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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  Empty Marcador de Temperatura e Ar condicionado !

    Mensagem por Andre Gimenes Qui 8 Fev - 16:04:30

    Olá meus amigos, venho pedir uma ajuda, o marcador da temperatura do meu opala um diplo 89/90 estava sempre marcando no vermelho mesmo com o carro gelado, comprei uma cebolinha de temperatura nova, instalei, funcionou perfeitamente, marcando no meio tudo certo ventoinha ligando temperatura abaixava normal, porem minha alegria foi por pouco tempo, funcionou durante uns 5 minutos e logo voltou para o vermelho !! o que pode serrr ??? troquei o fio também que vai ligado na cebolinha e vai até um conector próximo da parede corta fogo !! fiz um trampo caprichado terminalzinho, conector tudo certo e funcionou por pouco tempo kkkkk, outra duvida, hj mesmo fui em duas oficinas de Ar condicionado, um deles me falou que não poderia colocar o gás R134a porque não é compatível com o óleo e se colocasse iria travar meu compressor !!! fui em outro e ele me disse que pode colocar normalmente q n vai ter problema de travamento !!!  sera que pode colocar o r134a e colocar um militec junto pra ficar mais garantido ? me ajudem ai !!! abração !!!!!

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    Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  Empty Re: Marcador de Temperatura e Ar condicionado !

    Mensagem por Rubão6cc Qui 8 Fev - 16:13:52

    Caraca....constatamos por meio deste relato que ainda existem oficinas de ar condicionado boca de porco em profusão...
    O negócio é o seguinte...o ar original do Opala usava o gás freon (R12) que foi abolido faz tempo. O gás substituto é o R134a. Todavia para que se possa utilizar esse gás novo no sistema do Opala (quando este ainda contém resquícios do gás antigo e óleo mineral) se faz necessário uma limpeza completa do sistema. Mais informações:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t32752-retrofit-do-ar-condicionado-explicacao?highlight=retrofit


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    Mensagem por Rubão6cc Qui 8 Fev - 16:16:28

    Sobre o seu marcador...acredito que esteja desregulado. Precisa fazer uma regulagem manual nele.


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    Mensagem por Andre Gimenes Qui 8 Fev - 16:42:50

    fala rubão meu Xará de cor de carro kkk lol! cheers, bom então sobre o A/C caso não tenha nenhum vazamento, somente a limpeza vai resolver para usar o R134a né ?? pra fazer a limpeza tem que desmontar ?? e sobre o marcador, como faço pra regular ele cara ??? desculpe a ignorância scratch Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  505453  é cara hoje em dia está dificil ficar na mão desses " Mecanicos " quando a gente começa a questionar sobre alguma coisa e ele percebe q vc entende um pouquinho q seja ja começam a gaguejar Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  986324  abraço, obrigado !
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 8 Fev - 18:03:56

    seu marcador pode estar dando aterramento em algum outro ponto....

    a cebolinha do cabeçote recebe o calor e vai aumentando a voltagem q manda pro painel....

    cebolinha fria nao tem energia....cebolinha quente tem energia dependendo da temperatura...


    porem essa energia é o negativo do relogio...o positivo é direto la no painel...pode ser q aquele fio q vc mexeu esta encostando em algum lugar da lata em outro lugar atraz do painel.....

    acontece q quando vc mexeu e trocou a cebolinha e o fio ele deve ter desencostado da onde esta dando aterramento.....5min depois pode ter voltado a encostar...


    nao acredito q ele esteja desregulado.....se funcionou 5min certinho entao nao é isso....é outra coisa.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 8 Fev - 18:33:25

    uma dica e uma recomendacao:

    faça a ligacao correta dessas mangueiras laranjadas.....isso ai nao é necessario!! tire esse reservatorio fora.

    alias na minha opiniao nem é bom deixar isso ai.....o motor trabalha com esse tipo de "respiro" vc colocando essas duas mangueiras dentro desse recipiente mesmo q ele tenha uma boa exaustao pode ser q esteja restringindo a saida do respiro...

    originalmente essas duas mangueiras sao ligadas em duas tomadas de vacuo no coletor de admissao ou no carburador ou ambos!! pra que o vacuo do motor puxe esse "respiro" pra dentro...e o motor quase q trabalha com um pequeno "vacuo" dentro.....e é saudavel pra ele!

    deixando essas mangueiras ali naquele recipiente o motor vai trabalhar com uma pequena pressao e vai ir expulsando o "respiro" por essa pressao.....mesmo pequena...mas é!

    o q isso pode acarretar: isso pode em casos mais serios estourar o retentor do virabrequim ou causar vazamento na gaxeta ou no retentor se for o motor moderno.....

    vc e muita gente pode discordar do q eu disse...dizer q é loucura...q nao tem nada a ver...bater boca etc tal.....mas pense comigo: existem motores ha 40 anos rodando com essas mangueiras ligadas certinho nos seus devidos lugares.....quase TODOS motores a alcool/gasolina tem esse respiro ligado em alguma tomada de vacuo do coletor ou do carburador.

    se reservatorio de oleo fosse bom seria item original de montadora.....

    reservatorio de oleo é usado em motores preparados...principalmente os q tem muita taxa de compressao......de vez em quando ele tira meio copo americano de oleo e alcool desse reservatorio.....

    mas em motor original isso ai só atrapalha!!!
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 8 Fev - 20:56:48

    Andre Gimenes escreveu:fala rubão meu Xará de cor de carro kkk lol! cheers, bom então sobre o A/C caso não tenha nenhum vazamento, somente a limpeza vai resolver para usar o R134a né ?? pra fazer a limpeza tem que desmontar ?? e sobre o marcador, como faço pra regular ele cara ??? desculpe a ignorância scratch Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  505453  é cara hoje em dia está dificil ficar na mão desses " Mecanicos " quando a gente começa a questionar sobre alguma coisa e ele percebe q vc entende um pouquinho q seja ja começam a gaguejar Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  986324  abraço, obrigado !

    Então..você não explicou direito como está o seu ar..está funcionando? Não está? De qualquer forma se você for dar manutenção no sistema o correto é efetuar uma limpeza completa e posterior colocação do gás r134a e do óleo compatível, até porque você não sabe o que tem lá. O básico é isso mesmo..limpeza no sistema pra que não sobre resquício nenhum do óleo mineral e posterior colocação do óleo sintético e gás r134a. Também se faz necessário trocar os selos do compressor para se adequar ao uso do gás mais atual.
    Pra regular o marcador tem que abrir o painel...tira o ponteiro com a mão...funciona o carro..e quando a ventoinha for acionada coloca o ponteiro novamente com ele apontado para o meio da escala de temperatura, sacou? Porque é no meio da escala que a ventoinha é acionada.


