por Felipe/S em Qua 26 Out - 22:00:33
O primeiro 4100 (ou 4.1, como queira) de 1971 até 1989 - Bielas de 5,7 polegadas de comprimento, sendo que, até 1987 usava gaxeta, e em 1988 passou a usar retentor.
1990 a 1992 - Bielas de 6 polegadas de comprimento, anéis mais finos, e pistões mais baixos, para redução de peso e atrito, retentor no volante e carburador solex 3E. Conhecido como "motor moderno".
C20, Omega, Silverado, Grand Blazer - Mesma configuração dos 1990 em diante, porém, com varetas reforçadas, cabeçote com dutos individuais por conta da injeção eletronica, volante do motor mais pesado, bomba d'agua diferente, engrenagem do comando em aluminio.
em questão da metalurgia, usinagem e etc, acredito que a gm não se preocupou muito com isso.
na eficiencia do motor, houveram sim, mudanças para diminuição do atrito, torção, como é o caso da diferença de pistões e bielas dos motores 1990 em diante, para os 89 pra baixo.
e no caso dos omegas e silverado, a injeção eletronica foi a grande inovação, Mas a potencia de 168 cavalos do omega não é conseguida somente pela injeção. O comando também é diferenciado da silverado, por exemplo.
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