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Projeto Caravela Frankenstein

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Marcelo Saraiva
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Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por Marcelo Saraiva em Dom 16 Out - 9:59:20

Amigos preciso de toda ajuda possível c/ meu projeto, minha caravan hj é simples c/ mecânica 4cc. Será um carro de fds p/ viajens de curta a longas distâncias por isso preciso de um projeto c/ relação longa p/ Estrada (tenho um 3.07 em vista) como já disse o amigo Rubão 6cc o projeto contará c/ um 6cc - ar condicionado - direção hidráulica etc.
Perguntas:
1- Qual a melhor relação p/ estrada pois ñ quero um carro amarrado e gastao aos 120km/h, tendo em vista q sou apaixonado por câmbio na coluna mec e aut porém ñ sei se a relação final será de meu agrado, caso ñ seja pensei na facada do 5m ou aut do 92 e até os mec ou aut da blazer.
2- Preciso de potência apenas p/ arrancadas, ultrapassagens etc, costumo andar tranquilo na direita, claro q uns 300cv será bem vindo kkk. Aos experientes qual a diferença de um cabeçote do opala ao do ômega visando menos de 300cv, pergunto em relação custo / benefício de preparação, consumo etc... injeção, quadrijet 600...
3- Como melhorar a estrutura, ñ quero apelar ao SA pois ñ pretendo abusar tanto, já li uns posts onde o amigo Bandit deu algumas dicas de como reforçar a longarina etc porém ñ consegui visualizar nenhuma foto, qual seria o custo de um SA funcional?
4- Um sistema de freio eficiente, o original dá conta d parar o trem ou vcs recomendam algum kit + confiavel.
Pretendo usar aro 15 e na frente ao menos um 205/60/15.
Ela será preta c/ interior preto.

Por enquanto estou comprando pçs novas originais como setas, lanternas etc pois trabalho como azulejista / eletricista e c/ a ajuda de Deus consegui 100% do fies e estou na metade do curso de Eng. Civil, preciso da ajuda de vcs c/ suas experiências p/ continuar comprando as pçs sem margem p/ erros kkk. Pretendo ter as pçs do projeto na mão em até 18 meses p/ o começo da restauração pois até me formar a vida tá dura kkk.
Desde já agradeço aos amigos que puderem acrescentar no meu projeto.
Caso tenham imagens ou links ou vídeos que ajudem nas dúvidas como das longarina serei grato.
Deus abençoe a todos ! ! !

LucasPiologo
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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por LucasPiologo em Seg 17 Out - 7:56:16

Eu uso cambio 4M ré pra frente e dif 2.73, dfv 446 alcool, 6x2 de inox, e não acho meu carro ruim de arrancada e nem de retomada, pelo contrário acho é muito esperto, mas nunca dirigi opala com dif curto !!

Na estrada eu ando a 90 com a rotação em 2mil RPM, e 130 a quase 3mil RPM, isso com 4M.

Só posso te ajudar com essas informações amigo, boa sorte na empreitada !

Marcelo Saraiva
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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por Marcelo Saraiva em Seg 17 Out - 8:01:31

Toda informação é válida p/ sabermos os diferentes comportamentos das diferentes configurações.
Obrigado pela força ! ! !

Black
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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por Black em Seg 17 Out - 8:41:14

Marcelo Saraiva escreveu:
1- Qual a melhor relação p/ estrada pois ñ quero um carro amarrado e gastao aos 120km/h, tendo em vista q sou apaixonado por câmbio na coluna mec e aut porém ñ sei se a relação final será de meu agrado, caso ñ seja pensei na facada do 5m ou aut do 92 e até os mec ou aut da blazer.
2- Preciso de potência apenas p/ arrancadas, ultrapassagens etc, costumo andar tranquilo na direita, claro q uns 300cv será bem vindo kkk. Aos experientes qual a diferença de um cabeçote do opala ao do ômega visando menos de 300cv, pergunto em relação custo / benefício de preparação, consumo etc... injeção, quadrijet 600...