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    Mensagem por GustavoZorzi Qui 8 Fev - 21:10:11

    Marcos Adriano escreveu:uma dica e uma recomendacao:

    faça a ligacao correta dessas mangueiras laranjadas.....isso ai nao é necessario!! tire esse reservatorio fora.

    alias na minha opiniao nem é bom deixar isso ai.....o motor trabalha com esse tipo de "respiro" vc colocando essas duas mangueiras dentro desse recipiente mesmo q ele tenha uma boa exaustao pode ser q esteja restringindo a saida do respiro...

    originalmente essas duas mangueiras sao ligadas em duas tomadas de vacuo no coletor de admissao ou no carburador ou ambos!! pra que o vacuo do motor puxe esse "respiro" pra dentro...e o motor quase q trabalha com um pequeno "vacuo" dentro.....e é saudavel pra ele!

    deixando essas mangueiras ali naquele recipiente o motor vai trabalhar com uma pequena pressao e vai ir expulsando o "respiro" por essa pressao.....mesmo pequena...mas é!

    o q isso pode acarretar: isso pode em casos mais serios estourar o retentor do virabrequim ou causar vazamento na gaxeta ou no retentor se for o motor moderno.....

    vc e muita gente pode discordar do q eu disse...dizer q é loucura...q nao tem nada a ver...bater boca etc tal.....mas pense comigo: existem motores ha 40 anos rodando com essas mangueiras ligadas certinho nos seus devidos lugares.....quase TODOS motores a alcool/gasolina tem esse respiro ligado em alguma tomada de vacuo do coletor ou do carburador.

    se reservatorio de oleo fosse bom seria item original de montadora.....

    reservatorio de oleo é usado em motores preparados...principalmente os q tem muita taxa de compressao......de vez em quando ele tira meio copo americano de oleo e alcool desse reservatorio.....

    mas em motor original isso ai só atrapalha!!!

    Esse Engenheiro Mecânico discorda...
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    Mensagem por opala4cc Sex 9 Fev - 9:14:08

    Marcos Adriano escreveu:uma dica e uma recomendacao:

    faça a ligacao correta dessas mangueiras laranjadas.....isso ai nao é necessario!! tire esse reservatorio fora.

    alias na minha opiniao nem é bom deixar isso ai.....o motor trabalha com esse tipo de "respiro" vc colocando essas duas mangueiras dentro desse recipiente mesmo q ele tenha uma boa exaustao pode ser q esteja restringindo a saida do respiro...

    originalmente essas duas mangueiras sao ligadas em duas tomadas de vacuo no coletor de admissao ou no carburador ou ambos!! pra que o vacuo do motor puxe esse "respiro" pra dentro...e o motor quase q trabalha com um pequeno "vacuo" dentro.....e é saudavel pra ele!

    deixando essas mangueiras ali naquele recipiente o motor vai trabalhar com uma pequena pressao e vai ir expulsando o "respiro" por essa pressao.....mesmo pequena...mas é!

    o q isso pode acarretar: isso pode em casos mais serios estourar o retentor do virabrequim ou causar vazamento na gaxeta ou no retentor se for o motor moderno.....

    vc e muita gente pode discordar do q eu disse...dizer q é loucura...q nao tem nada a ver...bater boca etc tal.....mas pense comigo: existem motores ha 40 anos rodando com essas mangueiras ligadas certinho nos seus devidos lugares.....quase TODOS motores a alcool/gasolina tem esse respiro ligado em alguma tomada de vacuo do coletor ou do carburador.

    se reservatorio de oleo fosse bom seria item original de montadora.....

    reservatorio de oleo é usado em motores preparados...principalmente os q tem muita taxa de compressao......de vez em quando ele tira meio copo americano de oleo e alcool desse reservatorio.....

    mas em motor original isso ai só atrapalha!!!

    A montadora não coloca simplesmente porque não é necessário em motores originais e com boa saúde. Acredito que o dono anterior colocou o recipiente coletor de óleo porque pode estar subindo óleo para o carburador e para o coletor de admissão (pelo blow-by). Nesse caso, a traquitana instalada evita as frequentes limpezas de carburador por causa da contaminação com óleo do motor. Essa subida de óleo ocorre em motores muito gastos. O que o pessoal faz também é colocar aqueles filtros esportivos na saída da tampa de válvulas. A vantagem desse coletor de óleo é que melhora o desempenho e a economia de combustível. Porém... aumenta a emissão de poluentes. Com certeza não passa em uma inspeção veicular.
    Mas também pode ter sido colocado por frescura. Mas alguém fez algo muito bom no carro: colocou mangueiras lonadas de borracha de silicone e as excelentes braçadeiras de tuchos (feitas de aço inox) nessas mangueiras. Eu teria usado a mangueira de borracha de silicone na cor preta, mas mesmo assim foi um excelente upgrade. Ruim é apertar essas braçadeiras, pois é necessário uma chave catraca (ou uma chave de boca e muita paciência).
    Quanto ao AC, talvez alguma loja até faça limpeza com o sistema montado, mas o correto é desmontar os componentes e passar um gás de limpeza dentro deles. E ninguém que seja sério vai topar todos esses procedimentos sem antes, no mínimo, desmontar o compressor para inspeção de desgaste. No processo, trocam o rolamento, testam a bobina e trocam os selos. Mas é muito difícil hoje em dia alguma oficina de AC topar fazer esse serviço. Toma mais tempo do que mandar você comprar um compressor novo, chinês, pois preferem não arriscar. Pra você, o melhor e mais barato seria a alternativa de inspecionar o compressor antes de descartá-lo (vai que o compressor original ainda está bom?). Para a loja, o melhor seria comprar (com o seu dinheiro) direto um compressor novo, chinês.
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    Mensagem por GustavoZorzi Sex 9 Fev - 9:55:00

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:uma dica e uma recomendacao:

    faça a ligacao correta dessas mangueiras laranjadas.....isso ai nao é necessario!! tire esse reservatorio fora.

    alias na minha opiniao nem é bom deixar isso ai.....o motor trabalha com esse tipo de "respiro" vc colocando essas duas mangueiras dentro desse recipiente mesmo q ele tenha uma boa exaustao pode ser q esteja restringindo a saida do respiro...

    originalmente essas duas mangueiras sao ligadas em duas tomadas de vacuo no coletor de admissao ou no carburador ou ambos!! pra que o vacuo do motor puxe esse "respiro" pra dentro...e o motor quase q trabalha com um pequeno "vacuo" dentro.....e é saudavel pra ele!

    deixando essas mangueiras ali naquele recipiente o motor vai trabalhar com uma pequena pressao e vai ir expulsando o "respiro" por essa pressao.....mesmo pequena...mas é!

    o q isso pode acarretar: isso pode em casos mais serios estourar o retentor do virabrequim ou causar vazamento na gaxeta ou no retentor se for o motor moderno.....

    vc e muita gente pode discordar do q eu disse...dizer q é loucura...q nao tem nada a ver...bater boca etc tal.....mas pense comigo: existem motores ha 40 anos rodando com essas mangueiras ligadas certinho nos seus devidos lugares.....quase TODOS motores a alcool/gasolina tem esse respiro ligado em alguma tomada de vacuo do coletor ou do carburador.

    se reservatorio de oleo fosse bom seria item original de montadora.....

    reservatorio de oleo é usado em motores preparados...principalmente os q tem muita taxa de compressao......de vez em quando ele tira meio copo americano de oleo e alcool desse reservatorio.....

    mas em motor original isso ai só atrapalha!!!

    A montadora não coloca simplesmente porque não é necessário em motores originais e com boa saúde. Acredito que o dono anterior colocou o recipiente coletor de óleo porque pode estar subindo óleo para o carburador e para o coletor de admissão (pelo blow-by). Nesse caso, a traquitana instalada evita as frequentes limpezas de carburador por causa da contaminação com óleo do motor. Essa subida de óleo ocorre em motores muito gastos. O que o pessoal faz também é colocar aqueles filtros esportivos na saída da tampa de válvulas. A vantagem desse coletor de óleo é que melhora o desempenho e a economia de combustível. Porém... aumenta a emissão de poluentes. Com certeza não passa em uma inspeção veicular.
    Mas também pode ter sido colocado por frescura. Mas alguém fez algo muito bom no carro: colocou mangueiras lonadas de borracha de silicone e as excelentes braçadeiras de tuchos (feitas de aço inox) nessas mangueiras. Eu teria usado a mangueira de borracha de silicone na cor preta, mas mesmo assim foi um excelente upgrade. Ruim é apertar essas braçadeiras, pois é necessário uma chave catraca (ou uma chave de boca e muita paciência).
    Quanto ao AC, talvez alguma loja até faça limpeza com o sistema montado, mas o correto é desmontar os componentes e passar um gás de limpeza dentro deles. E ninguém que seja sério vai topar todos esses procedimentos sem antes, no mínimo, desmontar o compressor para inspeção de desgaste. No processo, trocam o rolamento, testam a bobina e trocam os selos. Mas é muito difícil hoje em dia alguma oficina de AC topar fazer esse serviço. Toma mais tempo do que mandar você comprar um compressor novo, chinês, pois preferem não arriscar. Pra você, o melhor e mais barato seria a alternativa de inspecionar o compressor antes de descartá-lo (vai que o compressor original ainda está bom?). Para a loja, o melhor seria comprar (com o seu dinheiro) direto um compressor novo, chinês.
    Aumentaria as emissões no caso de não utilizar um respiro correto não é o certo? Pois ao invés de jogar o óleo do cárter para a atmosfera o fábrica optou por queimar junto ao combustível ou seja vai ter uns elementos a mais na queima. Utilizando o respiro você vai colocando nessa mesma linha um filtro para evitar a presença do óleo, isso é claro em filtros que possuem a configuração do vídeo que postei acima aonde você faz a conexão com o vácuo do coletor.
    Vale lembrar que esse é um item muito usado em motores com injeção direta, pois a presença do óleo fica nos coletores pois o combustível não passa nos dutos fazendo uma ação de limpeza no mesmo.
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    Mensagem por Andre Gimenes Sex 9 Fev - 10:29:07

    Olá meus amigos, muito legal a discussão do tópico, consegui boas informações para n ser enganado por essas oficinas !!!!

    O amigo ai de cima citou o reservatório do respiro e as mangueiras azul com as abraçadeiras

    bom eu comprei esse carro dia 27/10/2016 e ele veio todo original, eu por um gosto pessoal que instalei esse respiro, faz mais de um ano instalado e não saio nada ao abrir o reservatório, o Motor esta muito bom, acredito que seja STD ainda, Estou usando óleo 15w40 nele e não sai uma fumacinha se quer !!! nem pelo respiro deixei ele funcionando aberto o respiro e não saio fumaça nenhuma kk !! o 6zão ta cheio de saúde !! Twisted Evil Very Happy

    As mangueiras eu que coloquei tbm, sempre foi meu sonho dar essa tunada no opalão kkkk apesar de alguns não gostar né !! essas abraçadeiras são muito boa, paguei 15 reais em cada, Foram 6 no total pra colocar naquela Conexão T da mangueira inferior !!! eu mesmo instalei tudo, ficou muito bom !!! e não foi difícil de apertar não as abraçadeiras, se n me engano a porca é 9 ou 10 eu tenho uma chavinha bemmm pequena que entrou nos cantinhos mais dificil ali em baixo, pois o compressor do ar atrapalha bastante nessas manutenções ! mas realmente precisou de muita paciência !

    estou com um celular muitooo ruim, pois meu iphone quebrou kkkk, mas acho que a foto da pra ver mais ou menos como ficou a parte de baixo, mas mangueiras anteriores eram originais GM ainda estavam bem cansadas, ai ja troquei pra n correr o risco de ficar na estrada por causa de mangueira né kkk !!!

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    Mensagem por Andre Gimenes Sex 9 Fev - 10:38:41

    Rubão6cc escreveu:
    Andre Gimenes escreveu:fala rubão meu Xará de cor de carro kkk lol! cheers, bom então sobre o A/C caso não tenha nenhum vazamento, somente a limpeza vai resolver para usar o R134a né ?? pra fazer a limpeza tem que desmontar ?? e sobre o marcador, como faço pra regular ele cara ??? desculpe a ignorância scratch Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  505453  é cara hoje em dia está dificil ficar na mão desses " Mecanicos " quando a gente começa a questionar sobre alguma coisa e ele percebe q vc entende um pouquinho q seja ja começam a gaguejar Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  986324  abraço, obrigado !

    Então..você não explicou direito como está o seu ar..está funcionando? Não está? De qualquer forma se você for dar manutenção no sistema o correto é efetuar uma limpeza completa e posterior colocação do gás r134a e do óleo compatível, até porque você não sabe o que tem lá. O básico é isso mesmo..limpeza no sistema pra que não sobre resquício nenhum do óleo mineral e posterior colocação do óleo sintético e gás r134a. Também se faz necessário trocar os selos do compressor para se adequar ao uso do gás mais atual.
    Pra regular o marcador tem que abrir o painel...tira o ponteiro com a mão...funciona o carro..e quando a ventoinha for acionada coloca o ponteiro novamente com ele apontado para o meio da escala de temperatura, sacou? Porque é no meio da escala que a ventoinha é acionada.

    então rubão, o ar ta parado faz anos eu acho kkkk, vou levar na oficina então e mandar fazer o que tiver que fazer, quero desfilar com os vidros fechados, trocar o rolamento da polia tbm acho q ja esta dando uma chiada,

    fazer a limpeza completa e colocar o óleo e gás e ver se o bixão vai ficar bom !!!

    se eu consegui vou por um pouco de militec né !! pois no seu topico do ar vc disse q é bom, e eu tbm ja sei dos milagres do militec o bixinho é bruto !!!

    inclusive aquele tópico me ajudou bastante jkkkk o a embreagem do compressor n tava ativando, n saia vento no painel etal, ai foi eu mexer naquele relê da parede corta fogo e voltou a funcionar heheheh valeu !!
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 9 Fev - 11:47:01

    bom se foi um gosto pessoal seu...esquece o q eu disse.....gosto é gosto....me perdoe por pedir pra vc retirar isso do seu carro......porem se nao sai nada ao abrir o reservatorio realemente ele nao esta tendo papel nenhum la a nao ser pelo motivo q vc citou......sinceramente eu deixaria as ligacoes originais....foi apenas um toque OKK OKK


    e como eu disse isso geraria controversias....o video do gustavo parei nos 10segundos por motivos obvios.....infelizmente.....


    a questao q eu digo é q centenas....milhares de engenheiros mecanicos q projetaram todos os motores (mais antigos) q eu conheco fizeram com o mesmo sistema do retorno do respiro pro vacuo......fui bem claro ao dizer q isso em motores originais nao serve pra nada.....os motores mais modernos nao conheco.....pois muitos sao mais escondidos do q o carne do financiamento pra pagar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    nao vou entrar em discussões maiores pois nao sou mecanico....estou longe disso....sou frentista de posto.....o q eu relatei foi um pouco do comentario de um amigo meu q tem uma oficina e algumas deduções minhas do pouco q conheco sobre o funcionamento do motor.

    sei q muita gente desliga essas mangueiras quando o carburador esta ruim e com a marcha lenta instavel ou ocilando....isso ajuda a estabilizar o rpm em marcha lenta....eu mesmo ja fiz muito disso ha alguns anos traz nos meu ex dois opalas q tive.....hj faço de tudo pra nao deixar desligado....
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    Mensagem por Andre Gimenes Sex 9 Fev - 12:11:35

    imagina, fica tranquilo cara, estamos aqui para compartilhar nossas opiniões e falar sobre o nosso amor em comum, os clássicos opaloes hehehehhe !!!Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  562542 é nois valeu abraço !!!!!
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    Mensagem por opala4cc Sex 9 Fev - 12:26:47

    GustavoZorzi escreveu:
    opala4cc escreveu:

    A montadora não coloca simplesmente porque não é necessário em motores originais e com boa saúde. Acredito que o dono anterior colocou o recipiente coletor de óleo porque pode estar subindo óleo para o carburador e para o coletor de admissão (pelo blow-by). Nesse caso, a traquitana instalada evita as frequentes limpezas de carburador por causa da contaminação com óleo do motor. Essa subida de óleo ocorre em motores muito gastos. O que o pessoal faz também é colocar aqueles filtros esportivos na saída da tampa de válvulas. A vantagem desse coletor de óleo é que melhora o desempenho e a economia de combustível. Porém... aumenta a emissão de poluentes. Com certeza não passa em uma inspeção veicular.
    Mas também pode ter sido colocado por frescura. Mas alguém fez algo muito bom no carro: colocou mangueiras lonadas de borracha de silicone e as excelentes braçadeiras de tuchos (feitas de aço inox) nessas mangueiras. Eu teria usado a mangueira de borracha de silicone na cor preta, mas mesmo assim foi um excelente upgrade. Ruim é apertar essas braçadeiras, pois é necessário uma chave catraca (ou uma chave de boca e muita paciência).
    Quanto ao AC, talvez alguma loja até faça limpeza com o sistema montado, mas o correto é desmontar os componentes e passar um gás de limpeza dentro deles. E ninguém que seja sério vai topar todos esses procedimentos sem antes, no mínimo, desmontar o compressor para inspeção de desgaste. No processo, trocam o rolamento, testam a bobina e trocam os selos. Mas é muito difícil hoje em dia alguma oficina de AC topar fazer esse serviço. Toma mais tempo do que mandar você comprar um compressor novo, chinês, pois preferem não arriscar. Pra você, o melhor e mais barato seria a alternativa de inspecionar o compressor antes de descartá-lo (vai que o compressor original ainda está bom?). Para a loja, o melhor seria comprar (com o seu dinheiro) direto um compressor novo, chinês.
    Aumentaria as emissões no caso de não utilizar um respiro correto não é o certo? Pois ao invés de jogar o óleo do cárter para a atmosfera o fábrica optou por queimar junto ao combustível ou seja vai ter uns elementos a mais na queima. Utilizando o respiro você vai colocando nessa mesma linha um filtro para evitar a presença do óleo, isso é claro em filtros que possuem a configuração do vídeo que postei acima aonde você faz a conexão com o vácuo do coletor.
    Vale lembrar que esse é um item muito usado em motores com injeção direta, pois a presença do óleo fica nos coletores pois o combustível não passa nos dutos fazendo uma ação de limpeza no mesmo.

    É. Quando o óleo esquenta, sua evaporação libera gases extremamente cancerígenos que devem ser levados para a câmara de combustão para serem queimados.
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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 10 Fev - 5:24:09

    Andre Gimenes escreveu:Olá meus amigos, muito legal a discussão do tópico, consegui boas informações para n ser enganado por essas oficinas !!!!

    O amigo ai de cima citou o reservatório do respiro e as mangueiras azul com as abraçadeiras

    bom eu comprei esse carro dia 27/10/2016 e ele veio todo original, eu por um gosto pessoal que instalei esse respiro, faz mais de um ano instalado e não saio nada ao abrir o reservatório, o Motor esta muito bom, acredito que seja STD ainda, Estou usando óleo 15w40 nele e não sai uma fumacinha se quer !!! nem pelo respiro deixei ele funcionando aberto o respiro e não saio fumaça nenhuma kk !! o 6zão ta cheio de saúde !! Twisted Evil Very Happy

    As mangueiras eu que coloquei tbm, sempre foi meu sonho dar essa tunada no opalão kkkk apesar de alguns não gostar né !! essas abraçadeiras são muito boa, paguei 15 reais em cada, Foram 6 no total pra colocar naquela Conexão T da mangueira inferior !!! eu mesmo instalei tudo, ficou muito bom !!! e não foi difícil de apertar não as abraçadeiras, se n me engano a porca é 9 ou 10 eu tenho uma chavinha bemmm pequena que entrou nos cantinhos mais dificil ali em baixo, pois o compressor do ar atrapalha bastante nessas manutenções ! mas realmente precisou de muita paciência !

    estou com um celular muitooo ruim, pois meu iphone quebrou kkkk, mas acho que a foto da pra ver mais ou menos como ficou a parte de baixo, mas mangueiras anteriores eram originais GM ainda estavam bem cansadas, ai ja troquei pra n correr o risco de ficar na estrada por causa de mangueira né kkk !!!

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    O correto é usar óleo 20w50. Experimente Castrol GTX anti-borra.

    Andre Gimenes escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Então..você não explicou direito como está o seu ar..está funcionando? Não está? De qualquer forma se você for dar manutenção no sistema o correto é efetuar uma limpeza completa e posterior colocação do gás r134a e do óleo compatível, até porque você não sabe o que tem lá. O básico é isso mesmo..limpeza no sistema pra que não sobre resquício nenhum do óleo mineral e posterior colocação do óleo sintético e gás r134a. Também se faz necessário trocar os selos do compressor para se adequar ao uso do gás mais atual.
    Pra regular o marcador tem que abrir o painel...tira o ponteiro com a mão...funciona o carro..e quando a ventoinha for acionada coloca o ponteiro novamente com ele apontado para o meio da escala de temperatura, sacou? Porque é no meio da escala que a ventoinha é acionada.

    então rubão, o ar ta parado faz anos eu acho kkkk, vou levar na oficina então e mandar fazer o que tiver que fazer, quero desfilar com os vidros fechados, trocar o rolamento da polia  tbm acho q ja esta dando uma chiada,

    fazer a limpeza completa e colocar o óleo e gás e ver se o bixão vai ficar bom !!!

    se eu consegui vou por um pouco de militec né !! pois no seu topico do ar vc disse q é bom, e eu tbm ja sei dos milagres do militec o bixinho é bruto !!!

    inclusive aquele tópico me ajudou bastante jkkkk o a embreagem do compressor n tava ativando, n saia vento no painel etal, ai foi eu mexer naquele relê da parede corta fogo e voltou a funcionar heheheh valeu !!

    Então...se você fizer tudo bem feito só vai gastar uma vez. No meu fiz uma intervenção caprichada da última vez, colocando até mesmo compresso novo. Já tem uns 3 anos sem mexer no ar..gelando pacas. E vai ser assim por muitos anos.


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    Mensagem por opala4cc Sáb 10 Fev - 9:09:14

    Rubão6cc escreveu:
    Andre Gimenes escreveu:Olá meus amigos, muito legal a discussão do tópico, consegui boas informações para n ser enganado por essas oficinas !!!!

    O amigo ai de cima citou o reservatório do respiro e as mangueiras azul com as abraçadeiras

    bom eu comprei esse carro dia 27/10/2016 e ele veio todo original, eu por um gosto pessoal que instalei esse respiro, faz mais de um ano instalado e não saio nada ao abrir o reservatório, o Motor esta muito bom, acredito que seja STD ainda, Estou usando óleo 15w40 nele e não sai uma fumacinha se quer !!! nem pelo respiro deixei ele funcionando aberto o respiro e não saio fumaça nenhuma kk !! o 6zão ta cheio de saúde !! Twisted Evil Very Happy

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    Falouuu obrigado a todos ai !!! abraço !


    O correto é usar óleo 20w50. Experimente Castrol GTX anti-borra.

    Andre Gimenes escreveu:

    então rubão, o ar ta parado faz anos eu acho kkkk, vou levar na oficina então e mandar fazer o que tiver que fazer, quero desfilar com os vidros fechados, trocar o rolamento da polia  tbm acho q ja esta dando uma chiada,

    fazer a limpeza completa e colocar o óleo e gás e ver se o bixão vai ficar bom !!!

    se eu consegui vou por um pouco de militec né !! pois no seu topico do ar vc disse q é bom, e eu tbm ja sei dos milagres do militec o bixinho é bruto !!!

    inclusive aquele tópico me ajudou bastante jkkkk o a embreagem do compressor n tava ativando, n saia vento no painel etal, ai foi eu mexer naquele relê da parede corta fogo e voltou a funcionar heheheh valeu !!

    Então...se você fizer tudo bem feito só vai gastar uma vez. No meu fiz uma intervenção caprichada da última vez, colocando até mesmo compresso novo. Já tem uns 3 anos sem mexer no ar..gelando pacas. E vai ser assim por muitos anos.

    Com a entrada dos novos óleos classificação pós SL (SM, etc...), passei a usar óleo normalmente usado por caminhão, o Ipiranga Brutus Alta Performance 15W-40 CI-4/SL ou o CJ-4/SN. A nova geração de óleo para motores à gasolina teve uma redução do aditivo ZDDP, que é um redutor de atrito à base de molibdênio. O problema que estava acontecendo é que o molibdênio reduz a vida útil dos catalisadores. Como para o governo é melhor que o motor dure menos mas que o catalisador dure mais, veio a calhar. Mas pra mim, como o catalisador é mais barato que uma retífica de motor, eu prefiro que o catalisador dure menos e o motor dure mais. Principalmente porque os únicos opalas que saíram com catalisador foram os modelo 92. E é uma verdadeira raridade encontrar um opala da linha 92 com o catalisador e mais raro ainda esse catalisador estar funcional.
    O único porém sobre esse óleo que citei é que seu poder detergente é tão grande que se o motor tiver muita borra, a partir do momento em que ele começar a ser usado, essa borra toda se desprenderá e poderá entupir a peneira do pescador. Por isso, caso o motor esteja com muita borra, será necessária a subsequente limpeza da peneira. É um verdadeiro flush no motor! Desprende e desentope tudo, só que isso vai parar na peneira.
    Mas é preciso ficar atento na hora da compra. A classificação tem de ser " 15W-40 CI-4/SL" ou o "CJ-4/SN". Tem de ter o "SL" ou o "SN" junto, indicando que também serve para motores à gasolina cuja recomendação do fabricante do automóvel inclua a especificação "15w-40".
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    Mensagem por Andre Gimenes Sáb 10 Fev - 12:49:06

    e ai rapaziada, bom eu troquei óleo, filtro de óleo e filtro de ar dia 22/12/17 se n me engano !

    Coloquei o Lubrax Tecno 15w40 Semisintético e um Bbardahl b12!

    mas na próxima troca pretendo colocar óleo Motul + Militec , estou em duvida se coloco o Turbolight ou o 4100 Power ! ou talvez experimentar o óleo pra motor diesel !!

    creio que o meu motor n tem borra não kkk, bom nunca abri pra ver, sempre faço as trocas de óleo por tempo pois rodo pouco óleo sempre sai claro ainda kkk

    abraço !!!!
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    Mensagem por opala4cc Sáb 10 Fev - 12:57:37

    Andre Gimenes escreveu:e ai rapaziada, bom eu troquei óleo, filtro de óleo e filtro de ar dia 22/12/17 se n me engano !

    Coloquei o Lubrax Tecno 15w40 Semisintético e um Bbardahl b12!

    mas na próxima troca pretendo colocar óleo Motul + Militec ,  estou em duvida se coloco o Turbolight ou o 4100 Power ! ou talvez experimentar o óleo pra motor diesel !!

    creio que o meu motor n tem borra não kkk, bom nunca abri pra ver, sempre faço as trocas de óleo por tempo pois rodo pouco óleo sempre sai claro ainda kkk

    abraço !!!!

    Agora que você colocou um semi-sintético, eu não sei se poderá colocar um mineral. Eu sei que uma vez que você coloca mineral, não deve mais usar o sintético e vice-versa, pois vai formar borra. Não sei as recomendações para o semi-sintético...

    E sobre o "óleo para motor diesel", na verdade ele é para motores diesel e motores à gasolina/álcool. Recentemente a Ipiranga tirou a especificação SL e SN do óleo que citei. Então, passei a usar o LUBRAX TOP TURBO CI-4/SL, da Retrobrás.

    Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  Frente10
    foto1: a frente da embalagem

    Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  Trasei10
    Foto2: o que eles NÃO QUEREM QUE VOCÊ SAIBA. Cumpre a especificação "SL".
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    Mensagem por Andre Gimenes Sáb 10 Fev - 14:18:05

    eu vi um video esses dias de um cara usando esse óleo pra motor diesel em um fusca ! fiquei impressionado com a limpeza que fez no motor !!! não sei se posso compartilhar o video aqui mas vou compartilhar kkk, caso não possa, me perdoe !! https://www.youtube.com/watch?v=Y98y3zNgvo8

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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 10 Fev - 18:45:31

    em 2009 um cliente do posto tirou uma strada zera...quando acabaram as revisoes de garantia cerca de 30mil km rodados ele passou a usar o shell rimula 15w40...e usa nela ate hj...e motor ja esta com mais de 600mil sem retifica.....sempre falo isso aqui ou em qualquer lugar...o cara abastece quase todo dia...e sempre ve a kilometragem pra fazer a media.....realmente eu tenho muita vontade de usar oleo para motor diesel no meu.......porem fico com receio do sae mais fino....

    no posto q eu trabalho tem o lubrax top turbo porem é de 20 litros muita coisa pra mim.

    o de 3 litros q tem la é o lubrax turbo ch-4 15w40 sera q esse tbem atende SL?

    nao me lembro do verso dele.....se for ver sera só na segunda.....

    qualquer coisa se nao tiver eu faço pedido do top turbo de 3l pra revender la e tbem eu usar no meu kkkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por opala4cc Sáb 10 Fev - 20:16:24

    Marcos Adriano escreveu:em 2009 um cliente do posto tirou uma strada zera...quando acabaram as revisoes de garantia cerca de 30mil km rodados ele passou a usar o shell rimula 15w40...e usa nela ate hj...e motor ja esta com mais de 600mil sem retifica.....sempre falo isso aqui ou em qualquer lugar...o cara abastece quase todo dia...e sempre ve a kilometragem pra fazer a media.....realmente eu tenho muita vontade de usar oleo para motor diesel no meu.......porem fico com receio do sae mais fino....

    no posto q eu trabalho tem o lubrax top turbo porem é de 20 litros muita coisa pra mim.

    o de 3 litros q tem la é o lubrax turbo ch-4 15w40 sera q esse tbem atende SL?

    nao me lembro do verso dele.....se for ver sera só na segunda.....

    qualquer coisa se nao tiver eu faço pedido do top turbo de 3l pra revender la e tbem eu usar no meu kkkkkkkkkkkkkkkk

    Tem que olhar a parte traseira da embalagem, conforme eu mostrei na foto 2. Tem que ter a classificação API SL, SJ, SM, SN, etc...
    É um óleo um pouquinho mais caro do que o óleo exclusivo para motores gasolina/álcool, mas é bem mais barato do que usar óleos sintéticos, usar aditivos como bardhal, óleos Alta Picaretagem (para motores muito quilometrados), ou esses óleos ditos "para competição" ou outra frescura.
    A embalagem sugere que o período de troca do óleo poderia ser estendido, mas até agora eu não me atrevi a fazê-lo. Se o motor tiver muita borra, ele remove tudo, PORÉM, é necessário ficar atento a uma possível necessidade de retirar o cárter para limpeza da peneira do pescador. Não digam que eu não avisei.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 11 Fev - 8:50:55

    meu carter eu tirei ano passado....olhei todo o motor por dentro....tudo zerado limpinho....peneira zero bala tbem....sem nada de borra....achei ate interessante!


    sobre o oleo la onde eu trabalho esse oleo é mais barato q o oleo mineral pra etanol/gsolina Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  695742 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  695742 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  695742 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  695742


    amanha dou uma olhada no api dele....

    e sobre o aditivo picaretagem vc diz sobre o bardhal prolonga ou b12?
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    Mensagem por opala4cc Dom 11 Fev - 13:36:43

    Marcos Adriano escreveu:meu carter eu tirei ano passado....olhei todo o motor por dentro....tudo zerado limpinho....peneira zero bala tbem....sem nada de borra....achei ate interessante!


    sobre o oleo la onde eu trabalho esse oleo é mais barato q o oleo mineral pra etanol/gsolina Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  695742 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  695742 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  695742 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  695742


    amanha dou uma olhada no api dele....

    e sobre o aditivo picaretagem vc diz sobre o bardhal prolonga ou b12?

    Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  Oleo_a16
    figura 1: óleo "alta picaretagem" 1.

    Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  Oleo_a18
    figura 2: óleo "alta picaretagem" 2.

    Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  Oleo_a17
    figura 3: óleo "alta picaretagem" 3.

    Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  Oleo_a15
    figura 4: óleo "alta picaretagem" 4.

    Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  Oleo_a14
    figura 5: óleo "alta picaretagem" 5.
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    Mensagem por Andre Gimenes Dom 11 Fev - 14:56:05

    esse óleos para alta Km é só uma forma de prolongar o tempo para fazer a retifica né, se o motor ja está cansado não adianta ficar engrossando o óleo, é só um quebra galho provisório !!!

    meu pai foi caminhoneiro a vida inteira !!! inclusive agora ta querendo vender meu opalão pra comprar outro caminhão e voltar pra estrada Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  562542 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  459730 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  459730 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  459730 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  459730

    Ele sempre usou o Bardahl B12 nos caminhões dele e nos carros ! tempo atras ele tirou um Renault Master zero km, a primeira coisa q fez ao sair da concessionaria foi por um Bardahl kkkk

    já eu prefiro mais o militec ! por enquanto está me faltando grana pra comprar dois e colocar no 6zão lol!
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 11 Fev - 17:21:47

    ahhh sim entao vc se refere aos oleos 25w60

    la no meu posto tem tbem...mas é o helix da shell....nunka usei


    achei q estivesse falando do prolonga

    Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  Aditivo-oleo-motor-bardahl-prolonga-reduz-fumaca-vazamentos-D_NQ_NP_458201-MLB20290218215_042015-F

    pra quem nao conhece esse prolonga é parecido com mel....em dias de frio ele demora HORAS pra escorrer do frasco.....e tem q ser colocado com o motor ligado e quente...se colocar frio e desligado é perigoso entopir algumas galerias alem se depositar no fundo do carter e entupir tbem a peneira da bomba de oleo......

    eu uso o b12....gosto muito dele.....esse prolonga nem a pau juvenal......

    ele é ruim ate pra lavar a mao quando vc suja a mao com ele...haja sabao!!!!
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    Mensagem por gilmareu Qua 14 Fev - 6:22:31

    Andre Gimenes escreveu:e ai rapaziada, bom eu troquei óleo, filtro de óleo e filtro de ar dia 22/12/17 se n me engano !

    Coloquei o Lubrax Tecno 15w40 Semisintético e um Bbardahl b12!

    mas na próxima troca pretendo colocar óleo Motul + Militec ,  estou em duvida se coloco o Turbolight ou o 4100 Power ! ou talvez experimentar o óleo pra motor diesel !!

    creio que o meu motor n tem borra não kkk, bom nunca abri pra ver, sempre faço as trocas de óleo por tempo pois rodo pouco óleo sempre sai claro ainda kkk

    abraço !!!!

    Existem muitos fãs de bardhal b12 opaleiros, mas na minha opinião ele é muito grosso, aí vc paga mais caro num óleo fino como o 15/40 cheio das "propriedades" e tals, aí engrossa o "caldo" com Bardhal, se for assim, eu colocaria já um 20w50w que é baratão e trocaria a cada 5 mil Km com o filtro junto. Andaria sempre com óleo limpo e novo.

    Quanto o lance da temperatura, no meu carro foi a mesma coisa, troquei cebolinha, troquei o fio que vai até o conector perto da parede corta fogo, coloquei um conduíte para não esquentar o fio, tudo de 1o mundo e nada, funcionava por alguns minutos ou até horas e quando o rodava mais tempo, tava lá o ponteiro apontando para o céu. Por fim acabei abrindo o painel e trocando o marcador de temperatura e nunca mais tive isso.

    Como meu painel também oscilava o conta-giros, eu acabei comprando outro painel inteiro e de dois fiz um e guardei as outras peças de reserva, pois saía quase o mesmo preço de comprar picado ou um painel inteiro.

    Se for mexer com isso, veja um tutorial que tem aqui de como desmontar o painel e cuidado, pois estes plásticos estão todos ressecados e se trincar o acrílico já era.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 16 Fev - 18:06:33

    eu uso b12 mesmo com 20 50 tbem troco nos 5mil com o filtro junto


    nao acho o b12 taaao grosso assim nao......


    gosto muito de usar ele.
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    Mensagem por Andre Gimenes Seg 19 Fev - 18:44:04

    e ai pessoal venho aqui dnv para falar que o marcador de temperatura voltou ao normal sem fazer nada kkkk já esta funcionando há alguns dias normalmente kkk, vamos ver até quando fica assim, sobre o ar condicionado estou esperando virar o cartão pra ver se mando arrumar kkkkkk !!!! falou abraço !!!!!!
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 19 Fev - 19:22:54

    como eu disse amigo...as vezes ta dando aterramento em algum lugar e deve ter desencostado desse ponto por vibraçao e etc......
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    Mensagem por Andre Gimenes Sáb 24 Fev - 18:18:37

    Marcos Adriano escreveu:como eu disse amigo...as vezes ta dando aterramento em algum lugar e deve ter desencostado desse ponto por vibraçao e etc......

    deve ser isso mesmo cara, só pq comentei aqui no forum que voltou a funcionar, ele parou novamente kkkkkkk !!! fui pro shopping com o carro e quando cheguei la, ja estava no vermelho kkk !!! e assim permanece !!!

    n faço ideia de onde está aterrando, só se for dentro do painel pq n tem outro lugar, troquei o fio completo até a parede corta fogo e ele está encapado com aquele negocio corrugado pretinho tlg, então até na corta fogo n ta aterrando em lugar nenhum !

