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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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SevenFifty
bruno silverstar83
Ivo Filho
edimmota
8 participantes
Adaptar Reservatorio Rad
edimmota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
Localização : Sergipe
Modelo do carro : Opala de luxo 4p
cambio 3M
Cilindros : 4
Data de inscrição : 14/04/2013
- Mensagem nº1
Adaptar Reservatorio Rad
olá galera queria saber de alguem aki que já adaptou reservatorio no radiador, de preferencia nos radiadores de tampa de cobre 4 cil, eu estou querendo saber se a pressão desses sistemas selados que ficam em torno de 20 libras, se o opala iria aguentar, e quem já adaptou notou alguma diferença
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
Idade : 51
Localização : Americana
Modelo do carro : Um monte....
Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº2
Re: Adaptar Reservatorio Rad
o que manda na adaptação em si nao é o reservatorio, mas sim a tampa!!!
tampa para radiador convencional so tem valvula de segurança para aliviar a pressão excedente....
tampa para radiador selado tem a valvula de segurança e no meio dela, quase imperceptivel tem uma valvula de alivio de vacuo...que é por onde a agua que sai pela valvula de segurança e fica no tanque de expansão retorna quando a pressão diminui gerando vacuo e puxando a agua de novo para o radiador....
outro fator importante é que o pescoço do radiador onde vai a tampa tem de estar perfeita para nao sair agua ou vapor por ali...
tampa para radiador convencional so tem valvula de segurança para aliviar a pressão excedente....
tampa para radiador selado tem a valvula de segurança e no meio dela, quase imperceptivel tem uma valvula de alivio de vacuo...que é por onde a agua que sai pela valvula de segurança e fica no tanque de expansão retorna quando a pressão diminui gerando vacuo e puxando a agua de novo para o radiador....
outro fator importante é que o pescoço do radiador onde vai a tampa tem de estar perfeita para nao sair agua ou vapor por ali...
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Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº3
Re: Adaptar Reservatorio Rad
Veja esses tópicos aqui:
http://www.opaleirosdoparana.com/t34439-adaptacao-do-reservatorio-da-agua-do-gol-no-opala
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/115417-tutorial-adaptacao-de-sistema-selado-radiador-por-menos-de-r-100-00-a.html
eu vou colocar um reservatório de uno no meu,e a tampa do radiador vai a do escort,pampa... que não tem a valvula na tampa,a unica valvula que vai ter vai ser a da tampa do reservatório,não é recomendado passar de um 1bar no sistema do opala.
http://www.opaleirosdoparana.com/t34439-adaptacao-do-reservatorio-da-agua-do-gol-no-opala
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/115417-tutorial-adaptacao-de-sistema-selado-radiador-por-menos-de-r-100-00-a.html
eu vou colocar um reservatório de uno no meu,e a tampa do radiador vai a do escort,pampa... que não tem a valvula na tampa,a unica valvula que vai ter vai ser a da tampa do reservatório,não é recomendado passar de um 1bar no sistema do opala.
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Opala muito mais que um carro,uma paixão.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
SevenFifty- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1240
Idade : 37
Localização : Guaratinguetá-SP
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)
Data de inscrição : 06/09/2010
- Mensagem nº4
Re: Adaptar Reservatorio Rad
Ivo Filho escreveu:o que manda na adaptação em si nao é o reservatorio, mas sim a tampa!!!
tampa para radiador convencional so tem valvula de segurança para aliviar a pressão excedente....
tampa para radiador selado tem a valvula de segurança e no meio dela, quase imperceptivel tem uma valvula de alivio de vacuo...que é por onde a agua que sai pela valvula de segurança e fica no tanque de expansão retorna quando a pressão diminui gerando vacuo e puxando a agua de novo para o radiador....
outro fator importante é que o pescoço do radiador onde vai a tampa tem de estar perfeita para nao sair agua ou vapor por ali...
