Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 EmptyHoje à(s) 22:30:49 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 EmptyHoje à(s) 17:25:56 por Goettens

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

» numeração de segurança opala 71
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

64 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 63 visitantes :: 1 motor de busca

lucas krause


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_leftComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 BarComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_leftComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 BarComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_leftComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 BarComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_right 
BANDIT (13573)
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_leftComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 BarComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_right 
Xann (10394)
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_leftComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 BarComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_leftComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 BarComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_right 
j ricardo (9376)
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_leftComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 BarComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_leftComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 BarComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_leftComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 BarComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_leftComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 BarComo fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Bar_right 

+38
vlanzoni
Thiago Thunderblue
Alfredo Galhardo
Glaucio Missioneiro
alexandre1971
frederico santos
ratoopala
Sr.Bianchi
chicano
rodjacc
mauriciodonizetifernandes
Gabriel_Bradacz
Djonatas
Diegoj
nicolas opaleiro
nazario4p
Diego Borba
lourenco
WjrCoupe75
wyllerson punk
kelvisson
Henrique Woiski
roberligervasio
RN_Willemann
Dhiego Michel
sergio ureka
kimataro
Pinduca do Bagre
j ricardo
Rafhael
Tiagopala
tHiago Soares
luciano76
shaolin01
Marco Zanette
tabarbosa
Rogerio Jesus
^Marcos^
42 participantes

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno


    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 2517
    Data de inscrição : 09/07/2009

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por RN_Willemann Dom 6 Jul - 13:17:23

    Marcos comprei o cilindro e fiquei em dúvida com a mangueira qual posso usar?

    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 2517
    Data de inscrição : 09/07/2009

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por RN_Willemann Dom 6 Jul - 13:17:23

    Marcos comprei o cilindro e fiquei em dúvida com a mangueira qual posso usar?
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por ^Marcos^ Dom 6 Jul - 19:10:48

    Esta eu não sei a munha maquina já veio com a mangueira
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por Sr.Bianchi Dom 6 Jul - 19:44:01

    Marcos, andei vendo o pessoal no exterior, em oficinas top, fazerem remendos ponteando com MIG e fazendo o cordão com TIG. Os caras são mestres na TIG, aí soldam o mais rápido possível, com controle preciso da temperatura, dão uma parada, sopram ar na chapa e continuam. Fica uma solda coisa mais linda, limpinha e mais fácil de esmerilhar que a MIG, é claro. Não sei se usam em painéis grandes ou peças fáceis de deformar, mas usam em bastante coisa.
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por ^Marcos^ Seg 7 Jul - 8:39:56

    Sr.Bianchi escreveu:Marcos, andei vendo o pessoal no exterior, em oficinas top, fazerem remendos ponteando com MIG e fazendo o cordão com TIG. Os caras são mestres na TIG, aí soldam o mais rápido possível, com controle preciso da temperatura, dão uma parada, sopram ar na chapa e continuam. Fica uma solda coisa mais linda, limpinha e mais fácil de esmerilhar que a MIG, é claro. Não sei se usam em painéis grandes ou peças fáceis de deformar, mas usam em bastante coisa.

    É verdade Sr Bianchi, tenho acompanhado tambem estas restaurações com a Tig, estou pensando em comprar uma, só não comprei pois quero a Tig com corrente alternada e com carrinho para locomoção, alem de cara com carinho, eu ainda não vi por
    aqui.

    []'s
    ratoopala
    ratoopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13
    Localização : Chapeco-sc
    Modelo do carro : Opala coupe 79, 4boca faminta
    Data de inscrição : 24/05/2009

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por ratoopala Seg 14 Jul - 19:47:28

    olá Marcos, sobre a solda tig, eu uso no empresa para soldar inox, e o gás é argonio puro.Vi anteriormente que tu escreveu que para soldar aço carbono é preciso a mistura, argônio+co2, é o mesmo gás da mig? e sabe me dizer o porque disso?
    E se não for pedir muito, tu andou lendo um material sobre funilaria, tu comprou ou tens em pdf?
    Grato desde já!!
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por ^Marcos^ Seg 14 Jul - 20:40:08

    Detalhes dos processos de solda

    http://pt.wikipedia.org/?title=Soldagem_MIG/MAG


    Para funilaria adquiri alguns cursos em dvd
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por frederico santos Ter 15 Jul - 19:14:27

