Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Instalação de Bomba elétrica EmptyHoje à(s) 9:04:50 por Rubão6cc

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Instalação de Bomba elétrica EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Instalação de Bomba elétrica EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Instalação de Bomba elétrica EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Instalação de Bomba elétrica EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Instalação de Bomba elétrica EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Instalação de Bomba elétrica EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Instalação de Bomba elétrica EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Instalação de Bomba elétrica EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

106 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 105 visitantes :: 1 motor de busca

Rubão6cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Instalação de Bomba elétrica Bar_leftInstalação de Bomba elétrica BarInstalação de Bomba elétrica Bar_right 
tabarbosa (16850)
Instalação de Bomba elétrica Bar_leftInstalação de Bomba elétrica BarInstalação de Bomba elétrica Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Instalação de Bomba elétrica Bar_leftInstalação de Bomba elétrica BarInstalação de Bomba elétrica Bar_right 
BANDIT (13573)
Instalação de Bomba elétrica Bar_leftInstalação de Bomba elétrica BarInstalação de Bomba elétrica Bar_right 
Xann (10394)
Instalação de Bomba elétrica Bar_leftInstalação de Bomba elétrica BarInstalação de Bomba elétrica Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Instalação de Bomba elétrica Bar_leftInstalação de Bomba elétrica BarInstalação de Bomba elétrica Bar_right 
j ricardo (9376)
Instalação de Bomba elétrica Bar_leftInstalação de Bomba elétrica BarInstalação de Bomba elétrica Bar_right 
Jean Bida (9320)
Instalação de Bomba elétrica Bar_leftInstalação de Bomba elétrica BarInstalação de Bomba elétrica Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Instalação de Bomba elétrica Bar_leftInstalação de Bomba elétrica BarInstalação de Bomba elétrica Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Instalação de Bomba elétrica Bar_leftInstalação de Bomba elétrica BarInstalação de Bomba elétrica Bar_right 

+2
sezil
vyrbus
6 participantes

    Instalação de Bomba elétrica

    vyrbus
    vyrbus
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 7
    Idade : 22
    Localização : Natal,RN
    Modelo do carro : Opala 1978 STD
    Cilindros : 4100 H34
    Data de inscrição : 18/05/2020

    Instalação de Bomba elétrica Empty Instalação de Bomba elétrica

    Mensagem por vyrbus Qui 3 Mar - 11:31:24

    olá,estou montando um opala 6cilindros e usarei uma weber 40 com um comandinho 278,para alimentar o sistema,usarei uma bomba de combustível elétrica,mas não sei qual setup de bomba+dosador poderia se aplicar ao projeto sem elevar o custo,existe alguma receita conhecida de alimentação para o sistema?
    sezil
    sezil
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 661
    Idade : 56
    Localização : anapolis
    Modelo do carro : Opala ss
    Cilindros : 6Cil
    Data de inscrição : 28/05/2010

    Instalação de Bomba elétrica Empty Re: Instalação de Bomba elétrica

    Mensagem por sezil Qui 3 Mar - 12:32:23

    Opa, eu tambem vou montar uma bomba eletrica no meu opala mas no meu caso que o motor é original vou usar a do monza da marca weber que consegue alimentar a weber 40 e vou colocar um dosador hp pequeno. no seu caso acho que seria mais indicado usar uma bomba tipo mercedes 12 bar.
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    Instalação de Bomba elétrica Empty Re: Instalação de Bomba elétrica

    Mensagem por thallisguimaraes Sex 4 Mar - 18:56:13

    Como a pressão nao é alta, nao vai ter problemas com bomba externa.

    Olhando o catalogo da Gauss, a Bomba Externa - Monoponto, 12V, 3bar, 110 L/H.

    E usam muito o modelo GTI também, Bomba Externa – Multiponto, 12V, 3 Bar, 120 L/H.


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Instalação de Bomba elétrica Empty Re: Instalação de Bomba elétrica

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 5 Mar - 8:37:18

    Falando em bomba elétrica acho que a minha estragou. Viro a chave e não dá sinal de vida. Chamei o eletricista pra vir aqui verificar na semana que vem.


