1 - conta giros nao marca nao meche o ponteiro nem quando liga a chave (esta morto)
2 - conta giros marca errado, quando vc liga o carro ele sobe ate uma posição e fica ou vai ate o final do curso e fica (esta louco)
3 - conta giros oscila muito não acompanha o motor ponteiro nao fica firme quando esta em marcha lenta ou quando motor esta estabilizado em uma rotação.
Diante da dificuldade e dos preços exorbitantes em encontrar um conta - giros em boas condições, eu resolvi consertar o meu.
Meu conta-giros estava morto não marcava nada, depois de vários testes ficou obvio pra mim que era o Circuito Integrado (CI) que existe na placa de conta giros, ele é o cérebro do sistema é o responsável por receber um pulso e transformar em corrente continua pra alimentar as bobinas que movem o ponteiro, como eu cheguei nesta conclusão?
Primeiramente deve-se desmontar o painel do carro e retirar o conta giros do conjunto do painel.
Segundo deve se fazer uma inspeção na placa e em todos os componentes, deve se verificar se não ha nenhuma peça queimada ou alguma trilha da placa quebrada, apos isso teste com um multímetro a resistência da bobina do ponteiro, e em seguida a resistência do tripot. para isso precisamos remover o ponteiro e o mostrador, basta puxar o ponteiro com cuidado que ele sai.
Quando remover o ponteiro cuidado para nao perder os contra pesos que existem atras dele, geralmente são 2
O contra peso é essa meia lua ai do lado.
o mostrador do 85 sai apos desencaixar 4 travas que tem na peça plastica branca atras dele essas travas duas de cada lado são encaixadas na placa pode se remover elas com chave de fenda.
o mostrador do 88 em diante é parafusado pra remover é necessário retirar a película da grafia que é colada sob uma peça plastica formando assim o mostrador, retire ela com estilete não aqueça pois pode danificar a película da grafia, logo abaixo dela vc vera dois parafusos só solta-los.
para remover a placa empurre a borboleta indicada com a chave de fenda na foto acima no sentido horário ela destrava a placa e é possivel remove-la, é necessário também tirar com ferro de solda estes dois fios brancos que alimentam a bobina do ponteiro. Observe a posição dos fios brancos antes de remove-los para que sejam recolocados nos mesmos lugares na montagem.
é nestes fios brancos que você vai testar a bobina, em cada um deles coloque um born do multimetro e verifique se tem resistência, se estiver em curto a bobina esta queimada sera necessário troca-la.
Tendo checado a bobina e os outros componentes não encontrando anormalidades provavelmente é o CI que esta com defeito, o CI usado nos conta giros dos opalas é o SAK215 procurei este CI em toda regiao da santa Efigênia aqui em sao paulo em varias lojas de componentes eletrônicos e não encontrei, se trata de uma CI antigo e muito especifico, ele foi usado exclusivamente em conta giros de carro e em mais nada, se fosse uma peça comum com equipamentos eletrônicos tipo TV ou aparelhos de som seria muito mais fácil de achar, a dificuldade em achalo torna ele um pouco caro para um CI, encontrei ele apenas no Mercado Livre Link para ter ideia de preço um CI mais convencional custa em media de R$2,00 que é o caso do CI do rele da trava elétrica original do opala HEF4070BP (posteriormente farei um tópico sobre isso)
Para trocar o CI é necessário um ferro de solda e pasta para solda alem da solda, remova com cuidado pois por se tratar de uma placa antiga as trilhas descolam fail da placa tornando uma catástrofe cola-las novamente no lugar alem de correr o risco de perder a placa.
Use um sugador de solda se tiver disponível, se nao use um estilete pequeno para desdobrar as "pernas" do CI que sao dobradas pra dentro e cobertas de solda, aqueça a solda e cuidadosamente com o estilete va levantando as pernas do CI, outra dica e forçar com uma chave de fenda fina entre o CI e a placa e ir aquecendo a solda ate ele ir saindo.
observe o circulo vermelho, o CI tem um "lascadinho" que indica o lado dele e deve ser montado como o da foto com o "lascadinho" pra fora, a montagem incorreta pode acarretar em danos irreversíveis no CI.
feito a substituição do CI remonte todo o conta giros, mas não monte no conjunto do painel ainda, agora é necessário aferi-lo, para isto você deve ter um multímetro que tenha a função RPM, se não tiver tente regular no + ou - usando como referencia a marcha lenta do seu carro.
vou dividir a postagem pq nao consigo mais anexar fotos.
Última edição por leandrogouveia em Sex 29 Jun - 16:43:42, editado 1 vez(es)
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