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CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



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(41) 3941-4138


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" Testemunho" - Weber IDF 40

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" Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por italo_ em Seg 6 Abr - 1:06:34

** Leitura que fiz com muito carinho e recomendo fortemente a todos voces: do livro "weber carburetors" do PAT BRADEN. Voces encontrarao o livro em pdf pra baixar (4shared.com/office/dHdd7CO8ba/Weber_carburetors.html). Infelizmente so tem em ingles, mas vale a pena. Leiam sem pressa, devagar, leiam tudo e leiam com muita atençao. **


Sou meio impulsivo e quis realizar meu sonho com o meu primeiro opala 6 da minha vida. Decidi comprar na casa das weber um idf 40 original weber, made in spain, zeradissimo, sem uso. Paguei 2700 reais pelo carburador + coletor de admissao. A falta de relatos sobre webers italianas x espanholas x réplicas nao me desencorajou e confesso que, para mim (gosto e paixao pessoal), valeria cada centavo gasto andar com uma obra de arte genuinamente projetada pelo Edoardo Weber, concebida por ele visando o maximo de desempenho.

Minhas impressoes: o acabamento é melhor do que das replicas, regulagem muito precisa, zero problemas. Podem por sem medo, o carro muda muito, fica um coice, qualquer catucada no acelerador o motor sobe de giro igual uma honda 1100 kkkkkkk juro, parece que o carro tem comandao! Nao engasopa, nao falha, nao da falta. Se nao tiver cuidado, voce sai de giro facil. Vira outro carro. Uso ela sem filtro de ar, com as cornetas...elas tem a funçao de formar uma "coluna" de ar, gerar um fluxo, um "arrasto", com se fosse uma chaminé.

VELHO, A COISA EH BRUTA PRA CACETE!!! Esquecam dfv446, nao chega nem perto.



Pra quem quiser saber. Meu motor é um 6, recem retificado (nao rodou 80km...saiu de la com esse bura) a gasolina, com pistoes planos, comando original (nao eh o 250s), coletor de escape original. Diferencial bras 2,73 cambio 4m dos de trambulaçao interna. Ps: nao liguei o avanço a vacuo ainda e o distribuidor veio de uma caravan a alcool (a curva de avanço demora mais do que no gasolina pra crescer)...entao imagino que quando eu mudar isso, o resultado venha a ser melhor ainda.

Nao perdem em nada para as italianas. Sabem o que muda? sim, apenas o local aonde foram fabricadas, nao caiam em conversa fiada. Até porque a magnetti marelli comprou os direitos da weber e desde 1972 a fabrica e seus equipamentos originais foram pra espanha. Conversei com um senhor de idade, que nessa epoca preparava motores e ele disse que apenas os primeiros lotes, na epoca, vieram com uma qualidade a desejar, o que foi logo resolvido. A titulo de curiosidade, os weber 460, tldz, etc, que equipavam os carros nacionais dos anos 80 e 90 vieram de la. Tambem tive a chance de comparar visualmente a minha com uma made in bologna em otimo estado de conservaçao. Eh a mesma peça.

Eu preferi pagar por uma nova espanhola do que me arriscar com uma italiana que teria, NO MINIMO, uns 43 anos de idade e que sabe la o que ja teria passado!! talvez seria uma weber mesmo soh no nome da carcaça...pensem nisso.

Enfim, sem dor de cabeça nenhuma. Coloquei no carro e regulei a lenta e pronto. Nao mexi em mais nada nada. Amanha postarei fotos  para voces, vou ficar devendo o video porque o carro ta na oficina porque na brincadeira estourei minha caixa de marcha hahaha.

IMPORTANTE: Sobre as réplicas, acredito que atendam muito bem, mas ha relatos ruins, que nao dao regulagem, etc e ha relatos bons, otimos!!. Eu optei pela original porque era uma tara minha!
Portanto, é uma impressao pessoal minha, da que eu uso. Nao quero dizer com isso que as replicas sao ruins, que fique muito claro galera. Como eu disse ali em cima, pelo que eu vi VISUALMENTE, o acabamento é muito superior sim, bem como a usinagem, a agulha+sede+boia e outros pormenores (aspecto visual das borboletas, retentores de eixo, molas, etc)...digo isso porque ja tive a oportunidade de desmontar uma empi e ja peguei em minhas maos para ver uma speed40.

