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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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4 participantes

    Sobrecarga no alternador?

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    Sobrecarga no alternador? Empty Sobrecarga no alternador?

    Mensagem por GbComodoro88 Ter 17 Out - 10:41:50

    Família, bom dia!

    Ultimamente, tenho reparado uma coisa no meu opalão:

    De vez em quando, percebo que os vidros elétricos funcionam (sobem e descem) rápidos demais - bem mais rápidos do que o normal; e também percebo que acontece o mesmo com os limpadores de para-brisa - funcionam bem mais rápidos do que o normal.

    Diante disso, eu pergunto: Isso poderia ser um sinal de possível sobrecarga no alternador ou em algum componente de elétrica, como o regulador de voltagem, por exemplo?

    OBS: Isso acontece de vez em quando, mas tem ocorrido com maior frequência.

    Valeu!
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    Sobrecarga no alternador? Empty Re: Sobrecarga no alternador?

    Mensagem por Paulo Corso Ter 17 Out - 15:38:08

    Se você tiver um multímetro é só medir a tensão de carregamento, que não pode exceder 14,5 volts.

    Quando eu usava o alternador original, o velho arno de 65 amp, de tempos em tempos ele apresentava problema no regulador de voltagem, o primeiro sintoma que eu notava era as lâmpadas oscilando a intensidade por excesso de tensão.


    Última edição por Paulo Corso em Sex 27 Out - 7:18:58, editado 1 vez(es)


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    Sobrecarga no alternador? Empty Re: Sobrecarga no alternador?

    Mensagem por GbComodoro88 Ter 24 Out - 9:36:06

    Família, troquei o regulador de voltagem. Aparentemente, tudo ok.

    No entanto, ao ligar o carro hoje, de manhã, notei que, ao ligar os faróis, a rotação do motor caía um pouquinho. Nada demais, caía uns 100 rpm.

    Isso é normal? Meu alternador ainda é original, creio ser de 65A, pois é um comodoro 4cc, 1988.

    E outra: Um alternador ruim pode influenciar no consumo de combustível?

    Abraços!
    chevy250
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    Sobrecarga no alternador? Empty Re: Sobrecarga no alternador?

    Mensagem por chevy250 Ter 24 Out - 13:38:47

    GbComodoro88 escreveu:Família, troquei o regulador de voltagem. Aparentemente, tudo ok.

    No entanto, ao ligar o carro hoje, de manhã, notei que, ao ligar os faróis, a rotação do motor caía um pouquinho. Nada demais, caía uns 100 rpm.

    Isso é normal? Meu alternador ainda é original, creio ser de 65A, pois é um comodoro 4cc, 1988.

    E outra: Um alternador ruim pode influenciar no consumo de combustível?

    Abraços!

    Olá, um pouquinho a rotacao cai sim num 4cil se a carga no alternador aumenta bastante.
    Tem que ser assim, pois quando o alternador está gerando energia ele oferece resistencia ao ser girado.

    Lembrar que Potencia = Rotacao x Torque.

    No caso o torque não é de fazer girar mas sim de oferecer resistencia ao giro, já que ele está gerando potencia e não consumindo como se fosse um motor.

    Assim, quanto mais potencia ele gera, mais aumenta o torque de resistencia (resistencia ao ser girado).

    Só precisa observar se está dentro do esperado. Se estiver gerando a tensão correta, bateria estiver boa e não houver consumo de corrente fora do normal, está ok.

    Sim, influencia o consumo. A energia que o alternador "gera" na verdade é a conversão da energia mecanica do motor à combustão em energia elétrica.
    Assim, a energia do alternador sai do combustivel, que é a unica fonte de energia que existe no carro para ser efetivamente consumida.
    De qualquer forma, é bem pouca potencia se comparada à potencia que se usa para movimentar o carro.

