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Qual material é melhor?
crazy dog- Opaleiro
- Número de Mensagens : 350
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Localização : belo horizonte
Modelo do carro : OPALA DE LUXO
Cilindros : 6 CILINDROS
Data de inscrição : 14/01/2008
- Mensagem nº1
Qual material é melhor?
pistons forjados ou Hypereutectic? porque? Valeu...
outra pergunta: Se eu quiser colocar piston forjado 4'' do v8 350 terei/posso colocar bielas do v8 350?
outra pergunta: Se eu quiser colocar piston forjado 4'' do v8 350 terei/posso colocar bielas do v8 350?
Jeferson_Heerdt- Piloto/Preparador
- Número de Mensagens : 913
Idade : 42
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008
- Mensagem nº2
Re: Qual material é melhor?
Pistões hipereuteuticos são fabricados num tipo de forja com uma pressão menor, são menos resistentes que os ''forjados'', mas mais resistentes que os pistões tidos como ''normais''...
Pode usar os pistões do V8 sim, apenas prestar atenção na altura do pino em relação ao topo do pistão, nos V8 existe o mesmo problema que os motores de Opala L6, dois modelos de pistão, com alturas de pino diferentes e consequentemente uso de bielas diferentes...
Normalmente as bielas do V8 são 6'' também, porém o mancal do virabrequim é 2.100'' e o original do Opala é 2.00'', ou seja, usar as bielas do V8 no virabrequim original não vai poder.
E como o teu motor é L6, pra usar os pistões do V8, vale a mesma regra, 4'' STD, e verificar a montagem pra saber se o primeiro anel do pistão não vai sair para fora do topo do bloco (pra usar bielas de 6'' e pistões 4'' com pino deslocado é necessário que o bloco esteja virgem, sem rebaixo algum, pra fazer a montagem e então decidir o quanto pode ser rebaixado, pq normalmente quando monta 4'' normal com biela de 5,7'' tem de rebaixar no mínimo de cara 2mm do bloco, e dae ja inviabiliza o uso do conjunto com bielas de 6''....)
Pode usar os pistões do V8 sim, apenas prestar atenção na altura do pino em relação ao topo do pistão, nos V8 existe o mesmo problema que os motores de Opala L6, dois modelos de pistão, com alturas de pino diferentes e consequentemente uso de bielas diferentes...
Normalmente as bielas do V8 são 6'' também, porém o mancal do virabrequim é 2.100'' e o original do Opala é 2.00'', ou seja, usar as bielas do V8 no virabrequim original não vai poder.
E como o teu motor é L6, pra usar os pistões do V8, vale a mesma regra, 4'' STD, e verificar a montagem pra saber se o primeiro anel do pistão não vai sair para fora do topo do bloco (pra usar bielas de 6'' e pistões 4'' com pino deslocado é necessário que o bloco esteja virgem, sem rebaixo algum, pra fazer a montagem e então decidir o quanto pode ser rebaixado, pq normalmente quando monta 4'' normal com biela de 5,7'' tem de rebaixar no mínimo de cara 2mm do bloco, e dae ja inviabiliza o uso do conjunto com bielas de 6''....)
crazy dog- Opaleiro
- Número de Mensagens : 350
Idade : 41
Localização : belo horizonte
Modelo do carro : OPALA DE LUXO
Cilindros : 6 CILINDROS
Data de inscrição : 14/01/2008
- Mensagem nº3
Re: Qual material é melhor?
No caso então, terei que arrumar um bloco virgem para colocar piston v8 350 e colocar bielas do L6?
Aproveitando que voce conheçe bem de cabeçote, estava verificando algumas valvulas na summit e vi que tem uma infinidade de modelos.... Normalmente a galera usa 1,94 e 1,60, mas lendo algumas materias vi que poderá colocar varios tipos, cada um para uma preparação. Como que funciona isto? Como se escolhe as valvulas? valeu....
Aproveitando que voce conheçe bem de cabeçote, estava verificando algumas valvulas na summit e vi que tem uma infinidade de modelos.... Normalmente a galera usa 1,94 e 1,60, mas lendo algumas materias vi que poderá colocar varios tipos, cada um para uma preparação. Como que funciona isto? Como se escolhe as valvulas? valeu....
Jeferson_Heerdt- Piloto/Preparador
- Número de Mensagens : 913
Idade : 42
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008
- Mensagem nº4
Re: Qual material é melhor?
