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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Qua 1 Jul - 23:16:27

    Olá qual seria a melhor bobina para o meu opala 1982 4 cilindros ? Ignição Eletrônica Módulo Bosch.

    Kw 12 volts

    9 220 081 067

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    Mensagem por adpachec Qua 1 Jul - 23:58:51

    Opala 82 Coupe Standard escreveu:Olá qual seria a melhor bobina para o meu opala 1982 4 cilindros ? Ignição Eletrônica Módulo Bosch.

    Kw 12 volts

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    Do opala é final 067 e com resistência.
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    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Qui 2 Jul - 0:34:36

    Resistência tipo esta:
     Bobina D_nq_n10
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    Mensagem por adpachec Qui 2 Jul - 10:22:46

    Opala 82 Coupe Standard escreveu:Resistência tipo esta:
     Bobina D_nq_n10

    Sim.
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    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Qui 2 Jul - 21:53:48

    Valeu adpachec
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    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Sáb 4 Jul - 8:49:51

    Aproveitando o tópico, se eu for fazer o chicote do módulo até a bobina, pela resistência devo usar o fio resistido? Se não tudo bem . Mas se tiver que usar qual é o tipo de fio ? Tem em qualquer lugar ou em loja especializada?
    adpachec
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    Mensagem por adpachec Sáb 4 Jul - 9:38:33

    Opala 82 Coupe Standard escreveu:Aproveitando o tópico,  se eu for fazer o chicote do módulo até a bobina, pela resistência devo usar o fio resistido? Se não tudo bem . Mas se tiver que usar qual é o tipo de fio ? Tem em qualquer lugar ou em loja especializada?

    Se você instalar a resistência não precisa do fio resistivo.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703772931-chicote-ignico-eletrnica-opala-caravan-com-fio-resistivo-_JM#position=8&type=item&tracking_id=eadbee3d-2ec4-46d8-9f09-5f3c8d5791a3
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    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Sáb 4 Jul - 11:07:34

    Os cabos são Flex de 1,5 mm?
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    Mensagem por adpachec Sáb 4 Jul - 11:24:07

    Opala 82 Coupe Standard escreveu:Os cabos são Flex de 1,5 mm?

    Não entendi....

    Dizem que a bosch final 067 consome 04 amperes (texto da bosch).

    Eu medi com alicate amperimetro e deu 16 amperes o conjunto módulo/bobina em funcionamento.

    Já usei fio bitola 0,75mm (08 amperes) na bobina com relé.
    Hoje é direto, sem relé, módulo transitores e bobina 067.

    Fio bitola 1,0mm (10 amperes) para bobina e outro para o módulo e o fio principal (de onde deriva os fios de 1,0mm) é de 2,0mm (20 amperes) e ele vai para o comutador.

    Ligo o carro na garagem e funciona perfeitamente.
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    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Sáb 4 Jul - 11:27:59

    Valeu vou fazer desse modo .
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    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Sáb 4 Jul - 11:29:20

    Desculpe é esse corretor do celular o correto é flexível.
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    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Sáb 11 Jul - 18:58:09

    Fiz um desenho ruim , mas seria desse jeito ou tem que mudar algo ou tudo ?
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    Mensagem por adpachec Dom 12 Jul - 10:00:16

    Não entendi o desenho, mas aqui tem umas imagens.

    Eu só não ligo o fio do arranque a bobina.

    Bobina Images?q=tbn%3AANd9GcT0Bu61Cs1rd13EVnATVV5jFU6nx1ozMQGgPA&usqp=CAU

    Bobina Images?q=tbn%3AANd9GcSm0OSKLGwIYbilvW1MEQ6jMCLOV9W2hrEArg&usqp=CAU

    Bobina Images?q=tbn%3AANd9GcRMvyGvuK4rq5EIwhTYL8mHSjH8_LlrhD1-4A&usqp=CAU

    Existe a opção de relé de partida, o pino 87 é pós chave sem relé que fecha contato com o pino 85 onde está o pós chave.

    Bobina Images?q=tbn%3AANd9GcTN33rriNrpurtRbSErn775mgJs1HX1TRq-xA&usqp=CAU

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    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Dom 12 Jul - 16:05:29

    Tem como colocar acionamento de partida por contato negativo em um botão?tipo virar a chave e dar a partida pelo botão?
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 12 Jul - 17:33:41

    Opala 82 Coupe Standard escreveu:Tem como colocar acionamento de partida por contato negativo em um botão?tipo virar a chave e dar a partida pelo botão?



    tem sim.....isso é muito mais comum do q vc imagina


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por adpachec Dom 12 Jul - 17:33:59

    Opala 82 Coupe Standard escreveu:Tem como colocar acionamento de partida por contato negativo em um botão?tipo virar a chave e dar a partida pelo botão?