    _________________
    Instalação de Bomba elétrica Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    Instalação de Bomba elétrica Empty Re: Instalação de Bomba elétrica

    Mensagem por thallisguimaraes Dom 6 Mar - 7:10:46

    Rubão6cc escreveu:Falando em bomba elétrica acho que a minha estragou. Viro a chave e não dá sinal de vida. Chamei o eletricista pra vir aqui verificar na semana que vem.

    Olhar fusível e se relé atraca. Se tiver multímetro já mede direto na bomba se chega 12v.

    Bomba elétrica no álcool se ficar tempo parada ela costuma travar. Pode ser que volte alimentando reverso.


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Instalação de Bomba elétrica Empty Re: Instalação de Bomba elétrica

    Mensagem por Gerald Seg 7 Mar - 9:47:27

    As bombas de combustível elétricas usam tecnologia relativamente simples, Não haveria, portanto, nenhuma dificuldade de usar esse tipo de bomba nos carros a carburador, como é o caso do Opala. Por que a GM (e outros fabricantes) não usavam bomba de combustível elétrica?

    Porque, comparada com as bombas mecânicas convencionais, as bombas elétricas eram:
    1. Mais caras
    2. Menos confiáveis
    3. Menos seguras
    4. Não ofereciam vantagens técnicas

    As bombas elétricas só se tornaram tecnicamente necessárias nos carros com injeção de combustível.

    Um detalhe que pouca gente sabe, no caso de um acidente, por exemplo, uma colisão frontal, a bomba de combustível elétrica pode continuar a operar mesmo que o motor pare. Isso cria uma situação de alto perigo que não acontece com um carro com bomba de combustível mecânica.

    Nos motores a carburador é possível, em certos casos, até prescindir da bomba de combustível. É o caso do Ford T, que tinha o tanque de combustível numa posição um pouco mais elevada que o carburador, de modo que a gasolina fluía por gravidade. As motos com carburador também usam alimentação por gravidade, assim como os aviões pequenos com asa alta (nos aviões a asa funciona como tanque de combustível).

    Voltando ao caso do Opala, na minha opinião, é melhor continuar a usar a bomba mecânica original, que é barata, confiável e com capacidade de alimentar o motor original em qualquer situação. Por falar nisso, uma coisa que é pouco comentada é que a vazão de uma bomba mecânica aumenta com a rotação do motor, o que, evidentemente, é desejável já o consumo do motor aumenta com a rotação.

    A única vantagem que eu vejo na substituição da bomba mecânica do Opala por uma bomba elétrica é que a partida fica mais fácil quando o carro fica parado por vários dias e, portanto, a cuba do carburador seca. Entretanto, encher a cuba com uma bisnaga é uma operação tão simples e rápida que, na minha opinião, não vale a pena investir tempo em dinheiro numa bomba elétrica que, sem dar aviso, irá deixar você na mão uma hora.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Instalação de Bomba elétrica Empty Re: Instalação de Bomba elétrica

    Mensagem por Rubão6cc Seg 7 Mar - 14:13:51

    Gerald escreveu:As bombas de combustível elétricas usam tecnologia relativamente simples, Não haveria, portanto, nenhuma dificuldade de usar esse tipo de bomba nos carros a carburador, como é o caso do Opala. Por que a GM (e outros fabricantes) não usavam bomba de combustível elétrica?

    Porque, comparada com as bombas mecânicas convencionais, as bombas elétricas eram:
    1. Mais caras
    2. Menos confiáveis
    3. Menos seguras
    4. Não ofereciam vantagens técnicas

    As bombas elétricas só se tornaram tecnicamente necessárias nos carros com injeção de combustível.

    Um detalhe que pouca gente sabe, no caso de um acidente, por exemplo, uma colisão frontal, a bomba de combustível elétrica pode continuar a operar mesmo que o motor pare. Isso cria uma situação de alto perigo que não acontece com um carro com bomba de combustível mecânica.

    Nos motores a carburador é possível, em certos casos, até prescindir da bomba de combustível. É o caso do Ford T, que tinha o tanque de combustível numa posição um pouco mais elevada que o carburador, de modo que a gasolina fluía por gravidade. As motos com carburador também usam alimentação por gravidade, assim como os aviões pequenos com asa alta (nos aviões a asa funciona como tanque de combustível).

