Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Amigos pode parecer loucura e pela primeira vez resolvi expor essa idéia , não sou nenhum preparador ou mecânico , apenas vi um fato curioso e resolvi compartilhar com vcs . linck da materia http://globotv.globo.com/rede-globo/autoesporte/v/veja-como-funciona-o-turbo-e-o-motor-aspirado/2200876/ , o que me chamou atenção na época quando não se usava turbo as F1 aspiradas tem um duto de aproveitamento da entrada ar em cima cabeça piloto , que em alta velocidade esse ar é comprimido para dentro do motor aumentado sua potência de forma simples ... Pesquisando num post descobri que a pressão ou força do ar (KGf) a 100 Km/hora em uma superficie gera pressão de 48 Kgf/m2 . imaginem tudo isso dentro motor explodiria kkk é muita pressão , mas se fosse scoop no tamanho adequado exerceria pressão considerada aumentando o desempenho do motor em alta sem utilização de turbina ... A partir dai pensei por que não isso num opala , mas como , através scoop preparado capô , captando ar em alta velocidade levando através um duto comprimindo a o carburador para dentro do motor . parece loucura mas achei bem interessante ...
Na teoria é isso mesmo. Se for um motor com injeção eletrônica, creio que funcionaria bem, o sistema compensa a diferença de mistura ar/combustível. Num carburado, teria a mistura ideal em baixas velocidades, pobre em alta velocidade, devido ao aumento da entrada de ar, enquanto o combustível continua na mesma quantidade. Um procedimento mais simples e seguro, seria instalar um intercooler pra esfriar o ar da combustão. O ar frio entra em maior quantidade, melhorando a combustão. Na região sul (frio), percebe-se a diferença no motor quando cai a temperatura.
Pedro Opala90 escreveu:Na teoria é isso mesmo. Se for um motor com injeção eletrônica, creio que funcionaria bem, o sistema compensa a diferença de mistura ar/combustível. Num carburado, teria a mistura ideal em baixas velocidades, pobre em alta velocidade, devido ao aumento da entrada de ar, enquanto o combustível continua na mesma quantidade. Um procedimento mais simples e seguro, seria instalar um intercooler pra esfriar o ar da combustão. O ar frio entra em maior quantidade, melhorando a combustão. Na região sul (frio), percebe-se a diferença no motor quando cai a temperatura.
como será é feita essa compensação no carburador com a turbina talvez possa ser algo parecido ?
Legal amigo chick demais os americanos usam isso a muito tempo , acho que eu faria meu opalão , concerteza esse sistema pressuriza ar para dentro motor aumentando rendimento .... da uma olha no que encontrei ..." />" />" />" />" />" />
Número de Mensagens : 3117 Idade : 47 Localização : Guarapari es Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88 Cilindros : 6CILINDROS Data de inscrição : 27/12/2008
Intercooler só serve para motores turbo para diminuir a temperatura do ar pressurizado. Uso um sistema semelhante mas ainda não deu p testar ao certo .só coloquei pq usei um plate que deixou o carbura muito alto.Preciso de um filtro.Melhorou muito a captação de ar frio ainda não andei a ponto de ver diferenças significativa e esta sem filtro. Estéticamente não acho muito bonito mas está sendo funcional.
frederico santos escreveu:Intercooler só serve para motores turbo para diminuir a temperatura do ar pressurizado. Uso um sistema semelhante mas ainda não deu p testar ao certo .só coloquei pq usei um plate que deixou o carbura muito alto.Preciso de um filtro.Melhorou muito a captação de ar frio ainda não andei a ponto de ver diferenças significativa e esta sem filtro. Estéticamente não acho muito bonito mas está sendo funcional.
Muito interessante , poderia compartilhar a experiência conosco após os testes parceiro ....
Número de Mensagens : 3117 Idade : 47 Localização : Guarapari es Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88 Cilindros : 6CILINDROS Data de inscrição : 27/12/2008
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Pedro Opala90 escreveu:Na teoria é isso mesmo. Se for um motor com injeção eletrônica, creio que funcionaria bem, o sistema compensa a diferença de mistura ar/combustível. Num carburado, teria a mistura ideal em baixas velocidades, pobre em alta velocidade, devido ao aumento da entrada de ar, enquanto o combustível continua na mesma quantidade.
Tenho que discordar,com o "scoop" a quantidade de combustível não vai ficar pobre,porque o arraste do ar vai levar puxar mais combustível pra dentro do motor,num carburado fica excelente
_________________ Opala muito mais que um carro,uma paixão.
Sossa22 escreveu:existe um artificio que pode ser usado para compensar a mistura quando se "soca" ar pra dentro de um carburador...
Chama-se Econostat..
Nada mais é que um tubinho que puxa combustível direto da cuba, quando tem uma indução de ar forçada, tipo os scoop ou turbo...