    Botão pulsante "normal aberto" (NA).
    OU SEJA SÓ LIGA AO APERTAR, SOLTOU DESLIGA.

    Eu faria assim:

    No comutador soltaria o pino 1 (arranque) e ligaria no relé pino 87.

    No pino 5 do comutador puxo um "jump" ao botão pulsante e do botão ao pino 85 do relé.

    O problema desta ligação é que sempre que o painel estiver ligado (meia chave) se apertar o botão o arranque funciona.

    Ou ao invés de ligar o botão no pino 5 ligue no pino 1, o problema disto é usar uma mão para virar a chave e outra apertar o botão.

    Neste caso, como a chave fica a direita o ideal é deixar o botão a esquerda no painel.

    O botão é pulsante sem trava (aperta trava e aperta novamente e destrava), também conhecido como botoeira.

    Bobina Boto-start-interruptor-push-pulsante-pulso-start-sem-trava-D_NQ_NP_926074-MLB40436363839_012020-F

    O botão aciona o relé portanto não precisa ser de grande capacidade (amperes).

    O relé seria bom um de 70 amperes (04 pinos).
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    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Qui 16 Jul - 14:30:55

    O jump do pino 5 tem que ser a mesma bitola de fio ?
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    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Qui 16 Jul - 14:39:21

    O pino 30 vem de algum positivo comum neste caso ?
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    Mensagem por adpachec Qui 16 Jul - 15:36:55

    Opala 82 Coupe Standard escreveu:O jump do pino 5 tem que  ser a mesma bitola de fio ?


    Se usar esta configuração(não li as postagens anteriores para relembrar) o fio tem que ser na bitola correspondente.


    Opala 82 Coupe Standard escreveu:O pino 30 vem de algum positivo comum neste caso ?

    O pino 30 é um positivo independente e apropriado (bitola) para o caso.
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    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Qui 16 Jul - 18:01:19

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    Mensagem por GranTurismo Qui 4 Nov - 19:13:21

    adpachec, vindo pra ca para falar sobre as bobinas... eu peguei uma marflex 928077 usada pra testar. 

    o primario marca 02.3 na escala de 200 ohms do meu multimetro, desconta 00.4 do fio então fica 01.9 certo?! o secundario marca 9.73 a 20k ohms. meu multimetro é simples da lojinha da esquina mas se a numeração tiver pouco fora da tabela é normal ?

    como posso descobrir se tem fio resistivo vindo do comutador ou em algum lugar pro funcionamento da bobina ?

    estranhamente muitos me falaram que usam a 067 em varios carros diferentes sem pré-resistor nem fio resistivo e nunca tiveram problema nem frita a bobina ou modulo.

    [specs originais dos autos https://www.docsity.com/pt/sistema-de-ignicao-e-testes/4846572/ ]
    tabela marflex indica bobina 068 pra opala  scratch https://www.docsity.com/pt/sistema-de-ignicao-e-testes/4846572/
    Gerald
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    Mensagem por Gerald Qui 4 Nov - 20:36:08

    GranTurismo escreveu:
    como posso descobrir se tem fio resistivo vindo do comutador ou em algum lugar pro funcionamento da bobina ?

    estranhamente muitos me falaram que usam a 067 em varios carros diferentes sem pré-resistor nem fio resistivo e nunca tiveram problema nem frita a bobina ou modulo.

    Vela resistiva, fio resistivo e coisas do gênero tem a função única de suprimir as interferências eletromagnéticas produzidas pelas centelhas nas velas e no distribuidor.

    Esses elementos resistivos não ajudam em nada o funcionamento do sistema de ignição. Ao contrário, se as resistências introduzidas fossem muito elevadas, o desempenho do sistema de ignição ficaria seriamente prejudicado.

    As resistências introduzidas nos circuito de ignição são um mal necessário, pois as normas de controle de emissão eletromagnéticas praticamente obrigam o uso componentes resistivos no circuito de ignição.

    Obviamente, os engenheiros que projetam esses sistemas calibram o valor das resistências para afetar ao mínimo o funcionamento do sistema de ignição.

