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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por thalisonlp Seg 8 Mar - 18:21:51

    Boa noite.
    Estou a um tempo no grupo, sempre acompanho alguns fóruns e tento tirar dúvidas.

    Porém estou com um problema no carro ja faz um tempo. uns 2 anos.

    O motor está super aquecendo. quase chega no vermelha, porém não deixo chegar. sempre paro e deixa esfriar.
    ele é um 4 cilindros, carburador 446, com ar condicionado.
    Algumas das soluções que tentei resolver.
    -Radiador é original já foi veretado.
    -ventoinha é mecânica nunca para, sentido esta certo.
    -Já instalei ventoinha auxiliar.
    - ja deixei com e sem valvula termostatica.
    - já fiz o cabeçote. tudo certo. está com medida normal
    - pistão estão o a álcool. porém motor é gasolina.

    Sempre rodei normal com o carro após instalar o ar condiciona e trocar o carburador (antes 228) começou a dar esses aquecimentos. sempre aquece. mas se forcar mais o motor em serra ou subida ele aquece muito.
    Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

    Desde já obrigado.

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 8 Mar - 18:39:05

    quais velas vc esta usando?



    a temperatura só sobre com o ar condicionado acionado ou ela sobe sempre, independente do uso do ar?

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por thalisonlp Seg 8 Mar - 18:42:40

    Independente se ligado ou desligado.

    Mesmo com o ar ligado e a ventoinha auxiliar ele ele esquenta. demora mais mas esquenta.

    questão de uns 10 km já está passando do meio da temperatura.

    Mas o carro parado ele demora bem mais pra aquecer. fica no meio e ali continua.

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 8 Mar - 18:49:36

    entao pode descartar o ar....responsavel ele nao é


    a nao ser q o condensador estiver com as aletas muito sujas ou muito fechadas (amassadas) e esta impedindo o ar circular livremente para o radiador e causa aquecimento....

    porem tbem causaria deficiencia no ar.


    pelo seu motor ser gasolina e usar pistao a alcool pode ser q ele tenha muita tacha de compressao e isso é necessario usar velas mais frias, tipo grau 6,7 ou as vezes ate grau 8.

    se tiver com velas grau 5 (original para gasolina) troque.

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por thalisonlp Seg 8 Mar - 18:57:51

    To pensando nisso. Mas andei muito tempo com o carro e não esse problema.
    será por colocar o carburador com maior consumo que foi gerar esse problema?

    Foram peças novas colocadas. e até coloquei umas chapas para melhorar o direcionamento do ar para o radiador.
    Mas vou tentar trocar as velas. Usar a álcool então?

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por thalisonlp Seg 8 Mar - 19:01:57

    E me indica alguma marca de vela? Bosch, Ngk. Magnetii Marelli.

    e como saber qual o grau da vela?

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 8 Mar - 19:02:44

    o carburador iria interferir na temperatura se tiver com uma mistura muito pobre....


    se tiver tudo bem certinho e regulado nao interfere nao.



    velas BPR6 ou BPR7 vao ajudar bastante na dissipassao do calor da camara de combustao e consequentemente do motor.


    mas antes de comprar veja qual é q esta la.

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 8 Mar - 19:04:03

    thalisonlp escreveu:E me indica alguma marca de vela? Bosch, Ngk. Magnetii Marelli.

    e como saber qual o grau da vela?



    a melhor vela q existe no mercado sem duvida é a NGK.


    o grau é o numero q tem impresso na vela....como eu mencionei na mensagem anterior


    apos o numero tem algumas letras....mas o importante é o numero.

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 8 Mar - 19:07:41

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por thalisonlp Ter 9 Mar - 6:53:19

    Verifiquei as velas, são da NGK bpr7es.
    estão um pouco molhadas de óleo. mas vou trocar elas. Não lenbro quando foi que troquei elas.

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por PedroV9 Ter 9 Mar - 9:09:39

    Cara, tenta descobrir se a informação no painel está correta...

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por thalisonlp Ter 9 Mar - 10:42:44

    Já troquei o sensor de temperatura e ano passado refiz toda a parte elétrica do carro.

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    Mensagem por adpachec Ter 9 Mar - 12:03:14

    thalisonlp escreveu:Boa noite.
    Estou a um tempo no grupo, sempre acompanho alguns fóruns e tento tirar dúvidas.

    Porém estou com um problema no carro ja faz um tempo. uns 2 anos.

    O motor está super aquecendo. quase chega no vermelha, porém não deixo chegar. sempre paro e deixa esfriar.
    ele é um 4 cilindros, carburador 446, com ar condicionado.
    Algumas das soluções que tentei resolver.
    -Radiador é original já foi veretado.
    -ventoinha é mecânica nunca para, sentido esta certo.
    -Já instalei ventoinha auxiliar.
    - ja deixei com e sem valvula termostatica.
    - já fiz o cabeçote. tudo certo. está com medida normal
    - pistão estão o a álcool. porém motor é gasolina.

