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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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8 participantes
RETROVISOR EXTERNO MOLE
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
Idade : 67
Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº1
RETROVISOR EXTERNO MOLE
Os dois retrovisores do Opala 83 estão meio moles ... com a trepidação eles "caem". Alguém sabe se isso tem conserto? Se tirar o vidro, será que tem algum jeito de apertar a esfera, alguma coisa assim?
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15340
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº2
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
Complicado isso
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
A Richetti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 169
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- Mensagem nº3
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
Este retrovisor é uma tranqueira mesmo. Eu tinha um que soltava da esfera, aí eu colocava um plástico antes de encaixar novamente. A 80 km/h, a força do vento virava ele. Vou aguardar também melhores orientações.
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
Idade : 67
Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº4
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
Mas você chegou a retirar o espelho pra examinar se por ali tem alguma coisa que dê pra apertar, tipo oarafuso ou mesmo rebite?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº5
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
A conexão se chama terminal rotular esférico.
Geralmente tem uma bucha plástica interna, ela se gasta e fica mole.
No meu caso eu achei algumas no lixo da empresa e concertei o meu modelo 85.
Pode ser tentar soltar e calçar o fundo com um pedaço de câmara de bicicleta colada com super bonder.
Quanto maior a borracha mais duro de movimentar vai ficar e pode fazer muita pressão e quebrar o retrovisor.
É um opção paliativa.
Fiz isto no espelho interno.
Geralmente tem uma bucha plástica interna, ela se gasta e fica mole.
No meu caso eu achei algumas no lixo da empresa e concertei o meu modelo 85.
Pode ser tentar soltar e calçar o fundo com um pedaço de câmara de bicicleta colada com super bonder.
Quanto maior a borracha mais duro de movimentar vai ficar e pode fazer muita pressão e quebrar o retrovisor.
É um opção paliativa.
Fiz isto no espelho interno.
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
Idade : 67
Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº6
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
adpachec escreveu:A conexão se chama terminal rotular esférico.
Geralmente tem uma bucha plástica interna, ela se gasta e fica mole.
No meu caso eu achei algumas no lixo da empresa e concertei o meu modelo 85.
Pode ser tentar soltar e calçar o fundo com um pedaço de câmara de bicicleta colada com super bonder.
Quanto maior a borracha mais duro de movimentar vai ficar e pode fazer muita pressão e quebrar o retrovisor.
É um opção paliativa.
Fiz isto no espelho interno.
Hum ... já ajudou a por os 2 neurônios pra funcionar ... Vou desmontar e examinar ver se acho alguma solução ... Vi uns vídeos gringos em que a esfera é presa na carcaça com um chapa de ferro triangular, com um rebite em cada ponta. Ai o cara meio que remacha os rebites para aumentar a pressão da chapa sobre a esfera.
Agora me diz uma coisa: essa bucha plástica fica encapsulada né? dentro dela tem a esfera e por fora a "carcaça" redonda?
E como que essa bucha entra na cavidade e como que a esfera entra dentro da bucha? Tudo na pressão?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
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Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº7
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
fauzi escreveu:adpachec escreveu:A conexão se chama terminal rotular esférico.
Geralmente tem uma bucha plástica interna, ela se gasta e fica mole.
No meu caso eu achei algumas no lixo da empresa e concertei o meu modelo 85.
Pode ser tentar soltar e calçar o fundo com um pedaço de câmara de bicicleta colada com super bonder.
Quanto maior a borracha mais duro de movimentar vai ficar e pode fazer muita pressão e quebrar o retrovisor.
É um opção paliativa.
Fiz isto no espelho interno.
Hum ... já ajudou a por os 2 neurônios pra funcionar ... Vou desmontar e examinar ver se acho alguma solução ... Vi uns vídeos gringos em que a esfera é presa na carcaça com um chapa de ferro triangular, com um rebite em cada ponta. Ai o cara meio que remacha os rebites para aumentar a pressão da chapa sobre a esfera.
Agora me diz uma coisa: essa bucha plástica fica encapsulada né? dentro dela tem a esfera e por fora a "carcaça" redonda?
E como que essa bucha entra na cavidade e como que a esfera entra dentro da bucha? Tudo na pressão?
Como é feita a fabricação eu não sei, mas eu sei que o modelo que usei é usado em espelhos.
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
Idade : 67
Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº8
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
adpachec escreveu:fauzi escreveu:
Hum ... já ajudou a por os 2 neurônios pra funcionar ... Vou desmontar e examinar ver se acho alguma solução ... Vi uns vídeos gringos em que a esfera é presa na carcaça com um chapa de ferro triangular, com um rebite em cada ponta. Ai o cara meio que remacha os rebites para aumentar a pressão da chapa sobre a esfera.
Agora me diz uma coisa: essa bucha plástica fica encapsulada né? dentro dela tem a esfera e por fora a "carcaça" redonda?
E como que essa bucha entra na cavidade e como que a esfera entra dentro da bucha? Tudo na pressão?
Como é feita a fabricação eu não sei, mas eu sei que o modelo que usei é usado em espelhos.
Pelo que entendi, você consertou do seu Opala que é 85, né? O retrovisor do 85 é diferente do 83. No 85 o que movimenta é só o espelho, não é isso?
No meu a articulação é da carcaça inteira. A base é de ferro, sendo que na haste já tem a esfera, que fica embutida dentro da carcaça que é plástica.
igual esse anúncio:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1653712428-retrovisor-lateral-opala-8084-original-metagal-usado-_JM?searchVariation=63776775127#searchVariation=63776775127&position=12&type=item&tracking_id=10f1130a-e748-48a9-9a39-0b5d3715560b
Fui tentar tirar o espelho, mas vai ser mais complicado do que eu pensava. Então, antes de tirar o espelho, precisava saber como é por dentro.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº9
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº10
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
fauzi escreveu:
Pelo que entendi, você consertou do seu Opala que é 85, né? O retrovisor do 85 é diferente do 83. No 85 o que movimenta é só o espelho, não é isso?
No meu a articulação é da carcaça inteira. A base é de ferro, sendo que na haste já tem a esfera, que fica embutida dentro da carcaça que é plástica.
igual esse anúncio:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1653712428-retrovisor-lateral-opala-8084-original-metagal-usado-_JM?searchVariation=63776775127#searchVariation=63776775127&position=12&type=item&tracking_id=10f1130a-e748-48a9-9a39-0b5d3715560b
Fui tentar tirar o espelho, mas vai ser mais complicado do que eu pensava. Então, antes de tirar o espelho, precisava saber como é por dentro.
Pra esse modelo do link não tem conserto. Só fazendo alguma gambiarra mesmo, infelizmente.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº11
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
fauzi escreveu:adpachec escreveu:A conexão se chama terminal rotular esférico.
Geralmente tem uma bucha plástica interna, ela se gasta e fica mole.
No meu caso eu achei algumas no lixo da empresa e concertei o meu modelo 85.
Pode ser tentar soltar e calçar o fundo com um pedaço de câmara de bicicleta colada com super bonder.
Quanto maior a borracha mais duro de movimentar vai ficar e pode fazer muita pressão e quebrar o retrovisor.
É um opção paliativa.
Fiz isto no espelho interno.
Hum ... já ajudou a por os 2 neurônios pra funcionar ... Vou desmontar e examinar ver se acho alguma solução ... Vi uns vídeos gringos em que a esfera é presa na carcaça com um chapa de ferro triangular, com um rebite em cada ponta. Ai o cara meio que remacha os rebites para aumentar a pressão da chapa sobre a esfera.
Agora me diz uma coisa: essa bucha plástica fica encapsulada né? dentro dela tem a esfera e por fora a "carcaça" redonda?
E como que essa bucha entra na cavidade e como que a esfera entra dentro da bucha? Tudo na pressão?
se vc com as coisas q vc faz tem dois nao vou nem falar quantos devo ter
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
Idade : 67
Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº12
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
Ontem a noite fiquei mexendo no retrovisor. O espelho já tava tudo fu****, resolvi tirar. Quebrei, mas tirei. Mecanismo mais simples que chinelo de dedo. A esfera entra prensada na cavidade, ou é injetado tudo junto. Com o tempo e provavelmente o sol, o plastico dilata e o trem fica solto.
