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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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OpaleiroATEOFIM
9 participantes
Duvidaaa sobre Longarina
OpaleiroATEOFIM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 572
Idade : 29
Localização : Hidrolandia-Goias
Modelo do carro : Gm/Opala-Standard-1979
Cilindros : 4cil/Montando o 6
Data de inscrição : 19/06/2013
- Mensagem nº1
Duvidaaa sobre Longarina
To com um problema na verdade e bem constante em opala a tal de 'Longarina' estou atraz de alguem q solda e refaz ela sertinho so q ela ta bem quebradona e de tanto o antigo dono anda assim ela descolo da lata um bom pedaço mais a duvida e a seguinte pra fazer esse serviço e solda simples ou precisa de algo mais sofisticado nao entendo nada disso obrigado pela atençao galera
rogerio banana- Opaleiro
- Número de Mensagens : 133
Localização : santo andré são paulo
Modelo do carro : diplomata 1987 preto 6 cc - comodoro 1990 azul 6 cc -opala1985 4 cc - c10 1972 v8 292 - caravan 1978 dourada 4 cc
Cilindros : 28 cc
Data de inscrição : 05/05/2012
- Mensagem nº2
Re: Duvidaaa sobre Longarina
primeiro passo para um bom serviço é tirar o motor para poder ter acesso ao local à fazer o serviço .aconselho abrir a longarina e fazer um reforço interno com chaparia de 3mm. depois tornar a fechar e dar o acabamento apropriado, pintar colocar o motor e sair pro role, serviço de aproximadamente 1/2 dia e de uns $ 500,00.
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
Idade : 51
Localização : Americana
Modelo do carro : Um monte....
Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº3
Re: Duvidaaa sobre Longarina
O Banditi fez um trampo legal nas longarinas dele, fez revestimento completo com chapas de fora a fora.
Um detalhe importante, é usa solda MIG, nunca a eletrica. tbm nao usar solda oxiacetileno que cozinha demais a chapa.
A recomendação acima de tirar o motor é o jeito mais valido de fazer o trampo.
Procure levar em alguem que manja do assunto, reparar as longarinas sem dar o devido alinhamento no carro, pode deixar as frestas de portas e capo desalinhadas e o carro torto.
Um detalhe importante, é usa solda MIG, nunca a eletrica. tbm nao usar solda oxiacetileno que cozinha demais a chapa.
A recomendação acima de tirar o motor é o jeito mais valido de fazer o trampo.
Procure levar em alguem que manja do assunto, reparar as longarinas sem dar o devido alinhamento no carro, pode deixar as frestas de portas e capo desalinhadas e o carro torto.
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Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
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Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº4
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Longarina quebrada é igual perna quebrada, se não arrumar direito vai ficar 'aleijado' pra sempre
OpaleiroATEOFIM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 572
Idade : 29
Localização : Hidrolandia-Goias
Modelo do carro : Gm/Opala-Standard-1979
Cilindros : 4cil/Montando o 6
Data de inscrição : 19/06/2013
- Mensagem nº5
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Tipo o carro quando vc anda com ele parece estar andando de lado igual c-10 com pino de centro kebrado ja olhei parte da frente inteira traseira tbm as buxas sao velhas ja mais nao axo q seja buchas ele andar de lado to bem faci lde ser akela longarina e a frente dele fica boba tbm descontrola facim o q axao?
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
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Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº6
Re: Duvidaaa sobre Longarina
todos os opalas andam meio de lado por causa da barra panhard....
Uma coisa que muito alinhador novata nao sabe é que as rodas dianteiras do opala nao se alinham com as trazeiras....por isso que 99% dos relatórios de alinhamento computadorizado saem que o opala esta torto....
Aqui em americana ainda tme um cara que alinha o carro na maquina de luz....o opala sai certinho...
Uma coisa que muito alinhador novata nao sabe é que as rodas dianteiras do opala nao se alinham com as trazeiras....por isso que 99% dos relatórios de alinhamento computadorizado saem que o opala esta torto....