Amigo seja bem vindo, e Parabéns por querer colocar a Caravan na estrada, o meu Diplo também estou restaurando para poder fazer Viagens com ele..

Porém potência e que não seja Gastão como você disse vai ser difícil, claro que o que é gastão pra mim pode não ser pra você..

meu cambio 4 marchas da conta tranquilo em 120 km/h (giro baixo), quando chega a 150,160 km/h vejo que 5º marcha seria ótimo...

Uma opção é colocar o cambio 5 marchas com 2,73 e pra deixar mais esperto uma quadrijet ou a W40,44..



Marcelo Saraiva
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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por Marcelo Saraiva em Seg 17 Out - 8:56:28

Econômico q digo seria fazer acima d 5km/l na estrada rodando abaixo de 120km/l no álcool pois pretendo ter ar condicionado e então gostaria de potência acima dos 200cv.
Obrigado pela sua colaboração ! ! !

LucasPiologo
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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por LucasPiologo em Seg 17 Out - 9:00:10

quando fui pra campos do jordão que é uma distância de 150km da minha casa, eu fui em uma velocidade acima de 130, e média foi 5,7km/L isso no álcool foram 26L de alcool nessa brincadeira, creio que abaixo de 120 faça tranquilo acima de 5km/L.

Black
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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por Black em Seg 17 Out - 9:06:02

LucasPiologo escreveu:quando fui pra campos do jordão que é uma distância de 150km da minha casa, eu fui em uma velocidade acima de 130, e média foi 5,7km/L isso no álcool foram 26L de alcool nessa brincadeira, creio que abaixo de 120 faça tranquilo acima de 5km/L.

Lucas seu carro tem alguma alteração de performance (comando, cabeçote,pistão) e qual carburador você usa?

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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por LucasPiologo em Seg 17 Out - 9:07:37

Black escreveu:
LucasPiologo escreveu:quando fui pra campos do jordão que é uma distância de 150km da minha casa, eu fui em uma velocidade acima de 130, e média foi 5,7km/L isso no álcool foram 26L de alcool nessa brincadeira, creio que abaixo de 120 faça tranquilo acima de 5km/L.

Lucas seu carro tem alguma alteração de performance (comando, cabeçote,pistão) e qual carburador você usa?

Eu uso cambio 4M ré pra frente e dif 2.73, dfv 446 alcool, 6x2 de inox, no motor é td original !

Black
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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por Black em Seg 17 Out - 9:18:40

LucasPiologo escreveu:
Black escreveu:

Lucas seu carro tem alguma alteração de performance (comando, cabeçote,pistão) e qual carburador você usa?

Eu uso cambio 4M ré pra frente e dif 2.73, dfv 446 alcool, 6x2 de inox, no motor é td original !

Desculpe a falta de atenção na 1º mensagem você já tinha informado heheh

Ae eu até entendo os 5,7km/L , mas 5 km/L com um motor entre 200 e 300 CV, pessoal que já tem essa cavalaria e já viajou podia me tirar a duvida..

Pq se for real eu vou fazer o mesmo hehe

LucasPiologo
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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por LucasPiologo em Seg 17 Out - 9:20:36

Black escreveu:
LucasPiologo escreveu:

Eu uso cambio 4M ré pra frente e dif 2.73, dfv 446 alcool, 6x2 de inox, no motor é td original !

Desculpe a falta de atenção na 1º mensagem você já tinha informado heheh

Ae eu até entendo os 5,7km/L , mas 5 km/L com um motor entre 200 e 300 CV, pessoal que já tem essa cavalaria e já viajou podia me tirar a duvida..

Pq se for real eu vou fazer o mesmo hehe

A eu vacilei o cara falou de preparação, com o motor preparado duvido que seja "economico" igual o original, se é que da pra chamar opala de econômico heheheheheheheh!

