Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Seção COMÉDIA
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 EmptyHoje à(s) 8:57:46 por Rubão6cc

» Limitador Vidro Opala Coupé
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 EmptyHoje à(s) 8:00:16 por carlos_palacios75

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 EmptyHoje à(s) 7:39:44 por lucas krause

» farol alto não liga
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 EmptyHoje à(s) 5:18:17 por opaladiplomata.86

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 EmptyOntem à(s) 10:14:03 por RHCESPECIAL1974

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 EmptySáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 EmptySex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

» numeração de segurança opala 71
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 EmptySex 26 Abr - 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 EmptySex 26 Abr - 8:19:48 por Call

Quem está conectado?

89 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 89 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_leftLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 BarLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_leftLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 BarLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_right 
Rubão6cc (15343)
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_leftLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 BarLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_right 
BANDIT (13573)
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_leftLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 BarLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_right 
Xann (10394)
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_leftLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 BarLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_leftLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 BarLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_right 
j ricardo (9376)
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_leftLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 BarLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_leftLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 BarLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_leftLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 BarLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_leftLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 BarLimpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Bar_right 

+17
Coupe 76
almeidanewton
Murilo R
tcheco 8687
Black
leonel80
Paulo Corso
silvamsa
PauloPrado
bruno silverstar83
raphaelcaronti
willian fóquinha
Marcos Adriano
klunker
eleandro kalckmann
Rubão6cc
opala4cc
21 participantes

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E


    wfigueiredo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 14
    Data de inscrição : 21/02/2016

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por wfigueiredo Ter 5 Set - 12:21:31

    opala4cc escreveu:
    wfigueiredo escreveu:Para falar tudo sobre um carburador é necessário um livro completo. Não é atoa que os mecânicos especializados em carburadores não costumam fazer outra coisa a não ser isso. É muito extenso e muito variado os tipos de problemas.

    Vou tentar resolver o problema do carburador do opala do meu pai e até hoje só tinha aberto um DFV446 do meu opala. Precisava de uma visão geral, sequenciada e lógica para desmontagem, limpeza e montagem de um 3e. O nível de detalhe, fotos com indicadores claros, complementados por observações para um leigo se orientar está num nível diferente "para melhor" do que existe normalmente.

    Agora, com esta visão clara e desmistificada, vou me aprofundar nos aspectos que são particulares no caso do 3e do meu pai.

    Foi muito útil. Uma introdução impecável. Cabe a mim agora buscar os próximos capítulos que preciso aprofundar, mas agora sei me situar com relação ao conjunto.

    Também farei o mesmo para o carburador H34 da Caravan do meu irmão. Claro, depois de resolver o 3e do meu pai. Não é justo só eu ter um opala reguladinho com uma w446..  Laughing  Laughing  Laughing

    Grande abraço e mais uma vez obrigado!

    Figueiredo

    Descobri que o Tonella fez uma série de vídeos de passo-a-passo sobre o Broxol 2E no canal dele no youtoba. Pode ser de grande ajuda a você, já que é um carburador muito similar ao broxol 3E:
    https://www.youtube.com/watch?v=AKX-Kp3xCH0

    Ops, vou ver isso hoje a noite!
    obrigado pela sugestão.

    Abcs

    wfigueiredo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 14
    Data de inscrição : 21/02/2016

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por wfigueiredo Ter 5 Set - 12:23:29

    Rubão6cc escreveu:
    wfigueiredo escreveu:Para falar tudo sobre um carburador é necessário um livro completo. Não é atoa que os mecânicos especializados em carburadores não costumam fazer outra coisa a não ser isso. É muito extenso e muito variado os tipos de problemas.

    Vou tentar resolver o problema do carburador do opala do meu pai e até hoje só tinha aberto um DFV446 do meu opala. Precisava de uma visão geral, sequenciada e lógica para desmontagem, limpeza e montagem de um 3e. O nível de detalhe, fotos com indicadores claros, complementados por observações para um leigo se orientar está num nível diferente "para melhor" do que existe normalmente.

    Agora, com esta visão clara e desmistificada, vou me aprofundar nos aspectos que são particulares no caso do 3e do meu pai.

    Foi muito útil. Uma introdução impecável. Cabe a mim agora buscar os próximos capítulos que preciso aprofundar, mas agora sei me situar com relação ao conjunto.

    Também farei o mesmo para o carburador H34 da Caravan do meu irmão. Claro, depois de resolver o 3e do meu pai. Não é justo só eu ter um opala reguladinho com uma w446..  Laughing  Laughing  Laughing

    Grande abraço e mais uma vez obrigado!

