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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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leonardosanches
fauzi
6 participantes
Conserto vidro Opala Coupe
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
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Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº1
Conserto vidro Opala Coupe
Bom dia. Tô tentando criar coragem pra consertar os vidros do Opala 83. Fiz um video curtinho pra mostrar aquele problema crônico desse vidro. Gostaria de saber se esse "jogo" (no meu caso não é jogo, é um campeonato), tem uma causa única ou se são vários problemas que causam isso?
https://youtu.be/PNv3sM8-zYc
https://youtu.be/PNv3sM8-zYc
Gaitablue1 e leonardosanches gostam desta mensagem
leonardosanches- Opaleiro
- Número de Mensagens : 14
Idade : 43
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Especial 1975
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 08/09/2020
- Mensagem nº2
Re: Conserto vidro Opala Coupe
fauzi escreveu:Bom dia. Tô tentando criar coragem pra consertar os vidros do Opala 83. Fiz um video curtinho pra mostrar aquele problema crônico desse vidro. Gostaria de saber se esse "jogo" (no meu caso não é jogo, é um campeonato), tem uma causa única ou se são vários problemas que causam isso?
https://youtu.be/PNv3sM8-zYc
O meu está igualzinho e ainda nao tive coragem de levar pra ver o que é. Imagino que seja apertar tudo.
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15348
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº3
Re: Conserto vidro Opala Coupe
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Gaitablue1- Opaleiro
- Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Opala Special Coupe 1976
Cilindros : 6cc 250s
Data de inscrição : 06/11/2019
- Mensagem nº4
vidro coupe
Amigo, boa tarde,
Isto e cronico mesmo, tenho um coupe 76, e tentei arrumar e nao consegui kkk, olhei varios topicos e nao deu certo, levei num conhecido que mexe com vidros eletricos etc, apanhou tambem e eu ia dando as dicas do que li, melhorou muito mais ainda sobe meio tortinho kkk
Isto e cronico mesmo, tenho um coupe 76, e tentei arrumar e nao consegui kkk, olhei varios topicos e nao deu certo, levei num conhecido que mexe com vidros eletricos etc, apanhou tambem e eu ia dando as dicas do que li, melhorou muito mais ainda sobe meio tortinho kkk
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
Idade : 67
Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº5
Re: Conserto vidro Opala Coupe
Acabei de sair da garagem (que a família apelidou de Biru's Garage ... de biruta! não entendi o motivo rsrs).
Bom, tirei o trilho e o carrinho ... foi moleza. Difícil foi limpar.
Os rolamentos não são de esfera ... são de roletes e estão com bastante folga (na verdade férias).
Acho que vou comprar carrinhos novos, rolamentos de esferas e pedir pro torneiro adaptar.
Por enquanto não desmontei a máquina de vidro, pois está funcionando. Se der sorte de com os carrinhos novos resolver, beleza. Se não, segue o baile ...
Bom, tirei o trilho e o carrinho ... foi moleza. Difícil foi limpar.
Os rolamentos não são de esfera ... são de roletes e estão com bastante folga (na verdade férias).
Acho que vou comprar carrinhos novos, rolamentos de esferas e pedir pro torneiro adaptar.
Por enquanto não desmontei a máquina de vidro, pois está funcionando. Se der sorte de com os carrinhos novos resolver, beleza. Se não, segue o baile ...
A Richetti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 169
Localização : são paulo
Modelo do carro : opala coupe 1981
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 23/06/2015
- Mensagem nº6
Re: Conserto vidro Opala Coupe
Põe um oring, ou algo parecido nos parafusos que prendem o vidro no carrinho. Eliminando essa folga melhora bastante.
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
Idade : 67
Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº7
Re: Conserto vidro Opala Coupe
Seguindo no tópico, no fds finalizei o conserto do trilho da máquina de subir o vidro. Praticamente seguindo as dicas dos tópicos menciados pelo Rubão e uns vídeos da internet.