Obrigado, me sanou uma dúvida simples, mas que tinha há muito tempo.
edimmota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
Localização : Sergipe
Modelo do carro : Opala de luxo 4p
cambio 3M
Cilindros : 4
Data de inscrição : 14/04/2013
- Mensagem nº5
Re: Adaptar Reservatorio Rad
Ivo Filho escreveu:o que manda na adaptação em si nao é o reservatorio, mas sim a tampa!!!
tampa para radiador convencional so tem valvula de segurança para aliviar a pressão excedente....
tampa para radiador selado tem a valvula de segurança e no meio dela, quase imperceptivel tem uma valvula de alivio de vacuo...que é por onde a agua que sai pela valvula de segurança e fica no tanque de expansão retorna quando a pressão diminui gerando vacuo e puxando a agua de novo para o radiador....
outro fator importante é que o pescoço do radiador onde vai a tampa tem de estar perfeita para nao sair agua ou vapor por ali...
bruno silverstar83 escreveu:Veja esses tópicos aqui:
http://www.opaleirosdoparana.com/t34439-adaptacao-do-reservatorio-da-agua-do-gol-no-opala
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/115417-tutorial-adaptacao-de-sistema-selado-radiador-por-menos-de-r-100-00-a.html
eu vou colocar um reservatório de uno no meu,e a tampa do radiador vai a do escort,pampa... que não tem a valvula na tampa,a unica valvula que vai ter vai ser a da tampa do reservatório,não é recomendado passar de um 1bar no sistema do opala.
agora me explica uma coisa se eu colocar uma tampa no reservatorio de 1 bar que vai em torno de 13 libras, que é parecido com do opala 4 cil será que quando chegar nessa pressão não irá jogar a agua para fora do vaso de expansão?
irá acontecer o mesmo efeito do radiador normal?
e ivo o que estou querendo colocar é o selado mas não o de opala pq o do opala é semi selado o reservatorio de expansão não é selado e estou querendo colocar dos carros novos mas tenho medo da pressão pq como disse acima acho que a pressão n pode ser igual a tampa original do opala pq se n vai jogar fora do mesmo jeito
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº6
Re: Adaptar Reservatorio Rad
edimmota,no sistema selado quando o a água chegar numa temperatura maior que a de trabalho ela se expande,mas não é jogada fora,ela só completa o espaço vazio que fica no reservatório.Qual reservatório você vai usar?
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Anderson Carvalho- Opaleiro
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Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe
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- Mensagem nº7
Re: Adaptar Reservatorio Rad
Eu coloquei o reservatório do chevette 84 no meu, deu certinho e não tive problemas, o motor trabalha um pouco abaixo da faixa central do marcador de temperatura, sem aquecimentos excessivos mesmo no trânsito pesado de São Paulo (eu uso diariamente o carro).
A única observação é que a tampa tem que ser "original" do modelo do reservatório.
A única observação é que a tampa tem que ser "original" do modelo do reservatório.
edimmota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
Localização : Sergipe
Modelo do carro : Opala de luxo 4p
cambio 3M
Cilindros : 4
Data de inscrição : 14/04/2013
- Mensagem nº8
Re: Adaptar Reservatorio Rad
bruno silverstar83 escreveu:edimmota,no sistema selado quando o a água chegar numa temperatura maior que a de trabalho ela se expande,mas não é jogada fora,ela só completa o espaço vazio que fica no reservatório.Qual reservatório você vai usar?
Anderson Carvalho escreveu:Eu coloquei o reservatório do chevette 84 no meu, deu certinho e não tive problemas, o motor trabalha um pouco abaixo da faixa central do marcador de temperatura, sem aquecimentos excessivos mesmo no trânsito pesado de São Paulo (eu uso diariamente o carro).
A única observação é que a tampa tem que ser "original" do modelo do reservatório.
então eu quero usar o do chevette por ele ser quadrado, acho que combina mais com o carro só que diferentemente meu carro o radiador é o de cobre ai fico com medo da pressão de 20 libras (1,4bar que é a original do chevette) acabar ferrando com o radiador bomba dagua essas coisas
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
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Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº9
Re: Adaptar Reservatorio Rad
Por isso que o correto é usar no máximo 1 bar,acima disso vai pressurizar demais o sistema,e pode ter uma tragédia hehe
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edimmota- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala de luxo 4p
cambio 3M
Cilindros : 4
Data de inscrição : 14/04/2013
- Mensagem nº10
Re: Adaptar Reservatorio Rad
bruno silverstar83 escreveu:Por isso que o correto é usar no máximo 1 bar,acima disso vai pressurizar demais o sistema,e pode ter uma tragédia hehe
mas pense comigo, se a tampa original tem 13 libras( aproximadamente 1 bar) quando chega nessa pressão ela joga água para fora, ai se eu coloco uma tampa de um bar no reservatório ele não irá jogar a água para fora do mesmo jeito?
