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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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mudança de alcool a gasolina

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MateusTonny
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mudança de alcool a gasolina

Mensagem por MateusTonny em Ter 19 Maio - 2:04:29

Galera to com um opala sedan 1985 4cil a alcool. E quero transforma-lo a gasolina sem abrir motor ou tirar cabeçote.
fica bom, qual esguichos usar, qual ponto de igniçao??
ou não vale a pena.
se for por obrigação abrir motor, tem que trocar pistão, posso usar mesmo cabeçote ou quais são as principais modificação que tenho que fazer.
vlw
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Re: mudança de alcool a gasolina

Mensagem por OpaleiroJlle em Ter 19 Maio - 2:21:53

Fica bom sim, vai ter mais taxa, não precisa abrir o motor.

Se você quiser pode trocar o carburador, mas pode apenas ter acertar a giclagem e isolar o aquecimento do coletor, Acertar o ponto, acho que atrasa, trocar velas (já vi casos que nao foi necessario trocar) e trocar a termostática pois a temperatura de abertura do alcool para gasolina muda

Posta fotos do opalao ai, seja bem vindo  OKK
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bruno silverstar83
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Re: mudança de alcool a gasolina

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 19 Maio - 2:28:53

Seja bem vindo,qual é o seu carburado?Só vai precisar mexer em giclagem,ponto e deixar as velas do alcool mesmo.


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FR1974
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Re: mudança de alcool a gasolina

Mensagem por FR1974 em Ter 19 Maio - 2:51:11

Esses dias estávamos num grupo de whatszap discutindo sobre essa tal mudança..
Um dos colegas levantou a ideia que a durabilidade do motor fica comprometida, na minha opinião, acho que não.
O que vcs acham?
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Pedro Opala90
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Re: mudança de alcool a gasolina

Mensagem por Pedro Opala90 em Ter 19 Maio - 9:35:45

Sem dúvida, vai comprometer a durabilidade, a gasolina na taxa de álcool, vai provocar mais esforço do pistão sobre o virabrequim.
Se o motor estiver bom, e não abusar, vai durar bastante.
Se ficar muito taxado, pode trocar a junta do cabeçote por outra mais grossa.
As peças a serem trocadas:
válvula termostática e do radiador(se tiver)
velas
avanço do distribuidor
giclagem da carburação.
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SevenFifty
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Re: mudança de alcool a gasolina

Mensagem por SevenFifty em Ter 19 Maio - 11:04:18

Cuidado com a taxa de compressão! O 2.5 a álcool tem mais taxa que o 4.1 a álcool. Como disseram, é possível usar uma junta de cabeçote mais grossa para "destaxar"... A taxa ideal para a gasolina de hoje fica entre 9,5 e 10:1.

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fastaveira
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Re: mudança de alcool a gasolina

Mensagem por fastaveira em Ter 19 Maio - 14:03:07

A taxa de compressão dos motores movidos a etanol dos Opalas / Caravans, está muito aquém dos padrões desse tipo de combustível. Sendo que cada vez mais estão adicionando mais etanol em nossa gasolina.

Faça o teste, diminua os giclês principais e de marcha lenta, mas ao invés de esgotar o tanque utilize um galão de 5L para dar umas voltas pra ver como fica, se o motor não grilar poderá ser utilizado o novo combustível. Lembrando que a curva de avanço deverá ser alterada atrasando um pouco o ponto de ignição (de 18° APMS para 10° APMS), as velas poderão ser as mesmas ou mais "frias", se utilizar velas mais "quentes" o motor poderá superaquecer e grilar.

Sem mais.

Fabrício Savegnago Taveira
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gilmareu
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Re: mudança de alcool a gasolina

Mensagem por gilmareu em Ter 19 Maio - 14:26:40

Peças que são diferentes e precisam ser revisadas e trocadas na conversão
Coletor de admissão do alcool é aquecido, precisa isolar o aquecimento, que é uma mangueira que sai do radiador, perto da bateria e vai para o coletor, certamente teria que trocar esta junção.
Cebolão do Radiador com ventuinha elétrica, ele responsável por ligar a ventuinha e aciona mais frio na gasolina, em geral o motor a alcool trabalha 5 graus mais quente
Válvula Termostática, o mesmo caso do cebolão
Ponto de ignição atrasar/adiantar
Velas, dependendo das que vc usa, são iguais e não precisa trocar
giclagem do carburador, rever tabela e trocar quase toda
desativar o reservatório de gasolina e afogador

No meu diplo, foi o contrário, era gasolina e tá no alcool.
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Basico
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Re: mudança de alcool a gasolina

Mensagem por Basico em Ter 19 Maio - 16:33:12

Mateus, boa tarde.

Se seu opala possuir o carburador ainda original é o H34, será necessário a troca dos difusores por maiores, pois a Gasolina precisa de mais ar que o Álcool.
O aquecimento do coletor não precisa necessária mente ser desligado, porem vai existir uma pequena perda de potencia compensada por mais economia assim como é nos opalas 91/92 com carburador 3E.
Não é necessário mexer em taxa, juntas e velas.
Como os amigos disseram é necessário a troca apenas a válvula termostática, cebolão de acionamento da ventoinha e atrasar o ponto de ignição.