Abraçoss
A minha weber tem um esquema parecido Só que no meu não funciona com o scoop,e sim quando a borboleta tá mais de 80% aberta vem essa quantidade extra de combustível,o que ajuda até a economizar combustível quando os giclês principais estão entrando em ação,porque não preciso arrombar o giclê,e em alta não fica pobre por causa do tubinho,a progressão fica até mais lisa
To estudando a possibilidade de colocar um tubinho até o difusor,pra melhorar a efciência
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Sossa22 escreveu:existe um artificio que pode ser usado para compensar a mistura quando se "soca" ar pra dentro de um carburador... Nada mais é que um tubinho que puxa combustível direto da cuba, quando tem uma indução de ar forçada, tipo os scoop ou turbo...
Abraçoss
minha weber tem um esquema parecido Só que no meu não funciona com o scoop,e sim quando a borboleta tá mais de 80% aberta vem essa quantidade extra de combustível,o que ajuda até a economizar combustível quando os giclês principais estão entrando em ação,porque não preciso arrombar o giclê,e em alta não fica pobre por causa do tubinho,a progressão fica até mais liso To estudando a possibilidade de colocar um tubinho até o difusor,pra melhorar a efciência
Entaum Bruno td certo parceiro? E como eh feito o acionamento desses tubos e a pressaum do ar que puxa o combustivel? E puxa na quantidade certa? O seu bura vc fez esse esquema? Posta ae como vv fez. Abraço.
Nem fazia ideia desse tal de Econostat. Me parece algo similar a um 2° estagio, muito interessante, se alguem puder explicar como funciona em detalhes.....
Pra quem quiser ler um pouco sobre esse Econostat.
Esse tipo de econostat que postei ai em cima com os tubinhos dobrados e tal é geralmente usado em carros turbo, que quando entre a pressão puxa o combustível destes caninhos, funciona como se fosse um "bico suplementar" para facilitar o entendimento...
Bruno, no seu caso acima de 80%, o motor tem sucção suficiente para puxar combustível do furinho, oque é uma escolha bem racional, pois consegue-se usar gicles menores até a faixa de 80%.. alongar o furinho pode ser feito mas vai influenciar quando irá funcionar isso, quem sabe mais cedo ou mais tarde..
Este furinho foi o preparador que fez ou a weber já possui? pois aparenta ser original pois tem um tubo e um encaixe na tampa.. oque é aquele tubinho ali bruno?
Número de Mensagens : 1075 Idade : 47 Localização : Portugal (em breve) Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe Cilindros : 4cc Data de inscrição : 24/12/2013
Sossa22 escreveu:Esse tipo de econostat que postei ai em cima com os tubinhos dobrados e tal é geralmente usado em carros turbo, que quando entre a pressão puxa o combustível destes caninhos, funciona como se fosse um "bico suplementar" para facilitar o entendimento...
Bruno, no seu caso acima de 80%, o motor tem sucção suficiente para puxar combustível do furinho, oque é uma escolha bem racional, pois consegue-se usar gicles menores até a faixa de 80%.. alongar o furinho pode ser feito mas vai influenciar quando irá funcionar isso, quem sabe mais cedo ou mais tarde..
Este furinho foi o preparador que fez ou a weber já possui? pois aparenta ser original pois tem um tubo e um encaixe na tampa.. oque é aquele tubinho ali bruno?
Abraçoss
Isso é década de 90 ....usado em 3E.....
na verdade nada + é que um jeito brasileiro de se fazer as coisa...
se monta um opala Turbo com carburador 3E....
da falta ????
se montasse com uma Holley Quadrijet de 750cfm.....não teria a necessidade de se fazer isso !
tanto que hoje um opala Turbo bom usa 12 bicos !
e nenhum "caninho" .............................
em modalidade onde NÃO se pode trocar o carburador.....vc. vai ver isso
em modalida onde se pode trocar o carburador vc. vai ver 2 webers ! ...Ou 8bicos injetores !!!!
Alex Marinho escreveu:Nem fazia ideia desse tal de Econostat. Me parece algo similar a um 2° estagio, muito interessante, se alguem puder explicar como funciona em detalhes.....
Pra quem quiser ler um pouco sobre esse Econostat.
Obs.: Bruno conta os segredos que o seu preparador fez na sua W40 ai Abraços
Então Alex,o segredo é canetas F11 trabalhadas,venturi de 32 e esse esquema de suplementar na alta
Sossa22 escreveu:Esse tipo de econostat que postei ai em cima com os tubinhos dobrados e tal é geralmente usado em carros turbo, que quando entre a pressão puxa o combustível destes caninhos, funciona como se fosse um "bico suplementar" para facilitar o entendimento...