    Figueiredo

    Pra mexer no H34 do seu irmão:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t42897-manutencao-do-h34-passo-a-passo

    Vai que é tua Taffarel!

    Caramba!!
    Agora tenho dever de casa para fazer a noite.

    Que legal!! bounce

    Obrigado e abraços.

    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Dom 6 maio - 20:28:46

    Srs

    Desculpem a postagem do meu problema aqui, mas não sei aonde conseguir ajuda.
    O carro é uma caravan 91/92 6 cil. gasolina, Carburador 3E todo original . O problema é o seguinte , quando deixo o carro parado 2 dias ou mais, a cuba esvazia totalmente e só se dependurando no arranque pra encher e aí conseguir injetar e ele pegar. Ou então abrir o filtro de ar e injetar gasolina manualmente.
    De um dia pro outro pega normalmente. A gasolina deve começar a desaparecer desde a hora que desligo, deve ser muito pouco porque leva 2 dias pra esvaziar a cuba. Não é o calor do motor porque senão não pegava logo após umas duas horas de desligado.
    Só vejo uma hipotese, a cuba estar com alguma micro fissura. Será ? Alguem pode me ajudar ?
    O carro trabalha redondo, desde que comprei ele a uns 3 anos que faz isso. Essa semana troquei a bomba de gasolina.
    Pra onde vai essa gasolina da cuba ?

    Abs

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Dom 6 maio - 21:12:48

    Sergio Rocha escreveu:Srs

    Desculpem a postagem do meu problema aqui, mas não sei aonde conseguir ajuda.
    O carro é uma caravan 91/92 6 cil.  gasolina, Carburador 3E todo original . O problema é o seguinte , quando deixo o carro parado 2 dias ou mais, a cuba esvazia totalmente e só se dependurando no arranque pra encher e aí conseguir injetar e ele pegar. Ou então abrir o filtro de ar e injetar gasolina manualmente.
    De um dia pro outro pega normalmente. A gasolina deve começar a desaparecer desde a hora que desligo, deve ser muito pouco porque leva 2 dias pra esvaziar a cuba.  Não é o calor do motor porque senão não pegava  logo após umas duas horas de desligado.
    Só vejo uma hipotese, a cuba estar com alguma micro fissura. Será ? Alguem pode me ajudar ?
    O carro trabalha redondo, desde que comprei ele a uns 3 anos que faz isso. Essa semana troquei a bomba de gasolina.
    Pra onde vai essa gasolina da cuba ?

    Abs


    Já inspecionou as laterais do carburador em busca de vazamentos ou indícios de vazamentos? Principalmente no flange da bomba de aceleração e na válvula de máxima? Qual o nível geral de corrosão do carburador? Dependendo, pode ser que haja algum microfuro na cuba. O sistema de cânister ainda está conectado e é funcional?
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Dom 6 maio - 21:30:02

    O canister existe é esta conectado, só não sei se funciona. Amanhã vou retirar o carburador e verificar se tem algum indício de vazamento.

    Abs
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Dom 6 maio - 21:35:45

    Não aparenta corrosão.
    Abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Dom 6 maio - 22:16:47

    Sergio Rocha escreveu:O canister existe é esta conectado, só não sei se funciona. Amanhã vou retirar o carburador e  verificar se tem algum indício de vazamento.

    Abs

    Não precisa retirar o carburador para ver se tem vazamento na valvula de maxima ou bomba de aceleração ou mesmo um furo na cuba que faça vazar combustivel para fora.
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Seg 7 maio - 8:22:26

    Certo, só q estou pensando em fazer uma limpeza geral nele.
    Mas, talvez seja melhor verificar isso mesmo sem retirar.
    Hoje vou mexer nele.

    Abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Seg 7 maio - 8:52:58

    Sergio Rocha escreveu:Certo, só q estou pensando em fazer uma limpeza geral nele.
    Mas, talvez seja melhor verificar isso mesmo sem retirar.
    Hoje vou mexer nele.