    Voltando ao caso do Opala, na minha opinião, é melhor continuar a usar a bomba mecânica original, que é barata, confiável e com capacidade de alimentar o motor original em qualquer situação. Por falar nisso, uma coisa que é pouco comentada é que a vazão de uma bomba mecânica aumenta com a rotação do motor, o que, evidentemente, é desejável já o consumo do motor aumenta com a rotação.

    A única vantagem que eu vejo na substituição da bomba mecânica do Opala por uma bomba elétrica é que a partida fica mais fácil quando o carro fica parado por vários dias e, portanto, a cuba do carburador seca. Entretanto, encher a cuba com uma bisnaga é uma operação tão simples e rápida que, na minha opinião, não vale a pena investir tempo em dinheiro numa bomba elétrica que, sem dar aviso, irá deixar você na mão uma hora.

    Gerald, boa análise mas discordo de alguns pontos. O principal é sobre a confiabilidade da bomba elétrica. Na minha opinião a confiabilidade é semelhante a da bomba mecânica. Porém existe um cuidado adicional de uso que é a recomendação de não deixar sem combustível na linha. Se faltar combustível a bomba elétrica pode queimar. A bomba mecânica sob certas condições também pode apresentar problemas. Por exemplo no caso de carros que ficam parados por muito tempo. A bomba mecânica pode estragar. Sob esse ponto de vista acho relativo dizer que a bomba elétrica é menos confiável. Sobre a observação de que podem ser menos seguras se houver um acidente: concordo. E sobre vantagens técnicas: você mesmo comentou que é vantajosa nas partidas porque não seixa a cuba secar. Pra quem tem carro antigo e que acaba ficando muito tempo parado isso é algo muito vantajoso. Acho que pra mim seria algo indisposto ter que ficar retirando a tampa do filtro de ar pra borrifar gasolina dentro do carburador. E sobre a observação delas serem mais custosas: na verdade o preço observado é praticamente o mesmo em rápida consulta feita no Mercado Livre.


    _________________
    Instalação de Bomba elétrica Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Instalação de Bomba elétrica Empty Re: Instalação de Bomba elétrica

    Mensagem por Gerald Ter 8 Mar - 8:26:13

    Rubão6cc escreveu:Gerald, boa análise mas discordo de alguns pontos. O principal é sobre a confiabilidade da bomba elétrica. Na minha opinião a confiabilidade é semelhante a da bomba mecânica.


    Rubão,
    Lá fora, há quase um consenso que as bombas mecânicas tendem a ser mais confiáveis que as elétricas. Isso faz sentido porque uma bomba mecânica tem muito menos peças que uma bomba elétrica.

    É interessante ver como é a construção de uma bomba de combustível elétrica do tipo que é montada dentro do tanque de combustível:

    Instalação de Bomba elétrica Electric_fuel_pump_cutaway_view


    Note que o combustível flui por dentro do motor, "lavando" os contactos, os enrolamentos, etc. Tecnicamente falando, é possível fazer uma bomba de combustível que resista a essa tortura por muitos anos, mas isso tem um custo elevado e, como sabemos, os fabricantes de  automóveis e auto-peças estão sempre espremendo os custos. As peças são feitas para durar um certo tempo, não para durar para sempre. A bomba de combustível original do Opala é barata de ser construída e por ser muito simples, é extremamente durável e confiável. A do meu Diplomata (1989), por exemplo, nunca troquei até hoje.

    Um trecho interessante do artigo de onde a figura acima foi retirada:

    To cool and lubricate the internal components, fuel must flow continuously through the fuel pump. Insufficient flow limits cooling and lubrication of the pump. A leading cause of fuel pump failure is running the fuel tank low. This is particularly critical on late model vehicles without a fuel pressure return system. Running such a vehicle out of fuel once can permanently damage the fuel pump.