    Comprei uma xingling mesmo mas pode ser usado com gás e sem gás .O vendedor me orientou que os resultados com uso do argônio é superior sobre o arame revestido(modo sem gás).Essa foi a melhor maquina que achei em todos requisitos pra mim,pois umas tinham tensão incompátivel com minha rede,outras não tinham a opção com gás além de serem muito limitadas na amperagem.As melhores que achei eram tudo acima de 3k mas ai acho vantagem p serviços profissionais.Ainda to me achando no raio da solda que é acertar a amperagem com a velocidade do arame e a peça a ser soldada.Não achei a máquina ruim, p mim é bem funcional mesmo no arame revestido pelo teste que fiz ,mas para serviços mais exigentes é melhor escolher outra que normalmente não sai por menos de 3k.
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por frederico santos Seg 28 Jul - 19:46:39

    Um pequeno detalhe p quem for comprar maquinas mig xing ling com e sem gás.Na verdade elá não é sem gás, mas sim ,usa eletrodos diferentes,mais caros que os convencionais, que dispensa o uso de gás.Na propaganda vem uma coisa mas na realidade é outra.Procure bastante informações do produto antes de comprar.Para uso caseiro/hobby vale a pena.
    ratoopala
    ratoopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13
    Localização : Chapeco-sc
    Modelo do carro : Opala coupe 79, 4boca faminta
    Data de inscrição : 24/05/2009

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por ratoopala Qua 6 Ago - 20:56:17

    Obrigado Marcos pela atenção, são pessoas como você que fazem deste fórum uma bíblia para nós opaleiros, e parabéns por suas machinas
    alexandre1971
    alexandre1971
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 51
    Idade : 33
    Localização : Petrópolis Rio de Janeiro
    Modelo do carro : opala Especial 1971
    Cilindros : 3800
    Data de inscrição : 07/04/2013

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por alexandre1971 Qui 21 Ago - 11:14:39

    salve marcos!cheers cheers cheers 

    a restauração do meu 3800 vai começar em outubro! o lanterneiro que vai fazer o meu carro usa somente eletrodo...
    isso é bom ou ruim para a chapa do carro???scratch 
    tenho medo de dar ferrugem no local da solda com o tempo... pale 
    avatar
    Glaucio Missioneiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4821
    Idade : 36
    Localização : RS
    Data de inscrição : 12/07/2012

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Qui 21 Ago - 15:46:55

    O problema do eletrodo é o acabamento nas latas finas.
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por ^Marcos^ Qui 21 Ago - 18:07:53

    alexandre1971 escreveu:salve marcos!cheers cheers cheers 

    a restauração do meu 3800 vai começar em outubro! o lanterneiro que vai fazer o meu carro usa somente eletrodo...
    isso é bom ou ruim para a chapa do carro???scratch 
    tenho medo de dar ferrugem no local da solda com o tempo... pale 

    Se vc não quiser que a "restauração" do seu carro não fique uma merda, corra deste funileiro

    Procure maiores informações sobre solda com eletrodo revestido


    Glaucio Missioneiro escreveu:O problema do eletrodo é o acabamento nas latas finas.

    Não é só o acabamento a solda tambem fica uma bosta
    alexandre1971
    alexandre1971
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 51
    Idade : 33
    Localização : Petrópolis Rio de Janeiro
    Modelo do carro : opala Especial 1971
    Cilindros : 3800
    Data de inscrição : 07/04/2013

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por alexandre1971 Sáb 23 Ago - 12:24:23

    bom o cara sempre trabalhou com esta solda... ta vi remendos que ele fez e fica muito bom o problema é que só encontrei ele mesmo para fazer meu carro!
    o que mais me preocupa é com o destemperamento da chapa...
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por RN_Willemann Sáb 23 Ago - 13:09:07

    alexandre1971 escreveu:bom o cara sempre trabalhou com esta solda... ta vi remendos que ele fez e fica muito bom o problema é  que só encontrei ele mesmo para fazer meu carro!
    o que mais me preocupa é com o destemperamento da chapa...

    A pior parte em relação a chapa não é destemperar e sim a proteção que será dada após as soldas, solda elétrica não combina com chapa fina.