    Abs

    Bom, se já está na hora de fazer a limpeza, antes de fazê-la, verifique visualmente os vestígios de vazamentos onde eu falei. Então, parta para a limpeza.
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Seg 7 maio - 11:31:35

    Parece q tem vazamento tanto na válvula de máxima como na bomba de aceleração. Aonde consigo os reparos brosol ?
    Abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Seg 7 maio - 16:27:40

    Sergio Rocha escreveu:Parece q tem vazamento tanto na válvula de máxima como na bomba de aceleração.  Aonde consigo os reparos  brosol ?
    Abs

    Em São Paulo e no mercagadolivre eu sei que consegue. Dá uma diferença monstruosa de qualidade do reparo original para o paralelo.
    Antes de colocar o reparo novo, verifique se há empenamento tanto na tampa da valvula de máxima quanto na da bomba de aceleração. Em alguns casos também pode ocorrer empeno também na superfície onde assentam as tampas. No caso das tampas, se houver empenamento é fácil de aplainar. Mas nas superfícies onde assentam as tampas, caso haja empenamento, é mais prudente mandar aplainar em lugar especializado em carburadores (assim como o empenamento na base do carburador).
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Seg 7 maio - 19:53:23

    Limpeza feita, o vazamento era só na válvula de aceleração. Por dentro dela tem uma pequena corrosão. Por via das dúvidas, passei a tampa e o corpo em uma lixa esticada na bancada
    Infelizmente só achei em lojas o reparo paralelo
    Usei o mínimo dele, reaproveitei o máximo do q pude. Vou encomendar no ML o Brosol e depois troco .
    Aparentemente parou o vazamento. Vamos ver o q acontece.
    Muito obrigado pela ajuda.

    Abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Seg 7 maio - 20:00:03

    Sergio Rocha escreveu:Limpeza  feita, o vazamento era só na válvula de aceleração.  Por dentro dela tem uma pequena corrosão.  Por via das dúvidas,  passei a tampa e o corpo em uma lixa esticada na bancada
    Infelizmente só achei em lojas o reparo paralelo
    Usei o mínimo dele, reaproveitei o máximo do q pude. Vou encomendar no ML o Brosol  e depois troco .
    Aparentemente parou o vazamento. Vamos ver o q acontece.
    Muito obrigado pela ajuda.

    Abs

    Cuidado com o aperto excessivo nas tampas, pois causa empenamento. Muita gente aperta demais exatamente porque 1)comprou a membrana paralela ou 2) a membrana já estava gasta e tentou reaproveitá-la. Então dá um aperto coerente e o treco fica vazando. Dá mais um apertinho e mais outro e mais outro... E no final das contas, quando coloca a peça original da broxol o vazamento continua porque a tampa empenou.
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Seg 7 maio - 21:33:16

    Eu sei, é muito comum empenarem a tampa. Carburador é muito frágil ainda mais velho.
    Eu rodei uns 15 km é até 30 min. Depois de desligado, não tinha mais vazamento. Amanhã vou checar de novo. Com certeza nos próximos 3 ou 4 dias vou fazer isso.

    Abs
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Ter 8 maio - 20:43:00

    A saga continua. Nenhum vazamento aparente, aceleração e máxima sem vazamentos, checando o carburador externamente nada úmido ou molhado de gasolina.
    Depois de exatas 24 hs de desligado o motor, a cuba ficou seca. Pude observar que o desborbulhador estava com o nível bem baixo, e a cuba totalmente seca. |Retirando a tampa do filtro dá para medir o nível da cuba pelo orifício (buraco) que tem na parte de cima do carburador, coloco um " pauzinho" e ele sai seco. Quando está cheia marca mais ou menos uns 4 ou 5 cms.
    Pensei na possibilidade de ser pressão do tanque, mas o respiro da tampa está funcionando. Tem 3 mangueiras ligadas no tanque, acho que devem ser, linha de combustível, retorno e a do canister.
    A noite é difícil de poder fazer alguma coisa, então fiz o seguinte. Deixei o carro trabalhando uns 10 minutos, desliguei e retirei a tampa do tanque, para eliminar possível pressão. Chequei o nível do desborbulhador, totalmente cheio, e o da cuba, com o " pauzinho", tb no nível normal.

    Vamos ver amanhã depos de umas 12 horas.

    |To muito curioso para descobrir pra onde vai a gasolina. Pensando em colocar uma válvula unidirecional na saída da linha do tanque.

