Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Câmbio fazendo barulho
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! EmptyOntem à(s) 16:08:24 por opala4cc

» Barra de direção - Opala 1988, 4cc
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! EmptyOntem à(s) 15:22:23 por Tonho_RS

» Opala ascendendo luz de oleo na lenta
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! EmptyOntem à(s) 15:09:59 por Tonho_RS

» Quais máquinas de vidro elétrico consigo adaptar na Caravan 76??
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! EmptyOntem à(s) 12:52:51 por kelvisson

» Comando Aspirado
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! EmptyOntem à(s) 5:41:23 por kelvisson

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! EmptyDom 17 Mar - 21:14:40 por opala4cc

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! EmptyDom 17 Mar - 8:35:00 por Rubão6cc

» Travs elétrica Diplomata 1990 parou
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! EmptyQui 14 Mar - 8:26:05 por tagliaferro

» VIRABREQUIM 3.0 181L
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! EmptyQua 13 Mar - 15:27:56 por lucianopotmaier

Quem está conectado?

33 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 33 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_leftIluminação painel 1988 todas as luzes ! BarIluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_right 
tabarbosa (16850)
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_leftIluminação painel 1988 todas as luzes ! BarIluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_right 
Rubão6cc (15315)
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_leftIluminação painel 1988 todas as luzes ! BarIluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_right 
BANDIT (13573)
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_leftIluminação painel 1988 todas as luzes ! BarIluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_right 
Xann (10394)
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_leftIluminação painel 1988 todas as luzes ! BarIluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_leftIluminação painel 1988 todas as luzes ! BarIluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_right 
j ricardo (9376)
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_leftIluminação painel 1988 todas as luzes ! BarIluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_right 
Jean Bida (9320)
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_leftIluminação painel 1988 todas as luzes ! BarIluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_leftIluminação painel 1988 todas as luzes ! BarIluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_leftIluminação painel 1988 todas as luzes ! BarIluminação painel 1988 todas as luzes ! Bar_right 

+3
BenKenobi
Marlon Jassanan
LucasPiologo
7 participantes

    Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    LucasPiologo
    LucasPiologo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1018
    Idade : 33
    Localização : Guarulhos - SP
    Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
    6x2 de inox 446
    Cilindros : Truca não que é 6

    Data de inscrição : 15/12/2014

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por LucasPiologo Ter 17 Out - 22:07:40

    Boa noite galera !

    Seguindo a ideia do tópico do reservatório de gasolina, acabei desmontando meu painel diversas vezes até conseguir solucionar o funcionamento de todas as luzes.
    Como base usei a pinagem contida neste tópico: http://www.opaleirosdoparana.com/t37671-pinagem-painel-de-instrumentos-opala-88-92

    Também assisti este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Cm1fBF6FhAM&t=288s do Flavio Oliveira, este foi primordial para encontrar os devidos fios e suas conexões.

    Para esclarecer, nos painéis de 1988 não existe entrada para soquete na direção do desenho do combustível nem no de temperatura, as imagens são apenas para identificar os marcadores localizados logo acima das mesmas, sendo assim as luzes que iluminam os desenhos, são as lampadas "pingão" que iluminam o Painel conforme a imagem no decorrer do tópico. Logo os modelo de 1988 em diante não tem luz indicadora do nível do reservatório de gasolina.


    Segue imagem do painel visto de costas (circuito elétrico)

    OBS: Nesta foto que peguei de uma postagem do Adpchec o lugar onde vai a luz do alerta está fechado.

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Zvr6oj4

    Circulo Verde Escuro: lampadas pingão iluminação geral do painel.
    Circulo Verde Claro: Lampadas pequenas Iluminação das Setas
    Circulo Vermelho da esquerda para direita: Lampadas pequenas Iluminação: Óleo, Freio de Mão, Bateria.
    Circulo Azul: Luz do Farol Alto.
    Circulo Amarelo: Luz do Afogador.
    Circulo Laranja: Luz do Pisca Alerta (acende junto com as setas)

    No meu caso as luzes que não acendia eram Afogador (circulo amarelo) e Alerta (Circulo Laranja).  

