Kw 12 volts
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Opala 82 Coupe Standard escreveu:Olá qual seria a melhor bobina para o meu opala 1982 4 cilindros ? Ignição Eletrônica Módulo Bosch.
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Opala 82 Coupe Standard escreveu:Aproveitando o tópico, se eu for fazer o chicote do módulo até a bobina, pela resistência devo usar o fio resistido? Se não tudo bem . Mas se tiver que usar qual é o tipo de fio ? Tem em qualquer lugar ou em loja especializada?
Opala 82 Coupe Standard escreveu:Os cabos são Flex de 1,5 mm?
Bruno Chumbinho gosta desta mensagem
Opala 82 Coupe Standard escreveu:Tem como colocar acionamento de partida por contato negativo em um botão?tipo virar a chave e dar a partida pelo botão?
Opala 82 Coupe Standard escreveu:Tem como colocar acionamento de partida por contato negativo em um botão?tipo virar a chave e dar a partida pelo botão?
Opala 82 Coupe Standard escreveu:O jump do pino 5 tem que ser a mesma bitola de fio ?
Opala 82 Coupe Standard escreveu:O pino 30 vem de algum positivo comum neste caso ?
GranTurismo escreveu:
como posso descobrir se tem fio resistivo vindo do comutador ou em algum lugar pro funcionamento da bobina ?
estranhamente muitos me falaram que usam a 067 em varios carros diferentes sem pré-resistor nem fio resistivo e nunca tiveram problema nem frita a bobina ou modulo.
GranTurismo gosta desta mensagem
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a esse que me refiro. usam nao usam e tem problemas, outros não usam e não tem problema nenhum na 067 como consigo descobrir se tem no chicote ? pelo que li as vezes puxam do pós-chaveGerald escreveu:Só gostaria de esclarecer que no post anterior eu estava falando das resistências da parte de alta tensão do sistema de ignição! O resistor ou o fio resistivo que vão em série com o primário da bobina (baixa tensão) tem outra função, ou seja a de limitar a corrente na bobina. Esse resistor não tem função de eliminar interferência, mas a de impedir que a bobina sobreaqueça.
GranTurismo gosta desta mensagem
GranTurismo escreveu:adpachec, vindo pra ca para falar sobre as bobinas... eu peguei uma marflex 928077 usada pra testar.
o primario marca 02.3 na escala de 200 ohms do meu multimetro, desconta 00.4 do fio então fica 01.9 certo?! o secundario marca 9.73 a 20k ohms. meu multimetro é simples da lojinha da esquina mas se a numeração tiver pouco fora da tabela é normal ?
como posso descobrir se tem fio resistivo vindo do comutador ou em algum lugar pro funcionamento da bobina ?
estranhamente muitos me falaram que usam a 067 em varios carros diferentes sem pré-resistor nem fio resistivo e nunca tiveram problema nem frita a bobina ou modulo.
[specs originais dos autos https://www.docsity.com/pt/sistema-de-ignicao-e-testes/4846572/ ]
tabela marflex indica bobina 068 pra opala https://www.docsity.com/pt/sistema-de-ignicao-e-testes/4846572/
GranTurismo gosta desta mensagem
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Gerald escreveu:O resistor que é ligado em série com o primário da bobina de ignição de muitos carros antigos tem uma função que não é muito compreendida. Aguns carros têm esse resistor, outros não. Esse resistor, quando existe, muitas vezes passa despercebido, principalmente quando não é um resistor explícito, mas é a própria resistência do fio especial ("fio resistivo") que leva a corrente ao primário da bobina de ignição.
O uso de um resistor em série com a bobina de ignição começou, se não me engano, nos carros americanos fabricados a partir dos anos 50 e 60. Esse resistor é chamado por lá de "ballast" (lastro) em inglês.
Os Opalas, pelos menos os das gerações mais novas, usam uma resistência "ballast" de 0.8 ohms, como eu já comentei no post anterior.
Afinal, que é a função desse resistor?
A idéia do resistor "ballast" basicamente é garantir que o sistema de ignição funcione adequadamente no momento da partida.. Mas o que acontece de especial durante a partida que afete o bom funcionamento do sistema de ignição?
No momento da partida, a corrente drenada pelo motor de partida é enorme, o que provoca uma queda significativa da tensão, mesmo que a bateria seja nova e esteja com plena carga. Se a bateria for velha ou com pouca carga, a situação fica ainda mais crítica. Uma queda de tensão da bateria durante a partida tem o efeito de reduzir tensão enviada para as velas, podendo, inclusive haver falha de ignição durante a partida.
Antes de falar como um simples resistor pode resolver esse problema, é interessante saber qual é a corrente drenada por um motor de partida. Engana-se que pensa que essa corrente está na casa de dezenas de Amperes.
No livro Conheça seu Opala, é descrito um procedimento para testar o motor de partida, onde são apresentadas as tabelas abaixo:
Na primeira tabela, são apresentadas as correntes de rotação livre, isto é para o caso em que o motor de partida gira livremente, ou seja, não está conectado ao motor principal do carro. As correntes de rotação típica são 50A e 60A, para motores de partida de Opalas de 4 e 6 cilindros. respectivamente.
