Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios EmptyHoje à(s) 10:14:03 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios EmptyHoje à(s) 8:05:34 por FabioM

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios EmptyOntem à(s) 17:25:56 por Goettens

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios EmptySex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

» numeração de segurança opala 71
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios EmptySex 26 Abr - 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios EmptySex 26 Abr - 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios EmptySex 26 Abr - 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios EmptySex 26 Abr - 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

91 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 91 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_leftOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios BarOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_right 
tabarbosa (16850)
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_leftOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios BarOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_leftOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios BarOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_right 
BANDIT (13573)
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_leftOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios BarOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_right 
Xann (10394)
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_leftOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios BarOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_leftOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios BarOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_right 
j ricardo (9376)
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_leftOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios BarOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_right 
Jean Bida (9320)
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_leftOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios BarOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_leftOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios BarOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_leftOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios BarOpala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Bar_right 

+2
Mau_Glad
johnnydcrj
6 participantes

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    johnnydcrj
    johnnydcrj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Idade : 31
    Localização : Duque de Caxias - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupê 1978
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 25/09/2016

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por johnnydcrj Qua 4 Jul - 23:09:22

    Boa noite pessoal,
    Estou passando um dobrado pra ligar minha chave de seta. Agora já está praticamente tudo ligado, está faltando somente a luz VERDE do painel, que indica a seta ligada. O estranho é que não consigo encontrar onde ligar ela, pois já tentei no relê e ela não desliga. Tentei na saída pra seta, mas ai só acende para um dos lados.

    Por favor, alguém que já tenha passado por isso, me de uma ajuda...

    (OBS - Antes estava passando um dobrado com a luz do pisca alerta do painel, mas fui testando e descobri que ela é ligada no fio que vem o interruptor do freio.)

    Só está faltando isso para terminar de montar meu comando de seta.

    Serei eternamente grato!

    Grande abraço Opaleiros!
    Mau_Glad
    Mau_Glad
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 174
    Localização : Sto André - SP
    Modelo do carro : Caravan SS4 - 78/78
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 12/01/2017

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por Mau_Glad Qui 5 Jul - 6:13:45

    Tem algo errado por aí. O fio do interruptor do freio deve ir direto na chave de seta, sem nenhuma derivação.
    Veja abaixo as ligações originais que retirei da minha 78.


    Fiação da chave de seta 8 fios.
    Utilizado de 78 a 85
    ( Opalas e Caravans com botão do pisca alerta na coluna)

    Preto/Vm             - Interruptor pedal do freio
    Verde                  - Lâmp seta/freio tras LD
    Amarelo               - Lâmp seta/freio tras LE
    Preto/Az/Br          - Relé do pisca (49a) - Lâmp indicadora das setas
    Marrom/Br           - Relé do Alerta (49a) - Lâmp indicadora pisca alerta no painel
    Azul Escuro          - Lâmp seta diant LD
    Azul Claro            - Lâmp seta diant LE
    Preto                   - Interruptor da buzina

    Tópico sobre elétrica com muita informação.
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44974-esquema-eletrico-opala-75-79-criacao-de-um-pdf-com-todas-as-informacoes-ajuda-dos-membros

    Lembrando que a lâmpada indicadora das setas é ligada no circuito impresso do painel através do pino 10 do conector, cabinho que vem do relé das setas. Se seu conector do painel estiver em ordem, não é necessário nenhum fio por fora.
    johnnydcrj
    johnnydcrj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Idade : 31
    Localização : Duque de Caxias - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupê 1978
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 25/09/2016

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por johnnydcrj Qui 5 Jul - 9:39:47

    Mau_Glad escreveu:Tem algo errado por aí. O fio do interruptor do freio deve ir direto na chave de seta, sem nenhuma derivação.
    Veja abaixo as ligações originais que retirei da minha 78.


    Fiação da chave de seta 8 fios.
    Utilizado de 78 a 85
    ( Opalas e Caravans com botão do pisca alerta na coluna)

    Preto/Vm             - Interruptor pedal do freio
    Verde                  - Lâmp seta/freio tras LD
    Amarelo               - Lâmp seta/freio tras LE
    Preto/Az/Br          - Relé do pisca (49a) - Lâmp indicadora das setas
    Marrom/Br           - Relé do Alerta (49a) - Lâmp indicadora pisca alerta no painel
    Azul Escuro          - Lâmp seta diant LD
    Azul Claro            - Lâmp seta diant LE
    Preto                   - Interruptor da buzina

    Tópico sobre elétrica com muita informação.
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44974-esquema-eletrico-opala-75-79-criacao-de-um-pdf-com-todas-as-informacoes-ajuda-dos-membros

    Lembrando que a lâmpada indicadora das setas é ligada no circuito impresso do painel através do pino 10 do conector, cabinho que vem do relé das setas. Se seu conector do painel estiver em ordem, não é necessário nenhum fio por fora.


    Meu caro, eu já havia seguido esse esquema anteriormente, e na teoria está ligado dessa maneira mesmo. O problema é que quando eu ligo as lâmpadas indicadores tanto de seta, quando de alerta, elas ficam piscando direto mesmo sem eu ativar o interruptor de ambos. Devo tá fazendo alguma cagada, só pode!
    Agradeço a ajuda meu caro, se tiver uma luz do que eu possa fazer para elas só piscarem quando eu ativar os interruptores.
    Desde já agradeço!
    Grande abraço opaleiro!
    Mau_Glad
    Mau_Glad
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 174
    Localização : Sto André - SP
    Modelo do carro : Caravan SS4 - 78/78
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 12/01/2017

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por Mau_Glad Qui 5 Jul - 12:59:53

    Primeiro passo é ter certeza que as lâmpadas externas estão funcionando de acordo.
    Acione setas, freio e pisca alerta e verifique tudo. Peça ajuda para um amigo para verificar as luzes de freio.
    Lembrando que essa série de opalas, a luz de freio e setas traseiras, são compartilhadas. Ou seja se vc pisar no freio, deve acender a direita e a esquerda. Se vc acionar a seta direita, por exemplo, e pisar no freio, a seta pisca na direita e acende a luz de freio na esquerda. Freio e seta usam o mesmo filamento na traseira, por isso a chave de seta tem tantos fios.
    Se seu opala não está funcionando assim, é porque fizeram modificações. E aí muda tudo.
    Faça essa verificação, mantendo as lâmpadas do painel desligadas.

    Mais um detalhe, as lâmpadas do painel, tanto seta, como pisca alerta, tem um de seus lados aterrados.
    Se tudo estiver funcionando corretamente, vc pode ter problemas na fiação do painel e no circuito impresso do painel.

    Poste aqui as novidades.
    johnnydcrj
    johnnydcrj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Idade : 31
    Localização : Duque de Caxias - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupê 1978
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 25/09/2016

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por johnnydcrj Qui 5 Jul - 15:43:06

    Boa tarde meu caro,
    Tudo está funcionando perfeitamente, tanto as setas quanto as luzes de freio, da maneira que tem que funcionar mesmo.
    Todas as luzes aterradas, e o painel também está aterrado.

    O que acontece mesmo é que quando eu ligo a luz indicadora de seta no painel, direto no 49A do relê, ela fica piscando direto, mesmo sem eu ligar a seta. Se eu ligar ela no conector, direto no fio que ativa a seta, a luz verde também fica piscando direto, mesmo com a seta desligada.

    Só preciso descobrir onde raios esse fio é ligado.

    Eu poderia ligar ele direto na saída das luzes, porém iria piscar para um dos lados. Pensei em fazer uma ponte, mas ai as duas luzes de fora vão piscar como se estivessem em curto.

    Já rodei praticamente todos os tópicos do fórum, mas não encontrei algum problema parecido.
    Nessa foto, do tópico que me indicou, diz pra eu ligar junto com o 49A do relê :

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Circui10

    Vou tentar aterrar o painel em outro lugar, pra ver se funciona dessa maneira.

    Se tiver alguma dica sobre o que fazer serei todo ouvidos.

    Grande abraço amigo!
    Mau_Glad
    Mau_Glad
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 174
    Localização : Sto André - SP
    Modelo do carro : Caravan SS4 - 78/78
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 12/01/2017

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por Mau_Glad Sex 6 Jul - 6:28:19

    Que bucha....
    Fui verificar o circuito impresso do painel e, falei besteira.
    Na verdade a lâmpada indicadora da seta é ligado no positivo do painel e não no negativo.
    E tem sua lógica pq se aterrar a lâmpada, terá carga no relé, que faz com que o mesmo funcione, mesmo sendo uma lâmpada pequena.

    Verifique aí....
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por adpachec Sex 6 Jul - 14:23:06

    O relé de 03 pinos é um relé por lado.
    O de 05 pinos vale pelos dois relés.
    Quando o painel a lâmpada indicadora possui o positivo constante então a luz de seta também deve ter um positivo constante e o relé deve fechar contato com o negativo fechando o circuito e fazendo piscar as luzes.
    Quando a luz do painel é aterrada constantemente então o relé fecha com o positivo para o painel e setas.
    A maioria das luzes do painel são energizadas constantemente pelo positivo.

    Luz de bateria, seu aterramento se dá no alternador quando não está funcionando.

    Óleo, aterra o fio ao bloco motor quando não existe pressão de óleo.

    Freio de mão, uma chave na alavanca que se aterra ao estar puxado.
    johnnydcrj
    johnnydcrj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Idade : 31
    Localização : Duque de Caxias - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupê 1978
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 25/09/2016

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por johnnydcrj Seg 23 Jul - 19:42:50

    Boa noite pessoal, realmente só depois que liguei todo o restante do painel, o aterrei no terra da parede corta fogo, e também liguei o fio da luz de seta no 49a do relê foi que funcionou.
    Agradeço a ajuda de vocês, e o amigo adpachec já me ajudou com a questão do freio de mão, que não estava encontrando em lugar nenhum. Finalmente a elétrica do carro tá completa!

    Obrigado pela ajuda pessoal!
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por adpachec Seg 23 Jul - 20:20:08

    johnnydcrj escreveu:Boa noite pessoal, realmente só depois que liguei todo o restante do painel, o aterrei no terra da parede corta fogo, e também liguei o fio da luz de seta no 49a do relê foi que funcionou.
    Agradeço a ajuda de vocês, e o amigo adpachec já me ajudou com a questão do freio de mão, que não estava encontrando em lugar nenhum. Finalmente a elétrica do carro tá completa!

    Obrigado pela ajuda pessoal!  

    OKK
    Rodrigobuba
    Rodrigobuba
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Localização : General Carneiro pr
    Data de inscrição : 16/03/2023

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por Rodrigobuba Dom 16 Abr - 23:03:04

    johnnydcrj escreveu:
    Mau_Glad escreveu:Tem algo errado por aí. O fio do interruptor do freio deve ir direto na chave de seta, sem nenhuma derivação.
    Veja abaixo as ligações originais que retirei da minha 78.


    Fiação da chave de seta 8 fios.
    Utilizado de 78 a 85
    ( Opalas e Caravans com botão do pisca alerta na coluna)

    Preto/Vm             - Interruptor pedal do freio
    Verde                  - Lâmp seta/freio tras LD
    Amarelo               - Lâmp seta/freio tras LE
    Preto/Az/Br          - Relé do pisca (49a) - Lâmp indicadora das setas
    Marrom/Br           - Relé do Alerta (49a) - Lâmp indicadora pisca alerta no painel
    Azul Escuro          - Lâmp seta diant LD
    Azul Claro            - Lâmp seta diant LE
    Preto                   - Interruptor da buzina

    Tópico sobre elétrica com muita informação.
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44974-esquema-eletrico-opala-75-79-criacao-de-um-pdf-com-todas-as-informacoes-ajuda-dos-membros

    Lembrando que a lâmpada indicadora das setas é ligada no circuito impresso do painel através do pino 10 do conector, cabinho que vem do relé das setas. Se seu conector do painel estiver em ordem, não é necessário nenhum fio por fora.


