Vou postar aqui um meio que "inventei" pra colocar os frisos que comprei sem a utilização de grampos de fixação.
Todos sabem que os frisos do opala paralelos não tem lá uma boa qualidade como os originais.
Eu comprei todos os frisos do painel frontal e traseiro pro meu opala, comprei na JOCAR (https://www.jocar.com.br) e pra piorar a embalagem veio q uma bosta. Cheio de fita adesiva, fora os códigos de barras deles que encheu os frisos de cola.
Pra quem não sabe ainda, cera automotiva é um ótimo agente pra tirar essa cola.
A segunda dificuldade é encontrar os grampos originais, pois sabemos que os paralelos podem não ser bons também.
E a maior dificuldade é alinhar a p#ha toda...
Para a fixação dos frisos usei a fita Dupla-Face 5369 da 3M. Essa fita é própria para colocação de frisos, e também é usada pelas montadoras.
Eu recomendo essa loja, adecil.com, eles são distribuidor autorizados 3M e estão localizados na cidade de São Paulo.
Fui muito bem atendido, paguei R$ 19,90 num rolo com 10mts de fita, cujo achei por mais de R$ 50,00 no mercado livre. O frete foi um dos mais baratos também, e-Sedex, chegou em 1 dia util.
Vamos ao passo a passo.
1- Bem, a primeira coisa que eu fiz depois da limpeza foi fazer o polimento das peças, são de aluminio...achei que seria mais fácil dar um bom polimento antes da colocação doq com os frisos já no lugar.
2- A colocação da fita.
Essa fita não pode ser colocada em superfícies sujas ou com cera. Então pra aumentar a aderência eu lixei a parte de traz do friso, onde a fica deve ficar.
Por economia (isso mesmo ECONOMIA, a crise tá f#da) cortei a fita em filetes menores e colei no friso, como não sabia se ia dar certo, resolvi economizar a fita pra tentar de outro jeito.
É trabalhoso e precisa de paciência, mas acredite, fica muito forte.
Ficará dessa forma:
Você pode colocar a fita inteira, no meu caso ela ultrapassava a largura do friso, mas com um estilete é fácil podar essas sobrar depois que você já tiver fixado no opala.
Feito isso eu dexei o friso num canto de um dia pro outro antes de colocar, par pegar bem no alumínio, pois a tendência é a fita se soltar mais fácil do alumínio do que da tinta do carro. E com isso, se ela encostasse no carro e já se soltasse do friso seria uma bosta pra poder colocar. E acreditem, se errar vc quase perde o friso pra poder descolar do carro...o negócio cola que parece solda! kkkkkkkkkk
3- Já com as fitas bem presas, molde os frisos no carro, deixe o mais perto possível do desenho do carro...os meus frisos vieram td descaralhados...não vem certinho no desenho do opala. fora que tive que serrar uns ainda. Pois veio maior que o necessário.
COLOCAÇÃO:
Vou expor passo a passo como fiz a colocação, no fim achei muito fácil de alinhar.
4-Painel traseiro, o primeiro friso que coloquei foi o da lanterna traseira:
Depois é só colocar o friso do contorno da outra lanterna, da mesma forma que a primeira, respeitando a curvatura da lata.
É importante não esquecer de alinhar bem a tampa antes de colocar, de preferencia tire a borracha caso ela atrapalhe. Caso contrário o dia que sua borracha selar, o friso fica desalinhado.
5 - Painel dianteiro:
É isso ai galera. No começo eu não tava confiando nessa de colocar com dupla-face não, mas a fita é boa, dá muita firmeza, pelo menos o meu, pra tirar esses frisos só usando um produto pra remover essa cola. Puxando com certeza vai estragar tudo os frisos.
Qualquer dúvida é só perguntar, sugestões e melhorias nesse processo são bem vindos!
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