Se com esse relato mexi com seu coraçao e voce tinha a duvida se uma original made in spain prestava e se era bem feita como uma italiana, eu digo que VA SEM MEDO! RECOMENDADISSIMO, produto fino, uma obra de arte.
Se voce tem duvida entre a original e uma replica, nao use isso para sua decisao final! Nao posso te ajudar muito a decidir.

Obrigado


Última edição por italo_ em Seg 6 Abr - 20:24:18, editado 1 vez(es)

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por Rubão6cc em Seg 6 Abr - 1:13:48

Muito interessante...faz uns meses que a Webber 40 entrou na minha mente..só de ler seu relato já fico ansioso pra colocar no carro...então a aceleração fica boa mesmo com comando original e dif. 2.73?


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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por italo_ em Seg 6 Abr - 13:19:04

fica boa sim, casa perfeitamente e nao perde em saida. no caso do dana, eu so trocaria se eu buscasse mais resistencia mesmo. se fosse um projetinho com mais potencia. como ta no original e eu nao fico moendo, acredito que aguentara.

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por BANDIT em Seg 6 Abr - 18:58:32

Bom oque eu digo desde 2005 é que o opala é estrangulado de fabrica pelos péssimos carburadores !

Opala deveria ter saído de fábrica com uma bijet....tipo Motorcraft ....( que no caso da GM seria um Rochester ! )

Um opala 4100 original apenas trocando o carburador acelera igual a um 250/S.....mas não como uma moto !

Se vc. colocasse um 4-jet de 650cfm mecânico COM um coletor tipo Engine....ai sim vc. iria sentir oque é torque....aceleração e maior rpm !


um comando 250/S com tuchos mecânicos .......já faria esse motor "nascer"

Eu considero webber 40 um carburador bom pra um opala 4cil ou um 4100 original.....um opala 250/S já merece uma webber 44 !

Se a sua for webber original (espanhola) é só pra gasolina.....não pode rodar no álcool. teria que niquelar correto ?
oque está atrapalhando é o péssimo (muito ruim !) comando 4100 ou 4.1...ou 4.1/S

muito bom seu relato...apenas se seu moto é novo ...use filtro de ar.....pois se não ele vai aspirar tudo oque é partícula e sujeira....se fosse um motor velho e rodado ....até poderia andar sem filtro . OKK

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por italo_ em Seg 6 Abr - 19:15:50

Exatamente. Precisaria niquelar e a eles ate oferecem esse serviço, porem eu nao teria coragem de fazer isso! Gosto pessoal mesmo, sabe. Rodo so na podium porque, pela minha experiencia propria, foi a gasolina mais limpa que consegui aqui pelas redondezas (fora a carguinha de aditivos). Apenas capricho meu mesmo.
Com os pistoes planos, o motor ta com uma taxa de compressao muito saudavel para a gasolina dos dias de hoje.

Confesso que ainda nao botei o filtro por relaxamento! Assim que sair do estaleiro, vou atras de um. Meu motor nao rodou 200km ainda, merece o filtro mesmo.
Pois é, um comando do 250-S seria uma maravilha. Pros opaleiros aqui que ja tem, se botarem um idf desse, ai o céu é o limite hahahahaha.

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por Rubão6cc em Seg 6 Abr - 19:19:58

Me sinto instigado. Meu projeto será comando de Omega, trabalho no cabeçote, dif. 2.73 e webber 40...fora outros detalhes.


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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por Ivo Filho em Seg 6 Abr - 19:29:28

estou para iniciar um projeto com w-40, mas estou atras das italianas, o que hoje esta meio raro de achar...

Banditi, nao tenho ideia de niquelar mas sera que com essa nova grosopa chamada de gasolina nao vai corroer não?


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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por BANDIT em Seg 6 Abr - 19:30:31

italo_ escreveu:Exatamente. Precisaria niquelar e a eles ate oferecem esse serviço, porem eu nao teria coragem de fazer isso! Gosto pessoal mesmo, sabe. Rodo so na podium porque, pela minha experiencia propria, foi a gasolina mais limpa que consegui aqui pelas redondezas (fora a carguinha de aditivos). Apenas capricho meu mesmo.
Com os pistoes planos, o motor ta com uma taxa de compressao muito saudavel para a gasolina dos dias de hoje.