Tentei algumas coisas: abri uma abraçadeira e vesti no cotó de plástico e apertei. Ficou duro que nem mexia. Pensei comigo: Vou dar calor só no plástico, apertar o que der e resfriar rapidamente. Mas não funcionou. Ai tive a solução: jogar fora e comprar novos.
Tentei algumas coisas: abri uma abraçadeira e vesti no cotó de plástico e apertei. Ficou duro que nem mexia. Pensei comigo: Vou dar calor só no plástico, apertar o que der e resfriar rapidamente. Mas não funcionou. Ai tive a solução: jogar fora e comprar novos.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº13
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
fauzi escreveu:Ontem a noite fiquei mexendo no retrovisor. O espelho já tava tudo fu****, resolvi tirar. Quebrei, mas tirei. Mecanismo mais simples que chinelo de dedo. A esfera entra prensada na cavidade, ou é injetado tudo junto. Com o tempo e provavelmente o sol, o plastico dilata e o trem fica solto.
Tentei algumas coisas: abri uma abraçadeira e vesti no cotó de plástico e apertei. Ficou duro que nem mexia. Pensei comigo: Vou dar calor só no plástico, apertar o que der e resfriar rapidamente. Mas não funcionou. Ai tive a solução: jogar fora e comprar novos.
Se a peça nova segura bem não saindo da posição com a trepidação do trafegar do carro ou a força do vento lá pelos 80Km/h, na minha opinião, você tomou a única decisão possível. Mas tem umas marcas de retrovisor externo que desde novo já vem com esse defeito de sair da posição com a força do vento ou a trepidação. Neste caso, só regulando o retrovisor para a posição ideal para você e passando um silicone ou uma cola forte no local que indiquei no foto:
Mas aí... fica sem poder mudar a regulagem.
A Richetti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 169
Localização : são paulo
Modelo do carro : opala coupe 1981
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 23/06/2015
- Mensagem nº14
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
O meu do lado do motorista tá assim. Eu retirei o espelho forçando o retrovisor, com cuidado, apesar de base dele ser de uma espécie de metal. Coloquei um pedaço de borracha no encaixe e ficou bom, por quanto tempo eu não sei.
GranTurismo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 105
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : 1981
Cilindros : 4
Data de inscrição : 06/04/2015
- Mensagem nº15
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
APROVEITANDO O TÓPICO
Estou fazendo uma pesquisa sobre os modelos de retrovisores e peço pro pessoal que ta na ativa ainda que já passou por isso; escolher e trocar espelhos — se puder — postar fotos do carro com o espelho pra mostrar como fica e comentários sobre a peça.
Por exemplo, estou pesquisando um modelo que fique legal e bom para o meu '81 std. Original é o modelo simples e esta caindo. Eu sempre quis o modelo SS, pensei em cromado mas talvez pintado de branco da cor do carro fique melhor... Enfim pelo google se acha pouco material a respeito.
Quem puder ajudar agradeço
A mesma pesquisa estou fazendo sobre os aros e pneus
modelo BMW: foto1 foto2
preço +/- ja vi uma foto com ele um tanto caido, não sei se afrouxou com o tempo ou se o dono usa inclinado, alguns tem o pescoço um tanto pra fora da base e fica com o encaixe estranho mas parece uma boa opção.
modelo 'alternativo': foto
mais barato, detalhes legais porém parece pequeno para Opala, combina mais com 147.
modelo SS opala: foto1 foto2
bonito, fodão, mais caro, fixo?, mais longo e precisa refurar a porta, medidas diferentes do maverick/corcel GT cuidado para não confundir.
e ai pessoal. qual vocês equipa e quais problemas já tiveram ?
Fmm4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 97
Idade : 44
Localização : Jundiaí
Modelo do carro : Carro de plastico para moer trabalhando
Cilindros : O suficiente para movimentar
Data de inscrição : 14/05/2017
- Mensagem nº16
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
Minha sugestão seria furar na articulação do retrovisor e instalar um pequeno parafuso para travar o retrovisor na posição.
Precisou ajustar, basta afrouxar e depois reapertar.
Meu pai tinha feito isso no 147 que vivia fechando os retrovisores. Era um 1.3 com motor completamente retificado que chegava fácil nos 160km/h, então acima dos 120km/h os retrovisores fechavam (acho que ficavam com medo).