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    Mensagem por Gerald Qui 4 Nov - 20:55:23

    Só gostaria de esclarecer que no post anterior eu estava falando das resistências da parte de alta tensão do sistema de ignição! O resistor ou o fio resistivo que vão em série com o primário da bobina (baixa tensão) tem outra função, ou seja a de limitar a corrente na bobina. Esse resistor não tem função de eliminar interferência, mas a de impedir que a bobina sobreaqueça.

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    Mensagem por GranTurismo Qui 4 Nov - 21:00:51

    Gerald escreveu:Só gostaria de esclarecer que no post anterior eu estava falando das resistências da parte de alta tensão do sistema de ignição! O resistor ou o fio resistivo que vão em série com o primário da bobina (baixa tensão) tem outra função, ou seja a de limitar a corrente na bobina. Esse resistor não tem função de eliminar interferência, mas a de impedir que a bobina sobreaqueça.
    a esse que me refiro. usam nao usam e tem problemas, outros não usam e não tem problema nenhum na 067  Bobina 695742 como consigo descobrir se tem no chicote ? pelo que li as vezes puxam do pós-chave
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    Mensagem por Gerald Qui 4 Nov - 21:17:57

    Abaixo, a parte do diagrama elétrico dos Opalas 88 a 90 que mostra o circuito de ignição:

    Bobina P3_110


    Embaixo, o destaque do canto inferior esquerdo, onde se vê mais claramente a chave de igniçao S1, o módulo de ignição I1, a bobina L1 e o resistor R1.

    Bobina P3_210

    Durante a partida, a tensão da bateria é levada diretamente ao primário da bobina para produzir uma centelha mais forte. Após a partida, o resistor R1 de 0.8 ohms passa a trabalhar em série com a o primário da bobina de ignição. A função do resistor R1 é evitar o sobreaquecimento da bobina.

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    Mensagem por adpachec Qui 4 Nov - 21:20:33

    GranTurismo escreveu:adpachec, vindo pra ca para falar sobre as bobinas... eu peguei uma marflex 928077 usada pra testar. 

    o primario marca 02.3 na escala de 200 ohms do meu multimetro, desconta 00.4 do fio então fica 01.9 certo?! o secundario marca 9.73 a 20k ohms. meu multimetro é simples da lojinha da esquina mas se a numeração tiver pouco fora da tabela é normal ?

    como posso descobrir se tem fio resistivo vindo do comutador ou em algum lugar pro funcionamento da bobina ?

    estranhamente muitos me falaram que usam a 067 em varios carros diferentes sem pré-resistor nem fio resistivo e nunca tiveram problema nem frita a bobina ou modulo.

    [specs originais dos autos https://www.docsity.com/pt/sistema-de-ignicao-e-testes/4846572/ ]
    tabela marflex indica bobina 068 pra opala  scratch https://www.docsity.com/pt/sistema-de-ignicao-e-testes/4846572/


    Vamos por os pingos nos "is", contra informação fake.

    Então você vai entender a função resistiva e o porque de alguns usarem resistor e outros não.

    VOU USAR A MINHA EXPERIÊNCIA COM E SEM RESISTOR.

    A função resistiva vai além da mera supressão de ruídos.

    As bobinas de antigamente tinham em média 28.000 volts, mas em alta velocidade a bobina não manda 28.000 volts, sempre fica um resíduo na bobina (tensão estacionária).

    Isto ocorre também nas bobinas atuais.

    De 28.000 volts você acaba tendo entre 16.000 a 20.000 volts.

    Por isto o sistema antigo tinha baixa resistência.

    Hoje as bobinas chegam até a 60.000 volts, podendo mandar com eficiência até 45.000 volts.

    Se você pegar 02 fios energizados e juntar eles vai fechar curto.

    Se você colocar uma lâmpada entre eles a lâmpada acende sem curto.

    Este exemplo seria a bobina de ignição de 28.000 volts.

    Agora pegue a mesma lâmpada e ligue direto na turbina da usina de itaipú.

    A lâmpada E VOCÊ explodem.

    Para resolver a situação se aumenta a resistência da fiação até um valor seguro.

    Este é o exemplo a bobina de 60.000 volts.



    MAS PORQUE AUMENTARAM A POTÊNCIA DAS BOBINAS?

    Devido ao aumento da cilindrada dos motores MD 270 (o avô do AP), era necessário uma bobina com maior capacidade de descarga por cilindro de uma só vez, o aumento compressão também dificulta a propagação da energia.

