por adpachec Sáb 30 Dez - 20:13:37
Amortecedor dianteiro:
Levante a roda, para facilitar pode retirar o pneu.
Chave 17 mm na porca superior e um alicate para travar e não girar a própria haste do amortecedor.
Acima da parte roscada existe um ponto de travamento para o alicate.
Na parte inferior dois parafusos chave 13 mm.
O amortecedor se retira por baixo.
Por isto tem que suspender a roda.
Retirar a mola dianteira:
Uma barra roscada de 1/2".
Duas porcas.
Quatro arruelas grandes.
Uma barra "U" na largura da bandeja inferior com um furo central de 1/2" com 1/4" de espessura e uns cinco centímetros de largura ou ela pode dobrar.
A barra roscada tem que ser uns 20 cm mais longa que o amortecedor completamente esticado.
Suspenda a roda.
Tire o pneu.
Retire o amortecedor.
Coloque a barra roscada.
Em cima coloque duas arruelas e uma porca.
Deixe uns 4 ou 5 fios de rosca sobrando acima da porca.
Em baixo coloque a barra "U" com as abas para baixo e apoiadas nas laterais da bandeja.
Coloque duas arruelas e a porca.
O excesso da barra roscada fica para baixo da bandeja inferior.
Solte o parafuso que prende a bandeja inferior ao agregado ou solte os dois parafusos que prendem o pivô superior a bandeja superior.
Não solte as duas bandejas, apenas uma, a superior ou inferior.
Vá afrouxando a porca inferior da barra roscada, prestando atenção para não escapar a porca superior.
Em um dado momento a mola vai ficar solta.
Agora é soltar a barra roscada e tirar a mola.
Para recolocar é instalar a mola e recolocar a barra roscada e reapertar até conseguir prender o pivô ou parafuso novamente, então pode retirar a barra roscada e instalar o amortecedor novamente.
Pode trabalhar com um segundo macaco apoiado no pivô inferior abaixo da bandeja em conjunto com a barra roscada, fica mais fácil, afrouxa a porca e depois desce o macaco devagar, baixando o conjunto até encostar na porca novamente.
Vá afrouxando de 1 em 1 centímetro.
Última edição por adpachec em Sáb 30 Dez - 21:45:26, editado 2 vez(es)
Ontem à(s) 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito
» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Ontem à(s) 16:23:01 por acezario
» Trinco da porta destravando sozinho
Ontem à(s) 12:23:04 por geosordi
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Ontem à(s) 6:48:40 por opala4cc
» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Dom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc
» Tutorial Desmontando alternador 65a.
Dom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc
» farol alto não liga
Sex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP
» Alocação dos relés - 81/84
Sex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro
» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Sex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc