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Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

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GustavoBraga
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Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por GustavoBraga em Dom 26 Out - 13:10:43

Boa tarde pessoal.
Ganhei um 6cil que foi tirado de uma F1000 por um amigo de meu pai, esse motor era zerado e foi retirado pois não tinha documentos. Tenho 99% de certeza de ser um canavieiro 4800 ( 292 ), minha intenção é coloca-lo em minha pickup F75 de trilha, que hj está com um 4trin de Opala. Esse 4trin me fez feliz por um bom tempo, mas como a alguns meses realizei o sonho de comprar um Opala 6zão... sabe como é, o 4cil me parece muito fraco agora. haha'.
Tenho um amigo que tinha um 292 montado em uma cherokee de trilha, mas deu pau no motor e jogou num canto, vou conseguir as peças que faltam para o meu desse motor doador ( coletores, carburação, distribuidor, velas etc etc ).
Algumas dúvidas que tenho:
- Assim que montar tudo no meu motor, qual o modo mais "seguro" de fazer ele entrar em funcionamento? Pois embora ele tenha sido retirado em ótimo estado, faz um bom tempo que está parado.
- Comando de válvulas, pode ser usado de Opala/Silverado/Omega. Ou só dele mesmo?
- Capa seca é a mesma do Opala?
- Qual carburação pra usar todo potencial dele, sem sobrar ou faltar?
Vale apena usa-lo ou dou um jeito de vender ou trocar num 4100?

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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 26 Out - 13:29:58

Esse motor na F75 pra trilha vai ficar bem forte

-Esse vídeo do tonella vai te ajudar a fazer o motor funcionar



-O comando de válvulas serve do opala/omega/silverado assim como o do 292 serve no opala

-A capa seca não se é a mesma,mas acho que é igual

-Esse motor usava carburação pequena,acho que uma 446 ficara bom

-Já que é pra F75 eu colocaria esse motor,se estiver bom é claro


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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por GustavoBraga em Dom 26 Out - 14:38:32

bruno silverstar83 escreveu:Esse motor na F75 pra trilha vai ficar bem forte

-Esse vídeo do tonella vai te ajudar a fazer o motor funcionar



-O comando de válvulas serve do opala/omega/silverado assim como o do 292 serve no opala

-A capa seca não se é a mesma,mas acho que é igual

-Esse motor usava carburação pequena,acho que uma 446 ficara bom

-Já que é pra F75 eu colocaria esse motor,se estiver bom é claro

Tinha esquecido desse video do Tonella, bem lembrado Bruno Smile
To pensando em colocar outro comando caso eu veja que fique girando muito pouco esse 292, mas... veremos haha'.
Assim que eu pegar as peças que faltam, começo a fuçar nele e vou postando umas fotos. Obrigado!

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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 26 Out - 14:43:03

Ele vira menos que um 6cil 250,o 4cil teu gira mais que esse 292 mas a força dele é em maior que a do 4cil,vou acompanhando as novidades OKK


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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por GustavoBraga em Dom 26 Out - 14:57:34

Pois é, meu medo é faltar giro. Que pra trilha precisamos de torque E giro.

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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por pézão opaleiro em Dom 26 Out - 15:15:04

Mas pra esse motor não presisa de giro pra vim torque.

se não estou enganado a 2000 rpm ele entrega todo o torque.

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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por GustavoBraga em Dom 26 Out - 15:21:27

A necessidade de também ter giro é para passar nos atoleiros, tem que girar bastante pros pneus "limparem".

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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por opaleiro ss em Dom 26 Out - 15:56:20

Infelizmente, por este motivo que muita gente prefere AP, gira muito. Dá até pra turbinar o bixo e vira um cão nas trilhas.

Porém o torque nem se compara a um 4 cil opala em baixa. Um 4800 então......

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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por pézão opaleiro em Dom 26 Out - 16:08:38

Se e de giro que vc presisa,,, esquece o 292

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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 26 Out - 16:09:11

Mas isso não se resolveria com uma relação mais curta?ou talvez uma marcha reduzida?