    Este é o caso Brasil, principalmente a transição de ar para água do Fusca para o Passat.

    E foi por isto o aumento da tensão.

    E agora o porquê da resistência no circuito?

    A resistência reduz a CORRENTE (A) numa proporção MUITO MAIOR QUE A TENSÃO (V).

    Então o sistema resistivo diminui a corrente a um ponto que evita a queima de componentes.

    E evita interferência nos componentes eletrônicos dos anos 90 em diante.



    E a bobina Bosch 067 o porque de resistor e o porque de alguns usarem sem problemas sem o resistor?

    Eu rodei um bom tempo sem resistência, 20 minutos na ida e mais 20 na volta do trabalho, baixa velocidade, ALTERNADOR fornecendo baixa corrente (A).

    A bobina não esquentava (até 40° C é permitido).

    Quando passei a rodar na estrada, 40 minutos a 90 minutos com o alternador a plena carga a bobina ferveu e precisou de RESISTOR.

    Então depende do uso e da carga fornecida.



    Agora como descobrir o fio resistivo?

    Usar o multimetro no positivo da bobina até o mais próximo da chave (sem estar ligado a ignição).

    Porém o fio resistivo tem um isolamento e fiação diferentes de um fio comum.

    Bobina Images?q=tbn:ANd9GcTaqPENn7Ess3fDwKp-AxAawWvQKc3T8gkRNA&usqp=CAU


    E SIM EXISTE UMA TOLERÂNCIA DE ERRO (GERALMENTE 10%) NA LEITURA DE RESISTÊNCIA, INCLUINDO AS BOBINAS.

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    Mensagem por adpachec Qui 4 Nov - 21:31:53

    Olha a imagem e veja o fio que sai da solenóide do arranque e vai para a bobina.

    Bobina Images?q=tbn:ANd9GcT0Bu61Cs1rd13EVnATVV5jFU6nx1ozMQGgPA&usqp=CAU

    Sabe o porquê?

    Já morou em alguma casa que ao ligar o chuveiro a luz pisca?

    O chuveiro puxa muita carga (A) e a rede elétrica leva um tempo para equilibrar.

    Um arranque opala puxa de 34 a 50 amperes.

    POR ISTO EXISTIA UM FIO DIRETO NA PARTIDA A BOBINA, PORQUE O ARRANQUE PUXA MUITA CORRENTE PARA FUNCIONAR.

    É tipo um "JUMP" burlando o resistor.

    MAS AGORA COM A TECNOLOGIA DAS BATERIAS ESTE "JUMP" É DESNECESSÁRIO.

    Eu mesmo não uso, ele acaba fazendo o arranque causar queda de tensão na bobina.




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    Mensagem por Gerald Sex 5 Nov - 10:04:59

    O resistor que é ligado em série com o primário da bobina de ignição de muitos carros antigos tem uma função que não é muito compreendida. Aguns carros têm esse resistor, outros não. Esse resistor, quando existe, muitas vezes passa despercebido, principalmente quando não é um resistor explícito, mas é a própria resistência do fio especial ("fio resistivo") que leva a corrente ao primário da bobina de ignição.

    O uso de um resistor em série com a bobina de ignição começou, se não me engano, nos carros americanos fabricados a partir dos anos 50 e 60. Esse resistor é chamado por lá de "ballast" (lastro) em inglês.

    Os Opalas, pelos menos os das gerações mais novas, usam uma resistência "ballast" de 0.8 ohms, como eu já comentei no post anterior.

    Afinal, que é a função desse resistor?

    A idéia do resistor "ballast" basicamente é garantir que o sistema de ignição funcione adequadamente no momento da partida.. Mas o que acontece de especial durante a partida que afete o bom funcionamento do sistema de ignição?

    No momento da partida, a corrente drenada pelo motor de partida é enorme, o que provoca uma queda significativa da tensão, mesmo que a bateria seja nova e esteja com plena carga. Se a bateria for velha ou com pouca carga, a situação fica ainda mais crítica. Uma queda de tensão da bateria durante a partida tem o efeito de reduzir tensão enviada para as velas, podendo, inclusive haver falha de ignição durante a partida.

    Antes de falar como um simples resistor pode resolver esse problema, é interessante saber qual é a corrente drenada por um motor de partida. Engana-se que pensa que essa corrente está na casa de dezenas de Amperes.