Bruno, no seu caso acima de 80%, o motor tem sucção suficiente para puxar combustível do furinho, oque é uma escolha bem racional, pois consegue-se usar gicles menores até a faixa de 80%.. alongar o furinho pode ser feito mas vai influenciar quando irá funcionar isso, quem sabe mais cedo ou mais tarde..
Este furinho foi o preparador que fez ou a weber já possui? pois aparenta ser original pois tem um tubo e um encaixe na tampa.. oque é aquele tubinho ali bruno?
Abraçoss
Então Sossa,penso em colocar um tubinho pra melhorar a vazão,isso é apenas uma hipótese mas vamos ver mais pra frente,por que assim já ta dando conta. Esse furo foi o preparador que fez,esse furo vai ligado no tubinho que desse até a cuba,na tampa da weber tem um lugar que da pra por esse tubo.
Tem um cara no ML que vende os tubinhos pra por na weber,é diferente do meu mas é eficiente tambem
Entaum Bruno td certo parceiro? E como eh feito o acionamento desses tubos e a pressaum do ar que puxa o combustivel? E puxa na quantidade certa? O seu bura vc fez esse esquema? Posta ae como vv fez. Abraço.
Fala Regera6,tudo blz então o funcionamento é igual os difusores do carburador,os difusores trabalham de média a alta rotação por causa do vácuo que puxa o combustível dos gicles principais pelos difusores,nos "tubinhos" acontece o mesmo o próprio vácuo da alta rotação(com a borboleta a 80% aberta no meu caso)puxa o combustível.A quantidade a ser puxada vai depender dos giclês principais,se eles tiverem arrombados vai dar excesso,quando se instala o econostat (tubinho) o correto e fazer a afinação dos giclês de alta,pra ter a mistura mais equilibrada possível. Quem fez esse esquema foi o preparador que trabalhou e afinou a weber,no momento tenho somente essas fotos,logo que puder eu posto fotos detalhadas
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Entaum Bruno td certo parceiro? E como eh feito o acionamento desses tubos e a pressaum do ar que puxa o combustivel? E puxa na quantidade certa? O seu bura vc fez esse esquema? Posta ae como vv fez. Abraço.
Fala Regera6,tudo blz então o funcionamento é igual os difusores do carburador,os difusores trabalham de média a alta rotação por causa do vácuo que puxa o combustível dos gicles principais pelos difusores,nos "tubinhos" acontece o mesmo o próprio vácuo da alta rotação(com a borboleta a 80% aberta no meu caso)puxa o combustível.A quantidade a ser puxada vai depender dos giclês principais,se eles tiverem arrombados vai dar excesso,quando se instala o econostat (tubinho) o correto e fazer a afinação dos giclês de alta,pra ter a mistura mais equilibrada possível. Quem fez esse esquema foi o preparador que trabalhou e afinou a weber,no momento tenho somente essas fotos,logo que puder eu posto fotos detalhadas
E ae Bruno, vlw pela atençao, acho qje seria uma boa opçao pra quem naum puder colocar duas weber. Vo ve com o mexaniko a possibilidade desse esquema. Abraço.
na verdade nada + é que um jeito brasileiro de se fazer as coisa...
se monta um opala Turbo com carburador 3E....
da falta ????
se montasse com uma Holley Quadrijet de 750cfm.....não teria a necessidade de se fazer isso !
tanto que hoje um opala Turbo bom usa 12 bicos !
e nenhum "caninho" .............................
em modalidade onde NÃO se pode trocar o carburador.....vc. vai ver isso
em modalida onde se pode trocar o carburador vc. vai ver 2 webers ! ...Ou 8bicos injetores !!!!
e sem caninho!
Certeza Bandit que isso é coisa de quando o acesso a melhores carburadores e injeção ainda era restrito $$$ a grande maioria aqui na terra Brasilis...
Mas que essa técnica funciona.. isso funciona.. modalidade que se refere deve ser os DT-C que só se pode usar carburador 3E...
Outra explicação que vi que se consegue deixar o carro ate certo ponto econômico pois se usa gicles menores, com o uso dos econostat..
bruno silverstar83 escreveu: Então Alex,o segredo é canetas F11 trabalhadas,venturi de 32 e esse esquema de suplementar na alta
Então Sossa,penso em colocar um tubinho pra melhorar a vazão,isso é apenas uma hipótese mas vamos ver mais pra frente,por que assim já ta dando conta. Esse furo foi o preparador que fez,esse furo vai ligado no tubinho que desse até a cuba,na tampa da weber tem um lugar que da pra por esse tubo.
