Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
AVgas e gasolina comum EmptyHoje à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
AVgas e gasolina comum EmptyHoje à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
AVgas e gasolina comum EmptyHoje à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
AVgas e gasolina comum EmptyHoje à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
AVgas e gasolina comum EmptyHoje à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
AVgas e gasolina comum EmptyHoje à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
AVgas e gasolina comum EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
AVgas e gasolina comum EmptyTer 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
AVgas e gasolina comum EmptySeg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos

Quem está conectado?

169 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 168 visitantes :: 1 motor de busca

lucas krause


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
AVgas e gasolina comum Bar_leftAVgas e gasolina comum BarAVgas e gasolina comum Bar_right 
tabarbosa (16850)
AVgas e gasolina comum Bar_leftAVgas e gasolina comum BarAVgas e gasolina comum Bar_right 
Rubão6cc (15340)
AVgas e gasolina comum Bar_leftAVgas e gasolina comum BarAVgas e gasolina comum Bar_right 
BANDIT (13573)
AVgas e gasolina comum Bar_leftAVgas e gasolina comum BarAVgas e gasolina comum Bar_right 
Xann (10394)
AVgas e gasolina comum Bar_leftAVgas e gasolina comum BarAVgas e gasolina comum Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
AVgas e gasolina comum Bar_leftAVgas e gasolina comum BarAVgas e gasolina comum Bar_right 
j ricardo (9376)
AVgas e gasolina comum Bar_leftAVgas e gasolina comum BarAVgas e gasolina comum Bar_right 
Jean Bida (9320)
AVgas e gasolina comum Bar_leftAVgas e gasolina comum BarAVgas e gasolina comum Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
AVgas e gasolina comum Bar_leftAVgas e gasolina comum BarAVgas e gasolina comum Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
AVgas e gasolina comum Bar_leftAVgas e gasolina comum BarAVgas e gasolina comum Bar_right 

+4
Pedrão B.
Mirão
adpachec
Caravan788
8 participantes

    AVgas e gasolina comum

    Caravan788
    Caravan788
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Rio Grande
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 1988
    Cilindros : 2.5
    Data de inscrição : 08/12/2016

    AVgas e gasolina comum Empty AVgas e gasolina comum

    Mensagem por Caravan788 Qui 11 maio - 20:26:07

    Fala galera, semana que vem tem um arrancadão aqui na minha cidade, fiz uma preparação leve só para brincar, pistão reto / cabeçote alcool baixo 1mm / weber 40 /bobina do gol MI /vela iridium grau 9.. ficou muito bom, mas queria dar uma melhorada tenho 20l de AVGAS a minha dúvida é se posso misturar com comum ou podium pra render mais, pois preciso acertar o carro e correr no dia...
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por adpachec Qui 11 maio - 20:40:58

    Qual tipo?
    A maioria tem octanagem menor que a gasolina.

    AVgas e gasolina comum Images?q=tbn:ANd9GcTwfOqnNmspXwesCl4EVYwAIhiG9L_Yfv1bR_loG0ap3Dx8tsN3krLCKUvw


    https://www.flatout.com.br/gasolina-azul-avgas-e-querosene-posso-usar-combustivel-de-aviao-no-meu-carro/

    AVgas e gasolina comum YJEDTLUe3KagNberNgjLYmcGIyqmQof9bZLOmJCUIVRQc_QEuNRTxCFvVx_BzJiLJg7aEhCTC-Z2vFWmQYN72LMDZSb7-8X0Uxgqyo2pDyJdI1eEclmylgd7tC5wxmQVfwwakIsoVjoJXewKcwOLnqP3Q_JjGxnshG02IhDTVuWjVXUvdUwzkgx8WvAM4XTeB3j4qOdhD7cZwi0ByfIGwb27hbUF7eXk6BKy8YWKUWuPnsMWGhfUWKg9L2Dc08GlHf2f_Y_v3iAGYLdiOPrHWKWxAEqW23sY=w443-h332-nc
    Mirão
    Mirão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1617
    Idade : 62
    Localização : Brasília DF
    Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 01/03/2017

    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por Mirão Qui 11 maio - 20:57:06

    Gostei do tópico, confesso que não entendo muito sobre qualidade, tipos e uso da gasolina em relação aos motores preparados ou de rua. Vou acompanhar o tópico para aprender um pouco. bounce
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por Pedrão B. Qui 11 maio - 21:21:30

    Só vai trazer carbonização...
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 63
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por tcheco 8687 Qui 11 maio - 21:35:14

    poe podium pura se quizer aumentar octanagem.
    Caravan788
    Caravan788
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Rio Grande
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 1988
    Cilindros : 2.5
    Data de inscrição : 08/12/2016

    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por Caravan788 Sex 12 maio - 7:49:49

    adpachec escreveu:Qual tipo?
    A maioria tem octanagem menor que a gasolina.

    AVgas e gasolina comum Images?q=tbn:ANd9GcTwfOqnNmspXwesCl4EVYwAIhiG9L_Yfv1bR_loG0ap3Dx8tsN3krLCKUvw


    https://www.flatout.com.br/gasolina-azul-avgas-e-querosene-posso-usar-combustivel-de-aviao-no-meu-carro/

    AVgas e gasolina comum YJEDTLUe3KagNberNgjLYmcGIyqmQof9bZLOmJCUIVRQc_QEuNRTxCFvVx_BzJiLJg7aEhCTC-Z2vFWmQYN72LMDZSb7-8X0Uxgqyo2pDyJdI1eEclmylgd7tC5wxmQVfwwakIsoVjoJXewKcwOLnqP3Q_JjGxnshG02IhDTVuWjVXUvdUwzkgx8WvAM4XTeB3j4qOdhD7cZwi0ByfIGwb27hbUF7eXk6BKy8YWKUWuPnsMWGhfUWKg9L2Dc08GlHf2f_Y_v3iAGYLdiOPrHWKWxAEqW23sY=w443-h332-nc

    A que eu tenho é a 100LL,
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por adpachec Sex 12 maio - 10:06:52

    O álcool acho que é 113 octanas.
    Não sei se vai bater pino ou dar boa queima.
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por BenKenobi Sex 12 maio - 16:19:43

    Se voce nao tem um bom modulo de ignicao pra queimar um combustivel com tanta octanagem, corre o risco sim de bater pino como o adpachec disse.

    E a mistura vai mudar tambem.
    doido 76
    doido 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1278
    Idade : 36
    Localização : favela dos opaloes
    Modelo do carro : 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 26/11/2009

    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por doido 76 Dom 14 maio - 6:58:05

    Gasolina - Gasolina é o combustível com o qual a maioria dos nossos carros veio configurado, então é com o que nós lidamos. Gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos. A fração do petróleo destilado chamada “gasolina” contém em maioria hicrocarbonetos saturados. A fração de ar:combustível, A:C, para combustão completa da gasolina, é 14,7:1. A mistura de A:C para máxima potência, é aproximadamente 12,8:1 isto significa que o nosso motor em potencia máxima consome 12,8 kg de ar para 1 kg de combustível. A gasolina tem aproximadamente 10.223 Kcal/kg (energia). Um motor de um teste consome 16 m³ por minuto de ar em 6500rpm, o que são 19 kg de ar e 1,31 kg de combustível por minuto. Portanto, se estivermos usando gasolina no teste, nosso motor irá produzir 13.400 Kcal de energia a 6500rpm. (1,31 x 10.223)

    Metanol – é um álcool proveniente da madeira e é normalmente utilizado na forma de metil álcool ou metanol. O metanol queima numa mistura muito mais rica que a gasolina (mais combustivel para a mesma quantidade de ar), aproximadamente 5,5:1. Isto são 5 kg de ar para 1 kg de combustível. O Metanol tem aproximadamente 5278Kcal/kg. Para o exemplo acima, o motor consumiria os mesmos 16 m³ por minuto de ar a 6500rpm, o que são novamente 19 Kg de ar, mas agora com uma relação de 5,5:1, serão 3,23 Kg de combustível. Porém, se estamos usando metanol, nosso motor produzirá 17.000Kcal de energia em 6500 rpm.

    Nitrometano - é um combustível em maioria utilizado em corridas de dragsters. O oxigênio na estrutura molecular do nitrometano significa que o nitrometano não precisa tanto oxigênio do ar para queimar, pois parte do oxigênio necessário para ele queimar está contido nele mesmo. Por isso, injeta-se uma proporção muito maior de combustível na câmara. A mistura típica de A:C para o nitrometano é aproximadamente 1,7:1 (1,7 kg de ar para 1 kg de nitrometano) e o nitrometano tem uma quantidade de energia de 2778kcal/kg. Usando o motor dos exemplos anteriores, o motor consumiria os mesmos 16 m³ por minuto de ar a 6500rpm, o que são os mesmos 19 kg de ar mas agora mais combustível, 11.4 Kg de nitrometano. Porém, no nitrometano o motor produzirá 69.450Kcal de energia em 6500 rpm.