    No livro Conheça seu Opala, é descrito um procedimento para testar o motor de partida, onde são apresentadas as tabelas abaixo:

    Bobina Teste_10

    Na primeira tabela, são apresentadas as correntes de rotação livre, isto é para o caso em que o motor de partida gira livremente, ou seja, não está conectado ao motor principal do carro. As correntes de rotação típica são 50A e 60A, para motores de partida de Opalas de 4 e 6 cilindros. respectivamente.

    Note que a corrente para rotação livre é muito a MENOR que a corrente drenada quando o motor de partida está realmente acionando o motor principal do carro durante a partida.

    A segunda tabela apresenta a corrente drenada quando o rotor do motor de partida está bloqueado. Essa corrente pode ser gigantesca, tipicamente de 415A para o motor de partida de um Opala de 6 cilindros.

    Alguém poderia perguntar aqui: Que significado tem a a corrente de rotação bloqueada, se o motor não dever trabalhar bloqueado?

    Acontece que durante os primeiros décimos de segundo, quando motor de partida ainda não atingiu a velocidade de regime, a corrente drenada será igual ou próxima da corrente de rotação bloqueada! Daí o interesse em se fazer o teste de rotação bloqueada, que serve para saber a "saúde" do motor.

    E qual seroa a corrente drenada pelo motor de partida sob carga, quando já atingiu a velocidade normal?

    Resposta: A corrente será um valor intermediário entre a corrente de rotação livre e bloqueada. Num Opala de 6 cilindros, a corrente de regime será da ordem de 250A, o que é um valor bem elevado.

    Como deve estar evidente nesse ponto, a tensão da bateria cai para valores relativamente baixos durante a partida, mesmo que a bateria esteja seja nova. Mas como garantir que o sistema de ignição forneça uma boa centelha quando a tensão da bateria cair, por exemplo, para 10V?

    O que os engenheiros fizeram foi projetar a bobina de ignição com características tais que que forneça uma boa centelha com uma tensão de 10V. Isso pode ser feito aumentando, por exemplo, o diâmetro do fio do primário, de modo que a corrente circulante pela bobina seja adequada para uma boa centelha, mesmo que a tensão da bateria caia para valores próximos de 10V. Entretanto, aí surge um outro problema!

    Quando a tensão da bateria subir para 12V ou mais (na verdade pode chegar a 14V quando a bateria está sendo carregada pelo alternador) depois da partida, a corrente circulante na bobina de ignição será excessiva e pode levar a um sobreaquecimento e queima da bobina. (Lembre que a temperatura no cofre do motor pode chegar a 60 ºC em certas condições)

    Para reduzir a corrente na bobina de ignição durante a operação normal é que se usa um resistor "ballast". Entretanto, se o resistor "ballast" estiver ligado permanentemente à bobina de ignição, ele irá prejudicar a centelha, pois a tensão da bateria pode cair até 10V, ou menos, durante a partida, como visto acima.

    Para cancelar o efeito negativo do resistor "ballast" durante a partida, foi desenvolvido um solenoide de partida que liga um contacto que aplica a tensão da bateria diretamente à bobina durante a partida. Efetivamente, esse contacto coloca em curto o resistor ballast, anulando o seu efeito.
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    Mensagem por adpachec Sex 5 Nov - 10:56:23

    Gerald escreveu:O resistor que é ligado em série com o primário da bobina de ignição de muitos carros antigos tem uma função que não é muito compreendida. Aguns carros têm esse resistor, outros não. Esse resistor, quando existe, muitas vezes passa despercebido, principalmente quando não é um resistor explícito, mas é a própria resistência do fio especial ("fio resistivo") que leva a corrente ao primário da bobina de ignição.

    O uso de um resistor em série com a bobina de ignição começou, se não me engano, nos carros americanos fabricados a partir dos anos 50 e 60. Esse resistor é chamado por lá de "ballast" (lastro) em inglês.

    Os Opalas, pelos menos os das gerações mais novas, usam uma resistência "ballast" de 0.8 ohms, como eu já comentei no post anterior.

    Afinal, que é a função desse resistor?

    A idéia do resistor "ballast" basicamente é garantir que o sistema de ignição funcione adequadamente no momento da partida.. Mas o que acontece de especial durante a partida que afete o bom funcionamento do sistema de ignição?