    Procure alguém que trabalhe com maçarico ou mig e capriche na proteção da chapa.
    alexandre1971
    alexandre1971
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 51
    Idade : 33
    Localização : Petrópolis Rio de Janeiro
    Modelo do carro : opala Especial 1971
    Cilindros : 3800
    Data de inscrição : 07/04/2013

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por alexandre1971 Sáb 23 Ago - 14:18:33

    RN_Willemann escreveu:
    alexandre1971 escreveu:bom o cara sempre trabalhou com esta solda... ta vi remendos que ele fez e fica muito bom o problema é  que só encontrei ele mesmo para fazer meu carro!
    o que mais me preocupa é com o destemperamento da chapa...

    A pior parte em relação a chapa não é destemperar e sim a proteção que será dada após as soldas, solda elétrica não combina com chapa fina.

    Procure alguém que trabalhe com maçarico ou mig e capriche na proteção da chapa.

    Então to lascado!
    Não tem mais lanterneiros que façam um acabamento que me agrade...
    E se der um tratamento bacana depois das soldas?
    Eu já vi remendos que ele fez e não furou a chapa ondulou ou alguma zica do tipo...

    agora estou bolado em fazer o carro rsrsrs

    Você já viu trabalhos com solda elétrica ficarem podres com o tempo? Mesmo com um bom tratamento?
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por RN_Willemann Sáb 23 Ago - 18:57:36

    Chapa tratada e bem isolada da água não tem porque enferrujar, o problema é fazer na solda elétrica e ter de esmerilhar o cordão que fica alto enfraquecendo a peça ou tendo de encher na massa....
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por ^Marcos^ Sáb 23 Ago - 20:14:42

    alexandre1971 escreveu:bom o cara sempre trabalhou com esta solda... ta vi remendos que ele fez e fica muito bom...    

    Colega, o seu "muito bom" é relativo, pois para mim, o seu muito bom pode ser uma grande porcaria, e o mesmo serve para o meu muito bom, ser uma bosta para vc.

    Na minha opinião não tem como ficar boa uma solda onde o eletrodo mede cerca de 1.5mm ou 2.5mm fundindo em uma chapa de 1.0 ou 0.90 mm, mas se para vc fica bom..., vá em frente a faça o serviço com este profissional,

    Para mim qualquer a solda do nivel da abaixo, é uma porcaria, para ser uma boa solda tem que ser bem melhor que esta .

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 DSC00185_zps2d0f54a8
    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 DSC00187_zps41c89a9b

    Boa sorte na reforma
    nazario4p
    nazario4p
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 27
    Idade : 49
    Localização : Nárnia
    Modelo do carro : Comodoro 1978/1979
    Ex-Caravan 1988/1988



    Cilindros : 4 cilindros - 2500 cc

    Data de inscrição : 26/04/2009

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por nazario4p Dom 31 Ago - 6:46:25

    Idéias básicas do que pode ser feito Idea  Idea


    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por Alfredo Galhardo Seg 8 Fev - 11:58:43

    Estou querendo comprar um aparelho de solda. Tenho uma MIG sem gás que só uso para dar pontos, mas além de demorar fechar toda a extensão do remendo, ela faz furos muito fácil e dá mais trabalho depois. Pensei em investir na oxi acetileno para os remendos maiores, soldando num processo semelhante ao proposto pelo Marcos: fixar a lata a ser remendada com a MIG (sem gás, no meu caso) e fechar com o oxi-acetileno.
    Contudo, fiquei interessado pela TIG. Vi uma relativamente barata e estou propenso a optar por esse sistema, porém nunca soldei com TIG, mas já fiz alguns remendos com oxi-acetileno.
    A MIG com uso de gás também é uma opção, mas como não conheço muito de soldas elétricas, não sei como fica uma solda muito extensa toda pontilhada, nem sei se algum micro furo ficar sem cobertura.
    As vezes parece que só tendo os maquinários na mão é que se vê o funcionamento de cada um, pois tem gente que se dá melhor com um, outro com outro...
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por ^Marcos^ Seg 8 Fev - 12:53:19

    a Tig é uma opção, mas se manter o arco aberto por muito tempo na chapa fina vai ondular e pode furar tambem, eu só uso oxi em chapas fora do carro, chapas no carro nem pensar, pois ela destroi as redondezas do remendo apodrecendo tudo com o passar de pouco tempo.