    Afogador:
    Seguindo o pino 15 com o fio Marrom e Branco que é o responsável por acender a Luz de afogador quando o mesmo está acionado, ele vai até a alavanca do afogador, o fio terra é o todo marrom e o positivo é o marrom e branco (pino 15), detalhe que esses serão os fios com os menores conectores existentes no carro, eles só servirão na alavanca do afogador, conectando os mesmos no afogador a luz laranja deve acender no painel, se não acender verifique se chega energia nos fios, caso chegue, verifique a lampada e o soquete, eles são bem chatos de dar mal contato.

    Pisca Alerta:
    Seguindo o pino 16 que tem o fio preto e vermelho, ele levará até o plug das setas, no caso dos opalas 88 usasse a chave de seta de 5 fios, cujo o fio numero 5 é o preto e vermelho q é conectado ao fio que sai do pino 16, conectando um ao outro a luz do alerta deve acender quando se acionar o botão na coluna de direção, se não acender verifique o soquete e a lampada, no meu caso o fio 5 da chave de seta estava desligado, quando liguei continuou sem acender, era o soquete mal encaixado, tirei e coloquei e pimba acendeu.

    Segue a foto e o vídeo do resultado dessa modesta manutenção no painel:
    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! T8NKpBm

    Vídeo:


    Espero que eu tenha conseguido explicar direito.

    Abraço.
    Marlon Jassanan
    Marlon Jassanan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1210
    Idade : 28
    Localização : São Bento do Sul - SC
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/e
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 27/07/2016

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Re: Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por Marlon Jassanan Qua 18 Out - 5:27:11

    Muito top, parabéns pelo tópico e a explicação,será de grande utilidade pra galera!
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Re: Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por BenKenobi Qua 18 Out - 7:37:54

    Muito bom, excelente topico, apanhei muito no meu tbm.

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15315
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Re: Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por Rubão6cc Qua 18 Out - 8:40:23

    Parabéns amigo! O painel todo acendendo é show demais!


    _________________
    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    LucasPiologo
    LucasPiologo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1018
    Idade : 33
    Localização : Guarulhos - SP
    Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
    6x2 de inox 446
    Cilindros : Truca não que é 6

    Data de inscrição : 15/12/2014

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Re: Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por LucasPiologo Qua 18 Out - 9:56:05

    Valeu galera !
    skull_emperor_
    skull_emperor_
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 57
    Localização : Mogi Guaçu - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupé SL/E 1988
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 08/11/2016

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Re: Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por skull_emperor_ Qua 18 Out - 12:23:25

    Parabéns pelo tópico amigo!

    Eu acabei chegando nessa mesma conclusão que você chegou aqui no seu tópico. Eu cheguei a comprar o tubo e a bóia do reservatório de gasolina (meu opala é a alcool) para acender a luz do combustível, porém me lembrei que uma das vezes que abri o painel para limpar ele não tinha o "buraco" para tal lâmpada...

    Agora com o seu tópico confirmei que sem alguma forma de adaptação não será possível.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15315
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Re: Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por Rubão6cc Qua 18 Out - 12:35:08

    Então na série 88-90 originalmente não existe nem iluminação nessa grafia de temperatura e combustível? Os painéis onde essas acendem foram adaptados pra acender? Isso? Não sei se entendi bem....isso tudo é muito confuso...e sobre a funcionalidade dessas lâmpadas? Também não existe? Só indicação dos marcadores acima?


    _________________
    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    LucasPiologo
    LucasPiologo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1018
    Idade : 33
    Localização : Guarulhos - SP
    Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
    6x2 de inox 446
    Cilindros : Truca não que é 6

    Data de inscrição : 15/12/2014

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Re: Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por LucasPiologo Qua 18 Out - 12:38:15

    skull_emperor_ escreveu:Parabéns pelo tópico amigo!

    Eu acabei chegando nessa mesma conclusão que você chegou aqui no seu tópico. Eu cheguei a comprar o tubo e a bóia do reservatório de gasolina (meu opala é a alcool) para acender a luz do combustível, porém me lembrei que uma das vezes que abri o painel para limpar ele não tinha o "buraco" para tal lâmpada...