    No momento da partida, a corrente drenada pelo motor de partida é enorme, o que provoca uma queda significativa da tensão, mesmo que a bateria seja nova e esteja com plena carga. Se a bateria for velha ou com pouca carga, a situação fica ainda mais crítica. Uma queda de tensão da bateria durante a partida tem o efeito de reduzir tensão enviada para as velas, podendo, inclusive haver falha de ignição durante a partida.

    Antes de falar como um simples resistor pode resolver esse problema, é interessante saber qual é a corrente drenada por um motor de partida. Engana-se que pensa que essa corrente está na casa de dezenas de Amperes.

    No livro Conheça seu Opala, é descrito um procedimento para testar o motor de partida, onde são apresentadas as tabelas abaixo:

    Bobina Teste_10

    Na primeira tabela, são apresentadas as correntes de rotação livre, isto é para o caso em que o motor de partida gira livremente, ou seja, não está conectado ao motor principal do carro. As correntes de rotação típica são 50A e 60A, para motores de partida de Opalas de 4 e 6 cilindros. respectivamente.

    Note que a corrente para rotação livre é muito a MENOR que a corrente drenada quando o motor de partida está realmente acionando o motor principal do carro durante a partida.

    A segunda tabela apresenta a corrente drenada quando o rotor do motor de partida está bloqueado. Essa corrente pode ser gigantesca, tipicamente de 415A para o motor de partida de um Opala de 6 cilindros.

    Alguém poderia perguntar aqui: Que significado tem a a corrente de rotação bloqueada, se o motor não dever trabalhar bloqueado?

    Acontece que durante os primeiros décimos de segundo, quando motor de partida ainda não  atingiu a velocidade de regime, a corrente drenada será igual ou próxima da corrente de rotação bloqueada! Daí o interesse em se fazer o teste de rotação bloqueada, que serve para saber a "saúde" do motor.

    E qual seroa a corrente drenada pelo motor de partida sob carga, quando já atingiu a velocidade normal?

    Resposta: A corrente será um valor intermediário entre a corrente de rotação livre e bloqueada. Num Opala de 6 cilindros, a corrente de regime será da ordem de 250A, o que é um valor bem elevado.

    Como deve estar evidente nesse ponto, a tensão da bateria cai para valores relativamente baixos durante a partida, mesmo que a bateria esteja seja nova. Mas como garantir que o sistema de ignição forneça uma boa centelha quando a tensão da bateria cair, por exemplo, para 10V?

    O que os engenheiros fizeram foi projetar a bobina de ignição com características tais que que forneça uma boa centelha com uma tensão de 10V. Isso pode ser feito aumentando, por exemplo, o diâmetro do fio do primário, de modo que a corrente circulante pela bobina seja adequada para uma boa centelha, mesmo que a tensão da bateria caia para valores próximos de 10V. Entretanto, aí surge um outro problema!

    Quando a tensão da bateria subir para 12V ou mais (na verdade pode chegar a 14V quando a bateria está sendo carregada pelo alternador) depois da partida, a corrente circulante na bobina de ignição será excessiva e pode levar a um sobreaquecimento e queima da bobina. (Lembre que a temperatura no cofre do motor pode chegar a 60 ºC em certas condições)

    Para reduzir a corrente na bobina de ignição durante a operação normal é que se usa um resistor "ballast". Entretanto, se o resistor "ballast" estiver ligado permanentemente à bobina de ignição, ele irá prejudicar a centelha, pois a tensão da bateria pode cair até 10V, ou menos, durante a partida, como visto acima.

    Para cancelar o efeito negativo do resistor "ballast" durante a partida, foi desenvolvido um solenoide de partida que liga um contacto que aplica a tensão da bateria diretamente à bobina durante a partida. Efetivamente, esse contacto coloca em curto o resistor ballast, anulando o seu efeito.


    Cara, você tem algum problema comigo?

    Tem algum fetiche por mim?

    Está numa fase triste da vida e quer desforrar em alguém?

    Você sofre algum transtorno mental, quer ser dono da palavra final?

    Fica contradizendo tudo e se intrometendo, se fosse algo válido, VÁ LÁ, mas é só texto confuso e sem nexo.

    Você fica postando m#erda que por estar enfeitada e numa bandeja de prata muita gente acha que é coisa boa.



    E put# que o par#u, PARA de postar lixo!

    A POR#A DA BOBINA FUNCIONA ASSIM!


    Você tem 100 espiras no enrolamento primário que recebem 12 volts.

    Ao ser cortado o fluxo de tensão, por indução a energia contida nas espiras salta para o enrolamento secundário (diferença de potencial elétrico).

