por opala4cc Qua 24 maio - 11:59:47
Meu avô tinha um fusca 1300, ano 1982, comprado zero Km. Quando ele faleceu, na década de 90, ele ficou parado na garagem da casa da minha avó por cerca de 10 anos, sem ligar o motor. Uma judiação, já que era um carro com menos de 10.000Km rodados e com pintura toda brilhando de nova. Praticamente tudo dentro do carro era virgem de mão-de-obra de eletricista, mecânico, etc...
Minha mãe comprou o carro e ficou com ele até 2004, quando vendeu-o dois dias após colocar o papel de vende-se no vidro, pois ainda estava bastante conservado e fazia muita muita gente na rua virar o pescoço para olhá-lo, por causa dos cromados e frisos brilhantes e pintura impecável.
O que aprendi sobre fusca:
Troque o dínamo (se for equipado com ele) por um alternador, já que não estará comprando carro para coleção nem estará preocupado com originalidade. Quando em regime de marcha-lenta, o dínamo não carrega a bateria. Instale ignição eletrônica e tente se livrar do platinado. Inspecione vazamentos de óleo na região dos tuchos. Veja se as portas fecham bem com os vidros abertos. Force a polia do virabrequim para frente e para trás com a mão para verificar presença de folga. Motor de fusca roda uns 70 a 80 mil Km até a primeira retífica.
Troque o filtro de ar a óleo (se for equipado com um desses) por um de elemento filtrante de papel (mais eficiente). Cuidado com corrosão no assoalho, principalmente próxima aos pedais. Ali no eixo dos pedais vai uma bucha de borracha de vedação que quando gasta, faz entrar água pelo eixo dos pedais e provoca corrosão no assoalho. Retire o assento do banco traseiro e inspecione o assoalho embaixo e ao redor da bateria, em busca de sinais de corrosão por vazamento desta.
Verifique corrosão no fundo da bacia do estepe. Muita atenção para rachaduras próximas às dobradiças das portas e na estrutura da suspensão dianteira. Fuja de carros rebaixados. A suspensão dianteira do fusca é baseada em feixes de molas superpostos dentro de um tubo do eixo dianteiro. Depois de comprar o carro, troque a graxa do feixe de molas.
Veja se o capô fecha alinhado. Inspecione por corrosão na grelha das entradas de ar do capô, pois neste local o conserto é difícil.
Verifique o estado das coifas do eixo traseiro. A troca delas é fácil, porém se já estiverem rasgadas... vai ter de tirar, desmontar e limpar a junta homossuéca, mas o melhor é trocá-las, pois qualquer particulado contaminante na graxa faz estrago nesse tipo de peça.
Inspecione a presença de ferrugem no alojamento onde encaixa o suporte dos parachoques na carroceria, tanto dianteiro quanto traseiro. Verifique se as borrachas que vedam o compartimento do motor estão em bom estado e, principalmente, se as chapas metálicas acessórias do motor, que direcionam o ar para as aletas dos cilindros estão todas ali. A falta destas latas modifica o fluxo de ar da ventoinha e dificulta a refrigeração do motor. Verifique também se a borracha que faz a vedação entre a carroceria e a estrutura do assoalho está em bom estado, já que a borracha em mau estado permite a reiterada entrada de água, estimulando a corrosão nas soleiras.
Afaste o revestimento assoalho do compartimento do capô e veja como está a fiação do painel do carro por trás do painel, para sabe se há muitos fios cortados (sabotagem elétrica) e aproveite para inspecionar a presença de ferrugem próxima ao reservatório de fluido de freio.
Verifique o estado da mangueira de combustível, entre a bomba de combustível e o carburador. Se estiver ressecada, deve ser a primeira coisa a ser trocada, bem como a correia.
A despeito da grande lista de coisas a serem verificadas, a grande maioria das peças para fusca são muito baratas. Entretanto, como era de se esperar, a maioria delas carece da qualidade das peças originais/genuínas.
Boa sorte.
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