Aqui em americana ainda tme um cara que alinha o carro na maquina de luz....o opala sai certinho...
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nicolas opaleiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2698
Idade : 29
Localização : Santo andré
Modelo do carro : Caravan Comodoro "cassandra" 1980
Cilindros : 4.. Por alguns meses...
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- Mensagem nº7
Re: Duvidaaa sobre Longarina
a minha ta com trinca bem no lado do passageiro.. to pensando em soldar com MIG.. e dps mandar fazer o reforço nas 2.
Ivo Filho- Moderador
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Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº8
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Manda Mp pro Banditi que ele te manda as fotos das dele...foi o melhor trampo de longarina que ja vi ate hoje.
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nicolas opaleiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2698
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Cilindros : 4.. Por alguns meses...
Data de inscrição : 12/12/2008
- Mensagem nº9
Re: Duvidaaa sobre Longarina
então ivo.. eu quero fazer igual as dele.. mas quero arranjar um funileiro bom pra isso !Ivo Filho escreveu:Manda Mp pro Banditi que ele te manda as fotos das dele...foi o melhor trampo de longarina que ja vi ate hoje.
mas primeiro, preciso levantar a frente
http://www.opaleirosdoparana.com/t31003-caravan-1980-novas-fotos-e-novidades-cassandra
OpaleiroATEOFIM- Opaleiro
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Cilindros : 4cil/Montando o 6
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- Mensagem nº10
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Ivo Filho escreveu:todos os opalas andam meio de lado por causa da barra panhard....
Uma coisa que muito alinhador novata nao sabe é que as rodas dianteiras do opala nao se alinham com as trazeiras....por isso que 99% dos relatórios de alinhamento computadorizado saem que o opala esta torto....
Aqui em americana ainda tme um cara que alinha o carro na maquina de luz....o opala sai certinho...
Mais ele ta demais anda muito de lado vc axa q a longarina nao tem nada a ver pode citar algo mais q possa ser pra eu comferir aki???? vlw
Daniel - Comodoro 1980- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
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- Mensagem nº11
Re: Duvidaaa sobre Longarina
OpaleiroATEOFIM escreveu:Tipo o carro quando vc anda com ele parece estar andando de lado igual c-10 com pino de centro kebrado ja olhei parte da frente inteira traseira tbm as buxas sao velhas ja mais nao axo q seja buchas ele andar de lado to bem faci lde ser akela longarina e a frente dele fica boba tbm descontrola facim o q axao?
Cara, qdo minha longarina trincou, qlq buraquinho no asfalto o carro dava uns estralos muito alto e tbm puxava!!
Dá uma olhada nos pivôs tbm, qdo eles estão ruins a direção fica uma m3rda!!
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
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Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº12
Re: Duvidaaa sobre Longarina
OpaleiroATEOFIM escreveu: To com um problema na verdade e bem constante em opala a tal de 'Longarina' estou atraz de alguem q solda e refaz ela sertinho so q ela ta bem quebradona e de tanto o antigo dono anda assim ela descolo da lata um bom pedaço mais a duvida e a seguinte pra fazer esse serviço e solda simples ou precisa de algo mais sofisticado nao entendo nada disso obrigado pela atençao galera
http://www.opaleirosdoparana.com/t115-longarinas-trincadas?highlight=longarinas
http://www.opaleirosdoparana.com/t115-longarinas-trincadas?highlight=longarinas
BANDIT- Opaleiro
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Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº13
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Diegoj escreveu:Longarina quebrada é igual perna quebrada, se não arrumar direito vai ficar 'aleijado' pra sempre
Cara não é uma comparação forçada não!!!!
se não ficar muito fora do ideal....um bom alinhamento "resolve " isso !!!!
só que !
vc. até pode sentir o carro.....sem puxar andando reto.....
só que como está torto....sempre vai ter um problema ....tipo "comer pneu" ou algo parecido !
É oque eu sempre digo
carro remendado se entrega!
OpaleiroATEOFIM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 572
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Localização : Hidrolandia-Goias
Modelo do carro : Gm/Opala-Standard-1979
Cilindros : 4cil/Montando o 6
Data de inscrição : 19/06/2013
- Mensagem nº14
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Umas fotos da longarina tirada hj to com medo cara....
