Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Quem está conectado

49 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 45 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lucas Cesar, Murilo R, pacato, Pedrão B.


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7893)
 
100 (7771)
 

Diagnóstico de motores com o uso do vacuômetro

Compartilhe

Alex S.B.R.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Localização : Cascavel - PR
Modelo do carro : Comodoro 1988
Cilindros : 4
Data de inscrição : 09/07/2010

Diagnóstico de motores com o uso do vacuômetro

Mensagem por Alex S.B.R. em Sab 4 Fev - 20:54:39

Boa noite Nação,

estava comentando em outro tópico com os colegas a respeito de funcionamentos anormais do motor, e disse que seria uma ótima idéia postar alguma coisa a respeito do vacuômetro. Estava meio cético até ver que "o negócio funciona mesmo".
Com o vacuômetro podemos diagnosticar diversos tipos de problemas no motor de nossos bólidos, bastando para isso ligar um equipamento como este (abaixo) na linha de vácuo do motor, abaixo da borboleta de aceleração do carburador. Existe nos coletores um niple que tem saídas para mangueira do respiro do motor e para o hidrovácuo, podendo instalar a mangueira do vacuômetro neste local. Existe no mercado um vacuômetro específico, que vem com uma mangueira um pouco mais fina e com o mostrador sem glicerina. Preferi montar um para mim, para, além de usar o instrumento de medição e também para um futuro projeto de bomba de vácuo, também muito útil. Ele pode ser flexibilizado, bastando instalar diversos tipos e tamanhos de conexões e mangueiras, ampliando o campo de aplicação do equipamento.



O instrumento de medição é este, denominado vacuômetro, ou medidor de depressão, sua escala vai de 0 a -760mmHg ou 0 a -30 polHg.


Pode-se optar por niples roscados combinado com mangueiras e abraçadeiras, eu usei apenas mangueiras direto no niple de encaixe do mostrador.


Retire o tubo que sai do niple do coletor de admissão e vai para o hidrovácuo, bastando soltar a abraçadeira.



Aqui eu usei duas mangueiras, uma dentro da outra, para facilitar na hora de colocar no niple do coletor, pois é uma mangueira mais apertada e não usei abraçadeira.



Pronto! Agora é só ligar o motor e fazer as medições. Você fará medições em marcha-lenta e acelerado, ou apenas acelerações bruscas.


no tópico seguinte posto o material de consulta.

Alex S.B.R.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Localização : Cascavel - PR
Modelo do carro : Comodoro 1988
Cilindros : 4
Data de inscrição : 09/07/2010

Re: Diagnóstico de motores com o uso do vacuômetro

Mensagem por Alex S.B.R. em Sab 4 Fev - 21:09:08

Continuando, coloquei o material de consulta retirado do Webmecauto e que tbm foi postado pelo colega Castelhano, apenas a parte escrita.





Opalamor
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 411
Idade : 45
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Coupe 1976
Cilindros : 6 Bocas - 250S
Data de inscrição : 02/04/2010

Re: Diagnóstico de motores com o uso do vacuômetro

Mensagem por Opalamor em Seg 6 Fev - 7:28:36

Vi essa matéria também e achei esse instrumento muito interessante para detecção de falhas no motor. No console do meu carro tem um instrumento redondo com um ponteiro que gira da direita para a esquerda, só que não tem nenhuma gradução numérica e é dividido em três cores, vermelho, verde e vermelho novamente, abaixo do ponteiro está escrito "vácuo", ele também é ligado na mangueira de vacuo do servo freio. Me parece ser um vacuometro também, pois quando ligo o carro o ponteiro oscila de um lado para o outro, dependendo da aceleração e do giro do motor, só que como não tem nenhuma escala numéria não sei fazer a leitura da informação. Alguem tem alguma informação sobre a leitura desse instrumento???

Obrigado a todos.

Alex S.B.R.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Localização : Cascavel - PR
Modelo do carro : Comodoro 1988
Cilindros : 4
Data de inscrição : 09/07/2010

Re: Diagnóstico de motores com o uso do vacuômetro

Mensagem por Alex S.B.R. em Seg 6 Fev - 10:30:49

Opalamor escreveu:Vi essa matéria também e achei esse instrumento muito interessante para detecção de falhas no motor. No console do meu carro tem um instrumento redondo com um ponteiro que gira da direita para a esquerda, só que não tem nenhuma gradução numérica e é dividido em três cores, vermelho, verde e vermelho novamente, abaixo do ponteiro está escrito "vácuo", ele também é ligado na mangueira de vacuo do servo freio. Me parece ser um vacuometro também, pois quando ligo o carro o ponteiro oscila de um lado para o outro, dependendo da aceleração e do giro do motor, só que como não tem nenhuma escala numéria não sei fazer a leitura da informação. Alguem tem alguma informação sobre a leitura desse instrumento???

Obrigado a todos.


o ideal é que fique indicando no verde, pois se vc pegar aquele material postado ali em cima, verá que para marcha-lenta o ideal é em torno de 450mmHg a 550mmHg. Quando acelerar, ele sai dos 500mmHg, vai para próximo dos 50mmHg, sobe para 630mmHg e depois volta para os 500mmHg.

No seu caso, creio que pelas cores o funcionamento ideal do seu veículo seja ficar no verde em marcha-lenta, e quando vc acelerar rapidamente, o ponteiro vai para o vermelho à direita, volta rapidamente para o vermelho da esquerda e dai retorna para o verde...


creio que seja isso amigo, nunca tinha visto no opala o vacuometro original...

Opalamor
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 411
Idade : 45
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Coupe 1976
Cilindros : 6 Bocas - 250S
Data de inscrição : 02/04/2010

Re: Diagnóstico de motores com o uso do vacuômetro

Mensagem por Opalamor em Seg 6 Fev - 11:35:27

Valeu Pela resposta Alex.

Eu estava vendo na internet e o instrumento que está no meu carro é muito parecido com o vacuomentro do Passat TS. Meu carro está na oficina, só vou pegar no final de semana, vou dar uma verificada e se não for original do opala vou tirar e colocar no lugar outro que tenha a marcação numérica, fica mais de analisar as informações apresentadas e corrigir eventuais falhas.

Obrigado amigo.

brunoboi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 128
Idade : 30
Localização : andradina sp
Modelo do carro : especial 1974
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 06/09/2011

Re: Diagnóstico de motores com o uso do vacuômetro

Mensagem por brunoboi em Sex 17 Fev - 7:59:49

caramba muito loco essas medições....
te fala o problema de quase tudo no motor
mais eu ñ entendi muito bem, la na foto q tem as medições tem hora q a flechinha de medição fica vermelha outra ora verde, roxa, preta...nessa foto do vacuômetro ñ tem as cores verde nem roxo ai como faz?

explica melhor ai pra mim fazendo favor sou meio leigo nisso mais tenho muita força de vontade de aprender a mexer no motor do meu opala

Alex S.B.R.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Localização : Cascavel - PR
Modelo do carro : Comodoro 1988
Cilindros : 4
Data de inscrição : 09/07/2010

Re: Diagnóstico de motores com o uso do vacuômetro

Mensagem por Alex S.B.R. em Sex 17 Fev - 11:27:01

brunoboi escreveu:caramba muito loco essas medições....
te fala o problema de quase tudo no motor
mais eu ñ entendi muito bem, la na foto q tem as medições tem hora q a flechinha de medição fica vermelha outra ora verde, roxa, preta...nessa foto do vacuômetro ñ tem as cores verde nem roxo ai como faz?

explica melhor ai pra mim fazendo favor sou meio leigo nisso mais tenho muita força de vontade de aprender a mexer no motor do meu opala

boa tarde bruno,

no vacuômetro "ao vivo" não tem as cores como estão no folheto explicativo. As cores são só para exemplificar faixas de rotação diferentes. Na primeira foto, temos dois ponteiros vermelhos, onde se apresenta a área de trabalho do ponteiro. Assim como nas outras figuras, as cores representam o mesmo ponteiro, apenas situações de valor de vácuos diferentes...

raphaelcaronti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8482
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Opala Diplomata 1988
Renault Sandero
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Caravan STD 1976[EX]
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)



Cilindros : 4 cil 16v e 6 cil
Data de inscrição : 30/10/2008

Re: Diagnóstico de motores com o uso do vacuômetro

Mensagem por raphaelcaronti em Sex 17 Fev - 12:54:54

quanto custa um instrumento desses?
é esse?onde acho vacuometro?
a primeira foto das medições não aparece, só aparece 2 aqui
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223157122-vacuometro-63mm-_JM

Conteúdo patrocinado

Re: Diagnóstico de motores com o uso do vacuômetro

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:56:03


    Data/hora atual: Dom 11 Dez - 6:56:03