Bem, vamos la entao... lembrando que este método é para
reparar a pintura, leve em consideração os pontos de ferrugem, e os podres
grandes, que geralmente pedem pontos de solda, ou mesmo um remendinho pequeno,
se a peça estiver mto avariada compensa troca-la! Qdo se deparar com ponto de
ferrugem, lixe até eliminar, se tiver mais fundo use escova de aço para
eliminar a ferrugem, se for local de dificil acesso use o TF-7, elimina a
ferrugem com 2 aplicações (leia a instrução na embalgem, é fácil de usar) Outra,
mantenha as mãos sempre limpas, isentas de graxa, gordura, etc. isso prejudica
o trabalho, podendo até acontecer um erro grave no procedimento.. vamos lá:
Obs. os materias que vou citando, vc encontra em casas
de pintura e material automotivo.1 - Lixa nº 60 ferro a seco ou nº 80 d'água, se kiser pó use a 60, se não, va
de 80 com água que nao gera pó, lixe utilizando um taco de lixa até vc chegar
no fundo (geralmente de cor cinza). Atenção para o lixamento: lixe sempre no
mesmo sentido, não lixe de forma espiralada, circular ou cruzando, se vc pegar
uma parte da peça, faça de fora a fora no mesmo sentido.
2 - Nos pontos de ferrugem lixe ou escove até eliminar por completo a oxidação.
3 - identifique os pontos que irá utilizar massa plástica ou massa poliéster (a
poliester é melhor para lixar, porém é mais cara),
4 - prepare uma porção de massa com catalizador (siga instrução de catálise,
pois varia de uma base pra outra), antes de aplicar a massa, limpe com estopa
embebida em thinner comum o local da aplicação, utilize o aplicador de massa,
aplique uma camada não mto grossa, deixe secar, (geralmente 1 hora, 2, conforme
a temperatura ambiente), proceda com o lixamento de preferência a seco com lixa
60 até nivelar, depois se necessário, geralmente é, prepare mais uma porção e
aplique novamente, deixe secar, lixe novamente com a lixa 60, mas dessa vez, va
lixando bem na manhã, analisando se com essa aplicação vá nivelar, então troque
de lixa, use uma lixa 180 a
240 d'água para finalizar.
{ atenção: para dar um acabamento mais fino e sem correr o
risco de aparecer micro imperfeições, utilize uma massa acrílica, a chamada
combifiler, eu uso a da PPG, é mto boa e tem secagem rápida, ela é uma massa
bem fina, para dar acabamento e eliminar riscos de lixa, para lixar essa massa
use a lixa 320. se vc usou essa massa e a lixa correspondente, não lixe mais
esse local com lixa mais grossa, pode ser lixada novamente bem de leve com uma
lixa mais fina da 360 pra cima, por ex.)
5 - agora com a lixa 240 d'água, lixe toda a superfície de modo com que nivele
e elimine os riscos da lixa 60, mas não afunde muito o lixamento, por que vc
pode deixar a chapa aparecendo, isso não é bom, alguns pontos de chapa pode
aparecer, é o nivelamento, isso é normal. Vá passando a mão, com a polpa dos
dedos, e veja se ainda tem mto risco de lixa, analise criteriosamente se a
superfície apresenta mtos riscos que dê pra sentir fácil com a mão, se sim, use
a massa acrílica (combifiler) use lixa 320 ou 360 pra eliminar ou minimizar
esses riscos e para lixar a massa acrílica.
7 – agora lave com sabão de côco, toda a superfície que vc
trabalhou, se for o carro inteiro, lave completamente. Seque bem, eliminando
toda a água, tem que estar bem seco mesmo!!!
8 – Use desengraxante em toda a superfície, (eu uso da Anjo,
custa em media 7 pila o litro), passe com um pano que não solte pelinhos, ou
estopa mesmo, mas depois tem de passar ar bem forte, pra eliminar pelinhos que
a estopa solta. Feito isso, vamos para o Fundo PU (primer)
9 – Informe-se qto ao fundo que vc adquirir, catálise,
rendimento, etc, essas informações vc obtem na loja de tintas.
10 – Aplique o fundo PU na diluição (se recomendado),
catalise necessária e pressão do ar recomendada, não citarei detalhes, pq varia
de uma base pra outra, de uma marca pra outra etc... mas geralmente Fundo PU a
catálise é certa, vc compra uma lata de fundo PU e já vem a medida certa de
catalisador, dae é só misturar e pau na mula!!!
11 – Depois de aplicado o fundo, aguarde a secagem
recomendada e depois proceda com controle de lixamento, (é importante usar, é
barato e simples de aplicar, e auxilia mto no lixamento final)
12 – Feito o lixamento geralmente uma lixa 360, 400, e
depois um tapinha de leve com uma 600 pra zerar, é hora de pintar!
13 – Lógico, depois de lixar o fundo, lave novamente com
sabão de côco, seque bem, e aplique o desengraxante novamente!
14 – Ae é só pintar.... se for metálico, geralmente a tinta
não precisa ser diluída, e nem catalisada, a secagem é por evaporação, vem
pronta, dependendo da marca da tinta, pode ser necessário 3, 4 demãos para
cobrir bem, ( intervalo de 5 a
15min. Entre demãos, depende da marca e da temp. ambiente) por isso não citarei
qual tinta vc deve usar, informe-se na loja ou com um profissional, mas as
marcas que eu uso em alguns trabalhos que faço pra uns amigos aqui, eu uso PPG,
Salcomix (Basf), são de excelente qualidade!
15 – após aplicado as demãos necessárias, proceda com o
verniz, a catálise geralmente tbm é 5:1 e não é diluído, (menos o Lacrit da
PPG, esse é diluído). Aplique geralmente 2 a 3 demãos, sempre a primeira demão é bem
fumaceada, ela não vai dar mto brilho, só após a 2 e 3ª demão, lembre-se
intervalo de 5 a
15min. Entre demãos. (siga as recomendações do profissional da loja ou da
embalagem)
16 – secagem pra lixamento do verniz, para fazer o polimento
(espelhamento), é de no mínimo 24 horas.
Acredito que não esqueci de nada...rsrs... mas qq coisa a
galera corrige ae, mas é isso, assim q eu aprendi com um profissional que tem
quase 30 anos de prática!!!! Lógico, existem outros métodos, mas esse é bem
fácil de fazer!
Abraços e sucesso com seu Opalão
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