Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Problemas com o comando de valvula
Hoje à(s) 10:35:03 por Pedrão B.

» Instalação das Travas Elétricas no Opala 4 portas
Hoje à(s) 9:48:56 por Bruno Catrambi

» Repintando um Opala.
Hoje à(s) 9:45:00 por Black

» Comodoro SL/E 89 4.1/S
Hoje à(s) 9:20:21 por Glaucio Missioneiro

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 9:19:56 por opala4cc

» comando omega 6mil rpm
Hoje à(s) 8:05:56 por leonardo opaleiro

» Opala Drift ?
Hoje à(s) 7:34:31 por Shadow90

» restauracao
Hoje à(s) 7:09:15 por Marcelo SS

» [Duvida] Suporte "bojo" farol Opala 73
Hoje à(s) 6:32:28 por oXLS

Quem está conectado

73 usuários online :: 8 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 65 Visitantes :: 2 Motores de busca

Black, Caravan88, diplomata1985, FF Rodrigues, Guilherme Leão, Igor Frota, opala4cc, silvamsa


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7868)
 
100 (7771)
 

Restauração do Gran-Luxo 74 - Última Etapa (Ar Condicionado)

Compartilhe

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Restauração do Gran-Luxo 74 - Última Etapa (Ar Condicionado)

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 1 Out - 13:43:05

Prezados,
a restauração do nosso carro entra no capítulo final.
Neste final de semana o carro encontra-se em um oficina especializada em Ar Condicionado, passando por teste de estanqueidade.
Se aprovado (sem vazamentos), na 2ª cedo (SDQ) o sistema será abastecido com gás, e daremos por encerrada restauração "dessa brinquedo".

A ideia de instalação surgiu durante uma conversa com um Opaleiro de Goiania-GO, que falava sobre a beleza das antigas Caixas Evaporadoras.
Resolvemos fazer uma pesquisa, e acabamos adquirindo uma Caixa do colega CAE de Curitiba-PR, e partimos para a montagem do kit.

Um Mecânico de nossa inteira confiança aceitou o desafio, e passamos a pesquisar e adquirir as peças ótimas para o projeto.
Várias adaptações foram necessárias, algumas realmente complexas, e acho que vamos alcançar o objetivo.

Anexo alguns links de videos, para que o colega possa ter uma ideia do que conseguimos:


1) Alternador de 120 aH do Astra no lugar do original:

https://www.youtube.com/watch?v=gp3yA_FfNMw


2) Caixa Evaporadora logo após a restauração do sistema elétrica:

https://www.youtube.com/watch?v=a6KrobR36hM


3) Teste comunicação Caixa Evaporadora & Compressor:

https://youtu.be/lyhB55Z_mVU


4) Teste do Pressostato da Caixa Evaporadora;

https://youtu.be/t1NgbTZkF7k


5) Esse é o resultado final da montagem, embora o sistema ainda não esteja carregado com o gás:

https://youtu.be/1BrKBROwHJQ


Na semana que vem postarei informação sobre o resultado final.

Abraços

Alexandre

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7868
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração do Gran-Luxo 74 - Última Etapa (Ar Condicionado)

Mensagem por Rubão6cc em Sab 1 Out - 20:42:12

Muito bom Alexandre, vi todos os vídeos! Serviço caprichado no ar condicionado!
Só uma dúvida...haviam retirado o ar condicionado original do seu Opala?


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Re: Restauração do Gran-Luxo 74 - Última Etapa (Ar Condicionado)

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 1 Out - 21:39:27

Rubão6cc escreveu:Muito bom Alexandre, vi todos os vídeos! Serviço caprichado no ar condicionado!
Só uma dúvida...haviam retirado o ar condicionado original do seu Opala?

Olá Rubão,
sim, por volta de 1976 nós instalamos um aparelho da época (era de um Comodoro 75), que nunca funcionou direito (não segurava o gás).
Em 1994 retirei o aparelho, e acredite... descartei para o Lixeiro levar.

Então, o carro já tinha Polia Dupla no Girabrequim, mas foi necessário adaptar este presente.
A instalação foi demorada mas caprichada, pois esse Mecânico é muito detalhista.
Os videos foram feitos por ele, uma vez que eu trabalho fora de SP e tenho acompanhado à distância.

Em tempo,
recebi os adesivos, sendo que uma parte deles distribui para colegas em Goiás.

Forte abraço

Alexandre


Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7868
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Restauração do Gran-Luxo 74 - Última Etapa (Ar Condicionado)

Mensagem por Rubão6cc em Sab 1 Out - 22:49:13

ALEXANDRE BEGALLI escreveu:

Em tempo,
recebi os adesivos, sendo que uma parte deles distribui para colegas em Goiás.

Forte abraço

Alexandre


Opa, fico feliz Alexandre OKK


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3675
Idade : 56
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 4cc , melhorado.......
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: Restauração do Gran-Luxo 74 - Última Etapa (Ar Condicionado)

Mensagem por tcheco 8687 em Sab 1 Out - 23:12:17

ar e sempre um desafio o meu esta embaixo da pia esperando renascer.
quem sabe em 2017.
acompanhando sua instalação.