    Agora com o seu tópico confirmei que sem alguma forma de adaptação não será possível.


    Eu fiquei encucado demais no fato do meu painel não acender todas as luzes, minha elétrica eu diria que está em torno de 80% imaculada, os 20% são os milhas que eu instalei, alarmes, um esquema na partida e o AC que está desligado, o resto todo funciona perfeitamente.

    Cheguei na conclusão de que não tem luz indicadora do reservatório exatamente pela falta do buraco do soquete, visto que em todas as outras funções tem suas respectivas lampadas, no meu caso só não comprei o reservatório por desconfiar de que não tinha a bendita luz, e realmente não tem.
    No seu caso você agora tem uma peça chata de achar e pode revender para quem necessitar lol!

    Agora que dá satisfação ver tudo funcionando e saber que foi você quem mexeu, a isso dá !
    LucasPiologo
    LucasPiologo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1018
    Idade : 33
    Localização : Guarulhos - SP
    Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
    6x2 de inox 446
    Cilindros : Truca não que é 6

    Data de inscrição : 15/12/2014

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Re: Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por LucasPiologo Qua 18 Out - 12:41:01

    Rubão6cc escreveu:Então na série 88-90 originalmente não existe nem iluminação nessa grafia de temperatura e combustível? Os painéis onde essas acendem foram adaptados pra acender? Isso? Não sei se entendi bem....isso tudo é muito confuso...e sobre a funcionalidade dessas lâmpadas? Também não existe? Só indicação dos marcadores acima?

    Então Rubão, o desenho do combustível e temperatura acende, mas acende pela Iluminação do Painel todo, elas não possuem lampadas para acende-las em ocasião especial como a do afogador e todas as outras que possuem entrada para soquete, se você pegar um painel desmontado e olhar ele de frente e de costas vai entender o que estou dizendo ! Digamos que elas são meramente ilustrativas indicando a função dos marcadores que ficam localizados acima das mesmas !


    Edit:

    Para exemplificar melhor uma foto de um painel visto de costas:

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! YuV6aml

    Note que ao lado das lampas não tem buraco para soquete, só tem a trila do painel que é acesa pelas lampadas pingão, logo os desenhos de combustível e temperatura são apenas iluminados como todo o painel, e não possuem luz de advertência enfatizando alguma situação atípica.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15315
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Re: Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por Rubão6cc Qua 18 Out - 12:56:23

    LucasPiologo escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Então na série 88-90 originalmente não existe nem iluminação nessa grafia de temperatura e combustível? Os painéis onde essas acendem foram adaptados pra acender? Isso? Não sei se entendi bem....isso tudo é muito confuso...e sobre a funcionalidade dessas lâmpadas? Também não existe? Só indicação dos marcadores acima?

    Então Rubão, o desenho do combustível e temperatura acende, mas acende pela Iluminação do Painel todo, elas não possuem lampadas para acende-las em ocasião especial como a do afogador e todas as outras que possuem entrada para soquete, se você pegar um painel desmontado e olhar ele de frente e de costas vai entender o que estou dizendo ! Digamos que elas são meramente ilustrativas indicando a função dos marcadores que ficam localizados acima das mesmas !


    Edit:

    Para exemplificar melhor uma foto de um painel visto de costas:

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! YuV6aml

    Note que ao lado das lampas não tem buraco para soquete, só tem a trila do painel que é acesa pelas lampadas pingão, logo os desenhos de combustível e temperatura são apenas iluminados como todo o painel, e não possuem luz de advertência enfatizando alguma situação atípica.

    Entendi...então porque alguns relataram que essas luzes não acendiam? E outros relataram que são funcionais? Tipo um cara aí que tem um 91..ele postou esses tempos que no dele quando o carro esquenta demais a luz da temperatura acende. O Marcos adriano diz que na caravan dele a luz de combustível acende quando o nível do reservatório de partida à frio está baixo...será que são funcionais em outros anos de fabricação ou então foram adaptadas para funcionar nos casos relatados? Isso que eu quero desvendar!


