gás novo.
O termostato serve pra controlar a intensidade do ar frio.
O termostato o instalador consegue colocar facil, ne?
Valeu pelas dicas, conforme for obtendo as informacoes, vou colocando por aqui!
Abs!
Sim! Acho que é mais facil a adaptação e não me importo com o visual. Talvez tirar o ar forçado e colocar nos dutos, falta muito ainda pra chegar nesse ponto, hehe. So uma duvida, o controle do ar fica como usando a evaporadora no lugar do ar forçado? Nunca vi ninguem comentando como fez.Rubão6cc escreveu:AndreG escreveu:
Vou mandar o compressor pra revisão enquanto vou comprando o restante do material.
O termostato o instalador consegue colocar facil, ne?
Valeu pelas dicas, conforme for obtendo as informacoes, vou colocando por aqui!
Abs!
Como vai montar mesmo? Cx gela-SACO?
AndreG escreveu:Sim! Acho que é mais facil a adaptação e não me importo com o visual. Talvez tirar o ar forçado e colocar nos dutos, falta muito ainda pra chegar nesse ponto, hehe. So uma duvida, o controle do ar fica como usando a evaporadora no lugar do ar forçado? Nunca vi ninguem comentando como fez.Rubão6cc escreveu:
Como vai montar mesmo? Cx gela-SACO?
AndreG escreveu:Tem uns que tem os 4 dutos, sem o controle, pra ligar nos dutos originais. Dai a duvida é como é feito o contreole do ar, velocidade e temp.
Aqueles que vendem no ML por R$3.400?opala4cc escreveu:Acho que no seu caso o melhor era ter abandonado a compra de componentes originais do opala e comprado o kit de AC universal todo numa tacada só, onde todos os componentes, desde o filtro secador, compressor, caneta, evaporador, ventoinhas, condensador, termostato, tubo de expansão, etc... são dimensionados ente si para o melhor rendimento térmico versus consumo de combustível.
AndreG escreveu:Aqueles que vendem no ML por R$3.400?opala4cc escreveu:Acho que no seu caso o melhor era ter abandonado a compra de componentes originais do opala e comprado o kit de AC universal todo numa tacada só, onde todos os componentes, desde o filtro secador, compressor, caneta, evaporador, ventoinhas, condensador, termostato, tubo de expansão, etc... são dimensionados ente si para o melhor rendimento térmico versus consumo de combustível.
Unica coisa que comprei original foi o suporte e o compressor que veio com filtro junto, de brinde. O condensador e evaporador vou comprar chines, e o restante tem lojas aqui que vendem os componentes, acho que fica mais em conta que 3.400$$. Nao?
opala4cc escreveu:Com certeza vou levar isso em consideracao. Por enquanto vou usar o compressor que ja comprei pois o denso de R$1.200 ainda esta longe do meu poder. Hehe mas obrigado pela elucidaçao.AndreG escreveu:
Aqueles que vendem no ML por R$3.400?
Unica coisa que comprei original foi o suporte e o compressor que veio com filtro junto, de brinde. O condensador e evaporador vou comprar chines, e o restante tem lojas aqui que vendem os componentes, acho que fica mais em conta que 3.400$$. Nao?
Não sei. Nunca pesquisei esse tipo de produto no mercadolivre. Mas o rendimento máximo de um AC é primordialmente dependente do correto dimensionamento ente os componentes. Para que o condensador tenha bom rendimento, depende da correta pressão de alta proveniente do compressor, bem como de suficiente extração de calor da ventoinha, que precisa ser corretamente dimensionada, e assim por diante... Quando se muda o fluido de trabalho (freon para R134a), muda também a pressão de alta e de baixa no compressor, mudando o dimensionamento de todos os componentes subsequentes do sistema de AC. Isso é um cálculo para engenheiros, mesmo que chineses. No seu caso, melhor comprar pronto e investir pesado no isolamento térmico do habitáculo.
AndreG escreveu:opala4cc escreveu:
Com certeza vou levar isso em consideracao. Por enquanto vou usar o compressor que ja comprei pois o denso de R$1.200 ainda esta longe do meu poder. Hehe mas obrigado pela elucidaçao.
Não sei. Nunca pesquisei esse tipo de produto no mercadolivre. Mas o rendimento máximo de um AC é primordialmente dependente do correto dimensionamento ente os componentes. Para que o condensador tenha bom rendimento, depende da correta pressão de alta proveniente do compressor, bem como de suficiente extração de calor da ventoinha, que precisa ser corretamente dimensionada, e assim por diante... Quando se muda o fluido de trabalho (freon para R134a), muda também a pressão de alta e de baixa no compressor, mudando o dimensionamento de todos os componentes subsequentes do sistema de AC. Isso é um cálculo para engenheiros, mesmo que chineses. No seu caso, melhor comprar pronto e investir pesado no isolamento térmico do habitáculo.
Sim, pelo visto vou ter que trocar, hahaopala4cc escreveu:AndreG escreveu:
O filtro que veio de brinde é usado?
AndreG escreveu:Sim, pelo visto vou ter que trocar, hahaopala4cc escreveu:
O filtro que veio de brinde é usado?
Vou fazer as mangueiras novas sim ( e filtro novo). Bom saber que do monza dá, achei por $160 no ML.Ivo Filho escreveu:ola, eu coloquei do monza no meu diplomata, fica muito mais eficiente so que tem um detalhe, tem de soldar os tubos de aluminio para adapatar ao sistema do opala.
a solda tem de ser muito bem feita para nao dar vazamento e trincas.
No seu caso se vc for fazer mangueiras novas pode ser que nem precise mexer nas conexões.
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