    Sempre rodei normal com o carro após instalar o ar condiciona e trocar o carburador (antes 228) começou a dar esses aquecimentos. sempre aquece. mas se forcar mais o motor em serra ou subida ele aquece muito.
    Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

    Desde já obrigado.

    Olá.

    Pegue um multimetro e desconecte o fio no sensor de temperatura no bloco.

    Com motor ligado meça a tensão deste fio com a carcaça (negativa) do bloco motor.

    A tensão é 10,5 volts, se estiver errada o problema PODE ser o regulador de tensão no painel.

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por Douglas Vaciliev Ter 9 Mar - 14:55:05

    Após feito tudo isso, eu com certeza iria fazer um teste colocando (adaptando) um marcador mecânico (mercúrio) e monitorar. Estando certo, retiraria ele.

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por GustavoZorzi Ter 9 Mar - 15:38:28

    Primeiro de tudo eu veria se realmente está aquecendo, as vezes a informação do painel não está certa
    Só nisso ai tem:

    Sensor de Temperatura
    Regulador de Tensão do Painel
    Indicador em Si
    Ligações incorretas
    Mal Contato

    Recomendo você conseguir se alguém usar um termômetro no bloco/mangueiras do radiador e ver como está essa temperatura de verdade

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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 9 Mar - 15:41:48

    thalisonlp escreveu:Verifiquei as velas, são da NGK bpr7es.
    estão um pouco molhadas de óleo. mas vou trocar elas. Não lenbro quando foi que troquei elas.


    é....as velas sao boas pra taxa mais alta.


    mas estar com oleo nao é normal.

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por Basico Ter 9 Mar - 16:07:13

    Brother,

    Já me aconteceu problema semelhante e era a bomba dágua, ela quebrou no eixo e a determinada rotação a parte de dentro que faz o empuxe da agua não girava como a polia de fora.

    Faz um teste de circulação de água.

    abraço

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por adpachec Ter 9 Mar - 16:20:53

    Marcos Adriano escreveu:
    thalisonlp escreveu:Verifiquei as velas, são da NGK bpr7es.
    estão um pouco molhadas de óleo. mas vou trocar elas. Não lenbro quando foi que troquei elas.


    é....as velas sao boas pra taxa mais alta.


    mas estar com oleo nao é normal.

    Não é normal.

    Pode estar puxando vapor quente de óleo pelo respiro, aquecendo igual carro com aquecedor de ar de admissão.


    Última edição por adpachec em Ter 9 Mar - 16:23:53, editado 1 vez(es)

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por adpachec Ter 9 Mar - 16:22:21

    Basico escreveu:Brother,

    Já me aconteceu problema semelhante e era a bomba dágua, ela quebrou no eixo e a determinada rotação a parte de dentro que faz o empuxe da agua não girava como a polia de fora.

    Faz um teste de circulação de água.

    abraço

    Sim ou palhetas da bomba corroidas....

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por thalisonlp Ter 9 Mar - 17:05:36

    Show. Obrigado pelas informações. Vou ir verificando cada uma.

    Bomba d'agua já verifiquei. Parte elétrica acredito que não seja esta toda a fiação nova. mas vou verificar igual.

    Assim que for fazendo vou dando um retorno.

    Obrigado pelas informações

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    Aquecimento 4 cilindros Empty Re: Aquecimento 4 cilindros

    Mensagem por parrud0www Sex 19 Mar - 21:09:40

    Boa noite amigo. Eu tenho o meu opala há 10 anos e durante 10 anos sofria com isso que vc está vivendo. Fiz TUDO q vc imaginar e ainda refiz pra ter certeza. Por último: constatei que os sensores de temperatura não funcionam como os originais, eu até comprei sensor de estoque antigo da Whaler (que pelo que ouvi falar, fornecia essas peças pra GM) e não funcionou, somente o sensor original mas ele tinha quebrado. O maior problema disso era que se vc simulasse o painel, jogando tensão no fio do sensor, a temperatura marcava correta no painel, aí testava o sensor e ele também estava funcionando, mas na hora do vamo ver, marcava tudo errado. Então, mandei revisar o painel pra procurar alguma coisa errada e por fim, não encontraram nada e tiveram que mudar a posição do ponteiro... Uma gambiarra pra ele não ficar no vermelho com a temperatura do carro normal.

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    Mensagem por hps1986 Sáb 20 Mar - 5:46:59

    Como você comentou que usou o carro normalmente por um tempo e o problema começou só depois, vou deixar meu palpite:

    Às vezes, por diversos fatores (mais taxa, ignição original, combustível ruim - principalmente gasolina) pode ter acumulado resíduos de combustível não queimado (carvão) na cabeça do pistão, aumentando mais ainda a taxa e formando pontos quentes na câmara de combustão.

    Outra possível causa para o aquecimento é ponto de ignição adiantado...

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