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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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Queima de bobina opala injetado

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kelvisson
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Queima de bobina opala injetado

Mensagem por kelvisson em Qua 13 Jul - 20:20:34

Eai galera


Pessoal estou tendo um problema aqui com o opala, é o seguinte:

Opala 4cc injetado com distribuidor hall, bobina mi 3 pinos, 4 bicos, tudo controlado por uma Fueltech FT250.

Esses dias rodando normal com o carro do nada o motor desligou e quando fui checar , a bobina tinha trincado e estava escapando centelha fazendo o carro não ligar, até aí td bem, só q quando fui colocar outra bobina o motor só fez ligar por 3 segundos e desligou novamente, ficando sem centelha alguma. Fiz o teste da bobina e estava queimada o enrolamento primario, comprei outra bobina agora BOSCH, a anterior era DELPHI, antes de ligar a bobina eu verifiquei se a fiação estava certa com a ajuda do multimetro e do manual da FT250 e td está correto, as fiações e tensões tudo no seu lugar, só q quando coloquei a bobina nova ficou ligado por aprox. 1min e queimou denovo.

O q pode estar acontecendo?

Será q há falta de aterramento na base da bobina ?

As configurações da FT estão corretas q eu verifiquei tudo.

Desde já agradeço a atenção

Valeu
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Ayres@opala
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por Ayres@opala em Qui 14 Jul - 14:23:44

Se o módulo é original talvez não seja compatível com a bobina, funciona até certo ponto.

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GustavoBraga
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por GustavoBraga em Qui 14 Jul - 16:19:47

A configuração de dwell nao está muito alta pra esse tipo de bobina que tu ta usando?
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tcheco 8687
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por tcheco 8687 em Qui 14 Jul - 17:25:22

qual era a bobina que vc usava e durou bom tempo,
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kelvisson
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por kelvisson em Sex 15 Jul - 6:25:22

Utilizo distribuidor hall com a bobina mi 3 pinos...o tempo de dwell ta 3,60ms coloquei uma bobina delphi e não aguentou dai coloquei uma bosch levou 1 min funcionando.

A bobina q estava antes de tudo acontecer era bosch tb.

Creio que não seja configuração pq esta do mesmo jeito q era antes de dar problema.
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Ayres@opala
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por Ayres@opala em Sex 15 Jul - 15:57:03

Não entendo dessas teorias elétricas, mas quando me refiro ao conjunto módulo original/bobina mi é pq já queimei algumas em 2meses, 1mes, 3meses dependendo marca da mi. Voltei para a bosch cilíndrica original/módulo original e não tive mais problemas, por isso cheguei à conclusão da não compatibilidade entre módulo original/bobina mi.
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adpachec
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por adpachec em Sex 15 Jul - 16:23:29

O manual pede que o fio preto do módulo seja ligado direto no negativo da bateria,nunca na lataria.

Para bobinas de dois fios a resistência interna delas (enrolamento primário) tem que ser superior a 0,7 ohms, e a ligação sempre no modo 03 fios ou queimará a bobina.

7.1 Ignição com Distribuidor
Ao usar a injeção em conjunto com um distribuidor hall, a única saída de ignição utilizada é a letra A. Este
fio deve acionar uma bobina já com módulo de ignição integrado ou um módulo de potência de ignição.
7.1.1 Bobina com módulo de ignição integrado
São bobinas com no mínimo 3 fios de entrada e apenas uma
saída para cabo de vela, como a do VW Gol Mi, de 3 fios. Recomenda-se
usar tempo de carga (Dwell) em torno de 3,60ms a fim de proteger estas
bobinas de qualquer sobrecarga.Com bobinas deste tipo, o parâmetro
“Saída de Ignição”deve ser configurado como “SparkPRO / 3 fios”. Caso
seja selecionada a saída erroneamente, a bobina será danificada em
poucos segundos.

A ligação desta bobina é:
Pino 1:Terra de Potência (terra no cabeçote)
Pino 2:Saída de Ignição A da FuelTech
Pino 3: Positivo 12V de potência
7.1.2 FuelTech SparkPRO-1 com bobina sem módulo de ignição
O módulo FuelTech SparkPRO-1 é uma ignição indutiva de alta energia que possui uma excelente relação
custo/benefício e pode ser utilizado com qualquer bobina simples (sem ignição interna) de 2 fios. São
recomendadas as bobinas com menor resistência possível no primário para um melhor aproveitamento do
potencial da SparkPRO-1 como, por exemplo, a bobina do VW AP Mi de 2 fios (Código Bosch F 000 ZS0 105). A
resistência mínima do primário da bobina deve ser 0,7 ohms, abaixo disso o SparkPRO será danificado.
Procure colocar este módulo o mais próximo possível da bobina de ignição.
Aviso Importante sobre a SparkPRO-1: O tempo de carga (Dwell) excessivo pode queimar o SparkPRO e a
bobina. Recomenda-se utilizar um Dwell de 3,60ms e observar a temperatura deste em funcionamento normal do
motor. Caso esquente muito, baixe imediatamente o Dwell. Tome muito cuidado!

Importante: Na configuração da Ignição selecione a saída como “SparkPRO / 3 fios”. Caso seja
selecionada a saída erroneamente, o módulo será danificado em poucos segundos!

7.1.3 Módulo de ignição capacitiva (MSD 6A, MSD 7AL, Crane, Mallory, etc)
A saída de ignição da FuelTech deve ser conectada ao módulo de ignição de potência (normalmente fio
branco).A instalação destes módulos de ignição deve seguir exatamente as instruções do manual do fabricante,
apenas com a captação do sinal de ignição vindo da FuelTech.Utilize a bobina recomendada pelo fabricante do
módulo de ignição.
Observações importantes:
- Coloque este módulo de ignição o mais próximo possível da bobina, nunca dentro do habitáculo do
veículo, sob risco de interferências nos equipamentos eletrônicos.
- Deixar os fios que vão do módulo de ignição até a bobina com o menor comprimento possível.
-Na Configuração da Ignição selecione a saída “MSD e Similares”.
-Não é possível controlar o Dwell de ignição utilizando módulos deste tipo
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frederico santos
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por frederico santos em Sab 16 Jul - 8:55:46

Ayres@opala escreveu:Não entendo dessas teorias elétricas, mas quando me refiro ao conjunto módulo original/bobina mi é pq já queimei algumas em 2meses, 1mes, 3meses dependendo marca da mi. Voltei para a bosch cilíndrica original/módulo original e não tive mais problemas, por isso cheguei à conclusão da não compatibilidade entre módulo original/bobina mi.

Cada caso é um caso, ja usei uma que esquentava muito um bom tempo, só estragou por o infeliz do capoteiro deixou a ignição ligada, essa poderia ter algum problema iminente mais a frente . Comprei outra de um integrante daqui do forum mesmo, usada, corrigi o aquecimento excessivo e esta comigo a anos até hj. Só uso MI  original bosch. . Já vi bobina MI sendo usada em opala de rua/ pista com mais de 300cvs  com uso de modulo MSD. Inclusive foi rodando de Santo Andre´para o AIC sem problemas algum. Geralmente são detalhes que não nos atentamos ou desconhecidos que causam esses transtornos.
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kelvisson
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por kelvisson em Qui 21 Jul - 19:28:36

Pois eh adpachec, está tudo dessa mesma maneira como manda o manual e já refiz a fiação completamente troquei todos os fios e conectores e ainda queima, já eh a terceira agora...

Não sei o q olhar... será q o sensor hall do distribuidor esta ruim ? Mandando sinal direto ?

Valeu
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por adpachec em Qui 21 Jul - 23:58:39

Liga e mede a tensão entre os polos, ACHO que na BOSCH é 3,5 volts entre os Pólos no multímetro.
Mede o aterramento do Bloco.
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por Edu Tsuzuki em Sex 22 Jul - 6:19:34

Oi,não sei como funciona a Fueltec,nas megasquirt,tem uma opção de inverter o sinal da saída da bobina,que vai depender do modulo de ignição
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Mesmo Problema

Mensagem por Ltrevelin em Sex 11 Ago - 12:43:06

Olá amigos. Boa tarde.
Registrei só por causa desse tópico.
Tenho um gol 90, também com FT250, e estou tendo o mesmo problema de queima de bobina.
Já cansei de conversar com a assistência da FT via WhatsApp, eles alegam falta de aterramento.
Fiz todos os procedimentos como manda o manual e como o técnico passo por whats. Tá tudo perfeito, cheguei a trocar o conector e também a aterrar no mesmo fio o negativo da bateria junto ao massa.
Este problema vêm desde dez/2016.
Semana passada comprei 2 bobinas, daquelas genéricas vendidas no mercado livre. Ainda não instalei.
Conversei com um preparador aqui da cidade e o mesmo disse que fez alguns testes no dinamômetro alterando o dwell. Falou ainda que um dwell de 3.20ms não altera em nada a potência e que a bobina parece estar desligada (não esquenta nada). Também relata que toda preparação ele coloca esse valor, e que nunca mais teve problema com queima de bobinas.
Quero deixar claro que ainda não testei. Assim que fizer, aviso aqui aos colegas.
Mesmo assim ainda acho que é problema na FT250.
Assim que testar, aviso aqui aos colegas.
Se alguém já resolveu, ajuda aí!
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por adpachec em Sex 11 Ago - 18:57:47

Ltrevelin escreveu:Olá amigos. Boa tarde.
Registrei só por causa desse tópico.
Tenho um gol 90, também com FT250, e estou tendo o mesmo problema de queima de bobina.
Já cansei de conversar com a assistência da FT via WhatsApp, eles alegam falta de aterramento.
Fiz todos os procedimentos como manda o manual e como o técnico passo por whats. Tá tudo perfeito, cheguei a trocar o conector e também a aterrar no mesmo fio o negativo da bateria junto ao massa.
Este problema vêm desde dez/2016.
Semana passada comprei 2 bobinas, daquelas genéricas vendidas no mercado livre. Ainda não instalei.
Conversei com um preparador aqui da cidade e o mesmo disse que fez alguns testes no dinamômetro alterando o dwell. Falou ainda que um dwell de 3.20ms não altera em nada a potência e que a bobina parece estar desligada (não esquenta nada). Também relata que toda preparação ele coloca esse valor, e que nunca mais teve problema com queima de bobinas.
Quero deixar claro que ainda não testei. Assim que fizer, aviso aqui aos colegas.
Mesmo assim ainda acho que é problema na FT250.
Assim que testar, aviso aqui aos colegas.
Se alguém já resolveu, ajuda aí!

Está usando o resistor no positivo da bobina?

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Resistência

Mensagem por Ltrevelin em Seg 14 Ago - 6:11:07

Olá amigo.
Não uso resistência. No manual da injeção não diz nada sobre isso, e nunca o técnico me passou alguma informação.
Mas resolve?
A resistência é de quantos Ohm e Whats?
Não limita muito a corrente?
Abraço.
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por adpachec em Seg 14 Ago - 11:02:28

Sim, a função é reduzir a corrente, as bobinas modernas e a Bosch vermelha trabalha com corrente menor.
Ou improvisa uma bobina para testar e não gastar com o resistor.

http://www.opaleirosdoparana.com/t42239-opala-4-cilindro-falhando

Rodei um tempão com ela, como não deu mais problemas na bobina aí comprei o resistor.

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Bobina

Mensagem por Ltrevelin em Seg 14 Ago - 14:55:59

Então amigo.
A bobina em questão é a do MI 3 fios. Ou seja, ela é 3 fios porque tem módulo integrado. Em um fio liga o positivo, no outro o negativo, e no terceiro o de pulso (que deve ser +) mandado pela injeção/ignição.
Estou pensando em colocar um resistor de 22 a 47R em série com o fio de pulso, pois tô achando que é a ignição que está com problema, mandando uma tensão alta ou coisa do tipo... Haja visto que o aterramento está tudo correto.
Essa sua bobina da foto, tentei montar um módulo pra ela. Até funcionou, mas a fagulha ficou fraca.
Testarei com o dwell menor, como falei anteriormente.
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por adpachec em Seg 14 Ago - 17:49:43

Putz.....

"É meió ixplicá"....

Na bobina comum a faísca se dá quando o platinado se abre e por indução a energia "salta" do enrolamento primário para o secundário sofrendo uma queda na corrente e aumento na tensão.
Para ajustar o momento de disparo se acerta o ponto distribuidor.

Na ignição eletrônica o platinado foi substituído por um sensor indutivo ou hall.

Na injeção a bobina de três pinos um é 12 volts outro ao sensor e um é o terra.
Ao ajustar o dwell se regula o tempo de carga com base no tempo em que o circuito ficará aberto (como um platinado) para a descarga.
Então o que queima é a corrente na bobina causada pelo positivo.
O fio da injeção é um mero segmento.



E outra coisa, todo circuito indutor tem um diodo para evitar a descarga e queima da bobina, diodo em paralelo.

D1... dentro do módulo...



Entendeu?
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Bobina

Mensagem por Ltrevelin em Ter 15 Ago - 6:18:11

Então amigo.
É isso aí mesmo que vc explicou...
Só fiquei com uma dúvida ainda: por quê queima?!

Sobre o circuito do módulo, é isso mesmo, mas não sei o motivo que a bosch só tem o transístor no módulo. Seria tudo integrado?! Todas outras que eu abri tinha esse circuito aí, com 1 transístor NPN, 1 resistor e 1 diodo zener, mas o diodo não era em paralelo, e sim em série.

Enfim, talvez não me expressei bem no início.

O que consegui notar, é que queima o módulo, a bobina em si (primário + secundário) não está queimada, mas pode estar danificada.

Explico melhor: Quando você tira o módulo, ela fica a mesma bobina de 2 terminais (que encontra em kombi, etc...). E se você aciona esses 2 terminais, sai centelha. Porém é fraca.

Então agora:
1) Será o primário em curto/danificado que levou a queima do módulo?;
2) Será o módulo que danificou o primário?;
3) Será que o dwell (tempo de carga) não estava acima do suportado pelo primário? Danificando o primário e posterior queima do módulo?;

Os técnicos da FT dizem que o que queima bobina é a diferença de tensão entre o aterramento e o negativo. Mas já fiz refiz, medi e está tudo correto.

Infelizmente ainda estamos na luta!
Abraço!

P.S: achei que "putz" só falava aqui na região!
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por adpachec em Ter 15 Ago - 8:35:18

Se utiliza o sistema spark da fuel ele pede bobina com no mínimo 0,7 ohms no primário, a MI tem 0,45 ohms no primário então precisa resistência.

Se utiliza a caixa módulo original o fuel amplifica o sinal de entrada que aumenta a corrente de saída, então se usa resistência.

Em ambos os casos ou queima o módulo ou a bobina.
Dwell de 3,60 milissegundos na MI.

É Uma bobina por cilindro?
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Mensagem por Ltrevelin em Ter 15 Ago - 9:28:10

Bom dia.

Em questão é somente uma bobina. Bobina MI com módulo integrado.

Mais detalhes:
Gol quadrado 90/90;
Fueltech FT250;
Distribuidor com sensor hall;
4 bicos 80lbs;
Motor AP 1.8 gas standard (roda no etanol);
comando 49H (não é G);
Turbina Master Power .42/.48 (acho...);
Roda no máx 1,2 Kg.

adpachec, vc tá certinho!
É exatamente isso que descreve no manual da FT.

No meu caso, a saída configurada na FT é "Spark Pro 3 fios", que é a configuração para bobinas com módulo.
Essa mesma configuração é para o módulo spark pro da fueltech + bobina simples.

Agora no manual diz claramente que: para a bobina MI, o tempo dwell recomendado é em torno de 3,60ms.

Um pouco mais adiante, "para módulos Spark Pro": "Aviso Importante sobre a SparkPRO-1: O tempo de carga (Dwell) excessivo pode queimar o SparkPRO e a bobina. Recomenda-se utilizar um Dwell de 3,60ms e observar a temperatura deste em funcionamento normal do motor. Caso esquente muito, baixe imediatamente o Dwell. Tome muito cuidado! Importante: Na configuração da Ignição selecione a saída como “SparkPRO / 3 fios”. Caso a saída seja configurada de forma incorreta, o módulo será danificado em poucos segundos!".

Por isso que ainda acho que possa ser o dwell.
Na verdade, o defeito deve estar aqui: "em torno de".

Vou ver se consigo instalar amanhã (quarta). Daí mando notícias.

Abraço e obrigado aí!
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Problema continua

Mensagem por Ltrevelin em Qua 16 Ago - 6:18:57

Bom dia a todos.

Como relatei ontem (terça), iria instalar a bobina nova hoje, mas acabei isntalando ontem mesmo!

Antes da primeira partida, diminuí o dwell de 3,60ms, para 3,20ms.

Dei partida no carro e pareceu gonorréia (bateu, pegou)!!!

Funcionou perfeitamente durante uns 7-8 segundos, daí novamente o carro começou a falhar. Já desliguei e fui colocar a mão na bobina, que estava fria. Dei partida novamente e aconteceu o mesmo. Tentei manter ligado, mesmo falhando, mas apagou. Imediatamente dei outra partida e já ligou falhando. Esperei 10 segundos e nova partida, daí funciona piano durante 7-8 segundos e volta a falhar.

Repeti isso por várias vezes, e todas aconteceram a mesma coisa. Só cheguei a uma conclusão: defeito na FT250.

Vou entrar em contato com o suporte da FT e ver como proceder.

Conforme o andamento, mando um alô pra vocês.

Se alguém tiver uma idéia, por favor, manda aí!

Ah, hoje vou trocar todos os relés de contato. Pensei em ser eles que podem estar esquentando e diminuindo a corrente da bobina.

Grande abraço.
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Detalhe

Mensagem por Ltrevelin em Qua 16 Ago - 7:40:40

Só mais um detalhe...

Quando fica falhando, parece estar fora de ponto, inclusive com aqueles estouros! Parece que o two step está ativado.
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por adpachec em Qua 16 Ago - 13:24:13

Ajuste o dwell como pede, 3,60 milissegundos e a resistência do enrolamento primário.

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Re: Queima de bobina opala injetado

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