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
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Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
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Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº11
Re: Adaptar Reservatorio Rad
edimmota escreveu:bruno silverstar83 escreveu:Por isso que o correto é usar no máximo 1 bar,acima disso vai pressurizar demais o sistema,e pode ter uma tragédia hehe
mas pense comigo, se a tampa original tem 13 libras( aproximadamente 1 bar) quando chega nessa pressão ela joga água para fora, ai se eu coloco uma tampa de um bar no reservatório ele não irá jogar a água para fora do mesmo jeito?
Não joga não,no sistema selado como o nome diz é "selado",a agua só se expande dentro do reservatório e a pressão do sistema é aliviada pela tampa,mas a agua não é jogada fora
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Regera6- Opaleiro
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- Mensagem nº12
adaptar reservatório
E aeh rapaziada toda vez que entro aqui nos foruns tem novidades,bem pro meu pouco conhecimento tudo é novidade rsrsrs,gostei dessa idéia do reservatório pois adaptei 6cc no meu coupe 88 e mesmo com 2 ventoinhas auxiliares de 9" soprando pela frente do radiador e mais a hélice tá esquentado um pouco,o motor é 4400 com cabeçote rebaixado 1,5mm,válvulas da Blazer e pratos e molas isky e tuchos crower o comando é crower 310/320 é meio ignorante pra andar na rua mas quando ando com ele é show, será que daria certo esse reserva do cheva? Tenho um 4 tambem e vo fala pro ceis e muito bom de andar tambem, afinal é opala.
edimmota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
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cambio 3M
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Data de inscrição : 14/04/2013
- Mensagem nº13
Re: Adaptar Reservatorio Rad
Regera6 escreveu:E aeh rapaziada toda vez que entro aqui nos foruns tem novidades,bem pro meu pouco conhecimento tudo é novidade rsrsrs,gostei dessa idéia do reservatório pois adaptei 6cc no meu coupe 88 e mesmo com 2 ventoinhas auxiliares de 9" soprando pela frente do radiador e mais a hélice tá esquentado um pouco,o motor é 4400 com cabeçote rebaixado 1,5mm,válvulas da Blazer e pratos e molas isky e tuchos crower o comando é crower 310/320 é meio ignorante pra andar na rua mas quando ando com ele é show, será que daria certo esse reserva do cheva? Tenho um 4 tambem e vo fala pro ceis e muito bom de andar tambem, afinal é opala.
primeiramente o reservatorio vc pode colocar de qualquer um carro que seja selado, eu tava querendo o do chevette pq eu acho que combina mais com o carro, mas enfim seu carro ta esquentando por tudo isso que seu carro tem kkkkk e tb tem que ver se realemnte ele esquenta ou é marcador que ta ruim, e outro ponto qual vela vc usa? pq acho que p seu motor as originais não são boas tem que ser uma vela com grau mais alto.
Regera6- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Adaptar Reservatorio Rad
É realmente tem alguma coisinha a mais que original rsrsrsrs , é que tambem acho que o do cheva fica mais legal, pra adaptar o galão do opala 6cc dá muito trabalho tem que soldar suporte que é caro pra c$%#&! entaum vô de reservatório de chevette msm, o marcador é novo de reloginho, tá dando 93°>95° e eu queria trabalhar com o motor mais frio um pouco, este esquema do reservatório será que ajuda?
bruno silverstar83- Opaleiro
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- Mensagem nº15
Re: Adaptar Reservatorio Rad
Regera6 escreveu:É realmente tem alguma coisinha a mais que original rsrsrsrs , é que tambem acho que o do cheva fica mais legal, pra adaptar o galão do opala 6cc dá muito trabalho tem que soldar suporte que é caro pra c$%#&! entaum vô de reservatório de chevette msm, o marcador é novo de reloginho, tá dando 93°>95° e eu queria trabalhar com o motor mais frio um pouco, este esquema do reservatório será que ajuda?
