chevy250 escreveu: Sergio Rocha escreveu:
Mas eu não estou falando pra ninguém usar óleo mais fino. Só estou dizendo q óleo sintético e melhor q mineral.
Sds
Vamos equalizar o que estamos falando e comentem se não concordarem, pois aqui aprendemos juntos!
Oleo 10w40 (ou melhor escrito 10w-40) quando quente a 100C (padrão de medida SAE), é um oleo com características de oleo 40.
Quando frio é um oleo com caracteristicas de oleo 10.
No manual do Opala, para a fase quente do motor, é permitido 30, 40 ou 50. O que tinha na época para atender a essa especificação era o 10w-30, o 15w-40, 20w-40 e o 20w-50.
Quanto maior a amplitude entre a fase fria e a quente mais dificil e mais caro é produzir o oleo.
Bem antigamente a amplitude era zero, ou seja nem existiam os oleos multiviscosos.
Vamos a 3 pontos:
1) Agora o exercício. Um óleo 15w-40 atende o manual do Opala quando o motor está quente, certo?
Então um oleo 40 está ok para o Opalão na fase quente..
Aqui a conclusão e me corrijam se estiver errado.
Um oleo 5w-40, na fase quente, não é mais "fino" que um 15w-40, pois na fase quente as viscosidades são iguais.
Desta forma, um 5w-40 atenderia a fase quente do Opala - mas esse oleo não existia na época do Opala (ou era caríssimo e só importado).
2) A diferença estará na fase fria. Ai sim, o 5w-40 será mais fino que o 15w-40.
A questão agora é se na fase fria é melhor ter um oleo 5 ou um oleo 15. Me parece que seria melhor um oleo 5.
Pelo menos o oleo 10 na fase fria atende a Manual do Opala. Assim, pelo menos o 10w-40 está ok!
3) Outra questão para a qual eu não tenho a resposta: a pressão de marcha lenta estar em 0.5 ou 1.5. O que é melhor?
Um oleo mais grosso é mais dificil de bombear e a pressão vai aumentar mesmo. [EDITADO: aqui eu pensei na saida da bomba e não nas partes que interessam...Falei um pouco de bobagem]
Mas o que interessa é a pressão ou a capacidade de lubrificação?
Um motor frio com oleo grosso vai ter a pressào na bomba bem alta mas não vai lubrificar corretamente, certo?
Claro que um oleo muito fino vai rapidamente circular com pressao baixa mas também pode não ser suficiente para formar o filme adequado.
Qual seria o ponto otimo? Pelo menos oleo 10 está ok no manual para a fase fria.
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