Hammer Fall
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 727
Idade : 28
Localização : Paraná
Modelo do carro : Opala Luxo 1974
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 11/09/2011

Re: Restauração do Gran-Luxo 74 - Última Etapa (Ar Condicionado)

Mensagem por Hammer Fall em Seg 3 Out - 17:29:53

ALEXANDRE BEGALLI, desculpa a pergunta, mas como você fixou a caixa evaporadora? seria possível me mandar umas fotos, estou contando ar condicionado do meu opala e a caixa evaporadora é do Dodge, e funciona tudo hehe, mas não sei como fixar em baixo do painel.

Obrigado

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Re: Restauração do Gran-Luxo 74 - Última Etapa (Ar Condicionado)

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Seg 10 Out - 16:32:29

Hammer Fall escreveu:ALEXANDRE BEGALLI, desculpa a pergunta, mas como você fixou a caixa evaporadora? seria possível me mandar umas fotos, estou contando ar condicionado do meu opala e a caixa evaporadora é do Dodge, e funciona tudo hehe, mas não sei como fixar em baixo do painel.

Obrigado

Olá Hammer.
Na realidade as duas Caixas (Dodge e Opala) são bastante parecidas, sendo que a do Dodge serve também no Opala (a do Opala é exclusiva).
A diferença entre ambas é que na caixa do Dodge há uma interface entre o conjunto da Caixa Forçada (Motor, Rotores e Caracóis) e a parte traseira da Caixa Evaporadora, que altera o angulo e projeta o conjunto para baixo, o que permite a fixação da caixa na base do Painel de Instrumentos do Dodge.
A do Opala não requer a interface, sendo que o conjunto traseiro é parafusado diretamente no corpo da Caixa Evaporadora.
Todavia, há mais espaço entre a Base do Painel de Instrumentos e o Painel de Fogo do Opala, logo as duas caixas podem ser fixadas.
Na parte dianteira a diferença entre as duas está na quantidade de aletas (3 no Opala e 4 no Dodge) no Painel Frontal da Caixa. O Evaporador é exatamente o mesmo, assim como Motor, Rotores, Válvula de Expansão, Potenciômetros, etc.
O Evaporador segura a Caixa, assim como o Conjunto de Ventilação Forçada.
O conjunto todo é fixado à base do Painel de Instrumentos, quer seja do Dodge ou do Opala, através de 2 Suportes Principais e mandatórios, mais um terceiro que fixaria a extremidade esquerda da Caixa.
Abaixo o anúncio do Fabio do RS, que fornece esses Suportes no Mercadolivre.
Acabei montando a Caixa com suporte remoto desse cara (é um estudioso e fanático por esse tipo de equipamento).
Se houve necessidade posso até fazer um fotolog com os passos da fixação:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799123672-suporte-evaporador-eaton-ar-condicionado-dodge-galaxie-opala-_JM

Forte abraço

Alexandre

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Re: Restauração do Gran-Luxo 74 - Última Etapa (Ar Condicionado)

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Seg 10 Out - 16:45:04

Finalização do Projeto.
Efetuamos a limpeza do sistema, inclusive com aplicação de nitrogênio.
O carro ficou com o sistema pressurizado do dia 3 ao dia 5, e não apresentou vazamento.
A partir desse teste fizemos a aplicação de gás, quando tivemos uma surpresa desagradável:
A tubulação esfriava da Válvula de Expansão para traz, mas não no interior do carro.
Partimos então para substituir a Válvula de Expansão, e a coisa funcionou.
Aparentemente o sistema está super dimensionado, e aposto que o Compressor de 7 pistões que eu adquiri é deveras potente para o volume da cabine do carro.
Houve vazamento de água internamente, e análise mostrou que a Caixa Evaporadora estava fora de nível.
Uma vez ajustada, a água passou a escoar toda pelo Dreno.
Revestimos as mangueiras na parte interna com Borracha adesiva, mas não está funcionando.
Quando em operação o sistema forma condensação na parte externa dessas mangueiras, e experimentamos alguma precipitação de água no tapete (pouca mas tem).
Vamos substituir essa borracha por isolante específico para tubulações de ar condicionado doméstico.

No próximo final de semana eu faço os últimos ajustes, e posto fotos com as informações complementares.

Abraço

Alexandre

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Feedback após instalação do equipamento de Ar Condicionado

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 20 Nov - 8:48:46

Caros,
o sistema está operando muito bem.
O Compressor de 7 Pistões e 8 Orelhas trabalha muito bem com a Caixa Evaporadora (original da época) restaurada, da marca Eaton.
O único efeito indesejável é a forte condensação de água nos Tubos/ Mangueiras internas, provocada pela diferença muito grande de temperatura entre o ambiente e o gás que circula no interior do Evaporador.
Além disso, a parte inferior traseira do corpo da Caixa Evaporadora, mesmo sendo em Fibra, também transpira, sendo então precipitado um pouco de água para o assoalho dianteiro.
A solução para isto foi o encapamento dos Tubos e Mangueiras com revestimento térmico (esses combinados com isolante/ folha de alumínio, que se usa em unidades externas de ar condicionado predial) e colagem na parte traseira da Caixa Evaporadora, nas áreas que apresentou condensação externa.
Fora isto, só alegria.
Em tempo: o motor não apresenta qualquer tipo de sinal, por exemplo, uma queda e/ ou correção de marcha lenta, uma vez o Compressor do Ar Condicionado atuado.
Tem potência de sobra ali

Forte abraço

Alexandre

Conteúdo patrocinado

Re: Restauração do Gran-Luxo 74 - Última Etapa (Ar Condicionado)

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:04:31


    Data/hora atual: Ter 6 Dez - 11:04:31