    Imagem

    Resultado – Como você pode ver pela tabela acima, o nitrometano é o vencedor pela energia entregue. Mas isso não significa ir despejando nitrometano no carro e ver se funciona. Se você fizer isso, seu motor certamente quebrará. O nitrometano é muito caro e perigoso para lidar. A alternativa interessante para a gasolina é o metanol. O metanol irá fornecer mais potência, algo como 20% a mais do que um motor igual usando gasolina. Algumas coisas a considerar quando usando metanol, é que seu sistema de combustível terá que ser modificado. Baseado na tabela acima, o sistema de combustível, mangueiras, torneiras, terá que fluir algo como 2,5 vezes mais combustível do que o à gasolina.

    CORROSÃO:
    O metanol é muito corrosívo para o sistema de combustível e seus componentes. Aço, alumínio e materiais macios podem ser atacados pelo metanol. Aço inoxidável é o material que não é atacado pelo metanol, mas é caro para fazer seu circuito de combustível e é muito denso (pesado).

    SISTEMA DE ARREFECIMENTO
    O Metanol tem um alto calor latente de vaporização, significa que ele refrigera a admissão e o cabeçote quando ele vaporiza. Conseqüentemente, um motor a metanol precisa menor equipamento de refrigeração do que um motor a gasolina. Esta é a moeda de troca se quando comparado ao peso adicional do sistema de combustível de inox.

    CONTAMINAÇÃO:
    O Metanol tem afinidade por água, e pode facilmente ser contaminado pela água do ar. Ele precisa ser testado regularmente para ver se absorveu água. Ele também solta facilmente cascas, ferrugens e outras impurezas do sistema e leva direto para o carburador gerando outros problemas.

    Toxicidade
    O metanol é venenoso. A ingestão de 10ml pode causar cegueira e 60ml pode ser fatal. http://www-clinpharm.medschl.cam.ac.uk/ ... ison9.html e ele não precisa ser ingerido desde que o líquido pode ser absorvido pela pele, e os vapores pelo pulmão.

    No Brasil
    Algumas pessoas preferem misturar 30% de Metanol na gasolina da moto. Total 7kg de gasolina e 3Kg de Metanol. O resultado é o aumento da energia total da mistura que entra no motor, pois quando há metanol, a mistura exige mais combustivel para a mesma quantidade de ar.
    7kg x 10223 Kcal = 71561 Kcal
    3Kg x 5278 Kcal = 15834 Kcal
    TOTAL em 10 Kg de combustível = 87393 Kcal.

    Se tivesse sido usado só gasolina normal, a energia seria
    10 Kg x 10223 = 102230 Kcal

    Aparentemente, 10kg de gasolina pura possui mais energia. Porém, como o metanol exige uma mistura mais rica, os 10 kg de metanol + gasolina, 87393 Kcal, poderiam ser usados muito mais rapidamente do que os 102.230 Kcal de gasolina pura.

    Na prática:
    a moto do nosso amigo Alex Fox http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... hp?t=10821 consome 420 ml por minuto, conforme os cálculos dele. Considerando a densidade da gasolina igual a da água 1g/ml:
    420 gr/min gasolina pura: 4293 Kcal

    no metanol ele poderia abrir a passagem do combustivel para aproximadamente 600 gr/min
    600 gr/min 70% gasolina e 30% metanol: 5243 Kcal

    Logicamente o motor com metanol obteve melhor rendimento.
    Caravan788
    Caravan788
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Rio Grande
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 1988
    Cilindros : 2.5
    Data de inscrição : 08/12/2016

    AVgas e gasolina comum Empty Agora é tuuurbo

    Mensagem por Caravan788 Qua 22 maio - 14:50:19

    Pessoal realmente bateu pino (grilou em altas rotações) porem ja modifiquei o meu projeto e fiz um 4 cil turbo, agora sim anda estimo 350 hps, anadando no metanol, comando 298 e turbina 50/84 , fiz o tempo de pista 8,9 nos 201 cruzando a 140kms, mas fiquei sem pneu patina muito de saida .
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por adpachec Qui 23 maio - 11:12:20

    Caravan788 escreveu:Pessoal realmente bateu pino (grilou em altas rotações) porem ja modifiquei o meu projeto e fiz um 4 cil turbo, agora sim anda estimo 350 hps, anadando no metanol, comando 298 e turbina 50/84 , fiz o tempo de pista 8,9 nos 201 cruzando a 140kms, mas fiquei sem pneu patina muito de saida .