Ta fodaaaaaa... Fora q se vcs reparar bem ela tem um bom pedaço descolado da lata vai desse pino ate bater na parede descolado da lata o fdp ando muito assim aff
Ta fodaaaaaa... Fora q se vcs reparar bem ela tem um bom pedaço descolado da lata vai desse pino ate bater na parede descolado da lata o fdp ando muito assim aff
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº15
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Putz cara ......trinca é uma coisa ....
fenda é outra !!!!
Sinceramente eu não mexeria nessa carro.....(se fosse pra mim )
ai é trinca e podre .....
veja se a melhor opção não seria trocar toda afrente do carro....colocar uma frente "nova" de um opala baixado ou batido de traseira .....
os para lamas internos estão bonitos ?????
perfeitos ou amassado e tortos ?????
bate umas fotos + amplas do cofre .
Mas ta complicada a situação ai amigo .
fenda é outra !!!!
Sinceramente eu não mexeria nessa carro.....(se fosse pra mim )
ai é trinca e podre .....
veja se a melhor opção não seria trocar toda afrente do carro....colocar uma frente "nova" de um opala baixado ou batido de traseira .....
os para lamas internos estão bonitos ?????
perfeitos ou amassado e tortos ?????
bate umas fotos + amplas do cofre .
Mas ta complicada a situação ai amigo .
OpaleiroATEOFIM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 572
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Cilindros : 4cil/Montando o 6
Data de inscrição : 19/06/2013
- Mensagem nº16
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Sim BANDIT por issu to falandoo ex dono ando muito com longarina kebrada o carro chega anda de lado e a frente fica boba sem controle nemhum msm devagar ta muito feio tem um cara aki q fal oq faz por 250 reais mais to desconfiando cara e 'FUNDO DE QUINTAL' tem gabarito nada so a solda msm mais o cofre ta bom o problema esse dae msm so ta aee o lado do setor de direçao ta otimo nem solda tem se eu trocar longarinas nao resolve? me fale mais preciso de dicas de melhorar e tal ajuda aee galera AGRADECIDO DESDE JA !
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº17
Re: Duvidaaa sobre Longarina
veja as medidas do seu cofre ....mesa em " X " (o final do para lama interno direito com a parede de fogo .....até a lanterna esquerda ) veja se todas essas medidas batem ....
trocar longarina é pepino dos grandes ......
Vc teria que ter o carro no alto (pra entrar em baixo) ......o carro tem que estar calçado em cavaletes 100% nivelado.....todo reto.....pra se trocara longarina.....e ir ponteando as solda....nunca correr a solda....se não pode "torcer" a longarina !
se soldar o carro no chão de qualquer jeito...fica torto !
trocar longarina é pepino dos grandes ......
Vc teria que ter o carro no alto (pra entrar em baixo) ......o carro tem que estar calçado em cavaletes 100% nivelado.....todo reto.....pra se trocara longarina.....e ir ponteando as solda....nunca correr a solda....se não pode "torcer" a longarina !
se soldar o carro no chão de qualquer jeito...fica torto !
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº18
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Porra eu já andei com opala com longarina trincada....é horrível o carro é bobo....instável ....vc. vai fazer uma curva em velocidade baixa até......vc. joga o carro perto do meio fio da calçada da contra mão......e o carro para lá no meio fio do outro lado....o carro não vira rápido.....perde o reflexo ....vc. freia ...e tem que ficar consertando o volante .....porque o carro balança pra todo o lado !!!!
E o cara (ex dono) ainda insistia em andar com isso !!!!
E o cara (ex dono) ainda insistia em andar com isso !!!!
OpaleiroATEOFIM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 572
Idade : 29
Localização : Hidrolandia-Goias
Modelo do carro : Gm/Opala-Standard-1979
Cilindros : 4cil/Montando o 6
Data de inscrição : 19/06/2013
- Mensagem nº19
Re: Duvidaaa sobre Longarina
E soldar O q vc axa?