Na verdade só prescisará de outro bloco se usar os pistões do V8 com pino deslocado, específicos pra bielas de 6''
Essa é a matéria : http://www.clubeopalabh.com.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=1996
Fala muito sobre muitos truques pro L6 dos nossos Opalas/Caravans... e nela também fala o modelo certo de válvula pra comprar... a relação 1,94'' na admissão por 1,60'' no escape é o mais comumente usado, mas pode-se fazer variações nas duas medidas, mas pra isto seria necessário um estudo mais afundo sobre a preparação específica, escolha de comando, turbo ou aspro, e principalmente laudo de vazão do cabeçote....
Essa é a matéria : http://www.clubeopalabh.com.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=1996
Fala muito sobre muitos truques pro L6 dos nossos Opalas/Caravans... e nela também fala o modelo certo de válvula pra comprar... a relação 1,94'' na admissão por 1,60'' no escape é o mais comumente usado, mas pode-se fazer variações nas duas medidas, mas pra isto seria necessário um estudo mais afundo sobre a preparação específica, escolha de comando, turbo ou aspro, e principalmente laudo de vazão do cabeçote....
thallisguimaraes- Moderador
- Número de Mensagens : 17661
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Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008
- Mensagem nº5
Re: Qual material é melhor?
Mas entao se for usar os pistao de v8 com as bielas de 5,7" da certo?
_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
crazy dog- Opaleiro
- Número de Mensagens : 350
Idade : 41
Localização : belo horizonte
Modelo do carro : OPALA DE LUXO
Cilindros : 6 CILINDROS
Data de inscrição : 14/01/2008
- Mensagem nº6
Re: Qual material é melhor?
É esta materia que eu estava lendo mesmo, eu tenho ela completa aqui no pc, mas é foda achar as peças na summit, não manjo nada de ingles, mas fuçando bastante o site da summit da para encontrar.....
thallisguimaraes- Moderador
- Número de Mensagens : 17661
Idade : 31
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008
- Mensagem nº7
Re: Qual material é melhor?
crazy dog escreveu:É esta materia que eu estava lendo mesmo, eu tenho ela completa aqui no pc, mas é foda achar as peças na summit, não manjo nada de ingles, mas fuçando bastante o site da summit da para encontrar.....
Nem eu, vou te ajudar com alguns links
http://www.summitracing.com/parts/SME-3-48-05-100/
http://www.summitracing.com/parts/SUM-17350-00/
http://www.summitracing.com/parts/MAN-10476-8/
http://www.summitracing.com/parts/MAN-10649-8/
Nao sei se ta nas medidas certas, mas ja é uma luz, rsrs
_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
Jeferson_Heerdt- Piloto/Preparador
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Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008
- Mensagem nº8
Re: Qual material é melhor?
Depende do modelo de pistão do V8 que vc está vendo... se for do tipo com pino mais perto da cabeça do pistão, dae prescisa usar biela de 6'' e um bloco alto, quase sem rebaixo, se for o V8 mais antigo com pino na posição normal semelhante aos pistão do Opala de usa biela de 5,7'' e prescisará rebaixar o bloco após uma pré montagem pra verificar em que altura o pistão vai ficar no PMS....
Compra seis pistões da Blazer V6, é 4'', pino na posição normal dae usa com biela de 5,7'' mesmo, são hipereuteuticos, aguentam pra kct, o problema é o preço do jogo de aneís, há muito tempo atrás quiz montar com esse tipo de pistão lembro que o jogo de anéís era R$ 1.800,00 e só encontrava na consecionária.... hoje quem sabe ja tem em auto-peças...
Compra seis pistões da Blazer V6, é 4'', pino na posição normal dae usa com biela de 5,7'' mesmo, são hipereuteuticos, aguentam pra kct, o problema é o preço do jogo de aneís, há muito tempo atrás quiz montar com esse tipo de pistão lembro que o jogo de anéís era R$ 1.800,00 e só encontrava na consecionária.... hoje quem sabe ja tem em auto-peças...
crazy dog- Opaleiro
- Número de Mensagens : 350
Idade : 41
Localização : belo horizonte
Modelo do carro : OPALA DE LUXO
Cilindros : 6 CILINDROS
Data de inscrição : 14/01/2008
- Mensagem nº9
Re: Qual material é melhor?
Puxa, caro estes aneis em jeferson, putz......
Eu pensei neste piston: http://www.summitracing.com/parts/WIS-PT001H3/?image=large
com esta biela: http://www.summitracing.com/parts/SCA-66000206/?image=large
sera que da? Como ela 6'' não vou poder rebaixar ou rebaixar muito pouco ne?