    Se o enrolamento secundário possuir o dobro de espiras a tensão se dobra, de 12 para 24 volts.

    É seguindo este princípio que a bobina eleva a tensão.

    PORÉM, ao elevar a TENSÃO a CORRENTE diminui.

    Bobina, enrolamento primário de 12 volts e 8 amperes = 12 x 8 = 96 Watts.

    Quantos amperes terá o enrolamento secundário caso ele seja de 24 volts?

    96 watts / 24 volts = 4 amperes.

    Ou seja a metade da corrente original.

    AGORA PORQUE O RESISTOR EM ALGUMAS BOBINAS?

    PORQUE SE REDUZIU O NÚMERO DE ESPIRAS NO ENROLAMENTO PRIMÁRIO, ASSIM SE CONSEGUE UMA CARGA MAIS RÁPIDA.

    O PROBLEMA DISTO É O AQUECIMENTO, POR ISTO SE USA O RESISTOR PARA REDUZIR A CORRENTE.

    E SE AUMENTOU O NÚMERO DE ESPIRAS NO ENROLAMENTO SECUNDÁRIO.

    AGORA VOCÊ ENTENDEU O PORQUE DO RESISTOR!


    E A POSTAGEM DO MOTOR ARRANQUE DE SUPORTAR 250 AMPERES?

    SE REFERE A TRAVAR E TESTAR A ELEVAÇÃO DE CORRENTE NOS SEUS ENROLAMENTOS.

    VOCÊ POSTA UMA COISA QUE NÃO TEM NADA A VER E QUE SÓ VAI CONFUNDIR QUEM A LER.

    E A CHAVE DA IGNIÇÃO NA POSIÇÃO 03 ELA ACIONA O ARRANQUE E A BOBINA SEM O RESISTOR, AO VOLTAR NA POSIÇÃO 2 SE DESLIGA O ARRANQUE E A BOBINA FICA CONECTADA AO FIO COM RESISTOR.


    AGORA VOCÊ ESCREVER QUE A FUNÇÃO DO RESISTOR É PURAMENTE PARA TRABALHAR EM SINTONIA COM O MOTOR DE ARRANQUE, PU#A IDIOTICE, A FUNÇÃO DO RESISTOR É REDUZIR A CORRENTE NO PRIMÁRIO DA BOBINA.


    Este aqui é do catálogo da Bosch, você vai chamar a Bosch de mentirosa?

    Bobina Scree139


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    Mensagem por adpachec Sex 5 Nov - 11:35:01

    E dizer que o resistor causa uma queda indesejada de tensão, vai deixar muita gente com o fiofó na mão.

    Se você pegar a potência de um resistor de bobina de ignição você terá:

    Bobina Scree141

    12 Volts de tensão no resistor.

    ENTÃO COMO VOCÊ DIZ EXISTIR ACENTUADA QUEDA DE TENSÃO DEVIDO AO RESISTOR?

    Bobina Scree142

    Resistor de 1,5 ohms.

    E 12 volts x 8 amperes = 96 watts.

    08 amperes é a corrente média na bobina.
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    Mensagem por GranTurismo Sex 5 Nov - 12:08:43

    Ok pessoal. Nao sei qual a treta de vcs.
    Só pra esclarecer meu std 81 tem a eletrica enjambrada por alguem que sabe menos do que eu. Liga por botão. Tem um rele estranho proximo do arranque por isso pesquisei sobre o aux. De partida.

    Pesquisei sobre o resistor pq tenho uma bobina 067 aqui para testar. Se precisar ja ligo um resistor junto. Um amigo me ensinou de um jeito simples a entender o +15 da bobina. A funçao do fio é cortar a corrente e desligar quando retorna a chave... Nisso ja entendi o uso do 067 + pre-resistor. Mas como disse antes, sei de gente que usa opala pra viajar com 067 e nao usa resistor a anos e nao queimou nada ainda... Ate agora hehe

    Falei com um mecanico que tem desmanche. Me falou que tem varios modulos 6 pinos la entao pretendo pegar um pra testar. Problema é saber de que carro saiu e se nao ta danificado

    A marflex 928077 do opala marca 8.7 no secundario
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    Mensagem por GranTurismo Sex 5 Nov - 12:15:04

    Adpachec o resistor pra platinado é diferente do usado com ign eleteonica ?
    Eu vou procurar algum resistor nas lojas aqui. Nao sei se ainda tem a venda mas eu ia procurar no valor de 0.8
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    Mensagem por adpachec Sex 5 Nov - 12:30:14

    GranTurismo escreveu:Adpachec o resistor pra platinado é diferente do usado com ign eleteonica ?
    Eu vou procurar algum resistor nas lojas aqui. Nao sei se ainda tem a venda mas eu ia procurar no valor de 0.8

    Eu uso um 0,5 ohms e funciona de boa.