O meu carro é tudo original, até velas e cabos de velas, bobinas, td original msm, só tem a 446 e o 6x2 hheeheheheh !

Black
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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por Black em Seg 17 Out - 9:33:04

Pior que imaginei mesmo que você não tinha percebido hehe

Marcelo

DFV 446 não permite preparações superiores a 200CV
Acima dos 200Cv você vai precisar de uma Weber 40 ou Quadrijet como alimentação
Um comando de maior duração, tuchos e pistão de 4 polegadas, e retrabalho no cabeçote (acho que é o mínimo)

Porém a uma controversa, para ter uma boa pegada com essa configuração sempre vejo o pessoal colocar o 3,54 ou até o 3,07, como você quer para viagens acredito que essas relações não vão te agradar..

quem sabe com o cambio 5 marchas fique algo legal, mas nunca vi ou andei em um carro assim..


Mas chegando ao X da questão com uma configuração dessas acho impossível seu carro fazer mais que 5 no álcool, até na gasolina acho difícil..

Acho que turbo você teria um resultado mais próximo ao que você espera..

BenKenobi
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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por BenKenobi em Seg 17 Out - 10:35:16

Black escreveu:
LucasPiologo escreveu:

Eu uso cambio 4M ré pra frente e dif 2.73, dfv 446 alcool, 6x2 de inox, no motor é td original !

Desculpe a falta de atenção na 1º mensagem você já tinha informado heheh

Ae eu até entendo os 5,7km/L , mas 5 km/L com um motor entre 200 e 300 CV, pessoal que já tem essa cavalaria e já viajou podia me tirar a duvida..

Pq se for real eu vou fazer o mesmo hehe

LucasPiologo,

Eu tenho um 6 cilindros com comando 278, cabecote trabalhado, valvulas maiores, quadrijet holley 600, cambio original 4m e braseixos 2.73. Ontem eu fui no evento de jundiai, andei media de 200km entre cidade/rodovia de ida e volta. A media foi de 7,3km/l rodando na gasolina, com direito a algumas puxadas na estrada.

Nao sei dizer quantos cavalos ao certo ele tem, pois ainda nao passei no dino, mas certeza que tem mais de 200cv.

No meu caso, para o que o carro tem no motor, achei muito satisfatório o consumo.

Em relacao as perguntas iniciais:
1- A relacao depende muito do seu cambio. Uma relacao 3.54 pode ser muito curta para estrada, porem se tiver uma 5 marcha ira compensar esse conjunto curto. Um cambio de caminhonete (C-10, C-20, 2215) podem ser curto demais as primeiras marchas, mas um diferencial longo irá compensar elas serem curtas. Se voce quer uma arrancada boa e bom desempenho na estrada, eu recomendaria um 3.07 com 5 marchas, aonde a 5 ira ser overdrive. E arrancada nao sera prejudicada. Existe a relacao do maverick 3.31, que fica muito bom tambem com 5 marchas, porem somente em dana 44 existe essa relacao. As relacoes dos cambios existem pelo forum e manuais. Surgiro voce pegar as relacoes, e brincar de simular relacao x velocidade por rpm no site da sapinho:
http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html

2- Cabecote de omega é vantajoso se vc pensar em injetar o carro. Em questao de fluxo para carburado, o cabecote do opala é muito bom quando trabalhado, especial o modelo 586, que aceita bastante taxa. Lembrando que 300cv e ser econômico sao coisas que dificilmente combinam.

3- Reforco da longarina é sempre bem-vindo, ja que é um problema cronico dos opalas. Existem reforcos que sao vendidos, que ira bastar voce soldar por cima da sua longarina. Se voce tomar os cuidados devidos, e a longarina estiver boa, rodando bastante em estradas como vc disse que pretende, um pequeno reforco a mais sera mais que suficiente. Depende muito do cuidado do dono, e de como vc anda com o carro.

4- O sistema dos opalas 92, com freio a disco traseiro ja irao ajudar bastante. Mas é necessario a troca do cilindro mestre e hidrovacuo, para admitir a pressao das pincas traseiras. Se quer usar freios mais eficientes, vai precisar usar rodas maiores (aro 17 ou maiores), para usar kits com discos maiores, e pincas maiores. Existe tambem as pincas da Wilwood, algumas pessoas do forum usaram para track day e dizem que sao bem mais eficientes.

http://www.opaleirosdoparana.com/t18896-freios-wilwood-no-opala

Na minha modestia opniao, freio é algo a se tomar muito cuidado, qualquer modificacao feita errada ou nas coxas por assim dizer, é algo a arriscar sua vida e dos outros. Não se pode ter erros.

Espero ter ajudado.

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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por eleandro kalckmann em Seg 17 Out - 11:00:23

meu sonho ainda é ter um coupe 79 6cc com injeçao sequencial.....comandinho e quem sabe um caracol....
mas é só um sonho kkkk...
uma coisa q eu percebi com meu 4cilindrin quando fiz o motor dele é q a taxa sendo elevada um pouco mais melhorou muito o carro(foi rebaixado o cabeçote e a taxa ficou aproximadamente em 11.5;1)
na minha opiniao uma taxinha extra,um comandinho e uma injeçao bem acertada vc consiga esses 300cv com uma ´´relativa`` economia,
digo ´´relativa`` porque é em relaçao a potencia kkk como diz o ditado ´´cavalo q anda come``....
e quanto mais cavalo mais cana kkk

abç

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Obrigado !

Mensagem por Marcelo Saraiva em Seg 17 Out - 11:25:04

Obrigado pelas primeiras dicas galera, assim como o BenKenobi já passou dados de sua preparação e um consumo médio já serve d ponto de partida p/ um bom projeto pois esses cálculos de câmbio x diferencial são ótimos p/ se chegar próximo do desejado. No começo brinquei em 300cv + o real é q acima de 200cv já será satisfatório p/ uma ultrapassagem, subida de serra etc....Claro q assim q eu escolher o preparador essas dúvidas cessarão + de inicio são meu pontapé inicial p/ calcular +- onde quero chegar...
Todas msgs q vierem serão bem vindas até porque outros menos informados como eu tb se alimentarão desses dados + já agradeço as informações até agora.
Sei q tem muita coisa espalhada pelo fórum q ainda preciso ler...
Deus abençoe a todos ! ! !

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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por LucasPiologo em Seg 17 Out - 11:43:31

Eu sou meio cagão pra fuçar o motor, meu carro funciona tão redondo que fico pensando na quele ditado " time que ta ganhando não se meche". Mas, eu bem que gostaria de apimentar o bichão só pra ver a maldade !!!

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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por Coupe 76 em Seg 17 Out - 12:05:14

Amigo,

Eu tenho a seguinte configuração:
4M
2,73
Pneu 195/65 R15

Cabeçote feito em bancada de fluxo
Comando Isky 270 (lenta em 800RPM)
Pistão reto (álcool)
W40
6x2
Tenho 9.8 de taxa e rodo na Gasolina!!

Meu carro tem aproximadamente 200cv

Na estrada a 120km/h sinto o carro pedindo uma quinta (mas não tenho) então viajo abaixo 110km.
Minha média em estrada é de 7km/l

Acredito que a mesma configuração só que com mais taxa e álcool fique em torno dos 220cv. Porém o consumo deve ser algo pouco abaixo de 5km/l.

Conselho:
Monte ele com o cabeçote de ômega, e injeção MPFI. Assim vc garante que sempre estará com a mistura correta.

Marcelo Saraiva
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Re: Projeto Caravela Frankenstein

Mensagem por Marcelo Saraiva em Seg 17 Out - 12:22:25

Tá anotado ! ! !
Pelo q vc tem acho uma ótima configuracão, como disse talvez falte uma 5m....
Abraço ! ! !

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Re: Projeto Caravela Frankenstein

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