Eu pensei neste piston: http://www.summitracing.com/parts/WIS-PT001H3/?image=large
com esta biela: http://www.summitracing.com/parts/SCA-66000206/?image=large
sera que da? Como ela 6'' não vou poder rebaixar ou rebaixar muito pouco ne?
crazy dog- Opaleiro
- Número de Mensagens : 350
Idade : 41
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Modelo do carro : OPALA DE LUXO
Cilindros : 6 CILINDROS
Data de inscrição : 14/01/2008
- Mensagem nº10
Re: Qual material é melhor?
agora esta biela que o tallis postou é 5,7'': http://www.summitracing.com/parts/SME-3-48-05-100/
Eu não entendo é isso, a que eu postei é 7/16 e esta que o tallis postou é 3/8, qual é a diferença? Qual é melhor para o L6?
Eu não entendo é isso, a que eu postei é 7/16 e esta que o tallis postou é 3/8, qual é a diferença? Qual é melhor para o L6?
crazy dog- Opaleiro
- Número de Mensagens : 350
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Localização : belo horizonte
Modelo do carro : OPALA DE LUXO
Cilindros : 6 CILINDROS
Data de inscrição : 14/01/2008
- Mensagem nº11
Re: Qual material é melhor?
o que eu não entendo nas valvulas são estas outras medidas:
Por exemplo, a valvula de escape que voce postou tem as seguintes informações:
Eu encontrei umas que tem as seguintes informações:
Mas ambas são medidas 1.60, ai fica a duvida no restante de informações..... Qual das duas é ideal para o L6? foi mal o tanto de duvidas, mas valeu.....
Overall Valve Length (in) | 4.880 in. | |
Valve Stem Diameter (in) | 0.341 in. | |
Valve Tip Length (in) | 0.250 in. |
Por exemplo, a valvula de escape que voce postou tem as seguintes informações:
Summit Racing Part Number | MAN-10649-8 | |
Undercut Stem | No | |
Swirl Polished | No | |
Overall Valve Length (in) | 4.910 in. | |
Valve Stem Diameter (in) | 0.341 in. | |
Valve Tip Length (in) | 0.290 in. | |
Valve Material | XH-422 stainless steel | |
Lock Groove Quantity | 1-groove | |
Lock Groove Style | Conventional | |
Approximate Weight (g) | 106 | |
Valve Head Style | Dimple | |
Valve Seat Width (in) | 0.150 in. |
Summit Racing Part Number | MAN-11877-8 | |
Valve Head Diameter (in) | 1.600 in. | |
Undercut Stem | No | |
Swirl Polished | Yes | |
Overall Valve Length (in) | 5.065 in. | |
Valve Stem Diameter (in) | 0.341 in. | |
Valve Tip Length (in) | 0.290 in. | |
Valve Material | XH-426 stainless steel | |
Lock Groove Quantity | 1-groove | |
Lock Groove Style | Conventional | |
Approximate Weight (g) | 109 | |
Valve Head Style | 9 degree dish | |
Valve Seat Width (in) | 0.100 in. |
Mas ambas são medidas 1.60, ai fica a duvida no restante de informações..... Qual das duas é ideal para o L6? foi mal o tanto de duvidas, mas valeu.....
crazy dog- Opaleiro
- Número de Mensagens : 350
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Localização : belo horizonte
Modelo do carro : OPALA DE LUXO
Cilindros : 6 CILINDROS
Data de inscrição : 14/01/2008
- Mensagem nº12
Re: Qual material é melhor?
Jeferson, eu entrei em contato com uma loja de peças para motor aqui em bh e perguntei sobre os pistons da blazer v6, ele não soube me informar o material do piston, somente que era importado top de linha, o jogo com 6 pistons e aneis sai por 666,00 reais..... Sera que é este mesmo, se for sai ate mais barato que o jogo do piston 4'' do 4cc....
Djonatas- Opaleiro
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Modelo do carro : Coupe 74 Luxo
Cilindros : 6
Data de inscrição : 20/01/2008
- Mensagem nº13
Re: Qual material é melhor?
Crazy , eu vou usar estes pistoes aqui http://www.summitracing.com/parts/STL-H617CP/ sao hipereuteticos e foi uma dica que o 100 deu , porem é para uso com bielas de 5,7 pol. . Tem um topico aqui no forum em que o 100 esta montando um motor L4 com estes pistoes porem uma medida a mais ou seja 4" + 0,30 , se eu nao me engano o nome do topico é 4cil fortinho , blz ...
Abraço !
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Jeferson_Heerdt- Piloto/Preparador
- Número de Mensagens : 913
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Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008
- Mensagem nº14
Re: Qual material é melhor?
crazy dog escreveu:Jeferson, eu entrei em contato com uma loja de peças para motor aqui em bh e perguntei sobre os pistons da blazer v6, ele não soube me informar o material do piston, somente que era importado top de linha, o jogo com 6 pistons e aneis sai por 666,00 reais..... Sera que é este mesmo, se for sai ate mais barato que o jogo do piston 4'' do 4cc....
