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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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Bobina Esquentando

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Bobina Esquentando

Mensagem por MatheusDiplo87 em Sab 29 Jun - 17:44:42

Primeiramente olá a todos.
Bom, como de costume eu e meu pai quase todo fim de semana vamos acertar umas coisinhas no meu diplomata e damos uma volta também.
Hoje pegamos o carro pra andar, demos umas duas voltas com ele pelo quarteirão e do nada o carro parou de funcionar, como se fosse corte de ignição.
Há algum tempo atrás, notamos que a bobina ja estava esquentando um pouco, porque com o motor quente ela esquentava também e se o carro fosse desligado tinha que esperar ela esfriar pra dar a partida, se não n pegava.
Mas hoje o carro simplesmente "cortou a ignição", morreu e vimos que a bobina também estava quente.
Acho que a solução mesmo é trocá-la pois parece que está tudo em ordem, então gostaria de saber o que fazer ? E caso seja necessário a troca penso pela do gol MI, é simples a instalação da mesma ?

Valeu !
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Andre_SP
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por Andre_SP em Dom 30 Jun - 17:03:53

Aproveitando o tópico do amigo, Gostaria de saber a durabilidade da bobina do gol MI no opala 4cc ???
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eduardobezera
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por eduardobezera em Seg 1 Jul - 17:19:48

se não for colocar a do gol, compra outra bobina de preferência da Bosch e no fio + que vai pra bobina coloca uma resistência de cerâmica, que resolve o problema.

mas a do gol e mais top heheh.
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adpachec
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por adpachec em Seg 1 Jul - 17:51:18

Amigo:
Eu instalei a bobina MI no 4 cc, funciona muito bem, certas bobinas precisam de um fio resistivo, mas nem todas...é relativo ...depende.
É normal as bobinas esquentarem um pouco, mas não como você escreveu.
No meu 4 cc a bobina Mi liguei direto na bateria, com um relê ligado na ignição que aciona a bobina.
Fiz isto porque a bobina trabalha com 03 a 04 amperes e o módulo de ignição mandava 6.5 amperes, mas isto em meu caso, um módulo GAUSS de 06 pinos (1º geração).
Notei que melhorou bastante porque a bobina "puxa" o que precisa e o módulo "empurrava" a mais do que ela precisava.
Mas isto foi meu caso....
OKK 
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MatheusDiplo87
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por MatheusDiplo87 em Seg 1 Jul - 17:56:40

Entendi, meu módulo só sei que é um bosch, eu estive pensando em instalar a do gol MI, vejo comentários positivos sobre a mesma. É de fácil instalação ? Precisa adaptar do jeito que você fez adpachec ? E precisa também da resistência de cerâmica eduardo ?

Abraço
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por adpachec em Seg 1 Jul - 18:13:11

A do Mi para carburados é a de 02 pinos, é simples positivo e negativo, o ideal é comprar o plug com o chicote...eu soldei direto (não achei o plug), mas eu já mexi com eletrônica e tenho jeito com ferro de solda, se usar um relê (usei um de 25 amperes), o positivo do módulo vai no relê o outro contato do relê vai na carcaça (negativo), os outros 02 pinos de contato do relê, um vai na bateria e o outro na bobina (+) e o negativo da bobina para o módulo exatamente como é com a bobina atual.
Então quando você vira a chave o módulo manda energia para o relê e ele fecha o contato da bobina com a bateria e o inverso quando você desliga o carro.
Antes eu usava fio de bitola 1,5 mm (15 amperes), hoje com este esquema eu uso fio de bitola 0,75 mm (08 amperes) e nem esquenta.
Usei vermelho (+) e azul (-) e tudo soldado e com terminais nas pontas, e o relê cortei um pedaço de câmara de bicicleta e revesti ele, só para proteção.
1 hora de trampo.
OKK 
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por eduardobezera em Ter 2 Jul - 10:56:17

cara em relação a resistência de cerâmica, vai depender do seu fio + que vai para a bobina, se ele for resistivo não precisa de resistência, independente da bobina que você for usar, mas se o fio for comum, o ideal e usar a resistência, pois como foi dito aqui pelos amigos opaleiros, o modulo manda além do que a bobina trabalha, e a resistência é exatamente para dissipar o excesso de energia que vai para a bobina, falando vulgarmente, a bobina esquenta pq o excesso de energia passa para ela e e transformada em calor, dai a resistência para dissipar este excesso.
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por MatheusDiplo87 em Ter 2 Jul - 19:00:06

Eu manjo um pouco de elétrica e gostei desse esquema tem fotos de como fez ? Talvez eu coloque a do MI, mas só talvez se não vai a do opala mesmo rs.
Mais uma coisa como q eu sei q meu fio é resistivo ou não ? Fiquei nessa dúvida agora.

