Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc EmptyOntem à(s) 22:30:49 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc EmptyOntem à(s) 17:25:56 por Goettens

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc EmptySex 26 Abr - 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc EmptySex 26 Abr - 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

» numeração de segurança opala 71
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc EmptySex 26 Abr - 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc EmptySex 26 Abr - 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc EmptySex 26 Abr - 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc EmptySex 26 Abr - 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

93 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 93 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_leftProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc BarProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_right 
tabarbosa (16850)
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_leftProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc BarProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_leftProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc BarProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_right 
BANDIT (13573)
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_leftProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc BarProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_right 
Xann (10394)
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_leftProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc BarProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_leftProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc BarProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_right 
j ricardo (9376)
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_leftProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc BarProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_right 
Jean Bida (9320)
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_leftProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc BarProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_leftProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc BarProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_leftProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc BarProblemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Bar_right 

+2
adpachec
JhonyDog
6 participantes

    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc

    JhonyDog
    JhonyDog
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3
    Localização : Curitiba
    Data de inscrição : 08/05/2023

    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Empty Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc

    Mensagem por JhonyDog Seg 8 maio - 11:13:33

    Olá pessoal do fórum, é minha primeira vez aqui e como proprietário de carro antigo, adquiri uma Caravan 1988 4cc há cerca de três meses e até agora só fiz a verificação de óleo e filtros, já que o último dono me informou que estava tudo em dia (aparentemente estava mesmo).

    Porém, no último final de semana, durante o horário de pico, o carro esquentou e tive que parar no acostamento para esfriá-lo e evitar danos maiores. Depois disso, decidi verificar o sistema de arrefecimento e notei que a água do radiador estava preta e com óleo. Gostaria de saber se isso é normal e se tem a ver com o óleo solúvel tipo C que é indicado no manual desse ano.

    Fiquei surpreso, pois não vi nenhum sinal de ferrugem na água, mas as mangueiras estavam levemente craquelando quando apertadas. Agora, depois de trocar a água do radiador, o motor mal fica ligado e a temperatura já fica extremamente alta. Gostaria de saber se pode ter feito alguma besteira na troca da água ou se há algo mais grave no sistema de arrefecimento.

    Agradeço desde já a ajuda de todos!

    Seguem as fotos:

    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Agua_r10
    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Agua_r11
    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Agua_r12
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Empty Re: Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc

    Mensagem por adpachec Seg 8 maio - 13:40:34

    Postou na área técnica.

    Foi-se o tempo que o povo lia regras do fórum e se apresentava.

    Óleo solúvel é coisa pré-histórica, hoje existe aditivo.

    O que deve ter soltado é ferrugem do sistema.

    Tópico movido !
    Berlindo
    Berlindo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Localização : Campinas/SP
    Modelo do carro : Caravan Standard 1976 2500 4 CIL
    Cilindros : 4 CIL 2.5
    Data de inscrição : 22/11/2021

    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Empty Re: Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc

    Mensagem por Berlindo Seg 8 maio - 14:14:22

    Se tá esquentando rápido, pode ter ficado bolha de ar no sistema. Também pode ser alguma perda de pressurização, algum lugar onde escape pressão do sistema e aí ele ferve a 100ºC.

    Pra começar, eu pressurizaria o sistema com aquelas bonbinhas e manômetro e verificaria quanto a algum vazamento de pressão. Se baixar a pressão, tem algum escape. Pode ser junta, pode ser mangueira, pode ser selo ou até o radiador. Se a água vazar em uma parte quente, capaz de você nem ver e sem pressão, ferve cedo.

    Troque todas as mangueiras, são baratas. Use um radclean ou faça algumas trocas frequentes, use o óleo solúvel se estiver muito suja a água/sistema, até limpar. Use sempre água desmineralizada.

    Se estiver muita corrosão, quando limpar o sistema, algum selo pode abrir o bico. É normal e melhor que aconteça logo. Arrefecimento é coisa simples que pode causar um enorme gasto se for negligenciado.

    Quando estabilizar tudo, volte com o aditivo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Empty Re: Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc

    Mensagem por opala4cc Seg 8 maio - 17:05:30

    JhonyDog:

    Pode ser um monte de coisas! Pode ser entupimento do radiador, termostática defeituosa, rotor da bomba de água comprometido, cebolinha do radiador defeituosa (se esse radiador tiver), tampa incorreta no radiador, etc... Pela sujeira que tinha no líquido de arrefecimento, melhor revisar todo o sistema de arrefecimento.
    JhonyDog
    JhonyDog
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3
    Localização : Curitiba
    Data de inscrição : 08/05/2023

    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Empty Re: Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc

    Mensagem por JhonyDog Ter 9 maio - 20:08:57

    Pessoal, primeiramente eu quero agradecer a todos pelas respostas, depois e deixar o carro "descansar" por dois dias fui dar uma volta na quadra e agora parece que a temperatura se manteve estável (talvez fosse entrada de ar mesmo), mas de qualquer forma deixei na oficina e pedi para revisar todo o sistema de arrefecimento, já levei o radclean a mais as mangueiras, mas o mecânico me disse que as mangueiras originais que estavam no carro eram de melhor qualidade e ele avaliaria se elas precisavam de trocas, as que eu comprei eram da marca jamaica (algo assim) quando tiver o parecer do mecânico volto aqui com o veredito, o que me deixou triste mesmo é que ele me mostrou um som que poderia ser de folga no mancal, como esse motor nunca foi aberto, acho plausível que seja, mas tomara que nāo hehehe
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Empty Re: Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc

    Mensagem por opala4cc Ter 9 maio - 20:43:27

    JhonyDog escreveu:Pessoal, primeiramente eu quero agradecer a todos pelas respostas, depois e deixar o carro "descansar" por dois dias fui dar uma volta na quadra e agora parece que a temperatura se manteve estável (talvez fosse entrada de ar mesmo), mas de qualquer forma deixei na oficina e pedi para revisar todo o sistema de arrefecimento, já levei o radclean a mais as mangueiras, mas o mecânico me disse que as mangueiras originais que estavam no carro eram de melhor qualidade e ele avaliaria se elas precisavam de trocas, as que eu comprei eram da marca jamaica (algo assim) quando tiver o parecer do mecânico volto aqui com o veredito, o que me deixou triste mesmo é que ele me mostrou um som que poderia ser de folga no mancal, como esse motor nunca foi aberto, acho plausível que seja, mas tomara que nāo hehehe

    Realmente essa marca "jamaica" é bem básica e se encontra em qualquer autopeças. São mangueiras beeeeem macias e com durabilidade é baixa.
    Berlindo
    Berlindo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Localização : Campinas/SP
    Modelo do carro : Caravan Standard 1976 2500 4 CIL
    Cilindros : 4 CIL 2.5
    Data de inscrição : 22/11/2021

    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Empty Re: Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc

    Mensagem por Berlindo Qua 10 maio - 8:25:38

    Bom, melhor uma mangueira paralela nova e boa do que uma que vai te deixar pelo caminho. Eu acho que usei das da JAHU.

    Qdo o carro estiver morno, depois de ter andado por aí, abre a tampa do radiador, isso ajuda a sair o ar que eventualmente esteja aprisionado. Morno hein, não vai abrir quente que vai te queimar.

    opala4cc gosta desta mensagem

    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3572
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Empty Re: Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc

    Mensagem por Paulo Corso Qua 10 maio - 13:45:16

    Sério que as mangueiras Jamaica tem baixa durabilidade? Caiu tanto assim a qualidade? Eu coloquei um jogo delas em 2009 e pela ultima manutenção no sistema (jan 2023) as mesmas estavam em plenas condições.

    Mas ultimamente caiu tanto a qualidade das peças que é bem capaz de estarem ruins mesmo.


    _________________
    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Empty Re: Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc

    Mensagem por opala4cc Qua 10 maio - 17:33:29

    Paulo Corso escreveu:Sério que as mangueiras Jamaica tem baixa durabilidade? Caiu tanto assim a qualidade? Eu coloquei um jogo delas em 2009 e pela ultima manutenção no sistema (jan 2023) as mesmas estavam em plenas condições.

    Mas ultimamente caiu tanto a qualidade das peças que é bem capaz de estarem ruins mesmo.

    Eu coloquei Jamaica em carros que não eram opala, bem depois de 2009 e não duraram muito. Eu também senti que ultimamente a durabilidade das peças automotivos caiu muito.
    JhonyDog
    JhonyDog
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3
    Localização : Curitiba
    Data de inscrição : 08/05/2023

    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Empty Re: Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc

    Mensagem por JhonyDog Sex 12 maio - 21:24:52

    Atualização sobre o carro: fiz a limpeza do radiador, coloquei água desmirilizada com paraflu, troquei a válvula termostática e as mangueiras. Logo ao dar algumas voltas pela quadra e chegar em casa, passei o dedo na água do radiador e vi que ela estava bem viscosa, mal sinal.. acho que está passando óleo pro radiador, provavelmente o cabeçote está empenado ou a junta não ta fazendo o papel dela direito, mais um sinal que o motor vai ter que ir pra retifica em breve (quando o motor esquenta da pra escutar um tec tec que tá com mta cara de folga no mancal) . Meu receio maior agora é de cair na mão de retífica ruim/picareta, vocês tem alguma indicação de confiança?

    E galera, obrigado pelas dicas! Esse negócio de cuidar dos antigos é uma delícia, dói no bolso mas é muito recompensador dar aquele rolê no final de semana curtindo o carro
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 366
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Empty Re: Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc

    Mensagem por Marcos Marcos Dom 14 maio - 21:26:25

    JhonyDog escreveu:Atualização sobre o carro: fiz a limpeza do radiador, coloquei água desmirilizada com paraflu, troquei a válvula termostática e as mangueiras. Logo ao dar algumas voltas pela quadra e chegar em casa, passei o dedo na água do radiador e vi que ela estava bem viscosa, mal sinal.. acho que está passando óleo pro radiador, provavelmente o cabeçote está empenado ou a junta não ta fazendo o papel dela direito, mais um sinal que o motor vai ter que ir pra retifica em breve (quando o motor esquenta da pra escutar um tec tec que tá com mta cara de folga no mancal) . Meu receio maior agora é de cair na mão de retífica ruim/picareta, vocês tem alguma indicação de confiança?

    E galera, obrigado pelas dicas! Esse negócio de cuidar dos antigos é uma delícia, dói no bolso mas é muito recompensador dar aquele rolê no final de semana curtindo o carro
    Será que é óleo na água? Deixe a água do radiador descansar por algum tempo, se for óleo, todo ele subirá para a superfície. Pode ser que com a circulação do fluido ocorreu uma limpeza nas galerias do sistema.

    Conteúdo patrocinado


    Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc Empty Re: Problemas com sistema de arrefecimento Caravan 1988 4cc

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 28 Abr - 7:48:09