    Mas ligue na BOBINA, eu vendi um resistor e a pessoa ligou no fio positivo do módulo/bobina e deu problemas de funcionamento.
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    Mensagem por adpachec Sex 5 Nov - 12:54:08

    GranTurismo escreveu:Ok pessoal. Nao sei qual a treta de vcs.
    Só pra esclarecer meu std 81 tem a eletrica enjambrada por alguem que sabe menos do que eu. Liga por botão. Tem um rele estranho proximo do arranque por isso pesquisei sobre o aux. De partida.

    Pesquisei sobre o resistor pq tenho uma bobina 067 aqui para testar. Se precisar ja ligo um resistor junto. Um amigo me ensinou de um jeito simples a entender o +15 da bobina. A funçao do fio é cortar a corrente e desligar quando retorna a chave... Nisso ja entendi o uso do 067 + pre-resistor. Mas como disse antes, sei de gente que usa opala pra viajar com 067 e nao usa resistor a anos e nao queimou nada ainda... Ate agora hehe

    Falei com um mecanico que tem desmanche. Me falou que tem varios modulos 6 pinos la entao pretendo pegar um pra testar. Problema é saber de que carro saiu e se nao ta danificado

    A marflex 928077 do opala marca 8.7 no secundario


    Sabe que muita gente não queima bobina sem resistor porque ela está no paralamas e as vezes pegando o vento da hélice.

    Então não é o resistor e sim o resfriamento indireto da bobina.

    Catálogo Marflex.

    Bobina Marflex-2013-9-728

    Pela imagem a sua bobina não pede resistor, então ela seria equivalente a bobina azul da Bosch e não a Vermelha.


    Ela não pede resistor (vem escrito no corpo).

    Bobina Images?q=tbn:ANd9GcTH1B3KFOXLs2wL9GfUIg-uxaGo6t3tbl2X4w&usqp=CAU

    Se ela ferve está ruim então.

    Mas se ela não pede resistor e usa ignição transistorizada ela pode ser de um sistema de ignição HALL.

    Qual o número do modulo de ignição?
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    Mensagem por GranTurismo Sex 5 Nov - 17:41:59

    adpachec escreveu:
    Sabe que muita gente não queima bobina sem resistor porque ela está no paralamas e as vezes pegando o vento da hélice.

    Então não é o resistor e sim o resfriamento indireto da bobina.

    Catálogo Marflex.

    Bobina Marflex-2013-9-728

    Pela imagem a sua bobina não pede resistor, então ela seria equivalente a bobina azul da Bosch e não a Vermelha.


    Ela não pede resistor (vem escrito no corpo).

    Bobina Images?q=tbn:ANd9GcTH1B3KFOXLs2wL9GfUIg-uxaGo6t3tbl2X4w&usqp=CAU

    Se ela ferve está ruim então.

    Mas se ela não pede resistor e usa ignição transistorizada ela pode ser de um sistema de ignição HALL.

    Qual o número do modulo de ignição?
    a 077 não usa resistor pois é pra hall e modulo 7 pinos, certo. aqui no sul que é frio é mais dificil queimar mesmo, um coió conseguiu queimar um modulo pq usou com bobina do MI sem resistor mas ai é outra historia. 

    comentei antes no outro topico sobre os catalogos indicarem a bobina 068 pro opala mas hoje só se ve 067 a venda...

    a 077 marflex que ta em uso no meu opala não ferve, sempre morninha. 

    o numero do modulo não sei dizer pois foi escovado, só diz  bosch.

    peguei outra marflex 077 de um amigo para testar e uma kw12 067 bosch prata, por isso pensei em ligar a 067 com resistivo se necessario
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    Mensagem por adpachec Sex 5 Nov - 20:47:49

    Respeitando a montagem correta a bobina 067 é o módulo de cima (06 pinos) e a 077 a de baixo (07 pinos).

    Olhe a pinagem da bobina com qual modelo ela bate.

    Bobina Scree143


    Para teste pode ligar direto a 067, se esquentar desliga o motor.

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