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"Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

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Krasnoe
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"Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Krasnoe em Sex 1 Set - 19:20:26

Olá Boa noite!

Bom, de uns tempos pra cá meu opala vinha aquecendo muito e o ponteiro começou a ficar sempre no vermelho. Abri o radiador pra ver e estava cheio de barro como pode ver na imagem, estava muito sujo

Desde então tenho lavado o sistema de arrefecimento uma vez por semana, e a última vez tirei até o compartimento da válvula termostática pra limpar bem tendo a água cada vez saindo mais limpa mas infelizmente não foi o suficiente para resolver o problema, uma volta de 5 minutos e a ventoinha já está armando. Pensei que podia ser a válvula termo estática travada , e quando abri pra ver para qual a minha surpresa ela já havia sido retirada pelo antigo dono. Pensei em trocar o cebolão, mas ele já está numa faixa de temperatura ok de 87-82. O sensor de temperatura está com problema também, pois quando chega na metade ele sobe pro vermelho, fica uns 30 segundos e volta pro vermelho de novo. Na estrada o ponteiro fica na metade cravado sem problemas mas na cidade fica sempre no primeiro risco acima da metade, e quando sobe mais meio risco arma a ventoinha e volta pro risco de novo. Ou seja ele não é muito confiável, ja andei com ele no vermelho e o motor dava pra por a mão em cima tranquilo que não estava tão quente.

Quero solucionar esse problema o quanto antes, andei usando apenas água por 2 meses e agora quero começar a usar aditivo. Comprei um sensor de temperatura novo, válvula termoestática de 75ºC e pretendo limpar de vez o sistema de arrefecimento usando um detergente para radiador, daqueles que usa só por 20 ou 30 minutos e depois colocar aditivo e água desmineralizada.

Minha pergunta: deixei passar alguma coisa? será que fazendo isso vai resolver?
ah e a proposito o radiador do opala 90/90 é de latão? ( meu mecânico olhou e falou que era latão) dai eu compraria o verde inorgânico com etilenoglicol

foto do radiador:


Desde já obrigado!
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Marlon Jassanan em Sex 1 Set - 19:28:13

Pode ter algum vazamento pela tampa do radiador por exemplo, já vi casos que também tiveram esse problema e foi resolvido com uma tampa nova, e sobre a limpeza eu ouvi dizer também sobre limpar com querosene, mas não sei se é verdade e nunca o fiz, mas fica ai pra ver se alguém confirma, boa sorte amigo, to acompanhando pra ver, eu estava com problema semelhante quando peguei meu carro, esquentava demais, porém eu limpei o radiador, coloquei somente água e troquei a tampa por precaução, está tudo joia agora! Abraço!
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Rubão6cc em Sex 1 Set - 19:44:59

Boa noite. Tem diversos tópicos no fórum sobre esse assunto..esse rolou bastante informação interessante:

http://www.opaleirosdoparana.com/t42629-sistema-de-arrefecimento-fervendo?highlight=fervendo

Vai ajudar.


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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Laercio Tomaz Jr em Sex 1 Set - 20:19:53

O meu aquecia muito, depois que fiz o sistema de arrefecimento selado acabou o problema uma coisa simples de fazer e de uma eficiência muito grande da uma olhada talvez possa te ajudar de alguma maneira boa sorte.
http://www.opaleirosdoparana.com/t43010-adaptacao-do-reservatorio-de-agua-do-radiador-no-opala-6cc
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por lucasklaus em Sex 1 Set - 20:24:08

Duas coisas que acredito que você pode não ter observado e que me levaram a ter problema de superaquecimento: Ponto do motor adiantado e um furo na parte superior do radiador (o qual vazava pouca água e a pouca água que saía acabava evaporando antes de molhar o chão. Isso também estava ferrando a pressurização do sistema).
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Krasnoe em Sex 1 Set - 20:40:29

lucasklaus escreveu:Duas coisas que acredito que você pode não ter observado e que me levaram a ter problema de superaquecimento: Ponto do motor adiantado e um furo na parte superior do radiador (o qual vazava pouca água e a pouca água que saía acabava evaporando antes de molhar o chão. Isso também estava ferrando a pressurização do sistema).
pensei nisso de pressão tb, apesar de não ter notado  nenhum vazamento vou fazer os testes da mangueira pq pode ser a tampa do radiador como o amigo ali em cima falou.
E quanto ao material do radiador pra não comprar aditivo errado, alguém sabe informar?
Obrigado pessoal, fico no aguardo de mais dicas!
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Rubão6cc em Sex 1 Set - 22:03:07

Laercio Tomaz Jr escreveu:O meu aquecia muito, depois que fiz o sistema de arrefecimento selado acabou o problema uma coisa simples de fazer e de uma eficiência muito grande da uma olhada talvez possa te ajudar de alguma maneira boa sorte.
http://www.opaleirosdoparana.com/t43010-adaptacao-do-reservatorio-de-agua-do-radiador-no-opala-6cc

Não precisa mudar o sistema...ele tem que descobrir a causa do problema e corrigir...se estiver tudo ok o sistema de arrefecimento original do Opala funciona perfeitamente e é o mais adequado pro projeto do motor.


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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Rubão6cc em Sex 1 Set - 22:10:22

Krasnoe escreveu:
lucasklaus escreveu:Duas coisas que acredito que você pode não ter observado e que me levaram a ter problema de superaquecimento: Ponto do motor adiantado e um furo na parte superior do radiador (o qual vazava pouca água e a pouca água que saía acabava evaporando antes de molhar o chão. Isso também estava ferrando a pressurização do sistema).
pensei nisso de pressão tb, apesar de não ter notado  nenhum vazamento vou fazer os testes da mangueira pq pode ser a tampa do radiador como o amigo ali em cima falou.
E quanto ao material do radiador pra não comprar aditivo errado, alguém sabe informar?
Obrigado pessoal, fico no aguardo de mais dicas!

Com relação ao aditivo...existem diversos tópicos aqui no fórum abordando o assunto:

"Aditivo para radiador. Qual usar!!!
 
Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.

A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.

Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:

Óleo solúvel
Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
Durabilidade: N/A;
Custo: Baixíssimo;
Cor: Branco (leitoso);
Proporção: 10%.

Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
Custo: Baixo;
Cor: Verde;
Proporção: 10% até 20%.

Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%.

Orgânico (com etilenoglicol)
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
Custo: Alto;
Cor: Vermelho/Laranja;
Proporção: 40% até 60%.

Observações importantes:
Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
Jamais mistures aditivos com composição diferente.
Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.


Adpachec apud 4X4 Brasil"

http://www.opaleirosdoparana.com/t35881-qual-aditivo?highlight=aditivo


-----------------------------------------------

Eu indico você usar esse aqui, a base de polímeros...é o que estou usando no meu:



Esse é adequado pro material do radiador original do Opala. É muito bom. Esteja preparado para eventuais problemas que possam surgir quando começar a usar o aditivo. Se os selos do cabeçote e bloco forem velhos eles podem estourar..radiador velho também pode abrir o bico.


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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por adpachec em Sex 1 Set - 22:24:42

Uma coisa pouco comentada, limpe as aletas do radiador, se não passar o ar não resfria.
Detergente, uma escova de dentes e água com pouca pressão.
Cuidado para não entortar as aletas.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Krasnoe em Dom 3 Set - 12:15:55

Rubão6cc escreveu:
Krasnoe escreveu:
pensei nisso de pressão tb, apesar de não ter notado  nenhum vazamento vou fazer os testes da mangueira pq pode ser a tampa do radiador como o amigo ali em cima falou.
E quanto ao material do radiador pra não comprar aditivo errado, alguém sabe informar?
Obrigado pessoal, fico no aguardo de mais dicas!

Com relação ao aditivo...existem diversos tópicos aqui no fórum abordando o assunto:

"Aditivo para radiador. Qual usar!!!
 
Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.

A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.

Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:

Óleo solúvel
Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
Durabilidade: N/A;
Custo: Baixíssimo;
Cor: Branco (leitoso);
Proporção: 10%.

Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
Custo: Baixo;
Cor: Verde;
Proporção: 10% até 20%.

Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%.

Orgânico (com etilenoglicol)
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
Custo: Alto;
Cor: Vermelho/Laranja;
Proporção: 40% até 60%.

Observações importantes:
Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
Jamais mistures aditivos com composição diferente.
Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.


Adpachec apud 4X4 Brasil"

http://www.opaleirosdoparana.com/t35881-qual-aditivo?highlight=aditivo


-----------------------------------------------

Eu indico você usar esse aqui, a base de polímeros...é o que estou usando no meu:



Esse é adequado pro material do radiador original do Opala. É muito bom. Esteja preparado para eventuais problemas que possam surgir quando começar a usar o aditivo. Se os selos do cabeçote e bloco forem velhos eles podem estourar..radiador velho também pode abrir o bico.

pois é eu tinha visto esse tópico mas o meu problema é que não da pra saber qual aditivo usar sem saber o material do radiador (ta pintado de preto), que eu chuto ser de latão.
Dentro do motor eu creio que esteja ok os selos, já no radiador ( onde a água sai um pouquinho mais suja) eu não tenho certeza. To esperando o sensor de temperatura novo e válvula termostática chegaram pra fazer os testes de temperatura com mais precisão.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por RHCESPECIAL1974 em Dom 3 Set - 13:26:56

Com relação ao óleo solúvel(que não é o caso criador do tópico), posso relatar o seguinte:

Utilizo há alguns anos no meu carro, considerando que o sistema de arrefecimento é todo original, a melhora é significativa. Adeus borra e adeus vazamento pela tampa do radiador. Custo baixíssimo, cerca de R$20,00/litro e utilizo cerca de 70 ml para o sistema de arrefecimento abastecido. O óleo adere as paredes do sistema evitando corrosão e formação de lama da oxidação.

Para quem usa pouco o carro, é necessário ligar o carro ao menos uma vez por semana, pois o óleo tende a formar uma pasta que não se dissolve com o aquecimento da água. As mangueiras e selos estão em dia.

É necessário a limpeza e troca da água do sistema semestralmente. Anualmente troco a válvula termostática e a tampa, que levando em consideração o valor das peças, sai barato em vista de não ter mais aquela água enferrujada pelo ladrão do radiador e o risco de superaquecimento, pois a ferrugem do sistema tende a impregnar a vedação da tampa do radiador ocasionando vazamento.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Laercio Tomaz Jr em Dom 3 Set - 13:39:21

RHCESPECIAL1974 escreveu:Com relação ao óleo solúvel(que não é o caso criador do tópico), posso relatar o seguinte:

Utilizo há alguns anos no meu carro, considerando que o sistema de arrefecimento é todo original, a melhora é significativa. Adeus borra e adeus vazamento pela tampa do radiador. Custo baixíssimo, cerca de R$20,00/litro e utilizo cerca de 70 ml para o sistema de arrefecimento abastecido. O óleo adere as paredes do sistema evitando corrosão e formação de lama da oxidação.

Para quem usa pouco o carro, é necessário ligar o carro ao menos uma vez por semana, pois o óleo tende a formar uma pasta que não se dissolve com o aquecimento da água. As mangueiras e selos estão em dia.

É necessário a limpeza e troca da água do sistema semestralmente. Anualmente troco a válvula termostática e a tampa, que levando em consideração o valor das peças, sai barato em vista de não ter mais aquela água enferrujada pelo ladrão do radiador e o risco de superaquecimento, pois a ferrugem do sistema tende a impregnar a vedação da tampa do radiador ocasionando vazamento.

Amigo qual e a marca desse óleo, ja ouvi dizerem que estão utilizando MILITEC na água do radiador
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Krasnoe em Dom 3 Set - 14:17:33

pretendo comprar esses dois produtos (aditivo inorgânico com etilenoglicol e limpa radiador), pelo que pesquisei bardahl parece ser uma marca confiável

https://www.americanas.com.br/produto/120614710/aditivo-bardahl-rad-cool-plus-1-litro
https://www.americanas.com.br/produto/10727653/limpa-radiador-00ml-radnaq-9080

Creio que não há vazamentos pois esses dias fui abrir a tampa do radiador e apesar de esperar uns 30-40 minutos o motor esfriar ainda espirrou água quente pra tudo que é lado, parece que a pressão está boa  Smile

Eu acho que o radiador pode estar meio entupido, pois apesar da água sair limpa quando eu olho dentro ainda da pra ver sujeira marrom nas paredes dele.

Vou tirar o radiador e limpar as arestas,  como amigo ali em cima disse, passar aquele limpa radiador e se aparecer furos no radiador paciência, pq de qualquer forma vou ter que limpa-lo com algum produto pra poder usar aditivo ou óleo não é mesmo Laughing
Caso não obtenha resultado satisfatório eu vou partir pro oléo e se ainda não resolver ai penso em outra solução Very Happy
obrigado pelas dicas amigos, tenho certeza que esse tópico vai ajudar muita gente ainda cheers
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por RHCESPECIAL1974 em Dom 3 Set - 18:43:53

Laercio Tomaz Jr escreveu:
RHCESPECIAL1974 escreveu:Com relação ao óleo solúvel(que não é o caso criador do tópico), posso relatar o seguinte:

Utilizo há alguns anos no meu carro, considerando que o sistema de arrefecimento é todo original, a melhora é significativa. Adeus borra e adeus vazamento pela tampa do radiador. Custo baixíssimo, cerca de R$20,00/litro e utilizo cerca de 70 ml para o sistema de arrefecimento abastecido. O óleo adere as paredes do sistema evitando corrosão e formação de lama da oxidação.

Para quem usa pouco o carro, é necessário ligar o carro ao menos uma vez por semana, pois o óleo tende a formar uma pasta que não se dissolve com o aquecimento da água. As mangueiras e selos estão em dia.

É necessário a limpeza e troca da água do sistema semestralmente. Anualmente troco a válvula termostática e a tampa, que levando em consideração o valor das peças, sai barato em vista de não ter mais aquela água enferrujada pelo ladrão do radiador e o risco de superaquecimento, pois a ferrugem do sistema tende a impregnar a vedação da tampa do radiador ocasionando vazamento.

Amigo qual e a marca desse óleo, ja ouvi dizerem que estão utilizando MILITEC na água do radiador

Utilizo esse da Vonder, mas há de outras marcas. Normalmente se encontra em lojas de ferragens, é utilizado em tornearias nos esquipamentos de usinagem.

http://www.vonder.com.br/produto/oleo_soluvel_1_litro_vonder/6525
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Felipe/S em Dom 3 Set - 21:15:07

Esse aditivo Bardahl azul é EXCELENTE. Pode usar sem medo. O óleo soluvel serve para não deixar formar ferrugem no bloco, radiador e bomba d'agua,, mas detona as mangueiras...

Na minha opinião, o certo seria tirar o radiador, lavar ele com agua corrente, tipo uma mangueira de jardim na boca do radiador, tampar a saida de baixo, encher de agua e soltar. Depois de tudo instalado e mangueiras no lugar, colocar uns 3 a 4 litros do Bardahl azul e completar com agua desmineralizada / destilada (basicamente, agua de bateria).


O etilenoglicol presente nos aditivos, aumenta o ponto de ebulição da agua, aumentando a eficiencia da transferencia de calor do motor para a agua. Então, ao invés da agua ferver com 100°, ela ferveria com 160°, ou seja, absorve muito mais calor.

E também não deixa a ferrugem atacar o sistema de arrefecimento e lubrifica o rolamento da bomba d'agua. Enfim, usem aditivo e agua desmineralizada SEMPRE.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Douglas Vaciliev em Seg 4 Set - 7:45:02

Dá medo só de olhar essa foto sem a tampa do radiador.

De cara seu carro precisa:

- Limpeza do radiador (varetar);
- Tampa do radiador nova;
- Mangueiras novas;
- Válvula Termostática (já colocou, parabéns)
- Aditivo, porém, dependendo da situação do motor e do aditivo que for usar, vai dar vazamentos, principalmente nos selos do motor. Original da época era o Óleo no sistema, entretanto a tecnologia vem para melhorar. Se não colocara aditivo pode limpar todo dia que vai juntar essa ferrugem.

Instala um marcador de temperatura mecânico de mercúrio (APENAS PARA CONFERIR SE A TEMPERATURA CONFERE COM A DO PAINEL). Funciona ele, deixar esquentar bem e procura vazamentos.
Se não achar nada de errado, conferir se a água está circulando pelo sistema (que pode ser a bomba, mas dificilmente será) e se continuar esquentando aí pode partir para o cabeçote.

Meu motor foi retificado e trocado todos os selos, mangueiras novas e radiador novo (alumínio) eu coloquei o aditivo RADNAQ T-5 ROSA. Já fazem dois anos, não apresenta vazamento, e quando vou conferir a água do radiador, está sempre limpinha, mangueiras ok e sem sinal de ferrugens.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Marlon Jassanan em Seg 4 Set - 12:10:13

Meu Diplo apresentou um problema semelhante, estava aquecendo demais, porém a mangueira de cima estava fria, isso em questão de pouquíssimo tempo, resultado? Vazamento inesperado de uma mangueira lá em baixo, problema resolvido apenas substituindo ela!
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Krasnoe em Seg 4 Set - 18:26:09

Douglas Vaciliev escreveu:Dá medo só de olhar essa foto sem a tampa do radiador.

De cara seu carro precisa:

- Limpeza do radiador (varetar);
- Tampa do radiador nova;
- Mangueiras novas;
- Válvula Termostática (já colocou, parabéns)
- Aditivo, porém, dependendo da situação do motor e do aditivo que for usar, vai dar vazamentos, principalmente nos selos do motor. Original da época era o Óleo no sistema, entretanto a tecnologia vem para melhorar. Se não colocara aditivo pode limpar todo dia que vai juntar essa ferrugem.

Instala um marcador de temperatura mecânico de mercúrio (APENAS PARA CONFERIR SE A TEMPERATURA CONFERE COM A DO PAINEL). Funciona ele, deixar esquentar bem e procura vazamentos.
Se não achar nada de errado, conferir se a água está circulando pelo sistema (que pode ser a bomba, mas dificilmente será) e se continuar esquentando aí pode partir para o cabeçote.

Meu motor foi retificado e trocado todos os selos, mangueiras novas e radiador novo (alumínio) eu coloquei o aditivo RADNAQ T-5 ROSA. Já fazem dois anos, não apresenta vazamento, e quando vou conferir a água do radiador, está sempre limpinha, mangueiras ok e sem sinal de ferrugens.

Obrigado! vou tentar comprar o que der com o salário do mês Laughing
Viu alguem sabe me dizer quais os principais sintomas para descobrir que os selos do motor furaram? Como vou fazer a limpeza, preciso saber certo pra não ficar na mão no meio da estrada Laughing
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por lucasklaus em Seg 4 Set - 18:45:04

Se furaram, logo, vai perceber que o nível da água está baixando. Normalmente os selos vão furando "em partes", lentamente, devido a corrosão e com isso a água que acaba saindo por eles acaba evaporando antes de pingar no chão.

Se seu motor estiver sem termostática é possível ver a água escorrer antes do motor esquentar.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Marlon Jassanan em Seg 4 Set - 20:08:46

Selos não são bichos de 7 cabeças, unico mais chato é aquele entre o bloco e a caixa!
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por adpachec em Seg 4 Set - 20:30:42

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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Mirão em Seg 4 Set - 20:49:59

Seguir os passos indicados pelo Douglas vaciliev e usar o aditivo indicado pelo Adpachec, é o que eu uso, muito bom. Se não resolver, o problema vai estar no cabeçote.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Krasnoe em Ter 12 Set - 10:46:55

Atualizando:
Pois é pessoal, me passaram uma rasteira, hj chegaram os aditivos, alguns vazando e com embalagem diferente. Espero que sejam bons mesmo.
Outra coisa vou comprar aquelas stants que o pessoal recomenda, pq fui olhar e minha tampa ta podre mesmo.
Fiz alguns teste e das 2 uma : sensor marcando errado ou cebolão ligando mais tarde, mas acredito que seja o sensor/painel, pois ele tá bem loucasso, pula do vermelho do nada, e quando eu desligo o carro fica a luzinha da bateria ligada e o ponteiro da temperatura no vermelho, dai se eu aperto o botao pra abir o porta-malas (com a chave desligada) a luz se apaga e o ponteiro desce pro inicio.

aditivo que chegou aqui: http://www.lojabardahl.com.br/loja/automotiva-2/radiador/rad-cool-plus-316.html#.Wbfys7J96Uk

vou dar uma limpada e farei mais testes, mas parece que o sistema de arrefecimento tá melhorando sozinho, com o tempo scratch

a e antes que me esqueça, ninguém me apoia em botar a válvula termo estática por aqui, todos falam que não vale a pena no opala nem os mecânicos querem colocar, sei lá to dividido tem gente que fala que precisa outros não, não sei o que fazer.
Obrigado! cheers
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Rubão6cc em Ter 12 Set - 10:53:54

Pode colocar a válvula..não dê ouvidos a opiniões contrárias que o que mais tem é gente ignorante por aí. Sem a válvula seu motor vai trabalhar em temperatura errada o que vai trazer prejuízos a médio e longo prazo.


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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Paulo Corso em Ter 12 Set - 13:13:50

Sem a Valvula Termostática a agua circulará mais rapidamente no sistema, de forma que passará também mais rapidamente pelo radiador prejudicando o processo de troca térmica da mesma. Agora colocando aditivo não terá o risco dela travar fechada por ferrugem. Pode colocar de boa.

Uma dica que aconteceu no meu, a ventoinha estava parcialmente queimada, então ela não girava com toda sua velocidade. Quando ela ligava a temperatura continuava a subir ate 3/4 da escala para a partir dai começar a baixar.


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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Douglas Vaciliev em Ter 12 Set - 15:04:12

[quote="Paulo Corso"]Sem a Valvula Termostática a agua circulará mais rapidamente no sistema, de forma que passará também mais rapidamente pelo radiador prejudicando o processo de troca térmica da mesma. Agora colocando aditivo não terá o risco dela travar fechada por ferrugem. Pode colocar de boa.

Sem falar que o carro não atingi a temperatura ideal de queima, ainda mais se for a álcool.

Como ninguém apoia? Te dei até parabéns quando disse que comprou uma nova vaálvula ali em cima!!!

Acho que não está lendo as sugestões dos amigos. Instalou um marcador mecânico para aferir a temperatura com o elétrico?

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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Krasnoe em Ter 12 Set - 22:25:55

Douglas Vaciliev escreveu:
Paulo Corso escreveu:Sem a Valvula Termostática a agua circulará mais rapidamente no sistema, de forma que passará também mais rapidamente pelo radiador prejudicando o processo de troca térmica da mesma. Agora colocando aditivo não terá o risco dela travar fechada por ferrugem. Pode colocar de boa.

Sem falar que o carro não atingi a temperatura ideal de queima, ainda mais se for a álcool.

Como ninguém apoia? Te dei até parabéns quando disse que comprou uma nova vaálvula ali em cima!!!

Acho que não está lendo as sugestões dos amigos. Instalou um marcador mecânico para aferir a temperatura com o elétrico?



sim sim, eu digo o pessoal da minha cidade da minha cidade! Não instalei marcador mecanico, apenas troquei o sensor e continuou igual mas continuou igual, me falaram que pode ser no painel, curto etc.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por adpachec em Ter 12 Set - 22:54:17

Já reparou se ao virar a chave o ponteiro sobe um pouco?
Aí é só encostar o positivo do cebolão na carcaça do coletor.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Krasnoe em Qua 13 Set - 18:46:24

adpachec escreveu:Já reparou se ao virar a chave o ponteiro sobe um pouco?
Aí é só encostar o positivo do cebolão na carcaça do coletor.
só virando a chave, sem dar partida não se meche, ( quando frio)
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por matheus gaertner em Qua 13 Set - 19:26:09

Cara; tenho o mesmo problema, mas começou depois que preparei um pouco o motor e coloquei 6x2
Ja troquei ventoinha, painel tirei válvula termostática, nada adiantou, fui obrigado a colocar chave para os dias quentes ligar a ventoinha do ar-condicionado para ajudar.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Rubão6cc em Qua 13 Set - 19:37:28

matheus gaertner escreveu:Cara; tenho o mesmo problema, mas começou depois que preparei um pouco o motor e coloquei 6x2
Ja troquei ventoinha, painel tirei válvula termostática, nada adiantou, fui obrigado a colocar chave para os dias quentes ligar a ventoinha do ar-condicionado para ajudar.

Já sei qual seu problema..seu mecânico.


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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por onivaldo.gm em Qua 13 Set - 21:12:15

estava problema tambem.. ventoinha ligava tarde, ponteiro quase chegando no vermelho mesmo em rodovia...tirei a termostatica e testei...estava travada.. nem a 100 graus abria... aproveitei coloquei aditivo novo, troquei a mangueira inferior que já tava com marca da correia...ficou zerado agora... em movimento a temperatura fica estacioanada pouca abaixo da escala central...e em caso de transito parado chega no centro e ai a ventoinha liga e baixa certinho.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Douglas Vaciliev em Qui 14 Set - 8:10:24

Rubão6cc escreveu:
matheus gaertner escreveu:Cara; tenho o mesmo problema, mas começou depois que preparei um pouco o motor e coloquei 6x2
Ja troquei ventoinha, painel tirei válvula termostática, nada adiantou, fui obrigado a colocar chave para os dias quentes ligar a ventoinha do ar-condicionado para ajudar.

Já sei qual seu problema..seu mecânico.

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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por matheus gaertner em Qui 14 Set - 8:34:10

[quote="Rubão6cc"][quote="matheus gaertner"]Cara; tenho o mesmo problema, mas começou depois que preparei um pouco o motor e coloquei 6x2
Ja troquei ventoinha, painel tirei válvula termostática, nada adiantou, fui obrigado a colocar chave para os dias quentes ligar a ventoinha do ar-condicionado para ajudar. [/quote]

Já sei qual seu problema..seu mecânico.[/quote]

Até pode ser, mas já troquei esse também :D :D
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por onivaldo.gm em Qui 14 Set - 9:44:09

colocou a termostatica correta ?
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Krasnoe em Sex 13 Out - 19:06:34

Bom,atualizando:

Como o que eu fiz n adiantou, levei em 2 mecânicos (de radiador) mas nenhum conseguiu varetar, os 2 afirmaram que  as galerias colmeia ja eram e teria que comprar outra ou um radiador novo.
Fotos:







Alguma dica de radiador pra comprar? Eu queria um de latão mas só acho de alumínio e acima de 1400 Crying or Very sad

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-858882068-radiador-opala-6cc-6-cilindros-em-aluminio-_JM

achei esse Smile

outra pergunta: nesse caso do bloco ser de ferro e o radiador de alumínio, melhor usar inorganico verde/azul ou o organico rosa?
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por adpachec em Sab 14 Out - 10:05:19

Sabe como eu varetei um radiador uma vez?
Vareta de pipa, aquelas de fibra.
Acho que se você fosse em um lugar que faz calhas e rufos e pegasse umas lâminas de chapa galvanizada um pouco mais estreita que os dutos do radiador eu acho que você consegue "xuxar" os dutos.
Vai aplicando desengripante junto.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Krasnoe em Sab 14 Out - 20:24:03

O problema eh que como pode ver na foto tem vários dutos que foram fechados com solda, ate comentei com um dos mecânicos porque alguem faria isso, ele acha que ferveu e levantou uma parte do radiador comprometendo os dutos , mas ele emprestou um de graça ate eu conseguir outro
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por gilmareu em Seg 16 Out - 8:33:46

Teria que ver alguns detalhes aí tipo a tampa do radiador, geralmente elas são furrecas e nãos seguram a pressão, eu comprei uma da marca Stant que valeu o investimento.
Aditivo Petroplus (com etiloglicol), bom custo benefício, em torno de 30 reais a garrafa na Mercadocar (SP) e dilui 8 litros de água.
Nunca deixar a água do vaso de expansão para baixo da metade.

Ver no site da MTE qual a válvula termostática e cebolão adequados para o seu carro.

Só lavar o radiador no quintal talvez não resolva, como tinha barro na água, provavelmente você terá que mandar varetar o radiador em alguma casa de radiadores.

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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Douglas Vaciliev em Seg 16 Out - 19:02:52

Radiador novo, tem uns no mercado livre feitos de alumínio. Se precisar aind parcela em 12x.

Esse seu já era, nem adianta perder tempo, além de algumas galerias estarem capadas, se precisar de alguma solda nos pés das colméias vão estourar tudo ao esquentar com fogo.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Rubão6cc em Seg 16 Out - 22:47:32

Se o radiador estiver comprometido manda bala num novo..é um investimento que vale cada centavo pois vai ter confiabilidade total no seu arrefecimento. Coloque aditivo pra que ele dure o máximo de tempo. Carro confiável é outra estória OKK


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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por opala4cc em Seg 16 Out - 23:00:54

Rubão6cc escreveu:Se o radiador estiver comprometido manda bala num novo..é um investimento que vale cada centavo pois vai ter confiabilidade total no seu arrefecimento. Coloque aditivo pra que ele dure o máximo de tempo. Carro confiável é outra estória OKK

Concordo. E se for botar dinheiro em um aditivo de primeira qualidade do tipo longa duração diluído na água desbagaçalizada, também é hora de fazer um gasto em mangueiras decentes:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702123948-kit-mangueiras-de-arrefecimento-em-silicone-preto-gm-opala-6-_JM

Confiabilidade por muito tempo sem precisar abrir o arrefecimento. Tem kits de mangueiras pro 6 cilindros mais baratos no ML, mas não incluem as ligações do ar quente.
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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

Mensagem por Krasnoe em Ter 17 Out - 20:11:55

opala4cc escreveu:
Rubão6cc escreveu:Se o radiador estiver comprometido manda bala num novo..é um investimento que vale cada centavo pois vai ter confiabilidade total no seu arrefecimento. Coloque aditivo pra que ele dure o máximo de tempo. Carro confiável é outra estória OKK

Concordo. E se for botar dinheiro em um aditivo de primeira qualidade do tipo longa duração diluído na água desbagaçalizada, também é hora de fazer um gasto em mangueiras decentes:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702123948-kit-mangueiras-de-arrefecimento-em-silicone-preto-gm-opala-6-_JM

Confiabilidade por muito tempo sem precisar abrir o arrefecimento. Tem kits de mangueiras pro 6 cilindros mais baratos no ML, mas não incluem as ligações do ar quente.


Obrigado pelas dicas pessoal, farei isso irei adquirir mangueiras novas pra nunca mais me incomodar. Vou fazer uma gambiarra pra limpar os dutos do motor, pegar uma bacia de água botar a mangueira bem no fundo pra ir puxando a água com o limpa radiador, dai quando for botar o radiador e as mangueiras novas, já vai estar mais limpo Smile (espero que funcione talvez a bomba n tenha pressão suficiente...)

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Re: "Superaquecimento" no sistema de arrefecimento

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