    Ainda acho a Mig com gás uma das melhores opções, fazer soldas longas dá trabalho concordo, mas na oxi vai ondular muito e gera retrabalho para rebater a chapa e difilcilmente vai ficar lisinha, mas na mig ponteando uma lado depois outro sem aquecer muito a chapa, fica lisinha, sendo até possivel não aplicar massa ou estanho para finalizar o remendo.

    Na oxi mesmo molhando e rebatendo não consegui deixar a chapa lisinha, pode ser falta de pratica, mas na Mig eu consigo, então estou fazendo com ela

    boa sorte
    Thiago Thunderblue
    Thiago Thunderblue
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1548
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : nenhum até agora...
    Cilindros : 350 2t... não, pera... carro?!?
    Data de inscrição : 25/10/2009

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por Thiago Thunderblue Ter 9 Fev - 3:39:40

    gostei do topico
    curiosamente, ontem tive q fazer um remendo minimo no tanque da minha moto pra nao ficar a peh
    como o furo era pequeno, aproximadamente 1x2mm, usei apenas estanho. primeiro um fio pra tapar o buraco, depois uma pedaço de barra derretida pra cobrir... ficou satisfatorio. faltou dar o acabamento, mas como pretendo restaurar ela logo, ja faço tudo de uma vez Smile hj mandarei fotos
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por Alfredo Galhardo Ter 9 Fev - 8:40:30

    ^Marcos^ escreveu:a Tig é uma opção, mas se manter o arco aberto por muito tempo na chapa fina vai ondular e pode furar tambem, eu só uso oxi em chapas fora do carro, chapas no carro nem pensar, pois ela destroi as redondezas do remendo apodrecendo tudo com o passar de pouco tempo.

    Eu nunca soldei com TIG e minha preocupação é justamente essa, de ondular ou furar a chapa. Penso em comprar uma mais para aprender como funciona e ver se me adapto bem com ela, pois com a oxi acetileno não consigo soldar bem.

    Ainda acho a Mig com gás uma das melhores opções, fazer soldas longas dá trabalho concordo, mas na oxi vai ondular muito e gera retrabalho para rebater a chapa e dificilmente vai ficar lisinha, mas na mig ponteando uma lado depois outro sem aquecer muito a chapa, fica lisinha, sendo até possível não aplicar massa ou estanho para finalizar o remendo.

    Eu ainda estou aprendendo soldar com a MIG sem gás, mas penso em comprar uma mig dessas flex, que usa rolo de arame de 5kg. A minha máquina é muito limitada e faz soldas muito porcas, não sei se é minha falta de destreza para solda elétrica ou porque ela é muito ruim mesmo. Minha primeira opção é essa MIG flex, pois com menos de 2k monto uma com cilindro de 7m³
    vlanzoni
    vlanzoni
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Idade : 31
    Localização : SP
    Modelo do carro : 79 coupe
    Cilindros : 4 cc
    Data de inscrição : 01/05/2014

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por vlanzoni Ter 16 Fev - 18:51:27

    Pessoal quero comprar uma maquina de solda MIG para realizar pequeno reparo no opala vi uma no site do mecânico, poderia dar uma olhada e me auxiliar nessa compra

    http://www.lojadomecanico.com.br/produto/80347/21/154/302/maquina-de-solda-mig195-migmag-com-abastecimento-de-gas-220v-fortgpro-fg4511#ancora
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por Alfredo Galhardo Qua 17 Fev - 9:40:07

    vlanzoni escreveu:Pessoal quero comprar uma maquina de solda MIG para realizar pequeno reparo no opala vi uma no site do mecânico, poderia dar uma olhada e me auxiliar nessa compra

    http://www.lojadomecanico.com.br/produto/80347/21/154/302/maquina-de-solda-mig195-migmag-com-abastecimento-de-gas-220v-fortgpro-fg4511#ancora



    Parece boa, mas a regulagem da amperagem possui somente 4 opções, conforme acione os botões 1 e 2 e min e max.

    Tenho uma mig sem gás que tem somente essas 4 opções, acho muito difícil acertar a regulagem segundo a necessidade da chapa.
    França
    França
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 222
    Idade : 34
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata, opala 71 6cc
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 12/03/2013

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por França Sex 29 Jul - 7:13:12

    show de bola
    pacato
    pacato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1143
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala SS 1978
    Standard 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 04/10/2015

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por pacato Qua 4 Jan - 12:40:57

    Pessoal, estou aproveitando o tópico do ^Marcos^ para esclarecer uma dúvida, quem sabe ele possa me responder também.