    P.S. desculpem o textão
    abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Ter 8 maio - 20:55:14

    Sergio Rocha escreveu:A saga continua. Nenhum vazamento aparente, aceleração e máxima sem vazamentos, checando o carburador externamente nada úmido ou molhado de gasolina.
    Depois de exatas 24 hs de desligado o motor, a cuba ficou seca. Pude observar que o desborbulhador estava com o nível bem baixo, e a cuba totalmente seca. |Retirando a tampa do filtro dá para medir o nível da cuba pelo orifício (buraco) que tem na parte de cima do carburador, coloco um " pauzinho" e ele sai seco. Quando está cheia marca mais ou menos uns 4 ou 5 cms.
    Pensei na possibilidade de ser pressão do tanque, mas o respiro da tampa está funcionando. Tem 3 mangueiras ligadas no tanque, acho que devem ser, linha de combustível, retorno e a do canister.
    A noite é difícil de poder fazer alguma coisa, então fiz o seguinte. Deixei o carro trabalhando uns 10 minutos, desliguei e retirei a tampa do tanque, para eliminar possível pressão. Chequei o nível do desborbulhador, totalmente cheio, e o da cuba, com o " pauzinho", tb no nível normal.

    Vamos ver amanhã depos de umas 12 horas.

    |To muito curioso para descobrir pra onde vai a gasolina. Pensando em colocar uma válvula unidirecional na saída da linha do tanque.

    P.S. desculpem o textão
    abs

    Se você está achando que o tanque de combustível está "succionando" de volta o combustível da cuba, pode descartar isso. Não faz sentido algum. Não há mangueirinha do carburador que pesque o combustível da cuba próxima ao fundo desta.
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Ter 8 maio - 21:07:46

    opala4cc escreveu:
    Sergio Rocha escreveu:A saga continua. Nenhum vazamento aparente, aceleração e máxima sem vazamentos, checando o carburador externamente nada úmido ou molhado de gasolina.
    Depois de exatas 24 hs de desligado o motor, a cuba ficou seca. Pude observar que o desborbulhador estava com o nível bem baixo, e a cuba totalmente seca. |Retirando a tampa do filtro dá para medir o nível da cuba pelo orifício (buraco) que tem na parte de cima do carburador, coloco um " pauzinho" e ele sai seco. Quando está cheia marca mais ou menos uns 4 ou 5 cms.
    Pensei na possibilidade de ser pressão do tanque, mas o respiro da tampa está funcionando. Tem 3 mangueiras ligadas no tanque, acho que devem ser, linha de combustível, retorno e a do canister.
    A noite é difícil de poder fazer alguma coisa, então fiz o seguinte. Deixei o carro trabalhando uns 10 minutos, desliguei e retirei a tampa do tanque, para eliminar possível pressão. Chequei o nível do desborbulhador, totalmente cheio, e o da cuba, com o " pauzinho", tb no nível normal.

    Vamos ver amanhã depos de umas 12 horas.

    |To muito curioso para descobrir pra onde vai a gasolina. Pensando em colocar uma válvula unidirecional na saída da linha do tanque.

    P.S. desculpem o textão
    abs

    Se você está achando que o tanque de combustível está "succionando" de volta o combustível da cuba, pode descartar isso. Não faz sentido algum. Não há mangueirinha do carburador que pesque o combustível da cuba próxima ao fundo desta.

    Tb acho " impossível", mas o desborbulhador com o nível baixo, me chamou atenção. Teoricamente a bomba não deixa gasolina voltar. Por quer o desborbulhador baixa o nível ? Cadê a gasolina da cuba ? Pra fora do carburador não vaza. Só pode vazar pro coletor. Mas como? Qual defeito ? Muitas perguntas que me deixam maluco.

    abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Ter 8 maio - 21:25:02

    Sergio Rocha escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Se você está achando que o tanque de combustível está "succionando" de volta o combustível da cuba, pode descartar isso. Não faz sentido algum. Não há mangueirinha do carburador que pesque o combustível da cuba próxima ao fundo desta.

    Tb acho " impossível", mas o desborbulhador com o nível baixo, me chamou atenção. Teoricamente a bomba não deixa gasolina voltar. Por quer o desborbulhador baixa o nível ? Cadê a gasolina da cuba ? Pra fora do carburador não vaza. Só pode vazar pro coletor. Mas como? Qual defeito ? Muitas perguntas que me deixam maluco.

    abs

    Só pra gente conferir: o tubinho mais baixo do desbagulhador é a saída de combustível para a cuba do carburador. É responsável pelo enchimento da cuba. O tubinho intermediário é a entrada de combustível no desbagulhador, vindo da bomba. O tubinho mais de cima é retorno para o tanque. Está correto no seu carro?
    Eu não acho que haja problema aí, pois se houvesse daria problema no nível da cuba e, por conseguinte, muito provavelmente faria o carro engasgar em situações de maior consumo de combustível. O mesmo serve par ao nível muito baixo da bóia.
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Ter 8 maio - 21:29:59

