Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Tenho uma dúvida sobre a calibragem dos pneus do meu Diplomata Coupe 1985 6 cilindros com ar-condicionado (ou seja, a frente dele é pesada).
Estou com rodas réplica da SS, porém aro 15. Meus pneus são uns xingling 205-60 R15 tanto na frente quanto atrás. Qual seria a calibragem adequada para a frente e a traseira?
A GM recomendava as seguintes pressões para os Diplomatas e Comodoros 1989 com pneus de 195mm:
1/2 CARGA: D: 25 psi T: 26 psi
LOTADO: D: 30 psi T: 32 psi
Você pode tomar esses números como referência, mesmo que a bitola do seu pneu 205 não seja original.
Na minha opinião, não existe pressão "correta". É possível variar com critério algumas libras em torno das pressões recomendadas. Pressão um pouco mais baixa torna o carro mais confortável e poupa a suspensão, mas o consumo de gasolina aumenta. Pressão mais alta tem o efeito oposto.
É claro que é sensato não exagerar nas modificações das pressões recomendadas. Por exemplo, uma pressão exageradamente baixa vai aumentar a chance do aro tocar o solo em buracos, levando a dano do pneu e até a acidente.
Número de Mensagens : 183 Localização : Campinas/SP Modelo do carro : Caravan Standard 1976 2500 4 CIL Cilindros : 4 CIL 2.5 Data de inscrição : 22/11/2021
Acho que muitos opalas anda quase sem carga ... só o motorista mesmo ... seria o caso de usar a mesma libragem na dianteira e traseira? Aliás, porque alguns carros novos recomendam mais pressão na traseira, mesmo com o motor na frente?
Tenho uma dúvida sobre a calibragem dos pneus do meu Diplomata Coupe 1985 6 cilindros com ar-condicionado (ou seja, a frente dele é pesada).
Estou com rodas réplica da SS, porém aro 15. Meus pneus são uns xingling 205-60 R15 tanto na frente quanto atrás. Qual seria a calibragem adequada para a frente e a traseira?
A melhor calibragem é você se abaixar e olhar a lateral do pneu, là está descrito a pressão máxima em libras ou em PSI.
Deixe uns 2 digitos abaixo do máximo para estrada e 5 a 6 dígitos para cidade.
Com muita carga deixe uns 03 digitos abaixo do máximo.
Os pneus rosava por exemplo o máximo é 37 libras, deixar com 27 eles ficam murchos e ruidosos.
Melhor de 30 a 35 lbs no rosava.
A calibragem dianteira/traseira depende da carga, sem carga, ou pouca carga, use a mesma calibragem nos 04 pneus.
fauzi escreveu:Acho que muitos opalas anda quase sem carga ... só o motorista mesmo ... seria o caso de usar a mesma libragem na dianteira e traseira? Aliás, porque alguns carros novos recomendam mais pressão na traseira, mesmo com o motor na frente?
Menor pressão dianteira é para melhor absorção de impacto, traseira leve tende a dispersar o choque melhor que a dianteira pesada.
Você sabia qual é a pressão usado nos pneus de um carro de Formula 1?
RESPOSTA: 16 psi
Voltando ao Opala, as pessoas tendem a pensar que a maior parte do peso está na dianteira, principalmente nos modelos de 6 cilindros. Na verdade, a distribuição de peso não é tão desigual, mas algo do tipo 55:45 para um Diplomata 6cc.
A distribuição de peso normalmente é medida com o carro sem motorista ou passageiros. Com o motorista e passageiros, a distribuição de peso de um Opala melhora porque o motorista fica praticamente no ponto intermediário entre a roda dianteira e a traseira. Os passageiros do banco de trás, por sua vez, ficam sentados praticamente sobre as rodas traseiras, como fica evidente ao olhar um Opala de lado:
Se um Opala estiver levando passageiros no banco de trás e o porta-malas estiver carregado, as rodas traseiras provavelmente estarão suportando mais peso que as dianteiras. Isso explicaria porque a GM recomenda usar mais pressão nos pneus traseiros.
Sobre os pesos e sua distribuição nos vários modelos de Opala, creio que os vídeos abaixo são bem informativos:
Número de Mensagens : 15346 Localização : Austrália Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina Data de inscrição : 14/02/2013
Tenho uma dúvida sobre a calibragem dos pneus do meu Diplomata Coupe 1985 6 cilindros com ar-condicionado (ou seja, a frente dele é pesada).
Estou com rodas réplica da SS, porém aro 15. Meus pneus são uns xingling 205-60 R15 tanto na frente quanto atrás. Qual seria a calibragem adequada para a frente e a traseira?
Essa questão da calibragem é extremamente importante. Deve ser feita com critério. Eu costumo usar sempre 30 libras nos 4 pneus. Teve um tempo que eu botava 32 na caminhonete e pegava estrada. Rapidamente os pneus traseiros desgastaram na parte central. Agora só uso 30. Calibragem muito alta não presta pra rodar longos percursos.
Tenho uma dúvida sobre a calibragem dos pneus do meu Diplomata Coupe 1985 6 cilindros com ar-condicionado (ou seja, a frente dele é pesada).