Confesso que ainda nao botei o filtro por relaxamento! Assim que sair do estaleiro, vou atras de um. Meu motor nao rodou 200km ainda, merece o filtro mesmo.
Pois é, um comando do 250-S seria uma maravilha. Pros opaleiros aqui que ja tem, se botarem um idf desse, ai o céu é o limite hahahahaha.


Olha....a quadrijet Edelbrock  na gasolina (gasolina + 23% de álcool) essa carburação derrete na gasolina !

a gasolina podium  apesar de caríssima (boa) mas mesmo assim ela tem álcool !   Tenho um amigo que só usa podium na Harley dele....o cara só encosta no acelerador !

tenho clientes e amigos do clube do Mustang que só abastecem com AV-gás , no Mustang

o filtro eu acho que seria obrigação.....

e quanto ao comando 250/S.....eu aconselho a procurar e comprar um .....pois o teu motor vai sair da  água para o vinho !  É outro mundo !

Boa Sorte ; OKK

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por grechejr em Seg 6 Abr - 19:32:23

Ótimo relato. Procurei aqui bastante o livro em pdf e não achei, tem o link ai?

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por grechejr em Seg 6 Abr - 19:35:41

A propósito, falando de tara e carburador, uns tempos atrás teve um evento aqui no centro de exposiçoes imigrantes e lá tinha um Camaro de verdade, antigo com motor bem preparado e o cara ligou ele, eu fui conversar com ele e lá vendo um quadrijet gigante, sem o filtro, cada acelerada o bruto despejando gasolina pra dentro e o motorzão berrando muito, muito lindo.

Aquilo faz bem pra alma eu diria, que coisa linda. Por isso não vejo carro antigo usando injeção, respeito quem curte, mas pra mim prefiro ficar com a tara mesmo.

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por italo_ em Seg 6 Abr - 19:36:58

Nao achei o link. Vou fazer o upload no 4shared e quando terminar, vou passar o link.

Sobre a gasolixo, o que eu faço é toda vez que vou deixar o carro parado por mais de 5 dias, esgotar a cuba do carburador deixando o motor funcionar...depois esguicho um wd40 pelas gargantas e pelos tubos de emulsao (canetas).

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por italo_ em Seg 6 Abr - 19:42:23

Nas fotos ai, o motor tava sem a polia mesmo, estavamos fazendo outra chaveta e passei a bateria pro porta-malas, aonde seria a caixa do estepe, por isso vao dar falta dela kkkk











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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por italo_ em Seg 6 Abr - 20:20:39

Fiz o upload do livro que recomendei

4shared.com/office/dHdd7CO8ba/Weber_carburetors.html

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por BANDIT em Seg 6 Abr - 20:38:29

grechejr escreveu:A propósito, falando de tara e carburador, uns tempos atrás teve um evento aqui no centro de exposiçoes imigrantes e lá tinha um Camaro de verdade, antigo com motor bem preparado e o cara ligou ele, eu fui conversar com ele e lá vendo um quadrijet gigante, sem o filtro, cada acelerada o bruto despejando gasolina pra dentro e o motorzão berrando muito, muito lindo.

Aquilo faz bem pra alma eu diria, que coisa linda. Por isso não vejo carro antigo usando injeção, respeito quem curte, mas pra mim prefiro ficar com a tara mesmo.


aqui estávamos para trocar os motores 6cil de ômega pelos v8 ......até para baratear a categoria ....

seria um V8 Gm 350 com cabeçotes de alumio....o carburador Holley 650cfm  só ficou bom ....quando retirou os 4 giclês....e mesmo assim lá na alta faltava um pouquinho.....

na STT também oque tinha de caras querendo tira os giclê da webber !

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por BANDIT em Seg 6 Abr - 20:42:49

Ivo Filho escreveu:estou para iniciar um projeto com w-40, mas estou atras das italianas, o que hoje esta meio raro de achar...

Banditi, nao tenho ideia de niquelar mas sera que com essa nova grosopa chamada de gasolina nao vai corroer não?


Banditi, nao tenho ideia de niquelar mas sera que com essa nova grosopa chamada de gasolina nao vai corroer não?


vish...... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Essa é uma das vantagens das Chinesa...tipo a Rebel Soul  ! São de alumínio

Webber italiana ...acho que nem existe + !





Tem até com 4 1




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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por BANDIT em Seg 6 Abr - 20:44:47

Italo !

se vc. usa-se um coletor Engine.....ou similar tipo esse .....MAIOR  vc. sentira melhora ainda maior em relação ao DFv !

[url=http://www.hotchilli.com.br/image/cache/data/Drago/Coletor IDF Single-500x500.jpg][/url]

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por grechejr em Seg 6 Abr - 21:45:23

Deve ser bem legal as categorias que vocês tem ai, inclusive terra. Não dá pra imaginar no mundo normal essa sede toda ai de combustível desses GM 350 What a Face What a Face

Aqui em São Paulo só tem carrinho de plástico nas ruas e carros que andam muito são os de luxo.

Italo valeu pelo link, baixei aqui e vou ler.

Ahh vou ver se posto aqui uma foto de um motorzinho com meia dúzia de Webers que tem na casa de um amigo meu, essa tua foto Bandit me fez lembrar dele.
Deve ser bruxaria acertar esses 4 carburadores ai, tá doido.

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por Rkap em Seg 6 Abr - 21:56:33

[img][/img]

Apaixonado por weber aqui tb...

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por italo_ em Ter 7 Abr - 0:10:42

Sensacional! e voce ja mandou o coletor de escape, o que nao fiz porque fiquei sem dinheiro kkkkkk Meu primeiro opala foi um 4 cilindros, tambem 1980 como esse meu atual. o motor estava pintado desse mesmo azul, acho lindo. Ainda terei uma caravan, e quero que seja 4 cilindros. Na minha opiniao é um motor muito "underrated" pelo publico em geral hehe. Com essa configuraçao deve ficar um tesao pra andar. Posta mais ai pra gente e conta como ficou pra andar!!

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por Jean Michel Colet em Ter 7 Abr - 1:13:53

Essa é a diferença das que eu vendo que são em alumínio.

Vários clientes, maioria no etanol nunca reclamaram, não preciso fazer mais propaganda, só quem usa sabe o que tem na mão.

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por matheuskbeca em Ter 7 Abr - 8:21:20

Bom dia!

Uma duvida:
Comprando uma Weber original espanhola preciso mandar dar um banho niquel por causa do alcool da gasolina?

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por Rkap em Ter 7 Abr - 8:33:02

italo_ escreveu:Sensacional! e voce ja mandou o coletor de escape, o que nao fiz porque fiquei sem dinheiro kkkkkk Meu primeiro opala foi um 4 cilindros, tambem 1980 como esse meu atual. o motor estava pintado desse mesmo azul, acho lindo. Ainda terei uma caravan, e quero que seja 4 cilindros. Na minha opiniao é um motor muito "underrated" pelo publico em geral hehe. Com essa configuraçao deve ficar um tesao pra andar. Posta mais ai pra gente e conta como ficou pra andar!!

Tb acho q os 4 cilindros são subestimados... Claro n tem como comparar com o 6 canecos mas acho q da pra chegar em um resultado legal pra uso na rua...

Ainda n sei como é andar com ele ahuhuahauh fiquei sem tempo no feriado e vou passar no mecânico hoje... Vou gravar um vídeo e posto aqui pode deixar

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por italo_ em Ter 7 Abr - 8:59:06

Pra rodar no alcool teria que banhar sim. la na casa das weber eles oferecem esse serviço ja pelo que me lembro.

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por matheuskbeca em Ter 7 Abr - 9:35:38

italo_ escreveu:Pra rodar no alcool teria  que banhar sim. la na casa das weber eles oferecem esse serviço ja pelo que me lembro.

Vou roda na gasolina mesmo, a pergunta é por causa dos 27% de alcool na gasolina, será que não danifica?

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por italo_ em Ter 7 Abr - 16:08:51

Nao. Pode usar sem medo. Agora...
pelo que eu acompanho os videos do silvio carburadores, quando a gasolina fica muito tempo parada dentro do carburador, o alcool que tem nela reage com a liga do carburador. Mas isso é a longo prazo, anos e anos de uso do carburador. Alem do mais, o pouco de corrosao que da nos carros que rodam so a gasolina, nao atrapalha nem condena o carburador.
O que eu faço é quando vou parar o carro, geralmente no domingo, esvazio toda a cuba do carburador e depois jogo wd40 pelas gargantas e pelas canetas.....assim o carro fica parado com o carburador sem gasolina. Pode ser até muito preciosismo da minha parte, mas assim voce protege a peça.

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por BANDIT em Ter 7 Abr - 17:43:24

matheuskbeca escreveu:

Vou roda na gasolina mesmo, a pergunta é por causa dos 27% de alcool na gasolina, será que não danifica?


Ai temos que ver alguém que rode ha tempos com esse carburador.....

como eu dize as  Quadrijet Edlebrock....derretam na NOSSA gasolina....elas não aguentam ...,,

a holley normal (verdinha) derrete no álcool.....faz valeta internamente ....

Te que ver se essa Webber a  médio prazo não terão realmente problema ...

problema inexistente nas replicas chinesas....pois são carburadores aperfeiçoados feitos de alumínio ! OKK

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 7 Abr - 20:23:00

Gostei do seu relato italo,eu uso uma FAJS 40(réplica),e não tenho do que reclamar,claro que o acabamento poderia ser melhor mais é muito boa pra afinar e não da dor de cabeça.A minha eu comprei do Jean,cara que recomendo os produtos dele.
Se você acha que está andando,experimente um par de venturi maior e um 6x2,eu uso de 32mm e o carro é o capeta Twisted Evil ,claro que vai beber mais mas compensa muito,e a minha tambem tem um trabalho nas canetas e mais uns segredos hehe Laughing ,e eu não uso corneta,apenas um filtro esportivo da EMPI







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Opala muito mais que um carro,uma paixão.

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por italo_ em Ter 7 Abr - 20:33:59

BANDIT, gostaria de saber um aperfeiçoamento de projeto que essas réplicas chinesas tem relaçao as webers.

Os carburadores "classicos" que conhecemos (dfv, solex, weber) sao feitos de uma liga metalica genericamente chamada de Zamac (ou zamak, do alemao), que contem, basicamente, zinco, aluminio, magnesio e cobre: Zn Al Mg Cu; sao ligas genéricas, variando a composiçao desse elementos e tambem a adiçao de outros, como ouro, prata, cadmio, estanho, chumbo. Erroneamente, tem gente que confunde zamac com antimonio. Antimonio nem metal é. Uma das caracteristicas fisicoquimicas do zamac é a sua facil aceitaçao a revestimentos, como banho de ouro, niquel, cromo, prata, etc. Tambem é relativamente facil de ser moldar e excelente para trabalhar com moldes por injeçao e mais maleavel que o aluminio. Poussi ponto de fusao menor do que do aluminio.

O Aluminio tem um custo significativamente menor que o do zamac...Ja li em algum lugar 15 reais zamac x 5 reais aluminio o Kg. O aluminio é, ainda, menos denso que o zamac e, portanto, uma mesma peça sera mais leve com ele. Por ai, da pra assumir tambem que os custo da mesma peça feita em aluminio sera menor.
Logo abaixo, vou colocar algumas informaçoes que andei lendo e as fontes.

* Foi mencionado num trabalho publicado no informativo de jan/abr de 1982 do INT (Instituto Nacional de Tecnologia) sobre "ASPECTOS DA CORROSIVIDADE DOS MATERIAIS E SUA PREVENCAO NA PRODUCAO E UTILIZACAO DO ALCOOL" que seria recomendavel a "substituiçao do aluminio pelo bronze" - pag 11 do artigo (link: http://biblio.int.gov.br/phl82/INT_DOCELE/Memoria/0101v15n28_1982p05-12.pdf) e a ja conhecida "proteçao das peças de zamak atraves da cadmiaçao, cromatizaçao ou recobrimento da peça com niquel no caso dos carburadores." - pag11.

* No artigo "Corrosão metálica associada ao uso de combustíveis minerais e biocombustíveis" - Quím. Nova vol.32 no.7 São Paulo  2009 (http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422009000700037), achei interessante:  
a) "Na literatura, alguns trabalhos de avaliação da corrosão ocasionada pela gasolina indicam que a corrosão está especialmente relacionada com a quantidade de compostos de enxofre, ácidos, bases e água presentes na gasolina. Especialmente alguns aditivos oxigenados da gasolina levam à formação de ácidos e à oxidação de alguns dos seus hidrocarbonetos, aumentando a acidez do meio e, por consequência, a corrosividade desse combustível. A corrosão pela gasolina também aumenta com a concentração de etanol presente."

b) "Nos primeiros estudos, os materiais eram principalmente avaliados por ensaios de imersão e investigava-se a relação entre as impurezas presentes no álcool e o seu efeito corrosivo em diferentes materiais metálicos (zamak, aço de baixo carbono, ligas de alumínio etc). Os resultados destes estudos indicaram o pH como um fator determinante de corrosão e os íons cloreto sulfato acetato e a água como as principais impurezas associadas ao processo corrosivo."

* de acordo com esse trabalho (http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/96257/000913979.pdf?sequence=1) ligas de aluminio, em geral, tem baixa resistencia a corrosao por pites. Aqui vai um bom site para entendermos como se da a corrosao por pite, as vezes observada nos carburadores, nao deixem de ler: sites.google.com/site/scientiaestpotentiaplus/corrosao/corrosao-por-pites


Agora vou dar minha opiniao.
No alcool ou na gasolina, todos estamos refens desses combustiveis com PESSIMA qualidade. Acho que nada, independente do material, vai durar como duraria la fora.
A vantagem das replicas seria o menor custo de produçao, no caso utilizando aluminio, e o menor peso devido a menor densidade do Al. Entretanto, o aluminio nao esta imune de corrosao, como podemos observar. Concordo que o processo pode ser até mais lento. Se voces olharem nas referencias bibliograficas do trabalho que ta no scielo, a varias e varias citaçoes de experimentos que estudaram os efeitos da corrosao do alcool no aluminio, zamak e aço carbono. A soluçao efetiva pro opaleiro rodar com uma idf 40 no alcool seria niquelar (eu nao niquelaria uma original). Mesmo isso nao se mostrou 100% imune a corrosao graças ao pitting.
Além do mais, acho que se a soluçao para a corrosao dos carburadores fosse fabrica-los em ligas de aluminio, a industria nacional a teria feito na época. Entretanto, nao foi isso que foi feito! E, novamente, o que EU observei  desmontando uma réplica e desmontando a minha peça foi um acabamento superior tanto na fundiçao, como em reparos, peças, etc etc. Que eu saiba, as replicas usam o projeto original weber. Ha relatos otimos de quem usa as replicas e ha relatos ruins... A decisao fica por conta do custo X gosto pessoal. O fato é: seja original ou replica, nenhuma esta imune a gasolixo e ao alcool hidratado.

ps: Bruno, sensacional seu conjunto! Futuramente, vou analisar se recalibrar vai melhorar a minha situaçao. Talvez quando eu colocar os coletores dimensionados hehe. Otimo relato.

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por BANDIT em Qua 8 Abr - 17:25:49

Belo texto Italo !


o problema só está aqui :

acho que se a soluçao para a corrosao dos carburadores fosse fabrica-los em ligas de aluminio, a industria nacional a teria feito na época. Entretanto, não foi isso que foi feito!

infelizmente a indústria brasileira só quer lucro....e nada +.....exemplo de qualidade...não temos....temos aqui sim ótimos exemplos de lucro.....pois fabricamos a décadas os carros + baratos do mundo e vendemos os + caros do mundo....o próprio Opala não é sinônimos de qualidade....pois deveria sim sair com dana 44....caixa Clarck (como Dodge Maverick) na realidade temos apenas o opala 4cil.  que jogaram um motor 6cil....veja que na C10 o cambio não é o mesmo do Opala é um Clarck (como o de V8) eu posso te dar dezenas de dados casos ocorridos por falta de qualidade de nossa triste indústria automobilística....e carburador....não seria um exceção ..... OKK

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por Rkap em Qua 8 Abr - 17:40:12

Boa noite Opaleiros,

Ontem meu mecânico de tanto eu perturbar resolveu fazer um agrado pra mim uhahuauha... ligamos o motor pela primeira vez... desculpe pela qualidade do som mas o meu Cel. n ajudou muito nisso...


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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por italo_ em Qui 9 Abr - 22:05:45

\m/ keep walking \m/

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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por Pedrão B. em Qui 9 Abr - 22:20:07

bruno silverstar83 escreveu:mais uns segredos hehe Laughing

Conta pá nóis essas paradas ai meu!!!

[]'s


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Re: " Testemunho" - Weber IDF 40

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 9 Abr - 22:47:57

Pedrão B. escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:mais uns segredos hehe Laughing

Conta pá nóis essas paradas ai meu!!!

[]'s

Hehe,basicamente é as canetas trabalhadas e um esquema suplementar que se não me engano tem nas weber italiana,que funciona só na alta


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