    Exatamente isso. Inclusive troquei o desbortbulhador para poder ver o nível. O velho estava muito amarelado. Tb existe a hipótese do desborbulhador esvaziar logo devido ao calor do motor, ele " ferveria" o combustível e o retorno faria ele baixar o nível.
    Posso tentar bloquear o retorno.

    abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Ter 8 maio - 21:37:17

    Sergio Rocha escreveu:Exatamente isso. Inclusive troquei o desbortbulhador para poder ver o nível. O velho estava muito amarelado. Tb existe a hipótese do desborbulhador esvaziar logo devido ao calor do motor, ele " ferveria" o combustível e o retorno faria ele baixar o nível.
    Posso tentar bloquear o retorno.

    abs

    Não. Não bloqueie o retorno de forma nenhuma! Este raciocínio não procede.
    Você tem certeza de que não há furos ou rachaduras na carcaça do broxol 3E? O seu 3E é niquelado? Há corrosão no fundo da cuba?
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Ter 8 maio - 21:50:36

    Tenho certeza de que não vaza nada pra fora. Ele tem muito pouca corrosão na cuba. Não é niquelado, parece ser o original do carro.

    Como pode baixar o desborbulhador ? Só se a bomba deixa voltar pro tanque.

    Fui agora no carro, tem uma hora que desliguei. O desborbulhador baixou o nível para a altura da entrada de combustível. A cuba baixou meio centímetro. O carro agora está morno.

    Olhando e passando a mão por fora dele não aparece nada de gasolina.
    A alimentação da lenta dele é  embaixo , no pé ? Fica escondida quando se olha por cima ? Pode ser por aí.
    A lenta dele é elétrica, se der defeito ou se ficar ligada com o motor desligado será q poderia deixar a gasolina pingar pra dentro do coletor ?

    Desculpe tantas perguntas.

    abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Ter 8 maio - 22:12:45

    Sergio Rocha escreveu:Tenho certeza de que não vaza nada pra fora. Ele tem muito pouca corrosão na cuba. Não é niquelado, parece ser o original do carro.

    Como pode baixar o desborbulhador ? Só se a bomba deixa voltar pro tanque.

    Fui agora no carro, tem uma hora que desliguei. O desborbulhador baixou o nível para a altura da entrada de combustível. A cuba baixou meio centímetro. O carro agora está morno.

    Olhando e passando a mão por fora dele não aparece nada de gasolina.
    A alimentação da lenta dele é  embaixo , no pé ? Fica escondida quando se olha por cima ? Pode ser por aí.
    abs

    O desborbulhador pode baixar até o nível da mangueirinha intermediária, que é a de alimentação que vem da bomba. Abaixo disso, tem algo errado.
    Acho virtualmente impossível que o sumiço de combustível advenha do circuito de marcha-lenta. O broxol 3E alimenta a marcha-lenta através do calibre da marcha lenta, que fica em cima da cuba, na tampa. Dentro deste calibre, o combustível para a marcha-lenta é emulsionado pelo vácuo do motor, passa por um canal controlado por uma eletroválvula, pelo parafuso de regulagem e vai para o venturi.
    Para você ter uma ideia, quando você desliga o motor, tira a cobertura do filtro de ar, desaparafusa o carburador do coletor de admissão e desliga TODAS as mangueirinhas dele, você pode puxá-lo para fora do carro com a cuba completamente cheia de combustível que ele não escorrerá para fora da cuba, a não ser que você incline deliberadamente o carburador. Na verdade, para esvaziar a cuba antes de retirar o carburador, seria necessário desligar a alimentação de combustível da cuba e dar partida ao motor, deixando-o funcionar até a pane seca. Evidentemente que você pode também desaparafusar a tampa do carburador e tirar o combustível com uma seringa. Mas o que quero dizer é que o combustível da cuba lá fica até mesmo quando o carburador é retirado do carro.
    Uma alternativa que pode denunciar um vazamento é colocar algum combustível aditivado. Eu não sei se as distribuidoras ainda colocam, mas até um tempo atrás, elas colocavam um corante na gasolina aditivada para discerni-la da gasolina comum. A gasolina com corante deixa marcas coloridas por onde vaza.
    Coloque fotos claras e nítidas das laterais do carburador pra gente ver.
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Qua 9 maio - 9:21:24

    Desculpe a demora. Acabei de mexer de novo. Cuba vazia.
    Não encontrei indícios de vazamento, esta com gasolina aditivada. Não consegui mandar fotos . Se me permitir mando por zap (21)992964426. Se me adicionar eu mando.
    Pelo q entendi o sistema da lenta tem uma válvula de controle. Se esta válvula travar não pode gotejar gasolina pra dentro do coletor ? Existe alguma esfera dentro do circuito q tb pode travar é fazer o mesmo ?
    Bom, tirei o calibre de lenta a marcha lenta elétrica e injetei desengripante no lugar. Pulverisou pelo Venturi . Normal ?