    Meu caro, eu já havia seguido esse esquema anteriormente, e na teoria está ligado dessa maneira mesmo. O problema é que quando eu ligo as lâmpadas indicadores tanto de seta, quando de alerta, elas ficam piscando direto mesmo sem eu ativar o interruptor de ambos. Devo tá fazendo alguma cagada, só pode!
    Agradeço a ajuda meu caro, se tiver uma luz do que eu possa fazer para elas só piscarem quando eu ativar os interruptores.
    Desde já agradeço!
    Grande abraço opaleiro!
    amigo seu opala como vc ligou o alerta? Possui 2 reles mesmo um para o pisca outro para o alerta e se o alerta é ligado junto com o do freio que é o preto com vermelho?
    Andre_Cerradopix
    Andre_Cerradopix
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 27
    Localização : Araguari
    Modelo do carro : Opala 78 caracterizado SS
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 21/05/2023

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por Andre_Cerradopix Ter 27 Jun - 12:15:00

    Boa tarde, minha chave de seta só está funcionando para um lado ... Acho q estragou pq acabei forçando a chave sem querer.. acidente de percurso kkkkk... Meu carro é um 78... Mas estou na dúvida se o sistema q está instalado nele é realmente do 78... Segue a foto... Se alguém tiver o número ou modelo da chave correta eu agradeço
    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios 20230617
    Andre_Cerradopix
    Andre_Cerradopix
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 27
    Localização : Araguari
    Modelo do carro : Opala 78 caracterizado SS
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 21/05/2023

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por Andre_Cerradopix Ter 27 Jun - 16:32:44

    Andre_Cerradopix escreveu:Boa tarde, minha chave de seta só está funcionando para um lado ... Acho q estragou pq acabei forçando a chave sem querer.. acidente de percurso kkkkk... Meu carro é um 78... Mas estou na dúvida se o sistema q está instalado nele é realmente do 78... Segue a foto... Se alguém tiver o número ou modelo da chave correta eu agradeço
    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios 20230617
    Problema resolvido seguindo dica de um usuário do fórum... Coloquei uma arroela no mecanismo, tirando a folga dele... economizei um bocadinho

    opala4cc gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por opala4cc Qua 28 Jun - 1:43:38

    Andre_Cerradopix escreveu:
    Andre_Cerradopix escreveu:Boa tarde, minha chave de seta só está funcionando para um lado ... Acho q estragou pq acabei forçando a chave sem querer.. acidente de percurso kkkkk... Meu carro é um 78... Mas estou na dúvida se o sistema q está instalado nele é realmente do 78... Segue a foto... Se alguém tiver o número ou modelo da chave correta eu agradeço
    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios 20230617
    Problema resolvido seguindo dica de um usuário do fórum... Coloquei uma arroela no mecanismo, tirando a folga dele... economizei um bocadinho


    Olha, André: sei que você já resolveu o problema colocando uma arruela e faz quase 20 anos desde a última vez em que desmontei uma bagaça dessas, mas eu poderia jurar que a ponta da alavanca metálica - circulada em vermelho na foto - está fora do lugar:

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Coluna13

    Andre_Cerradopix gosta desta mensagem

    Andre_Cerradopix
    Andre_Cerradopix
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 27
    Localização : Araguari
    Modelo do carro : Opala 78 caracterizado SS
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 21/05/2023

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por Andre_Cerradopix Qua 28 Jun - 3:41:42

    opala4cc escreveu:
    Andre_Cerradopix escreveu:
    Problema resolvido seguindo dica de um usuário do fórum... Coloquei uma arroela no mecanismo, tirando a folga dele... economizei um bocadinho


    Olha, André: sei que você já resolveu o problema colocando uma arruela e faz quase 20 anos desde a última vez em que desmontei uma bagaça dessas, mas eu poderia jurar que a ponta da alavanca metálica - circulada em vermelho na foto - está fora do lugar:

    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Coluna13

    Pode ser q ao desmontar para colocar a arruela eu tenha colocado.ela.na posição certa sem nem saber kkk pode ter acontecido isso!

    Conteúdo patrocinado


    Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios Empty Re: Opala 78 coupê - Chave de Seta 8 Fios

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 28 Abr - 19:49:39