Entendi Bruno, na verdade tu quer alongar para o combustível cair nos difusores.. Esse tubo da cuba vem na tampa e para ali? se não fizer o furo não serve pra nada?? rsrsrs
Fala Regera6,tudo blz então o funcionamento é igual os difusores do carburador,os difusores trabalham de média a alta rotação por causa do vácuo que puxa o combustível dos gicles principais pelos difusores,nos "tubinhos" acontece o mesmo o próprio vácuo da alta rotação(com a borboleta a 80% aberta no meu caso)puxa o combustível.A quantidade a ser puxada vai depender dos giclês principais,se eles tiverem arrombados vai dar excesso,quando se instala o econostat (tubinho) o correto e fazer a afinação dos giclês de alta,pra ter a mistura mais equilibrada possível. Quem fez esse esquema foi o preparador que trabalhou e afinou a weber,no momento tenho somente essas fotos,logo que puder eu posto fotos detalhadas
E ae Bruno, vlw pela atençao, acho qje seria uma boa opçao pra quem naum puder colocar duas weber. Vo ve com o mexaniko a possibilidade desse esquema. Abraço.
Blz,mas 2 weber só em 4cil,no 6cil não rola Veja com ele esse esquema,o carro fica um tesão pra acelerar
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Sossa22 escreveu: Entendi Bruno, na verdade tu quer alongar para o combustível cair nos difusores.. Esse tubo da cuba vem na tampa e para ali? se não fizer o furo não serve pra nada?? rsrsrs
Abraçoss
Isso mesmo sossa,se eu alongar ele podem entra em ação com a borboleta aberta a 70 ou 75%,aí já fica mais sério o negócio hehe Quanto ao tubo,tem que fazer o furo sim por quase não não vai adiantar ter o tubinho,mas esse esquema que tá no meu é mais complicado de lidar,esse aqui é mais fácil
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Regera6 escreveu: E ae Bruno, vlw pela atençao, acho qje seria uma boa opçao pra quem naum puder colocar duas weber. Vo ve com o mexaniko a possibilidade desse esquema. Abraço.
Blz,mas 2 weber só em 4cil,no 6cil não rola Veja com ele esse esquema,o carro fica um tesão pra acelerar
To ligado Bruno, o que quiz me referir e que se der pra ter uma melhora sem precisar aumentar a quantidade de buras sem necessidade jah eh valido. No meu 6 vo de w44 e comando 278 e vou ver pra fazer esse econo... econo... ah esses tubinho msm rsrsrs. Vlw pela atencao parceiro.
BANDIT escreveu:Será que isso aqui gera alguma pressão KGF ?
Bonita máquina , acredito que traga algum beneficio , contanto que o tamanho do scoop seja considerado afim de aprimorar tal eficiência . encontrei esse tópico . Em repouso o ar pode até ser considerado tênue mas em movimento vai deixando de sê-lo... A 100 Km/h, já irá exercer uma força de 48 Kgf sobre cada metro quadrado de superfície, que colocarmos tentando barrar o seu movimento (Obs.: O leitor menos versado em sistemas de unidades físicas leia Kgf como Quilo, e estamos conversados) A 200 Km/h esta força já será de 193 Kgf., e será multiplicada por quatro a cada vez que dobrarmos a velocidade!
As montanhas ficam mais azuis com a distância.
Ao atingirmos 1200 Km/h veremos este ar aparentemente tênue, tornar-se quase que numa parede sólida. É o fenômeno batizado na década de 40 como a "barreira do som", tão temida pelos primeiros pilotos que tentaram dela se aproximar! achei muito interessante e resolvi compartilhar com a comunidade Opaleira ...
Número de Mensagens : 3117 Idade : 47 Localização : Guarapari es Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88 Cilindros : 6CILINDROS Data de inscrição : 27/12/2008
Ja vi criatura chegando a incriveis resultados em carros básicos !!!! acham que a velocidade apenas dobra.kkkkkkkkk Nem tento discutir No c aso foi um Golf de 145 hp(tsi 1.4T) poder alcançar 260 km/h...Porr@
frederico santos escreveu:Ja vi criatura chegando a incriveis resultados em carros básicos !!!! acham que a velocidade apenas dobra.kkkkkkkkk Nem tento discutir No c aso foi um Golf de 145 hp(tsi 1.4T) poder alcançar 260 km/h...Porr@
Os motores de hoje em dia são mais econômicos eficientes só são duráveis como os antigos ..
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frederico santos escreveu:Ja vi criatura chegando a incriveis resultados em carros básicos !!!! acham que a velocidade apenas dobra.kkkkkkkkk Nem tento discutir No c aso foi um Golf de 145 hp(tsi 1.4T) poder alcançar 260 km/h...Porr@
Os motores de hoje em dia são mais econômicos eficientes só são duráveis como os antigos ..
Mas me refiro a resultados sem noção que a galera inventa tirando conclusões sem noção..Não se chega a essa velocidade com essa potencia nem fu@@do !! A menos que seja de morro a baixo ou esse carro seja um ultralight...
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