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Queima de bobina opala injetado

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kelvisson
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Queima de bobina opala injetado

Mensagem por kelvisson em Qua 13 Jul - 20:20:34

Eai galera


Pessoal estou tendo um problema aqui com o opala, é o seguinte:

Opala 4cc injetado com distribuidor hall, bobina mi 3 pinos, 4 bicos, tudo controlado por uma Fueltech FT250.

Esses dias rodando normal com o carro do nada o motor desligou e quando fui checar , a bobina tinha trincado e estava escapando centelha fazendo o carro não ligar, até aí td bem, só q quando fui colocar outra bobina o motor só fez ligar por 3 segundos e desligou novamente, ficando sem centelha alguma. Fiz o teste da bobina e estava queimada o enrolamento primario, comprei outra bobina agora BOSCH, a anterior era DELPHI, antes de ligar a bobina eu verifiquei se a fiação estava certa com a ajuda do multimetro e do manual da FT250 e td está correto, as fiações e tensões tudo no seu lugar, só q quando coloquei a bobina nova ficou ligado por aprox. 1min e queimou denovo.

O q pode estar acontecendo?

Será q há falta de aterramento na base da bobina ?

As configurações da FT estão corretas q eu verifiquei tudo.

Desde já agradeço a atenção

Valeu

Ayres@opala
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por Ayres@opala em Qui 14 Jul - 14:23:44

Se o módulo é original talvez não seja compatível com a bobina, funciona até certo ponto.


GustavoBraga
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por GustavoBraga em Qui 14 Jul - 16:19:47

A configuração de dwell nao está muito alta pra esse tipo de bobina que tu ta usando?

tcheco 8687
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por tcheco 8687 em Qui 14 Jul - 17:25:22

qual era a bobina que vc usava e durou bom tempo,

kelvisson
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por kelvisson em Sex 15 Jul - 6:25:22

Utilizo distribuidor hall com a bobina mi 3 pinos...o tempo de dwell ta 3,60ms coloquei uma bobina delphi e não aguentou dai coloquei uma bosch levou 1 min funcionando.

A bobina q estava antes de tudo acontecer era bosch tb.

Creio que não seja configuração pq esta do mesmo jeito q era antes de dar problema.

Ayres@opala
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por Ayres@opala em Sex 15 Jul - 15:57:03

Não entendo dessas teorias elétricas, mas quando me refiro ao conjunto módulo original/bobina mi é pq já queimei algumas em 2meses, 1mes, 3meses dependendo marca da mi. Voltei para a bosch cilíndrica original/módulo original e não tive mais problemas, por isso cheguei à conclusão da não compatibilidade entre módulo original/bobina mi.

adpachec
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por adpachec em Sex 15 Jul - 16:23:29

O manual pede que o fio preto do módulo seja ligado direto no negativo da bateria,nunca na lataria.

Para bobinas de dois fios a resistência interna delas (enrolamento primário) tem que ser superior a 0,7 ohms, e a ligação sempre no modo 03 fios ou queimará a bobina.

7.1 Ignição com Distribuidor
Ao usar a injeção em conjunto com um distribuidor hall, a única saída de ignição utilizada é a letra A. Este
fio deve acionar uma bobina já com módulo de ignição integrado ou um módulo de potência de ignição.
7.1.1 Bobina com módulo de ignição integrado
São bobinas com no mínimo 3 fios de entrada e apenas uma
saída para cabo de vela, como a do VW Gol Mi, de 3 fios. Recomenda-se
usar tempo de carga (Dwell) em torno de 3,60ms a fim de proteger estas
bobinas de qualquer sobrecarga.Com bobinas deste tipo, o parâmetro
“Saída de Ignição”deve ser configurado como “SparkPRO / 3 fios”. Caso
seja selecionada a saída erroneamente, a bobina será danificada em
poucos segundos.