Aqui o estado que estavam os trilhos:
20200922_141410[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Depois da limpeza, percebi uma folga na aba "L" que prende o trilho na lataria do carro. Essa aba é fixada no trilho com 2 rebites. Tentei bater nos rebites mas não resolveu. Ai resolvi aparafusar. Usei 2 parafusos 5/32 cabeça cônica, sendo que o furo no trilho foi escariado para embutir a cabeça do parafuso. Também fiz rosca na aba e de ainda coloquei porca para funcionar como contraporca e estabilizar o conjunto.
20200923_134558[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
20200923_140100[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
20200923_140106[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Ai parti para aumentar o diâmetro dos parafusos que prendem o trilho na lataria do carro. O parafuso original é 6mm e aumentei pra 8mm. Diferente do que o Laércio Thomaz fez (sistema de arruelas para regular), optei por manter o padrão original. Para isso, refiz a rosca da aba, passando a rosca de 6mm para 8 mm. Ai fiz um canal na rosca e prensei uma arruela limitadora e fiz a fenda para regular.
20200927_084643[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Nessa foto, segue o conselho do Richetti e usinei uma arruela de PU pois realmente o guia da bucha é mais fino que o furo do vidro.
Nessa outra foto já é o trilho da outra porta que tirei hoje. Como achei que o sistema da arruela limitadora funcionou, resolvi soldar a arruela no parafuso.
20200928_195140[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Depois de montado, alem da porca que prende a aba na lataria, também coloquei outra porca para travar o parafuso na aba ... excesso de zelo rsrsrs
Também aproveitei pra trocar as canaletas dos vidros. Olhe o estado que estavam.
20200926_142719[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
A propósito, pra quem quiser trocar essa canaletas, posto minhas opiniões.
As canaletas originais tem uma tira bem fininha de metal na parte de baixo e ele é recoberta com um tecido felpudo. Parece que o Laércio colocou as do Corcel II, que ainda se encontra para comprar.
Optei pela canaleta de borracha flocada e fiquei satisfeito.
O que facilitou muito a troca foi o fato de o trilho estar fora, de sorte que o vidro estava bem solto. Acho que para trocar a canaleta com o tudo montado deve ser mais trabalhoso, mas o processo foi assim: como vidro todo erguido e usando uma chave de fenda curtinha, enfia o braço naqueles buracos na porta e "descola" um pedaço da canaleta. A canaleta original tem uns grampos espaçados também, que saem junto. Quando der pega, agarrar a ponta da canaleta e ir arrancando pra cima até onde der.
Feito isso, descer o vidro e repetir o processo na parte de cima.
Para colocar o novo, deixe o vidro abaixado e lubrifique as costas da canaleta com detergente e vá empurrando pra baixo até conseguir segurar um pedaço por dentro da porta. Ai é só ir puxando devagar até chegar no ponto e ir calcando as canaletas pra dentro do trilho. Show de bola.
Aqui o estado que estavam os trilhos:
20200922_141410[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Depois da limpeza, percebi uma folga na aba "L" que prende o trilho na lataria do carro. Essa aba é fixada no trilho com 2 rebites. Tentei bater nos rebites mas não resolveu. Ai resolvi aparafusar. Usei 2 parafusos 5/32 cabeça cônica, sendo que o furo no trilho foi escariado para embutir a cabeça do parafuso. Também fiz rosca na aba e de ainda coloquei porca para funcionar como contraporca e estabilizar o conjunto.
20200923_134558[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
20200923_140100[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
20200923_140106[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Ai parti para aumentar o diâmetro dos parafusos que prendem o trilho na lataria do carro. O parafuso original é 6mm e aumentei pra 8mm. Diferente do que o Laércio Thomaz fez (sistema de arruelas para regular), optei por manter o padrão original. Para isso, refiz a rosca da aba, passando a rosca de 6mm para 8 mm. Ai fiz um canal na rosca e prensei uma arruela limitadora e fiz a fenda para regular.
20200927_084643[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Nessa foto, segue o conselho do Richetti e usinei uma arruela de PU pois realmente o guia da bucha é mais fino que o furo do vidro.
Nessa outra foto já é o trilho da outra porta que tirei hoje. Como achei que o sistema da arruela limitadora funcionou, resolvi soldar a arruela no parafuso.
20200928_195140[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Depois de montado, alem da porca que prende a aba na lataria, também coloquei outra porca para travar o parafuso na aba ... excesso de zelo rsrsrs
Também aproveitei pra trocar as canaletas dos vidros. Olhe o estado que estavam.
20200926_142719[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
A propósito, pra quem quiser trocar essa canaletas, posto minhas opiniões.
As canaletas originais tem uma tira bem fininha de metal na parte de baixo e ele é recoberta com um tecido felpudo. Parece que o Laércio colocou as do Corcel II, que ainda se encontra para comprar.
Optei pela canaleta de borracha flocada e fiquei satisfeito.
O que facilitou muito a troca foi o fato de o trilho estar fora, de sorte que o vidro estava bem solto. Acho que para trocar a canaleta com o tudo montado deve ser mais trabalhoso, mas o processo foi assim: como vidro todo erguido e usando uma chave de fenda curtinha, enfia o braço naqueles buracos na porta e "descola" um pedaço da canaleta. A canaleta original tem uns grampos espaçados também, que saem junto. Quando der pega, agarrar a ponta da canaleta e ir arrancando pra cima até onde der.
Feito isso, descer o vidro e repetir o processo na parte de cima.
Para colocar o novo, deixe o vidro abaixado e lubrifique as costas da canaleta com detergente e vá empurrando pra baixo até conseguir segurar um pedaço por dentro da porta. Ai é só ir puxando devagar até chegar no ponto e ir calcando as canaletas pra dentro do trilho. Show de bola.
fauzi- Opaleiro
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- Mensagem nº8
Re: Conserto vidro Opala Coupe
Para completar o assunto, reservei esse outro post para o assunto "carrinho".
Comprei um par de carrinho da marca universal. Aqui abro um parênteses para contar uma história.
Tenho muita amizade com um torneiro mecânico aqui. O apelido dele é Nelore ... dai dá pra se ter uma idéia do tamanho e da força do cabra. Um sujeito inteligente e criativo, conhecedor de materiais.
Há uns 6/7 anos começou a se queixar de dores nas pernas. Ia no pronto socorro davam injeção de antiinflamatório e liberavam. A coisa agravou. Foi internado e operado as pressas. Contraiu staphylococcus aureus, a mais perigosa das bactérias. A infecção se alojou na medula óssea e o deixou paraplégico.
Hoje ele continua trabalhando, numa cadeira de rodas que ele mesmo projetou e construiu.
Além de boa gente é opaleiro também. Tem uma Caravan 89 e entende muito de opala.
Bom, mas vamos ao assunto.
Quando chegaram os carrinhos, levei o trilho e o carrinho pra ele ver. Quanto a durabilidade do mesmo fica difícil opinar, mas ele recomendou instalar esses carrinhos novos, sem qualquer up grade.
Comentei com ele sobre a substituição dos rolamentos por rolamento de esfera e ele contou uma história. Seu pai tinha um opala coupe 81 e os vidros para variar caiam pra trás.
O trilho estava com marcas profundas, depressões e esmagamentos e vários pontos. Ele retificou os canais dos trilhos e fez novos rolamentos de tecnil. Segundo ele, pra essa finalidade, o tecnil é muito melhor que a rodinha metálica, pois acaba com o atrito metal/metal. Então combinamos de montar esse carrinho mesmo e quando der defeito e faz esse trampo ai. Botei fé ...
Bom o importante é que as duas portas estão devidamente instaladas e mais importante é que estão funcionando perfeitamente.
Resta saber quanto tempo vão durar esses carrinhos novos.
Comprei um par de carrinho da marca universal. Aqui abro um parênteses para contar uma história.
Tenho muita amizade com um torneiro mecânico aqui. O apelido dele é Nelore ... dai dá pra se ter uma idéia do tamanho e da força do cabra. Um sujeito inteligente e criativo, conhecedor de materiais.
Há uns 6/7 anos começou a se queixar de dores nas pernas. Ia no pronto socorro davam injeção de antiinflamatório e liberavam. A coisa agravou. Foi internado e operado as pressas. Contraiu staphylococcus aureus, a mais perigosa das bactérias. A infecção se alojou na medula óssea e o deixou paraplégico.