    Exemplo: suponha um alternador com 50% de eficiencia na conversão (deve ser algo parecido - apenas um exemplo didático)
    Se voce demanda 20A, a potencia demandada será (P=V*I) 13.8*20 = 276W
    Se a eficiencia é 50%, o alternado vai "roubar" 276/0,5 = 552W do motor do carro.
    1CV = 736W. Então, para consumir 20A, o alternador vai "roubar" 0,75CV (552/736).

    Só para referencia e para ilustrar, cada farol consome de 45 a 55W confome o modelo. Um par de 45W (90W) vai demandar 7.5A.
    Ventoinha consome uns 14A.


    Última edição por chevy250 em Ter 24 Out - 13:41:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcao ortografica)

    GbComodoro88 gosta desta mensagem

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    Sobrecarga no alternador? Empty Re: Sobrecarga no alternador?

    Mensagem por opala4cc Qua 25 Out - 16:15:20

    chevy250 escreveu:
    GbComodoro88 escreveu:Família, troquei o regulador de voltagem. Aparentemente, tudo ok.

    No entanto, ao ligar o carro hoje, de manhã, notei que, ao ligar os faróis, a rotação do motor caía um pouquinho. Nada demais, caía uns 100 rpm.

    Isso é normal? Meu alternador ainda é original, creio ser de 65A, pois é um comodoro 4cc, 1988.

    E outra: Um alternador ruim pode influenciar no consumo de combustível?

    Abraços!

    Olá, um pouquinho a rotacao cai sim num 4cil se a carga no alternador aumenta bastante.
    Tem que ser assim, pois quando o alternador está gerando energia ele oferece resistencia ao ser girado.

    Lembrar que Potencia = Rotacao x Torque.

    No caso o torque não é de fazer girar mas sim de oferecer resistencia ao giro, já que ele está gerando potencia e não consumindo como se fosse um motor.

    Assim, quanto mais potencia ele gera, mais aumenta o torque de resistencia (resistencia ao ser girado).

    Só precisa observar se está dentro do esperado. Se estiver gerando a tensão correta, bateria estiver boa e não houver consumo de corrente fora do normal, está ok.

    Sim, influencia o consumo. A energia que o alternador "gera" na verdade é a conversão da energia mecanica do motor à combustão em energia elétrica.
    Assim, a energia do alternador sai do combustivel, que é a unica fonte de energia que existe no carro para ser efetivamente consumida.
    De qualquer forma, é bem pouca potencia se comparada à potencia que se usa para movimentar o carro.

    Exemplo: suponha um alternador com 50% de eficiencia na conversão (deve ser algo parecido - apenas um exemplo didático)
    Se voce demanda 20A, a potencia demandada será (P=V*I) 13.8*20 = 276W
    Se a eficiencia é 50%, o alternado vai "roubar" 276/0,5 = 552W do motor do carro.
    1CV = 736W. Então, para consumir 20A, o alternador vai "roubar" 0,75CV (552/736).

    Só para referencia e para ilustrar, cada farol consome de 45 a 55W confome o modelo. Um par de 45W (90W) vai demandar 7.5A.
    Ventoinha consome uns 14A.

    Um tempinho atrás, tinha um cara no mercadolivre vendendo o regulador de voltagem para o alternador Arno de 65a do opala, original GM/AC DELCO. Peça de estoque antigo. Hoje só encontrei esse cara aqui, vendendo um regulador que, segundo ele, é da marca ARNO e para o alternador 65a:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3143202364-regulador-voltagem-chevette-7393-14v-65a-arno-458870028-_JM#position=28&search_layout=stack&type=item&tracking_id=8eff0d91-edee-461b-9bdd-d06d1427e238

    Se for mesmo da marca arno, é peça de estoque antigo. Logo, se o seu alternador estiver com os enrolamentos do estator e do rotor perfeitos (sem muito enegrecimento do esmalte), tem boas chances de conseguir resgatar o desempenho almejado para este alternador original do opala comprando este regulador.

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