    Te agradeço a paciência e a ajuda.

    Abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Qua 9 maio - 10:09:26

    Sergio Rocha escreveu:Desculpe a demora. Acabei de mexer de novo. Cuba vazia.
    Não encontrei indícios de vazamento, esta com gasolina aditivada. Não consegui mandar fotos . Se me permitir mando por zap (21)992964426. Se me adicionar eu mando.
    Pelo q entendi o sistema da lenta tem uma válvula de controle. Se esta válvula travar não pode gotejar gasolina pra dentro do coletor ? Existe alguma esfera dentro do circuito q tb pode travar é fazer o mesmo ?
    Bom, tirei o calibre de lenta a marcha lenta elétrica e injetei  desengripante no lugar. Pulverisou pelo Venturi . Normal ?

    Te agradeço a paciência e a ajuda.

    Abs

    Não tem problema. Estamos aí para ajudar.
    Eu não tenho whatsapp.
    Se a eletroválvula travasse, seu carro não teria marcha-lenta durante o funcionamento. Você saberia imediatamente. E o travamento da válvula não provocaria gotejamento para dentro do coletor esvaziando a cuba, já que esse circuito precisa do vácuo do funcionamento do motor para ser alimentado através da calibre.
    Conforme eu já mencionei, mesmo durante a remoção do carburador, a cuba permanece cheia. Logo, não há furos no carburador que permitam a saída do combustível do carburador por gravidade, a não ser pela válvula de máxima ou a bomba de aceleração.
    É normal pulverizar pelo venturi, já que, conforme eu também já mencionei, o circuito da marcha-lenta termina no venturi.
    Estou ficando sem opções sobre o motivo do esvaziamento da cuba...
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Qua 9 maio - 10:21:30

    Pois é tipo do defeito enjoado. Agora a tarde vou levar o carro para um mecanico ver. Esse mecanico eu conheço a muitos anos, somos amigos fora do profissional. Ele tem um bom conhecimento de 3E.
    Vou pedir pra ele olhar e ver se acha algum vazamento externo. Estou quase tirando o carburador e deixando ele em cima da bancada, com um papel toalha pra ver se pinga alguma coisa.
    Já estou pesquisando preço de 3E Brosol novo. kkkkk
    Mais tarde coloco aki o resultado do mecanico.

    abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Qua 9 maio - 11:49:00

    Sergio Rocha escreveu:Pois é tipo do defeito enjoado. Agora a tarde vou levar o carro para um mecanico ver. Esse mecanico eu conheço a muitos anos, somos amigos fora do profissional. Ele tem um bom conhecimento de 3E.
    Vou pedir pra ele olhar e ver se acha algum vazamento externo. Estou quase tirando o carburador e deixando ele em cima da bancada, com um papel toalha pra ver se pinga alguma coisa.
    Já estou pesquisando preço de 3E  Brosol novo. kkkkk
    Mais tarde coloco aki o resultado do mecanico.

    abs

    Ok. Mas é cedo para pesquisar um 3E novo, rsrsrsrs...
    Se tirar o carburador para colocar na bancada com um papel toalha embaixo, tem de ser a quente, logo depois de desligar o motor (até não achei a ideia ruim, não). Vai ter de usar luvas de mecânico. Porém, é capaz de a gasolina evaporar mesmo de um dia para o outro, já que a taxa de evaporação é alta. Dentro do cofre do motor, o carburador tem sua parte de cima coberta pelo filtro de ar, restringindo bastante a evaporação do combustível da cuba.
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Qua 9 maio - 14:04:08

    Bom, antes vazava na válvula de aceleração. Agora, eu mesmo descobri, foi chegar na oficina abrir capô tirar filtro é sei de cara com o vazamento na válvula de máxima. Esse vazamento fui eu q criei. Antes não vazava. Junta nova e vazando. O mecânico vai fazer outra junta e vamos colocar.