Mas essa temperatura é a ideal de trabalho do motor,ainda mais pra um motor como o seu,se passar de 100° aí começa a superaquecer
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Regera6- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Adaptar Reservatorio Rad
Blz Bruno, entaum eh que sai com ele essa semana pra girar um poco que tava mei parado e ai esquentou e vazou agua pela mangueira do respiro e fiquei mei preocupado pois nunca vazou antes, eu naum sei c qtas libras trabalha o radiador original do 6cc de cobre ele tah com uns 4anos de uso, sera q o reserva do uno q vc usa seria mais indicado por trabalhar com menos pressaum e a tampa do radiador q c falo que vai por a do escort ou pampa dah certo e eh a mais indicada pro sistema selado da adaptation. Vlw abraco aos irmaos do que estaum participando.
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
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Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº17
Re: Adaptar Reservatorio Rad
Regera6 escreveu:Blz Bruno, entaum eh que sai com ele essa semana pra girar um poco que tava mei parado e ai esquentou e vazou agua pela mangueira do respiro e fiquei mei preocupado pois nunca vazou antes, eu naum sei c qtas libras trabalha o radiador original do 6cc de cobre ele tah com uns 4anos de uso, sera q o reserva do uno q vc usa seria mais indicado por trabalhar com menos pressaum e a tampa do radiador q c falo que vai por a do escort ou pampa dah certo e eh a mais indicada pro sistema selado da adaptation. Vlw abraco aos irmaos do que estaum participando.
Mas é que acontece o seguinte,num sistema que não é selado é normal jogar um pouco de agua fora quando sobe muito a temperatura,ainda mais se o radiador foi enchido até a boca,sempre tem que deixar um espaço de uns 2,3 dedos.
Esse esquema que eu passei pra você do reservatório do uno eu vi nesse forum
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/115417-tutorial-adaptacao-de-sistema-selado-radiador-por-menos-de-r-100-00-a.html
Com esse esquema,a pressão do sistema vai ser alterada pouca coisa se for um 4cil,no 6cil não,pois a tampa do uno é de 1bar,o que da 15 libras,15 libras é a pressão do sistema do 6cil,a do 4 cil usa uma tampa de 13 libras,ou seja 0,9 bar,mas não passando de 1 bar é seguro.
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megadeth- Opaleiro
- Número de Mensagens : 476
Idade : 49
Localização : São Carlos-SP
Modelo do carro : opala coupe 78
Cilindros : 4
Data de inscrição : 04/05/2013
- Mensagem nº18
Re: Adaptar Reservatorio Rad
E para adaptar o sistema"não selado" original do 6 em um 4cil. Do que eu preciso?
Albatroz88- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 02/04/2022
- Mensagem nº19
Re: Adaptar Reservatorio Rad
Galera sou novo por aqui, adquiri um coupê 88 e notei que o ponteiro da temperatura está muito acima do meio.
Analisando o fórum aqui os entretenimentos, percebi que posso adaptar um sistema com reservatório de expansão pressurizado ou não pressurizado.
Primeiro vou falar como está meu sistema atualmente para que vocês possam me ajudar a solucionar esse problema do ponteiro que está muito acima do meio.
O meu coupê é a álcool 4cc modelo 151
Parei de usar água e só uso líquido de arrefecimento, só que tem um porém, quando esquenta na temperatura normal de trabalho se não me engano, a água era jogada pra fora da mangueirinha que fica no bocal onde pega a tampa do radiador, e eu notei que quando eu fui de São Paulo pra o rio de janeiro, o radiador baixou muito a água, e eu fui completando toda vez que baixava, pois eu notei que por causa da temperatura, a água foi expulsa pela pressão do sistema.
Só que ao substituir a água por líquido de arrefecimento, notei que o líquido também é expulso pela pressão do sistema.