    acho que vai ter q ir pro eletricista mesmo !!!!! valeuuu !!!
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    Mensagem por adpachec Sáb 24 Fev - 19:14:47

    Andre Gimenes escreveu:Olá meus amigos, venho pedir uma ajuda, o marcador da temperatura do meu opala um diplo 89/90 estava sempre marcando no vermelho mesmo com o carro gelado, comprei uma cebolinha de temperatura nova, instalei, funcionou perfeitamente, marcando no meio tudo certo ventoinha ligando temperatura abaixava normal, porem minha alegria foi por pouco tempo, funcionou durante uns 5 minutos e logo voltou para o vermelho !! o que pode serrr ??? troquei o fio também que vai ligado na cebolinha e vai até um conector próximo da parede corta fogo !! fiz um trampo caprichado terminalzinho, conector tudo certo e funcionou por pouco tempo kkkkk, outra duvida, hj mesmo fui em duas oficinas de Ar condicionado, um deles me falou que não poderia colocar o gás R134a porque não é compatível com o óleo e se colocasse iria travar meu compressor !!! fui em outro e ele me disse que pode colocar normalmente q n vai ter problema de travamento !!!  sera que pode colocar o r134a e colocar um militec junto pra ficar mais garantido ? me ajudem ai !!! abração !!!!!

    Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  9awcgz
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    Você pelo menos retirou o mostrador do painel?
    Nele existe um resistor de 82 ohms por 2 watts que pode apresentar defeito.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Dom 25 Fev - 7:38:40

    na questao do arcondicionado o correto é desmontar tudo ....tudo mesmo.....compressor,mangueira ,caixa evaporadora,condensador,trocar todos os anéis de vedaçao,verificar tudo nos minimos detalhes e analisar se esta bom ou nao ....trabalho com AC a 6 anos e meu chefe nao pega esse tipo de servico se nao for pra desmontar tudo,inclusive faze a troca das mangueiras...sim...troca das MANGUEIRAS...pois o gas R134a é bem mais fino que o r12 ....e podera acorrer vazamento do gas refrigerante....desmontagem do compressor e verificaçao se á desgate interno,bem como limpeza e troca de ole pelo correto do gas R134a....
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 25 Fev - 8:51:52

    Andre Gimenes escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:como eu disse amigo...as vezes ta dando aterramento em algum lugar e deve ter desencostado desse ponto por vibraçao e etc......

    deve ser isso mesmo cara, só pq comentei aqui no forum que voltou a funcionar, ele parou novamente kkkkkkk !!! fui pro shopping com o carro e quando cheguei la, ja estava no vermelho kkk !!! e assim permanece !!!

    n faço ideia de onde está aterrando, só se for dentro do painel pq n tem outro lugar, troquei o fio completo até a parede corta fogo e ele está encapado com aquele negocio corrugado pretinho tlg, então até na corta fogo n ta aterrando em lugar nenhum !

    acho que vai ter q ir pro eletricista mesmo !!!!! valeuuu !!!


    ahhh sim pode ser dentro do painel ou o proprio marcador com defeito mesmo....


    realmente isso é um problema serio....nao de se resolver mas as consequencias.....vc pode perder um motor por isso Sad Sad Sad Sad

    tem q ficar bastante ligado no funcionamento da ventoinha.....se ela ta ligando e desligando.....ventoinha q nao liga é um problema serio e ventoinha q nao desliga TBEM!!!
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    Mensagem por omalvadeza Dom 25 Fev - 9:53:19

    eleandro kalckmann escreveu:na questao do arcondicionado o correto é desmontar tudo ....tudo mesmo.....compressor,mangueira ,caixa evaporadora,condensador,trocar todos os anéis de vedaçao,verificar tudo nos minimos detalhes e analisar se esta bom ou nao ....trabalho com AC a 6 anos e meu chefe nao pega esse tipo de servico se nao for pra desmontar tudo,inclusive faze a troca das mangueiras...sim...troca das MANGUEIRAS...pois o gas R134a é bem mais fino que o r12 ....e podera acorrer vazamento do gas refrigerante....desmontagem do compressor e verificaçao se á desgate interno,bem como limpeza e troca de ole pelo correto do gas R134a....

    Rapaz.... eu nem ia perguntar, mas a curiosidade é gigantesca...

    p1: você limpa a tubulação com álcool isopropílico ou com o próprio R134?

    p2: qual a medida/especificação das mangueiras, caso eu queira montá-las? Uma das mangueiras do meu tem um revestimento externo metalizado. Ele é dispensável? .

    Abraço.
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    Mensagem por Andre Gimenes Dom 25 Fev - 12:00:05

    Marcos Adriano escreveu:
    Andre Gimenes escreveu:

    deve ser isso mesmo cara, só pq comentei aqui no forum que voltou a funcionar, ele parou novamente kkkkkkk !!! fui pro shopping com o carro e quando cheguei la, ja estava no vermelho kkk !!! e assim permanece !!!

    n faço ideia de onde está aterrando, só se for dentro do painel pq n tem outro lugar, troquei o fio completo até a parede corta fogo e ele está encapado com aquele negocio corrugado pretinho tlg, então até na corta fogo n ta aterrando em lugar nenhum !

    acho que vai ter q ir pro eletricista mesmo !!!!! valeuuu !!!


    ahhh sim pode ser dentro do painel ou o proprio marcador com defeito mesmo....


    realmente isso é um problema serio....nao de se resolver mas as consequencias.....vc pode perder um motor por isso Sad Sad Sad Sad

    tem q ficar bastante ligado no funcionamento da ventoinha.....se ela ta ligando e desligando.....ventoinha q nao liga é um problema serio e ventoinha q nao desliga TBEM!!!

    Realmente cara, eu n fico tão preocupado pois sei que o sistema está todo revisado e n super aquece, Mangueiras novas, abraçadeiras, Termostática, Cebolão, tampa radiador etc.... ! mas da uma agonia vc andar com aquele marcador no vermelho o tempo todo kkkkkkkkkkk que coisa horrivel !!!!
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    Mensagem por Andre Gimenes Dom 25 Fev - 12:02:52

    eleandro kalckmann escreveu:na questao do arcondicionado o correto é desmontar tudo ....tudo mesmo.....compressor,mangueira ,caixa evaporadora,condensador,trocar todos os anéis de vedaçao,verificar tudo nos minimos detalhes e analisar se esta bom ou nao ....trabalho com AC a 6 anos e meu chefe nao pega esse tipo de servico se nao for pra desmontar tudo,inclusive faze a troca das mangueiras...sim...troca das MANGUEIRAS...pois o gas R134a é bem mais fino que o r12 ....e podera acorrer vazamento do gas refrigerante....desmontagem do compressor e verificaçao se á desgate interno,bem como limpeza e troca de ole pelo correto do gas R134a....

    entendi cara, bom agora a grana ta curta, provavelmente vou ter que trocar o rolamento da polia do compressor, e fazer uma limpeza no sistema e uma revisão básica pra voltar a funcionar !! quando sobrar mais uma grana, faço o serviço completo,troca de mangueiras, filtro secador etal, inclusive queria instalar uma ventoinha auxiliar pra dar mais uma ajuda!!! valeu abraço !
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    Mensagem por Andre Gimenes Ter 27 Fev - 11:44:35

    este marcador esta me deixando louco, quando solto a porquinha do sensor e desconecto o cabo o ponteiro desce, quando encosto no motor ou na lata o ponteiro sobre normal !!! e quando liga no sensor dnv fica la em cima !!! troquei o sensor esses dias novinho da MTE sera que já queimou ? scratch Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251
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    Mensagem por opala4cc Ter 27 Fev - 11:53:59

