Luís Sasse escreveu:Em dias não muito quentes, quando parado, o ponteiro fica entre o meio e o máximo. Porém já ocorreu de ele quase ferver em dias mais quentes.
Anos atrás "quase" me crucificaram no fórum quando eu escrevi que a ventoinha pode ser acionada com a válvula termostática travada.
Este ano eu instalei ventoinha elétrica e troquei a termostática.
Com a termostática
com um furo de passagem eu descobri que a temperatura se mantém no meio do marcador e a ventoinha aciona.
Com a termostática
sem furo de passagem a temperatura chega a 110° C e a ventoinha não aciona.
O cebolão da ventoinha é de 82/86°C então deveria acionar fácil, o ponteiro não poderia ter chegado aos 110°C.
Porquê????Eu descobri que a termostática com um furo de passagem (1/8") parte da água quente passa para o radiador, mas o furo é pequeno para o fluxo de água que a bomba empurra.
O que ocorre é uma
contra pressão na bomba acumulando água quente (que vaza pelo furo da termostática) na entrada da bomba e na base do radiador.
E é na base do radiador que está o cebolão da ventoinha, ali se aquece e a ventoinha aciona mesmo sem abrir a termostática,
e a ventoinha demora a desligar.Com a termostática sem furo não vai água quente ao radiador,
apenas quando a termostática se abre.Com a abertura da termostática a bomba de água consegue 100% de fluxo de água
e demora mais para aquecer e acionar o cebolão da ventoinha porque a água quente está circulando em um fluxo rápido.
Mas sem acionar a ventoinha a temperatura no motor sobe até uns 110°C e a água "fria" do radiador logo esquenta, aí sim a ventoinha liga.
O que eu li em um fórum do exterior (Mercedes ou BMW).Em países
FRIOS termostática sem furo para permitir um aquecimento rápido do bloco e temperatura mais alta.
Em países
QUENTES, termostática com furo para garantir uma temperatura mais baixa.
O furo também evita bolhas de ar que impedem a abertura da termostática (alguns carros possuem dreno).
Antes de sair instalando coisas
observe as mínimas coisas do sistema porque o problema pode estar nele.
Hoje à(s) 19:36:25 por Rubão6cc
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Hoje à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos
» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Ontem à(s) 15:39:52 por Tonho_RS
» farol alto não liga
Ontem à(s) 15:28:42 por Tonho_RS
» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
Ontem à(s) 11:49:15 por Pagung
» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
Ontem à(s) 8:49:03 por Paulo Corso
» Seção COMÉDIA
Seg 29 Abr - 21:28:04 por opala4cc
» INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Seg 29 Abr - 7:39:44 por lucas krause
» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Sáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens