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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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5 participantes
Distribuidor
Opala 82 Coupe Standard- Opaleiro
- Número de Mensagens : 123
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Modelo do carro : Opala 1982 Coupe Standard
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Data de inscrição : 12/04/2020
- Mensagem nº1
Distribuidor
Enchendo o saco mais uma vez, como coloco o distribuidor na posição correta , isto é colocar apontando para a primeira ou quarta vela do motor , pois vi no comentario que é meio chato fazer isto .
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº2
Re: Distribuidor
o segredo é vc tentar alinhar o recorte da bomba de oleo.
sabemos q o comando da uma leve girada no distribuidor quando ele é inserido no motor....
entao vc tem q tentar compensar esse giro alinhando o recorte da bomba de oleo com uma chave de fenda por exemplo.
porem é muuuuuuuuuuuuuuuuuito dificil (eu disse muito mesmo) vc encaixar ele com o rotor totalmente alinhado com o primeiro ou quarto cilindro....
se vc conseguir encaixar ele com o rotor proximo ao primeiro ou quarto dai é so ir girando o corpo do distribuidor ate alinhar.
sabemos q o comando da uma leve girada no distribuidor quando ele é inserido no motor....
entao vc tem q tentar compensar esse giro alinhando o recorte da bomba de oleo com uma chave de fenda por exemplo.
porem é muuuuuuuuuuuuuuuuuito dificil (eu disse muito mesmo) vc encaixar ele com o rotor totalmente alinhado com o primeiro ou quarto cilindro....
se vc conseguir encaixar ele com o rotor proximo ao primeiro ou quarto dai é so ir girando o corpo do distribuidor ate alinhar.
Opala 82 Coupe Standard- Opaleiro
- Número de Mensagens : 123
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Modelo do carro : Opala 1982 Coupe Standard
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Data de inscrição : 12/04/2020
- Mensagem nº3
Re: Distribuidor
Valeu vou fazer .
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº4
Re: Distribuidor
tiveram algumas vezes q nem por reza braba eu consegui encaixar
dai eu coloquei o distribuidor no lugar e dei um leve aperto na presilha (pois ele fica um pouco erguido) e dei uma girada no motor com a partida na chave.
dai o proprio giro do comando no eixo do distribuidor faz ele encaixar na bomba de oleo.
dai eu coloquei o distribuidor no lugar e dei um leve aperto na presilha (pois ele fica um pouco erguido) e dei uma girada no motor com a partida na chave.
dai o proprio giro do comando no eixo do distribuidor faz ele encaixar na bomba de oleo.
Opala 82 Coupe Standard- Opaleiro
- Número de Mensagens : 123
Localização : Campinas SP
Modelo do carro : Opala 1982 Coupe Standard
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Data de inscrição : 12/04/2020
- Mensagem nº5
Re: Distribuidor
Olá, quer dizer que mesmo o distribuidor encaixando tudo não quer dizer que ele está com a fenda do distribuidor no risco da bomba de óleo?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
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- Mensagem nº6
Re: Distribuidor
Opala 82 Coupe Standard escreveu:Olá, quer dizer que mesmo o distribuidor encaixando tudo não quer dizer que ele está com a fenda do distribuidor no risco da bomba de óleo?
Se a base dele não encostou no bloco então não encaixou direito, as vezes precisa uma "forçadinha".
Opala 82 Coupe Standard- Opaleiro
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Data de inscrição : 12/04/2020
- Mensagem nº7
Re: Distribuidor
Encaixou certo e rente à base
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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- Mensagem nº8
Re: Distribuidor
entao ja encaixou na bomba.
Opala 82 Coupe Standard- Opaleiro
- Número de Mensagens : 123
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- Mensagem nº9
Re: Distribuidor
Obrigado
Opala 82 Coupe Standard- Opaleiro
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Data de inscrição : 12/04/2020
- Mensagem nº10
Re: Distribuidor
O motor a gasolina na marcação da polis tem a marcação de " 0 a A " correto . Porém o meu tem a marcação "O A B " que diz ser a álcool nas o meu O A B está rodando com gasolina . Tenho que seguir qual parâmetro para regular o ponto o da gasolina O A ou o do álcool O A B ?
Tenho está dúvida pois não sei se as estruturas do motor muda alguma coisa o meu motor é a álcool porém o antigo dono modificou para gasolina .
Eu tenho que corrigir o motor esteticamente pois por estar fora do ponto não funciona.
Tenho está dúvida pois não sei se as estruturas do motor muda alguma coisa o meu motor é a álcool porém o antigo dono modificou para gasolina .
Eu tenho que corrigir o motor esteticamente pois por estar fora do ponto não funciona.
GustavoZorzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 467
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Localização : Santa Isabel do Ivaí
Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
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Data de inscrição : 09/06/2014
- Mensagem nº11
Re: Distribuidor
Opala 82 Coupe Standard escreveu:O motor a gasolina na marcação da polis tem a marcação de " 0 a A " correto . Porém o meu tem a marcação "O A B " que diz ser a álcool nas o meu O A B está rodando com gasolina . Tenho que seguir qual parâmetro para regular o ponto o da gasolina O A ou o do álcool O A B ?
Tenho está dúvida pois não sei se as estruturas do motor muda alguma coisa o meu motor é a álcool porém o antigo dono modificou para gasolina .
Eu tenho que corrigir o motor esteticamente pois por estar fora do ponto não funciona.
0 é pms
cada risquinho q for aparecendo é dois graus
A marca 10 graus
B 20 graus
Gasolina de 8 a 12
Álcool 14 a 18
Dai você vai vendo como se comporta melhor seu carro, hoje eu só ajusto ponto com meu vacuômetro
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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- Mensagem nº12
Re: Distribuidor
Opala 82 Coupe Standard escreveu:O motor a gasolina na marcação da polis tem a marcação de " 0 a A " correto . Porém o meu tem a marcação "O A B " que diz ser a álcool nas o meu O A B está rodando com gasolina . Tenho que seguir qual parâmetro para regular o ponto o da gasolina O A ou o do álcool O A B ?
Tenho está dúvida pois não sei se as estruturas do motor muda alguma coisa o meu motor é a álcool porém o antigo dono modificou para gasolina .
Eu tenho que corrigir o motor esteticamente pois por estar fora do ponto não funciona.
os motores fabricados antigamente (antes de sair motor a alcool) todos tinham essa marcação na polia apenas com O e A
quando surgiu o motor a alcool q foi implementado nessa graduacao a letra B.
e entao dai em diante a GM adotou apenas uma linha de producao dessas tampas com as 3 indicacoes pq seria mais facil do q ter duas linhas de montagem pra produzir praticamente a mesma peça
alguns motores a gasolina mais modernos podem ter a indicacao de graduacao apenas com as duas indicacoes devido uso de estoque das peças q ja haviam sido produzidas.
mas nao se apegue a essa indicacao nao....mesmo ela tendo as tres marcas (O A e B) o motor pode ser sim a gasolina.
nao sei se ja passei pra vc mas aqui tem um esquema q talvez pode te ajudar com o ponto:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45278-colocando-motor-com-ignicao-eletronica-no-ponto-e-marcando-a-polia#736022
Opala 82 Coupe Standard- Opaleiro
- Número de Mensagens : 123
Localização : Campinas SP
Modelo do carro : Opala 1982 Coupe Standard
Cilindros : 4 cil.
Data de inscrição : 12/04/2020
- Mensagem nº13
Re: Distribuidor
Vou rever esses tópicos que vocês me recomendaram. Eu tinha essa dúvida pois achava que mudava alguma coisa estrutural no motor ,obrigado por responder .
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº14
Re: Distribuidor
a estrutura do motor é a mesma....o motor é absolutamente o mesmo.
o q vai mudar basicamente é pistao, comando, taxa, cabeçote...mudam algumas peças internas....e tbem muda o ponto de ignicao
porem essa marcacao dos graus ter O, A e B nao quer dizer exatamente q seu motor é a alcool....pode ser gasolina tbem.
o q vai mudar basicamente é pistao, comando, taxa, cabeçote...mudam algumas peças internas....e tbem muda o ponto de ignicao
porem essa marcacao dos graus ter O, A e B nao quer dizer exatamente q seu motor é a alcool....pode ser gasolina tbem.
Opala 82 Coupe Standard- Opaleiro
- Número de Mensagens : 123
Localização : Campinas SP
Modelo do carro : Opala 1982 Coupe Standard
Cilindros : 4 cil.
Data de inscrição : 12/04/2020
- Mensagem nº15
Re: Distribuidor
GustavoZorzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 467
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Localização : Santa Isabel do Ivaí
Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
Cilindros : Quatro
Data de inscrição : 09/06/2014
- Mensagem nº16
Re: Distribuidor
Para que você vai tirar a tampa das engrenagens?
Opala 82 Coupe Standard- Opaleiro
- Número de Mensagens : 123
Localização : Campinas SP
Modelo do carro : Opala 1982 Coupe Standard
Cilindros : 4 cil.
Data de inscrição : 12/04/2020
- Mensagem nº17
Re: Distribuidor
Como eu vi em um tópico para ter precisão no ponto de ignição do carro o encontro da marcação da engrenagem maior com a menor .
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº18
Re: Distribuidor
o sacador correto é esse aqui:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1268994801-extrator-sacador-polia-motor-opala-blazer-s10-_JM#position=2&type=item&tracking_id=b26f1a61-0ddd-42ce-a4ed-9ca432b0c4dd
com esse eu acredito muito q vc nao vai conseguir.....só se o cubo estiver meio "folgado" no virabrequim.
mas o correto é esse....tira sem danificar nada...esse de 3 pontas é perigoso ele entortar a borda da polia....eu nao arriscaria.
sobre ver a marcacao do ponto no comando com o virabrequim acho muito dificil terem montado isso errado.....acho q vc nao precisa abrir essa parte nao....
sem falar q depois é quase impossivel acertar a vedacao de oleo do carter e fica vazando a beça...o meu depois q fiz isso ficou vazando oleo pacassete.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1268994801-extrator-sacador-polia-motor-opala-blazer-s10-_JM#position=2&type=item&tracking_id=b26f1a61-0ddd-42ce-a4ed-9ca432b0c4dd
com esse eu acredito muito q vc nao vai conseguir.....só se o cubo estiver meio "folgado" no virabrequim.
mas o correto é esse....tira sem danificar nada...esse de 3 pontas é perigoso ele entortar a borda da polia....eu nao arriscaria.
sobre ver a marcacao do ponto no comando com o virabrequim acho muito dificil terem montado isso errado.....acho q vc nao precisa abrir essa parte nao....
sem falar q depois é quase impossivel acertar a vedacao de oleo do carter e fica vazando a beça...o meu depois q fiz isso ficou vazando oleo pacassete.
GustavoZorzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 467
Idade : 26
Localização : Santa Isabel do Ivaí
Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
Cilindros : Quatro
Data de inscrição : 09/06/2014
- Mensagem nº19
Re: Distribuidor
Nem seria tão necessário conferir, se o seu tiver fora do ponto ele estaria beeeem ruim pois ali é pra bater sincronismo do motor, cada dente errado vai atrasar/adiantar seu comando em +- 6~7 graus.Opala 82 Coupe Standard escreveu:Como eu vi em um tópico para ter precisão no ponto de ignição do carro o encontro da marcação da engrenagem maior com a menor .
Vou falar pra vc como que eu faço:
Tiro a tampa de válvulas ou tiro a vela do cilindro tbm para evitar problemas na hora de colocar a tampa.
Deixo na marca 0 da polia.
Movimento a polia um pouco para frente e pra trás e vejo se os balancim do primeiro cilindro se movimentam alternadamente para verificar o PMS ou conferir se o pistão está no topo, caso contrário dou mais uma volta no motor.
Agora tendo certeza, movimento para a marca do ponto que desejo.
Alinho o rotor com o risquinho do distribuidor, em seguida eu confiro se o rasgo no "buraco" do distribuidor está no mesmo rumo da ponta do distribuidor.
Dai eu encaixo ele, na hora ele vai se movimentar fora da marcação do risquinho.
Eu retiro o distribuidor, vejo +- qnt ele avançou, digamos 10 graus pra frente e então monto 10 graus para trás, pois ai qnd vc encaixar ele vai bater certinho.
Dai eu dou partida e finalizo com vacuômetro para acerto fino.
abner rodrigues de souza gosta desta mensagem
abner rodrigues de souza- Opaleiro
- Número de Mensagens : 226
Idade : 38
Localização : Santo André - SP
Modelo do carro : Diplomata 86 Saia e blusa
Cilindros : 6cc + 6X2
Data de inscrição : 24/09/2014
- Mensagem nº20
Re: Distribuidor
GustavoZorzi escreveu:Nem seria tão necessário conferir, se o seu tiver fora do ponto ele estaria beeeem ruim pois ali é pra bater sincronismo do motor, cada dente errado vai atrasar/adiantar seu comando em +- 6~7 graus.Opala 82 Coupe Standard escreveu:Como eu vi em um tópico para ter precisão no ponto de ignição do carro o encontro da marcação da engrenagem maior com a menor .
Vou falar pra vc como que eu faço:
Tiro a tampa de válvulas ou tiro a vela do cilindro tbm para evitar problemas na hora de colocar a tampa.
Deixo na marca 0 da polia.
Movimento a polia um pouco para frente e pra trás e vejo se os balancim do primeiro cilindro se movimentam alternadamente para verificar o PMS ou conferir se o pistão está no topo, caso contrário dou mais uma volta no motor.
Agora tendo certeza, movimento para a marca do ponto que desejo.
Alinho o rotor com o risquinho do distribuidor, em seguida eu confiro se o rasgo no "buraco" do distribuidor está no mesmo rumo da ponta do distribuidor.
Dai eu encaixo ele, na hora ele vai se movimentar fora da marcação do risquinho.
Eu retiro o distribuidor, vejo +- qnt ele avançou, digamos 10 graus pra frente e então monto 10 graus para trás, pois ai qnd vc encaixar ele vai bater certinho.
Dai eu dou partida e finalizo com vacuômetro para acerto fino.
Faço exatamente como você, mas como não tenho vacuômetro vou virando o distribuidor para achar o momento certo da centelha.
https://youtu.be/ml40kskgqRQ
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