Estou com rodas réplica da SS, porém aro 15. Meus pneus são uns xingling 205-60 R15 tanto na frente quanto atrás. Qual seria a calibragem adequada para a frente e a traseira?
Essa questão da calibragem é extremamente importante. Deve ser feita com critério. Eu costumo usar sempre 30 libras nos 4 pneus. Teve um tempo que eu botava 32 na caminhonete e pegava estrada. Rapidamente os pneus traseiros desgastaram na parte central. Agora só uso 30. Calibragem muito alta não presta pra rodar longos percursos.
Exatamente!
Os dianteiros 185/15 do meu pedem no máximo 36 lbs.
Eu coloco 34 na estrada e 30 na cidade.
Muito do manual opala não tem mais serventia.
E cada fabricante tem uma estrutura de pneu.
Como regular carburador hoje com 30% de álcool na gasolina com um manual de carburador do tempo de 7% de álcool na gasolina.
Rubão6cc, Marcos Marcos e André Roz gostam desta mensagem
Número de Mensagens : 183 Localização : Campinas/SP Modelo do carro : Caravan Standard 1976 2500 4 CIL Cilindros : 4 CIL 2.5 Data de inscrição : 22/11/2021
E tem aquela né, quanto mais cheio, menos deformação, menos grip em curvas e na frenagem.
Ando de moto em autódromo e usamos pneu beeeem murcho se for olhar perante a recomendação de fábrica. Claro que o pneu vai embora rapidinho, mas alí é primordial o grip que o pneu dá.
Os pneus evoluíram muito nessas últimas décadas, tanto em composição quanto carcaça. Então tem uma margem boa para se adequar a pressão ao tipo de uso que se faz.
Como rodo em lugares com a superfície igual a da lua, prefiro deixar mais cheio para tentar salvar a roda nos carros com perfil baixo. Aí a suspensão é sacrificada. Na Caravanzona vou tentar do 26 até 32 para ver o que gosto mais.
Eu sou do tipo do cara que senta no carro, faz uma curva e sabe se o pneu tá murcho ou não kkkk
Boa noite pessoal, andei trocando os pneus, to usando 195x65 r15 na traseira e 205x60 r15 na dianteira, to colocando 31 libras nos 4 pneus, em asfalto lisinho e na BR ele fica uma maravilha de andar, mas pegou ruas com imperfeições to sentindo ele dar umas jogadas meio que dançando a frente, alguma dica da calibragem dos pneus? É um 4 Cil.
Última edição por Nailtongjr em Sex 21 Jul - 10:43:13, editado 2 vez(es)
Número de Mensagens : 4058 Idade : 41 Localização : São Paulo - SP Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96. Cilindros : 20 no total!!!! Data de inscrição : 05/01/2008
Nailtongjr escreveu:Boa noite pessoal, andei trocando os pneus, to usando 195x65 r15 na traseira e 205x60 r15 na dianteira, to colocando 31 libras nos 4 pneus, em asfalto lisinho e na BR ele fica uma maravilha de andar, mas pegou ruas com imperfeições to sentindo ele dar umas jogadas meio que dançando a frente, alguma dica da calibragem dos pneus? É um 4 Cil.
Me falaram para deixar o pneu 195/65 mais alto/fino atrás pra traseira ficar empinada e na frente dele ficar com o pneu 205/60 mais baixo/largo e que ficaria mais baixo e firme no dirigir, mas nao testei andar com os pneus mais largos atrás e o mais alto na frente, nao sei se o carro tambem vai ficar alto demais, a suspensao é original e ele ja é alto.
Última edição por Nailtongjr em Sex 21 Jul - 10:45:17, editado 3 vez(es)
Coupe 76 escreveu:Eu coloco 30 nos 4 Diplomata 91 completo. Mas ele fica mais parado do que rodando... então se for rodar sempre pode colocar 28 nos 4
Faço o mesmo, pois tambem fica a semana toda parado. Coloco 30 nos 4. Sei que funciciona bem com menos e para mais ainda está tranquilo, pois o limite dos meus pneus é 44 libras (chinês Constancy na medida original 195/70 R14 - Comodoro 1990). Fica com margem para baixo e para cima.
Nailtongjr escreveu:Me falaram para deixar o pneu 195/65 mais alto/fino atrás pra traseira ficar empinada e na frente dele ficar com o pneu 205/60 mais baixo/largo e que ficaria mais baixo e firme no dirigir, mas nao testei andar com os pneus mais largos atrás e o mais alto na frente, nao sei se o carro tambem vai ficar alto demais, a suspensao é original e ele ja é alto.
Esse negócio de pneu fino atrás e largo na dianteira, é coisa de Gol de arrancada
Hoje à(s) 10:19:56 por Americo
» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Hoje à(s) 7:53:58 por Pagung
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Ontem à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos
» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Ter 30 Abr - 15:39:52 por Tonho_RS
» farol alto não liga
Ter 30 Abr - 15:28:42 por Tonho_RS
» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
Ter 30 Abr - 11:49:15 por Pagung
» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
Ter 30 Abr - 8:49:03 por Paulo Corso
» Seção COMÉDIA
Seg 29 Abr - 21:28:04 por opala4cc
» INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Seg 29 Abr - 7:39:44 por lucas krause