    Espero q seja isso. Engraçado q não aparecia antes é agora chega pingar.
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Qua 9 maio - 15:47:54

    Tudo montado e sem vazamentos.
    Amanhã vamos ver.
    Abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Qua 9 maio - 18:07:45

    Sergio Rocha escreveu:Tudo montado e sem vazamentos.
    Amanhã vamos ver.
    Abs

    Experiência própria: as membranas tanto da válvula de máxima quanto da bomba de aceleração tem de ser originais solex-broxol. As paralelas exigem muita perícia/feeling no aperto dos parafusos, bem como superfícies livres de empenamento. Caso contrário, dá vazamento e não há santo que faça parar. Tem mecânico experiente que bota as membranas paralelas e depois fica apanhando com vazamento.
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Qua 9 maio - 18:29:33

    Pois é, o kit q comprei é igual ao q vc usou no tutorial. Tenho alguma experiência com isso, e só uso paralelo em último caso. Como agora fizemos uma junta nova, a do kit os furos não batem exatamente com a peça, essa junta é um pouco mais grossa q a do kit. Infelizmente troquei sem estar vazando. Devia ter deixado quieto. Vamos ver o q acontece. Se vazar eu compro o kit original.

    Amanhã já vou poder checar é ver o q está acontecendo. No dia q troquei não vazou, só no dia seguinte.
    Abs
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Qui 10 maio - 10:17:54

    Finalmente problema resolvido. Sem vazamentos. Aproveitei e troquei todas as mangueiras de combustível.
    Abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Qui 10 maio - 13:15:16

    Sergio Rocha escreveu:Pois é,  o kit q comprei é  igual ao q vc usou no tutorial. Tenho alguma experiência com isso, e  só uso paralelo em último caso. Como agora fizemos uma junta nova, a do kit os furos não batem exatamente com a peça, essa junta é um pouco mais grossa q a do kit. Infelizmente troquei sem estar vazando. Devia ter deixado quieto. Vamos ver o q acontece. Se vazar eu compro o kit original.

    Amanhã já vou poder checar é ver o q está acontecendo. No dia q troquei não vazou, só no dia seguinte.
    Abs

    Não é essa a política de limpeza do carburador. Se precisa de limpeza, tem de desmontar mesmo que não haja vazamentos. Adiar ou deixar de limpar locais como a válvula de máxima ou a bomba de aceleração na ocasião da limpeza periódica do carburador por medo de acarretar vazamentos, vai provocar corrosão acelerada no local e/ou emperramentos/entupimentos no futuro.
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Qui 10 maio - 16:49:55

    Só q ter mexido no q não estava vazando, foi bobagem porque eu não tinha o kit original. Era melhor ter consertado o vazamento, emergencialmente com o kit paralelo, e aguardado o Original chegar para aí fazer o trabalho correto.
    Agora estou esperando chegar o Original, para daqui uns 6 meses fazer tudo de novo. Igual as mangueiras, ou usar Gates ou trocar todo ano.

    Abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Qui 10 maio - 17:35:56

    Sergio Rocha escreveu:Só q ter mexido no q não estava vazando, foi bobagem porque eu não tinha o kit original. Era melhor ter consertado o vazamento, emergencialmente com o kit paralelo, e aguardado o Original chegar para aí fazer o trabalho correto.
    Agora estou esperando chegar o Original, para daqui uns 6 meses fazer tudo de novo. Igual as mangueiras, ou usar Gates ou trocar todo ano.

    Abs

    E parou de sumir gasolina da cuba?
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Qui 10 maio - 17:46:10

    De ontem pra hoje parou. Vamos ver quanto tempo vai durar o kit paralelo.
    Foi a primeira vez q mexi nesse carburador, nunca tinha desmontado um 3E. Como tem manguerinha. Saudades dos solex 30, 32, dos fuscas. Tempo de "garoto" q o divertimento era limpar com creolina e pincel. Queimava a mão toda, mas ficava clarinho.Kkkkk
    Abs
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Qui 10 maio - 17:53:14

    Meu objetivo era descobrir é consertar o vazamento. Acabei tirando abrindo é dando uma limpeza meia boca. Nem chequei gigles e cia. Na próxima faço completo.
    O carro é muito novo, apesar dos 26 anos só tem 75.000 km.
    Parece q teve 4 donos. O primeiro q usava normalmente o segundo q deixou guardado, o terceiro q rodou uns 5
    000 km em 3 ou 4 anos e eu q rodei 1.500 em 2 anos. Quando comprei troquei os 4 pneus michelin q estavam podres.Agora q ele realmente vai voltar a rodar . Deve rodar uns 300 a 500km por mês.
    Abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Sex 11 maio - 0:42:23

    Sergio Rocha escreveu:De ontem pra hoje parou. Vamos ver quanto tempo vai durar o kit paralelo.
    Foi a primeira vez q mexi nesse carburador, nunca tinha desmontado um 3E. Como tem manguerinha. Saudades dos solex 30, 32, dos fuscas. Tempo de "garoto" q o divertimento era limpar com creolina e pincel. Queimava a mão toda, mas ficava clarinho.Kkkkk
    Abs

    Mas ainda é possível deixar o carburador brilhando como novo. A limpeza com pincel e gasolina é eficiente e mais barata, mas você pode usar o descarbonizante e o abrilhantador (bagulho sinistro). Porém, para o descarbonizante, vai ter de usar luvas mesmo, porque ele queima e descasca a pele.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Sex 11 maio - 0:47:10

    Sergio Rocha escreveu:Meu objetivo era descobrir é consertar o vazamento. Acabei tirando abrindo é dando uma limpeza meia boca. Nem chequei gigles e cia. Na próxima faço completo.
    O carro é muito novo, apesar dos 26 anos só tem 75.000 km.
    Parece q teve 4 donos. O primeiro q usava normalmente o segundo q deixou guardado, o terceiro q rodou uns 5
    000 km em 3 ou 4 anos e eu q rodei 1.500 em 2 anos. Quando comprei troquei os 4 pneus michelin q estavam podres.Agora q ele realmente vai voltar a rodar . Deve rodar uns 300 a 500km por mês.
    Abs

    Então desistiu de vendê-la, não?
    Sergio Rocha
    Sergio Rocha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 145
    Localização : Niterói
    Modelo do carro : Caravan 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/09/2015

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Sergio Rocha Sex 11 maio - 8:00:42

    Desisti. O coração não deixou. Estou revisando ela e rodando de novo.

    Experimenta limpar com creolina, q vc vai ficar impressionado. Use luvas porque queima pra kct.Limpa e não ataca o material do carburador.
    Abs
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Sex 11 maio - 14:14:03

    Sergio Rocha escreveu:Desisti. O coração não deixou. Estou revisando ela e rodando de novo.

    Experimenta limpar com creolina, q vc vai ficar impressionado. Use luvas porque queima pra kct.Limpa e não ataca o material do carburador.
    Abs

    Eu nunca experimentei creolina, mas como estou satisfeito com o descarbonizante, por enquanto com ele ficarei.
    Gylson Marcos Munuera
    Gylson Marcos Munuera
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Localização : Rio Verde g.o
    Data de inscrição : 22/08/2020

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Gylson Marcos Munuera Seg 27 Dez - 15:12:39

    Véi de Deus.....quanto capricho nas informações, perfeito, me ajudou demais ....... Parabéns !!!!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Ter 28 Dez - 3:56:33

    Gylson Marcos Munuera escreveu:Véi de Deus.....quanto capricho nas informações, perfeito, me ajudou demais ....... Parabéns !!!!!

    Que bom que lhe ajudou!
    Tem no youtube um vídeo de treinamento da vw ensinando a mesma coisa, só que para o broxol 2E. Mas o procedimento é praticamente o mesmo.
    OKK
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Gerald Ter 28 Dez - 6:31:47

    Gylson Marcos Munuera escreveu:Véi de Deus.....quanto capricho nas informações, perfeito, me ajudou demais ....... Parabéns !!!!!

    Elogios merecidos. O tópico realmente é muito bom! Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 122938
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Ter 28 Dez - 7:28:23

    Gerald escreveu:
    Gylson Marcos Munuera escreveu:Véi de Deus.....quanto capricho nas informações, perfeito, me ajudou demais ....... Parabéns !!!!!

    Elogios merecidos. O tópico realmente é muito bom! Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 122938
    OKK
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7199
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por opala4cc Ter 28 Dez - 7:30:40

    Vídeo de limpeza do carburador Broxol 2E7 da VW:

    Recomendo porque tem algumas explicações de regulagem de dispositivos acessórios do 2E7 que são comuns com o 3E.

    Gylson Marcos Munuera gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E - Página 3 Empty Re: Limpeza do carburador Solex-Brosol 3E

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 29 Abr - 11:51:11