Obs. Difusores do H34 a gasolina são de medidas 23 no primeiro estágio e 27 no segundo.
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Re: mudança de alcool a gasolina

Mensagem por Pedro Opala90 em Ter 19 Maio - 21:32:44

Basico,
fiquei curioso e fui estudar....
a gasolina necessita de 15 unidades de massa de ar para 1 unidade de gasolina injetada no motor.
No álcool, a proporção é 9 unidades de ar para 1 de álcool.

Considerando que vai injetar 30% menos de combustível(gasolina), não compensa a diferença dos ventures?

Porque alguns carburadores como 3E usam os mesmos ventures para álcool e gasolina???
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Basico
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Re: mudança de alcool a gasolina

Mensagem por Basico em Qua 20 Maio - 12:37:30

Pedro Opala90 escreveu:Basico,
fiquei curioso e fui estudar....
a gasolina necessita de 15 unidades de massa de ar para 1 unidade de gasolina injetada no motor.
No álcool, a proporção é 9 unidades de ar para 1 de álcool.

Considerando que vai injetar 30% menos de combustível(gasolina), não compensa a diferença dos ventures?

Porque alguns carburadores como 3E usam os mesmos ventures para álcool e gasolina???



Sim, seu pensamento está certo no quesito Ar + Combustivel. porem temos que levar em conta o diâmetro das válvulas para absorção dessa mistura. O carro vai andar com a mistura ok, porem com desempenho inferior a um a Gasolina original, mesmo com mais taxa, pois teoricamente o gargalo de desempenho será o carburador.

Seria o mesmo que colocar um H34 de Corcel no Opala, uma dica que eu dou para vc não sofrer com o carro no primeiro instante, seria inverter os ventures de primeiro e segundo estágio.
Assim, pelo menos teoricamente vc vai ter o venturi do primeiro próximo do ideal, assim pelo menos até 3400 Rpm seu carro vai se comportar normal.
Já andei por 6 meses assim e a falta de folego só vem acima de 3500 Rpm.


Uma questão que esqueci de te dizer, provavelmente seu carro vai cheirar gasolina em uma acelerada rápida, pois existe uma diferença no injetor de rápida, onde no carburador a álcool é injetado mais combustível do que no gasolina
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Basico
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Re: mudança de alcool a gasolina

Mensagem por Basico em Qua 20 Maio - 12:44:24

Pedro Opala90 escreveu:Basico,
fiquei curioso e fui estudar....
a gasolina necessita de 15 unidades de massa de ar para 1 unidade de gasolina injetada no motor.
No álcool, a proporção é 9 unidades de ar para 1 de álcool.

Considerando que vai injetar 30% menos de combustível(gasolina), não compensa a diferença dos ventures?

Porque alguns carburadores como 3E usam os mesmos ventures para álcool e gasolina???


Pedro, no caso dos 3E para os últimos opalas.
É utilizado a tubagem aquecida mesmo no gasolina para melhorar a economia e a emissão de poluentes em detrimento da performance, digamos que é um motor estrangulado que trabalha com mistura pobre. É o pior dos 6 cilindros em performance, perdendo até para o 3800 com DFV 228.
Mas uma simples troca de carburação e aumento de taxa já o torna algo próximo dos 250S a gasolina originais, pelo fato de seu conjunto ser mais aliviado.
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Re: mudança de alcool a gasolina

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 20 Maio - 13:49:36

matheus o q o FR1974 disse sou eu quem fez a mudanca na minha caravan 87 6cil alcool.

fiz o seguinte:
peguei um h34 a gasolina
coloquei os gicles principais olhando mais ou menos o kit de calibragem do 3E a gasolina no 6 cil.
mantive os gicles de marcha lenta do alcool 6cil
troquei os gicles de ar da carcaça. (era 150 170 e engasgava o segundo estagio)
toquei os ventures e difusores.
atrasei o ponto
NAO troquei cebolao de radiador nem valvula termostatica nem velas.
desliguei o aquecimento da base pela agua do radiador.

o H34 a gasolina ficou assim no meu 6cil a alcool (amarelo)
gicles principais 135 175
gicles de ar: 100 e 100
gicles de marcha lenta: 80 55
venture: 24 27
difusores: 6B 5B1
Respiro de marcha lenta: 100
Valvula de boia: 151

pra quem quer uma receita pronta ta ai uma q eu to gostando...se precisar de acertos sera poucos ai fica a criterio de quem quiser.....
no meu ponto de vista essa configuracao esta uma maravilha na cidade. canta pneu sem querer fazendo esquina em segunda marcha. incrivelmente mais forte de quando estava no alcool..... na pista ainda nao testei ate quanto vai....mas anda bem..... consumo ainda nao fiz.

como o seu é a 4cil eu ja usei esse mesmo carburador (o mesmo mesmo vendi o opala e guardei ele) na gasolina no meu 4cil 81 porem o opala j era a gasolina e tava com o 228

pra vc fica mais facil acertar o kit de calibragem por opala 4cil saiu com h34 a gasolina....6cil nao saiu...entao minha calibragem foi mais ou menos nos testes q eu fiz....

vc pode usar isso aqui com base pra passar o seu h34 de alcool pra gasolina

http://www.gicle.ilax.com.br/mostra.php?id=301&q=seie%20opala

porem se o seu bura for do alcool as canetas nao ficam legais na gasolina e as canetas é quase impossivel de trocar em casa. ja tive um h34 a alcool q nao deu certo na gasolina por causa das canetas no 6cil...nao sei se no 4cil fica bom.

eu recomendo fazer essa mudanca......detesto carro a alcool.

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Re: mudança de alcool a gasolina

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