    Tradução:
    Para resfriar e lubrificar os componentes internos, o combustível deve fluir continuamente através da bomba de combustível. Um fluxo insuficiente limita o resfriamento e a lubrificação da bomba. Uma das principais causas de falha da bomba de combustível é o baixo nível de combustível no tanque. Isso é particularmente crítico em modelos de veículos sem sistema de retorno de pressão de combustível. Deixar esse veículo sem combustível apenas uma vez já pode danificar permanentemente a bomba de combustível.

    Water in the fuel will destroy the fuel pump
    Corrosion will quickly damage a fuel pump. This most often occurs when we store the vehicle and do not drive it. Fuel tends to attract moisture and in time this separates. The moisture from the gasoline attacks the metal components in the fuel pump and will cause it to fail.


    Tradução
    A água no combustível irá destruir a bomba de combustível
    A corrosão danifica rapidamente uma bomba de combustível. Isso ocorre com mais frequência quando o veículo fica guardado. O combustível tende a atrair umidade e com o tempo a água se separa. A umidade da gasolina ataca os componentes metálicos da bomba de combustível e fará com que ela falhe.


    O comentário acima é sobre motor a gasolina. É importante lembrar que o álcool combustível vendido no Brasil já vem batizado com cerca de 5% de água!




    Rubão6cc escreveu:
    Acho que pra mim seria algo indisposto ter que ficar retirando a tampa do filtro de ar pra borrifar gasolina dentro do carburador.  

    Entendo, o que é um incômodo para uns, não é para outros. Varia de pessoa para pessoa. Para mim, não é incômodo, é até divertido. Se o carro fica parado por uma semana, você vai ter mesmo que levantar a tampa do capô, checar óleo e todos os outros fluidos, O tempo gasto nessas operações de rotina é maior do que o tempo que gasto para soltar a porca borboleta do filtro de ar e injetar 50 ml de gasolina através do tubo de respiro do carburador!

    O que me incomodava era dar na partida durante minutos para encher a cuba quando o carro ficava parado por uma semana ou mais. O desgaste de um motor de partida depende do número de rotações que ele executa em sua vida útil. Essas partidas prolongadas produzem um desgaste no mínimo 10x maior que numa partida normal com a cuba cheia.
    N474N
    N474N
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 642
    Localização : Dois Vizinhos - PR
    Modelo do carro : DeLuxo 3800 1970
    Diplomata 250s 1983
    Diplomata 4.1/S 1990
    Cilindros : 6 + 6 + 6
    Data de inscrição : 01/04/2013

    Instalação de Bomba elétrica Empty Re: Instalação de Bomba elétrica

    Mensagem por N474N Ter 8 Mar - 9:36:13

    Coloca uma bomba mecânica nova original, que não precisa de bomba elétrica.

    Meu Diplo 83 tenho comando 268 e Weber 40, uso bomba mecânica e ele funciona redondinho, sem falta nem sobra de combustível.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Instalação de Bomba elétrica Empty Re: Instalação de Bomba elétrica

    Mensagem por Rubão6cc Ter 8 Mar - 12:20:37

    Gerald escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Gerald, boa análise mas discordo de alguns pontos. O principal é sobre a confiabilidade da bomba elétrica. Na minha opinião a confiabilidade é semelhante a da bomba mecânica.


    Rubão,
    Lá fora, há quase um consenso que as bombas mecânicas tendem a ser mais confiáveis que as elétricas. Isso faz sentido porque uma bomba mecânica tem muito menos peças que uma bomba elétrica.

    É interessante ver como é a construção de uma bomba de combustível elétrica do tipo que é montada dentro do tanque de combustível:

    Instalação de Bomba elétrica Electric_fuel_pump_cutaway_view


    Note que o combustível flui por dentro do motor, "lavando" os contactos, os enrolamentos, etc. Tecnicamente falando, é possível fazer uma bomba de combustível que resista a essa tortura por muitos anos, mas isso tem um custo elevado e, como sabemos, os fabricantes de  automóveis e auto-peças estão sempre espremendo os custos. As peças são feitas para durar um certo tempo, não para durar para sempre. A bomba de combustível original do Opala é barata de ser construída e por ser muito simples, é extremamente durável e confiável. A do meu Diplomata (1989), por exemplo, nunca troquei até hoje.

    Um trecho interessante do artigo de onde a figura acima foi retirada:

    To cool and lubricate the internal components, fuel must flow continuously through the fuel pump. Insufficient flow limits cooling and lubrication of the pump. A leading cause of fuel pump failure is running the fuel tank low. This is particularly critical on late model vehicles without a fuel pressure return system. Running such a vehicle out of fuel once can permanently damage the fuel pump.

    Tradução:
    Para resfriar e lubrificar os componentes internos, o combustível deve fluir continuamente através da bomba de combustível. Um fluxo insuficiente limita o resfriamento e a lubrificação da bomba. Uma das principais causas de falha da bomba de combustível é o baixo nível de combustível no tanque. Isso é particularmente crítico em modelos de veículos sem sistema de retorno de pressão de combustível. Deixar esse veículo sem combustível apenas uma vez já pode danificar permanentemente a bomba de combustível.

    Water in the fuel will destroy the fuel pump
    Corrosion will quickly damage a fuel pump. This most often occurs when we store the vehicle and do not drive it. Fuel tends to attract moisture and in time this separates. The moisture from the gasoline attacks the metal components in the fuel pump and will cause it to fail.


    Tradução
    A água no combustível irá destruir a bomba de combustível
    A corrosão danifica rapidamente uma bomba de combustível. Isso ocorre com mais frequência quando o veículo fica guardado. O combustível tende a atrair umidade e com o tempo a água se separa. A umidade da gasolina ataca os componentes metálicos da bomba de combustível e fará com que ela falhe.


    O comentário acima é sobre motor a gasolina. É importante lembrar que o álcool combustível vendido no Brasil já vem batizado com cerca de 5% de água!




    Rubão6cc escreveu:
    Acho que pra mim seria algo indisposto ter que ficar retirando a tampa do filtro de ar pra borrifar gasolina dentro do carburador.  

    Entendo, o que é um incômodo para uns, não é para outros. Varia de pessoa para pessoa. Para mim, não é incômodo, é até divertido. Se o carro fica parado por uma semana, você vai ter mesmo que levantar a tampa do capô, checar óleo e todos os outros fluidos, O tempo gasto nessas operações de rotina é maior do que o tempo que gasto para soltar a porca borboleta do filtro de ar e injetar 50 ml de gasolina através do tubo de respiro do carburador!

    O que me incomodava era dar na partida durante minutos para encher a cuba quando o carro ficava parado por uma semana ou mais. O desgaste de um motor de partida depende do número de rotações que ele executa em sua vida útil. Essas partidas prolongadas produzem um desgaste no mínimo 10x maior que numa partida normal com a cuba cheia.

    Essa questão do combustível ter contato com os componentes internos da bomba elétrica realmente é considerável na questão da durabilidade. Mas não significa que a bomba pode dar pau a qualquer momento. Dura bastante. Minha bomba elétrica tem pelo menos uns 15 anos...talvez beirando os 20 anos instalada no carro. Ela parou de funcionar recentemente mas não sei ao certo ainda se é defeito nela. Por isso essa semana meu eletricista vai vir aqui verificar. Recentemente restaurei o cofre e o motor do carro e o motor foi retirado. Pode ser que a linha de combustível ficou seca e na hora de fazer funcionar ela trabalhou sem combustível e agora deu pau. Não sei. Ou deu algum b.o na instalação elétrica.


    _________________
    Instalação de Bomba elétrica Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    Instalação de Bomba elétrica Empty Re: Instalação de Bomba elétrica

    Mensagem por thallisguimaraes Ter 8 Mar - 20:05:12

    Tem como criar um circuito para a bomba funcionar apenas com o carro ligado.

    E a vantagem é poder secar a Cuba quando for deixar o carro parado e quando for religar já fica mais fácil ligar.

    E não pode ter dúvida se a mecânica vai manter, se tiver já vai para a elétrica e coloca mangueira maior, só benefícios


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO

    Conteúdo patrocinado


    Instalação de Bomba elétrica Empty Re: Instalação de Bomba elétrica

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 9:14:36