Tenta se informar sobre a marca dos pistões... e dae entra em contato direto com o fabricante pra saber se são ou não hipereuteuticos.....
Os originais que sairam da fábrica dentro dos motores Vortec eu tenho certeza que são... eu até ja pensei em comprar esses pistões usados pra fazer dome, e jogo de anéis novos apenas, mas ''na época'' o custo era alto ainda, talvez hoje seja menor...
Jeferson_Heerdt- Piloto/Preparador
- Número de Mensagens : 913
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Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008
- Mensagem nº15
Re: Qual material é melhor?
crazy dog escreveu:Puxa, caro estes aneis em jeferson, putz......
Eu pensei neste piston: http://www.summitracing.com/parts/WIS-PT001H3/?image=large
com esta biela: http://www.summitracing.com/parts/SCA-66000206/?image=large
sera que da? Como ela 6'' não vou poder rebaixar ou rebaixar muito pouco ne?
Esse pistão ta ''com cara'' de ser o modelo de pino deslocado, prescisa pegar a medida entre o centro do pino e topo da cabeça do pistão e comparar com um 4'' comum original de Opala mesmo... se tiverem medidas muito próximas dae é pra usar com bielas de 5,7'', se tiver medida muito menor (uns 2,5 a 4mm) dae são pra usar com bielas de 6''..
Olhei ali na descrição da peça, veja a medida do seguinte dado: Compression Distance: 1,560in (essa medida esté em polegada, transforma pra milímetro multiplicando por 25,4, de pega um pistão 4'' comum de 4cil e mede entre o centro do pino e topo do pistão - medição prescisa por favor, não vá fazer no olhometro que não funciona)
E outra coisa, esse pistão não é 4''std, é 4 + 0,030'', ou seja, é um pistão sobremedida, e pra montar no L6 nosso acho muito arriscado abrir alguma fissura na camisa....
crazy dog- Opaleiro
- Número de Mensagens : 350
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Localização : belo horizonte
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- Mensagem nº16
Re: Qual material é melhor?
Djonatas escreveu:Crazy , eu vou usar estes pistoes aqui http://www.summitracing.com/parts/STL-H617CP/ sao hipereuteticos e foi uma dica que o 100 deu , porem é para uso com bielas de 5,7 pol. . Tem um topico aqui no forum em que o 100 esta montando um motor L4 com estes pistoes porem uma medida a mais ou seja 4" + 0,30 , se eu nao me engano o nome do topico é 4cil fortinho , blz ...
Abraço !
Poxa djonatas, não ta cara não hein, file estes pistons........ Se eu tivesse o conhecimento que eu tenho hoje quando fiz minha preparação ela sairia pela metade do preço, é foda, fui muito desesperado para fazer meu carro e perdi dinheiro....... Estes piston saem mais barato do que o jogo de piston 4'' metal leve.... É foda ne.....
crazy dog- Opaleiro
- Número de Mensagens : 350
Idade : 41
Localização : belo horizonte
Modelo do carro : OPALA DE LUXO
Cilindros : 6 CILINDROS
Data de inscrição : 14/01/2008
- Mensagem nº17
Re: Qual material é melhor?
Jeferson_Heerdt escreveu:crazy dog escreveu:Puxa, caro estes aneis em jeferson, putz......
Eu pensei neste piston: http://www.summitracing.com/parts/WIS-PT001H3/?image=large
com esta biela: http://www.summitracing.com/parts/SCA-66000206/?image=large
sera que da? Como ela 6'' não vou poder rebaixar ou rebaixar muito pouco ne?
Esse pistão ta ''com cara'' de ser o modelo de pino deslocado, prescisa pegar a medida entre o centro do pino e topo da cabeça do pistão e comparar com um 4'' comum original de Opala mesmo... se tiverem medidas muito próximas dae é pra usar com bielas de 5,7'', se tiver medida muito menor (uns 2,5 a 4mm) dae são pra usar com bielas de 6''..
Olhei ali na descrição da peça, veja a medida do seguinte dado: Compression Distance: 1,560in (essa medida esté em polegada, transforma pra milímetro multiplicando por 25,4, de pega um pistão 4'' comum de 4cil e mede entre o centro do pino e topo do pistão - medição prescisa por favor, não vá fazer no olhometro que não funciona)
E outra coisa, esse pistão não é 4''std, é 4 + 0,030'', ou seja, é um pistão sobremedida, e pra montar no L6 nosso acho muito arriscado abrir alguma fissura na camisa....