OpaleiroATEOFIM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 572
Idade : 29
Localização : Hidrolandia-Goias
Modelo do carro : Gm/Opala-Standard-1979
Cilindros : 4cil/Montando o 6
Data de inscrição : 19/06/2013
- Mensagem nº20
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Admito estar bem preocupado vo procurar soldar e resolver com solda MIG vo em Goiania amanha e vo da um Pulo la aonde tem 2 opalas reformado numa lanternagem q passo emfrente dela vo ver o q falao se pa reboco o carro ate la
Diegoj- Opaleiro
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Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº21
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Caramba, tá feio o negócio. Solução até tem, aqui no fórum mesmo teve gente que já trocou a frente toda como o BANDIT disse, teve gente que desponteou a longarina e soldou uma nova no lugar e etc. Mas, na minha opinião, por R$250 não vai sair coisa boa desse serviço... Não é só um simples remendo e tal.
Sei lá, se for pra mexer nisso vai atras de alguma empresa com boa reputação, que tenha equipamentos certos e etc pq senão vc vai só se encomodar
Sei lá, se for pra mexer nisso vai atras de alguma empresa com boa reputação, que tenha equipamentos certos e etc pq senão vc vai só se encomodar
OpaleiroATEOFIM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 572
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Localização : Hidrolandia-Goias
Modelo do carro : Gm/Opala-Standard-1979
Cilindros : 4cil/Montando o 6
Data de inscrição : 19/06/2013
- Mensagem nº22
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Diegoj escreveu:Caramba, tá feio o negócio. Solução até tem, aqui no fórum mesmo teve gente que já trocou a frente toda como o BANDIT disse, teve gente que desponteou a longarina e soldou uma nova no lugar e etc. Mas, na minha opinião, por R$250 não vai sair coisa boa desse serviço... Não é só um simples remendo e tal.
Sei lá, se for pra mexer nisso vai atras de alguma empresa com boa reputação, que tenha equipamentos certos e etc pq senão vc vai só se encomodar
Tive uma idea de cortar a longarina na parte q ta kebrada e descolada da lata e solda uma longarina nova ou usada nesse lugar e com uma boa solda (colar a chaapa na longarina) denovo
o q axao? qual soda e recomendado? vlw
adpachec- Opaleiro
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Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº23
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Solda é sempre um ponto fraco (neste seu caso), então além da nova longarina (dependendo de onde vai cortar e soldar a nova) tem que colocar um reforço, e um reforço no sentido de esforço da longarina e no sentido em que o reforço tenha a maior resistência possível...ex: colocar uma chapa "deitada" em cima da longarina não vai dar, ela entorta, então, solda ela de "pé" na lateral...só exemplo.
Sem dizer que "reforço" não é uma "chapinha" no local da trinca e que excesso de solda enfraquece o material devido ao calor.
Aqui tem gente que pode explicar melhor:
http://www.opaleirosdoparana.com/t115-longarinas-trincadas
Sem dizer que "reforço" não é uma "chapinha" no local da trinca e que excesso de solda enfraquece o material devido ao calor.
Aqui tem gente que pode explicar melhor:
http://www.opaleirosdoparana.com/t115-longarinas-trincadas
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº24
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Mas as longarinas estão podres só ali na frente no cofre do motor ou naquela parte que passa por baixo do assoalho também?
Se for só na frente eu até arriscaria despontear elas e trocar por novas, ainda tem original nova pra vender (é de estoque antigo, obviamente, mas são 0km) no mercado livre. Só reforçaria elas antes e dai mandava soldar no lugar correto
Esse é o anuncio de uma só de exemplo, ali tem mais fotos:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-488494754-opala-69-a-87-longarina-esquerda-6-cilindros-interna-_JM
Mas se tiver podre além disso ai, eu se fosse vc, compraria uma frente nova pra trocar, pq provavelmente além da longarina tem muito mais coisa que já foi afetado ai nessa frente. Já tá descolando o paralama interno da parede do cofre do motor também né?