Valeu ! Very Happy
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por Andre_SP em Qui 4 Jul - 17:37:44

Quanto dura uma bobina dessa ???, Meus cabos de vela são diretos ( sem resistencia, 0Ω), tem que trocar os cabo por cabos resistivo ???
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por Esdras Peracchi em Qui 4 Jul - 17:56:21

MatheusDiplo87 escreveu:Eu manjo um pouco de elétrica e gostei desse esquema tem fotos de como fez ? Talvez eu coloque a do MI, mas só talvez se não vai a do opala mesmo rs.
Mais uma coisa como q eu sei q meu fio é resistivo ou não ? Fiquei nessa dúvida agora.

Valeu ! Very Happy

Respondendo a sua 2ª pergunta: se vc. tiver um multiteste basta vc. virar a chave no contato sem ligar o carro e ai ir lá na bobina; colocar o fio positivo no positivo da bobina e o fio negativo na carcaça do carro. A voltagem tem de ser menos do que 12V algo em torno de 7 a 9 V. se na medição der 12V é sinal que não tem o fio resistivo. OK!!
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por MatheusDiplo87 em Sex 5 Jul - 0:34:47

Esdras Peracchi escreveu:
MatheusDiplo87 escreveu:Eu manjo um pouco de elétrica e gostei desse esquema tem fotos de como fez ? Talvez eu coloque a do MI, mas só talvez se não vai a do opala mesmo rs.
Mais uma coisa como q eu sei q meu fio é resistivo ou não ? Fiquei nessa dúvida agora.

Valeu ! Very Happy

Respondendo a sua 2ª pergunta: se vc. tiver um multiteste basta vc. virar a chave no contato sem ligar o carro e ai ir lá  na bobina; colocar o fio positivo no positivo da bobina e o fio negativo na carcaça do carro. A voltagem tem de ser menos do que 12V  algo em torno de 7 a 9 V. se na medição der 12V é sinal que não tem o fio resistivo. OK!!

Opa, valeu aí vou fazer esse teste o mais rápido possível, obrigado Wink
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por MatheusDiplo87 em Sex 5 Jul - 0:35:49

Andre_SP escreveu:Quanto dura uma bobina dessa ???, Meus cabos de vela são diretos ( sem resistencia, 0Ω), tem que trocar os cabo por cabos resistivo ???

Não sei, mas não dura igual uma bobina normal de opala ?

Abraço !
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piracyty
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por piracyty em Sex 5 Jul - 1:27:33

Amigo,eu recomendo mandar um eletrecista dar uma olhadinha ae só pra ter certeza,ja fiquei parado em BR por causa desse mesmo problema,troquei bobina e nada,fiquei na rua de novo,ae mandei no eletrecista éra um probleminha no alarme q tava fasendo a bobina esqentar,100 mango e o problema resolvido,ja tava a fim de pagar até 200 pra me livra do problema....
Boa sorte ae e espero q resolva rapido,pra desfilar a maquina....
flw....

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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por adpachec em Sex 5 Jul - 9:29:34

MatheusDiplo87 escreveu:
Andre_SP escreveu:Quanto dura uma bobina dessa ???, Meus cabos de vela são diretos ( sem resistencia, 0Ω), tem que trocar os cabo por cabos resistivo ???

Não sei, mas não dura igual uma bobina normal de opala ?

Abraço !

A ignição não é só velas e cabos, tem o valor do rotor, do opala acho que é 1K (Kilohms), tem que olhar tudo.
Cabos não resistivos ou é de competição ou é para bobinas comuns.
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por MatheusDiplo87 em Seg 8 Jul - 11:16:42

Pois é, acabou q comprei a bobina nova mas o carro não deu a partida e o motor de arranque funciona normal de acordo com os testes realizados. Vou resolver esse problema da partida e trago notícias de como ele ficou com a bobina nova.

ps: A bobina é uma comum, não a do MI.

Abraço !
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por adpachec em Seg 8 Jul - 13:49:50

Ponto?
Adianta ele um pouco....lá no distribuidor.
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por MatheusDiplo87 em Seg 8 Jul - 18:05:21

Não, o motor de arranque não gira mesmo, não chega energia parece, mas testei ele fora do carro e está em perfeitas condições, acho que é o comutador que já pediu arrego. Ponto está certo, o fizemos na semana passada juntamente com o carburador.
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 8 Jul - 18:20:00

faz um teste com um fio:

liga no + da bateria e no + da bobina e toca arranque

se girar, é problema no cabo no motor de partida (frouxo, sem aterramento, mal contato)

uma pergunta: se tu girar a chave não fica dando um tec-tec ?
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por MatheusDiplo87 em Seg 8 Jul - 19:56:28

Não , ele simplesmente não faz nada, não vira motor de arranque e não faz barulho nenhum.
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 8 Jul - 20:52:03

então tenta o teste do fio (vulga diretinha)
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por MatheusDiplo87 em Seg 8 Jul - 20:59:09

Eu não consegui pegar muito bem esse teste do fio, tem como explicar de novo amigo ?

Valeu !
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 8 Jul - 21:01:53

liga um fio de luz, qualquer fio de metal, que conduza eletricidade

uma ponta tu liga no pólo + da bobina, a outra liga no + da bateria

depois vai lá dentro do carro e tenta dar partida, caso funcione, tu vai ter que soltar o fio em um dos pólos, senão o motor não vai desligar
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por MatheusDiplo87 em Seg 8 Jul - 21:16:00

Ah sim, agora entendi. Amanhã faço esse teste, caso não dê certo é comutador mesmo ?
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 9 Jul - 8:04:47

caso dê certo, pode ser o cabo positivo do motor de partida frouxo, com mal contato
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por Jean Michel Colet em Ter 9 Jul - 14:32:36

Bobina esquenta quando o ela trabalha demais, ou seja passa muita corrente por ela, mais por que isso acontece ?

Isso acontece por que o motor ta precisando de energia e ela não tá suprindo essa energia, e está passando em demasia, ocasionando o aumento da temperatura da mesma.

Ex: Se você caminhar durante 15 minutos sua temperatura aumenta um valor "x" não vou citar valores pois não sou medico e sim Eng.. rs . Agora se você correr por 15 minutos vai aquecer x+ y totalizando maior que x certo?

Então é o que ta acontecendo com sua bobina, ela foi projetada para alimentar A em seu motor, e por alguma coisa esse A está sendo ultrapassado, sendo por fugas de corrente em todo circuito pós bobina, ou em caso de carros que giram muito ocasionando mais energia..

A bobina tem principio eletromagnético, ela conserva energia mais não como um capacitor e ela descarrega conforme precisa.

Minha sugestão, revise cabos de valas, tampa de distribuição, rotor e caixa de ignição, caso continue, mude de bobina para possíveis novos testes!

Motor 4 cilindros de Opala funciona bem com bobina do Gol MI.

Bobina boa para Opala tanto 4 ou 6 cilindros e MSD Blaster

Abraços!
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por MatheusDiplo87 em Ter 9 Jul - 16:20:36

É isso aí, consegui fazer o opala funcionar hoje, era apenas o motor de partida que precisava de uma limpeza básica.

Funcionei o motor com a bobina nova e simplesmente parou o problema, obrigado a todos os amigos que me ajudaram, me deram dicas e sugestões.

Ajudo sempre que sei de algo, se não souber não digo nada pois não quero piorar a situação.

Mais uma vez muito obrigado a todos, foi de muita ajuda todos os comentários !

Valeu Wink
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por MatheusDiplo87 em Ter 9 Jul - 16:22:48

Jean Michel Colet escreveu:Bobina esquenta quando o ela trabalha demais, ou seja passa muita corrente por ela, mais por que isso acontece ?

Isso acontece por que o motor ta precisando de energia e ela não tá suprindo essa energia, e está passando em demasia, ocasionando o aumento da temperatura da mesma.

Ex: Se você caminhar durante 15 minutos sua temperatura aumenta um valor "x" não vou citar valores pois não sou medico e sim Eng.. rs . Agora se você correr por 15 minutos vai aquecer x+ y totalizando maior que x certo?

Então é o que ta acontecendo com sua bobina, ela foi projetada para alimentar A em seu motor, e por alguma coisa esse A está sendo ultrapassado, sendo por fugas de corrente em todo circuito pós bobina, ou em caso de carros que giram muito ocasionando mais energia..

A bobina tem principio eletromagnético, ela conserva energia mais não como um capacitor e ela descarrega conforme precisa.

Minha sugestão, revise cabos de valas, tampa de distribuição, rotor e caixa de ignição, caso continue, mude de bobina para possíveis novos testes!

Motor 4 cilindros de Opala funciona bem com bobina do Gol MI.

Bobina boa para Opala tanto 4 ou 6 cilindros e MSD Blaster

Abraços!

Entendi o que disse, mas cabos, velas, rotor e tampa de distribuidor troquei logo quando peguei o carro não têm nem 1000km. Era a bobina mesmo que não estava ajudando muito, coloquei uma comum bosch mesmo.

Obrigado pela ajuda amigo, foi de grande auxílio, quem sabe daqui a algum tempo uma MSD mesmo hehe

Abraço
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por eduardobezera em Ter 9 Jul - 19:09:09

até que fim o ronco surgiu, boa sorte e curta o opalão nas ruas.
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por MatheusDiplo87 em Ter 9 Jul - 20:22:32

eduardobezera escreveu:até que fim o ronco surgiu, boa sorte e curta o opalão nas ruas.

Depois de 2 semanas encantado de novo, voltou a funcionar hahaha Tô curtindo e muito, mas não ando muito com ele por conta dos pneus, dão até medo kkk

Vou acertando ele aos poucos, meu pai me ajuda e estamos aprendendo e muito com o opala principalmente a ter paciencia hahaha

Abraço e obrigado
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eduardobezera
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por eduardobezera em Qua 10 Jul - 16:25:45

com certeza acima de tudo paciência hehehe
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por Paulo Antunes em Sab 18 Nov - 7:03:59

Pessoal muito dahora esse topico ,fazendo testes em minha Caravan ontem pra ir no Opalapa amanha coloquei uma bobina MI e deixando um pouco funcionando pra esquentar o motor fomos ver q a bobina estava quase DERRETENDO nao sei oque pode ser vou tentar por a antiga pra ver e depois de ela esquentar tanto nem pegar mais pegou ,vou usar as dicas aqui pra tentar resolver senao ela vai ter que ficar em casa amanha hehe ,vlw
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por adpachec em Sab 18 Nov - 8:40:52

Paulo Antunes escreveu:Pessoal muito dahora esse topico ,fazendo testes em minha Caravan ontem pra ir no Opalapa amanha coloquei uma bobina MI e deixando um pouco funcionando pra esquentar o motor fomos ver q a bobina estava quase DERRETENDO nao sei oque pode ser vou tentar por a antiga pra ver e depois de ela esquentar tanto nem pegar mais pegou ,vou usar as dicas aqui pra tentar resolver senao ela vai ter que ficar em casa amanha hehe ,vlw

Se o alternador estiver com tensão superior a 14,8 volts e sobre tensão.
Ou coloque um resistor na bobina.
Isto também é causado quando se usa cabos, velas e rotores sem resistência (velas resistivas, cabos resistivos).
Aterramento do bloco motor ruim.
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Paulo Antunes
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Re: Bobina Esquentando

Mensagem por Paulo Antunes em Sab 18 Nov - 9:45:46

Vlw adpachec ,vou ver isso ,a questao do aterramento e alternador ,os cabos sao resistivos de 10mm ela e original a alcool mas coloquei uma 40 a gasolina e dai mudei pra gasolina as velas sao pra gasolina tbm nao sei se tem algo haver ,mas vou tentar fazer os testes e mando retorno aqui valeu

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