Hoje ele continua trabalhando, numa cadeira de rodas que ele mesmo projetou e construiu.
Além de boa gente é opaleiro também. Tem uma Caravan 89 e entende muito de opala.
Bom, mas vamos ao assunto.
Quando chegaram os carrinhos, levei o trilho e o carrinho pra ele ver. Quanto a durabilidade do mesmo fica difícil opinar, mas ele recomendou instalar esses carrinhos novos, sem qualquer up grade.
Comentei com ele sobre a substituição dos rolamentos por rolamento de esfera e ele contou uma história. Seu pai tinha um opala coupe 81 e os vidros para variar caiam pra trás.
O trilho estava com marcas profundas, depressões e esmagamentos e vários pontos. Ele retificou os canais dos trilhos e fez novos rolamentos de tecnil. Segundo ele, pra essa finalidade, o tecnil é muito melhor que a rodinha metálica, pois acaba com o atrito metal/metal. Então combinamos de montar esse carrinho mesmo e quando der defeito e faz esse trampo ai. Botei fé ...
Bom o importante é que as duas portas estão devidamente instaladas e mais importante é que estão funcionando perfeitamente.
Resta saber quanto tempo vão durar esses carrinhos novos.
Última edição por fauzi em Ter 29 Set - 16:00:13, editado 1 vez(es)
Adilson Sofiatti gosta desta mensagem
GustavoZorzi- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: Conserto vidro Opala Coupe
Recomendo esse vídeo, cara aborda sobre adaptar rolamentos no carrinho
A Richetti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 169
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Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 23/06/2015
- Mensagem nº10
Re: Conserto vidro Opala Coupe
Excelente, acho que vai durar um bom tempo sim. Parece que vc fez um trabalho bastante criterioso. Parabéns.
Adilson Sofiatti gosta desta mensagem
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
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Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
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Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº11
Re: Conserto vidro Opala Coupe
Bem pessoal, conforme falei, instalei carrinhos novos. O vidro do lado do passageiro funcionou legal, mas o do motorista ficou meia boca. Ô trem enjoado sô ...
Como eu já tinha observado, o trilho de aluminio sofreu desgaste e amassamentos. Por conta do desgaste na pista do trilho o carrinho apresentava uma pequena folga. Por conta dos amassamentos, o carrinho enroscava nesses pontos "jogando"o vidro para trás.
Ai parti pra uma tentativa não convencional: retificar o trilho.
Fiz um taquinho de madeira no formato da pista, inclusiva com a curvatura, e fui lixando com lixa d'água 100. Depois de um bom trampo, achei que estava bom. Com isso, a folga dos rolamentos, que era pequena, ficou grande.
Ai levei o carrinho no ferramenteiro e pedi pra ele fazer rodinhas de Technyl, conforme esse tinha sugerido. Olhem como ficou:
20201007_184750[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Testei na mão e achei que estava justinho e correndo livre. Instalei e ficou um espetáculo. Macio pra subir e descer, e sempre dentro da canaleta. Show de bola.
Como eu já tinha observado, o trilho de aluminio sofreu desgaste e amassamentos. Por conta do desgaste na pista do trilho o carrinho apresentava uma pequena folga. Por conta dos amassamentos, o carrinho enroscava nesses pontos "jogando"o vidro para trás.
Ai parti pra uma tentativa não convencional: retificar o trilho.
Fiz um taquinho de madeira no formato da pista, inclusiva com a curvatura, e fui lixando com lixa d'água 100. Depois de um bom trampo, achei que estava bom. Com isso, a folga dos rolamentos, que era pequena, ficou grande.
Ai levei o carrinho no ferramenteiro e pedi pra ele fazer rodinhas de Technyl, conforme esse tinha sugerido. Olhem como ficou:
20201007_184750[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Testei na mão e achei que estava justinho e correndo livre. Instalei e ficou um espetáculo. Macio pra subir e descer, e sempre dentro da canaleta. Show de bola.
Adilson Sofiatti gosta desta mensagem
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