Mas trocaria a frente só se o resto do carro estiver bom, pq reformar opala vai muito dinheiro, isso quando é só uma reforma, esse teu ai vai "um pouco" mais além que isso, se for pra gastar dinheiro nele tem que ser pra ficar bom mesmo, pq se fizer um serviço +/- vc vai gastar bastante dinheiro do mesmo modo e o carro não vai ficar bom.
Posta mais umas fotos ai do cofre do motor e do opala propriamente dito pro pessoal dar uma olhada, se tiver muito ruim realmente não vale a pena mexer. Vc pode acabar gastando dinheiro suficiente pra comprar um outro opala já pronto, vai ficar um bom tempo na reforma e o resultado final pode não ser aquilo q vc espera.
Se for só na frente eu até arriscaria despontear elas e trocar por novas, ainda tem original nova pra vender (é de estoque antigo, obviamente, mas são 0km) no mercado livre. Só reforçaria elas antes e dai mandava soldar no lugar correto
Esse é o anuncio de uma só de exemplo, ali tem mais fotos:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-488494754-opala-69-a-87-longarina-esquerda-6-cilindros-interna-_JM
Mas se tiver podre além disso ai, eu se fosse vc, compraria uma frente nova pra trocar, pq provavelmente além da longarina tem muito mais coisa que já foi afetado ai nessa frente. Já tá descolando o paralama interno da parede do cofre do motor também né?
Mas trocaria a frente só se o resto do carro estiver bom, pq reformar opala vai muito dinheiro, isso quando é só uma reforma, esse teu ai vai "um pouco" mais além que isso, se for pra gastar dinheiro nele tem que ser pra ficar bom mesmo, pq se fizer um serviço +/- vc vai gastar bastante dinheiro do mesmo modo e o carro não vai ficar bom.
Posta mais umas fotos ai do cofre do motor e do opala propriamente dito pro pessoal dar uma olhada, se tiver muito ruim realmente não vale a pena mexer. Vc pode acabar gastando dinheiro suficiente pra comprar um outro opala já pronto, vai ficar um bom tempo na reforma e o resultado final pode não ser aquilo q vc espera.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
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Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº25
Re: Duvidaaa sobre Longarina
Amigo, como escrevi, depende da situação da sua longarina, se é só a parte dianteira, beleza, mas pelas fotos parece que tem muita corrosão, então olha tudo, e se precisar de reforço...já aproveita a situação.
china4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 20
Localização : brasilia df
Modelo do carro : opala 73 sedan,opala71sedan,opala70sedan,opala83sedan,opla80
Cilindros : 6cc,250s,4cc,4100,
Data de inscrição : 10/04/2013
- Mensagem nº26
Re: Duvidaaa sobre Longarina
e guerreiro este serviço ai tem qui ser um cara detalhista para fazer com ceerteza quem ti cobrou 250 reais vai levar tua grana i vc ainda vai ficar triste com o resultado procura um cara bom de solda , i boa sorte .
OpaleiroATEOFIM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 572
Idade : 29
Localização : Hidrolandia-Goias
Modelo do carro : Gm/Opala-Standard-1979
Cilindros : 4cil/Montando o 6
Data de inscrição : 19/06/2013
- Mensagem nº27
Re: Duvidaaa sobre Longarina
ento to em duvida agora e com medo dessa longarina hj propuis negocio com um cara q tem um opala 82 prata 4 portas na ta bom so por fora longarians intactas so q interior tem q gasta grana ainda se der negocio sei la neh ele ainda via vir ver o 79
nicolas opaleiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2698
Idade : 29
Localização : Santo andré
Modelo do carro : Caravan Comodoro "cassandra" 1980
Cilindros : 4.. Por alguns meses...
Data de inscrição : 12/12/2008
- Mensagem nº28
Re: Duvidaaa sobre Longarina
achei a maldita trinca na minha hj... ja to fazendo orçamento pra meter a solda mig+reforço..
pq se nao... sem 6 cil na caravan no futuro...
pq se nao... sem 6 cil na caravan no futuro...
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