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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por j ricardo em Dom 26 Out - 18:16:27

Não, não, não o comando não serve não... só o dele mesmo...
a não ser que use bomba de conbustivel eletrica.. pois o came é em lugar diferente....

o bom é que com o 292, ele em torque pra empurrar qualquer marcha... acho que nem precisa de reduzida... o torque dele é exatamente o dobro do 4cil... então imagina, sua F75 atualmente, vai empurrar a 4 exatamente do jeito que empurra a 2º hoje.;..

a capa seca é igual...

e a carburação original é H40 alcool ou DFV 228 quando é gasolina... saiu assim ate '96... e ainda assim tem 149cv liquidos, claro... e quase 40kg de torque.... acho que da conta tranquilo...


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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 26 Out - 18:25:34

Bem lembrado J ricardo,esqueci esse detalhe do came da bomba


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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por GustavoBraga em Seg 27 Out - 16:22:06

j ricardo escreveu:Não, não, não o comando não serve não... só o dele mesmo...
a não ser que use bomba de conbustivel eletrica.. pois o came é em lugar diferente....

o bom é que com o 292, ele em torque pra empurrar qualquer marcha... acho que nem precisa de reduzida... o torque dele é exatamente o dobro do 4cil... então imagina, sua F75 atualmente, vai empurrar a 4 exatamente do jeito que empurra a 2º hoje.;..

a capa seca é igual...

e a carburação original é H40 alcool ou DFV 228 quando é gasolina... saiu assim ate '96... e ainda assim tem 149cv liquidos, claro... e quase 40kg de torque.... acho que da conta tranquilo...

Obrigado pelo comentário ricardo.
Bom saber que pra trocar o comando preciso de bomba elétrica. Preciso de mais torque do que giro, e tinha pensado exatamente isso, mas não tinha certeza se estava com o pensamento no caminho correto, de que na quarta reduzida esse 4800 empurraria como em segunda reduzida o meu 4trin empurra, se ficar assim, fica perfeito pro meu uso. Pois nos atoleiros uso só segunda reduzida com o 4trin. Nesse caso, o problema do motor não ter giro se resolveria, por que não preciso necessariamente de giro no motor, mas sim nas rodas, o que marchas acima resolvem, tendo motor pra empurrá-las... Isso se minha linha de raciocínio está correta. Hj ou amanha estou indo buscar as peças que faltam pra fazer o bichão funcionar na bancada.

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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por renato732 em Seg 27 Out - 16:29:09

NÃO E TODO COMANDO QUE SERVE!!!!
Esquecendo o lance da bomba. tem que ver a espessura do eixo.
O comando 292 tem recortes para as bielas não pegarem.
De opala (dependendo da marca) PODE ATÉ CABER. Já de omega, é pedir pra quebrar o motor.

Olha as fotos:



Comando do GM292



Comando de omega


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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por GustavoBraga em Seg 27 Out - 16:44:49

renato732 escreveu:NÃO E TODO COMANDO QUE SERVE!!!!
Esquecendo o lance da bomba. tem que ver a espessura do eixo.
O comando 292 tem recortes para as bielas não pegarem.
De opala (dependendo da marca) PODE ATÉ CABER.  Já de omega, é pedir pra quebrar o motor.

Olha as fotos:



Comando do GM292



Comando de omega


Vish, totalmente diferente mesmo, pelo menos o do Omega. Sabe me dizer se o do Opala ( original ) da certo? É que caso eu não goste do desempenho do comando original do 292, iria testar outros comandos, essa era a ideia.
Pela sua foto de avatar, parece que tu usa o 292 também, correto? Qual o limite seguro de giro desse motor? Pois boa parte do tempo nas trilhas vou estar em "giro alto".

renato732
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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

Mensagem por renato732 em Ter 28 Out - 11:46:59

Ainda não o uso.
Depois de vários anos garimpando peças e fazendo pre montagens, esta tudo pronto.
Estou enrolando a montagem, pois acabei de mudar de galpão, e só depois de construir uma sala especifica pra isso, que colocarei a mão na massa.

Quanto ao giro, depende muito da alimentação e escape. Mais pode considerar 5.000 como sendo o máximo (lembre-se: CONSIDERAR).
Com ele na F75, vc vai ver que não precisará passar dos 4.000 RPM. Pode até pensar em alongar a relação.

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Re: Dúvidas sobre o canavieiro ( 292 )

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