Aplicou a gambiarra e resolveu.
Precisou ajustar, basta afrouxar e depois reapertar.
Meu pai tinha feito isso no 147 que vivia fechando os retrovisores. Era um 1.3 com motor completamente retificado que chegava fácil nos 160km/h, então acima dos 120km/h os retrovisores fechavam (acho que ficavam com medo).
Aplicou a gambiarra e resolveu.
Fmm4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 97
Idade : 44
Localização : Jundiaí
Modelo do carro : Carro de plastico para moer trabalhando
Cilindros : O suficiente para movimentar
Data de inscrição : 14/05/2017
- Mensagem nº17
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
Eu iria no modelo BMW, pois combina com a forma quadrada do carro.
GranTurismo escreveu:APROVEITANDO O TÓPICO
Estou fazendo uma pesquisa sobre os modelos de retrovisores e peço pro pessoal que ta na ativa ainda que já passou por isso; escolher e trocar espelhos — se puder — postar fotos do carro com o espelho pra mostrar como fica e comentários sobre a peça.
Por exemplo, estou pesquisando um modelo que fique legal e bom para o meu '81 std. Original é o modelo simples e esta caindo. Eu sempre quis o modelo SS, pensei em cromado mas talvez pintado de branco da cor do carro fique melhor... Enfim pelo google se acha pouco material a respeito.
Quem puder ajudar agradeço
A mesma pesquisa estou fazendo sobre os aros e pneus
modelo BMW: foto1 foto2
preço +/- ja vi uma foto com ele um tanto caido, não sei se afrouxou com o tempo ou se o dono usa inclinado, alguns tem o pescoço um tanto pra fora da base e fica com o encaixe estranho mas parece uma boa opção.
modelo 'alternativo': foto
mais barato, detalhes legais porém parece pequeno para Opala, combina mais com 147.
modelo SS opala: foto1 foto2
bonito, fodão, mais caro, fixo?, mais longo e precisa refurar a porta, medidas diferentes do maverick/corcel GT cuidado para não confundir.
e ai pessoal. qual vocês equipa e quais problemas já tiveram ?
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
Idade : 67
Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº18
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
Eu pensei nessas alternativas, mas acabei optando por um genérico. Uma porcaria por sinal. Ai fiz o que o amigo recomendou acima: furei e pus um parafuso. Só que outro dia dei um esbarrão e já quebrou.
É incrível como a indústria não consegue fazer alguma coisa que preste.
É incrível como a indústria não consegue fazer alguma coisa que preste.
GranTurismo gosta desta mensagem
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7198
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº19
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
fauzi escreveu:Eu pensei nessas alternativas, mas acabei optando por um genérico. Uma porcaria por sinal. Ai fiz o que o amigo recomendou acima: furei e pus um parafuso. Só que outro dia dei um esbarrão e já quebrou.
É incrível como a indústria não consegue fazer alguma coisa que preste.
obs.: É incrível como a indústria de peças PARALELAS de acabamento não consegue fazer alguma coisa que preste.
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
Idade : 67
Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº20
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
É o lema: se coisa vagabunda vende ... pra que fazer coisa boa?
opala4cc gosta desta mensagem
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº21
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
fauzi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1067
Idade : 67
Localização : Urbi et orbi
Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
Cilindros : 6 cc
Data de inscrição : 29/09/2013
- Mensagem nº22
Re: RETROVISOR EXTERNO MOLE
É como dizia um mendigo famoso daqui da minha terra: se pra nóis tá ruim ... imagina a crasse média!!!
A Richetti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 169
Localização : são paulo
Modelo do carro : opala coupe 1981
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 23/06/2015
- Mensagem nº23
Ajuste do retrovisor
Pessoal, eu estive pensando sobre isso e é razoável imaginar que, com o tempo, há um certo desgaste entre a rótula e o encaixe do retrovisor, sem mencionar o envelhecimento do plástico. Eu imaginei em colocar um pequeno calço de borracha para que esta force o retrovisor para cima e mantenha um ajuste mais firme. Eu usei um calço como o da foto, bem pequeno mesmo e, num primeiro momento, melhorou muito.
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