bom galera.....quem esta interessado tenho mais algumas noticias......com muitas fotos.
sexta feira passada comprei meu plato de 250mm (veio do RS) e como o prazo ia demorar de mais (15 dias uteis previsto pelo ML mas chegou hj) resolvi mexer no cambio e tentar fazer a tal fusao do cambio CL2215A da C20 com a rabeta do cambio 5m do opala 4cil pra evitar alguns problemas
e comentarios com a instalacao dele na questao de console e tunel.
o principal e mais confiavel alteracao como citado acima o necessario seria um eixo entalhado (arvore secundaria) do cambio CL2205B (5m do 6cil) porem devido a essa peça ser um tanto cara quanto rara eu decidi fazer uma coisa q nao sei se todos irao apoiar....porem quem nao arrisca nao petisca.
vamos la:
Seguindo um plano B eu decidi AUMENTAR O EIXO ENTALHADO do CL2215A. Como?
Levei no torneiro um eixo entalhado velho de um cambio 4m de opala q estava aqui e pedi pra ele cortar a ponta da luva (parte de traz) desse eixo e soldar na ponta (tbem cortada as estrias) do eixo do 2215. Acredito q ele tenha feito um trampo legal....ele fez um "chanfro" nas duas peças tipo de duas pontas de lapis e foi enchendo de solda do centro pra fora. Tbem pedi pra ele deixar o local da solda um pouco mais grosso q o original q fica um pouco rebaixado.....ficou no limite pra entrada das peças.
O eixo de cima é o eixo modificado, o do meio é um eixo original de opala 4m 6cil, o ultimo de baixo é o eixo original do cambio da C20.
aqui olhando mais de perto o primeiro eixo da direita para a esquerda vemos o alojamento da engrenagem de 5ª marcha, o alojamento da engrenagem motriz do pinhao do velocimentro e o alojamento da ultima peça do eixo q é o rolamento de esferas um pouco mais a frente (emendado com o alojamento do rolamento) ja é onde foi feita a solda. É possivel comprar bem os 3 eixos e o q foi feito.
aqui no detalhe o local extado da solda...q ficou mais alto do q o eixo original porem da espessura correta pra passar as peças. Mandei o torneiro fazer isso na tentativa de deixar mais reforçado. Se vai dar certo nao sei.
aqui uma breve comparacao dos dois cambios: o 4m orginal e o 5m da C20
outra modificacao necessaria é fazer um furo na caixa de engrenagens pra colocar a esfera com a mola q faz o travamento e "guia" das marchas, pois na C20 isso fica na rabeta atraz do trambulador. Tbem tive q usar o varao do trambulador do cambio 4m do opala...pq nele ficam as saliencias pra esfera atuar ali...eu ate poderia pedir pro torneiro fazer isso no varao do cambio da C20...mas como tinha um do opala aqui no jeito achei mais facil.
**Essa foi a parte mais complicada dessa mudanca.....o torneiro furou 1mm pra frente do q era pra ter furado entao meu trambulador nao tinha ponto morto...ele enroscava nos garfos (quem mexe com cambio sabe q ele passa muito apertado certinho dentro dos garfos) entao tive (eu mesmo) q fazer umas aleracoes no pino seletor interno do trambulador....mas isso nao vou postar aqui pra nao deixar o topico maior do q ele ja é.....ate pq quem for fazer tome cuidado e nao fure errado!!! Acho q perdi uns 3 dias inteiros tentando resolver isso....o problema é pra testar eu tinha q montar o cambio inteeeeiro...quando nao dava certo tinha q desmontar tudo....isso leva muito tempo.
uma outra modificacao é na rabeta do cambio 5m do 4cil...ele tem uma aba q passa inteiriça pelo varao do trambulador pois o pino da seletora fica do lado de traz da rabeta....e o cambio 4m esse pino fica na frente...entao essa aba é rebaixada....isso foi a parte mais facil.
Rabeta do cambio 5m do 4cil (ja montada no meu 2215)
rabeta de um cambio 4m de opala 6cil
depois de cortado ficou assim:
uma outra coisa muito facil foi cortar a haste de mudancas da 5ª e ré, pois na C20 ela é bem comprida e entra dentro da rabeta quando se engata a 5ª, e na rabeta do opala nao tem esse furo pra ela entrar.....é só cortar uns 3cm (se nao me engano) depois do furo do pino elastico q trava a haste na luva de mudanças.
outra mudanca a ser feita é um furo com rosca pra colocar o interruptor da marcha é....pois na rabeta do 4cil ela fica atraz...no 6cil ela tem q ficar ali na frente.
outra coisa q eu deveria ter feito e nao fiz (e nem vou fazer agora) era refazer o furo onde vai esse pino da seletora...pois no cambio 5m ele fica em um algulo diferente do 4m entao a 3ª e 4ª nao engata bem no meio certinho...tem q jogar um pouquinho pro lado da 5ª e ré....porem nao vou desmontar o cambio todo novamente pra fazer esse furo.....talvez eu tente furar com cambio ainda montado...mas vai ser dificil....o varao é de aco...muito dificil furar sem o apoio firme por baixo.....
por causa da tampa q esse cambio tem ele fica uns 2cm maior q do opala....da pra ver na foto acima...porem isso é irrelevante sendo comparado com os 7,5 ou 8cm a menos q o trambulador do cambio da C20 tem de diferenca pro cambio do opala.
o cambio ainda nao foi pro motor...talvez semana q vem...ainda tenho q levar o volante pra reabrir a pista pra 250mm.....e agora voltei pro trampo entao complica.
aqui o cambio ja montado e quase pronto pra ir pro carro testar ver se ficou boa minha repaçao e montagem nele em si...e tbem a fusao com a solda e as mudancas q foram feitas na rabeta e trambulador.....tbem ja esta com a alavanca, trambulador e manopla do cambio 5m do opala
quando eu montar eu posto mais alguma coisas....
comentarios, criticas, dicas, ideias e elogios sao bem vindos....ate pq se esse eixo feito quebrar eu tenho outro aqui...e monto com ele com a rabeta da C20 mesmo.....ou tento ir atraz de um eixo do 2205B....
como eu disse quem nao arrisca nao petisca!!!
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