    _________________
    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    LucasPiologo
    LucasPiologo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1018
    Idade : 33
    Localização : Guarulhos - SP
    Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
    6x2 de inox 446
    Cilindros : Truca não que é 6

    Data de inscrição : 15/12/2014

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Re: Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por LucasPiologo Qua 18 Out - 13:08:02

    Rubão6cc escreveu:
    LucasPiologo escreveu:

    Então Rubão, o desenho do combustível e temperatura acende, mas acende pela Iluminação do Painel todo, elas não possuem lampadas para acende-las em ocasião especial como a do afogador e todas as outras que possuem entrada para soquete, se você pegar um painel desmontado e olhar ele de frente e de costas vai entender o que estou dizendo ! Digamos que elas são meramente ilustrativas indicando a função dos marcadores que ficam localizados acima das mesmas !


    Edit:

    Para exemplificar melhor uma foto de um painel visto de costas:

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! YuV6aml

    Note que ao lado das lampas não tem buraco para soquete, só tem a trila do painel que é acesa pelas lampadas pingão, logo os desenhos de combustível e temperatura são apenas iluminados como todo o painel, e não possuem luz de advertência enfatizando alguma situação atípica.

    Entendi...então porque alguns relataram que essas luzes não acendiam? E outros relataram que são funcionais? Tipo um cara aí que tem um 91..ele postou esses tempos que no dele quando o carro esquenta demais a luz da temperatura acende. O Marcos adriano diz que na caravan dele a luz de combustível acende quando o nível do reservatório de partida à frio está baixo...será que são funcionais em outros anos de fabricação ou então foram adaptadas para funcionar nos casos relatados? Isso que eu quero desvendar!

    No caso do marcos acredito que seja algo referente ao ano/modelo.
    Agora se o Circuito do painel tem alguma função de acender o simbolo da temperatura quando o carro esquenta, e a de combustível, sem a necessidade de soquete e lampada própria assim como todas as outras funcionalidades eu não sei dizer.

    No caso dos 88> que os desenhos não acendem ou ficam com a luz fraquinha, é só rosquear o soquete que a luz fica mais forte, quanto mais frouxo o soquete mais fraca a luz fica, testei isso ontem, e a parte inferior do painel já é meio deficiente em iluminação, se os soquetes das lampadas "Pingão" não estiverem bem apertados, determinadas partes do painel podem ficar mal iluminadas ou com a intensidade da luz piscando ou sem acender.

    No que pude constatar mexendo no painel é que os símbolos de combustível e temperatura acendem pela iluminação do circuito e não de lampadas próprias, visto que nem entrada no painel existe, acho difícil elas terem funcionalidade diferente da Ilustrativa.

    Segue uma imagem dos soquetes e suas funções:

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! 875709033751212

    Os soquetes maiores são os que vão nos Círculos Verde Escuro da primeira foto do tópico, responsáveis pela Iluminação geral do painel, inclusive dos símbolos de combustível e temperatura.

    Os soquetes menores são para as luzes de advertência, tais como: Afogador, Alerta, Seta, Bateria, Óleo, Freio de Mão e Farol Alto.

    Se você olha o circuito por onde passa o desenho de combustível e temperatura verá que não tem entrada para lampada.
    marreco34
    marreco34
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Localização : iguaba grande rj
    Modelo do carro : opala 74
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 04/06/2018

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Re: Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por marreco34 Seg 13 Ago - 23:47:03

    alou pessoal alguem saberia qual e o fusivel das lampadas pingao ou o pino, pois ja olhei fiocinza vermelho ele nao tem energia.
    Mau_Glad
    Mau_Glad
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 174
    Localização : Sto André - SP
    Modelo do carro : Caravan SS4 - 78/78
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 12/01/2017

    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Re: Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por Mau_Glad Ter 14 Ago - 6:32:29

    Se é do opala 74, não tem fusível específico para iluminação do painel. É ligado junto ao fusível das lanternas. Vc terá que seguir a fiação para descobrir se está desconectado em algum lugar.
    Fio cinza/vermelho costuma ser lanternas direitas.

    Conteúdo patrocinado


    Iluminação painel 1988 todas as luzes ! Empty Re: Iluminação painel 1988 todas as luzes !

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar - 4:33:19