1- Eu gostaria de saber se a tampa original é a pressão de 13 libras nesse sistema original sem vaso de expansão;
2- Preciso saber se posso colocar o vaso de expansão original do 6cc no meu 4cc e que fica do lado do motorista, onde a mangueirinha que sai da tampa do radiador vai pra o topo desse vaso, e que nessa mesma tampa desse vaso de expansão original são dois tubinhos, um pra entrada que vem do radiador e o outro para atmosfera, esse acredito eu que é o sistema selado não pressurizado.
3- E se assim eu o fizer, adaptando esse vaso de expansão conforme o original do 6cc (lembrando que não sei se no 4cc existe esse sistema ) vai mudar o processo de arrefecimento melhorando a temperatura, e se a ligação é somente essa, ou se preciso fazer o sistema selado pressurizado, colocando outro tanque de expansão onde a mangueira pega no fundo desse tanque e vai pro tubo T que fica na mangueira na parte debaixo do radiador, e se tem que ser um T com saída dupla, uma para o carburador e outra para esse reservatório, e no topo continua como padrão que vai acima na tampa do radiador.
ME AJUDEM POR FAVOR, NAO QUERO FAZER BESTEIRA E PREJUDICAR O MOTOR DO MEU ALBATROZ88, VI VARIOS VIDEOS NO YOUTUBE E ACABEI FICANDO COM DÚVIDAS.
RESSALTANDO QUE MEU PONTEIRO ESTA FUNCIONANDO BEM E NAO HA VAZAMENTOS, APENAS A AGUA É EXPULSA PELA MANGUEIRA DO RADIADOR E A TAMPA SEI QUE É NOVA E NAO LEMBRO QUAL A LIBRA DELA
ABRACOS OPALEIROS, MAIS UM PRA FAMILIA OPALEIRA
ALBATROZ88
Analisando o fórum aqui os entretenimentos, percebi que posso adaptar um sistema com reservatório de expansão pressurizado ou não pressurizado.
Primeiro vou falar como está meu sistema atualmente para que vocês possam me ajudar a solucionar esse problema do ponteiro que está muito acima do meio.
O meu coupê é a álcool 4cc modelo 151
Parei de usar água e só uso líquido de arrefecimento, só que tem um porém, quando esquenta na temperatura normal de trabalho se não me engano, a água era jogada pra fora da mangueirinha que fica no bocal onde pega a tampa do radiador, e eu notei que quando eu fui de São Paulo pra o rio de janeiro, o radiador baixou muito a água, e eu fui completando toda vez que baixava, pois eu notei que por causa da temperatura, a água foi expulsa pela pressão do sistema.
Só que ao substituir a água por líquido de arrefecimento, notei que o líquido também é expulso pela pressão do sistema.
1- Eu gostaria de saber se a tampa original é a pressão de 13 libras nesse sistema original sem vaso de expansão;
2- Preciso saber se posso colocar o vaso de expansão original do 6cc no meu 4cc e que fica do lado do motorista, onde a mangueirinha que sai da tampa do radiador vai pra o topo desse vaso, e que nessa mesma tampa desse vaso de expansão original são dois tubinhos, um pra entrada que vem do radiador e o outro para atmosfera, esse acredito eu que é o sistema selado não pressurizado.
3- E se assim eu o fizer, adaptando esse vaso de expansão conforme o original do 6cc (lembrando que não sei se no 4cc existe esse sistema ) vai mudar o processo de arrefecimento melhorando a temperatura, e se a ligação é somente essa, ou se preciso fazer o sistema selado pressurizado, colocando outro tanque de expansão onde a mangueira pega no fundo desse tanque e vai pro tubo T que fica na mangueira na parte debaixo do radiador, e se tem que ser um T com saída dupla, uma para o carburador e outra para esse reservatório, e no topo continua como padrão que vai acima na tampa do radiador.
ME AJUDEM POR FAVOR, NAO QUERO FAZER BESTEIRA E PREJUDICAR O MOTOR DO MEU ALBATROZ88, VI VARIOS VIDEOS NO YOUTUBE E ACABEI FICANDO COM DÚVIDAS.
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