Agora eu entendi jeferson, no caso do nosso L6 a medida devera ser 4 + 000 ou std ne? Estou tentando descobrir a marca do piston da blazer, eles me falaram que é gold ou golph mas não consegui achar nenhuma marca..... Brasil é foda ne......
Djonatas- Opaleiro
- Número de Mensagens : 146
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- Mensagem nº18
Re: Qual material é melhor?
Realmente sai mais barato do que os metal leve , esse foi um dos principais motivos que me fez escolher eles ... ja estao ate comprados mais ainda vai demorar um pouco para eu montar , blz !crazy dog escreveu:Djonatas escreveu:Crazy , eu vou usar estes pistoes aqui http://www.summitracing.com/parts/STL-H617CP/ sao hipereuteticos e foi uma dica que o 100 deu , porem é para uso com bielas de 5,7 pol. . Tem um topico aqui no forum em que o 100 esta montando um motor L4 com estes pistoes porem uma medida a mais ou seja 4" + 0,30 , se eu nao me engano o nome do topico é 4cil fortinho , blz ...
Abraço !
Poxa djonatas, não ta cara não hein, file estes pistons........ Se eu tivesse o conhecimento que eu tenho hoje quando fiz minha preparação ela sairia pela metade do preço, é foda, fui muito desesperado para fazer meu carro e perdi dinheiro....... Estes piston saem mais barato do que o jogo de piston 4'' metal leve.... É foda ne.....
Abraço !
crazy dog- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Qual material é melhor?
Djonatas escreveu:Realmente sai mais barato do que os metal leve , esse foi um dos principais motivos que me fez escolher eles ... ja estao ate comprados mais ainda vai demorar um pouco para eu montar , blz !crazy dog escreveu:Djonatas escreveu:Crazy , eu vou usar estes pistoes aqui http://www.summitracing.com/parts/STL-H617CP/ sao hipereuteticos e foi uma dica que o 100 deu , porem é para uso com bielas de 5,7 pol. . Tem um topico aqui no forum em que o 100 esta montando um motor L4 com estes pistoes porem uma medida a mais ou seja 4" + 0,30 , se eu nao me engano o nome do topico é 4cil fortinho , blz ...
Abraço !
Poxa djonatas, não ta cara não hein, file estes pistons........ Se eu tivesse o conhecimento que eu tenho hoje quando fiz minha preparação ela sairia pela metade do preço, é foda, fui muito desesperado para fazer meu carro e perdi dinheiro....... Estes piston saem mais barato do que o jogo de piston 4'' metal leve.... É foda ne.....
Abraço !
Voce comprou direto na summit? Quanto tempo demorou para chegar? Voce pagou a taxa de importação nos correios? foi 60% de taxa? Veio tudo no boleto de cartao de credito? Pergunto demais ne, mas que estou querendo saber como que é esta negociação.... valeu....
Djonatas- Opaleiro
- Número de Mensagens : 146
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- Mensagem nº20
Re: Qual material é melhor?
Crazy , ai no Brasil eu nao sei como funciona direito mas acho que paga 60% de taxa e mais alguma coisa ...
Como eu to morando fora (Italia), nao sei te dizer porque as compras que fiz direto na summit eu preferi que entregassem pra mim aqui , pois pra mim compensa o cambio (euro/dolar) e aqui pago somente 20% de taxa .
Quando eu compro eu escolho sempre o modo mais barato de envio das peças pra mim , que la diz que pode demorar de 7 a 21 dias , porem nunca passou dos 10 dias . As peças e o envio vem debitado no cartao , e a taxa eu pago diretamente ao carteiro(SDA) quando ele vem me entregar em casa , blz
Abraço !
Como eu to morando fora (Italia), nao sei te dizer porque as compras que fiz direto na summit eu preferi que entregassem pra mim aqui , pois pra mim compensa o cambio (euro/dolar) e aqui pago somente 20% de taxa .
Quando eu compro eu escolho sempre o modo mais barato de envio das peças pra mim , que la diz que pode demorar de 7 a 21 dias , porem nunca passou dos 10 dias . As peças e o envio vem debitado no cartao , e a taxa eu pago diretamente ao carteiro(SDA) quando ele vem me entregar em casa , blz
Abraço !
crazy dog- Opaleiro
- Número de Mensagens : 350
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Cilindros : 6 CILINDROS
Data de inscrição : 14/01/2008
- Mensagem nº21
Re: Qual material é melhor?
Ai é outro nipe né...... mas valeu......
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Hoje à(s) 8:19:48 por Call
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