Fiz o serviço sem retirar a haste, pois ali vai um rebite.
No topo da porta (perto das dobradiças), em cada lado do rasgo onde a haste entra na porta, tem 2 parafusos de rosca mecânica cabeça 8. Comecei por retirar esses parafusos.
No final da haste tem um batente de borracha vazado, uma chapinha vazada de encosto, e na extremidade um contra pino. (Fui pesquisar e descobri que o "nome técnico" desse pino é cupilha).
Foi meio difícil tirar essa tal de cupilha pois o local não ajuda muito. Mas com um bom alicate deu pra endireitar o arame e juntar as pernas. Depois enfiei uma chave de fenda no olhal e fiz uma alavanca.
Ai foi só ir puxando as peças.
Aqui o conjunto já desmontado. São 6 orelhas que prendem a tampa na base.
20201006_110126[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
Pelo que entendi, são dois roletinhos de ferro prensados num bercinho de borracha dura.
Bom, quase na extremidade da haste tem uma espécie de pescoço que, estando o conjunto de roletes comprimidos pela borracha, ao chegar no pescoço a borracha expande e permite que a haste encoste no batente. Pela pressão que a borracha exerce nos roletes e estes na haste ocorre o "travamento" da porta naquela posição. Os carros modernos tem2 ou até 3 estágios.
Ocorre que o mecanismo está danificado: a borracha quebrada e ressecada, os roletes gastos/amassados. Resumindo, sem chance de recuperar.
Parti pra uma outra solução substituindo a borracha por um sistema de mola em lâmina. O material que usei foi uma espátula de pintor. Fiz 2 chapinhas assim:
20201006_140636[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
O difícil foi curvar essas chapinhas ... quebrei várias vezes ... tem que por na morsa e ir dobrando devagar e ir mudando a posição na morsa. Se tentar curvar num ponto só quebra.
Ai é fazer casar a furação com a carcaça pra ficar assim:
20201006_140702[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
20201006_140713[1] by Fauzi Haddad, no Flickr
O princípio é fazer com que a haste fique pressionada pelas duas chapinhas na hora que apertar os dois parafusos. O importante é as chapinhas fiquem curvas nas pontas para a haste correr entre elas.
Fiz o teste para ver o resultado aqui na rua de casa que é uma subida razoável. Parei o carro subindo e não é que funcionou! a porta parou aberta!!! Até fiz um vídeo pra demonstrar ... se tiverem interesse em ver me avisem que ponho no youtube.
Ontem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro
» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Ontem à(s) 18:22:31 por Goettens
» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Ontem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974
» INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Ontem à(s) 9:55:47 por lucas krause
» numeração de segurança opala 71
Ontem à(s) 8:27:19 por Call
» Opala SS6 1974
Ontem à(s) 8:19:48 por Call
» Opala SS4-1974
Ontem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc
» código do motor
Ontem à(s) 8:12:04 por Call
» Instalação de rádio
Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc