Tava dando uma foleada na 4 Rodas de 77 e ví essa matéria interessante, alguém já ouviu falar no Over Drive? Bom isso nessa época era bem usado nos carros lá fora, é uma forma de desmultiplicar as marchas fazendo assim o motor dar menos giro aumentado a economia. Tal vez aí eles já vissem a necessidade de acrecentar uma relação menor nascendo mais tarde a 5º marcha. Nesse ano depois de vários projetos inclusive alguns bem medonhos de colocar essas sobremarchas entre a 1º e 2º e 2º e 3º chegaram a esse que foi testado, resumindo a coisa toda eles pegaram um câmbio 3 Marchas em que a terceira tem a relação de 1.00:1 e colocaram uma sobre marcha, uma quarta marcha com relação de 0.86:1, que é quase a relção da quinta marcha do Opalas mais novos que é de 0.84:1, mas pelo visto isso não foi aprovado pois nunca tinha ouvido falar. Se alguém souber mais sobre isso poste aqui pra gente.
Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 137 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 137 visitantes :: 1 motor de busca
Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15338) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
+6
garciapepe22
breno
100
Banido
Joca
Xann
10 participantes
Over Drive, Alguém já ouviu falar?
Xann- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 10394
Idade : 48
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008
- Mensagem nº1
Over Drive, Alguém já ouviu falar?
Bom gente, não sei se esse tópico tá no lugar certo ou deveria estar em Literatura ténica, mas deixo pros moderadores resolverem isso rss.
Tava dando uma foleada na 4 Rodas de 77 e ví essa matéria interessante, alguém já ouviu falar no Over Drive? Bom isso nessa época era bem usado nos carros lá fora, é uma forma de desmultiplicar as marchas fazendo assim o motor dar menos giro aumentado a economia. Tal vez aí eles já vissem a necessidade de acrecentar uma relação menor nascendo mais tarde a 5º marcha. Nesse ano depois de vários projetos inclusive alguns bem medonhos de colocar essas sobremarchas entre a 1º e 2º e 2º e 3º chegaram a esse que foi testado, resumindo a coisa toda eles pegaram um câmbio 3 Marchas em que a terceira tem a relação de 1.00:1 e colocaram uma sobre marcha, uma quarta marcha com relação de 0.86:1, que é quase a relção da quinta marcha do Opalas mais novos que é de 0.84:1, mas pelo visto isso não foi aprovado pois nunca tinha ouvido falar. Se alguém souber mais sobre isso poste aqui pra gente.
Tava dando uma foleada na 4 Rodas de 77 e ví essa matéria interessante, alguém já ouviu falar no Over Drive? Bom isso nessa época era bem usado nos carros lá fora, é uma forma de desmultiplicar as marchas fazendo assim o motor dar menos giro aumentado a economia. Tal vez aí eles já vissem a necessidade de acrecentar uma relação menor nascendo mais tarde a 5º marcha. Nesse ano depois de vários projetos inclusive alguns bem medonhos de colocar essas sobremarchas entre a 1º e 2º e 2º e 3º chegaram a esse que foi testado, resumindo a coisa toda eles pegaram um câmbio 3 Marchas em que a terceira tem a relação de 1.00:1 e colocaram uma sobre marcha, uma quarta marcha com relação de 0.86:1, que é quase a relção da quinta marcha do Opalas mais novos que é de 0.84:1, mas pelo visto isso não foi aprovado pois nunca tinha ouvido falar. Se alguém souber mais sobre isso poste aqui pra gente.
_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
Joca- Moderadores
- Número de Mensagens : 875
Idade : 60
Localização : Penha, SC
Cilindros :
Data de inscrição : 03/01/2008
- Mensagem nº2
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
Oi Xann, estamos aqui conversando novamente...
Sobre o over drive só ouvi falar sobre ele nas barcas norte-americanas e nos testes da 4Rodas também. Acho que a resposta está no fato de que na época não haviam rodovias que permitissem o uso adequado deste tipo de câmbio. A maioria das estradas eram de pista simples e haja fila indiana atrás daquele mar de caminhões por exemplo...era muito raro o motorista poder engatar o over drive e esquecer da vida...ao contrário de hoje em dia, pista dupla é praticamente "normal" em todo o lugar, até com mais pistas em determinados lugares. Tem, mais recentemente também, o lance do marketing de vendas encima do câmbio de 5 marchas como chamariz de vendas, talvez exisitisse também o lado da relação custo/benefício para uma fábrica projetar, desenvolver e produzir um câmbio novo e ficavam "inventando moda" na falta de coisa melhor.
Abraço.
Sobre o over drive só ouvi falar sobre ele nas barcas norte-americanas e nos testes da 4Rodas também. Acho que a resposta está no fato de que na época não haviam rodovias que permitissem o uso adequado deste tipo de câmbio. A maioria das estradas eram de pista simples e haja fila indiana atrás daquele mar de caminhões por exemplo...era muito raro o motorista poder engatar o over drive e esquecer da vida...ao contrário de hoje em dia, pista dupla é praticamente "normal" em todo o lugar, até com mais pistas em determinados lugares. Tem, mais recentemente também, o lance do marketing de vendas encima do câmbio de 5 marchas como chamariz de vendas, talvez exisitisse também o lado da relação custo/benefício para uma fábrica projetar, desenvolver e produzir um câmbio novo e ficavam "inventando moda" na falta de coisa melhor.
Abraço.
_________________
"There's No Substitute For Cubic Inches"
Banido- Opaleiro
- Número de Mensagens : 248
Data de inscrição : 11/01/2008
- Mensagem nº3
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
Ae pessoal, soh agora consegui ler esse topico, confere esse link,
http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/over.htm
abraSSo
http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/over.htm
abraSSo
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº4
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
Esse "over drive" do Opala,não era como os dos carroa americanops,o que eles fizeram foi dixar a 4 como se fosse 3 e uma "nova" quarta foi adicionada,as varetas destes câmbios eram em posição invertida em relação a varetado normal...
Dizia um opaleiro que tinha um câmbio deste mas,como já falaram: "falar até papagaio fala" quero ver é ler e escrever...
Até mais
100
Dizia um opaleiro que tinha um câmbio deste mas,como já falaram: "falar até papagaio fala" quero ver é ler e escrever...
Até mais
100
breno- Opaleiro
- Número de Mensagens : 241
Idade : 87
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1988 - 4.100 - álcool/GNV
Cilindros : seis
Data de inscrição : 08/01/2008
- Mensagem nº5
Over Drive - Alguém já ouviu falar?
Uma característica da "over-drive" é q. nessa marcha não há freio-motor,. embora o motor tracione como na "direta". Se "tirar o pé", é como se estivesse em ponto morto...
Xann- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 10394
Idade : 48
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008
- Mensagem nº6
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
breno escreveu:Uma característica da "over-drive" é q. nessa marcha não há freio-motor,. embora o motor tracione como na "direta". Se "tirar o pé", é como se estivesse em ponto morto...
Aí Breno, as Vemag tinham um botão no painel justamente com essa finalidade. Vai entender né! Já pesquisei sobre esse recurso nas Vemag mas o máximo que eu consegui foi algo dizendo que aquilo era pra liberar as rodas, será que é isso, quando solta o pé ela reduz e acionando esse recurso quando tira o pé ela fica tipo na banquela? Cara isso é muito perigoso, meu irmão tem uma RD350, moto super leve e com freio a disco duplo na frente e unico atras, daí já da pra perceber que a combinação é fatal, e ainda pra completar o conjunto ela tem o YPVS, uma espécie de turbo que parece mais um canhão que é acionado quando chega aos 5.000 RPM e pra terminar ela não tem freio de motor, solta o acelerador e ela vai embora. Então o Over Driver é assim? Eu não sabia.
Abraço!
_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº7
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
Xann escreveu:breno escreveu:Uma característica da "over-drive" é q. nessa marcha não há freio-motor,. embora o motor tracione como na "direta". Se "tirar o pé", é como se estivesse em ponto morto...
Aí Breno, as Vemag tinham um botão no painel justamente com essa finalidade. Vai entender né! Já pesquisei sobre esse recurso nas Vemag mas o máximo que eu consegui foi algo dizendo que aquilo era pra liberar as rodas, será que é isso, quando solta o pé ela reduz e acionando esse recurso quando tira o pé ela fica tipo na banquela? Cara isso é muito perigoso, meu irmão tem uma RD350, moto super leve e com freio a disco duplo na frente e unico atras, daí já da pra perceber que a combinação é fatal, e ainda pra completar o conjunto ela tem o YPVS, uma espécie de turbo que parece mais um canhão que é acionado quando chega aos 5.000 RPM e pra terminar ela não tem freio de motor, solta o acelerador e ela vai embora. Então o Over Driver é assim? Eu não sabia.
Abraço!
Xann,
Nas Vemags o motor é 2 tempos então,não tem "freio-motor" esse botão deve ser tipo os que tem no caminhão,deve acionar uma "tampa" no escap p/ aumentar a pressão de saída dos gases fazendo assim,o freio-motor...
Sobre o YPVS da "viúva-negra",não psso nem ver essas 4 letra que dá vontade de chorar pena que o que vai num volta
Até mais
100
Xann- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 10394
Idade : 48
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008
- Mensagem nº8
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
É mesmo cara, o que houve? Só se vc puder falar é claro.
_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº9
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
Xann escreveu:É mesmo cara, o que houve? Só se vc puder falar é claro.
Vendí a minha e tenho saudades até hoje
Só de ouvir estas palavras já até arrepio
Quando vejo uma ou uma DT200R hummmmmmmmmmmmm aquele cheirinho de óleo 2 tempos na minha eu andava com M50 e no alcool ainda hehehehe
Até mais
100
Xann- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 10394
Idade : 48
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008
- Mensagem nº10
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
Amigos, olha eu aqui de novo com mais uma dúvida.
Seguinte, vendo o vídeo comemorativo da chevrolet em um certo momento eles falam que o câmbio do 92 é 5 marchas com Over Drive, alguém poderia me explicar com funciona o Over Drive no câmbio do 92??? Pra mim que era um 5 marchas normal, mas já que eles frisaram o Over Drive então quer dizer que tem algo diferente nele.
Seguinte, vendo o vídeo comemorativo da chevrolet em um certo momento eles falam que o câmbio do 92 é 5 marchas com Over Drive, alguém poderia me explicar com funciona o Over Drive no câmbio do 92??? Pra mim que era um 5 marchas normal, mas já que eles frisaram o Over Drive então quer dizer que tem algo diferente nele.
_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº11
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
Xann escreveu:Amigos, olha eu aqui de novo com mais uma dúvida.
Seguinte, vendo o vídeo comemorativo da chevrolet em um certo momento eles falam que o câmbio do 92 é 5 marchas com Over Drive, alguém poderia me explicar com funciona o Over Drive no câmbio do 92??? Pra mim que era um 5 marchas normal, mas já que eles frisaram o Over Drive então quer dizer que tem algo diferente nele.
Xann,
Over Drive é toda a relação de marcha desmultiplicada ou seja, a 4ª é 1x1 o que vem depois(relação mais longa) disto,é over drive tipo 0.87X1 sendo assim,todo carro que tem 5ª é um over drive, entendeu???
Esse câmbio ômega que fizeram p/ o Opala não foi p/ frente pois ficou muito "longe" a 3ª da 4ª over,ficou +ou- como de 3 engatar logo a 5ª ,só que não com tanta diferença...
Até mais
100
Xann- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 10394
Idade : 48
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008
- Mensagem nº12
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
100 escreveu: Over Drive é toda a relação de marcha desmultiplicada ou seja, a 4ª é 1x1 o que vem depois(relação mais longa) disto,é over drive tipo 0.87X1 sendo assim,todo carro que tem 5ª é um over drive, entendeu??? 100
Ah tá beleza 100, agora "intindí". Obrigado.
_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº13
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
Xann escreveu:100 escreveu: Over Drive é toda a relação de marcha desmultiplicada ou seja, a 4ª é 1x1 o que vem depois(relação mais longa) disto,é over drive tipo 0.87X1 sendo assim,todo carro que tem 5ª é um over drive, entendeu??? 100
Ah tá beleza 100, agora "intindí". Obrigado.
Belesma então Xann...
Até mais
100
garciapepe22- Opaleiro
- Número de Mensagens : 139
Idade : 38
Localização : Arapongas
Modelo do carro : Diplomata SE
Cilindros : 6
Data de inscrição : 08/02/2012
- Mensagem nº14
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
100 escreveu:Xann escreveu:Amigos, olha eu aqui de novo com mais uma dúvida.
Seguinte, vendo o vídeo comemorativo da chevrolet em um certo momento eles falam que o câmbio do 92 é 5 marchas com Over Drive, alguém poderia me explicar com funciona o Over Drive no câmbio do 92??? Pra mim que era um 5 marchas normal, mas já que eles frisaram o Over Drive então quer dizer que tem algo diferente nele.
Xann,
Over Drive é toda a relação de marcha desmultiplicada ou seja, a 4ª é 1x1 o que vem depois(relação mais longa) disto,é over drive tipo 0.87X1 sendo assim,todo carro que tem 5ª é um over drive, entendeu???
Esse câmbio ômega que fizeram p/ o Opala não foi p/ frente pois ficou muito "longe" a 3ª da 4ª over,ficou +ou- como de 3 engatar logo a 5ª ,só que não com tanta diferença...
Até mais
100
Nem todos 100. As BM´s a quinta é que é direta pra diminuir o nível de ruído do cambio em uso rodoviario.
rudss- Opaleiro
- Número de Mensagens : 155
Idade : 44
Localização : mg
Modelo do carro : gran luxo,special,standart,SS
Cilindros : 6+6+6+4ss
Data de inscrição : 19/02/2012
- Mensagem nº15
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
O paulo emilio tem 2 dessas caixas, nos carros dele
garciapepe22- Opaleiro
- Número de Mensagens : 139
Idade : 38
Localização : Arapongas
Modelo do carro : Diplomata SE
Cilindros : 6
Data de inscrição : 08/02/2012
- Mensagem nº16
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
breno escreveu:Uma característica da "over-drive" é q. nessa marcha não há freio-motor,. embora o motor tracione como na "direta". Se "tirar o pé", é como se estivesse em ponto morto...
Esses sistemas de overdrive com roda livre existiram em carros que possuiam uma caixa de overdrive separada da caixa original ou ainda acoplada atrás da mesma. Daí sim, quando o OV estava acionado ele não possuia freio motor. Imagina que maravilha, uma banguela engatado e na marcha lenta kkk.
O funcionamento da embreagem unidirecional é parecido com as roda-livre de bicicleta.
Reparem que há uma "caixa" no lugar que seria a rabeta do câmbio.
São desse carrinho aqui:
http://www.sportscarshop.com/1961-triumph-tr3-overdrive/
wyllerson punk- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6736
Idade : 51
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº17
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
ja tive rd e nao quero mais nunca... aquilo esquenta atoa, e a minha tinha radiador auxiliar montado sob o banco com ventoinha. e mesmo assim fervia na estrada...
andar ela anda muito, muito rapida pra alcançar altas velocidades, mas prefiro a cb 400 q troquei nela...
andar ela anda muito, muito rapida pra alcançar altas velocidades, mas prefiro a cb 400 q troquei nela...
Leo773- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2162
Idade : 34
Localização : Paraná
Modelo do carro :
Opala SS4 76/76 Branco
Opala Diplomata SE 4.1/S 89/89 Preto
_________________________
Data de inscrição : 03/09/2012
- Mensagem nº18
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
Bomm agora eu fiquei na duvida.
aqui o pessoal Se refere o OverDrive, como uma marcha sobressalente, para que haja uma economia de combustivel,menos emissão de ruidos etc..,
Nos carros atuais novos e tal chamador Plastimoveis.. kkkkkkkk
essa Funcao Over Drive O/D serve como uma força a mais no motor
por exemplo voce a 150 Km/h em 4ºmarcha precisa ultrapassar algo, acionando o O/D seria uma suporta REdução imediata a3ºmarcha para que o carro tenha folego por exeplo uma subida, Falo porque já tive e já usei o O/D, e que é muito util...
Mas ai vem a questão.. sera q inventaram pra economia e depois mudaram pra uma força extra???? ou alguem ta comendo barriga ahhaha
Abraços!
aqui o pessoal Se refere o OverDrive, como uma marcha sobressalente, para que haja uma economia de combustivel,menos emissão de ruidos etc..,
Nos carros atuais novos e tal chamador Plastimoveis.. kkkkkkkk
essa Funcao Over Drive O/D serve como uma força a mais no motor
por exemplo voce a 150 Km/h em 4ºmarcha precisa ultrapassar algo, acionando o O/D seria uma suporta REdução imediata a3ºmarcha para que o carro tenha folego por exeplo uma subida, Falo porque já tive e já usei o O/D, e que é muito util...
Mas ai vem a questão.. sera q inventaram pra economia e depois mudaram pra uma força extra???? ou alguem ta comendo barriga ahhaha
Abraços!
parra- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1631
Localização : Campinas-SP
Modelo do carro : Caravan 1983
Cilindros : 4
Data de inscrição : 08/04/2009
- Mensagem nº19
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
o que entendo de Overdrive ... é a última marcha do carro, sendo que ela não da final, e quando da é mais demorado que na anterior, sendo a mesa usada para amansar o giro e consumir menos além de dar mais conforto em viagens.
parra- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1631
Localização : Campinas-SP
Modelo do carro : Caravan 1983
Cilindros : 4
Data de inscrição : 08/04/2009
- Mensagem nº20
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
o que entendo de Overdrive ... é a última marcha do carro, sendo que ela não da final, e quando da é mais demorado que na anterior, sendo a mesa usada para amansar o giro e consumir menos além de dar mais conforto em viagens.
garciapepe22- Opaleiro
- Número de Mensagens : 139
Idade : 38
Localização : Arapongas
Modelo do carro : Diplomata SE
Cilindros : 6
Data de inscrição : 08/02/2012
- Mensagem nº21
Re: Over Drive, Alguém já ouviu falar?
parra escreveu:o que entendo de Overdrive ... é a última marcha do carro, sendo que ela não da final, e quando da é mais demorado que na anterior, sendo a mesa usada para amansar o giro e consumir menos além de dar mais conforto em viagens.
Exatamente. Sempre que o fabricante lança um carro com a última última marcha desmultiplicada em que só consegue atingir a velocidade máxima declarada em uma marcha anterior chamam de overdrive. No Logus por exemplo o 1.8 atingia a máxima em 4a e a 5a era over, já no 1.6 a máxima era em 5a e essa marcha era mais curta.
|
|
Ontem à(s) 12:28:10 por lucas krause
» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Ontem à(s) 10:29:24 por Paulo Corso
» Instalação de rádio
Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc
» CATÁLOGO DE CORES
Ter 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Seg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos
» Esquema Chave de seta / buzina opala 72
Seg 22 Abr - 17:12:22 por RHCESPECIAL1974
» Preparação para um Diferencial novo Dana 44.3
Seg 22 Abr - 15:44:36 por ernani paulo damasceno
» Cambio CLARK 2205B
Seg 22 Abr - 8:37:33 por Americo
» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Dom 21 Abr - 10:06:52 por chevy250