    Existem vários tópicos e artigos na internet sobre os prós e contras dos diferentes tipos de solda. Tenho um amigo, funileiro das antigas, que usa oxiacetileno nas restaurações, sobretudo para economizar tempo e dinheiro (na visão dele, é claro). O cara é fera e faz um serviço realmente de qualidade. Mas uma dúvida que eu tenho seria no resultado a longo prazo. O link abaixo remete a um vídeo no qual o profissional mete no pau na solda feita com maçarico. Aí fica a dúvida: a longo prazo, a solda oxiacetileno realmente faz esses estragos no carro? Nesta perspectiva o maçarico é muito pior que a MIG, por exemplo?

    Obrigado a todos.

    https://www.youtube.com/watch?v=PQPmHCctf1Y


    Última edição por pacato em Qua 4 Jan - 14:07:53, editado 1 vez(es)
    Figueiredo
    Figueiredo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 82
    Idade : 43
    Localização : Niterói RJ
    Modelo do carro : Opala 79 cupê Comodoro.
    Cilindros : Opala 79 4c
    Gurgel XTR 73
    Bugre FC15 86
    8 boxer+4 em linha.
    12 no total.
    Data de inscrição : 07/01/2015

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por Figueiredo Qua 4 Jan - 13:25:06

    Pacato,
    Tem haver com a poça de fusão,quanto maior e mais quente,mais irá afetar o material base,no caso,a chapa do carro.Logo todo tipo de solda vai afetar o material base de alguma forma ou de outra.
    O que acontece e muito é que o restaurador simplesmente faz o trabalho e não trata a chapa,principalmente,por dentro,as vezes por não haver acesso ou por não o fazer mesmo.
    De qualquer forma,existe alguns subterfúgios para se amenizar isso,como tratamento antes e depois no material base.
    A solda em oxiacetileno,se o profissional for realmente um,pode sim realizar um serviço de primeira qualidade,principalmente,se houver tratamento da chapa.( Fosfatizante,tinta anti ferrugem por dentro,graxa entre alguns outros).
    Todavia,a pior coisa que se pode fazer em uma reforma de um carro nem é muito as soldas e sim a quantidade absurda de massa que o pessoal anda utilizando,isso sim faz estrago...
    Abração e espero ter te ajudado. Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 524788
    vlanzoni
    vlanzoni
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Idade : 31
    Localização : SP
    Modelo do carro : 79 coupe
    Cilindros : 4 cc
    Data de inscrição : 01/05/2014

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por vlanzoni Qua 4 Jan - 15:17:43

    Concordo com "Figueiredo" tudo vai depender de como foi feito a solda e de como vai ser tratado a chapa após soldagem, no meu opala eu precisei usar mig e tambem acetileno.



    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por ^Marcos^ Qua 4 Jan - 17:31:34

    É possivel ver o resultado de sodas oxi a longo prazo

    Claro que os funileiros que só usam oxi vão dizer que se ele fizesse o serviço isto não teria acontecido e bla bla bla


    Carro antes de desmontar

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Antes-016

    desmontado

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 IMG_20151225_171021740_zpsspzolwtg

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 IMG_20160102_142528101_zpsfwwddwcl

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 IMG_20160102_142459257_HDR_zpsppfozqx6

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 IMG_20151225_163658876_zpsotbpx1x7


    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 IMG_20151224_145113565_HDR_zpsakbhoapr

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 DSC00148_zps7b3e6f8a
    ismael da silva
    ismael da silva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 14
    Idade : 55
    Localização : pouso alegre
    Modelo do carro : DIPLOMATA 6CC ALCOOL 1989 4.1
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 17/01/2017

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty significado do numero de chassi do meu opala

    Mensagem por ismael da silva Ter 17 Jan - 9:16:23

    como posso saber sobre meu numero de chassi do opala 1989
    ismael da silva
    ismael da silva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 14
    Idade : 55
    Localização : pouso alegre
    Modelo do carro : DIPLOMATA 6CC ALCOOL 1989 4.1
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 17/01/2017

    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por ismael da silva Ter 17 Jan - 9:17:39

    é um diplomata 1989 4.1 quero saber se ele é 6cc original

    Conteúdo patrocinado


    Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno - Página 3 Empty Re: Como fazer um remendo e qual solda usar, MIG ou Oxi-Acetileno

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 22:40:15