    350 Hp's.

    Modificou para turbo?

    Mas na sua apresentação ele já era turbo.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t43590-caravan-comodoro-1988
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por adpachec Qui 23 maio - 11:15:30

    AVgas e gasolina comum Img_2049
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por Rubão6cc Qui 23 maio - 11:24:30

    Rolling Eyes


    _________________
    AVgas e gasolina comum Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por adpachec Qui 23 maio - 12:06:09

    Caravan788 escreveu:Pessoal realmente bateu pino (grilou em altas rotações) porem ja modifiquei o meu projeto e fiz um 4 cil turbo, agora sim anda estimo 350 hps, anadando no metanol, comando 298 e turbina 50/84 , fiz o tempo de pista 8,9 nos 201 cruzando a 140kms, mas fiquei sem pneu patina muito de saida .

    Essas unidades vêm do tempo em que o escocês James Watt – que aprimorou a máquina a vapor – definiu 1 hp (horse power, ou cavalo-vapor) como a potência necessária para levantar uma massa de 75 kg, a 1 metro de altura, em 1 segundo.

    https://www.google.com/amp/s/quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/qual-a-diferenca-entre-cv-hp-bhp-e-kw/amp/

    Opala: 1.200 quilos / 75 = 16.
    201 metros / 8,9 = 22,5.

    22,5 X 75 = 1.687,5.
    1.687,5 / 16 = 105,46 Hp's.

    Levando em consideração que o manual diz 80 a 89 cavalos teve um ganho de 25,46 a 16,46 Hp's.

    Pelo turbo e comando o que aconteceu foi chegar ao torque máximo mais rápido, então a sensação de potência e a redução no tempo de percurso.
    Caravan788
    Caravan788
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Rio Grande
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 1988
    Cilindros : 2.5
    Data de inscrição : 08/12/2016

    AVgas e gasolina comum Empty Foi de tudo,

    Mensagem por Caravan788 Ter 28 maio - 7:50:02

    Galera, QUANDO EU ENTREI NO FÓRUM ERA TURBO SIM, POREM TINHA FICADO UMA BOSTA E VOLTEI A ANDAR ASPIRADO AI USEI O AVGAS, DEPOIS DE UM TEMPO APÓS ADQUIRIR MAIS ALGUM CONHECIMENTO NOVAMENTE TURBINEI. TA BELEZA AGORA? drunken
    Caravan788
    Caravan788
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Rio Grande
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 1988
    Cilindros : 2.5
    Data de inscrição : 08/12/2016

    AVgas e gasolina comum Empty Ta ai os 105 HPS

    Mensagem por Caravan788 Ter 28 maio - 7:53:54

    Caravan788
    Caravan788
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Rio Grande
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 1988
    Cilindros : 2.5
    Data de inscrição : 08/12/2016

    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por Caravan788 Ter 28 maio - 8:29:35

    adpachec escreveu:
    Caravan788 escreveu:Pessoal realmente bateu pino (grilou em altas rotações) porem ja modifiquei o meu projeto e fiz um 4 cil turbo, agora sim anda estimo 350 hps, anadando no metanol, comando 298 e turbina 50/84 , fiz o tempo de pista 8,9 nos 201 cruzando a 140kms, mas fiquei sem pneu patina muito de saida .

    Essas unidades vêm do tempo em que o escocês James Watt – que aprimorou a máquina a vapor – definiu 1 hp (horse power, ou cavalo-vapor) como a potência necessária para levantar uma massa de 75 kg, a 1 metro de altura, em 1 segundo.

    https://www.google.com/amp/s/quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/qual-a-diferenca-entre-cv-hp-bhp-e-kw/amp/

    Opala: 1.200 quilos / 75 = 16.
    201 metros / 8,9 = 22,5.

    22,5 X 75 = 1.687,5.
    1.687,5 / 16 = 105,46 Hp's.

    Levando em consideração que o manual diz 80 a 89 cavalos teve um ganho de 25,46 a 16,46 Hp's.

    Pelo turbo e comando o que aconteceu foi chegar ao torque máximo mais rápido, então a sensação de potência e a redução no tempo de percurso.

    Conteúdo patrocinado


    AVgas e gasolina comum Empty Re: AVgas e gasolina comum

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 13:32:36