    Andre Gimenes escreveu:este marcador esta me deixando louco, quando solto a porquinha do sensor e desconecto o cabo o ponteiro desce, quando encosto no motor ou na lata o ponteiro sobre normal !!! e quando liga no sensor dnv fica la em cima !!! troquei o sensor esses dias novinho da MTE sera que já queimou ? scratch Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251

    Tira o sensor. Põe ele em pé em uma panela, com água cobrindo a parte metálica dele. Ligue um fio em cada terminal dele e as outras pontas dos fios nas pontas de prova de um multímetro, colocado na escala de resistência. Acenda o fogo para esquentar a água e monitore a progressão da resistência. É necessário dar uma chegada no site da MTE e dar uma olhada nos dados do fabricante sobre a telemetria do sensor, para comparar com a resistência medida no sensor ao longo do tempo de aquecimento da água. É desejável um multímetro de escala automática.
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    Mensagem por Andre Gimenes Qua 28 Fev - 4:51:21

    opala4cc escreveu:
    Andre Gimenes escreveu:este marcador esta me deixando louco, quando solto a porquinha do sensor e desconecto o cabo o ponteiro desce, quando encosto no motor ou na lata o ponteiro sobre normal !!! e quando liga no sensor dnv fica la em cima !!! troquei o sensor esses dias novinho da MTE sera que já queimou ? scratch Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251 Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  787251

    Tira o sensor. Põe ele em pé em uma panela, com água cobrindo a parte metálica dele. Ligue um fio em cada terminal dele  e as outras pontas dos fios nas pontas de prova de um multímetro, colocado na escala de resistência. Acenda o fogo para esquentar a água e monitore a progressão da resistência. É necessário dar uma chegada no site da MTE e dar uma olhada nos dados do fabricante sobre a telemetria do sensor, para comparar com a resistência medida no sensor ao longo do tempo de aquecimento da água. É desejável um multímetro de escala automática.

    poxa, eu nem esquentei a agua e ele já estava dando mais de 500 ohms de resistencia kkkkk !!! deve ser por isso que fica no vermelho mesmo, mas sera que é um defeito de fabricação ? ou se n for, por que está estragando ???
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    Mensagem por opala4cc Qua 28 Fev - 7:47:09

    Andre Gimenes escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Tira o sensor. Põe ele em pé em uma panela, com água cobrindo a parte metálica dele. Ligue um fio em cada terminal dele  e as outras pontas dos fios nas pontas de prova de um multímetro, colocado na escala de resistência. Acenda o fogo para esquentar a água e monitore a progressão da resistência. É necessário dar uma chegada no site da MTE e dar uma olhada nos dados do fabricante sobre a telemetria do sensor, para comparar com a resistência medida no sensor ao longo do tempo de aquecimento da água. É desejável um multímetro de escala automática.

    poxa, eu nem esquentei a agua e ele já estava dando mais de 500 ohms de resistencia kkkkk !!! deve ser por isso que fica no vermelho mesmo, mas sera que é um defeito de fabricação ? ou se n for, por que está estragando ???
    Você olhou o comportamento correto do sensor no site do fabricante?
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    Mensagem por adpachec Qua 28 Fev - 9:18:55

    Andre Gimenes escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Tira o sensor. Põe ele em pé em uma panela, com água cobrindo a parte metálica dele. Ligue um fio em cada terminal dele  e as outras pontas dos fios nas pontas de prova de um multímetro, colocado na escala de resistência. Acenda o fogo para esquentar a água e monitore a progressão da resistência. É necessário dar uma chegada no site da MTE e dar uma olhada nos dados do fabricante sobre a telemetria do sensor, para comparar com a resistência medida no sensor ao longo do tempo de aquecimento da água. É desejável um multímetro de escala automática.

    poxa, eu nem esquentei a agua e ele já estava dando mais de 500 ohms de resistencia kkkkk !!! deve ser por isso que fica no vermelho mesmo, mas sera que é um defeito de fabricação ? ou se n for, por que está estragando ???

    Mensagem 32...
    O sensor frio vai apresentar alta resistência ôhmica mesmo, ao esquentar ela se reduz.
    A tensão no fio que vai ao mostrador é de 10,5 volts.
    Se estiver a mais ou a menos vai dar erro de leitura.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t40708-o-misterioso-caso-do-combustivel-desaparecido
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    Marcador de Temperatura e Ar condicionado !  Empty Re: Marcador de Temperatura e Ar condicionado !

    Mensagem por eleandro kalckmann Qua 28 Fev - 10:39:19

    omalvadeza escreveu:
    eleandro kalckmann escreveu:na questao do arcondicionado o correto é desmontar tudo ....tudo mesmo.....compressor,mangueira ,caixa evaporadora,condensador,trocar todos os anéis de vedaçao,verificar tudo nos minimos detalhes e analisar se esta bom ou nao ....trabalho com AC a 6 anos e meu chefe nao pega esse tipo de servico se nao for pra desmontar tudo,inclusive faze a troca das mangueiras...sim...troca das MANGUEIRAS...pois o gas R134a é bem mais fino que o r12 ....e podera acorrer vazamento do gas refrigerante....desmontagem do compressor e verificaçao se á desgate interno,bem como limpeza e troca de ole pelo correto do gas R134a....

    Rapaz.... eu nem ia perguntar, mas a curiosidade é gigantesca...

    p1: você limpa a tubulação com álcool isopropílico ou com o próprio R134?


    p2: qual a medida/especificação das mangueiras, caso eu queira montá-las? Uma das mangueiras do meu tem um revestimento externo metalizado. Ele é dispensável? .

    Abraço.


    opa blz...
    na verdade depende muito do estado em que se encontra ...
    quando é feito uma limpeza geral no caso em que estourou um compressor a limpeza é bem mais demorada e eu costumo usar solopam (aquele cor de vinho)na medida de 6/1 com agua e apos isso com thinner 11000(um thinner forte,mas cada marca diferente tem numeraçao diferente) e em seguido o r141 que é pra tirar qualquer residuo tanto de agua,solopan ou thinner...
    quando é menos sujeira costumo usar o thinner e apos isso o r141 ...
    e eu costumo usar tambem um estintor adaptado para fazer descarga de ar com bastante força...

    em resumo é isso,


    na parte das mangueiras tem-se 4 medidas de mangueiras ;6...8...10 e 12mm(essa medida é de uso da minha oficina,nas mangueiras elas vem com as medidas um pouco maiores,ex; a 8mm ta escrito 9 alguma coisa,a 10 ta escrito 13....)normalmente se usar 8 e 10 mm...
    normalmente se usa 8mm que sai do compressor e vai até no condensador,e até no avaporador,o retorno que sai do evaporador e vai para o compressor se usa 10mm...alguns carros isso varia podendo ser usado 6mm que sai do comp.e vai no condensador,8mm do condensador até no evaporador e retorno 10mm
    tem tanbem as mangueiras com tamanho reduzido cujo diametro interno é o mesmo e externo é menor,(usado em locais mais apertados ou que tenha que fazer uma curva mais fechada...)
    aquela mangueira metalizada é uma mangueira térmica,é necessario em caso em que a mangueira passa perto do escape...ex; os polos que passa na frente do escape a mangueira que sai do compressor....

    é mais ou menos isso ai...

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