A ligação desta bobina é:
Pino 1:Terra de Potência (terra no cabeçote)
Pino 2:Saída de Ignição A da FuelTech
Pino 3: Positivo 12V de potência
7.1.2 FuelTech SparkPRO-1 com bobina sem módulo de ignição
O módulo FuelTech SparkPRO-1 é uma ignição indutiva de alta energia que possui uma excelente relação
custo/benefício e pode ser utilizado com qualquer bobina simples (sem ignição interna) de 2 fios. São
recomendadas as bobinas com menor resistência possível no primário para um melhor aproveitamento do
potencial da SparkPRO-1 como, por exemplo, a bobina do VW AP Mi de 2 fios (Código Bosch F 000 ZS0 105). A
resistência mínima do primário da bobina deve ser 0,7 ohms, abaixo disso o SparkPRO será danificado.
Procure colocar este módulo o mais próximo possível da bobina de ignição.
Aviso Importante sobre a SparkPRO-1: O tempo de carga (Dwell) excessivo pode queimar o SparkPRO e a
bobina. Recomenda-se utilizar um Dwell de 3,60ms e observar a temperatura deste em funcionamento normal do
motor. Caso esquente muito, baixe imediatamente o Dwell. Tome muito cuidado!

Importante: Na configuração da Ignição selecione a saída como “SparkPRO / 3 fios”. Caso seja
selecionada a saída erroneamente, o módulo será danificado em poucos segundos!

7.1.3 Módulo de ignição capacitiva (MSD 6A, MSD 7AL, Crane, Mallory, etc)
A saída de ignição da FuelTech deve ser conectada ao módulo de ignição de potência (normalmente fio
branco).A instalação destes módulos de ignição deve seguir exatamente as instruções do manual do fabricante,
apenas com a captação do sinal de ignição vindo da FuelTech.Utilize a bobina recomendada pelo fabricante do
módulo de ignição.
Observações importantes:
- Coloque este módulo de ignição o mais próximo possível da bobina, nunca dentro do habitáculo do
veículo, sob risco de interferências nos equipamentos eletrônicos.
- Deixar os fios que vão do módulo de ignição até a bobina com o menor comprimento possível.
-Na Configuração da Ignição selecione a saída “MSD e Similares”.
-Não é possível controlar o Dwell de ignição utilizando módulos deste tipo

frederico santos
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por frederico santos em Sab 16 Jul - 8:55:46

Ayres@opala escreveu:Não entendo dessas teorias elétricas, mas quando me refiro ao conjunto módulo original/bobina mi é pq já queimei algumas em 2meses, 1mes, 3meses dependendo marca da mi. Voltei para a bosch cilíndrica original/módulo original e não tive mais problemas, por isso cheguei à conclusão da não compatibilidade entre módulo original/bobina mi.

Cada caso é um caso, ja usei uma que esquentava muito um bom tempo, só estragou por o infeliz do capoteiro deixou a ignição ligada, essa poderia ter algum problema iminente mais a frente . Comprei outra de um integrante daqui do forum mesmo, usada, corrigi o aquecimento excessivo e esta comigo a anos até hj. Só uso MI  original bosch. . Já vi bobina MI sendo usada em opala de rua/ pista com mais de 300cvs  com uso de modulo MSD. Inclusive foi rodando de Santo Andre´para o AIC sem problemas algum. Geralmente são detalhes que não nos atentamos ou desconhecidos que causam esses transtornos.

kelvisson
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por kelvisson em Qui 21 Jul - 19:28:36

Pois eh adpachec, está tudo dessa mesma maneira como manda o manual e já refiz a fiação completamente troquei todos os fios e conectores e ainda queima, já eh a terceira agora...

Não sei o q olhar... será q o sensor hall do distribuidor esta ruim ? Mandando sinal direto ?

Valeu

adpachec
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por adpachec em Qui 21 Jul - 23:58:39

Liga e mede a tensão entre os polos, ACHO que na BOSCH é 3,5 volts entre os Pólos no multímetro.
Mede o aterramento do Bloco.

Edu Tsuzuki
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Re: Queima de bobina opala injetado

Mensagem por Edu Tsuzuki em Sex 22 Jul - 6:19:34

Oi,não sei como funciona a Fueltec,nas megasquirt,tem uma opção de inverter o sinal da saída da bobina,que vai depender do modulo de ignição

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Re: Queima de bobina opala injetado

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