Note que a corrente para rotação livre é muito a MENOR que a corrente drenada quando o motor de partida está realmente acionando o motor principal do carro durante a partida.
A segunda tabela apresenta a corrente drenada quando o rotor do motor de partida está bloqueado. Essa corrente pode ser gigantesca, tipicamente de 415A para o motor de partida de um Opala de 6 cilindros.
Alguém poderia perguntar aqui: Que significado tem a a corrente de rotação bloqueada, se o motor não dever trabalhar bloqueado?
Acontece que durante os primeiros décimos de segundo, quando motor de partida ainda não atingiu a velocidade de regime, a corrente drenada será igual ou próxima da corrente de rotação bloqueada! Daí o interesse em se fazer o teste de rotação bloqueada, que serve para saber a "saúde" do motor.
E qual seroa a corrente drenada pelo motor de partida sob carga, quando já atingiu a velocidade normal?
Resposta: A corrente será um valor intermediário entre a corrente de rotação livre e bloqueada. Num Opala de 6 cilindros, a corrente de regime será da ordem de 250A, o que é um valor bem elevado.
Como deve estar evidente nesse ponto, a tensão da bateria cai para valores relativamente baixos durante a partida, mesmo que a bateria esteja seja nova. Mas como garantir que o sistema de ignição forneça uma boa centelha quando a tensão da bateria cair, por exemplo, para 10V?
O que os engenheiros fizeram foi projetar a bobina de ignição com características tais que que forneça uma boa centelha com uma tensão de 10V. Isso pode ser feito aumentando, por exemplo, o diâmetro do fio do primário, de modo que a corrente circulante pela bobina seja adequada para uma boa centelha, mesmo que a tensão da bateria caia para valores próximos de 10V. Entretanto, aí surge um outro problema!
Quando a tensão da bateria subir para 12V ou mais (na verdade pode chegar a 14V quando a bateria está sendo carregada pelo alternador) depois da partida, a corrente circulante na bobina de ignição será excessiva e pode levar a um sobreaquecimento e queima da bobina. (Lembre que a temperatura no cofre do motor pode chegar a 60 ºC em certas condições)
Para reduzir a corrente na bobina de ignição durante a operação normal é que se usa um resistor "ballast". Entretanto, se o resistor "ballast" estiver ligado permanentemente à bobina de ignição, ele irá prejudicar a centelha, pois a tensão da bateria pode cair até 10V, ou menos, durante a partida, como visto acima.
Para cancelar o efeito negativo do resistor "ballast" durante a partida, foi desenvolvido um solenoide de partida que liga um contacto que aplica a tensão da bateria diretamente à bobina durante a partida. Efetivamente, esse contacto coloca em curto o resistor ballast, anulando o seu efeito.
GranTurismo escreveu:Adpachec o resistor pra platinado é diferente do usado com ign eleteonica ?
Eu vou procurar algum resistor nas lojas aqui. Nao sei se ainda tem a venda mas eu ia procurar no valor de 0.8
GranTurismo escreveu:Ok pessoal. Nao sei qual a treta de vcs.
Só pra esclarecer meu std 81 tem a eletrica enjambrada por alguem que sabe menos do que eu. Liga por botão. Tem um rele estranho proximo do arranque por isso pesquisei sobre o aux. De partida.
Pesquisei sobre o resistor pq tenho uma bobina 067 aqui para testar. Se precisar ja ligo um resistor junto. Um amigo me ensinou de um jeito simples a entender o +15 da bobina. A funçao do fio é cortar a corrente e desligar quando retorna a chave... Nisso ja entendi o uso do 067 + pre-resistor. Mas como disse antes, sei de gente que usa opala pra viajar com 067 e nao usa resistor a anos e nao queimou nada ainda... Ate agora hehe
Falei com um mecanico que tem desmanche. Me falou que tem varios modulos 6 pinos la entao pretendo pegar um pra testar. Problema é saber de que carro saiu e se nao ta danificado
A marflex 928077 do opala marca 8.7 no secundario
a 077 não usa resistor pois é pra hall e modulo 7 pinos, certo. aqui no sul que é frio é mais dificil queimar mesmo, um coió conseguiu queimar um modulo pq usou com bobina do MI sem resistor mas ai é outra historia.adpachec escreveu:
Sabe que muita gente não queima bobina sem resistor porque ela está no paralamas e as vezes pegando o vento da hélice.
Então não é o resistor e sim o resfriamento indireto da bobina.
Catálogo Marflex.
Pela imagem a sua bobina não pede resistor, então ela seria equivalente a bobina azul da Bosch e não a Vermelha.
Ela não pede resistor (vem escrito no corpo).
Se ela ferve está ruim então.
Mas se ela não pede resistor e usa ignição transistorizada ela pode ser de um sistema de ignição HALL.
Qual o número do modulo de ignição?
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